sexta-feira, 16 de julho de 2010

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - ECLÉSIOLOGIA

                                     A DOUTRINA DA IGREJA

1) TERMO GREGO – “ ekklesia “ “Eclesia” = IGREJA.

O QUE É IGREJA?

Igreja é um grupo de pessoas que se reúnem para aprender sobre Deus e adorá-Lo. Sempre. No tempo do Novo Testamento era um termo novo, que aparece só em dois versículos dos Evangelhos (Mateus 16:18 e Mateus 18:17).

Lucas o usou bastante no livro de Atos tornando-o mais comum.

Paulo também escreveu sobre a igreja na maioria de suas cartas; e João, no Apocalipse. Igreja são o grupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16). Como a totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef 1.22).

No Velho Testamento Israel era simplesmente "a congregação". A palavra era também usada pelos primeiros cristãos. Com freqüência os cristãos se referiam a si próprios como a igreja ou a congregação. De fato, este é o real significado da palavra "igreja", que se aplicava tanto a todos os fiéis no mundo como para qualquer grupo local. Significava a presença total de Deus num dado local.

O Novo Testamento freqüentemente usa o singular "igreja" mesmo quando muitos grupos de fiéis se reúnem (Atos 9:31; II Coríntios 1;1). O termo "igrejas" é raramente encontrado (Atos 15:41; 16:5). Cada grupo era o lugar onde Deus estava presente (Mateus 16:18; 18:17). Deus comprou a congregação com o sangue de seu Filho (Atos 20:28). No mundo grego, "igreja" designava uma assembléia de pessoas ou reunião. Podia ser um grupo político ou simplesmente um ajuntamento de pessoas. A palavra é usada com esse sentido em Atos 19:32, 39, 41. Os usos cristãos específicos dessa palavra variam amplamente no Novo Testamento. Algumas se referem a uma reunião de igreja. Paulo diz aos cristãos em Corinto: "...quando vos reunis como igreja É"(I Coríntios 11:18).

1. Isso significa que os cristãos são o povo de Deus, especialmente quando se juntam para adoração.

2. Em textos como Mateus 18:17, Atos 5:11, I Coríntios 4:17 e Filipenses 4:15, "igreja" se refere a todo o grupo de cristãos morando num lugar.

Com freqüência, se refere à localização específica de uma congregação cristã. Observe as frases "a igreja em Jerusalém" (Atos 8:1), "em Corinto" (I Coríntios 1:2), "em Tessalônica" (I Tessalonicenses 1:1).

3. Em outros lugares, reuniões de cristãos nas casas são chamadas igrejas.

Por exemplo, alguns se reuniam na casa de Priscila e Áquila (Romanos 16:5, I Coríntios 16:19).

4. Através do Novo Testamento, "a igreja" se refere à igreja universal. Todos os fiéis pertencem a ela (Atos 9:31; I Coríntios 6:4; Efésios 1:22; Colossenses 1:18).

A primeira palavra de Jesus sobre o fundamento do movimento cristão em Mateus 16:18 tem esse sentido mais amplo: "Edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão sobre ela".

A igreja é uma realidade universal. Mas em sua expressão local, Paulo a ela se refere como "a igreja de Deus" (I Coríntios 1:2; 10:32) ou "as igrejas de Cristo" (Romanos 16:16). Dessa forma um termo grego comum recebe seu significado cristão distinto.

Ela faz uma distinção entre a assembléia/ajuntamento/comunidade cristã e todos os outros grupos seculares ou religiosos. A comunidade cristã se aceitou como a comunidade dos tempos finais.

Ela se viu como um povo chamado para cumprir os propósitos de Deus em enviar Jesus de Nazaré e sua divina presença. Assim, Paulo diz aos cristãos de Corinto que eles são aqueles "sobre quem os fins dos séculos têm chegado" (I Coríntios 10:11). Isto é, Deus chamou de novo povo tanto o judaísmo como o mundo gentio. Eles receberiam o poder do Espírito Santo. Compartilhariam as Boas Novas (Evangelho) do amor absoluto de Deus pela sua criação (Efésios 2:11-22).

Os Evangelhos nos relatam que Jesus escolheu 12 discípulos que se tornaram base desse novo povo. Entendia-se que a igreja era o preenchimento da intenção de Deus em chamar Israel para ser "luz para os gentios, para seres a minha salvação até a extremidade da terra" (Isaías 49:6; Romanos 11:1-5).

Nessa nova comunidade as velhas barreiras de raça, posição social e sexo seriam derrubadas. "Não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas 3:28).

Essa entidade é chamada "corpo de Cristo".

Paulo é o único dentre os escritores do Novo Testamento a falar da igreja como corpo de Cristo (Romanos 12:5; Efésios 1:22-2, 4:12; I Coríntios 12:12-13). O pensamento de Paulo pode ter duas explicações:

1. A experiência da estrada de Damasco.

Conforme relatos no livro de Atos, Jesus se identifica com seus discípulos perseguidos (Atos 9:3-7, 22:6-11, 26:12-18).

Na perseguição aos primeiros cristãos, que formavam um corpo, Paulo estava de fato lutando contra o próprio Cristo.

2. O conceito hebreu de solidariedade.

Paulo era hebreu de hebreus (Filipenses 3:5) e nesse contexto, o indivíduo é totalmente considerado parte de uma nação, não tendo via real isolada do todo.

Ao mesmo tempo, todo o povo pode ser representado por um indivíduo.

A realidade dessa íntima relação entre Cristo e sua igreja é vista por Paulo como análoga à unidade e conexão do corpo físico (Romanos 12:4-8, I Coríntios 12:12-27). Assim, todas as funções do corpo têm seu lugar exato. Divisão no corpo (isto é, na igreja) revela que há algo doente nele.

Por diversas vezes Paulo exortou o "corpo de Cristo" à unidade.

REUNIÕES DA IGREJA

A palavra grega eclesia é normalmente traduzida como "igreja".

O Novo Testamento algumas vezes fala de uma assembléia grega secular (Atos 19:32,41). Em muitas passagens, como em I Coríntios 14: 19, 28, 35, Paulo se refere a igreja como uma reunião de fiéis que formam uma congregação local.

Igreja também pode significar todos os fiéis (passados, presentes e futuros) que formam a igreja universal, o completo corpo de Cristo.

Há muitas igrejas citadas no Novo Testamento, às quais os apóstolos escreveram cartas de exortação, aconselhamento e instrução (Romanos 16: 3-5, 14, 15: I Coríntios 1:1; I Coríntios 16: 19-20; Colossenses 4: 15-16; Filemom 1: 1-2).

ADORAÇÃO

Quando a igreja se iniciou em Jerusalém, os fiéis se reuniam nos lares para comunhão e adoração. Atos 2: 42-47 nos conta que os primeiros cristãos se reuniam nos lares para ouvir os ensinamentos dos apóstolos e para celebrar a Comunhão ("o partir do pão").

Nesses encontros, também compartilhavam refeições (II Pedro 2:13; Judas 1:12), recitavam as Escrituras, cantavam hinos e salmos e alegremente louvavam ao Senhor (Efésios 5:18-20, Colossenses 3: 16-17).

Também se reuniam nos lares para orar (Atos 12:12), ler a Palavra e para ouvir a leitura de uma carta dos apóstolos (Atos 15:30, Colossenses 4:16).
ECLESIOLOGIA: DOUTRINA DA IGREJA: ekklesia ekklesia:

Não é o judaísmo ampliado, mas o “sinal” do Reino Divino.

A verdadeira Igreja de Jesus Cristo são os corações humildes dos servos fiéis e adoradores, que aguardam sua vinda.
NATUREZA DE IGREJA:

Projeto de Jesus para a sociedade;parte do Reino de Deus e não é organização ou governo,mas viva e espiritual.

A INSTITUIÇAO E OS CRISTAOS:

QUANTO À INSTITUIÇÃO:

Palavra grega: “EKKLESIA”, significa uma assembléia de chamados para fora. Este termo se aplica a:

a) todo o corpo de cristãos de uma sociedade (At.11:22;13:1);

b) uma congregação (1Co.1:2; 1Co.14:19,35;Rm.16:5);

c) todo o corpo de crentes na terra (Ef.5:32);

d) A assembléia do povo de Israel (At.7:38);

OBSERVAÇÃO: O Templo (LOCAL),difere de denominação (Política), que difere de membrezia (humana), que é diferente de Corpo de Cristo (espintual), que é o grupo dos regenerados desde Pentecostes ao arrebatamento.
QUANTO AOS SEGUIDORES:

Outros nomes:

a)Irmãos:A igreja é uma fraternidade ou comunhão espiritual, devendo ser abolidas as divisões que separam a humanidade.

Ex: ”Nem grego nem judeu”-mais profunda das divisôes religiosas;

“Nem grego nem bárbaro”-mais profunda das divisões culturais;

“Nem servo nem livre”-mais profunda das divisões socio-econômicas;

“Nem macho nem fêmea”-mais profunda de todas as divisões humanas vencidas”,conforme (1Co.14:26; Cl.3:11; Gl.3:28).

b)Crentes-Porque na sua doutrina a característica é a fé no Senhor Jesus, conforme (1 Co.1:21; Gl.3:22; 1Tm.6:2);

c) Santos-(consagrados ou piedosos) porque estão separados do mundo e dedicados a Deus, conforme (Rm.1:7;1Co.7:14; Ef.3:8);

d)Os eleitos ou escolhidos porque Deus os escolheu para um ministério importante e um destino glorioso, conforme (Cl.3:21; Rm.11:7;Mc.13:20);

e)Discípulos-Aprendizes-sob preparação espiritual com instrutores inspirados por Cristo, conforme(Mt.5:1;At.21:4;Jo.21:8);

f)Cristãos-porque a sua religião gira em torno da Pessoa de Cristo, conforme (At.11:26);

g) Os do Caminho: Nos dias primitivos porque viviam de acordo com uma maneira especial de viver(At.9:2).

h) Da seita(dos nazarenos)- porque somos seguidores de Jesus Cristo de Nazaré, conforme (At.24:5).
OBS :Nome “Católico” é uma transliteração do termo grego Kathólicos, que significa universal ou geral.

No século II D.C., essa palavra tornou-se sinônimo de ortodoxo, ou seja, a igreja que mantinha a doutrina verdadeira, em contraste com heresias da época.

Durante a Reforma Protestante, a palavra veio a designar as igrejas que aderiram ao papado.

Foi durante a cristianização do império romano, quando surgiu um clero formal e oficial, que a igreja se institucionalizou.

Conforme Cipriano (258 D.C.)

A igreja era uma “instituição salvadora”.

A Igreja Cristã é espiritual e fiel.

ILUSTRAÇÕES DA IGREJA:

a)Corpo de Cristo:Cristo: Está presente no mundo por meio da igreja, o qual é seu corpo tomado da raça humana em geral. A vida de Jesus continua a ter expressão por meio dos seus discípulos como se evidencia no livro de Atos dos Apóstolos e pela subsequente história da lgreja.(Jo.20:21). Cristo prometeu assumisse novo corpo (Jo.15:5). Jesus é conhecido no mundo mediante os que tomam o seu nome e participam de sua vida. Na medida em que a igreja tem contato com Crista, sua cabeça, assim tem participado de sua vida e experiências. Tal qual Jesus, a igreja foi ungida, ameaçada, perseguida, mas ressuscita indestrutivelmente (Cl.1:24). O corpo de Cristo é composto de almas nascidas de novo (1Co.12:13). O cristão não é meramente seguidor de Cristo, mas membro de Cristo e membros uns dos outros.

b) Templo de Deus: (1Pe.2:5-6): Templo é um lugar em que Deus, que habita em toda parte, se localiza a sim mesmo em determinado lugar, onde o seu povo o possa achar “em casa, referencial de fé.”

Assim como Deus morou no tabernáculo e no templo, assim vive, por seu Espírito na lgreja (Pessoas transformadas e não na denominação).

Neste templo espiritual, os cristãos, como sacerdotes oferecem sacrifícios espirituais, sacrifícios de oração, louvor e boas obras cristãs.(Ef.2:21,22; 1Co.3:16,17).

c) Noiva de Cristo: llustração usada tanto no Antigo Testamento quanto no Novo testamento, descrevendo a união e comunhão de Deus com seu povo. (2Co.11:2; Ef.5:25-27; Ap.19:7; 21:2; 22:17).
FUNDAÇÃO DA IGREJA:

a)Profeticamente: Assim como Israel foi uma nação chamada dentre outras para servir a Deus, na tradução do Antigo testamento para o Grego, a palavra congregação (de israel) foi traduzida para “ekklesia”(igreja), que continuaria sua obra na terra (Mt.16:18).

b)Historicamente: Surgida no dia de Pentecostes pela unção do Espírito Santo, como retorno da shekinah, a Glória manifestada no tabernáculo, onde a obra foi feita pelo Espírito, operando mediante os apóstolos, que lançaram os fundamentos e edificaram a igreja por sua pregação, ensino e organização. (Ef.2:20).
MEMBROS DA IGREJA:

Condições:

a)Fé implícita no Evangelho e confiança sincera e de coração em Cristo como único e divino salvador (At.16:31);

b)submeter-se ao batismo nas águas como testemunho simbólico da fé em Cristo (Cl.2:12;1Pe.3:21);

c)confessar verbalmente esta fé (Rm.10:9,10; Mt.3:6;1 Jo.1:9).

Entrar na Igreja não é questão de unir-se à organização, mas tornar-se membro de Cristo.

Atualmente, a igreja tem aumentado em número e popularidade, com batismo e catequese (ensino),mas poucos se convertem, ou seja, poucas pessoas são verdadeiramente cristãs de coração, assim, existem cristãos verdadeiros em meio a cristãos de nome.

Devemos distinguir a igreja invisível (composta dos verdadeiros cristãos de todas as denominações, cujos nomes estão escritos no livro da vida (Fl.4:3;Ap.3:5), da igreja visível (composta de todos os que professam ser cristãos, cujos nomes estão escritos no rol de membros (Mt.13:36-43; 47-49; 2Tm.2:19-21).

lgreja é uma fase do Reino de Deus, fato este descrito por:a) ensino (Mt.16:18-19); b)parábolas (Mt.13) e c)descrição de Paulo da obra cristã como parte do Reino de Deus (CoI.4:11).

A igreja pode ser considerada como arte do reino de Deus porque prega a mensagem que trata do novo nascimento do homem, pelo qual se obtêm entrada nesse Reino. (Jo.3:3-5;1 Pe.1:23).

OBRAS DA IGREJA:

a) Pregar a Salvação a toda criatura (mat.28:19,20) e explanar o plano de salvação tal qual é ensinado nas escrituras. Cristo tornou acessível a salvação para provê-Ia; a igreja deve torná-la real por proclamá-Ia.

b)Prover meios de adoração Assim como Israel possuia um sistema de adoração divinamente estabelecido, a igreja deve ser uma casa de oração para todos os povos, onde Deus é cultuado em adoração, oração e testemunho.

c)Prover comunhão religiosa:O homem é um ser social e anela por comunhão e amizade, por isso precisa se congregar com os que participam da mesma realidade espiritual.

A igreja provê uma comunhão baseada na paternidade de Deus e no fato de ser Jesus o Senhor de todos, nesta fraternidade de experiência espiritual comum, livrando-os da solidão e desamparo pela solidariedade, no calor do amor da comunhão.

d)Sustentar uma norma de conduta moral:A igreja é a “luz do mundo”, significando afastar a falta de entendimento da ignorância moral; é o “sal da terra”, que preserva podridão da corrupção moral. A igreja deve ensinaras homens a viverem bem e se prepararem para a morte.

e)Deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade, contra as tendências de corrupção social, admoestando contra os perigos malignos.

ORDENANÇAS DA IGREJA:

O Cristianismo não é uma religião baseada somente em ritos (normas religiosas de culto). O Espírito Santo nos dá liberdade para o adorarmos. Sacramento é a participação direta da graça ao que participa da ordenança. Há duas cerimônias essenciais e divinamente ordenadas: O Batismo e a Ceia.

a) O BATlSMO NAS AGUAS:

O batismo de Jesus foi o principal evento de sua vida porque marcou o início de seu ministério.

Muito poucos estudiosos discutem hoje o fato de que João Batista batizou Jesus, mas o exato propósito e importância do seu batismo ainda são matéria controversa. Os relatos dos Evangelhos concordam que quando João batizava outras pessoas esse ato era um sinal do arrependimento delas (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5 e Lucas 3:3-14). Ele proclamava que o reino dos céus estava próximo e que o povo de Deus deveria se prepara para a vinda do Senhor pela renovação da fé em Deus. Para João, isso significava arrependimento, confissão de pecados e vida de retidão. Se era assim, por que Jesus precisaria ser batizado?

Se Jesus não era pecador, como o Novo Testamento diz (II Coríntios 5:21); Hebreus 4:15 e I Pedro 2:22), por que Ele se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão de pecados?

Os Evangelhos respondem.

O BATlSMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE MARCOS

Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparação necessária para seu período de tentação e ministério.

Em seu batismo Jesus recebeu a aprovação do Pai e a unção do Espírito Santo (Marcos 1:9-11). A ênfase de Marcos na relação especial de Jesus com o Pai, - "Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo"(Marcos 1:11) - aproxima duas importantes referências do Velho Testamento.

A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira totalmente nova, na qual o Messias reinante (Salmo 2:7) é também o Servo Sofredor do Senhor (Isaías 42:1). A crença popular judaica esperava um Messias reinante que estabeleceria o reino de Deus, não um Messias que sofreria pelo povo.

No pensamento dos judeus a chegada do reino dos céus estava também associada com ouvir a voz de Deus e com a dádiva do Espírito de Deus.

O BATlSMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE MATEUS

O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus é mais detalhado do que o de Marcos. Começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus (Mateus 3:14), que foi persuadido somente depois de Jesus lhe ter explicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mateus 3:15). Embora o significado pleno dessas palavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo de Jesus era necessário para cumprir a vontade de Deus. Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) a justiça de Deus é vista como a salvação Dele para o Seu povo. Por isso o Messias pode ser chamado de "O Senhor é nossa justiça" (Jeremias 23:6, Isaías 11:1-5). Jesus disse a João Batista que seu batismo era necessário para fazer a vontade de Deus em trazer a salvação sobre seu povo. Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus é apresentada na forma de uma declaração pública.

Enfatizava que Jesus era o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério, trazendo a salvação do Senhor.

O BATlSMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE LUCAS

Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paralelo ao batismo de outros que se referiram a João Batista (Lucas 3:21-22). Ao contrário de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesus depois de seu batismo e antes do início de seu ministério. O paralelo com Moisés, cuja genealogia ocorre logo antes do início de seu trabalho (Êxodo 6:14-25), não é mera coincidência. Provavelmente pretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento (salvação) ao povo de Deus assim como Moisés fez no Velho Testamento. Em seu batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesus estava apto a desempenhar a missão para a qual Deus O havia chamado. Em seguida a sua tentação (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga e declarou que havia sido ungido pelo Espírito para proclamar as boas novas (Lucas 4:16-21).

Que o Espírito se fez presente no Seu batismo para ungi-lo (Atos 10:37-38). Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns. Isso é visto no berço da história (com Jesus nascido num estábulo e visitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e através da genealogia (enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade, Lucas 3:38) logo depois do batismo. Assim, Lucas via o batismo como o primeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele veio salvar. Somente alguém que era semelhante a nós poderia se colocar em nosso lugar como nosso substituto para ser punido com morte pelo pecado. Jesus se identificou conosco a fim de mostrar Seu amor por nós. No Velho Testamento o Messias era sempre inseparável do povo que representava (veja Jeremias 30:21 e Ezequiel 45-46). Embora o "servo" em Isaías seja algumas vezes visto de maneira conjunta (Isaías 44:1) e outras vezes como indivíduo (Isaías 53:3), ele é sempre visto como o representante do povo de Deus (Isaías 49:5-26), assim como o servo do Senhor. Evidentemente Lucas, bem como Marcos e Mateus, estava tentando mostrar que Jesus, como representante divino do povo, tinha se identificado com ele no batismo.
O BATlSMO NAS AGUAS NO EVANGELHO DE JOÃO

O quarto Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batista viu o Espírito descendo sobre Jesus (João 1:32-34). O relato enfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério de pregação e batismo; João Batista reconheceu que Jesus era o Cristo, que o Espírito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de Deus. João Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o Espírito Santo, ao contrário de si mesmo (João 1: 29-36). João Batista descreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). O paralelo do Velho Testamento mais próximo desta afirmação se encontra na passagem do "servo do Senhor" (Isaías 53: 6-7). É possível que "Cordeiro de Deus" seja uma tradução alternativa da expressão aramaica "servo de Deus". A idéia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas é obviamente o foco do quarto Evangelho. Seu escritor sugere que João Batista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvador do povo.
O BATISMO CRISTÃO: baptisma baptisma - Rito de Ingresso na Igreja Cristã, e simboliza o começo da vida espiritual. Sugere a fé em Cristo e é administrado somente uma só vez porque pode haver somente um começo de vida espiritual.

Batismo é o anúncio público de uma experiência pessoal. É um ato cristão de obediência e um testemunho público do desejo do crente de se identificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo e ordenou o ensino sobre o batismo.

João Batista batizou Jesus no Rio Jordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma afirmação pública da nossa fé. Da mesma forma, Jesus mandou que seus discípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19). O batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. É uma visão externa da mudança interna de uma pessoa. O crente deixa para trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida em Cristo. É símbolo de salvação - não um requisito para a vida eterna. Entretanto, como um ato de obediência, também não é opcional para os cristãos. O batismo indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e ao mundo que estamos comprometidos com a pessoa de Jesus e seus ensinamentos.
O BATISMO DE JOÃO

Batismo significa mergulhar ou imergir. Um grupo de palavras diversas podem ser usadas para significar um rito religioso para um ritual de limpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação na comunidade cristã e era interpretado como morte e nascimento em Cristo. João, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dos pecados" (Lucas 3:3). Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus 3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14). Reconhecemos o batismo como símbolo do nosso redirecionamento na vida. Nós nos arrependemos de nossa velha maneira de viver em pecado e desobediência.

Mudamos a rota e damos uma nova partida. As origens do batismo de João são difíceis de traçar. Possui semelhanças e diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelos judeus aos pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá, circuncisão e o ritual do banho para expiar todas as impurezas do passado gentio. A prática do batismo de João tinha os seguintes resultados:

1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também dos gentios.

2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Espírito Santo e traria o batismo de fogo (Mateus 3:11).

3. Simbolizava purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2; Lucas 3:7-14).

4. A despeito da óbvia conexão entre o cerimonial de João e a igreja primitiva, o batismo realmente desapareceu do ministério direto de Jesus.

De início, Jesus permitiu que seus discípulos continuassem o ritual (João 3:22), porém mais tarde aparentemente ele descontinuou essa prática (João 4:1-3), provavelmente pelas seguintes razões:

1. A mensagem de João era funcional, enquanto a de Jesus era pessoal.

2. João antecipou a vinda do reino de Deus, enquanto Jesus anunciou que o Reino já havia chegado.

3. O rito de João era uma passagem intermediária até o ministério de Jesus.
AS CONCLUSÕES DOS EVANGELHOS

Nos quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesus no seu batismo para capacitá-lo a fazer a obra de Deus. Os quatro escritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprir sua missão de trazer salvação ao mundo. Essas idéias são a chave para o entendimento do batismo de Jesus. Naquela ocasião no início de seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser o mediador entre Deus e o seu povo. No seu batismo Jesus foi identificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas; Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesma forma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato de obediência de Jesus. Seguimos seu exemplo fazendo uma pública confissão do nosso comprometimento com a vontade de Deus. Cerimônia em que se usa água e por meio da qual uma pessoa se torna membro de uma igreja cristã. O batismo é sinal de arrependimento e perdão (At 2.38) e união com Cristo (Gl 3.26-27), tanto em sua morte como em sua ressurreição (Rm 6.3-5).
CARACTERISTICAS DO BATISMO:

a)MODO: ”batizar”significa mergulhar ou imergir. Do grego “baptisma”, significa imersão, submersão:

a) de calamidades e aflições nas quais alguém é submergido completamente;

b) do batismo de João, aquele rito de purificação pelo qual as pessoas, mediante a confissão dos seus pecados, comprometiam-se a uma transformação espiritual, obtinham perdão de seus pecados passados e qualificavam-se para receber os benefícios do reino do Messias que em breve sena estabelecido. Este era um batismo cristão válido e foi o único batismo que os apóstolos receberam.

c)do batismo cristão; um rito de imersão na água, como ordenada por Cristo,pelo qual alguém, depois de confessar seus pecados e professar a sua fé em Cristo, tendo nascido de novo pelo Santo Espírito para uma nova vida, identifica-se publicamente com a comunhão de Cristo e a igreja (Mt.28:19,20).

Em Rm 6:3, Paulo afirma que fomos “batizados na sua morte”, significando que estamos não apenas mortos para os nossos antigos caminhos, mas que eles foram sepultados. Retornar a eles é tão inconcebível para um Cristão quanto para alguém desenterrar um cadáver.

O mandamento judáico sugeria batismo de prosélito”conversão de um pagão ao judaismo”. O convertido ficava de pé na água até o pescoço e enquanto era lida a Lei, ele submergia na água como sinal de que fora purificado das contaminações do paganismo e começara uma vida nova como membro do povo da aliança PAGÃO:AQUELES NÃO RECONHECIDOS JUDES, SEGUIDOR PRATICANTE DA LEI DE MOISÉS. Submersão x Aspersão (Derramar Agua):lnfluenciada por idéias pagãs não-bíblicas, a aspersão é administrada somente aos enfermos e moribundos que não podem ser imergidos em água. O método prático se generalizou. Contudo, o método correto e bíblico é a imersão o qual corresponde ao significado simbólico do batismo, a saber, morte, sepultura e ressurreição de Jesus(Rm.6:1-4).
A IGREJA BATIZAVA EM NOME DO SENHOR JESUS CRISTO

JERUSALÉM 33 D.C.

A igreja bíblica foi fundada por Jesus Cristo, Atos 2:1-4, 36-38, em conjunto com Deuteronômio 6:4 120 judeus foram salvos naquele dia, e 3.000 foram acrescentados, depois 5.000 foram salvos Atos 2:4,4:4. Alguns gentios se converteram, visitantes de Jerusalém levaram essa doutrina para sua terra natal.

33-40 d.C. Regiões em volta de Jerusalém foram evangelizadas, povos da Judéia foram salvos Atos 15:1

34-35 d.C. Samaritanos receberam o Espírito Santo.

34 d.C. Diácono Filipe batizou o eunuco em Nome de Jesus Cristo Atos 8:27. Então à doutrina de Atos 2:38 foi levada para à Etiópia. Mais tarde era chamado cristianismo africano, mas nunca pereceu.

35-56 d.C. cornélio e sua casa foram salvos Atos 10:48.

37-42 d.C. Um missionário levou à mensagem de Atos 2:38 para "Glastenbury" Inglaterra, e começou à igreja apostólica.

45 d.C. Apóstolo Pedro foi para Babilônia através dos enfreites. À doutrina petrina entrou na Ásia.

34-40 d.C. Começaram os trabalhos missonários Atos 12:2, Paulo, Silas, Lucas e Barnabé. E o evangelho se espalhou.

46-47 d.C. "Cyprus" se converteu com à doutrina de Atos 2:38.

ÁSIA MENOR É EVANGELIZADA

46-50 d.C. Paulo evangelizou à Ásia Menor e à parte baixa da Europa.

51 d.C. Paulo pregou em "Atenas" Grécia ( Atos 17:22 ).

50-60 d.C. Tadeu evangelizou à América.
50-60 d.C. Apóstolo Tomé foi para "Malabar" Índia, e disse que de lá alcançou à china.

61-64 d.C. Paulo estava em "Roma" Itália pregando para os judeus ( Atos 28:17 ).

66-96 d.C. Nesse período os apóstolos merreram.

50-68 d.C. O campo de atividades da igreja alcançava todo o império romano, incluíndo todas às províncias, em suas fronteiras especialmente no leste. Nessa época o número de membros da origem gentia continuava crescendo dentro da comunidade.

66 d.C. São Judas esclamou - Judas 1-3, I João 2:19.

66-90 d.C. Nesse período surgiu o começo de doutrinas erradas.

96-100 d.C. Apóstolo João morreu, mas o mundo grego-romano estava evangelizado com à doutrina de Atos 2. Foi nessa época que o trinitarismo foi inventado.

117 d.C. Todo o oeste da Europa tinha ouvido o evangelho e, também já tinha chegado na China.

160 d.C. Quando começou à igreja católica romana, mas também à igreja verdadeira continuava.

180 d.C. À igreja da África do Norte ( Apostólica Unistente em Crença ) lutou contra o sistema católico.

190 d.C. Nasceu artemon um patripassian pregador.

Nesse tempo havia milhares de pregadores que criam na mensagem de Atos 2:38.

O cristianismo judaico continuava usando os nomes de "Mebellianesm".

204 d.C. Basilides márter pregador de Atos 2:38

210 d.C. Cute levou Atos 2 para Languedoc, Flanders, Frisia e saxony.

215 d.C. Sabelio estava em Roma pregando à doutrina "Petrine" ( Atos 2:38, Deuteronômio 6:4).

Sabelianismo negou à trindade. A igreja de Atos 2 nunca pertenceu à igreja católica romana.

200 d.C. À doutrina de Atos 2:38 já estava na Europa, Eurásia, Ásia e China do Norte.

300 d.C. Tertullian disse, que o povo monarchians era mais do que os católicos.

269 d.C. Paulo de Somosata ( Ásia Menor ), ( Pregador da unicidade Atos 2:38 ), em 1.551 havia ainda um povo que seguia esta doutrina.

274 d.C. Mamas um pregador apostólico de Capadocia

300 d.C. Haviam milhares de seguidores pregando Atos 19:1-5, apareceu Donatus um pregador da unicidade em 350 d.C.

Donatus tinha 400 igrejas e muitos bispos que batizavam em Nome de Jesus Cristo. Às igrejas maiores do cesto eram igrejas de doutrinas apostólica, usando vários nomes.

304 d.C. O imperador Diocletian matou muitos povos do Nome de Jesus, mesmo assim o movimento pentecostal ardeu em todas às nações.

320-340 d.C. Wolflein batizou em Nome de Jesus. Ele convenceu milhares de tribos, sendo Indu-Européia a batizarem em Nome de Jesus Cristo. Wolflein também traduziu à bíblia gótica.

O que Jesus disse sobre o batismo
Mt 28:18-20

“E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.”
Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
Depois de sua morte e ressurreição, antes de ser recebido nos céus, Jesus deu uma ordem a seus discípulos :

• Ide , fazei discípulos.

• Batizando-os

• Ensinando-os
Esta ordem está dividida em três partes : Fazer discípulos, batizá-los e ensiná-los.

Vemos que Jesus colocou o batismo no início da vida cristã: Primeiro batizar depois ensinar.

No texto de Marcos Jesus diz:

“Aquele que crer e for batizado será salvo”

Ou seja: A pessoa após crer deve ser batizada para que seja salva.
* O batismo está diretamente ligado com a SALVAÇÃO.
A Igreja tem agido com se Jesus tivesse falado :

• Quem crer e for salvo será batizado.

• Depois que te ensinarmos tudo, você decide se vai se batizar.
Não temos autoridade para alterar as palavras de Jesus.

Devemos obedecê-las. Não podemos garantir a salvação

a ninguém que não tenha sido batizado.

Vejamos como os apóstolos, que viveram com Jesus, interpretaram o ensino de Jesus sobre o Batismo:
A prática dos apóstolos

Após receberem o Espírito Santo os apóstolos começaram a anunciar o evangelho do reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus. Os apóstolos não esperavam nem um dia sequer. Há até alguns casos estranhos:
At 2:38-41 ( no dia de pentecostes )

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos pertence a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a quantos o Senhor nosso Deus chamar. E com muitas outras palavras dava testemunho, e os exortava, dizendo: salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.”

• Batizaram 3 mil pessoas em um só dia.

• Por que isto? Por que não foram batizando aos poucos?

• Por que não procuram conhecer toda aquela gente ?

• ( eram de muitas cidades e lugares diferentes )

At 8:12 ( os samaritanos )

“Mas, quando creram em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus, batizavam-se homens e mulheres.”

• O único requisito era crer na palavra do reino e no nome de Jesus.

• Não necessitaram passar por provas.

• Nem mesmo de meses de estudo bíblico.

At 8:36-38 ( o etíope eunuco )

“E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.”
• Era um gentio e Filipe nem o conhecia.

• O que impede que eu seja batizado ?

• É licito se creres.
At 9:17-18 22:13-16 ( Paulo )

“Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.”
“Disse ele: O Deus de nossos pais de antemão te designou para conhecer a sua vontade, ver o Justo, e ouvir a voz da sua boca. Porque hás de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido. Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”
• Foi o caso que mais demorou ( 3 dias ). Isso porque ele estava cego e isolado, não tinha quem o batizasse.

• Quando Ananias o encontrou disse : Por que te demoras ?

At 10:44-48 ( Cornélio e sua família )

“Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo; porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém porventura recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.”

• Eram muitos gentios que Pedro não conhecia.

• Mandou que fossem batizados mesmo sabendo que teria problemas em Jerusalém.

( iriam questionar )
At 16:13-15 ( Lídia e sua família )

“No sábado saímos portas afora para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar de oração e, sentados, falávamos às mulheres ali reunidas. E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia. Depois que foi batizada, ela e a sua casa, rogou-nos, dizendo: Se haveis julgado que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
Outro caso em que foi batizada no mesmo dia , logo que creu. (era uma mulher gentia).

At 16:25;30-35 ( o carcereiro e sua família )

“Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.”

“ e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar? Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. Então lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa. Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus. Então os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus. Quando amanheceu, os magistrados mandaram quadrilheiros a dizer: Soltai aqueles homens.”

• É o caso mais interessante. O verso 25 mostra que tudo começou por volta da meia noite., quando sucederam uma série de acontecimentos.

• Depois que Paulo e Silas pregaram para o carcereiro e sua família, ele lavou os vergões das costa deles.

• Foram batizados naquela mesma noite. (v33)

• Era madrugada, por que tanta pressa ?

• Por que não esperaram amanhecer ?

• O que os apóstolos viam de tão importante no batismo.

• Certamente não era só um símbolo, nem um testemunho público. (só estavam presentes Paulo e Silas e no caso do eunuco, só Filipe)
At 18:8 ( Crispo e os coríntios )

“Crispo, chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.”
• Novamente vemos que a única condição era crer na palavra do reino.

• Apesar de não dizer que não foi no mesmo dia, também não diz o contrário.

• As palavras creram e foram batizados indicam fatos ocorridos em seqüência e num curto espaço de tempo ( assim que creram foram batizados )
At 19:4-5 ( os doze efésios )

“Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.”
• Ainda não tinham ouvido sobre o Senhor Jesus.

• Assim que ouviram foram batizados.
Vemos que a pratica dos apóstolos era diferente do que a Igreja pratica hoje. Para eles o batismo era tão urgente, tão fundamental, tão importante, tão indispensável que as pessoas fossem batizadas em Nome do Senhor Jesus, imediatamente após receber a palavra do reino.

Será que a ordem dada em Atos 2:38 anula a de São Mateus 28:19? Ou será que Pedro cometeu um engano no Dia de Pentecostes? Foi Pedro ou foi o Espírito Santo quem falou no dia de Pentecostes? "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" - Mateus 28:19 "E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém" - Lucas 24:47. "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 2:38.
PORQUE BATIZAR EM NOME DO SENHOR JESUS

Por que batizar em nome do Senhor Jesus Cristo? Paulo diz: Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Efésios 2:19 - 20. Se somos então edificados neste fundamento, não deverá ser o nosso Evangelho o mesmo Evangelho que eles pregaram? Não ensinamos como os apóstolos ensinaram? Não faremos como eles fizeram concernente à inteira doutrina da salvação? Certamente, pois Paulo disse em Gálatas 1:8: Mas ainda que nós, ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos tenho pregado, seja anátema.
OS APOSTOLOS BATIZARAM SOMENTE EM NOME DO SENHOR JESUS

Examinaremos os relatos dos serviços batismais registrados na Santa Palavra de Deus.

O Espírito Santo descendo sobre os 120 no cenáculo. A multidão se aproximou bruscamente e foi convencida do fato de que este grupo de pessoas tinha recebido algo real de Deus, algo que eles também necessitavam. A resposta de Pedro aos corações sinceros e famintos quando perguntaram: "Que faremos?" Foi a seguinte: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo " "Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas ". Atos 1:15; 2:1-8, 38, 41. Há quem diz que a razão pela qual Pedro lhes ordenou que fossem batizados no Nome de Jesus, é porque eram judeus e o batismo serviria para que confessassem a Jesus Cristo. Vejamos porém, a casa de Cornélio e os membros de sua família, e aqui novamente encontramos a Pedro ordenando que se batizassem no Nome do Senhor. Atos 10:47 - 48. Se Pedro tivesse errado no dia de Pentecostes, certamente haveria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa de Cornélio. Estaria Pedro errado no dia de Pentecostes? Quando eles ficaram comovidos, "eles disseram a Pedro e ao resto dos apóstolos. . ." Atos 2:37. Isto inclui a Mateus quem escreveu o livro de S. Mateus (Mateus 28:19). Também Atos 2: 14 vemos Pedro levantando-se com os onze. Mateus estava lá, porém não encontramos palavras de correção da parte dele. Por que? Jesus disse em João 17: 6: Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e tu mos deste. "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal pedra de esquina". Efésios 2:20. Em lugar nenhum encontramos que eles batizaram repetindo as palavras: "Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo." Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome do Senhor Jesus Cristo; eles cumpriram a ordem do Senhor em Mateus 28:19. Pois ali Jesus não indicou aos apóstolos que usassem estas palavras como uma fórmula. Ele ordenou o batismo usando o Nome. Filipe foi a Samaria e pregou-lhes Cristo (Este povo não era judeu, mas samaritano). Eles prestaram atenção à mensagem que ele entregou. "Ouvindo os apóstolos que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; os quais descendo para lá oravam para que recebessem o Espírito Santo; porquanto não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas só haviam sido batizados em Nome do Senhor Jesus - Atos 8:15 -17. Cornélio era um homem justo e temia a Deus com toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar a Pedro em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser salvos. Quando ele declarou a grande verdade, que "Por meio do Nome de Jesus todo que Nele crê recebe remissão de pecados", o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviram a palavra e eles falaram em línguas como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes. Então Pedro respondeu: Porventura pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em Nome do Senhor. Atos 10: 47. A seguir observaremos um ato batismal dirigido por Paulo. ". . .e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo." Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam. Atos 19:1 - 6. Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa e nem ao carcereiro de Filipos. Agora, note bem: Paulo não estava junto com os apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais a eles em Mateus 28:19 e Lucas 24:47, contudo encontramos Paulo batizando em Nome do Senhor Jesus Cristo. De quem recebeu esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelação. Mas faço-vos saber irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. Gálatas 1:11 - 12. Ele escreveu: E quanto fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus Cristo, dando por Ele graças ao Pai. Col 3:17 Paulo reclamou ter autoridade divina: Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. I Cor. 14: 37 O batismo com água é executado tanto por palavras como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. Efésios 3:14 -15. Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a vinda do Espírito Santo. Você dirá: "Se Jesus quisesse que nos batizássemos em Seu nome, então, por que Ele não nos disse?" Ele o disse. Note que Ele falou : "no Nome." Qual é o Nome do Pai? Jesus dá a resposta em São João 5:43: "Eu vim em nome de meu Pai." E qual é o Nome do Filho? A resposta é dada por um anjo em Mateus 1:21. ". . .e chamará o seu nome Jesus. " E em qual nome o Espírito Santo é revelado? A resposta é encontrada em João l4: 26. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas. É citado nos versículos encontrados em Lucas 24: 45 - 47, que Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o entendimento lhes fosse aberto e muitos hoje em dia necessitam desta mesma operação para que possam entender as Escrituras. Em Lucas 24:47 encontramos: E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações, começando por Jerusalém. Foi Pedro um daqueles a quem Jesus havia falado e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas instruções, poucos dias depois começou a pregar inspirado pelo Espírito Santo, e continuou até que os corações dos ouvintes ficaram comovidos e sentindo-se condenados perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "Que faremos varões irmãos?" Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2:38. Alguns dizem que aceitarão as palavras de Jesus em Mateus 28:19, porém não as de Pedro em Atos 2:38. Mas, foi Pedro quem falou no dia de Pentecostes ou foi o Espírito Santo? Pedro disse que era o Espírito Santo mandado dos céus. I Pedro 1:12. Pedro foi um apóstolo e a ele foram dadas as chaves do reino (Mateus 16:17 - 18) e não temos o direito de desacreditá-lo em suas palavras. Para que lembreis das palavras que primeiramente foram dadas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante vossos apóstolos. II Pedro 3:2 Aqui somos animados a considerar as palavras dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos, e o apóstolo Pedro ordenou que o batismo fosse em Nome do Senhor Jesus Cristo. O senso comum lhe dirá que o livro dos Atos é a Igreja em ação; e se a batizaram, então assim é como se deve batizar. De coração aberto irmão, consulte as Escrituras, seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo, e Deus lhe encherá com Seu Espírito. A fórmula correta para o batismo nas águas tem sido restaurada nestes últimos dias. Amém.
JESUS CRISTO É O JEOVA DO VELHO TESTAMENTO. JEOVÁ = JESUS

Jeová - "Quem é o Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o rei da Glória". Salmo 24:10 Jesus - Porque se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da Glória. I Cor. 2:8 Jeová - "Assim diz o Senhor. . . Eu sou o Primeiro e o Último e fora de mim não há Deus." Isaias 44:6 Jesus - "Quando o ví caí a seus pés como morto, e Ele pôs sobre mim a sua destra dizendo-me: Eu sou o Primeiro e o Último." Apoc. 1:17. "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o Primeiro e o Derradeiro" - Apoc 22:13 Jeová - "Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus". Êxodo 20:10. Jesus - "Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor" Mateus 12:8 Jeová - "E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu sou me enviou a vós." Êxodo 3:14. Jesus - "Disse-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse Eu sou." João 8:58 Jeová - "Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro: e este será o seu nome com que o nomearão: Senhor justiça nossa." Jer. 23:6. Jesus - "Mas vos sois dele em Jesus Cristo, o qual foi feito para nós por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção." I Cor. 1: 30. Jeová - "Então disse-lhe Jesus: Vai-te Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás." Mateus 4:10 "Ao Senhor Teu Deus temerás, e a Ele servirás e pelo seu nome jurarás." Deut.6:13 Jesus - "E elas chegando abraçaram a seus pés e O adoraram." Mateus 28:9 "Disse: Creio Senhor. E O adorou." João 9:38 Jeová - "Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a tua vida, e a longura de teus dias." Deut. 30:20. Jesus - "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens." João 1: 4 Jeová - "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará." Salmo 23: 1 Jesus - "Eu sou o bom pastor, o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas." João 10:11 Jeová - "O Senhor é a minha luz e a minha salvação." Salmo 27: 1 Jesus - "Falou-lhes Jesus dizendo: Eu sou a luz do mundo", João 8:12 Jeová - "Vêde agora que eu sou, e mais nenhum deus comigo." Deut. 32:39 Jesus - ". . . e negaram a Deus único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." Judas 4. Jeová - "Não terás outros deuses diante de mim". Êxodo 20: 3 Jesus - "Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu." João 20:28 Jeová - "O Senhor tem o seu caminho na tormenta... Ele repreende o mar." Naum 1: 3 - 4 Jesus - "Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar e seguiu-se grande bonança." Mateus 8: 26
AS ESCRITURAS AFIRMAM

Que:

1 - Deus é invisível - I Tim. 6:16 e I Tim. 1:17

2 - Deus é Espírito - João 4:24

3 - Deus é infinito - Jeremias 23:24

Que:

1 - Jesus Cristo é a revelação de Deus - João 1:18

2 - Jesus é a imagem de Deus - Col. 1:15 e II Cor. 4:4 - 6

3 - Jesus é Deus conosco - Mat. 1:23

Que:

1 - Deus estava em Cristo - II Cor. 5: 19

2 - Deus habita em Cristo - Col. 2: 9

3 - Deus é salvador em Cristo - Judas 25
PORTANTO,

• Jesus Cristo é a revelação de Deus. Ele é Deus encarnado. João 1:14

• Quem vê a Jesus vê a Deus; quem conhece a Jesus, conhece a Deus. João 8:19

• Ninguém vê ao Pai senão em Jesus. João 14: 6-10

• Não que alguém visse ao Pai a não ser aquele que é de Deus, este tem visto ao Pai. João 6: 46

" Quem vê a mim vê ao Pai" - João 14:9, pois "Eu e o Pai somos um". João 10:30
FOI POR ESSA RAZÃO QUE:

• Tomé exclamou: "Senhor meu e Deus meu" - João 20:28

• Pedro disse: "Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" - II Pedro 1:1

• E Paulo escreveu: ". . .Cristo. . . Deus eternamente" - Romanos 9:5. Os apóstolos tendo a revelação (Lucas 24:45, Gálatas 1:12) em cumprimento a Mateus 28:19, batizaram usando o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme vemos em : Atos 2:38; Atos 8: 14-16 ; Atos 10: 47-48; Atos 19: 1- 5.
CONCLUÍMOS ENTÃO QUE:

Jesus veio manifestar o Nome de Deus aos homens:

1 - "Manifestei o Teu Nome" - João 17:6

2 - "Eu lhes fiz conhecer o Teu Nome" - João 17:26

3 - "Eu vim em Nome de meu Pai" - João 5:43

4 - ". . .O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome" João 14:26 ". . .O que nos basta" - João 14:8

JESUS - SENHOR E CRISTO

A doutrina da "Trindade", é inteiramente inescriturística, não é encontrada na era apostólica. A Bíblia não diz nada de uma primeira, segunda e terceira pessoa. Mas sim, que Deus foi manifestado em carne: E sem dúvida alguma grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória. I Tim. 3:16 Isso deveria por fim ao assunto. Deus veio em forma humana. Ele era Senhor e Cristo, porém o tabérnaculo de fora que os homens podiam ver foi chamado Jesus. Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, que este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. Atos 2:36
Podes ver aí? Senhor Jesus Cristo.

Se Jesus é Senhor e Cristo, então Ele (Jesus) é e não pode ser outra coisa menos que "Pai, Filho e Espírito Santo", em uma pessoa manifesta em carne. E não três pessoas, mas um Deus manifesto em três títulos maiores. Em Apocalípse diz plenamente que Jesus é "O que é", "O que era", e "O que há de vir". Ele é o Alfa e o Ômega, o que significa que Ele é o "A até o Z", ou melhor, o Tudo. Ele é o Deus Poderoso. Ele é a Rosa de Saron, o Lírio dos Vales, a Estrela resplandecente da Manhã, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ele é Deus, Deus Todo Poderoso. O único Deus. Agora esta verdade tem sido tão pervertida, que se necessita de uma revelação para se ver a verdade da Deidade. Busque-a em humildade de coração; você a receberá e então poderá ver Jesus como a imagem expressa de Deus. A Semente da mulher concebida pelo próprio Deus. Deus criou no ventre de Maria tanto o óvulo quanto o germe sanguíneo, sendo Jesus portanto, todo de Deus, sem nenhuma mistura humana, e Maria a incubadora humana que Deus usou. O Grande Arquiteto construiu para Sí mesmo um Corpo. Ele não teve que pedir emprestado a alguém a nenhuma mulher ou a nenhum homem. Deus construiu para Sí mesmo uma Casa (Jesus) e nela habitou em plenitude. Colossenses 2: 9 Agora, em meio a tanta confusão religiosa, ao se deparar com a Verdade, é muito natural que algumas indagações surjam na mente daqueles que realmente anseiam pela verdade. Você poderia dizer: "Entendo agora a relação entre Mateus 28:19 e Atos 2:38 , mas como se explicaria então Apocalípse 14:1 onde se lê: "E que em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu pai"? Observe na Bíblia e veja que Ele nasceu o Cristo, no entanto, qual foi o nome que o anjo anunciou? ". . .e chamará o seu nome JESUS" Mateus 1:21. O anjo não disse que Ele chamaria Jesus Cristo, pois o nome que lhe foi dado aqui entre os homens foi Jesus. Agora, há muitas pessoas hoje no mundo que se chamam "Jesus", porém somente há um nascido o Cristo. Vê você "o nome d'Ele e o de Seu Pai"? Em Mateus 1:18; 1:21 e João 4:24 você conclui que Deus é Espírito e que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. E o Pai estava n'Ele. Assim sendo, Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Qual é o nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo?

SENHOR ( PAI ) - JESUS ( FILHO ) - CRISTO ( ESPÍRITO SANTO ).

". . .e que em suas testas tinham escrito o nome d'Ele e o de seu Pai". Apoc. 14:1 Nas testas, quer dizer, na mente. A marca da besta também não é um sinal de tinta na testa, mas é uma marca na mente. Leia Ezequiel 9:4, este sinal é o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo: Senhor Jesus Cristo. Apesar disso você ainda pode indagar: "Mas como se explica então S. João 15:26, onde diz: "Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de Verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim"? Pois bem, vamos começar por aqui: Espírito de Verdade." Perguntamos: Espírito é pessoa? A Bíblia diz que não. Em Lucas 24:39, Jesus disse: "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem ossos, como vedes que eu tenho". Espírito não é pessoa. Agora, para melhor esclarecer, vamos perguntar: Quem é o Pai de Jesus? A própria Bíblia tem resposta para as perguntas bíblicas: "Achou-se ter concebido do Espírito Santo. " Mateus 1:18 Aquele de quem a mulher concebe, é logicamente o pai da criança. Então, se Maria concebeu do Espírito Santo, conforme Mateus 1:18, está claro que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. Mas, que Espírito é esse? É Deus. Em S.João 4:24 Jesus disse: ". . .porque Deus é Espírito". O Espírito Santo veio no Pentecostes e se repartiu em cada um para que pudesse cumprir o que disse Jesus: "Naquele dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós". João 14:20. O Deus Todo Poderoso tem vindo como Espírito para encher Sua verdadeira Igreja. Vê você? Onde estão pois as três Pessoas? Essa doutrina da Trindade foi elaborada no ano 325 depois de Cristo sob o papa S. Silvestre e confirmada como dogma no ano 381 A. D. pelo papa S. Dâmaso. Onde a Bíblia cita o nome "Trindade"? Onde? Se isto fosse de Deus estaria em Sua Palavra. Contudo, alguém ainda poderia dizer: "Bem, mas o próprio Jesus diz: "Meu Pai trabalha até agora e eu também." S. João 5:17 Isto não quer dizer duas pessoas. O Pai (Espírito) estava trabalhando através do Filho (Corpo). O Filho é quem estava fazendo a obra do Pai : "Importa fazer a vontade daquele que me enviou". "Eu e o Pai somos um". Estava ali o Espírito realizando a obra através da carne chamada Jesus. O Espírito Deus em Jesus, "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo". II Cor. 5:19. "No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus e nada do que foi feito foi feito sem Ele." João 1:1 "Mas - dirá você - em São João 14:23 está escrito: "Se alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos nele morada." Não pense em três pessoas, mas em três ofícios. Se você crê que Deus é Onipotente, então crerá também que Ele pode se manifestar em vários modos, várias formas ao mesmo tempo. Então pense em três manifestações: Rei, Sacerdote e Profeta. Como Deus sendo pessoa pode juntar-se a outra pessoa para fazer morada em seu corpo ? No caso você tem duas pessoas morando em seu corpo?

E a terceira? Aí Jesus está falando Dele e de Seu Pai. O Espírito que faz morada no homem é o Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois templos de Deus e que o Espírito Santo habita em vós?" I Cor. 3:16. Este Espírito exerce os três ofícios sobre o homem: Reina, Intercede, Ilumina, isto é, exorta, edifica e consola. Você não tem três pessoas em seu corpo. "Viremos e faremos nele morada". Será que o Pai deixou o trono? O Filho deixou a intercessão? É o Espírito de Verdade que o mundo não pode conhecer, reinando, intercedendo e consolando. Por isso está no plural. Deus em Seus ofícios. É Deus sobre nós, Deus por nós e Deus em nós. "Um só Deus e Pai, que é sobre todos, por todos e em todos." Efésios 4:6. Será que seria bastante? "Bom, contudo ainda não posso entender por que Jesus disse em São João 14:16: "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro consolador" Não pare a leitura no verso 16, mas prossiga no verso 17: "O Espírito de verdade que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece, mas vós (se referindo aos apóstolos) o conheceis porque habita convosco". Ele estava ali encarnado em Jesus Cristo, habitando com eles. E o mesmo versículo ainda prossegue dizendo:". . .e estará em vós", quer dizer, em Espírito. Veja ainda o verso 18. "Não vos deixarei órpos, voltarei para vós". Isto bastou para Filipe que era discípulo de Jesus. E eu creio que isto também será suficiente para você como o foi para mim. Em Mateus 13:11 está escrito: "Porque a vós vos é dado a conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado". Alguém pode tomar esses versículos e dizer que isto é se referindo aos judeus, mas a Palavra tem o seu exercício em seu dia, no seu determinado dia. Deus está parado com os jjudeus. Inconscientemente eles estão aguardando o Evangelho voltar para eles. O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha de Herodias, representada pelo sistema denominacional dançando frente ao rei, procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta. Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo Seu Nome, não pelo nome "Trindade". O que tem Roma de Deus? E no entanto os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade. Porém - diria você - ainda me resta uma dúvida, pois Jesus disse: "O Pai é maior do que eu." De fato, e quem é o Pai? É o Espírito Santo. É o Espírito que ninguém pode ver, senão sua glória, como aconteceu com Estêvão. Não negamos o Pai, absolutamente: Só que não podemos ver o Pai como pessoa distinta, mas sim como o Espírito que enche os céus e a terra. Jeremias 23:24 "Também não entendí ainda porque Paulo falou distintamente: "A graça e a misericórdia de Deus e de Jesus Cristo" Gálatas 1:3 Olhe para o Pai como Espírito. Como Espírito que não se vê, e então o verás em Jesus Cristo, o Filho Amado, "Quem vê a mim, vê ao Pai." João 14:9. Veja o relato que transcrevemos do livro: "O Apóstolo dos Pés Sangrentos" de autoria do reverendo Boanerges Ribeiro, sobre uma experiência de Sadu Sundar Sing. Não é uma teoria, mas uma experiência daquele grande homem que imitou a Cristo em tudo. Sadu disse assim (O Apóstolo dos pés Sangrentos - pág.109): "Houve um tempo que a doutrina da Trindade me deixava confuso. Pensava em três pessoas assentadas em três tronos. Mas tudo se esclareceu numa visão... Ali ví Cristo com seu glorioso corpo espiritual, assentado no trono. Onde quer que fosse, sempre O via. Cristo estava sempre no centro - figura que palavras não descrevem. Rosto brilhante como o sol, mas não ofuscante e amigo que com facilidade eu O contemplava. Sorria sempre com sorriso de afeto glorioso. Quando O ví pela primeira vez, tive a impressão que entre nós existia uma antiga união; era como se Ele dissesse sem palavras: "Fui eu quem te criou." Sentí com maior intensidade o que me sobreveio quando contemplei meu pai, após vários anos de separação. O velho afeto voltou; senti que fora dele anteriormente. Quando pela primeira vez entrei no céu olhei em torno e perguntei: mas onde está Deus? E alguém respondeu: como na terra aqui também Deus não é visto, porque é infinito. Mas aqui está Cristo, e Cristo é Deus; é a imagem do Deus invisível e somente n'Ele podemos ver Deus, tanto no céu como na terra". Além de muito bela, esta visão possui bases bíblicas: "Assentado no trono"- Apoc 4:2; I Reis 22: 19, Ez. 1:26 e 10:1 "Brilhante como o sol." Apoc. 1: 14-16 "Fui eu quem te criou" Apoc. 4:11; S. João 1:3 "Aqui também Deus não é visto" - I Tim. 6:16 ; Col. 1:15 e I Tim. 1:17 "Porque é infinito" - Jer. 23:24; Salmo 147:5 "Cristo é Deus" - II Pedro 1: ll; S. João 20:28; Apoc. 21:7 e I João 5: 20 "É a imagem do Deus invisível" - Col. l:15; II Cor. 4: 4 - 6. "Somente n'Ele podemos ver Deus" - João 14:9 Somente em Cristo você pode ver Deus, o Pai. Como falar então em três pessoas distintas? Onde está a confusão? Sabemos perfeitamente que a nuvem que separava Israel dos egípcios, à medida que clareava para Israel, escurecia para os egípcios. O mesmo acontece com esta mensagem: à medida que traz luz para os eleitos de Deus, mais vai escurecendo para os que não são. Por isso se põem a clamar contra a verdadeira mensagem de Deus dizendo: É confusão! É confusão!" Mas a Bíblia diz: ". . .todo aquele que nela crer não será confundido." Rom. 9: 33 Lembre-se que a Bíblia não pode ser de particular interpretação. Ela depende de revelação. Está nela o maná escondido que alcançamos através da revelação. Para concluir, lembre-se que o Pai é Senhor, o Filho é Jesus e o Espírito Santo é Cristo. Então se você tem crido nestas verdades, receba no seu batismo o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que é Senhor Jesus Cristo, e numa só fé, num só batismo e num só Senhor vamos aguardar a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, certos de que nossa redenção se aproxima.
Por que?

( é o que veremos a seguir )
O ENSINO DOS APÓSTOLOS

Existem vários textos nas cartas dos apóstolos que nos dão indicações e ensinos sobre o batismo. A maioria deles fala sobre as realidades espirituais que estão associadas ao batismo, sem dizer exatamente o que é o batismo. Mas o texto de Gl 3:27 nos dá um esclarecimento muito importante:
Gl 3:27

“Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.”
* Eles não viam apenas como um batismo nas águas, mas como um batismo em Cristo.
A pessoa era MERGULHADA em Cristo, ENCHERTADA em Cristo, REVESTIDA de Cristo.
Alguém poderia perguntar : Mas o que nos une a Cristo não é a fé ? Sim. Mas o batismo é a maneira que JESUS determinou para se expressar e se consumar esta fé.
Se alguém não crer ou não se arrepender ( ou for uma criança ) e descer às águas do batismo não acontece nada ! A água não tem poder nenhum !
* Mas se alguém desce às águas com fé. Pela fé, e em Nome do Senhor Jesus Cristo. É UNIDO A CRISTO JESUS !!!

A Igreja de um modo geral, hoje em dia, pensa que existem duas coisas separadas: Primeiro a pessoa crê interiormente e é unida a Cristo. Depois ela se batiza como um símbolo do que já aconteceu. Por isso demoram para batizar . ( pensam que é só um símbolo )
Mas os apóstolos não viam assim.
* Eles viam que juntamente com o sinal exterior operava uma graça interior pela fé daquele que era batizado.
* Por isso tinha tanta urgência. !!! A pessoa precisava se unir a Cristo espiritualmente.
A Igreja hoje trocou isso por um simples “levantar as mãos” ou “ir à frente”.

(Quando isto ocorre numa reunião representa apenas o interesse da pessoa em caminhar com Jesus, mas isso não une a pessoa a Cristo.)
Outro texto esclarecedor é:
Rm 6:3

“Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?”
Paulo fala duas coisas:
• A primeira é que eles haviam sido batizados em Cristo. ( A essência do batismo )

• E outra que talvez tivessem esquecido, que como conseqüência estavam mortos com Cristo. ( Esta é uma verdade associada ao batismo )
Muitos ensinam que o batismo significa morte e ressurreição com Cristo. Isto tem boa dose de verdade, mas confunde o batismo com suas conseqüências.
* O batismo é união com Cristo.
A morte do velho homem e a ressurreição para uma nova vida são conseqüências diretas e imediatas da nossa união com Ele.
Nos unimos a Ele na sua morte.

Nos unimos a Ele na sua ressurreição.

Nos tornamos um com Cristo em tudo que Ele é.
O que antecede o batismo
Vimos a urgência do batismo na vida de uma pessoa. Mas será que qualquer pessoa pode ser batizada ?
O que uma pessoa precisa para se batizar ?

* Existem dois pré requisitos para o batismo: FÉ e ARREPENDIMENTO.
Alguém pode dizer: mas nem todos os textos que lemos falam sobre arrependimento.

Mas falam da palavra que era pregada e o que era anunciado.  O Reino de Deus.

(Teor da palavra) As pessoas criam convictas de seu pecado e da necessidade de arrependimento. Quando pregamos o reino de Deus pregamos arrependimento.
Vamos ler dois textos:

Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
At 2:38

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
FÉ “ Quem crer e for batizado será salvo”
Crer em que ?

• Que Jesus existia antes de todas as coisa

• Que Jesus Cristo é o Filho de Deus , que nasceu de uma virgem

• Que Ele foi perfeito e santo e fez sinais e prodígios pelo Espírito Santo

• Que Ele morreu pelos seus pecados.

• Que Deus o ressuscitou dentre os mortos ?

• Que Ele subiu aos céus e está a direita de Deus é Senhor sobre tudo e todos?
ARREPENDIMENTO

• Você mudou de atitude ?

• Está disposto a sujeitar-se e a obedecer a Cristo em tudo ?

• Renuncia a Satanás, ao pecado e aceita o reino de Deus em sua vida ?

• Coloca Deus acima de seu pai, mãe, esposa, filhos, filhas, irmãos e acima de sua própria vida ?

• Reconhece a Cristo como dono de tudo que você possui ?

• Está disposto a seguir a Jesus e ser um verdadeiro discípulo até o fim.
* Discípulo : Aquele que crê em tudo que Cristo diz e faz tudo que Cristo manda.
Calculo do preço

Lc 14:25-33

“Ora, iam com ele grandes multidões; e, voltando-se, disse-lhes: Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pode acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro para calcular se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil ? No caso contrário, enquanto o outro ainda está longe, manda embaixadores, e pede condições de paz. Assim, pois, todo aquele dentre vós que não renuncia a tudo quanto possui, não pode ser meu discípulo.”
• Para quem Jesus fala isso ?
* Para a multidão que o seguia.

• Por duas vezes Jesus usa a palavra “calcular” ( v28 e v31 - em outras traduções fazer as contas ) falando sobre a edificação e depois sobre um combate.

• Devemos ter convicção de nossa opção em seguir Jesus. E de que para segui-lo é necessário largar tudo.
* Existe um preço a ser pago e o preço é TUDO.
Qual o significado espiritual do batismo
O Batismo é nossa união com Cristo.
* É um sinal visível de uma realidade que acontece no mundo espiritual.
O Kerigma ( proclamação ) do Novo testamento é estarmos em Cristo. Esta expressão aparece inúmeras vezes no Novo Testamento com relação a nossa vitoria, perdão, justificação, poder, salvação, unidade. Todas as promessas do Novo Testamento nos são dadas em Cristo.
Como é que nós somos colocados em Cristo ? R. Através do batismo.
Veremos agora as realidades espirituais que estão associadas ao batismo

1) Participação na morte e ressurreição de Cristo.

Rm 6:2-11

“Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.”
• Fomos batizados na sua morte

• Também o seremos na semelhança da sua ressurreição.

• Andemos em novidade de vida

• O nosso velho homem ( com tudo que faz parte dele ) foi crucificado com Cristo.
* A morte de Jesus é a nossa morte

• Estamos mortos para o pecado Rm 6:11, Cl2:12;3:3

• Estamos mortos para o mundo Gl 6:14

• Estamos mortos para a lei Rm 7:4, Gl 2:7
* A sua ressurreição é a nossa nova vida para servir-mos a Deus.

• Em Cristo somos novas criaturas II Co 5:17

• Fomos ressuscitados com Ele Ef 2:5-6

• Ressurgimos pela fé Cl 2:12
2) Sua exaltação é nossa vitória sobre todas as potestades

Ef 1:20-23

“Que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.”

• Acima de todo nome que se nomeia.

• Acima de todo principado

• Unidos a Cristo temos vitória sobre Satanás e os demônios e sobre toda amarra diabólica.
3) Temos o perdão dos pecados

At 2:38

“Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
• Para que ?

- Perdão dos pecados.

• Nossos pecados são perdoados por Deus no batismo.
4) Somos lavados e purificados

At 22:16

“Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.”
• Ananias disse a Paulo : “ Batiza-te e lava os teus pecados”

• Somos limpos, lavados por dentro, recebemos vestes brancas.
5) Somos salvos

Mc 16:16

“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
• As duas coisas devem acontecer

“ e ”   I Pe 3:21

“Que também agora, por uma verdadeira figura-o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.”
6) Somos introduzidos no corpo de Cristo , que é a Igreja.

* Cristo tem um corpo, um organismo vivo na terra. Quando nos unimos a Cristo pelo batismo somos unidos, inseridos no seu corpo, que é a Igreja.
I Co 12:13

“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.”

• Quando éramos do mundo, éramos independentes de Deus e dos homens. Agora somos dependentes não só de Deus mas também dos irmão que estão conosco. Nos submetemos uns aos outros.

• Da mesma forma que um dedo não se move apenas com uma ordem do cérebro, mas depende também da mão, braço, ombro, pescoço. Assim também nós estamos ligados uns aos outros de forma que Cristo , o Cabeça da Igreja comande todo o seu corpo.
Conclusão

Deus tem uma grande obra para fazer em nós, mas Ele não faz nada em nós separados de Cristo Jesus.

• Deus não nos trata isoladamente.

• Toda obra que Ele tem para fazer em nós é em Cristo.

• Deus crucificou nosso velho homem em Cristo.

• Deus nos dá nova vida juntamente com Cristo.

• Estamos assentados nos lugares celestiais ( acima de Satanás ) em Cristo.
* Toda esta tremenda vitória é possível porque fomos batizados em Cristo.

Algumas considerações finais

• A Fé e o Arrependimento são condições indispensáveis para o batismo. Por isso não devemos batizar crianças.

• Se você conhece um irmão de outra congregação que crê ou pratica de forma diferente, deve respeitá-lo e recebê-lo como irmão.

• Ele faz assim porque crê assim.

• Age conforme sua consciência.

• É uma questão de fé e não de pecado.

• Quanto a nós, vamos cumprir o que está escrito na palavra de Deus.

• Ninguém pode se batizar de novo. Se alguém crê que seu batismo não foi válido (não havia fé ou arrependimento ou era criança) não foi batizado, foi molhado e deve se batizar.

• Se alguém disser : “Mas eu conheço pessoas que não se batizaram e vivem em santidade.” ou então “Lutero era um homem de Deus e cria no batismo infantil”. Nossa resposta deve ser que não podemos nos dirigir pela experiência dos homens, mas pela INFALÍVEL e ETERNA PALAVRA DE DEUS.
* Não se mergulha alguém num copo d’água, muito menos em algumas gotas d’água. Por isso o batismo por imersão. Pois é a forma mais próxima da realidade. Não se sepulta um morto comum punhado de terra. Se jogarmos terra nele não estamos enterrando , estamos sujando ele. Temos que enterrá-lo. Em alguns casos por impossibilidade ( pessoas mais velhas por exemplo ) o batismo é feito despejando-se água ( dando um banho ) no batizando. Este é chamado batismo por derramamento.
A IGREJA DE JERUSALÉM CONTINUA

390 d.C. O imperador Theodosius II matou 7.000 pessoas do povo de Tessalônica.

400-497 d.C. O povo "Donatista" era mais numeroso que os católicos.

419-501 d.C. Toulouse era um estado gótico, protegido por uma Fortaleza apostólica.

AS SETE IGREJAS DA ÁSIA CONTINUAM

431 d.C. Nestorianism, ( Grupo Unicista ),

se espalhava de Petra até à China até 1.700. Nestorianos eram unicistas e, falavam em línguas.

440 d.C. Houve um grande avivamento do povo do Nome em Armenia.

440 d.C. Havia unicidade na Pérsia. Celtic Pentecostalism, era grande na Europa W.-Frísia, Saxony, Languedoc.

O hemisfério leste estava cheio de povos que falavam em línguas, e batizavam em Nome de Jesus ( Nota Atos 14:17 ).

416 d.C. O império romano estava destruído divinamente, porém o cristianismo se espalhava mais e mais. Na Palestina, monoteistas e Ebionites batizavam em Nome de Jesus. Cathari, era um povo unicista de diferentes organizações.

Além do alcance de Roma, e em lugares como, Saxony, Frísia( Holanda ), Languedoc.

Haviam grandes organizações dos grupos que criam em Atos 2:38.

502 d.C. Wolflein's, maior parte das tribos Indu-Européias tinham sido batizadas em Nome de Jesus Cristo.

525 d.C. Muitos Europeus recusaram o batismo de Roma.

527 d.C. Muitos Burgundians eram apostólicos pentecostais.

536-563 d.C. Priscillianism estava espalhado no velho mundo.

540-670 d.C. Bede, English Hest, encontrou unicistas em toda Inglaterra.

545-800 d.C. Na hitória medieval, Lambert mensiona os apostólicos que batizavam em Nome de Jesus Cristo.

545-900 d.C. Etiópia ( África ), o cristianismo unicista estava em toda África do Norte.

600 d.C. Papa Gregory tentou matar donatistas na África por pregarem Atos 2:38.

610 d.C. O batismo em Nome de Jesus era quase o único na Frísia até 689 d.C.

689 d.C. O povo pregava santidade, línguas estranhas, batismo em Nome de Jesus e os dons do Espírito Santo.

A Inglaterra estava cheia de povos do Nome, muitas pessoas pensavam que já não havia mais o povo do Nome. Porque à história secular não falava mais deles.

663 d.C. À igreja de Atos 2, continuava em busca de várias organizações unicistas.

712-744 d.C. Arian Lombards, tinha uma área independente na Itália.

730 d.C. Grandes números Arians estavam sendo batizados em Nome de Jesus.

731 d.C. Bede achou um povo que falava na língua, Indu-Europeu "Tambos".

800 d.C. Donatism ( Unicista ) estava sempre presente e tinha mantido às doutrinas básicas na igreja apostólica primitiva.

830 d.C. Durante esse tempo, organizações apostólicas lutaram contra o Vaticano. ( século 9, tinha mais apostólicos, do que qualquer outros. Pregadores apostólicos estavam em qualquer lugar ).

830 d.C. Papa John VIII, mandou prender um pregador porque pregava contra à trindade.

909 d.C. Em 26 de Junho. Arcebispo disse que haviam três razões que impedia à igreja católica, uma delas era, à infestação da doutrina falsa que batizava em Nome de Jesus.

900 d.C. Haviam muitos grupos apostólicos atrás do Hemisfério Leste.

980 d.C. Sympronius foi batizado em Nome de Jesus.

1.000 d.C. O historiador Fulbertus Carnotanses, explicou sobre o batismo em Nome de Jesus. Muitos morreram pelo Nome de Jesus naquele ano.

Cathari-Albigensians-Anabatism. Todos estavam quase na mesma doutrina até 1.176. após esse ano, Anabatism eram também trinitarianos.

Anselm - Relatou que o batismo nas águas era em Nome de Jesus.

Europa, Eurásia-Ásia e África, estavam cheios de organizações em Nome de Jesus.

Durante esse tempo, haviam fortalezas em Nome de Jesus.

Como Saxony, Frísia, Flanoers, Lombary e Languedoc. Metade do grupo Anabatista, usava o batismo em Nome de Jesus. Muitos Anabatistas morreram por rebatizarem pessoas.

1.030 d.C. Muitos apostólicos tinham cultos em, "Wincklerism" e "Winckelpredigten" lugares escondidos.

1.035 d.C. Algerus e Bruno eram apostólicos do século XI.

1.050 d.C. Mais de mil cidadãos em Languedoc estavam controlados por Albigensians, muitos desses cidadãos eram unicistas, e os princípios de Atos 2 prevaleceram até 1.233 d.C., e estavam associados como profetas de Cevennes.

Os Cevennes estavam do lado deles na região Lourense.

Blunt notou que havia Albigensians no país de Camisards.

1.100 d.C. Cathari, eram referidos como Albigensians.

1.105 d.C. "Schoolmen", homens estudados que negavam à trindade.

Homens como Abelard, Peter Bruis, Roscellin, etc.

Debateram à doutrina da trindade como uma doutrina falsa.

1.108 d.C. "MULTIDÕES DE LIVRE PENSAMENTO"

Isto quer dizer que muitos organizadores poderosos cobram à terra. A maior parte era à doutrina apostólica, na Europa durante esse tempo haviam 4.000.000 de pessoas que falavam línguas estranhas. Cresceu demais o grupo apostólico como:

"Henricians" e "Petrobrusians". O sul da França, na Alemanha Oriental estavam cheios de apostólicos. Durante o século XII, à religião apostólica era à religião comum no oeste da Europa. A maior parte das organizações eram unicistas, até que apareceu "Peter Waldo", ele procurou à bênção de Roma, e misturou protestantes com o católicismo.

1.161 d.C. Rev. Gerard com mais 30 apostólicos foram mortos por Henry II, em Oxford.

1.163 d.C. August 2, em cologne, Alemanha, Ecbert um monge católico queimou Arnold, Marsilius, e Theodoric, pregadores apostólicos, Philip Flanders e William arcebispos de Rheims, causaram à morte de muitos.

1.182 d.C. Em 27 de Junho, uma coisa terrível aconteceu, o Governo católico da França tomou dos ingleses o controle de Languedoc, com ordens do Vaticano matou milhares de apostólicos e outros.

1.260 d.C. Os apostólicos prevaleciam na numeração de 80.000, na Bohemia. Alguns historiadores dizem que haviam 130 organizações nesse tempo.

1.284 d.C. Ursinus, na Etiópia um estudante declarou o batismo somente em Nome de Jesus. Isso mostra que à doutrina que Filipe pregou, nunca desapareceu da África.

Mais tarde foram os escravos que levaram Atos 2:38 para West Indies.

1.300-1.350 d.C. Antes do Tolosan Inquisition, milhares de apostólicos fugiram de Languedoc para morarem na "Chechoslováquia". Os apostólos aumentaram em Poland e Lithuania. Em 1.565 d.C. haviam suficientes apostólicos que lá moravam para formarem um grupo Pentecostal Unicista, comandado pelo movimento Internacional das igrejas apostólicas.

1.300-1.414 d.C. Eles usaram bíblias góticas, porém os católicos queimaram todas às bíblias possíveis.

1.233 d.C. A inquisição começou eternamente, em 15 de Julho de 1.834 era à era mais escura da história, mais ou menos cerca de 68.000.000 morreram, e muitos desses eram apostólicos Pentecostais.

1.312 d.C. Havia "Wales Holiness Brethren", também chamados "Celtic Jumpers". Na Inglaterra esta religião de Jalaslanburg nunca deixou Atos.

1.315 d.C. Continuavam os apostólicos da Frísia até à China, à perseguição somente espalhou o povo pentecostal. Na Bohemia (Cheschoslováquia), Knox disse que ahviam 400.000 Manichaeans at'e 1.460 d.C.

Em toda a Europa havia o povo do Nome.

1.368 d.C. Todos que não eram católicos, tinha que congregar em segredo.

1.400 d.C. Havia grandes menbros apostólicos.

1.410 d.C. Havia 30-40 organizações "Anabaptist" nacional e internaconal, a maior parte eram apostólicos. A palavra Anabaptist quer dizer rebatizar.

Os apostólicos pentecostais eram famosos por isso.

1.420 d.C. Monarchianism tinha coberto à terra com perseguições.

Moravia tornou-se um abrigo dos apostólicos.

1.487 d.C. Os católicos tornaram a terra dos Waldensians.

1.518 d.C. Havia 30-40 organizações Anabaptist entre 1.600-1.727, mais ou menos 80 desses eram perseguidos.

1.520 d.C. Escravos de West Indies, trouxeram à doutrina apostólica para às Américas.

1.520-1.532 d.C. Houve reavivamento de línguas estranhas na Europa. O batismo em Nome de Jesus geralmente era usado.

1.533 d.C. Havia grandes organizações Anti-Nicenes e Anti-Trinitarianismo, uns chamados de "Sabellians", outros "Racovians".

"Irmãos de Polanda" negavam à trindade na Hungria, houva 66 igrejas com escolas Unitárias (muitas vezes os unicistas eram conhecidos com unitários), porque é uma crença bem diferente.

"felix Mantz", um pregador que rebatizava pessoas foi afogado em "Limmat", depois de ser condenado por Zwingli e os oficiais de Zollikon.

1.533 d.C. Calvin queimou o translador bíblico Rev. Michael Servetus em Genova em 1.533, porque ele negou à trindade de Roma.

Servetus morreu em Maizter, e também muito mais pessoas, durante esse tempo por causa do Nome de Jesus no batismo, Lutero odiou o povo do Nome.

1.553 d.C. O pregador Bernard Rothmann, tinha rebatizado 1.400 Munsterites no Nome de Jesus Cristo. Muitos apostólicos foram mortos pelos homens de Lutero, e pelos militantes católicos.

1568-1.605 Lá houve um grande entusiasmo escatológico bíblico da doutrina de Jerusalém. Conforme Atos 2:38, à doutrina da federação apostólica das igrejas : Sabellianismo foi através da Europa. Muitos piedosos pregadores, foram preparados para deixar de lado às diferenças doutrinais, e se tornarem verdadeiros apostólicos unicistas de Moravin. Então podemos provar que os apostólicos da Armênia, Samosatenism foi am Larissa, Grécia, de lá o povo do Nome de Jesus Cristo, fizeram contato com os irmãos em Moravia. Eles possuíam cartas que o apóstolo Paulo tinha escrevido para eles na Macedônia. Falar em línguas, os donatistas eram uma continuação. Para Lutero, eles eram uma contínua ameaça.

1.605-1.696 d.C. Falando línguas quietistas, eram também na Europa e na Inglaterra.

1.624 d.C. A maioria, Quakers e chaqualhadores eram cheios do Espírito, e falavam em línguas em massa, grande línguas no hemisfério Oeste.

1.662 d.C. Cidadãos da Inglaterra cheios do Espírito Santo, e falavam em línguas estranhas, foram deportados da Inglaterra, e vendidos como escravos para um povo rico da Espanha. Trabalharam para famílias católicas espanholas em, plantios, em Barbados e Jamaica.

1.663 d.C. Escravos africanos levaram glossolalia, único Deus, de Atos 2:38 para o Haiti. Colombo tinha importado negros. Em relação à história, Moravians importou Atos 2:38 e Glossolalia para Pennsylvania e Georgia, EUA.

Também foram importados para os Estados Unidos, dos estados da Nova Inglaterra.

1.685-1.909 d.C. Lá houve muito derramamento do Espírito Santo, manifestações de línguas estranhas dos Camisards. Eram ouvidos, profetas de Cevenes.

1.685 d.C. Thronrakians (armenianos, doLago Van, Turquia) conheciam línguas em Atos 2:38, e o batismo do Nome.

O século 18 foi um no qual também falaram línguas pentecostais, e fluíram em grande número.

1.700-1.760 d.C. Lá houve distintas divisões dos Moravias Anabatistas, lá houve à comunidade Herrnhut de trinitários, baixo Count Zinzendorf, em Saxony. Eles tentaram fazer movimento unido pelo contrário, lá estavam os pastores da federação internacional dos apostólicos (igrejas conforme Atos 2:38). Eclesiologia na Moravia no deserto 670-679, os do Nome de Jesus foram perseguidos, porque lá existiam colônias inteiras do Nome de Jesus, grandes números deles moravam nos grandes pré-históricos túneis de Moravia.

Um pregador da unicidade era conhecido nessas divisões como era Pedro Riedemann. Estes que apoiaram à doutrina Cristo Centrica chamada "Patripassianism".

1.727 d.C. Na moradia falar em línguas e ter os dons, era ampliamento conhecido.

1.727 d.C. Houve um grande avivamento do Espírito Santo em Saxony. Montanismo pentecostal em 1.727 nunca tinha cessado.

1.828-1.831 d.C. Concernente glossolalistas com Atos 2:38, Priscillianistas, Donatistas, Manichee, Montanistas, Bogomils - todos os da Rússia, Armenia (e Turquia) em 1.828.

Alguns de Glossolalia levaram Atos 2:38 (doutrina) para Ghettos e Los Angeles antes de Azusa.

1.834 d.C. Don de línguas foi levado para à Índia, China.

1.841 d.C. O derramamento do Espírito, foi na Suécia.

1.850 d.C. Dan Huntington, Boston, Mass., Foram batizados e convertidos de acordo com Atos 2:38.

1.854 d.C. Houve 10 anos de avivamento no Líbano, Nova York, e milhares tornaram-se cheios do Espírito Santo, glossolalistas (faladores de outras línguas).

1.854 d.C. Houve uma grande organização de Atos 2:38 convertidos no Canadá: "Eles operaram Apostólicamente.

1.856 d.C. Mais de 160.000 pessoas falavam em línguas, na América qualquer tinha o Espírito Santo. Maioria tinha negado à trindade.

1.860-1.904 d.C. Rev. Alvin E. Velie, da Flórida batizou milhares de acordo com Atos 2:38 em Wisconsin e Minesota. 300 foram batizados num só avivamento. Só temos monuscritos.

1.906-1.909 d.C. O avivamento de Azusa "Califórnia" aconteceu, e falavam em línguas estranhas; No período de 3 noites através do Espírito Santo o próprio Espírito Santo disse: Levantai-vos e sedes batizados em Nome de Jesus Cristo. Muitos líderes não obedeceram.

1.904-1.909 d.C. Lá houve uma grande manifestação do Espírito Santo e derramamento sobre os "Welsh" ( um povo).

Então podemos saber que às igrejas Pentecostais Unicistas tiveram sua fundação e origem em Jerusalém. O povo de Atos fazia coletivamente uma parte desta grande igreja e foram em todos os lugares pregando esta mensagem. Então sempre tem tido uma continuação deste ensinamento, às vezes usando diferentes organizações.

1.917 d.C. Dia 3 de Janeiro foi fundada à Igreja que se chama Assembléia General das Assembléias Apostólicas.

1.915 d.C. Foi fundada à Igreja Assembléias pentecostal no Mundo.

1.936 d.C. Neste ano em uma igreja que se chama Igreja de Cristo Apostólica, em Royal Oak, Michigan, um príncipe da Etiópia que tinha o Espírito Santo e era batizado em Nome de Jesus, afirmou que no país dele sempre haviam povos batizados em Nome de Jesus.

PEDOBATISMO (BATISMO DE CRIANÇAS):

O batismo não é a mesma coisa que circuncisão (tirar o prepúcio dos meninos como aliança de Moisés) e não era o mesmo sentido de santificação moral como em (1Co.7:14).Não é possível porque restringe-se sua prática aos que podem exercer a fé conscientemente e além disso, batismo de famílias não as incluíam, podendo terem sido batizadas as maiores que já entendessem o seu significado (1Pe.3:21).

Infantes não têm pecado para se arrependerem e não podem exercer a fé; podem ir a Cristo (Mt.19:13,14) e serem apresentados (consagrados), conforme (Lc.2:21-34); Fórmula: Batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt. 28:19).

Em (At.2:38), o original grego fala do batismo “sobre” o nome do Senhor Jesus Cristo, significa uma declaração pública de reconhecimento e fé perfeita no Deus eterno. Portanto ser batizado em o nome do Senhor Jesus Cristo significa encomendar-se inteira e eternamente a Ele como Senhor,Salvador e Deus totalmente suficiente para leva-lo ao Glória honra e todo louvor ao nosso Deus que é bendito e eterno. Ele é o mesmo Ontem, Hoje e, Eternamente (Hb.13:8).
APTOS AO BATISMO:

Todos os que sinceramente se arrependem dos seus pecados e exercitam uma fé viva em Jesus, agindo em confissão de fé (At.8:37), Oração (At.22:16) e Voto de Consagração (1Pe.3:21).

É importante o discipulado para que possam crescer na fé cristã, antes e depois do batismo.
EFICÁCIA DO BATISMO:

O batismo nas águas não tem poder para salvar, pois se batizam os salvos que aceitaram a Jesus, mas é essencial para a integral obediência a Cristo.

A eleição do Convertido se completa por sua pública admissão como membro da igreja de Cristo (Como o presidente eleito pelo povo e depois,toma posse do cargo ou como a noiva que casa e agora vai à lua-de-mel). E uma etapa progressiva como” namorar,enoivar, casar e ter filhos”.
SIGNIFICADO DO BATISMO:

Sugere Quatro Idéias:

1)SALVAÇÃO: A descida do convertido às águas retrata a morte de Jesus efetuada.A submersão do convertido fala da morte ratificada(sepultamento) e o levantamento do converso significa a conquista sobre a morte(ressurreição).

2)EXPERIÊNCIA: O fato desses atos serem efetuados pelo convertido, demonstra sua identificação espiritual com Jesus.Cristo morreu pelo pecado para morrermos para o pecado; Cristo ressuscitou dentre os mortos a fim de vivermos uma nova vida de justiça.

3)REGENERAÇÃO: A experiência do novo nascimento é descrita como “lavagem”ou “banho”renovador e restaurador(Tito 3:5) porque pelo meio dela, a lavagem, os pecados (contaminações da vida de outrora) foram lavados. Deus, em união com a morte de Cristo e pelo Espírito Santo, purifica a alma.

O batismo nas águas significa esta purificação(At. 22:16).

4)TESTEMUNHO: Ser batizado é ser revestido de Cristo (61.3:7). Batismo nas águas, significa que o convertido, pela fé,”vestiu-se” de Cristo (Seu caráter)de modo que as pessoas possam ver Cristo nele; é como “vestir o uniforme do Reino de Deus. como soldado alistado e_em treinamento para o combate contra o mal, o diabo e o pecado.”
A CEIA DO SENHOR(COMUNHAO): deipnon deipnon:

Rito distintivo da adoração Cristã, instituída por Jesus na véspera de sua morte. Consiste na participação solene do pão e vinho, os quais sendo apresentados ao Pai, em memória do sacrificio único e eterno de Jesus, tornam-se um meio de graça pelo qual somos incentivados a uma fé mais viva e a uma fidelidade maior a Ele. Cerimônia que Cristo instituiu na noite em que foi traído, logo depois da refeição da PÁSCOA, para servir de lembrança da sua morte (1Co 11.23-34).

Para os católicos e alguns evangélicos a ceia é um sacramento e um meio de graça (EUCARISTIA); para outros é um MEMORIAL

Conforme (Jo.6:56)-Comer da minha carne - Sentir a mesma vontade(desejo)de ser revestido, transladado ao Celestial; superar o terreno.

Beber do meu sangue-receber na alma o que serve para refrescar e nutrir, fortalecer para a vida eterna (sede da vida eterna); nutrir o mesmo sentimento pelo Pai, que há em Cristo.
PAO E VINHO

(Vinho no sentido de”embriagar-se do Espírito de Jesus Cristo”, esquecendo-se da vida passada-(Ef.5:18); (Pão como em Israel, bolo retangular ou arredondado, da grossura aproximada de um polegar, e do tamanho de um prato ou travessa. Por isso não era para ser cortado, mas quebrado; consagrados ao Senhor e usado nos ágapes (“festas de amor e de comunhão”) e na Mesa do Senhor, simbolizando a conquista de Jesus na Cruz.
SIGNIFICADO DA CEIA:

Alegrem-se todos no Espírito Santo (vinho) porque EU VENCI E A VITORIA E DE TODOS (Pão).Se não puderem aguentar beber vinho tendo o perigo de se embriagar na carne, é melhor usar suco de uva sem álcool, pois a embriaguês incitada é a do Espírito Santo e não a da carne.
CARACTERÍSTICAS DA CEIA:

a)COMEMORAÇÃO:“Em memória de Jesus”.

Comemorando de um modo especial a morte expiatória de Jesus que os libertou dos pecados.

Comemorar a morte porque foi o evento culminante do seu ministério que nos salvou.

b)lNSTRUÇÃO:A Ceia nos dá uma lição objetiva sobre dois fundamentos do Evangelho: A Encarnação-O verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo.1:14).

O Pão de Deus é aquele que desceu dos céus e dá vida ao mundo(Jo.6:33) e a Expiação: As bênçãos decorrentes da encarnação nos são dadas mediante a morte de Cristo.

O pão e o vinho simbolizam os dois resultados na morte: a separação do corpo e da vida; a separação da carne e do sangue.

O pão partido simboliza que o pão deve ser quebrantado na morte(Calvário) a fim de ser distribuído entre os espiritualmente famintos.

O vinho derramado nos diz que o sangue de Cristo, o qual é sua vida, deve ser derramado na morte a fim de que seu poder purificador e vivificante possa ser outorgado às almas necessitadas.

c)INSPIRAÇÃO: As várias uvas espremidas formam o vinho; somos participantes da mesma natureza de Cristo pela comunhão com Ele; o ato da ceia nos recorda e assegura que, pela fé, podemos receber o Espírito Santo e sermos o reflexo de seu caráter.

d) SEGURANÇA: O cálice do sangue (Novo Testamento:1 Co.11:25)é um ato solene como o pacto de sangue da aliança, onde Deus aceitou o sangue de Jesus (Hb.9:14-29).

O sangue de Jesus é a garantia e devemos crer e testificar desta aliança (Rm.3:25,26) e (1Pe.1:2).

e) RESPONSABILIDADE: Os indígnos(quanto às ações pecadoras) não podem ser admitidos na Ceia do Senhor, praticando algo que impeça de apreciar o significado dos elementos da Santa Ceia, ceando sem atitude solene, meditativa e reverente.

Os sinceros se sentem indignos e assim, são dignos pelo reconhecimento, mas os indignos nem ao menos refletem, se exaltando e pecando.
AS PALAVRAS E AÇÕES DE JESUS NA CEIA DO SENHOR

Para entender o significado completo da Ceia do Senhor, temos que examinar cuidadosamente o que Jesus falou e fez na ceia última ceia com seus discípulos. "ESTE É O MEU CORPO"

Todas as fontes bíblicas dizem a mesma coisa sobre o que Jesus fez quando ele começou a ceia (veja Mateus 26:26; Marcos 14:22; Lucas 22:19; 1 Coríntios 11:23-24).

Ele fez três coisas:

1. Ele pegou o pão

2. Ele agradeceu a Deus

3. Ele partiu o pão

Curiosamente, como vemos em Marcos 6;41 e Marcos 8:6, ele fez as mesmas três coisas quando ele alimentou os cinco mil e os outros quatro mil.

De acordo com os quatro relatos da última ceia, o que ele disse quando pegou o pão foi "este é o meu corpo".

Há diferentes opiniões sobre o significado preciso dessas palavras. Mas, o que é certo é que Jesus estava indicando que ele daria o seu corpo em sacrifício para que nós tivéssemos vida.

Isso se encontra mais claro em 1 Coríntios 11:24, aonde esta escrito "Esse é o meu corpo que entregue por vós" (ou em alguns manuscritos mais antigos "Esse é o meu corpo que é partido por vós"). "FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM"

De cara, essa instrução pareceria o jeito que Jesus encontrou de dizer aos seus seguidores que repetissem essa ação como um sacramento, ou uma cerimônia religiosa, através dos tempos.

Mas, como essa ordem só é encontrada em Lucas 22:19 e 1 Coríntios 11:24, algumas pessoas argumentam que o Senhor não tinha a intenção que aquela atitude fosse repetida.

Será que este argumento está correto? Provavelmente não.

Nós temos que lembrar que todos os evangelhos foram escritos quando o partir do pão já era uma prática comum na vida da igreja.

Mateus e Marcos, no entanto, podem ter achado desnecessário expressar a intenção de Jesus com essas palavras.

A comunhão não é para repetir o sacrifício de Cristo, mas para relembrar com gratidão que Cristo nos amou a ponto de morrer por nós. (Hb.10:10).

"ESTE É O CÁLICE DA NOVA ALIANÇA"

Jesus pegou uma taça de vinho, deu graças e deu a seus discípulos para que todos eles bebessem.

Esse foi o mesmo jeito que ele fez quando distribuiu o pão.

Mas nas palavras Jesus falou do vinho, ele introduziu um novo conceito na discussão sobre a aliança.

Mateus e Marcos recordam as palavras de Jesus como "isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança" (Mateus 26:28; Marcos 14:24). Lucas 22:20 fala "Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado por vós" e 1 Corínthios 11:25 é semelhante a isso.

Todas essas referências à aliança nos levam de volta ao ritual do Velho Testamento de fazer uma aliança (um acordo ou tratado) com sacrifício, como na aliança entre Deus e Israel depois do Êxodo (Êxodo 24:1-8).

Eles também sugerem que a esperança de uma nova aliança, descrita em Jeremias 31:31-34, foi realizada em Cristo. "É DERRAMADO PARA PERDOAR OS PECADOS DE MUITOS"

O significado da morte de Cristo como um sacrifício está ligado com um entendimento da páscoa e da aliança.

No entanto, é importante que nós reconheçamos que a ceia do Senhor também está ligada com o que Isaías 53 diz sobre o Servo sofrido do Senhor se colocou "por expiação do pecado" (Isaías 53:10). Lucas 22:37 inclui entre as palavras de Jesus: "Porquanto vos digo que importa que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento."

O verso que Jesus cita - Isaías 53:12 - também diz que "derramou a sua alma até a morte," e que ele ; "levou sobre si o pecado de muitos".

Mateus 26:28 diz que o sangue de Jesus foi "derramado por muitos para remissão dos pecados".

A taça da comunhão, então, deve nos lembrar do sangue de Jesus derramado como uma oferta para cuidar de nossos pecados.
IGREJA DÍZIMOS E OFERTAS
                                                                    IGREJA (Parte 2)

DÍZIMOS E OFERTAS:

O dízimo sempre fez parte da piedade religiosa de muitos povos como gregos, romanos, cartagineses e árabes.

No Antigo testamento, a raiz ASAR(dez) dá idéia de acumular, crescer, ficar rico (Gn.28:22). “..Dai a Deus o que é de Deus.”(Mt.22:21)
DIZIMO:

A décima parte, tanto das colheitas como dos animais, que os israelitas ofereciam a Deus (manutenção dos ritos religiosos) - (Lv.27.30-32; Hb 7.1-10).

O dízimo era usado para o sustento dos LEVITAS (Nm 18.21-24),dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas (Dt.14.28-29).

O Novo Testamento é acima de tudo, um pacto de liberdade, onde cada pessoa deveria contribuir conforme sua prosperidade.

Jesus não condenou o pagamento de dízimos à Casa de Deus, mas a falta de justiça, amor, misericórdia e fé dos fariseus (Mt.23:23).

Na parábola do fariseu e publicano, o fariseu não foi justificado porque dava o dízimo, mas porque foi orgulhoso e presunçoso (Lc.18:12).

“Hb.7:8 - E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive”Jesus está acima dos levitas os quais eram sacerdotes e recebiam dízimos.

Quem é nascido de novo, tem prazer em dar”.

A Lei do Espírito é agir com senso de responsabilidade e generosidade, sabendo que é privilégio do cristão manter com parte de sua renda, a manutenção da adoração da igreja.

O amor é mais exigente que a Lei. Se vivemos na lei do amor, a falta de pelo menos o dízimo ou o questionamento do não pagamento, pode revelar pouca sensibilidade e visão espiritual e consideração pela Obra do Senhor Jesus Cristo.

Quanto maior a espiritualidade de um crente, maior será sua liberalidade para com o dinheiro a ser contribuído para a causa do Evangelho. Se semearmos com abundância, seremos superabundados (2Co.9:6-8).

Em Mt.5:20 -“Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus”, essa justiça “dikaiosune” e retratada como, num sentido amplo estado daquele que é como deve ser, justiça, condição aceitável para Deus.

Doutrina que trata do modo pelo qual o homem pode alcançar um estado aprovado por Deus em integridade; virtude; pureza de vida; justiça pensamento,sentimento e ação corretos e num sentido restrito, justiça ou virtude que dá a cada um o que lhe é devido. Jesus quis dizer que se a nossa consideração para com Deus não for maior que a dos religiosos, estaremos muito longe de Deus.

                                                               OFERTAS E SACRIFíCIOS

O povo de Israel fazia ofertas e sacrifícios a Deus regularmente, assim como os cristãos hoje em dia tomam a comunhão na igreja, dão ofertas e oram. Os Israelitas entregavam a Deus ofertas e sacrifícios para restabelecer um relacionamento com Deus.Eles faziam isso numa época específica do ano, como na lua nova e na colheita. Eles também faziam quando um voto era quebrado ou quando uma pessoa era julgada suja por causa de um problema médico. Alguns sacrifícios e ofertas eram feitos para comemorar alguns tempos chaves na história de Israel, como por exemplo a páscoa. As regras quanto a ofertas e sacrifícios eram bem detalhadas e Deus esperava que os israelitas as seguissem minuciosamente.

A PERFORMANCE E A ORDEM DOS SACRIFíCIOS

A fonte principal de uma descrição de sacrifícios é o início do livro de Levitico (Levítico 1:1-17).

Ele consiste de duas partes.

A primeira parte lida com duas categorias de sacrifícios (Levitico 1:1-6:7).

A primeira categoria inclui os sacrifícios com "cheiro suave ao Senhor", e isso inclui a oferta queimada (Levitico 1:1-17), a oferta de cereais (Levitico 2:1-16) e os sacrifícios de ofertas pacíficas (Levitico 3:1-17).

A segunda parte inclui os sacrifícios expiatórios (aqueles que expiam ou reparam os erros).

Isso inclui sacrifício pelos pecados (Levitico 4:1-5:3) e oferta pela culpa (Levitico 5:14-6:7).

É prestada uma enorme atenção aos detalhes desses rituais e eles são agrupados de acordo com suas associações lógicas.

A oferta do grão sempre segue a queimada porque sempre a acompanhava na prática em si (Numeros 15:1-21; 28:1-29).

Também podia acompanhar a oferta pacífica (Levitico 7:12-14; 15:3-4).

Uma ênfase especial é colocada em queimar as partes internas de um sacrifício no altar para fazer um "cheiro suave ao Senhor" (Levitico 1:9; 1:17; 2:2; 2:9; 2:12; 3:5; 3:11; 3:16).

Quando o Senhor estava satisfeito com o sacrifício (Gênesis 8:21), era um sinal de favor divino.

Quando se recusava a reconhecer a oferta e cheirar o aroma agradável, mostrava que Deus não estava satisfeito (Levitico 26:31).

É evidente que o sacerdote sabia como ler os sinais e falaria a pessoa que estava fazendo a oferta se o seu sacrifício tinha sido aceito ou não (1 Samuel 26:19; Amós 5:21-23).

As ofertas de culpa e pecado permitia que a pessoa restaurasse o seu relacionamento quebrado com Deus (Levitico 4:1-6:7; 4:20).

As situações que requeiram tais ofertas estão listadas e uma ênfase especial é feita ao descrever como se devia lidar com o sangue no ritual.

A segunda parte principal nessa passagem (Levitico 6:8-7:38) enfatiza os detalhes administrativos das varias ofertas.

Essa seção consiste de uma série de instruções para cada tipo de oferta a respeito da distribuição do material sacrificado.

Umas partes pertenciam ao sacerdote, outras a pessoa que havia oferecido o sacrifício e outras eram queimadas no altar ou jogadas fora do acampamento.

Aqueles sacrifícios que o sacerdote considerava mais santos eram para ser comidos somente por aqueles membros qualificados do sacerdócio (Levitico 2:3; 2:10; 10:12-17; 14:13; Números 18:9).

As ofertas queimadas são primeiramente discutidas porque eram inteiramente consumidas no altar e não eram comidas por ninguém.

Depois dela, os sacrifícios que eram distribuídos aos sacerdotes são descritos (Levitico 6:17; 6:26; 6:29; 7:1; 7:6).

E então finalmente as ofertas pacíficas são descritas.

Uma parte significativa da oferta pacífica era devolvida as pessoas que tinham feito a oferta.

A ordem em que os sacrifícios são lidados, corresponde a freqüência com a qual eles eram realizados durante o curso do ano religioso (Números 28:19; 2 Crônicas 31:3; Ezequiel 45:17).

Isso seria particularmente importante para os sacerdotes e para os levitas de serviço no templo porque eles eram responsáveis pela organização dos sacrifícios diários, especialmente durante os feriados.

Durante as festas e os festivais, dirigir os sacrifícios no templo era uma tarefa formidável (1 Crônicas 23:28-32; 26:15; 26:20-22; 2 Crônicas 13:10-11; 30:3-19; 34:9-11).

As ofertas pacíficas não tinham uma parte no calendário sagrado exceto durante o Festival da Colheita (Levitico 23:19-20).

Em todas as outras ocasiões, com duas exceções (o voto de nazireu e a instalação de um novo sacerdote), as ofertas pacíficas eram sacrifícios puramente voluntários e ele não requeria nenhum tipo de escrituração.

Em outros contextos bíblicos, os sacrifícios são listados de acordo com a mesma escrituração ou ordem administrativa.

Estes incluem ofertas queimadas, ofertas de grão, ofertas de bebida e ofertas pelo pecado.

As instruções para que tipo de oferta trazer quando sacrifícios eram requeridos em casos específicos seguem o mesmo tipo de seqüência.

Quando um voto de Nazireu era terminado, o Nazireu trazia ofertas queimadas, pelo pecado e pacíficas. No entanto, o sacerdote fazia o ritual numa ordem diferente.

A oferta pelo pecado era feita primeiro seguida pela oferta queimada e por último a oferta pacífica (Números 6:16-17).

No caso de um voto incompleto, o primeiro passo seria oferecer uma oferta pelo pecado e depois a oferta queimada para renovar o voto (Números 6:11).

O renovamento do voto de Nazireu requeria uma oferta de culpa especial que era um ritual distinto (Números 6:12).

A descrição das ofertas feitas pelo príncipe de Israel nos últimos dias, apresenta o mesmo contraste entre os dois tipos diferentes de sacrifícios.

Em feriados festivos o príncipe trazia ofertas queimadas, de grão e de bebida, mas ele as oferecia como ofertas pelo pecado, ofertas de grão, ofertas queimada e ofertas pacífica (Ezequiel 45:17).

Essa segunda ordem dos sacrifícios na qual a oferta de pecado vinha antes da oferta queimada, também era seguida durante a rededicação do altar (Ezequiel 43:18-27).

A ordem detalhada dos sacrifícios ilustra a idéia no Velho Testamento de como Deus poderia ser abordado.

Primeiro, tinha que ser feito uma expiação pelo pecado e depois a pessoa fazendo o sacrifício tinha que ser consagrada.

Quando essas condições tinha sido alcançadas, a pessoa fazendo a oferta poderia expressar a sua devoção continua com mais ofertas queimadas e ele também poderia fazer parte nos sacrifícios em comunhão aonde ele mesmo ganhava uma grande parte do animal morto para dividir com seus amigos (Deuteronômio 12:17-19).

                                                               ADORAÇÃO DA IGREJA:

Existiam duas reuniões:Festa do Amor “Ágape” em adoração e a reunião de oração, louvor e pregação.

O culto público era realizado conforme o Espírito movesse as pessoas, com orações, testemunhos e salmos, onde a adoração inspirada pelo Espírito era meio poderoso para atrair e evangelizar os não-convertidos (1 Co. 14:24,2 5).

O culto particular “partir do pão”(At.2:42) era refeição em comum entre os discípulos; ao pedirem a bênção de Deus sobre o alimento, se lembravam da última páscoa de Cristo e a ceia terminava em culto de adoração.

A vida e a adoração a Deus estavam muito ligadas naqueles dias).

Depois,as reuniões se separaram.

                                                           ORGANIZAÇAO DA IGREJA PRIMITIVA:

Após o Pentecostes, os cultos eram nas casas e no Templo (At.2:46).

Não havia organização e o ensino era dado pelos apóstolos(At.2:46).

Quando a Igreja cresceu numericamente, houve a necessidade de organização para separar pessoas para o Ministério e para resolver problemas internos.

Apóstolos e anciãos presidiam as reuniões democráticas e as igrejas não eram unificadas em Ministérios denominacionais. Não havia governo centralizado e cada igreja era autônoma e “livre” (mantinharn relações cooperativas umas com as outras-(Rm.15:26; 2Co.8:9; Gl.2:10; Rm.15:1; 3Jo.8).

Os 12 apóstolos eram respeitados e exerciam autoridade, como Paulo que não tinha nada “oficial”, mas puramente espiritual.

Nos séculos primitivos as igrejas locais, embora nunca lhes faltasse o sentimento de pertencerem a um só corpo, eram comunidades independentes e com governo próprio, se relacionando com comunhão fraternal por visitas de “delegados”, cartas, assistência e consagração de pastores.

Hoje, o mundo é diferente e a igreja precisa se organizar conforme as leis do país, mas precisa voltar à prática e ao sentimento cristão primitivo de ser corpo de Jesus Cristo.
                                 SAIBAMOS QUE SOMOS MEMBROS DO CORPO ESPIRITUAL

                                                     DE CRISTO,DONO DE SUA IGREJA.

                                                          MINISTÉRIOS DA IGREJA:

1) Desempenho de um serviço (At 7.53).

2) Exercício de um serviço religioso especial, como o dos levitas, sacerdotes, profetas e apóstolos (1Cr 6.32; 24.3; Zc 7.7; At 1.25).

3) Atividade desenvolvida por Jesus até a sua ascensão (Lc 3.23).

4) Cargo ou ofício de MINISTRO, conforme (2Co 6.3; 2Tm 4.5).
A) Ministério Geral e Profético:

a)Apóstolos:

Cada um dos 12 homens que Jesus escolheu para serem seus seguidores e para lançarem as bases da Igreja (Mt 10.2-4; Ef 2.20).

Apóstolo quer dizer “mensageiro”, isto é, aquele que é enviado para anunciar a mensagem de Deus.

Por anunciarem o evangelho, Paulo e alguns outros também foram chamados de apóstolos (1Co 15.9; At 14.14).

Receberam a comissão de Jesus (Mt.5:10;GI.1:1); viram Cristo após a ressurreição (At.1:22; 1Co.9:1);gozavam de inspiração especial (GI.1:11; 1Ts.2:13); exerciam administração na igreja (1 Co.5:3-6;2Co.10:8; Jo.20:22); levavam credenciais sobrenaturais (2 Co.12:12), cujo trabalho principal era estabelecer igrejas em campos novos (2 Co.10:16).

APOSTOLO = MISSIONÁRIO (At.14:14; Rm.16:7).
b)Profetas e Profetizas:

Profeta ou profetisa era um homem ou mulher escolhido por Deus para falar por Ele e relatar fatos no plano divino.

Quando Jesus ressuscitou o filho da viúva, os circunstantes responderam dizendo, "Grande profeta se levantou entre nós!" (Lucas 7:16; comparar com Marcos 6:15; 8:28).

No pensamento judeu, os acontecimentos religiosos mais claros encontram seu foco na chamada e ministério de um profeta.

Essa era a forma como Deus se comunicava com seu povo.

Quando responderam a Jesus, as pessoas estavam de fato mais certas do que imaginavam. Deus os visitara através dele.

Embora Jesus tenha sido mais do que um profeta, foi na verdade o clímax da ordem profética predita por Moisés (Deuteronômio 18:15-19).

Tinham o dom da expressão inspirada. Enquanto o apóstolo e o Evangelista levava a sua mensagem aos incrédulos (Gl.2:7,8), o ministério do profeta era particular aos cristãos.

Pessoa que profetiza, isto é, que anuncia a mensagem de Deus.

No AT, os profetas não eram intérpretes, mas sim porta-vozes da mensagem divina (Jr 27.4).

No NT, o profeta falava baseado na revelação do AT e no testemunho dos apóstolos, edificando e fortalecendo assim a comunidade cristã (At 13.1; 1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11).

A mensagem anunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia.

João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11,46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20; At 13.6-12; 1Jo 4.1).
c)Mestres:

Dotados de dons para exposição da Palavra.

1) Professor; instrutor (Sl 119.99; Mt 10.24).

2) Título de Jesus, que tinha autoridade ao ensinar (Mc 12.14).

3) Pessoa perita em alguma ciência ou arte (Êx 35.35).

4) Pessoa que se destaca em qualquer coisa (Pv 24.8; Ez 21.31).

5) Capitão (Jn 1.6).
B) Ministério Local e Prático:

Toda organização tem pelo menos uma pessoa que trabalha nos bastidores.

Esta é a função do diácono ou presbítero na igreja.

Eles trabalham nos bastidores servindo e ministrando às necessidades das pessoas.

Algumas igrejas indicam "presbíteros", termo que descreve aqueles que exercem um papel de liderança similar dentro da igreja.

Diáconos e presbíteros podem estar ou não na liderança durante um culto dominical típico como um pastor ou ministro de adoração.

Entretanto, seu trabalho de bastidores, conduzindo os negócios da igreja e o trabalho de Cristo, é primordial.
a)Presbíteros ou Anciãos: presbuterov presbuteros - Lider da igreja.

Os presbíteros se dedicavam à direção das igrejas, ao ensino da doutrina cristã e à pregação do evangelho.

A palavra grega presbyteros quer dizer “ ANCIÃO “, mas era usada para os líderes cristãos sem referência à sua idade.

Nos tempos do NT os presbíteros também eram chamados de BISPOS (At 20.17,28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9).nomeado pela Igreja, com certas características (1Tm.3): (Bispos)-supervisores ou superintendentes sobre a igreja local, especialmente em relação ao cuidado pastoral e à disciplina - 1 Timóteo 3:2-7 e Tito 1:6-9 listam as qualidades que uma pessoa tinha que ter para se tornar um bispo, um oficial dentro da igreja.

A palavra grega que nos deu o título "bispo" e a palavra "episcopal", é freqüentemente traduzida, nas bíblias modernas, como "ancião", "capataz", "pastor" ou "guardião". Jesus é chamado de "Pastor e Bispo das vossas almas" (1 Pedro 2:25).

Um bispo, obviamente, tinha uma posição de autoridade, mas as tarefas de um bispo não são definidas com clareza no Novo Testamento. Um de seus trabalhos era combater a heresia (Tito 1:9) e ensinar e explicar as Escrituras (1 Timóteo 3:2).

Há também alguma evidência de que eles ajudavam a cuidar dos pobres, além de supervisionar a congregação.

As cartas de Paulo a Timóteo e a Tito indicam que um bispo era considerado um líder na congregação e uma pessoa que representava a igreja cristã a um mundo não cristão.

Dirigente da igreja cristã - Os bispos se dedicavam ao ensino da doutrina e à pregação do evangelho.

A palavra grega epíscopos, que é traduzida por “bispo”, quer dizer supervisor ou superintendente.

Nos tempos apostólicos, o bispo cuidava de uma igreja local e era também chamado de PRESBÍTERO (At 20.17-28; 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9; v. ANCIÃO).

Só mais tarde os bispos se tornaram responsáveis por um grupo de igrejas de determinada região.

O serviço do diácono diferia do serviço do presbítero.

Enquanto diáconos e diaconisas eram escolhidos por suas fortes características pessoais, os presbíteros obtinham sua posição por laços de família ou indicação.

Seguindo um padrão definido relacionado ao sistema tribal (Números 11: 16-17; Deuteronômio 29:10), o presbítero exercia funções de liderança e jurídica em razão de sua posição na família, clã ou tribo; ou em razão de sua personalidade, destreza, status ou influência; ou ainda por um processo de indicação e ordenação.

Os presbíteros tinham várias funções. Por exemplo: I Timóteo 5:17 fala de presbíteros que pregavam e ensinavam; Tiago 5:14 os mostra envolvidos num ministério de cura; I Pedro 5;2 os exorta a apascentar o rebanho.

Assim, os profetas e mestres que dirigiam a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3) podem ter sido os presbíteros daquela comunidade.
                                           O PRESBíTERO NA COMUNIDADE CRISTÃ

Segundo o relato de Lucas sobre a origem e expansão do Cristianismo, os presbíteros já estavam presentes na igreja de Jerusalém.

Em Atos, vemos os cristãos de Antioquia enviando mantimentos "aos presbíteros (das igrejas da Judéia) por intermédio de Barnabé e Saulo (11:30).

Em sua primeira viagem missionária, Paulo e Barnabé "promoveram os discípulos em cada igreja" (Atos 14;23).

Mais tarde, foram enviados de Antioquia para Jerusalém "para os apóstolos e presbíteros" a fim de esclarecê-los sobre o assunto da circuncisão dos gentios cristãos (Atos 15:2) e "foram bem recebidos pela igreja, pelos apóstolos e pelos presbíteros" (Atos 15:4), que se reuniram para ouvir sobre o caso e resolver a questão (Atos 15:6-23).

Não se sabe quem eram e como foram escolhidos esses presbíteros. Mas certamente foram consideradas sua idade e proeminência lhes conferiu o privilégio de prestar serviço especial dentro de suas comunidades.

Parece que atuavam de maneira semelhante aos anciãos das comunidades judaicas e do Sinédrio (Atos 11:30; 15:2-6.22-23; 16:4; 21:18).
b) Pastores: As vezes, os presbíteros se chamavam pastores poimhn poimen – como guardador de gado (Gn 13.7).

2) Governante (Jr 3.15).

3) Deus (Sl 23.1) e Jesus (Jo 10.11).

4) Ministro da igreja (Hb 13.17, 1Pe 5.2).dom de cuidar do rebanho (Ef.4:11; At.20:28);
c) Evangelistas – Pastores-evangelistas - Pregador que vai de lugar em lugar anunciando a boa-nova de Jesus Cristo (At 21.8).

Deviam cuidar ou supervisionar (1Tm.3:1);presidir (1Tm.5:17); defender a sã doutrina (Tt.1:9); Qualificações (1Tm.3:8-10;12-13); Ordenação (1Tm.4:4; Tt.1:5).

Durante o primeiro século, cada comunidade cristã era governada por um grupo de anciãos ou bispos, diferente de hoje.

Mas, no início do terceiro século, homens foram colocados à frente.
b) Diáconos e Diaconisas-”Servos ou ajudantes”- diakonov diakonos - (At.6:1-4; Fil.1:1) e (Rm.16:1; FiI.4:3)-Qualificações(1Tm.3:8-13)-Auxiliares dos presbíteros (At.6:1-6)-Oficialmente reconhecidos na igreja (Fil.1:1), cujo trabalho era visitar de casas e exercer ministério prático entre os pobres e necessitados (1Tm.5:8-11) e ajudando os anciãos na Ceia do Senhor.

Pessoa que ajudava nos trabalhos de administração da igreja e cuidava dos pobres, das viúvas e dos necessitados em geral.

O diácono também pregava o evangelho e ensinava a doutrina cristã (At 6.1-8; 1Tm 3.8-13).
                                                     OS DIÁCONOS NA IGREJA PRIMITIVA

O termo diácono vem do grego e significa servo ou ministro.

A palavra "diaconato" descreve o serviço do grupo de diáconos e diaconisas dentro de uma igreja.
                                                  VISÃO DO NOVO TESTAMENTO

Várias referências seculares dão a diácono o sentido de garçon, servo, administrador ou mensageiro.

Escritores bíblicos usam esta palavra para descrever vários ministérios e serviços.

Só bem mais tarde na igreja primitiva foi usado para indicar um grupo distinto de oficiais da igreja.

Entre seus usos comuns, diácono se refere a quem serve a refeição (João 2:5,9), servos do rei (Mateus 22:13), ministro de Satanás (II Coríntios 11:15), ministro de Deus (II Coríntios 6:4), ministro de Cristo (II Coríntios 11:23), ministro de Deus (Colossenses 1:24-25) e autoridade (Romanos 13:4).

O Novo Testamento apresenta o ministério do serviço como uma marca de toda a igreja, isto é, como uma conduta normal para todos os discípulos (Mateus 20: 26-28; Lucas 22: 26-27).

Os ensinamentos de Jesus no julgamento final equiparam esse ministério com: alimentar os famintos, acolher o próximo, vestir os que estão despidos, visitar os enfermos e encarcerados (Mateus 25: 31-46).

Todo o Novo Testamento enfatiza a compaixão pelas necessidades físicas e espirituais dos indivíduos bem como quanto nos devemos doar para satisfazer essas necessidades.

Deus nos capacita para o serviço com vários dons espirituais. Quando realizamos esse serviço, em última análise, ministramos ao próprio Cristo (Mateus 25:45).

                                                                               ORIGEM

Alguns estudiosos da Bíblia estabelecem uma relação entre o "hazzan" da sinagoga judaica e o serviço cristão do diácono.

O "hazzan" abria e fechava as portas da sinagoga, mantinha-a limpa e distribuía os livros para leitura.

Jesus provavelmente passou o rolo do livro de Isaías para um diácono depois que acabou de lê-lo (Lucas 4:20).

Outros estudiosos do Novo Testamento dão atenção considerável à escolha dos sete (Atos 6:1-6); vêem aquele ato como um precursor histórico de uma estrutura mais desenvolvida (Filipenses 1:1; I Timóteo 3:8-13 - as duas referências específicas ao "ofício" de diácono).

Cada apóstolo já estava sobrecarregado com várias responsabilidades.

No entanto, os doze apóstolos propuseram uma divisão do trabalho para assegurar assistência às viúvas gregas na distribuição diária que a igreja fazia de alimento e donativos.

Sete homens de boa reputação, cheios do Espírito de Deus e de sabedoria (Atos 6:3), se destacaram na congregação de Jerusalém, praticando caridade e atendendo necessidades físicas.

Alguns lembram que o diaconato não devia ser relacionado somente a caridade, pois os diáconos eram pessoas de estatura espiritual.

Estêvão, por exemplo, "cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo" (Atos 6:8).

Filipe, apontado como um dos sete, "os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo" (Atos 8:12).

Filipe também batizava (Atos 6:38) e é mencionado como um evangelista (Atos 21:8).

Muitas igrejas provavelmente adotaram como modelo "os sete de Jerusalém" no seu quadro de diáconos.

Em I Timóteo 3:8-13 são dadas instruções sobre as qualificações da função de diácono, a maioria delas se relacionando ao caráter e comportamento pessoais.

Um diácono deveria falar a verdade, ser marido de uma só mulher, "não dado a muito vinho", e um pai responsável. Alguns diáconos: Timóteo (I Tessalonicenses 3:2; I Timóteo 4:6), Tíquico (Colossenses 4:7), Epafras (Colossenses 1:7), Paulo (I Coríntios 3:5) e o próprio Cristo (Romanos 15:8).

A diaconia bíblica não se caracteriza por poder e proeminência mas por serviço ao próximo, por cuidados pastorais.
                                                                 DIACONISAS:

As mulheres também exerciam a função de diaconisas.

Em Timóteo 3:11, lemos que elas deveriam ser "respeitáveis, não maldizentes, mas temperantes e fiéis em tudo".

Por causa do grande número de mulheres convertidas (Atos 5:14; 17:4), as mulheres atuavam na área de visitação, instruíam sobre discipulado e assistiam no batismo.

Em Romanos 16:1-2, lemos que Paulo elogiou Febe por ser uma ajudadora no serviço da igreja de Cencréia.

Em Romanos 12:8 e I Timóteo 3:4-5 encontramos outras qualidades desejadas no diácono.

d)Obreiro: Todo cristão que realiza a obra de Deus; Trabalhador; operário (1Cr 4.21; 2Tm 2.15). 2) Pessoa que pratica ou planeja (Sl 14.4).
14) FIGURAS DA IGREJA:

a)Pastor e ovelhas (Jo.10);

b)Videira e ramos (Jo.15);

c)Pedra Angular e as pedras do edifício (Ef.2:19-21);

d)Sumo-sacerdote e reino de sacerdotes(1 Pe 2);

e)Ultimo Adão e a nova Criação (Rm.5);

f)Cabeça e corpo (1Co.12;

g) Noivo e noiva; marido e esposa (Ef.5;Ap.19);

Fim de sua Época: Arrebatamento-(2 Ts.2; Ap.3:10-q1;1Ts.1:10).

                                                                        PAUROSIA

                                      ESCATOLOGIA – A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS

(BREVE COMENTÁRIO) - Relacionando a Igreja e nossa vida como cristãos e o futuro:

A Paurosia ”2a.vinda de Jesus” é citada 300 vezes no Novo Testamento.
1)Sua vinda será:

a) Pessoal (Jo.14:3 At.1:10; 1 Ts.4:16; Ap.1:7; 22:7);

b)Literal:(At.1:10; 1 Ts.4:16; Ap.1:7; Zc.14:4);

c)Visível (Hb.9:28;Fil.3:20; Zc.12:10);

d) Gloriosa(Mt.16:27; 25:31; 2 Ts.1:7-9; Cl.3:4);
2)O tempo exato está oculto (Mt.24:;36-42;Mc. 13:21,22);
3)Tempo de sua vinda:

a)Servos de Jesus levarão sua obra (Lc.19:11-27);

b)Evangelho pregado a todas as nações (Mt.24:14);

c)Muitos duvidarão do seu retorno (Lc.18:1-8);

d)Muitos serão negligentes (Mt.25:1-11);

e)Haverá ministros infiéis (Lc.12:45);
4)Propósitos de sua vinda:

a)Igreja encontra o Senhor e crentes serão galardoados;

b)Depois de sete anos, restaurará IsraeI;

c)As nações serão julgadas.

Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário