quarta-feira, 28 de julho de 2010

REPRODUZINDO O MELHOR DE CRISTO

“aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória; a quem anunciamos, admoestando a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo; e para isto também trabalho, combatendo segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente". (Colossenses 1:27-29)
A ordem de Cristo no IDE foi fazer discípulos, mas não antes de sermos discípulos. Alguém que não é discípulo não pode reproduzir outro discípulo. Isto parece ser simples, mas é fruto de revelação bíblica.

Há aqui o segredo da multiplicação saudável. Você se alegra quando alguém que você levou a Cristo tornase um discípulo fiel de Jesus? O que é ser discípulo? É ter em si o caráter de Cristo. Jesus, antes de enviar os seus discípulos para as multidões, Ele se preocupou em forjar o Seu caráter neles. Três anos e meio, aproximadamente, ensinou-os como testemunhar, seguindo o Seu exemplo. Guardem isto em seus corações: “Quanto mais discípulo, mais de Cristo eu sou. Quanto mais de Cristo, mais discípulo eu sou”.

Gostou? Tem mais: “quanto mais discípulo eu sou, mais discipulos eu reproduzo”.

Temos algo precioso que precisamos revelar às pessoas ao nosso redor: são as riquezas da glória de Cristo. As pessoas são pobres espiritualmente, porque não conhecem as riquezas de Deus. Fazer discípulos é tornar as pessoas ricas da graça e glória de Deus.

Aleluia!

Quando estamos em um culto, uma reunião as riquezas de Deus são manifestas. Muitos de nós têm considerado aquele momento em torno da pessoa de Cristo, na reunião como algo banal. Isto é profanação. É como jogar perólas na lama, sem percebermos a preciosidade que está em nossas mãos. Quando estamos reunidos, Cristo está sendo revelado aos corações dos participantes. Ele disse que estaria no meio do grupo que se reune no nome dEle.

Cristo está forjando o Seu caráter em nós, quando estamos, como Maria, assentados aos seus pés, ouvindo a Sua palavra.

Como podemos reproduzir Cristo nas pessoas?

1. Reproduzimos nos outros o que está em nós Cristo está em nós? Se Ele estiver em nós, agirá através de nós tocando os corações, para levá-los a uma mudança sem precedentes. É possível que venhamos a reproduzir algo na vida das pessoas que não é de Jesus. Isto acontece quando, ainda, não fomos forjados segundo o caráter de Cristo; é quando estamos doentes em nosso interior, e não recebemos a cura devida. Há líderes, que no contato com os seus discípulos, estão passando coisa suja e pecaminosa:

fofocas, mágoas, ressentimentos, maledicência, imoralidade, rebeldia, etc. Não faz muito tempo, quando ouvimos de alguém, que foi advertido por uma má conduta, ao sugerirmos que fosse tratado pelo seu líder: “como meu líder pode cuidar de mim, se ele é pior do que eu?”. Digam: misericórdia! Infelizmente, ainda, temos encontrado líderes que não têm, em si, o coração de Cristo. Um bom Líderes é um forte instrumento para forjar líderes segundo o caráter de Jesus. Com ele os discípulos conhecem as riquezas da Palavra de Deus, sendo ministrados poderosamente por líderes ungidos.

Os que são chamados a fazer discípulos, precisam se “deixarem treinar” para o glorioso ministério de reproduzir discípulos. Devem ser ávidos em servir como Jesus, e em dar a vida a favor dos outros. Ser exemplo, em tudo, do Seu Mestre por excelência.

2. Ter a Visão de Multiplicação Se o líder ou discípulo não tiver a visão da multiplicação em seu interior, dificilmente estará disposto a pagar o preço de se envolver com outra pessoa, para reproduzir nela o caráter de Cristo, levando-a a conceber, também, a mesma visão.

Quando temos a visão de Deus em nós, olhamos o semblante das pessoas, e vemos em cada uma delas, um discípulo cheio de Cristo, e somos inflamados por esta visão, pelo Espírito de Deus, que nos mantém motivados, entusiasmados e vivos. Há um desejo muito forte de povoarmos o Reino de Deus.

3. Reproduzir Cristo nos outros é levá-los ao caminho da perfeição Muitas pessoas dizem que é impossível sermos perfeitos. Quero dizer que isto é um engano de Satanás. Deus, jamais, pede algo de nós que não podemos alcançar ou realizar. Ele sabe que somos produto do pecado, após a queda do homem no Éden, mas, também sabe que em Cristo nós somos novas criaturas, “as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17). “Para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo"

(Colossenses 1:28). Anunciamos, ensinamos, exortamos, diz o texto, com o propósito de apresentarmos as pessoas perfeitas a Deus.
CONCLUSÃO

Nós temos reproduzido Cristo na vida das pessoas?

Elas, depois de nos conhecerem, cresceram em direção a Jesus? Ao formar discípulos, a pessoa se reproduz na vida deles. O que está reproduzido em você? O caráter de Cristo? Você está forjado com o coração do Seu Mestre? O que você é, é o que você reproduz nos outros.

“E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie (reproduza) a homens (pessoas) fiéis que sejam capazes de ensinar (reporduzir) a outros” (2 Tm 2:2).
REPRODUZINDO O MELHOR DE CRISTO NAS PESSOAS (2)

“Essa mensagem é o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados, porém que agora ele revelou ao seu povo.

O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus.

Assim nós anunciamos Cristo a todas as pessoas.

Com toda a sabedoria possível, aconselhamos e ensinamos cada pessoa, a fim de levar todos à presença de Deus como pessoas espiritualmente adultas e unidas com Cristo.

É para realizar essa tarefa que eu trabalho e luto com a força de Cristo, que está agindo poderosamente em mim”(Colossenses 1:26-29 na linguagem de hoje).

O que devemos reproduzir é o que foi produzido em nós.

O que temos que reproduzir nos outros?

1. É um tesouro escondido de muitas gerações (Col. 1:26) Como reproduzir algo que não temos ou desconhecemos? Por isso o texto diz que Deus nos revelou, ao seu povo. É uma revelação de Deus o que temos de reproduzir em outros, para que estes também, façam o mesmo. Diga: Eu sou um reprodutor do caráter de Cristo, porque o tenho em mim.

O propósito de Deus ao nos revelar a Sua mensagem, é que as nações da terra conheçam este segredo revelado ao seu povo (Col. 1:27).

2. É um segredo que deve ser conhecido e compartilhado plenamente pelo povo de Deus (v. 27) “O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos”.

Quanto mais conhecermos os mistérios de Deus, mais temos segurança em revelar a outros. Diz o texto que o segredo de Deus é maravilhoso e glorioso (riqueza da glória deste mistério). A humanidade precisa conhecer os tesouros de Deus; precisa descobrí-los, e nós temos “o mapa da mina”, que fará todas as pessoas ricas em Cristo. Só que o “mapa” é descoberto mediante revelação: descobrimos pela revelação de Deus para revelar aos outros. Você já descobriu este segredo que Deus quer revelar?. Deus deseja que o conheçamos em toda a sua plenitude:

“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça” (João 1:16) .

“e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3:19) .

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,” (Efésios 4:13) “porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude” (Colossenses 1:19) “porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade” (Colossenses 2:9) .

a) Pela revelação da Palavra de Deus recebemos da Sua plenitude – Jo 1:16 b) Pelo conhecimento do amor de Cristo, somos tomados da plenitude de Deus – Efésios 3:19 c) A nossa altura de edificação: na plenitude de Cristo – Efésios 4:13 d) Toda a plenitude de Deus está em Cristo – Col.

1:19; Col. 2:9

3. O mistério (segredo) que Deus quer reproduzir na humanidade é Cristo Diz o texto que este mistério está em nós. O mistério de Deus está em você. Sabia disto? “O mistério é Cristo em vós”.

Já disse anteriormente que este mistério é glorioso, maravilhoso, e que faria as pessoas ricas em Deus.

Tem sido para as pessoas ao seu redor, maravilhoso conhecer você? Se você tem Cristo em sua vida, você tem algo que Deus quer que revele aos outros; que eles conheçam a riqueza da glória de Deus.

Que riqueza é esta? É que “todos sejam apresentados por nós, perfeitos em Cristo”. Só Ele pode tornar as pessoas perfeitas para Deus: “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17:1).
CONCLUSÃO

O que temos que reproduzir nos outros? A perfeição em Cristo. Somos perfeitos em Cristo? Eu disse que reproduzimos o que foi produzido em nós. Deus nos revelou Cristo, o resplendor de Sua glória, e isto teve ser revelado a todos ao nosso redor. Por isso, que, fazer discípulos, é reproduzir nos outros o caráter de Cristo, e Ele é perfeito. Aleluia!

Temos nós o Seu caráter? Temos seguido o Seu exemplo? Ele é o nosso modelo em tudo.

Líder, seja um espelho que reflete a imagem de Cristo.

Assim, você terá discípulos à imagem e semelhança de Jesus.

Discípulo(a), seja perfeito como o Seu Mestre, Cristo, é.

Ser perfeito é não ter imperfeições. Imperfeições na vida do crente são pecados, tendências da carne e tudo aquilo que desagrade a Deus.
REPRODUZINDO O MELHOR DE CRISTO NAS PESSOAS(3)

“Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.” Marcos 4:8
Temos falado sobre reproduzirmos no outro o que está produzido em nós. Será que é só isso? Creio que depende do que nós queremos reproduzir. O que queremos manifestar na vida daqueles que estão ao nosso redor, é o caráter de Cristo. Ter o caráter de Cristo é ser semelhante a Ele. Em Romanos 8:29 temos: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Predestinar é escolher antecipadamente alguém para um propósito ou destino específico. Diga: Eu fui escolhido por Cristo para ser conforme à sua imagem. O que isto quer dizer? Que Deus quer nos olhar e vê em nós o Seu Filho Jesus. Quando isto não acontece, Ele diz: “Não conheço esta pessoa”. Por isto, o texto de Romanos 8:29 diz: “...aos que antes conheceu”. Todos somos, por Deus, conhecidos em Cristo. Assim, também, devemos ser conhecidos por todos, como pessoas que refletem a imagem de Cristo. Aleluia!

A palavra produzir quer dizer dar existência; gerar, criar; fazer, realizar. Reproduzir Cristo na vida das pessoas é gerar nelas a imagem de Cristo, que se reflete através de nós. Geramos a imagem que está em nós. Cristo está em você? Se sim, gerará no outro a imagem de Jesus.

Como isto se processa?

1. Olhamos a Cristo e O refletimos aos outros

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” 2 Coríntios 3:18

Olhamos de “cara limpa”, descoberto, com sinceridade, como nós somos, o espelho espiritual. O que vemos? A glória do Senhor. No início, talvez, desvanecida, turva, mas à medida que fixamos os nossos olhos naquele que é o autor e consumador de nossa fé, Jesus Cristo, vamos, de glória em glória (vendo sempre a glória), sendo transformados na Sua imagem, pelo testificar do Espírito Santo de Deus. Quanto mais olho o Senhor, mais eu mostro a Sua imagem, Sua glória, aos outros. Aleluia! Se você estiver cheio de si mesmo, com os olhos no seu ego, transmitirá a sua própria imagem aos outros. “Geralmente, transmitimos aquilo que olhamos”. Primeiro para o nosso interior, e depois para fora de nós, aos outros. Se olhamos para Jesus, Ele estará em nós, e nós nEle, e todos aqueles que nos olharem, verão a glória de Cristo em nós.

2. Através do bom fruto

O fruto vem de uma semente plantada na terra, que gera uma árvore, e desta ele resulta. Existe todo um processo para chegar ao fruto:

a) Querer plantar a árvore certa.“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:16. Você precisa plantar a semente da árvore cujo fruto quer colher. Pelo fruto se conhece a árvore. A árvore certa na vida do crente é o Senhor Jesus Cristo. Plante-o em sua vida, e o seu fruto será conhecido como o fruto de Cristo, e todos gostarão de usufruir dEle. Aleluia! Ele é a Videira verdadeira, e ela produz frutos da verdade, trazendo libertação àqueles que comerem dEle: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:1,5).

b) Escolher a boa terra. “Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.” (Marcos 4:8).

“Em boa terra, à borda de muitas águas, estava ela plantada, para produzir ramos, e dar frutos, e ser excelente videira” (Ezequiel 17:8).

A boa terra é o reino de Deus. Ele está em seu coração. A semente nele plantada, produzirá frutos dignos de arrependimento: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;” (Mateus 3:8). Os seus frutos levarão àqueles que estão olhando-o, ao arrependimento. O seu fruto em Cristo é o verdadeiro testemunho que deve ser reproduzido nos outros. Isto é fazer discípulos. Produzir o fruto que é gerado em você, no outro.

c) Colher o fruto. “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos (2 Timóteo 2:6). Colhemos o fruto em nossa própria vida, como também, na vida dos outros. Que seja o bom fruto, para que todos sejam alvo do resultado de um plantio em Cristo: vidas saradas para Deus.

Imagem e frutos são resultados que se reproduzem. Refletir e frutificar de Cristo aos nossos discípulos, para que eles sejam dignos do Seu Mestre.

Ao líder: Faça a consolidação daqueles que estão chegando. Não deixe de levá-los a Cristo.
REPRODUZINDO O MELHOR DE CRISTO NAS PESSOAS (4)

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” 1CO 11:1
A Igreja de Cristo é formadora de opinião. Aqueles que estão ao nosso redor, querem perceber um novo referencial de vida. Quando algum escândalo expõe uma determinada igreja evangélica, todos aqueles que levam o nome de Cristo, são envolvidos e sofrem a mesma retalhação. Por quê? Porque há um movimento maligno para destruir a igreja de Cristo. Pirncipados e potestades estão de prontidão para tirarem a autoridade do povo de Deus, e o diabo tem ofertado um legado secular aos crentes e as igrejas têm caído nas malhas de satanás. Hoje, infelizmente, não há muita diferença entre o sagrado e o profano. As pessoas se convertem ao Senhor, querendo continuar a viver como viviam antes no mundo. Não vamos nos esquecer que a renovação vem pela transformação, e a tranformação vem por não tomarmos a forma do mundo. Nos transformamos para vivermos com Deus e para Ele (Romanos 12:2).

Creio que todo crente vive em evidência. Antes de sua conversão ele vivia apenas em um mundo físico e visível, quando recebeu Cristo em sua vida, passou a viver o sobrenatural de Deus, e, por isso, foi colocado em evidência no mundo espiritual; todos os seres invisíveis começaram a olhar com muita atenção a vida daquele que entregou-se a Cristo. Há todo um rebuliço nas trevas: o diabo tremeu e seus espíritos recuaram alarmados; No céu, os anjos fazem festa e a alegria toma conta da habitação de Deus; há um confronto no mundo espiritual: os anjos de Deus contra os demônios que aprisionavam aquele que vivia longe do Senhor. Você já pensou nisso, que quando se converteu a Cristo, destituiu espíritos que controlavam sua vida? A má notícia é que eles querem voltar a ter o controle, por isso a Bíblia diz que o diabo está ao redor buscando a quem possa tragar: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5:8).

Cristo é o exemplo a ser imitado. Quando seguimos a Jesus, seguimos o caminho de vitória. Ser exemplo de Cristo é imitá-lo em tudo. Quando reproduzimos Cristo no outro, estamos forjando o exemplo ou modelo da vida de Cristo. Ele deseja que façamos o que Ele fez. Jesus é o nosso referencial: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também” (João 13:15).

O apóstolo Paulo nos ensina como podemos ser modelo para aqueles que estão no mundo e precisam ser transformados:

1. Chamar a atenção para si ousadamente

“Sede meus imitadores”. Tenho ouvido muita gente dizer que devemos olhar para Cristo, e não para os homens. Em parte, isto é verdade, mas, se a igreja de Cristo é composta de pessoas humanas, estas manifestam o viver de Cristo. Aqueles que não conhecem Jesus, só o farão, olhando para os que fazem parte do corpo de Cristo. Nós somos os portadores da mensagem da cruz, a mensagem que liberta. Dependendo da nossa postura podemos demonstrar um evangelho que não muda as pessoas, pelo contrário, que as pioram. Infelizmente, muitos crentes têm chamado a atenção para si de uma forma pecaminosa, envergonhando a Cristo. O que mostram não é o exemplo do Senhor, mas a carnalidade de suas vidas: mentira, sensualidade, frieza espiritual, ódio, maledicência, e todas as obras da carne. Misericórdia!

Gosto de um texto de Atos, quando os apóstolos Pedro e João passavam junto a um aleijado que estava assentado à porta chamada Formosa: “Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:3-6). “Olha para nós” disse Pedro. Sim, precisamos ter esta autoridade diante das pessoas, como os apóstolos Paulo e Pedro tiveram. Você pode ter os olhos das pessoas sobre si? O que elas verão em você? Cristo ou ...? Como diz o texto de Atos 3: “Ele olhava atentamente, esperando receber alguma coisa”. As pessoas nos olham atentamente, e o que temos a oferecer? “Sede meus imitadores”, disse Paulo. “Eu tenho algo que vocês devem imitar”. Aleluia! Eu quero, também, influenciar as pessoas, levando-as a virem Jesus em mim.

2. Ter a Cristo como exemplo e imitá-lo

Paulo disse: “sede meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Eu posso levar as pessoas a imitar-me, enquanto imito a Cristo. Ele é, e deve ser, o meu referencial de conduta e vida com Deus. Esta colocação traz uma auto-afirmação; Paulo tinha a certeza de que a sua vida estava nas mãos do Senhor Jesus, e nós sabemos disto, pois ele disse: “estou crucificado com Cristo, portanto já não vivo eu, mas Cristo vive em mim”. O que deve ser imitado em nós, pelos nossos discipulos e por todos, é o viver de Cristo em nós.

A palavra imitar significa fazer ou reproduzir alguma coisa semelhante de... Seguir como norma, tomar por modelo. Eu resolvi tomar por modelo ou ser semelhante a Cristo, para reproduzí-lo nos meus discipulos e ovelhas. Quero que eles me imitem naquilo que imito ao Mestre por excelência, Jesus. Não vou “pular fora” de ser exemplo de vida com Deus, e gostaria que todos aqueles que nos seguem, possam ter a certeza de estarem seguindo as pegadas de Jesus. Você também não deseja ser assim? Seja bem-vindo ao Caminho de Cristo, onde só os verdadeiros discípulos andam.

CONCLUSÃO

O desejo do meu coração com este assunto, é levar você a visão de  líder, discipulo e ministro para a igreja do Deus vivo o Senhor Jesus Cristo. E a serem modelo  por onde forem, tendo autoridade diante de Deus, dos homens e sobre o diabo, para trazerem libertação àqueles que precisam ser transformados à imagem de Jesus Cristo. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário