domingo, 13 de novembro de 2016

DOUTRINA NA IGREJA DO SENOR JESUS CRISTO

DOUTRINA NA IGREJA DO SENOR JESUS CRISTO

 

     "Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornas-tes como necessitados de leite, e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não sòmente o bem, mas também o mal. Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno". Hebreus 5:12-14 6:1-2
     Este estudo foi inspirado no texto acima, do livro de Hebreus, e usa as seguintes fontes:
·      Bíblia Sagrada
·      Conhecendo as Doutrinas da Bíblia
·      Palestras em Teologia Sistemática
·      As Grandes Doutrina da Bíblia

1) ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS

A - O QUE É O PECADO
O Novo Testamento Descreve o Pecado como:
1 - Errar o Alvo; como o arqueiro que atira e erra; Errar o caminho; como viajante que sai do caminho certo.
2- Dívida: O homem deve a Deus a guarda de seus mandamentos; todo pecado cometido é contração de uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado, ou obter remissão da dívida (Mateus 6:12).
3 - Desordem: ''O pecado é iniquidade, literalmente desordem (1º João 3:4):
a) o pecador é um rebelde e um idólatra, porque deliberadamente quebra um mandamento, ao escolher a sua própria vontade ao invés de escolher a vontade de Deus; pior ainda, está se convertendo em Lei para si mesmo e, desta maneira, fazendo do ''eu'' uma divindade';
b) o pecado começou no coração de Lúcifer que disse: Eu serei; em oposição à vontade de Deus (Isaias 14:13-14).
c) o anticristo é o sem-lei (tradução literal de iníquo), porque se exalta sobre tudo que é adorado ou que é chamado Deus (2º Tessalonicenses 2:4-9).
d) o pecado é essencialmente obstinação e obstinação é pecado. O pecado destronaria a Deus. Na cruz de Jesus, poderiam ter sido escritas estas palavras: O pecado fez isto!
4 - Desobediência: Literalmente, ouvir mal, ouvir com falta de atenção (Hebreus 4:2, Lucas 8:18).
5 - Transgressão: Literalmente, ir além do limite. Os mandamentos de Deus são cercas, que impedem o homem de entrar em território perigoso e, desta maneira, sofrer prejuízo para sua alma (Romanos 4:15).
6 - Queda: falta, ou cair para um lado, no grego donde a expressão: cair no pecado. Pecar é cair num padrão de conduta (Efésios 4:17).
7 - Derrota - é o significado da palavra queda, em Romanos 11:12. Ao rejeitar a Cristo, a nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.
8 - Impiedade: de uma palavra que significa sem adoração, ou reverência. O homem ímpio é o que dá pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas. Estas não produzem nele nenhum sentimento de temor ou reverência. Ele está sem Deus porque não quer saber de Deus (Romanos 1:18; 2º Timóteo 2:16).
9 - O Erro: descreve aqueles pecados cometidos como fruto da ignorância, e, dessa maneira, diferenciam-se daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da Luz esclarecedora. O homem que, desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em maior grau de culpa do que aquele que é apanhado em falta, a que foi levado por sua debilidade (Hebreus 9:7)

B - A CONDIÇÃO PECAMINOSA EM QUE NASCE O HOMEM

É chamada de pecado original. Ela é chamada assim:
1 - Porque se deriva de Adão, o tronco original da raça humana (Gênesis 3:6).
2 - Porque está presente na vida de cada um desde o seu nascimento, por isso não pode ser considerado resultado de simples imitação (Jeremias 17:9).
3 - Porque é a raiz interna de todos os pecados atuais que mancham a vida do homem (Romanos 3:23).
4 - Segundo Santo Agostinho, a natureza do pecador, tanto física como moral, está de todo corrompida por causa do pecado de Adão, e, de tal maneira, que o homem não consegue fazer outra coisa a não ser pecar.
5 - ''Pecados Atuais'': são as ações externas que se executam através do corpo. São também todos aqueles maus pensamentos conscientes. São os pecados individuais de fato. O pecado original é um só, enquanto o pecado atual desdobra-se em diferentes classes, tais como atos ou atitudes. O que o Apóstolo João escreveu, pode nos ajudar a compreender melhor a diferença entre o pecado original e pecados atuais (1º João 1:8-9; Gálatas 5:19-21).
6 - Nossos pecados podem ser diferentes, mas o motivo que nos leva a cometê-los é sempre o mesmo: a escolha de interesses próprios ao invés dos de Deus. O ato público de Adão e Eva simplesmente expressa o pecado que já havia sido cometido no coração, ou seja, ''indisposição para fazer a vontade de Deus''.
a) O pecado de Adão e Eva (Gênesis 2:16-17; 3:4-6)
b) O pecado de Satanás (Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:11-16)
c) A hereditariedade do pecado (Romanos 5:12-18)

C - AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO

O pecado é tanto um ato como um estado.
Como rebelião contra a lei de Deus é um ato da vontade do homem; como separação de Deus é um estado pecaminoso, as escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado: primeiro é seguido por conseqüências desastrosas para sua alma; segundo trará da parte de Deus o positivo decreto de condenação.
1 - Como resultado da queda do homem, o seu relacionamento com Deus foi sensivelmente alterado. Destacam-se como conseqüências espirituais do pecado:
a) Morte Espiritual O termo ''morte'' é usado na Palavra de Deus para falar da separação entre o homem e Deus, por causa da queda do homem no princípio. Este ''é o estado em que se encontram todos os homens, até que permitam que Cristo lhes toque, vivificando-os (Romanos 5:12).
b) Perda da semelhança moral com Deus O homem foi criado para ser perfeito e para viver em perfeita comunhão com o seu ''Criador''. Contudo esse privilégio foi interrompido com a queda, levando o homem tantas vezes a níveis morais tão baixos, a ponto de identificar-se melhor com os irracionais do que com Deus que o criou (Gênesis 1:26-27).
c) Incompatibilidade com a vontade de Deus Após a queda, a mente do homem ficou bloqueada para a revelação da vontade de Deus, e condicionada à prática do pecado (Romanos 8:7-8). d) Escravidão ao pecado e ao Diabo Negligenciando o mandado de Deus e aceitando as insinuações do Diabo, o homem tornou-se escravo do pecado e do maligno (João 8:34,44)
2 - Conseqüências Físicas Além dos problemas ambientais e espirituais, a queda do homem trouxe conseqüências físicas de grandes proporções:
a) Existência Física Reduzida Destinado a viver eternamente, o homem teve reduzida a sua existência física (Gênesis 6:3).
b) Corrupção dos poderes do homem Um dos propósitos de Deus para o homem era de que ele exercesse domínio sobre todas as coisas criadas. Porém, na queda, além de perder a semelhança moral que tinha com Deus, todos os seus poderes se perverteram. Todos os seus pensamentos e desejos se corromperam (Gênesis 1:26)
c) Ainda que nem toda enfermidade seja causada pelo pecado, todas as enfermidades existem em conseqüência do pecado de Adão. ''A transgressão do homem foi como crime, a pior enormidade. Quanto à sua natureza não foi mera desobediência à lei divina. Foi a mais crassa infidelidade, o dar crédito antes ao diabo do que a Deus; foi descontentamento e inveja, ao pensar que Deus lhe havia negado aquilo que era essencial para sua felicidade; foi um orgulho imenso, ao desejar ser igual a Deus; foi furto, ao intrometer-se naquilo que Deus havia reservado para sí, como sinal de sua soberania; foi suicídio e homicídio, ao trazer a morte contra sí e contra toda a sua posteridade''. (Emery H. Bancroft).
d) A dispensação da Lei (Êxodo 20:1-7)
1 - O significado da lei de Deus é a expressão da vontade de Deus executada por seu poder.
2 - O propósito da Lei:
a) Não foi dada como um meio através do qual o homem pudesse ser salvo (Gálatas 3:21).
b) Não podia dar vida porque ''estava enferma pela carne'' (Romanos 8:3).
3 - Sua finalidade era revelar ao homem a dimensão de seu pecado para:
a) revelar a Santidade de Deus;
b) mostrar a incapacidade de o homem se salvar. (Romanos 3:19-20; 7:7).
e) A dispensação da Graça
1 - A aliança do antigo testamento com todos os seus preceitos e ordenanças era figura do sacrifício de Jesus para nossa salvação (Hebreus 9:1-15).
a) A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23).
b) Herdamos, assim, de Adão uma natureza decaída, que tende para a desobediência a Deus (Romanos 5:12).
c) Jesus morreu pelos nossos pecados, ressuscitou ao terceiro dia e nos providenciou perfeita salvação (I Coríntios 15:3-4; Romanos 10:9).

2) FÉ EM DEUS

A - A SALVAÇÃO DO PECADOR DEPENDE DE
a) a operação divina, na obra redentora de Cristo, já efetuada;
b) o acolhimento dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a conversão (1ºTimóteo 1:15).
VIMOS, NO ESTUDO ANTERIOR, A CONDIÇÃO DO HOMEM COMO PECADOR E PORTANTO EM DESARMONIA COM DEUS. DA PARTE DE DEUS, ESTÁ REALIZADO TUDO QUE É NECESSÁRIO À SALVAÇÃO DO HOMEM (Romanos 1:16; Efésios 2:4-10; 1ºTimóteo 1:15)

B - A SALVAÇÃO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
a) Quanto ao passado, somos salvos das penalidades do nosso pecado (Romanos 5:9).
b) Quanto ao presente, salvos do poder do pecado (Romanos 5:10; 1º Coríntios 1:18).
c) Quanto ao futuro, libertos da presença do pecado (Romanos 13:11; Hebreus 9:28). A salvação é dom de Deus (Efésios 2:8).

C) A CONVERSÃO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO HOMEM:
a) seu arrependimento do pecado e
b) sua fé ou confiança no Salvador (Mateus 18:3).
c) Converter-se significa voltar-se de uma direção para o sentido contrário, dar meia volta e caminhar em direção a Deus. O ponto de referencia é Deus. (Atos 3:19; 22:4-16; 1º Tessalonicenses 1:9-10).

D) A CONVERSÃO COMPREENDE DOIS FATORES, UM NEGATIVO E O OUTRO POSITIVO, O ARREPENDIMENTO E A FÉ.
a) A palavra traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de pensamento (Mateus 12:41; Atos 2:36-41).
b) É a revolta, consciente, do homem contra seu próprio pecado, que o leva a renegar esse pecado. Inclui três aspectos:
1) O aspecto intelectual O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de Deus, e de sua incapacidade de agradar a Deus (Mateus 3:1-2; Atos 17:30-31).
2) O aspecto emocional Pesar pelo seu pecado, como uma ofensa contra um Deus Santo e Justo (2º Corintios 7:9-10)
3) O aspecto volitivo Mudança de propósito, resolução íntima contra o pecado e disposição para buscar de Deus o perdão, purificação e poder (Atos 17:30-31; Romanos 2:4).
c) A fé é o aspecto positivo da conversão
1) No arrependimento já existe o fator fé (Lucas 7:30)
2) A fé em Jesus (Atos 20:21) além de reconhecer a verdade a respeito do Salvador, deposita n'Ele a confiança a ponto de receber d'Ele a Salvação, e de submeter-se integral e definitivamente ao seu domínio. Isto se chama ''obediência'' da fé (Romanos 1:5; 16:26).
3) O verbo ''crer'' no novo testamento tem este sentido, de se depositar confiança (João 3:15-16; 3:18;36; João 5:24; Atos 16:31).

E) A RECONCILIAÇÃO

     PELA SUA REBELIÃO, O HOMEM VIVE DE RELAÇÕES CORTADAS COM DEUS. QUANDO, PORÉM, ACOLHE O TESTEMUNHO DE DEUS A RESPEITO DO PECADO (ARREPENDIMENTO) E DA OBRA REDENTORA EFETUADA POR CRISTO (FÉ), ESTÁ, DESSE MODO, ATENDENDO À SOLICITAÇÃO FEITA EM NOME DE CRISTO PARA QUE SE RECONCILIE COM DEUS (2º Corintios 5:17-20).
     Passa existir plena harmonia entre ambos; deu-se a reconciliação do pecador com Deus:
a) Virá o dia em que essa reconciliação com Deus se estenderá a todas as coisas (Colossenses 1:20-22).
b) Desfeita assim a inimizade do homem com seu Criador, passa a existir Paz entre ambos.
c) O homem, que estava errado e sem razão, passou a concordar integralmente com Deus, dando a Ele razão em tudo.
d) Dessa reconciliação resulta a ''Paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo'' (Romanos 5:1).

F) O NOVO NASCIMENTO

     É tão profunda a transformação que o Espírito de Deus opera na pessoa que se converte, que Jesus a chama de Novo Nascimento (João 3:1-15)
a) É o principio da nova vida espiritual que Deus dá a quem estava ''morto nos delitos e pecados, ou seja, espiritualmente morto para Deus, e que agora passou da morte para a vida (1º João 3:14)
b) A conversão é o ato em que o próprio Deus busca o homem; e continua sua operação no novo nascimento que é sua obra exclusiva.
c) A nova vida que o homem receber ao nascer de novo é chamada Vida Eterna, o que indica a duração e profundidade dessa vida.
d) Trata-se não apenas da vida futura, além-túmulo (Tito 1:2; 3:7), mas de vida que o crente possui desde já (João 5:24; 6:47).

G) ADOÇÃO (FILHOS DE DEUS)

     Pelo nascimento físico, o homem é membro da família de Adão e, excluído, pelo pecado, da família de Deus. Nascido de novo, passa a fazer parte da família de Deus, recebendo pela adoção direitos que Cristo tinha por direito eterno (Romanos 8:17; Gálatas 4:1-7).
a) Apenas excepcionalmente, a Bíblia fala de Deus como pai de todos os homens, e isso no sentido de ser seu criador e preservador,Deus é Espírito e criou o homem de Si mesmo (Gn.1:27;criou o espírito do homem, Gn.2:7; criou Deus o corpo o invólucro do espírito)
b) A Bíblia reserva o nome de Pai para designar a nova relação que Ele assumiu para com aqueles que adotou como filhos, ou seja, aqueles que, nascidos do Espírito de Deus, são por Ele guiados (Romanos 8:14-17).
c) Estando o pecador identificado com Cristo, o Cordeiro de Deus que deu a vida para resgatá-lo possui da parte de Deus:
1) o pleno perdão ou remissão dos pecados (Hebreus 10:17-18; 2º Corintios 5:21);
2) A justificação legal da parte do justo Juiz (Romanos 8:33-34);
3) A Santificação que lhe possibilita a realização da nova vida.

H) A JUSTIFICAÇÃO

Justificar significa declarar justo, atribuir justiça a alguém.
1) O Senhor diz que ''não há justo, nem um sequer'' (Romanos 3:10), como pode um Deus Justo justificar o injusto? (Romanos 8:33).
2) O Apóstolo Paulo diz que podemos ter certeza da nossa justificação:
a) sobre que base? Pelo fato de ter Cristo morrido por nós... Justificados pelo Seu sangue (Romanos 5:8-9; 3:26).
b) por qual princípio? Gratuitamente por sua graça (Romanos 3:24).
3) Somente os que pela fé se identificam com a obra redentora de Cristo são justificados pela fé (Romanos 3:28).
a) A benção é oferecida a todos, porém, recebida só pelos que depositam sua confiança em Cristo (Romanos 3:22, 4:16; Gálatas 2:16).

I) A SANTIFICAÇÃO

     O termo santificado, na Bíblia, significa separado para determinado fim, e, especialmente, para o serviço de Deus. O Senhor santificou (separou) o sétimo dia (Gênesis 2:3); determinou que lhe fosse santificado (separado) todos os primogênitos de Israel (Êxodo 13:2); falou de alguém santificar (separar) sua casa para ser santa ao Senhor (Levítico 27:14); Jesus foi santificado (separado) pelo Pai e se santificou (separou) a nosso favor (João 10:36; 17:19). Em todos estes casos o sentido é de pôr à parte, para um fim ou missão especial, destacar para o serviço de Deus.
a) Identificado com Cristo pela fé; perdoado, justificado, e separado para o serviço de Deus, o homem convertido tem um novo interesse na vida.
1) o serviço de seu novo Senhor, para o qual foi destacado (Santificado);
2) o que mais o impede de realizar esse serviço é uma velha natureza considerada morta para Deus, mas, na prática, travando luta com o novo princípio de vida que está nele, o Espírito Santo.
1. A santificação é um ato imediato de Deus, mas, na prática, embora já realizada no propósito divino, torna-se um processo de desenvolvimento espiritual, à medida que o Espírito Santo vai dominando sua carne e transformando sua vida em verdadeiro culto (serviço) ao Pai (Romanos 12:1).
a) seu propósito é o de viver, não mais ele, mas Cristo, que nele vive, e assim sua vida vai se tornando santa. (1º Pedro 1:15-16; 2º Corintios 7:1; 1º Tessalonicenses 5:23).\


3) A DOUTRINA DOS BATISMOS

A) O BATISMO NAS ÁGUAS
1) O batismo nas águas simboliza principalmente duas grandes verdades: identificação e purificação. Pelo batismo de João, os judeus, inclusive o próprio Jesus, identificavam-se com a atitude que João apregoava, com relação ao pecado e à justiça (Mateus 3:1-10) pelo batismo Cristão.
2) Identificamo-nos com nosso salvador em sua morte, sepultura e ressurreição, reconhecendo-nos,, pela fé, mortos e ressuscitados com Ele (Romanos 6:3-11).
a) O batismo deve ser precedido do arrependimento (Mateus 3:6; Atos 2:38).
b) Simboliza nossa morte para o pecado e ressurreição para Deus (Romanos 6:3; Colossenses 2:12).
c) É uma ordenança de Jesus para todo o que crê (Mateus 28:19; Marcos 16:16).


4) O PROPÓSITO DO BATISMO
1)    Uma vez que só os salvos podem ser batizados, o batismo não tem como finalidade a salvação do batizando. O ato do batismo se constitui num testemunho público de que, aquele que a ele se submete, foi regenerado pela fé em Jesus Cristo. Assim, pelo batismo, o novo crente dá prova de haver morrido para o mundo, estando pronto para ser sepultado e ressuscitado para uma nova vida em Cristo. No entanto, se o crente vier a morrer antes de ser batizado nas águas, a sua condição de salvo continua inalterada (Lucas 23:42:43). Uma vez que o batismo não se constitui uma opção, mas uma ordenação do Senhor, todos os que crêem devem ser batizados. O Batismo nas águas deve ser por imersão, “EM NOME DE JESUS CRISTO", para perdão dos pecados, conforme as Escrituras  -(At. 2:38; Luc. 24:47; At. 8:12-16; 10:48; 19:5; 22:16; 1Cor. 1:13-15).  
2)    ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO
Perdão e remissão de pecados são obtidos através de arrependimento genuíno, confessando e abandonando os pecados. Nós fomos justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1). João Batista pregou o arrependimento, Jesus proclamou isso, e os Apóstolos enfatizaram aos judeus e Gentios. (Atos 2:38, 11:18, 17:30).
3)    A palavra "arrependimento" vem de várias palavras gregas que significam, mudança de opiniões e propósito, mudança de coração, mudança de pensamento, mudança de vida, transformação, etc.
Jesus disse, - "se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis " (Lucas 13:3).
Lucas 24:47 diz, "e que em seu nome se pregasse o arrependimento e aremissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém "
4)    BATISMO NAS ÁGUAS - Conceitos Bíblicos do Batismo Cristão
A Origem do Batismo
O rito de lavar com água, simbolizando a purificação religiosa, ou consagração a Deus, era usado pelos israelitas com muita freqüência, pelas ordenanças bíblicas da Lei. Crêem muitos que no tempo de Cristo, e em tempos anteriores e posteriores, os prosélitos do Judaísmo eram batizados. Assim, quando João Batista foi enviado por Deus, a pregar o arrependimento a Israel, aplicava o batismo a todos que aceitavam a sua mensagem (João 1:33). Este era o “batismo de arrependimento”, e não perdoava pecados, porque o doador do perdão ainda não tinha Se revelado, e mesmo após ter-Se revelado, o perdão dos pecados através do batismo, viria somente no Seu Nome, após a Sua glorificação (Luc. 24:45-47; At. 2:38).
5)    O Batismo de João continuou a ser praticado pelos seus seguidores, por algum tempo, mesmo após o nascimento da Igreja, no Dia de Pentecostes. Possivelmente, o batismo que os discípulos de Cristo praticavam (João 4:1,2) era uma seqüência do Batismo de João, pois alguns deles haviam seguido o Batista e agora eram discípulos do Senhor.
Como símbolo (ou sombra), Israel foi batizado na nuvem e no mar (nuvem de fogo = batismo no Espírito Santo; mar = batismo nas águas).
6)        O SIGNIFICADO DO BATISMO:
 Em termos literais,  a palavra vem do grego "baptizo",  que quer dizer "mergulho ou imersão", e significa "morte, sepultamento e ressurreição", à semelhança da morte de Cristo (Rom.6:3) - (morte  = arrependimento; sepultamento = batismo; ressurreição  = nova vida na fé do Evangelho). O batismo nas águas é o "novo nascimento" no Reino de Deus. É a exigência primária para nos tornarmos "membros do corpo de Cristo" (João 3:3-5). É o rito iniciatório da Religião - Evangelho de Jesus Cristo (Mc. 16:15).
7)    Através do batismo nas águas, "No nome de Jesus Cristo", temos a remissão dos pecados. O cristão, ao descer às águas batismais, estará ali deixando o "velho homem", remindo os seus pecados "EM NOME DE JESUS CRISTO" (Lucas 24:47; Atos 22:16);
8)    O batismo nas águas é o "testemunho" da fé em Jesus Cristo:  "Porque  três  são  os  que  testificam  na  terra: O Espírito, a água e o sangue; e estes três são unânimes em propósito” (1Jo. 5:7,8):
9)    a) o Espírito,  na vivificação (regeneração)  -Rom. 8:2,6  10,13; 1Cor. 15:45; 2Cor. 3:6);
b) a água, na lavagem do corpo para purifi-cação (Ef. 5:26;  Heb. 10:22;  Tito 3:5;  Joâo 3:5; 1Ped. 3:21);
c) o sangue, na expiação dos nossos pecados  (At. 20:28; Heb. 9:22; 1Ped. 1:18,19).
Cristo considerou tão importante este ato, que Ele mesmo batizou-Se para nosso exemplo, e destaca: "...quem crer e for batizado, será salvo".
10)           A FÓRMULA DO BATISMO:
As Escrituras nos ensinam que  há um só batismo (Ef. 4:5). Tendo sido o batismo bíblico realizado pelos apóstolos, em sua única fórmula, todas as vezes, "EM NOME DE JESUS CRISTO", e sendo a mensagem dos apóstolos, o fundamento da fé cristã   (Ef. 2:20), todo crente em Jesus Cristo, deve compreender que o texto bíblico de Mateus 28:19 "Ide, ensinai, batizando em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo,  foi uma ordem de Cristo aos discípulos, que necessitou de que o próprio Senhor Jesus lhes abrisse o entendimento  para que compreendessem as Escrituras, isto é, para que entendessem que o Pai, e o Filho, e o Espírito Santo não são três pessoas, nem são três nomes, mas três títulos do Deus único, que tem um nome, a saber: "JESUS CRISTO". (Lucas 24:45-49).
11)           O BATISMO REALIZADO
Os apóstolos entenderam, e não erraram, nem desobedeceram ao Senhor Jesus, quando da realização do primeiro batismo, mas usaram "O NOME" que o Senhor lhes deu, o Único que pode salvar (Atos 4:12; Mat. 1:21; etc.).
Os que argumentam que o batismo realizado por Pedro, em Atos 2:38, foi especificamente para os judeus, ainda não leram,  ou  negligenciam as demais Escrituras do Livro de Atos e das Epistolas, que nos informam que:
 Os samaritanos (At. 8:12-16); 4.2   - Os etíopes, através do eunuco (8:26-40);  4.3   - Os romanos (10:48);  4.4   - Os filipenses  (16:31-33);  4.5   - Os efésios (19:5);  4.6   - Os corintios  (1Co. 1:13-15),  4.7   - O apóstolo Paulo  (At. 22:16),  todos foram batizados “EM NOME DE JESUS CRISTO”, e não na   fórmula registrada por Mateus. É importante observarmos que quando da realização dos batismos pelos apóstolos, o Livro de Mateus ainda não havia sido escrito, pois o mesmo deve ter sido escrito após o Ano 60d.C.  Sendo os Livros de  Lucas e Atos, da mesma época (aproximadamente),  não faria sentido o registro por Mateus, no Cap. 28:19, a não ser para provar a "inspiração das Escrituras". Outro detalhe é que o apóstolo Mateus estava entre os doze presentes ao primeiro batismo (At. 1:13), e  não se opôs à fórmula, ou nome usado pelo apóstolo Pedro, para batizar quase três mil almas. Ou aceitamos o Batismo Bíblico Apostólico, ou deixamos em dúvida a total inspiração das Escrituras Sagradas, ou ainda deixamos em dúvida a autoridade dos apóstolos, concedida por Cristo para abrirem "as portas do Reino dos céus”, pela pregação do Evangelho, o que põe em risco a própria fé dos que não aceitam o batismo realizado por Pedro, dizendo que preferem crer nas palavras de Jesus, registradas por Mateus. Se a fé cristã está edificada sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, como ficaria a construção do edifício da nossa fé, se Pedro tivesse errado?
12)           O QUE DIZ A HISTÓRIA DA IGREJA:
Ao contrário do que afirmam os “teólogos” de nossa época, em seus livros de Doutrina,
A História da Igreja prova que: 
a) Entre os primeiros discípulos o batismo era, em geral, feito ‘Em o Nome de Jesus Cristo’.
b) Não há menção ao batismo em o nome da Trindade no Novo Testamento, a não ser no mandato atribuído a Cristo, em Mateus 28:19.
c) Os líderes cristãos do Século III continuaram a reconhecer a forma mais antiga e o batismo Em Nome de Cristo era considerado válido. (W.Walker, p.127)
13)           Todos os batismos realizados pelos apóstolos e pela Igreja Cristã, conforme as Escrituras, e segundo prova a História da Igreja, até cerca do ano 185d.C, foram “Em Nome de Jesus Cristo”, e não na forma trinitária.
A doutrina da Trindade, que divide o eterno e indivisível Deus,  em três Pessoas, foi introduzida na Igreja Cristã pelos chamados “pais da Igreja”: Tertuliano, Cipriano, Atanásio e outros, entre 185 a 250d.C., e oficializada pelo primeiro Papa-Imperador Constantino, no Concilio de Nicéia, no ano 325d.C. Tertuliano tornou-se o “pai da doutrina da Trindade”, como também o pai do termo “católica” para a Igreja, para dar-lhe o sentido de “universal”.  Foram esses mesmos teólogos que mudaram a fórmula batismal bíblica apostólica “Em Nome de Jesus Cristo”, para uma fórmula que viesse  satisfazer os seus conceitos pagãos. Infelizmente, os defensores da verdade da Unicidade de Deus e do Nome de Jesus cristo (Noelio, Sabelio, Calixto e outros), foram tachados de hereges, perseguidos, excomungados, e até martirizados. E embora tenham se passado tantos séculos, os “teólogos” cristãos de hoje nada tem feito pela verdade da Palavra de Deus, preferindo se acomodarem sobre uma doutrina padrão da Igreja Católica Romana.
14)           Batizamos Em Nome de Jesus Cristo, porquê:
\a) Este é o único batismo bíblico, e somente no Nome de Jesus Cristo há perdão para os nossos pecados, e em nenhum outro nome há salvação. (Luc. 24:47; 1João 2:12; Atos 4:12);
b) Aquele que nasceu de novo, tornou-se filho de Deus, deve aceitar o nome do Pai através do batismo,  para se tornar herdeiro.
c) Jesus Cristo é o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Is. 7:14; Mat. 1:23; João 17:6,12).
d) Jesus Cristo não é a segunda Pessoa. Ele é o Primeiro e o Último, o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, aquele que era, e que é,  e que há de vir, o Todo-Poderoso!
                                             
15) A Igreja universal e local ''EKKLESIA'', traduzida por igreja, deriva-se de EKKALED, verbo que significa ''chamar a parte'' (Deuteronômio 23:3; Salmo 22:25; Atos 7:38).
16) A igreja, corpo de Cristo (Romanos 12:4-8; 1º Corintios 12:12-28), essa maravilhosa figura desenvolvida por Paulo, destaca as seguintes características:
a) a disposição dos membros no corpo pelo próprio Deus (1º Corintios 12:18);
b) a diversidade de dons e funções desses membros (Romanos 12:4-11; Efésios 4:12);
c) a dependência, por parte do todo, de cada componente; nenhum é dispensável (1º Coríntios 12:21-23);
d) sua coordenação por Deus, para que não haja divisão no corpo (1º Coríntios 12:24b-25a);
e) a cooperação dos membros, com igual cuidado, em favor um dos outros (1º Coríntios 12:25b).
N.B.: A obra que Deus deseja realizar em nossas vidas será realizada através da igreja, daí a importância da igreja local para o desenvolvimento dessa obra. Por isso não devemos deixar de congregar-nos (Hebreus 10:24-25; Provérbios 18:1).

17) BÍBLIA SAGRADA, infalível Palavra de Deus, totalmente inspirada pelo Espírito Santo, e por isso a aceitamos plenamente como fonte de fé e doutrina (1Ped.1:20,21; 2Tim. 3:16,17; Rom. 15:4; João 5:39; Is. 8:20 34:16; At. 17.11; Luc. 24:33,44,45).                                                                                                      
18) EVANGELHO DE CRISTO, que é o poder de Deus para salvação de todo o que nele crê (Rom.1:16); a nova Aliança de Deus com os homens; a Dispensação da graça de Deus (Ef.3:2); o meio providenciado por Deus, para que o homem seja a Ele reaproximado (2Cor. 5:19). Isto é religião - "religação com Deus".                              
20)"ÚNICO E VERDADEIRO DEUS”, soberano e eterno Criador dos céus, da terra, e de todo o Universo; Criador de todos os seres viventes, inclusive o homem, coroa da criação, formado do pó da terra pelas mãos do Todo-Poderoso, à Sua imagem, conforme a Sua semelhança (Gen. cap.1; Deut. 4:35,39; 6:4; 32:39; Is. 42:5,8; 43:10,11; 44:6,8,24; 45:5,6,12,14,18,21,22; 44:9; Jer. 27:5; Jó Caps.38-41; Mc. 12:29,32; 1Cor. 8:4,6; 1Tim. 1:17; e 2:5; Judas v.25; Rom.16:27; Tiago 2:19, etc.).                                                                                     
21)Cremos que o eterno Deus revelou-Se ao mundo em corpo  humano, em  JESUS CRISTO  (Jo. 1:1-14; 2Cor. 5:19; João 14:9; Is. 7:14; 9:6; Mat. 1:21,23,etc). 
22)Cremos no Batismo do Espírito Santo,  com o sinal de falar "novas línguas, e nos dons espirituais, em cumprimento à promessa de Deus através do profeta Joel, que nos últimos dias derramaria do Seu Espírito sobre toda carne (Joel 2:28), e que se cumpriu na Igreja de Cristo, no Dia de Pentecostes” (Atos 2: 1-4);                                
21)Cremos na Segunda Vinda de Cristo, em dois estágios:  Primeiro, para arrebatar a Sua Igreja (1Tess. 4:13-18 e 5:1,etc.),  e, Segundo, para estabelecer o Milênio (o reinado de 1000 anos de Paz e Justiça Universal) sob o domínio de Jesus Cristo - O Rei do reis (Apoc.11:15-18; 20:1-7, etc.).  
23) Celebramos a Santa Ceia do Senhor, em memória da sua morte, e anunciando a sua volta, utilizando o pão (sem fermento ou outras composições) que tipifica o seu corpo, e o vinho (puro, produto da vide) que tipifica o seu sangue que por nós foi derramado.                                                                                                                    
24) Ensinamos que os crentes em Jesus Cristo devem pagar os dízimos. O Dízimo é o "Plano financeiro de Deus para a Sua Obra na terra". "DIZIMO" significa "a décima parte" das rendas, consagrada ao Senhor (Ml. 3:10; Pv. 3:9,10 e refs.).        
25) Guardamos o Dia do Senhor, o Domingo, reservando-o para o louvor a Deus, estudo e meditação na sua bendita Palavra.                                                                                                                                              
Não apoiamos o extremismo (fanatismo) religioso sob qualquer pretexto, pois a Palavra de Deus nos ensina a sermos: "moderados, tratáveis e pacíficos...” (Tiago 3:17; 1Ped. 3:15).                                                                   
26) A BÍBLIA SAGRADA
a Bíblia Sagrada é inspirada por Deus; a Palavra de Deus é infalível . "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, " (2 Timoteo 3:16)..
A Bíblia é a única autoridade de Deus-determinada que o homem possui; portanto, toda a doutrina, fé, esperança, e toda a instrução para a igreja devem ser fundadas em, e harmoniza com, a Bíblia. Será lida e será estudada em todos lugares por todos os homens, e só pode ser entendido claramente por esses que são ungidos pelo Espírito Santo (1 João 2:27). "... porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. " (2 Pedro 1:20, 21)..
27) ÚNICO E VERDADEIRO DEUS
Nós cremos no único Deus imortal, eterno: infinito em poder, Santo em natureza, atributos e propósito; e possuidor da deidade absoluta, indivisível. Este verdadeiro Deus é o que se revelou como Pai, pelo seu Filho, em redenção,; e como o Espírito Santo, através de emanação. (1 Cor. 8:6; Efés. 4:6; 2 Cor. 5:19; Joel 2:28).
A Bíblia Sagrada, prova a existência de Deus; afirma, assume e declara que o conhecimento de Deus é universal. (Romanos 1:19, 21, 28, 32,; 2:15). Deus é invisível, incorpóreo, sem partes, sem corpo, e portanto livre de todas as limitações. Ele é Espírito (João 4:24), e um espírito não possui carne e ossos. (Lucas 24:39). O primeiro se todos os mandamentos é, ouve, O Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Marcos 12:29; Deut. 6:4). "um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos " (Efe. 4:6).
Este é o único Deus verdadeiro que se manifestou no Antigo Testamento de diversas maneiras; no Filho enquanto Ele caminhou entre homens; como o Espírito Santo depois da ascensão.
28) O FILHO DE DEUS
O único e verdadeiro Deus, o YHWH(Yahweh) Senhor Adonay no Hebraico no Antigo Testamento. E que no Grego Kurios no novo Testamento, tomando Ele mesmo a forma de homem, e como o Filho de homem, nasceu da virgem Maria. Como diz Paulo "e sem controvérsia grande é o mistério da Piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos Gentios, crido no mundo, recebido em cima na glória" (1 Timoteo 3:16).
"Ele veio até os seus, e os seus não O recebeu (João 1:11). Este único e verdadeiro Deus foi manifestado na carne, quer dizer, no seu Filho Jesus Cristo . "...a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. " (2 Cor. 5:19). Nós cremos que, "... n"Ele ( Jesus) habitava corporalmente toda a plenitude da Divindade " (Col. 2:9). "Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude " (Col. 1:19). Portanto, Jesus na sua humanidade era homem; na sua divindade era e é Deus. A sua carne era o cordeiro, ou o sacrifício de Deus. Ele é o único mediador entre Deus e o homem. "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, " (1 Timoteo 2:5). Jesus no lado do seu Pai era divino, no lado da sua mãe, humano; Assim, Ele era conhecido como o Filho de Deus e também o filho do homem, ou o Deus-homem.  "Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou. " (1 Cor. 15:27). "Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. " (1 Cor. 15:28).
Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.(Apoc. 1:8).
29) O NOME DE DEUS ATRAVÉS DA ESCRITURAS
Deus usou diferentes títulos, como "Elohim" (Deus), "Adonay" (Senhor), e muitos outros nomes-títulos, que revelam o seu caráter em favor do seu povo.
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; " (Isaias 9:6). Esta profecia de Isaias foi cumprida quando o Filho de Deus foi nomeado, "Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles." (o Mat. 1:21).
"E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. " (Atos 4:12).

30) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
     Nesta seção trataremos de outro modo de operação do Espírito Santo no crente: A sua obra vitalizante. Esta última fase da obra do Espírito Santo é apresentada na promessa de Cristo. ''Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas'' (Atos 1:8).
João o Batista, em Mateus 3:11, diz, "...Ele o batizará com o Espírito Santo, e com fogo."
Jesus, em Atos 1:5, Diz, "...mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias ."
Lucas nos fala Atos 2:4, todos eles foram cheios com o Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas (idiomas), coforme o o Espírito lhes concedia que falasse." "Os termos batizar com o Espírito Santo e fogo", "cheio do Espírito Santo", e o "dom do Espírito Santo" são palavras sinônimas usadas intercambiavel na Bíblia. É bíblico pensar que todos que recebem o dom, encimento, ou batismo do Espírito Santo receberam o mesmo sinal físico, inicial de falar em outras línguas.
31) A oração em outras línguas, como registrado em Atos 2:4, 10:46, e 19:6, e o dom de línguas, como explicado em 1 coríntios, capítulos 12 e 14, é o mesmo em essência, mas diferente em uso e propósito.  O Senhor, falou pelo Profeta Joel: "eu derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; ..." (Joel 2:28). Pedro, explicando esta experiência fenomenal, disse, Ele ( Jesus) tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis . (Atos 2:33). Mais adiante, "... Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar ". (Atos 2:39).
1) A característica principal dessa promessa: Poder para servir e não regeneração para a vida eterna. Sempre que lemos acerca do Espírito Santo vindo sobre, repousando sobre, ou enchendo as pessoas, a referência nunca se refere à obra salvadora do Espírito, mas sempre ao poder para servir.
2) A quem foi dirigida: A homens que já estavam em relação íntima com Cristo. Foram enviados a pregar, armados de poder espiritual para esse propósito (Mateus 10:1).
a) A eles foi dito: ''Os vossos nomes estão escritos nos céus (Lucas 10:20).
b) Sua condição moral foi descrita nas Palavras: ''Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado'' (João 15:3).
c) Sua relação com Cristo foi ilustrada com a figura: ''Eu sou a videira, vós os ramos'' (João 15:5).
d) Eles conheciam a presença do Espírito Santo com eles (João 14:17), e sentiram o sopro de Jesus ressuscitado a dizer: ''Recebei o Espírito Santo'' (João 20:22).
e) Estes fatos demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo e ser seu discípulo e, contudo carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:18.
3) O que acompanhava o cumprimento da promessa: Houve manifestações sobrenaturais, sendo que a mais importante e comum foi o milagre de falar em outras línguas. Este dom acompanhava sempre a experiência sobrenatural do batismo no Espírito Santo (Atos 10:44-47).
a) Essa experiência é descrita como ser cheio do Espírito Santo. Aqueles que foram batizados com o Espírito Santo no dia de Pentecostes também foram cheios do Espírito (Atos 2:1-4).
Os fatos acima expostos nos levam à conclusão de que o crente pode experimentar um revestimento de poder, experiência suplementar e subseqüente à conversão, cuja manifestação inicial se evidencia pelo milagre de falar em língua por ele nunca aprendida.
b) O propósito especial do Espírito Santo é dar energia à natureza humana para um serviço especial para Deus, e, resultando em uma expressão externa de caráter sobrenatural. De uma maneira geral, Paulo se refere a essa expressão exterior como a ''manifestação do Espírito (1º Corintios 12:7).
4) Para receber o batismo com o Espírito Santo, uma atitude correta é essencial:
a) Os primeiros crentes que receberam o Espírito Santo ''perseveraram unânimes em oração'' (Atos 1:4).
b) A recepção do dom do Espírito Santo, subseqüente à conversão, está ligado às orações dos obreiros-cristãos (Atos 8:14-17).
c) Também está ligado às orações em comum na igreja:
1) Depois que os cristãos de Jerusalém oraram para receber coragem para pregar a Palavra, ''moveu-se o lugar em que estavam reunidos e todos foram cheios do Espírito Santo'' (Atos 4:31).
d) Um derramamento espontâneo, como foi o caso das pessoas que estavam na casa de Cornélio (Atos 10:44-47).
e) Oração individual: Saulo de Tarso jejuou e orou três dias antes de ser cheio do Espírito Santo (Atos 9:9 e 17).
f) Obediência: O Espírito Santo é a pessoa que Deus deu àqueles que Lhe obedecem (Atos 5:32).
5) Donde concluímos que uma das características do verdadeiro cristão é ser submisso a autoridade do Senhor, da Igreja e a todas as outras autoridades, pois o princípio de Deus é a autoridade (Hebreus 13:17; Mateus 28:18).

  
32) IMPOSIÇÃO DE MÃOS
A) AUTORIDADE É UM PRINCÍPIO DO REINO DE DEUS
1) Deus criou todas as coisas. Tudo está sujeito à sua autoridade, uma vez que tudo foi criado por Ele e para Ele (Eclesiastes 3:11; Colossenses 1:16).
a) Deus não exerce seu domínio pela força, mas pelo reconhecimento do seu amor para conosco. Só se sujeita incondicionalmente à vontade de Deus quem confia plenamente nEle (João 4:34).
b) Aqueles que não estão dispostos a aceitar a vontade de Deus, vivem em estado de rebelião o que caracteriza o pecado (Romanos 1:32).
2) O princípio de rebelião não pode conviver pacificamente com o princípio de autoridade. No coração do rebelde está o desejo de ocupar o lugar de Deus, de ser seu próprio deus, de ditar suas próprias normas do bem e mal. Após o Juízo final estes dois princípios estarão eternamente separados, caso contrário, o caos reinaria eternamente na criação.

B) A REBELIÃO DO HOMEM E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
1) A primeira criatura de Deus que se rebelou foi Lúcifer, quando arregimentou um quarto dos anjos do céu. Como conseqüência, foi destituído do seu cargo, expulso do céu e lançado na terra (Ezequiel 28:11-17).
a) Satanás e seus anjos tomaram uma decisão eterna de não reconhecer a autoridade de Deus.
2) O segundo capítulo de Gênesis relata o fato da queda do homem, informando acerca do primeiro lar do homem, sua inteligência, seu serviço no jardim do Éden, as duas árvores e o primeiro matrimônio. Menciona especialmente as duas árvores, a do conhecimento do bem e do mal e a árvore da vida. Essas duas árvores pareciam dizer a nossos primeiros pais: ''Se seguirdes o bem e rejeitares o mal, tereis a vida'' (Deuteronômio 30:15).
a) Porque a árvore proibida foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o homem pudesse, amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira desenvolver seu caráter (Gênesis 2:15-17).
b) A serpente, astutamente, semeia dúvidas e suspeitas no coração de Eva. (Gênesis 3:1-6) por meio da pergunta no versículo 1, lança a tríplice dúvida acerca de Deus.
b.1 - dúvida sobre a bondade de Deus;
b.2 - dúvida sobre a retidão de Deus;
b.3 - dúvida sobre a Santidade de Deus.
3) Quando Adão comeu do fruto, tudo que estava sob sua autoridade sofreu as conseqüências da rebelião. O casal sofre imediatamente a morte espiritual, a separação de Deus, a morte passou a toda sua descendência. Além disso, Adão entregou ao Diabo todo domínio e autoridade que Deus havia lhe concedido(Gênesis 3:6; Lucas 4:5-7).

C) A MISSÃO DE JESUS COMO HOMEM
1) Ao se fazer como a criatura, sendo gerado homem, Jesus atingiu três objetivos básicos relacionados ao princípio de autoridade:
a) submeter-se como criatura ao princípio de autoridade de Deus (Filipenses 2:6-8);
b) substituir o homem no castigo que pesava sobre a rebelião (Isaias 53:5-6; Gálatas 3:13; 1º Corintios 15:3);
c) reimplantar o princípio de autoridade na vida de todos que reconhecem o amor de Deus (Romanos 5:19).
2) O primeiro objetivo, Jesus cumpriu sendo obediente até a morte e morte de cruz. Apesar de tentado a desobedecer ao Pai como nenhum outro o foi, Jesus jamais satisfez sua vontade própria de homem. Sua plena submissão ao Pai aprovou definitivamente o princípio de autoridade para toda a criação.
3) O segundo objetivo, ele atingiu ao sofrer na cruz, sem nunca ter se rebelado, todo o castigo que pesava sobre os rebeldes. Sofreu a morte física e também a separação do Pai (Marcos 15:34).
4) O terceiro objetivo ele alcançou na ressurreição, sendo glorificado pelo pai como Senhor e cabeça de todas as coisas (Colossenses 1:17-19). É a vida de Cristo em nós que nos permite a perfeita e suprema submissão à vontade de Deus. Só pode fazer parte do Reino de Deus aquele cuja cabeça é Jesus.

D) DEUS DELEGA AUTORIDADE
1) Toda autoridade procede de Deus. Deus governa seu reino, delegando autoridade aos que O servem.
a) Reconhecer a autoridade de Deus implica reconhecer as autoridades levantadas por Ele em todos os âmbitos da vida: na família, no trabalho, no governo, na sua igreja, etc (Romanos 13:1-7).
b) Devemos entender que a autoridade não está na pessoa, mas na posição que ela ocupa.
c) Um governador tem autoridade de governar enquanto estiver no governo.
d) A autoridade em sí é boa, pois procede de Deus, mas a pessoa que a exerce pode ser boa ou má.
e) Deus levanta e destitui reis. É Ele quem inclina o coração dos reis para onde quer.

E) O EXERCÍCIO DE AUTORIDADE
1) Sobre os Demônios:
a) Jesus venceu os principados e potestades, expondo-os publicamente à vergonha da derrota (Colossenses 2:15).
b) Obtemos plenamente os benefícios desta vitória quando exercemos toda a autoridade que Jesus concedeu-nos sobre eles.
c) Os Demônios são obrigados a obedecer a nossas ordens, pois quando ordenamos é como se o Senhor mesmo ordenasse.
d) Muitos crentes desconhecem a autoridade que têm e, quando se defrontam com o reino das trevas, buscam socorro em Deus, mas o Senhor já lhes concedeu tudo o que necessitam para vencer e permanecer inabaláveis (Efésios 6:13-18).
2) Sobre as Enfermidades:
a) Toda as enfermidades resultam do pecado (Romanos 5:12).
b) É certo que o pecado não domina mais aquele que está em Cristo. Mas também é certo que o pecado ainda habita em nossa natureza carnal, pelo que Paulo afirma: ''Esmurro meu corpo todos os dias''.
c) Devido à presença do pecado, este corpo será destruído para ressuscitar um corpo incorruptível (Mais sobre este assunto no Estudo 5).
d) A destruição do nosso corpo carnal faz parte do plano de Deus e a enfermidade pode servir a este propósito.
e) Por outro lado, a enfermidade pode proceder de Satanás servindo para matar, roubar e destruir nossa alegria e paz.
f) Jesus concedeu-nos autoridade para curar os enfermos escravizados pelo Diabo, libertando-os dos seus sofrimentos. Por isso devemos sempre orar expulsando a enfermidade.
3) Na pregação do Evangelho:
a) A ordem de Jesus é para que o evangelho seja pregado por todo o mundo, quer queiram ouvir, quer não.
b) Ao anunciar Jesus, precisamos saber que Deus sustenta sua palavra com sinais e prodígios, e que ela não volta ao Senhor antes de haver efetuado a obra para a qual foi designada. Pregar com autoridade significa confiar que Deus se encarregará de provar ao incrédulo a veracidade do nosso testemunho (Marcos 16:17-18; Ezequiel 12:25).

F) O PRINCÍPIO DE AUTORIDADE NA IGREJA LOCAL
1) Ninguém pode servir a Deus de forma isolada. A congregação é o meio utilizado pelo Senhor para ensinar-nos a submissão e o exercício de autoridade (Hebreus 10:23-25):
a) Na igreja primitiva, as congregações estavam ligadas por um único espírito.
b) Cada congregação tinha um sistema de governo próprio e independente, formado pelo pastor, presbíteros, anciãos e membros.
c) Submeter-se a Cristo implica em primeira instância, submeter-se às autoridades da igreja local. Ao conselho da igreja cabe a responsabilidade de zelar pela conduta de seus membros (Hebreus 13:7, 17)

33) RESSURREIÇÃO DOS MORTOS

A) A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO
1) Os Coríntios como os demais gregos eram um povo de grande capacidade intelectual e amantes de especulações filosóficas. O Apóstolo Paulo previu que, sob a influência do espírito grego, o ensino da igreja de Corinto poderia fazer com que o evangelho se dissipasse em lindo, porém impotente sistema de filosofia e ética:
a) O Apóstolo desafiou a veracidade desse ensino (1º Coríntios 15:12).
b) Tomando esse erro como ponto de partida, Paulo expôs a doutrina verdadeira, entregando ao mundo o grande capítulo da ressurreição(leiam em casa 1ª Coríntios 15).
2) No princípio Deus criou tanto o Espírito como o corpo, e, quando se uniram espírito e corpo como unidade vivente, o homem tornou-se alma vivente (Gênesis 2:7):
a) O homem foi criado imortal no sentido de que ele não precisava morrer, mas mortal no sentido de que poderia morrer se desobedecesse a Deus (Gênesis 2:16-17).
b) Se o homem tivesse permanecido fiel, possivelmente teria sido trasladado, pois a trasladação parece ser o meio perfeito que Deus usa para remover da terra os seres humanos (2 Reis 2:11).
c) O homem pecou, perdeu o direito à árvore da vida, e em resultado disso começou a morrer, processo que culminou na separação do espírito do corpo (Gênesis 3:22).
d) A morte física foi a expressão externa da morte espiritual, a qual é a conseqüência do pecado.
e) Desde que o corpo é parte integrante da personalidade do homem, sua salvação e sua imortalidade não se completam enquanto não for ressuscitado e glorificado. Assim ensina o novo testamento. (1º Coríntios 15:53-54; Filipenses 3:20-21).
f) O homem se compõe tanto de alma como de corpo, sua redenção deve incluir a vivificação dos dois, da alma e do corpo. Embora o homem se torne justo perante Deus e vivo espiritualmente (Efésios 2:1), seu corpo morrerá como resultado da sua herança racial de Adão.





B) O FATO E NATUREZA DO ESTADO INTERMEDIÁRIO:
1) O velho testamento ensina que há uma vida depois da morte:
a) Mostra que todos os homens vão ao SHEOL (O hades do novo testamento).
b) Os ímpios vão para lá (Salmos 9:17; Isaias 5:14).
c) Lemos que Coré e Abirão desceram vivos ao Sheol (Números 16:33).
d) Os justos também vão para lá (Jó 14:13; Salmos 6:5; 16:10).
e) Ezequias considerava a morte como ''entrar nas portas do além'' (Isaias 38:10).
2) Também o novo testamento mostra que tanto os maus como os justos desciam ao hades, antes da ressurreição de Cristo:
a) Lemos que o rico desceu ao hades e ele e Lázaro estavam tão próximos que dava para conversarem um com o outro naquela região (Lucas 16:19-31).
b) O próprio Jesus desceu ao hades (Atos 2:27-31).
c) Cristo tem agora as chaves da morte e do hades (Apocalipse 1:18).
d) Um dia, a morte e o hades devolverão os mortos que neles há (Apocalipse 20:13-14).
3) Se, então, as escrituras ensinavam que há uma existência depois da morte, esta seria uma existência consciente?
a) É o que é sugerido no velho testamento e ensinado claramente no novo testamento (Mateus22:31-32; Lucas 23:40-43).
b) O novo testamento indica que haviam dois compartimentos no hades, um para os maus e outro para os bons. O que era reservado para os bons chamava-se Paraíso.
c) Depois da ressurreição de Jesus, parece ter havido uma mudança. Agora os crentes vão à presença de Cristo quando morrem (2º Coríntios 5:6-9).
d) Paulo expressou o desejo de ''partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor'' (Filipenses 1:23).
e) ''As almas dos que tinham sido mortos'' estavam debaixo do altar e conscientes (Apocalipse 6:9-11).
f) Quando Jesus ressuscitou, Ele levou não apenas as primícias daqueles a quem ressuscitou corporalmente (Mateus 27:52-53), mas também as almas de todos os justos que estavam no hades (Efésios 4:8; Salmos 68:18).

C) O ENSINAMENTO DO VELHO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO DO CORPO
1) Para começar, o velho testamento registra a ressurreição do corpo de pelo menos três pessoas:
a) o filho da viúva (1º Reis 17:21-22);
b) o filho da Sunamita (2º Reis 4:32-36);
c) o homem que reviveu ao tocar os ossos de Eliseu (2º Reis 13:21). 2) Abraão esperava que Deus levantasse Isaque dos mortos no Monte Moriá (Gênesis 22:5; Hebreus 11:19).
3) Jó esperava ver a Deus em seu corpo (Jó 19:25-27).
4) Notamos ainda a expectativa de Isaías de uma ressurreição do corpo (Isaias 26:19).

D) O ENSINAMENTO DO NOVO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO DO CORPO
1) O novo testamento registra a ressurreição de cinco pessoas:
a) a filha de Jairo (Mateus 9:24-25);
b) o jovem de Naim (Lucas 7:14-15);
c) Lázaro (João 11:43-44);
d) Dorcas (Atos 9:40-41);
e) Êutico (Atos 20:9-12).
2) O próprio Senhor Jesus ensinou sobre uma futura ressurreição (João 5:28-29; 6:39-40,44,54).
3) Os Apóstolos ensinaram isso (Atos 24:15; 1º Tessalonissenses 4:14-16; Apocalipse 20:4-6).
4) Finalmente, a ressurreição de Cristo é a garantia de nossa própria ressurreição (1º Coríntios 15:20-22; 2º Coríntios 4:14; Romanos 8:11):
a) Ele não só destruiu a morte como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho (2º Timóteo 1:10).
b) Há, portanto, prova abundante de que, tanto o velho como o novo testamento ensinam a ressurreição do corpo.

E) A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO
1) Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e em que corpo vêm? (1º Coríntios 15:35).
2) Observemos primeiro que as escrituras falam de três tipos de ressurreição:
a) uma ressurreição judicial, na qual o crente foi ressuscitado com Cristo (Romanos 6:4-5; Efésios 2:5-6);
b) uma ressurreição espiritual, equivalente à regeneração (João 5:25-26);
c) uma ressurreição física (João 5:28-29);
d) Estamos interessados agora na ressurreição física.
3) As escrituras indicam que o corpo será ressurreto de, pelo menos, quatro maneiras.
a) Em declarações claras a esse respeito (Jó 19:25-26; João 5:28-29; 1º Corintios 15:44).
b) Quanto aos dois tipos de corpos mencionados na última referência, STRONG diz: ''Esses adjetivos ''psíquico'' e ''espiritual'' não definem o material dos respectivos corpos, mas sim aqueles corpos em suas relações e adaptações, em seus poderes e usos. O corpo presente é adaptado e planejado para o uso da alma; o corpo da ressurreição será adaptado e planejado para o uso do espírito.''
c) Na declaração de que o corpo está incluído em nossa redenção (Romanos 8:23-26; 1º Coríntios 6:13-15).
d) Quando Cristo morreu por nós, morreu pelo homem todo. Os benefícios completos de sua expiação não são cumpridos até que o corpo tenha sido tornado imortal por Deus, o que se dará na ressurreição.
e) No tipo de corpo com que Jesus ressuscitou, Ele ressurgiu em um corpo físico (Lucas 24:39; João 20:27).
f) Na literalidade da volta e julgamentos do Senhor. O homem Cristo Jesus voltará para julgar, não espíritos incorpóreos, mas sim homens corpóreos (1º Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 20:11-13).

F) OS CORPOS DOS CRENTES
1) Diversas passagens declaram ou dão a entender que o corpo ressurreto dos crentes será semelhante ao corpo glorificado de Cristo (Filipenses 3:21; 1º João 3:2; 1º Coríntios 15:49).
2) Alguns detalhes podem ser mencionados de 1º Coríntios 15:
a) Lemos que não será composto de carne e sangue (1º Coríntios 15:50-51).
b) Depois da ressurreição, Jesus diz que seu corpo é composto de ''carne e ossos'' (Lucas 24:39).
c) Novamente nossos corpos serão incorruptíveis, não estando, portanto, sujeitos à doença, decomposição e morte (1º Coríntios 15:42, 53-54).
d) Será um corpo glorioso, poderoso, espiritual e, finalmente, será um corpo celestial (1º Coríntios 15:43-44, 47, 49).

G) OS CORPOS DOS NÃO CRENTES
1) Jesus declarou que está chegando a hora quando todos que estiverem na sepultura sairão, alguns para a ressurreição da vida, e alguns para a ressurreição do juízo (João 5:28-29).
2) Diante de Félix, Paulo declarou que Israel tinha esperança em Deus ''de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos''(Atos 24:15).
3) No livro de Daniel, está escrito que muitos dos que dormem no pó ressuscitarão ''para vergonha e horror eterno'' (Daniel 12:2).
4) No Apocalipse é ensinado que ''os não salvos'' serão ressuscitados, julgados e lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:12-13).
5) A curiosidade nos levaria a uma investigação da natureza deste corpo ressurreto, mas o silêncio da escritura quanto a esse ponto indica que devemos nos contentar com as coisas que nos foram reveladas.

H) A BÍBLIA NOS ENSINA QUE HAVERÁ DUAS RESSURREIÇÕES (Apocalipse 20:4-6).
1) A primeira ressurreição terá lugar quando Cristo vier nos ares (1º Tessalonicenses 4:16; 1º Corintios 15:23).
2) Não há dúvida de que todos os salvos dos tempos do velho testamento e do novo testamento até aquele momento, serão então ressuscitados.
3) Os que forem mortos durante a tribulação aparentemente serão ressuscitados no momento da vinda de Cristo a terra. Assim, a primeira ressurreição estará completa (Apoc. 20:4-5).

I) A SEGUNDA RESSURREIÇÃO TERÁ LUGAR MIL ANOS MAIS TARDE (Apocalipse 20:5; 11:13)
1) Parece que Deus é tão longânimo quanto possível com os que morreram sem ser salvos. Estão em tormento no estado intermediário, mas ainda não estão no lugar do castigo final. Assim, a bondade de Deus faz adiar o dia do acerto final de contas para até depois do milênio. Mas, embora demore, certamente virá!
34)  JUÍZO ETERNO

A) A BÍBLIA É UM LIVRO HISTÓRICO, DOUTRINÁRIO E PROFÉTICO. O ESTUDO DE APOCALIPSE ABRANGE ESTAS TRÊS ÁREAS:
1) O Aspecto Histórico:
a) O mundo já conheceu seis impérios: o Egípcio, o Assírio, o Babilônico, o Medo-persa, o Grego e por fim o Romano. Todos estiveram diretamente envolvidos com Israel, o Povo de Deus.
b) O Egito tornou-se uma grande nação por causa de José, Filho de Jacó, e foi destruído quando perseguia Israel no mar vermelho (Gênesis 39:1-2; Êxodos 14:26-28).
c) O Babilônico foi levantado para castigar Israel através de Nabucodonosor. Foi destruído quando Belsazar abusou do Senhor, bebendo vinho nos jarros santos, que seu pai havia tirado do templo em Jerusalém (2º Reis 25:8-10; Deuteronômio 5:1-4).
d) O Assírio foi derrubado por Deus quando Senaqueribe cercou Jerusalém e zombou do Senhor (2º Reis 18:19).
e) O Império Medo-Persa, este intimamente relacionado ao povo judeu, conforme registram os livros de Neemias, Esdras e Ester, escritos nesta época.
f) O Império Grego e sua queda foi vaticinada por Daniel no capítulo 8:5, 16 e 21, onde é feita uma alusão a Alexandre, o Grande, como o Bode Peludo que destruiria o império Medo-Persa. Este império foi destruído quando um dos quatro reis, sucessores de Alexandre (Daniel 8:23-24), que eram seus generais, chamados Ptolomeu, Seleuco, Antípater e Filétero, invadiu Jerusalém e sacrificou uma porca no altar, zombando de Deus (Daniel 11).
g) Jesus nasceu durante o império Romano, profetizado por Daniel como o quarto reino que se levantaria após o Babilônico (Daniel 2:39-40). Daniel profetizou que o império Romano destruiria Jerusalém e o templo, após o messias ter sido tirado (Daniel 9:25-26; Lucas 21:5-6), o que Jesus confirmou. Isto aconteceu 70 anos depois de Cristo quando as legiões romanas cercaram Jerusalém e destruíram a cidade e o templo. Um terço dos judeus morreu dentro da cidade, outro terço foi crucificado ao redor da cidade e o último terço do povo foi espalhado entre todas as nações, conforme a profecia. (Ezequiel 5:12; Lucas 21:20).
h) Todo o desenrolar da história está profetizado na Bíblia e tem o povo de Israel como centro dos acontecimentos.
1- A profecia sobre a volta dos Judeus à terra prometida (Ezequiel 36:8-12; 37:21-23).
2 - Os conflitos entre Árabes e Judeus (Ezequiel 36:33-36).
3 - A possível guerra entre a Rússia e Israel (Ezequiel 39:1-9; 39:18-23).
i) O último império que o mundo conhecerá será o do anticristo. Ele será destruído quando se levantar contra os Judeus , quando então eles olharão para quem traspassaram, Jesus (Zacarias 12:10). Então o Senhor voltará e toda a nação se converterá a Ele.
1 - A pessoa do anticristo (2º Tessalonicenses 2:3).
2 - Seu poder sobrenatural (2º Tessalonicenses 2:7-10; Apocalipse 17:11-15).
2) O Aspecto Moral:
a) Ao sabermos que o Senhor breve virá para arrebatar a sua igreja, somos levados a preocupar com a nossa santificação. Jesus conta uma parábola sobre as dez virgens esperando a vinda do noivo, referindo-se à sua volta e ao arrebatamento da igreja. Numa parábola, cinco virgens não tinham azeite em suas lâmpadas, por isso não viram quando o noivo chegou e, como conseqüência não entraram nas bodas.O arrebatamento está para acontecer, quando a igreja do Senhor Jesus será tirada para não passar pela grande tribulação que virá sobre o mundo. Ele nos exorta a ficarmos alertas porque virá como um ladrão à noite naquele dia. Jesus virá para aqueles que O esperam.
1 - O arrebatamento. Como será, quando será e quem subirá (1º Tessalonicenses 5:1-11; Marcos 13:28-37).
2 - O arrebatamento será em um átomo de tempo. Primeiro os que dormem em Cristo ressuscitarão, depois nós, os que estivermos vivos, teremos nossos corpos transformados e subiremos para encontrar o Senhor, nos ares (1º Tessalonicenses 4:13-18).
3 - O Aspecto Profético
a) Daniel profetizou que, nos últimos dias, a ciência se multiplicaria. Estamos vendo isto acontecer (Daniel 12:4).
b) Ezequiel profetizou que os judeus voltariam à terra prometida (Ezequiel 37:21-23).
1 - Depois de 1.900 anos espalhados pelo mundo, os Judeus retornaram em 1948 e lá estão até hoje, contra tudo e todos (Ezequiel 38:8).
c) Após o arrebatamento, o anticristo virá e estabelecerá o seu reinado com a ajuda de dez nações e do Império Romano, que nunca caiu, pois até hoje Roma possui um César cujo poder é reconhecido no mundo inteiro: o próprio Papa (Apocalipse 17). Este Império durará sete anos, quando então Jesus voltará para destruir as forças satânicas.
d) O Império do anticristo - 7 anos. (Daniel 9:26-27).
e) A procedência do Império - visão de Nabucodonosor (Daniel 2:1-5; 7:16-25).
1 - A 1ª fase do reinado do anticristo - falsa paz (Daniel 9:27).
2 - A aliança com as dez nações. (Apocalipse 17:3, 12-9).
3 - A aliança com a grande prostituta (Apocalipse 13:7-9; 17:1-9).
4 - A aliança com Israel e a reconstrução do templo (Daniel 9:25-27).
5) A 2ª fase do reinado do anticristo - dores (Apocalipse 9:1-12).
6) A guerra entre as dez nações (Daniel 2:42-43).
7) A destruição da grande prostituta (Apocalipse 17:15-17).
8) A marca da besta e a tecnologia atual (Apocalipse 13:16-18).
4) Cremos não haver dúvida de que a segunda vinda de Cristo se dará em duas fases: Arrebatamento da igreja, e manifestação da pessoa de Cristo em glória.
a) Na primeira fase, o arrebatamento da igreja, Jesus virá para os seus. Não tocará os seus pés na terra, tampouco será visível ao mundo. Ele virá até às nuvens, onde receberá a sua igreja para que com ele adentre às mansões celestiais (1º Tessalonicenses 4:17).
b) Já na segunda fase, a manifestação propriamente dita, sete anos após a primeira, Jesus virá com os seus. Nesse momento, sim, todo olho o verá, não como um Cristo abatido e humilhado, mas exaltado e triunfante (Zacarias 14:4).
5) A Batalha do Armagedom
a) A palavra ARMAGEDOM significa monte de megido. Também conhecido como a planície de Jezreel. Nesse amplo e espaçoso lugar, os exércitos do anticristo estarão congregados para o ataque decisivo contra Jerusalém.
b) Quando Jerusalém estiver cercada pelos exércitos do anticristo e aos Judeus não restar escape, então eles clamarão angustiados pelo auxílio de Deus. Nesta hora, dar-se-á a manifestação de Jesus, revestido com poder e glória (Isaias 52:8; Mateus 24:30).
c) O triunfo de Jesus sobre os exércitos do anticristo será esmagador. Destruindo os exércitos hostis a Israel, o anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 19:20).
6) O Milênio
a) Ao aprisionamento de Satanás, seguir-se-ão mil anos de paz e de governo perfeito sob o reinado do Senhor Jesus, assinalando o começo de uma nova dispensação (Apocalipse 20:6).
b) Esse período não é o princípio de um mundo novo, mas o fim de um mundo antigo. O que o sábado judaico é para a semana, assim será o milênio para a era presente.
c) Dois grupos de povos distintos tomarão parte no milênio: os crentes glorificados, consistindo dos santos do antigo e do novo testamento, da igreja triunfante, dos santos oriundos da grande tribulação; e os povos naturais, em estado físico normal, vivendo na terra, a saber: judeus salvos saídos da grande tribulação, gentios poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante o milênio propriamente dito.
d) No milênio, a igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém celestial. A igreja exercerá a co-regência com Cristo durante esse período (Apocalipse 21:22-23) revestidos de um corpo glorificado, os salvos estarão acima das limitações do tempo e do espaço sujeitos quando ainda em seus corpos mortais. Terão um corpo como o de Cristo Ressurreto, que se locomove sem obstáculos e sem barreiras.
e) A própria terra passará por transformações que alterarão sensivelmente, para melhor, o seu clima e sua produtividade. Também os animais sofrerão mudança na sua natureza durante essa época áurea. A ferocidade deles será removida para dar lugar à docilidade. Não mais se atacarão, nem, representarão qualquer ameaça ao homem. (Isaias 65:25).
f) Toda criação, afetada que foi pela queda do homem, de igual modo participará das bênçãos decorrentes do governo milenar de Cristo (Romanos 8:18-23).
7) Terminado o milênio, Satanás será novamente solto por um breve espaço de tempo (Apocalipse 20:7). Esta soltura de Satanás servirá para:
a) provar às pessoas que nasceram durante o milênio;
b) demonstrar pela última vez quão pecaminosa é a natureza humana, e que o homem por sí mesmo jamais se salvará, mesmo sob as melhores condições;
c) demonstrar que o Diabo é completamente incorrigível.
8) Satanás sai a ajuntar as nações da terra para a batalha, mas será derrotado e lançado no lago de fogo e enxofre onde está a besta e o falso profeta (Apocalipse 20:8-10).
9) Após este evento, será estabelecido o Juízo do grande trono branco, o Juízo Final. É nessa época que todos os ímpios mortos ressuscitarão para ouvir sua sentença final diante do trono de Deus. Até mesmo a morte e o inferno serão lançados no lago de fogo, a segunda morte. (Apocalipse 20:11-15
35) DOUTRINA FUNDAMENTAL
Nossa doutrina básica e fundamental é o padrão Bíblico de salvação completa que é arrependimento, batismo em águas por imersão no nome do Senhor Jesus Cristo para o perdão dos pecados, e receber o batismo do Espírito Santo com o sinal de falar em outras línguas como o Espírito Santo concede a cada um.
Empreendamos esforços para manter a unidade do Espírito até que todos cheguemos à unidade da fé, ao mesmo tempo, admoestando todos os irmãos que não contendam com as suas diferentes visões para desunião do corpo - esforçando-nos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.    
      Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos santos e irrepreensíveis, com alegria perante a sua glória, ao único Deus, Salvador nosso, por Jesus Cristo nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém" (Jd. 25)



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