DOUTRINA NA IGREJA DO SENOR JESUS CRISTO
"Pois, com efeito, quando devíeis
ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de
alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos
de Deus; assim vos tornas-tes como necessitados de leite, e não de alimento
sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite, é inexperiente na palavra da
justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para
aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir
não sòmente o bem, mas também o mal. Por isso, pondo de parte os princípios
elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não
lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas, e da fé em Deus, e o
ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do
juízo eterno". Hebreus 5:12-14
6:1-2
Este estudo foi inspirado no texto acima,
do livro de Hebreus, e usa as seguintes fontes:
· Bíblia Sagrada
· Conhecendo as
Doutrinas da Bíblia
· Palestras em Teologia
Sistemática
· As Grandes Doutrina
da Bíblia
1) ARREPENDIMENTO DE OBRAS MORTAS
A
- O QUE É O PECADO
O Novo Testamento
Descreve o Pecado como:
1 - Errar o Alvo;
como o arqueiro que atira e erra; Errar o caminho; como viajante que sai do
caminho certo.
2- Dívida: O homem
deve a Deus a guarda de seus mandamentos; todo pecado cometido é contração de
uma dívida. Incapaz de pagá-la, a única esperança do homem é ser perdoado, ou
obter remissão da dívida (Mateus 6:12).
3 - Desordem: ''O
pecado é iniquidade, literalmente desordem (1º João 3:4):
a) o pecador é um
rebelde e um idólatra, porque deliberadamente quebra um mandamento, ao escolher
a sua própria vontade ao invés de escolher a vontade de Deus; pior ainda, está
se convertendo em Lei para si mesmo e, desta maneira, fazendo do ''eu'' uma
divindade';
b) o pecado começou
no coração de Lúcifer que disse: Eu serei; em oposição à vontade de Deus (Isaias
14:13-14).
c) o anticristo é o
sem-lei (tradução literal de iníquo), porque se exalta sobre tudo que é adorado
ou que é chamado Deus (2º Tessalonicenses 2:4-9).
d) o pecado é
essencialmente obstinação e obstinação é pecado. O pecado destronaria a Deus.
Na cruz de Jesus, poderiam ter sido escritas estas palavras: O pecado fez isto!
4 - Desobediência:
Literalmente, ouvir mal, ouvir com falta de atenção (Hebreus 4:2, Lucas 8:18).
5 - Transgressão:
Literalmente, ir além do limite. Os mandamentos de Deus são cercas, que impedem
o homem de entrar em território perigoso e, desta maneira, sofrer prejuízo para
sua alma (Romanos 4:15).
6 - Queda: falta, ou
cair para um lado, no grego donde a expressão: cair no pecado. Pecar é cair num
padrão de conduta (Efésios 4:17).
7 - Derrota - é o
significado da palavra queda, em Romanos 11:12. Ao rejeitar a Cristo, a
nação judaica sofreu uma derrota e perdeu o propósito de Deus.
8 - Impiedade: de uma
palavra que significa sem adoração, ou reverência. O homem ímpio é o que dá
pouca ou nenhuma importância a Deus e às coisas sagradas. Estas não produzem
nele nenhum sentimento de temor ou reverência. Ele está sem Deus porque não
quer saber de Deus (Romanos 1:18; 2º Timóteo 2:16).
9 - O Erro: descreve
aqueles pecados cometidos como fruto da ignorância, e, dessa maneira,
diferenciam-se daqueles pecados cometidos presunçosamente, apesar da Luz
esclarecedora. O homem que, desafiadoramente, decide fazer o mal, incorre em
maior grau de culpa do que aquele que é apanhado em falta, a que foi levado por
sua debilidade (Hebreus 9:7)
B - A CONDIÇÃO PECAMINOSA EM QUE NASCE O HOMEM
É chamada de pecado
original. Ela é chamada assim:
1 - Porque se deriva
de Adão, o tronco original da raça humana (Gênesis 3:6).
2 - Porque está
presente na vida de cada um desde o seu nascimento, por isso não pode ser
considerado resultado de simples imitação (Jeremias 17:9).
3 - Porque é a raiz
interna de todos os pecados atuais que mancham a vida do homem (Romanos 3:23).
4 - Segundo Santo
Agostinho, a natureza do pecador, tanto física como moral, está de todo
corrompida por causa do pecado de Adão, e, de tal maneira, que o homem não
consegue fazer outra coisa a não ser pecar.
5 - ''Pecados
Atuais'': são as ações externas que se executam através do corpo. São também
todos aqueles maus pensamentos conscientes. São os pecados individuais de fato.
O pecado original é um só, enquanto o pecado atual desdobra-se em diferentes
classes, tais como atos ou atitudes. O que o Apóstolo João escreveu, pode nos
ajudar a compreender melhor a diferença entre o pecado original e pecados
atuais (1º João 1:8-9; Gálatas 5:19-21).
6 - Nossos pecados
podem ser diferentes, mas o motivo que nos leva a cometê-los é sempre o mesmo:
a escolha de interesses próprios ao invés dos de Deus. O ato público de Adão e
Eva simplesmente expressa o pecado que já havia sido cometido no coração, ou
seja, ''indisposição para fazer a vontade de Deus''.
a) O pecado de Adão e
Eva (Gênesis 2:16-17; 3:4-6)
b) O pecado de
Satanás (Isaias 14:12-14; Ezequiel 28:11-16)
c) A hereditariedade
do pecado (Romanos 5:12-18)
C
- AS CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO
O pecado é tanto um
ato como um estado.
Como rebelião contra
a lei de Deus é um ato da vontade do homem; como separação de Deus é um estado
pecaminoso, as escrituras descrevem dois efeitos do pecado sobre o culpado:
primeiro é seguido por conseqüências desastrosas para sua alma; segundo trará
da parte de Deus o positivo decreto de condenação.
1 - Como resultado da queda do homem, o seu
relacionamento com Deus foi sensivelmente alterado. Destacam-se como
conseqüências espirituais do pecado:
a) Morte Espiritual O termo ''morte'' é usado
na Palavra de Deus para falar da separação entre o homem e Deus, por causa da
queda do homem no princípio. Este ''é o estado em que se encontram todos os
homens, até que permitam que Cristo lhes toque, vivificando-os (Romanos 5:12).
b) Perda da semelhança moral com Deus O homem
foi criado para ser perfeito e para viver em perfeita comunhão com o seu
''Criador''. Contudo esse privilégio foi interrompido com a queda, levando o
homem tantas vezes a níveis morais tão baixos, a ponto de identificar-se melhor
com os irracionais do que com Deus que o criou (Gênesis 1:26-27).
c) Incompatibilidade com a vontade de Deus
Após a queda, a mente do homem ficou bloqueada para a revelação da vontade de
Deus, e condicionada à prática do pecado (Romanos 8:7-8). d) Escravidão ao pecado e
ao Diabo Negligenciando o mandado de Deus e aceitando as insinuações do Diabo,
o homem tornou-se escravo do pecado e do maligno (João 8:34,44)
2 - Conseqüências Físicas Além dos problemas
ambientais e espirituais, a queda do homem trouxe conseqüências físicas de
grandes proporções:
a) Existência Física Reduzida Destinado a viver
eternamente, o homem teve reduzida a sua existência física (Gênesis 6:3).
b) Corrupção dos poderes do homem Um dos
propósitos de Deus para o homem era de que ele exercesse domínio sobre todas as
coisas criadas. Porém, na queda, além de perder a semelhança moral que tinha
com Deus, todos os seus poderes se perverteram. Todos os seus pensamentos e
desejos se corromperam (Gênesis 1:26)
c) Ainda que nem toda enfermidade seja
causada pelo pecado, todas as enfermidades existem em conseqüência do pecado de
Adão. ''A transgressão do homem foi como crime, a pior enormidade. Quanto à sua
natureza não foi mera desobediência à lei divina. Foi a mais crassa
infidelidade, o dar crédito antes ao diabo do que a Deus; foi descontentamento
e inveja, ao pensar que Deus lhe havia negado aquilo que era essencial para sua
felicidade; foi um orgulho imenso, ao desejar ser igual a Deus; foi furto, ao
intrometer-se naquilo que Deus havia reservado para sí, como sinal de sua
soberania; foi suicídio e homicídio, ao trazer a morte contra sí e contra toda
a sua posteridade''. (Emery H. Bancroft).
d) A dispensação da Lei (Êxodo 20:1-7)
1 - O significado da lei de Deus é a
expressão da vontade de Deus executada por seu poder.
2 - O propósito da Lei:
a) Não foi dada como um meio através do qual
o homem pudesse ser salvo (Gálatas 3:21).
b) Não podia dar vida porque ''estava enferma
pela carne'' (Romanos 8:3).
3 - Sua finalidade era revelar ao homem a
dimensão de seu pecado para:
a) revelar a Santidade de Deus;
b) mostrar a incapacidade de o homem se
salvar. (Romanos 3:19-20; 7:7).
e) A dispensação da Graça
1 - A aliança do antigo testamento com todos
os seus preceitos e ordenanças era figura do sacrifício de Jesus para nossa
salvação (Hebreus 9:1-15).
a) A Bíblia diz que todos pecaram (Romanos 3:23).
b) Herdamos, assim, de Adão uma natureza
decaída, que tende para a desobediência a Deus (Romanos 5:12).
c) Jesus morreu pelos nossos pecados,
ressuscitou ao terceiro dia e nos providenciou perfeita salvação (I Coríntios 15:3-4; Romanos 10:9).
2) FÉ EM DEUS
A
- A SALVAÇÃO DO PECADOR DEPENDE DE
a) a operação divina,
na obra redentora de Cristo, já efetuada;
b) o acolhimento
dessa obra, por parte do pecador, ou seja, a conversão (1ºTimóteo 1:15).
VIMOS, NO ESTUDO
ANTERIOR, A CONDIÇÃO DO HOMEM COMO PECADOR E PORTANTO EM DESARMONIA COM DEUS.
DA PARTE DE DEUS, ESTÁ REALIZADO TUDO QUE É NECESSÁRIO À SALVAÇÃO DO HOMEM
(Romanos 1:16; Efésios 2:4-10; 1ºTimóteo 1:15)
B - A SALVAÇÃO ABRANGE PASSADO, PRESENTE E FUTURO.
a) Quanto ao passado,
somos salvos das penalidades do nosso pecado (Romanos 5:9).
b) Quanto ao
presente, salvos do poder do pecado (Romanos 5:10; 1º Coríntios 1:18).
c) Quanto ao futuro,
libertos da presença do pecado (Romanos 13:11; Hebreus 9:28). A salvação é dom de Deus (Efésios 2:8).
C) A CONVERSÃO COMPREENDE DUAS ATITUDES POR PARTE DO
HOMEM:
a) seu arrependimento
do pecado e
b) sua fé ou
confiança no Salvador (Mateus 18:3).
c) Converter-se
significa voltar-se de uma direção para o sentido contrário, dar meia volta e
caminhar em direção a Deus. O ponto de referencia é Deus. (Atos 3:19; 22:4-16; 1º Tessalonicenses 1:9-10).
D) A CONVERSÃO COMPREENDE DOIS FATORES, UM NEGATIVO E O
OUTRO POSITIVO, O ARREPENDIMENTO E A FÉ.
a) A palavra
traduzida por arrependimento no novo testamento significa mudança de pensamento
(Mateus 12:41; Atos 2:36-41).
b) É a revolta,
consciente, do homem contra seu próprio pecado, que o leva a renegar esse
pecado. Inclui três aspectos:
1) O aspecto
intelectual O reconhecimento, pelo homem, de sua culpa diante de Deus, e de sua
incapacidade de agradar a Deus (Mateus 3:1-2; Atos 17:30-31).
2) O aspecto
emocional Pesar pelo seu pecado, como uma ofensa contra um Deus Santo e Justo (2º Corintios 7:9-10)
3) O aspecto volitivo
Mudança de propósito, resolução íntima contra o pecado e disposição para buscar
de Deus o perdão, purificação e poder (Atos 17:30-31; Romanos 2:4).
c) A fé é o aspecto
positivo da conversão
1) No arrependimento
já existe o fator fé (Lucas 7:30)
2) A fé em Jesus (Atos 20:21) além de reconhecer a verdade a
respeito do Salvador, deposita n'Ele a confiança a ponto de receber d'Ele a
Salvação, e de submeter-se integral e definitivamente ao seu domínio. Isto se
chama ''obediência'' da fé (Romanos 1:5; 16:26).
3) O verbo ''crer''
no novo testamento tem este sentido, de se depositar confiança (João 3:15-16; 3:18;36; João 5:24; Atos 16:31).
E) A RECONCILIAÇÃO
PELA SUA REBELIÃO, O HOMEM VIVE DE RELAÇÕES
CORTADAS COM DEUS. QUANDO, PORÉM, ACOLHE O TESTEMUNHO DE DEUS A RESPEITO DO
PECADO (ARREPENDIMENTO) E DA OBRA REDENTORA EFETUADA POR CRISTO (FÉ), ESTÁ,
DESSE MODO, ATENDENDO À SOLICITAÇÃO FEITA EM NOME DE CRISTO PARA QUE SE
RECONCILIE COM DEUS (2º Corintios 5:17-20).
Passa existir plena harmonia entre ambos;
deu-se a reconciliação do pecador com Deus:
a) Virá o dia em que
essa reconciliação com Deus se estenderá a todas as coisas (Colossenses 1:20-22).
b) Desfeita assim a
inimizade do homem com seu Criador, passa a existir Paz entre ambos.
c) O homem, que
estava errado e sem razão, passou a concordar integralmente com Deus, dando a
Ele razão em tudo.
d) Dessa
reconciliação resulta a ''Paz com Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo'' (Romanos 5:1).
F) O NOVO NASCIMENTO
É tão profunda a transformação que o
Espírito de Deus opera na pessoa que se converte, que Jesus a chama de Novo
Nascimento (João 3:1-15)
a) É o principio da
nova vida espiritual que Deus dá a quem estava ''morto nos delitos e pecados,
ou seja, espiritualmente morto para Deus, e que agora passou da morte para a
vida (1º João 3:14)
b) A conversão é o
ato em que o próprio Deus busca o homem; e continua sua operação no novo
nascimento que é sua obra exclusiva.
c) A nova vida que o
homem receber ao nascer de novo é chamada Vida Eterna, o que indica a duração e
profundidade dessa vida.
d) Trata-se não
apenas da vida futura, além-túmulo (Tito 1:2; 3:7), mas de vida que o crente
possui desde já (João 5:24; 6:47).
G) ADOÇÃO (FILHOS DE DEUS)
Pelo nascimento físico, o homem é membro da
família de Adão e, excluído, pelo pecado, da família de Deus. Nascido de novo,
passa a fazer parte da família de Deus, recebendo pela adoção direitos que
Cristo tinha por direito eterno (Romanos 8:17; Gálatas 4:1-7).
a) Apenas
excepcionalmente, a Bíblia fala de Deus como pai de todos os homens, e isso no
sentido de ser seu criador e preservador,Deus é Espírito e criou o homem de Si
mesmo (Gn.1:27;criou o espírito do homem, Gn.2:7; criou Deus o corpo o invólucro
do espírito)
b) A Bíblia reserva o
nome de Pai para designar a nova relação que Ele assumiu para com aqueles que
adotou como filhos, ou seja, aqueles que, nascidos do Espírito de Deus, são por
Ele guiados (Romanos 8:14-17).
c) Estando o pecador
identificado com Cristo, o Cordeiro de Deus que deu a vida para resgatá-lo
possui da parte de Deus:
1) o pleno perdão ou
remissão dos pecados (Hebreus 10:17-18; 2º Corintios 5:21);
2) A justificação
legal da parte do justo Juiz (Romanos 8:33-34);
3) A Santificação que
lhe possibilita a realização da nova vida.
H) A JUSTIFICAÇÃO
Justificar significa
declarar justo, atribuir justiça a alguém.
1) O Senhor diz que
''não há justo, nem um sequer'' (Romanos 3:10), como pode um Deus Justo
justificar o injusto? (Romanos 8:33).
2) O Apóstolo Paulo
diz que podemos ter certeza da nossa justificação:
a) sobre que base?
Pelo fato de ter Cristo morrido por nós... Justificados pelo Seu sangue (Romanos 5:8-9; 3:26).
b) por qual princípio?
Gratuitamente por sua graça (Romanos 3:24).
3) Somente os que
pela fé se identificam com a obra redentora de Cristo são justificados pela fé
(Romanos 3:28).
a) A benção é
oferecida a todos, porém, recebida só pelos que depositam sua confiança em
Cristo (Romanos 3:22, 4:16; Gálatas 2:16).
I) A SANTIFICAÇÃO
O termo santificado, na Bíblia, significa
separado para determinado fim, e, especialmente, para o serviço de Deus. O
Senhor santificou (separou) o sétimo dia (Gênesis 2:3); determinou que lhe fosse
santificado (separado) todos os primogênitos de Israel (Êxodo 13:2); falou de alguém santificar
(separar) sua casa para ser santa ao Senhor (Levítico 27:14); Jesus foi santificado
(separado) pelo Pai e se santificou (separou) a nosso favor (João 10:36; 17:19). Em todos estes casos o
sentido é de pôr à parte, para um fim ou missão especial, destacar para o
serviço de Deus.
a) Identificado com
Cristo pela fé; perdoado, justificado, e separado para o serviço de Deus, o
homem convertido tem um novo interesse na vida.
1) o serviço de seu
novo Senhor, para o qual foi destacado (Santificado);
2) o que mais o
impede de realizar esse serviço é uma velha natureza considerada morta para
Deus, mas, na prática, travando luta com o novo princípio de vida que está
nele, o Espírito Santo.
1. A santificação é
um ato imediato de Deus, mas, na prática, embora já realizada no propósito
divino, torna-se um processo de desenvolvimento espiritual, à medida que o
Espírito Santo vai dominando sua carne e transformando sua vida em verdadeiro
culto (serviço) ao Pai (Romanos 12:1).
a) seu propósito é o
de viver, não mais ele, mas Cristo, que nele vive, e assim sua vida vai se
tornando santa. (1º Pedro 1:15-16; 2º Corintios 7:1; 1º Tessalonicenses 5:23).\
3) A
DOUTRINA DOS BATISMOS
A)
O BATISMO NAS ÁGUAS
1) O batismo nas
águas simboliza principalmente duas grandes verdades: identificação e
purificação. Pelo batismo de João, os judeus, inclusive o próprio Jesus,
identificavam-se com a atitude que João apregoava, com relação ao pecado e à
justiça (Mateus 3:1-10) pelo batismo Cristão.
2) Identificamo-nos
com nosso salvador em sua morte, sepultura e ressurreição, reconhecendo-nos,,
pela fé, mortos e ressuscitados com Ele (Romanos 6:3-11).
a) O batismo deve ser
precedido do arrependimento (Mateus 3:6; Atos 2:38).
b) Simboliza nossa
morte para o pecado e ressurreição para Deus (Romanos 6:3; Colossenses 2:12).
c) É uma ordenança de
Jesus para todo o que crê (Mateus 28:19; Marcos 16:16).
4) O PROPÓSITO DO BATISMO
1)
Uma
vez que só os salvos podem ser batizados, o batismo não tem como finalidade a
salvação do batizando. O ato do batismo se constitui num testemunho público de
que, aquele que a ele se submete, foi regenerado pela fé em Jesus Cristo.
Assim, pelo batismo, o novo crente dá prova de haver morrido para o mundo,
estando pronto para ser sepultado e ressuscitado para uma nova vida em Cristo.
No entanto, se o crente vier a morrer antes de ser batizado nas águas, a sua
condição de salvo continua inalterada (Lucas 23:42:43). Uma vez que o batismo não
se constitui uma opção, mas uma ordenação do Senhor, todos os que crêem devem
ser batizados. O Batismo nas águas deve ser por imersão, “EM NOME DE JESUS
CRISTO", para perdão dos pecados, conforme as Escrituras -(At. 2:38; Luc. 24:47; At. 8:12-16; 10:48;
19:5; 22:16; 1Cor. 1:13-15).
2) ARREPENDIMENTO E
CONVERSÃO
Perdão e remissão de
pecados são obtidos através de arrependimento genuíno, confessando e
abandonando os pecados. Nós fomos justificados pela fé no Senhor Jesus Cristo
(Romanos 5:1). João Batista pregou o arrependimento, Jesus proclamou isso, e os
Apóstolos enfatizaram aos judeus e Gentios. (Atos 2:38, 11:18, 17:30).
3) A palavra
"arrependimento" vem de várias palavras gregas que significam,
mudança de opiniões e propósito, mudança de coração, mudança de pensamento,
mudança de vida, transformação, etc.
Jesus disse, -
"se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis "
(Lucas 13:3).
Lucas 24:47 diz,
"e que em seu nome se pregasse o arrependimento e aremissão de pecados a
todas as nações, começando de Jerusalém "
4) BATISMO NAS ÁGUAS -
Conceitos Bíblicos do Batismo Cristão
A Origem do Batismo
O rito de lavar com
água, simbolizando a purificação religiosa, ou consagração a Deus, era usado
pelos israelitas com muita freqüência, pelas ordenanças bíblicas da Lei. Crêem
muitos que no tempo de Cristo, e em tempos anteriores e posteriores, os
prosélitos do Judaísmo eram batizados. Assim, quando João Batista foi enviado
por Deus, a pregar o arrependimento a Israel, aplicava o batismo a todos que
aceitavam a sua mensagem (João 1:33). Este era o “batismo de arrependimento”, e
não perdoava pecados, porque o doador do perdão ainda não tinha Se revelado, e
mesmo após ter-Se revelado, o perdão dos pecados através do batismo, viria
somente no Seu Nome, após a Sua glorificação (Luc. 24:45-47; At. 2:38).
5) O Batismo de João
continuou a ser praticado pelos seus seguidores, por algum tempo, mesmo após o
nascimento da Igreja, no Dia de Pentecostes. Possivelmente, o batismo que os
discípulos de Cristo praticavam (João 4:1,2) era uma seqüência do Batismo de
João, pois alguns deles haviam seguido o Batista e agora eram discípulos do
Senhor.
Como símbolo (ou
sombra), Israel foi batizado na nuvem e no mar (nuvem de fogo = batismo no
Espírito Santo; mar = batismo nas águas).
6) O SIGNIFICADO DO BATISMO:
Em termos literais, a palavra vem do grego
"baptizo", que quer dizer
"mergulho ou imersão", e significa "morte, sepultamento e
ressurreição", à semelhança da morte de Cristo (Rom.6:3) - (morte = arrependimento; sepultamento = batismo;
ressurreição = nova vida na fé do
Evangelho). O batismo nas águas é o "novo nascimento" no Reino de
Deus. É a exigência primária para nos tornarmos "membros do corpo de
Cristo" (João 3:3-5). É o rito iniciatório da Religião - Evangelho de
Jesus Cristo (Mc. 16:15).
7) Através do batismo
nas águas, "No nome de Jesus Cristo", temos a remissão dos pecados. O
cristão, ao descer às águas batismais, estará ali deixando o "velho
homem", remindo os seus pecados "EM NOME DE JESUS CRISTO" (Lucas
24:47; Atos 22:16);
8) O batismo nas águas é
o "testemunho" da fé em Jesus Cristo:
"Porque três são os que
testificam na terra: O Espírito, a água e o sangue; e estes
três são unânimes em propósito” (1Jo. 5:7,8):
9) a) o Espírito, na vivificação (regeneração) -Rom. 8:2,6
10,13; 1Cor. 15:45; 2Cor. 3:6);
b) a água, na lavagem
do corpo para purifi-cação (Ef. 5:26;
Heb. 10:22; Tito 3:5; Joâo 3:5; 1Ped. 3:21);
c) o sangue, na
expiação dos nossos pecados (At. 20:28;
Heb. 9:22; 1Ped. 1:18,19).
Cristo considerou tão
importante este ato, que Ele mesmo batizou-Se para nosso exemplo, e destaca:
"...quem crer e for batizado, será salvo".
10)
A
FÓRMULA DO BATISMO:
As Escrituras nos
ensinam que há um só batismo (Ef. 4:5).
Tendo sido o batismo bíblico realizado pelos apóstolos, em sua única fórmula,
todas as vezes, "EM NOME DE JESUS CRISTO", e sendo a mensagem dos
apóstolos, o fundamento da fé cristã
(Ef. 2:20), todo crente em Jesus Cristo, deve compreender que o texto
bíblico de Mateus 28:19 "Ide, ensinai, batizando em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo, foi uma
ordem de Cristo aos discípulos, que necessitou de que o próprio Senhor Jesus
lhes abrisse o entendimento para que
compreendessem as Escrituras, isto é, para que entendessem que o Pai, e o
Filho, e o Espírito Santo não são três pessoas, nem são três nomes, mas três
títulos do Deus único, que tem um nome, a saber: "JESUS CRISTO".
(Lucas 24:45-49).
11)
O
BATISMO REALIZADO
Os apóstolos
entenderam, e não erraram, nem desobedeceram ao Senhor Jesus, quando da
realização do primeiro batismo, mas usaram "O NOME" que o Senhor lhes
deu, o Único que pode salvar (Atos 4:12; Mat. 1:21; etc.).
Os que argumentam que
o batismo realizado por Pedro, em Atos 2:38, foi especificamente para os
judeus, ainda não leram, ou negligenciam as demais Escrituras do Livro de
Atos e das Epistolas, que nos informam que:
Os samaritanos (At. 8:12-16); 4.2 - Os etíopes, através do eunuco
(8:26-40); 4.3 - Os romanos (10:48); 4.4 -
Os filipenses (16:31-33); 4.5 -
Os efésios (19:5); 4.6 - Os corintios (1Co. 1:13-15), 4.7 -
O apóstolo Paulo (At. 22:16), todos foram batizados “EM NOME DE JESUS
CRISTO”, e não na fórmula registrada
por Mateus. É importante observarmos que quando da realização dos batismos
pelos apóstolos, o Livro de Mateus ainda não havia sido escrito, pois o mesmo
deve ter sido escrito após o Ano 60d.C.
Sendo os Livros de Lucas e Atos,
da mesma época (aproximadamente), não
faria sentido o registro por Mateus, no Cap. 28:19, a não ser para provar a
"inspiração das Escrituras". Outro detalhe é que o apóstolo Mateus
estava entre os doze presentes ao primeiro batismo (At. 1:13), e não se opôs à fórmula, ou nome usado pelo
apóstolo Pedro, para batizar quase três mil almas. Ou aceitamos o Batismo
Bíblico Apostólico, ou deixamos em dúvida a total inspiração das Escrituras
Sagradas, ou ainda deixamos em dúvida a autoridade dos apóstolos, concedida por
Cristo para abrirem "as portas do Reino dos céus”, pela pregação do
Evangelho, o que põe em risco a própria fé dos que não aceitam o batismo
realizado por Pedro, dizendo que preferem crer nas palavras de Jesus,
registradas por Mateus. Se a fé cristã está edificada sobre o fundamento dos
apóstolos e dos profetas, como ficaria a construção do edifício da nossa fé, se
Pedro tivesse errado?
12)
O
QUE DIZ A HISTÓRIA DA IGREJA:
Ao contrário do que
afirmam os “teólogos” de nossa época, em seus livros de Doutrina,
A História da Igreja
prova que:
a) Entre os primeiros
discípulos o batismo era, em geral, feito ‘Em o Nome de Jesus Cristo’.
b) Não há menção ao
batismo em o nome da Trindade no Novo Testamento, a não ser no mandato
atribuído a Cristo, em Mateus 28:19.
c) Os líderes
cristãos do Século III continuaram a reconhecer a forma mais antiga e o batismo
Em Nome de Cristo era considerado válido. (W.Walker, p.127)
13)
Todos
os batismos realizados pelos apóstolos e pela Igreja Cristã, conforme as
Escrituras, e segundo prova a História da Igreja, até cerca do ano 185d.C,
foram “Em Nome de Jesus Cristo”, e não na forma trinitária.
A doutrina da
Trindade, que divide o eterno e indivisível Deus, em três Pessoas, foi introduzida na Igreja
Cristã pelos chamados “pais da Igreja”: Tertuliano, Cipriano, Atanásio e
outros, entre 185 a 250d.C., e oficializada pelo primeiro Papa-Imperador
Constantino, no Concilio de Nicéia, no ano 325d.C. Tertuliano tornou-se o “pai
da doutrina da Trindade”, como também o pai do termo “católica” para a Igreja,
para dar-lhe o sentido de “universal”.
Foram esses mesmos teólogos que mudaram a fórmula batismal bíblica
apostólica “Em Nome de Jesus Cristo”, para uma fórmula que viesse satisfazer os seus conceitos pagãos.
Infelizmente, os defensores da verdade da Unicidade de Deus e do Nome de Jesus
cristo (Noelio, Sabelio, Calixto e outros), foram tachados de hereges,
perseguidos, excomungados, e até martirizados. E embora tenham se passado
tantos séculos, os “teólogos” cristãos de hoje nada tem feito pela verdade da
Palavra de Deus, preferindo se acomodarem sobre uma doutrina padrão da Igreja
Católica Romana.
14)
Batizamos
Em Nome de Jesus Cristo, porquê:
\a) Este é o único
batismo bíblico, e somente no Nome de Jesus Cristo há perdão para os nossos
pecados, e em nenhum outro nome há salvação. (Luc. 24:47; 1João 2:12; Atos
4:12);
b) Aquele que nasceu
de novo, tornou-se filho de Deus, deve aceitar o nome do Pai através do
batismo, para se tornar herdeiro.
c) Jesus Cristo é o
nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Is. 7:14; Mat. 1:23; João 17:6,12).
d) Jesus Cristo não é
a segunda Pessoa. Ele é o Primeiro e o Último, o Alfa e o Ômega, o Princípio e
o Fim, aquele que era, e que é, e que há
de vir, o Todo-Poderoso!
15) A Igreja
universal e local ''EKKLESIA'', traduzida por igreja, deriva-se de EKKALED,
verbo que significa ''chamar a parte'' (Deuteronômio 23:3; Salmo 22:25; Atos 7:38).
16) A igreja, corpo
de Cristo (Romanos 12:4-8; 1º Corintios 12:12-28), essa maravilhosa
figura desenvolvida por Paulo, destaca as seguintes características:
a) a disposição dos
membros no corpo pelo próprio Deus (1º Corintios 12:18);
b) a diversidade de
dons e funções desses membros (Romanos 12:4-11; Efésios 4:12);
c) a dependência, por
parte do todo, de cada componente; nenhum é dispensável (1º Coríntios 12:21-23);
d) sua coordenação
por Deus, para que não haja divisão no corpo (1º Coríntios 12:24b-25a);
e) a cooperação dos
membros, com igual cuidado, em favor um dos outros (1º Coríntios 12:25b).
N.B.: A obra que Deus
deseja realizar em nossas vidas será realizada através da igreja, daí a
importância da igreja local para o desenvolvimento dessa obra. Por isso não
devemos deixar de congregar-nos (Hebreus 10:24-25; Provérbios 18:1).
17) BÍBLIA SAGRADA,
infalível Palavra de Deus, totalmente inspirada pelo Espírito Santo, e por isso
a aceitamos plenamente como fonte de fé e doutrina (1Ped.1:20,21; 2Tim.
3:16,17; Rom. 15:4; João 5:39; Is. 8:20 34:16; At. 17.11; Luc. 24:33,44,45).
18) EVANGELHO DE
CRISTO, que é o poder de Deus para salvação de todo o que nele crê (Rom.1:16);
a nova Aliança de Deus com os homens; a Dispensação da graça de Deus (Ef.3:2);
o meio providenciado por Deus, para que o homem seja a Ele reaproximado (2Cor.
5:19). Isto é religião - "religação com Deus".
20)"ÚNICO E
VERDADEIRO DEUS”, soberano e eterno Criador dos céus, da terra, e de todo o
Universo; Criador de todos os seres viventes, inclusive o homem, coroa da
criação, formado do pó da terra pelas mãos do Todo-Poderoso, à Sua imagem,
conforme a Sua semelhança (Gen. cap.1; Deut. 4:35,39; 6:4; 32:39; Is. 42:5,8;
43:10,11; 44:6,8,24; 45:5,6,12,14,18,21,22; 44:9; Jer. 27:5; Jó Caps.38-41; Mc.
12:29,32; 1Cor. 8:4,6; 1Tim. 1:17; e 2:5; Judas v.25; Rom.16:27; Tiago 2:19,
etc.).
21)Cremos que o
eterno Deus revelou-Se ao mundo em corpo
humano, em JESUS CRISTO (Jo. 1:1-14; 2Cor. 5:19; João 14:9; Is. 7:14;
9:6; Mat. 1:21,23,etc).
22)Cremos no Batismo
do Espírito Santo, com o sinal de falar
"novas línguas, e nos dons espirituais, em cumprimento à promessa de Deus
através do profeta Joel, que nos últimos dias derramaria do Seu Espírito sobre
toda carne (Joel 2:28), e que se cumpriu na Igreja de Cristo, no Dia de
Pentecostes” (Atos 2: 1-4);
21)Cremos na Segunda
Vinda de Cristo, em dois estágios:
Primeiro, para arrebatar a Sua Igreja (1Tess. 4:13-18 e 5:1,etc.), e, Segundo, para estabelecer o Milênio (o
reinado de 1000 anos de Paz e Justiça Universal) sob o domínio de Jesus Cristo
- O Rei do reis (Apoc.11:15-18; 20:1-7, etc.).
23) Celebramos a
Santa Ceia do Senhor, em memória da sua morte, e anunciando a sua volta,
utilizando o pão (sem fermento ou outras composições) que tipifica o seu corpo,
e o vinho (puro, produto da vide) que tipifica o seu sangue que por nós foi
derramado.
24) Ensinamos que os
crentes em Jesus Cristo devem pagar os dízimos. O Dízimo é o "Plano
financeiro de Deus para a Sua Obra na terra". "DIZIMO" significa
"a décima parte" das rendas, consagrada ao Senhor (Ml. 3:10; Pv.
3:9,10 e refs.).
25) Guardamos o Dia
do Senhor, o Domingo, reservando-o para o louvor a Deus, estudo e meditação na
sua bendita Palavra.
Não apoiamos o
extremismo (fanatismo) religioso sob qualquer pretexto, pois a Palavra de Deus
nos ensina a sermos: "moderados, tratáveis e pacíficos...” (Tiago 3:17;
1Ped. 3:15).
26) A BÍBLIA SAGRADA
a Bíblia Sagrada é
inspirada por Deus; a Palavra de Deus é infalível . "Toda a Escritura é
inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção,
para a educação na justiça, " (2 Timoteo 3:16)..
A Bíblia é a única
autoridade de Deus-determinada que o homem possui; portanto, toda a doutrina,
fé, esperança, e toda a instrução para a igreja devem ser fundadas em, e
harmoniza com, a Bíblia. Será lida e será estudada em todos lugares por todos
os homens, e só pode ser entendido claramente por esses que são ungidos pelo
Espírito Santo (1 João 2:27). "... porque nunca jamais qualquer profecia
foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de
Deus, movidos pelo Espírito Santo. " (2 Pedro 1:20, 21)..
27) ÚNICO E
VERDADEIRO DEUS
Nós cremos no único
Deus imortal, eterno: infinito em poder, Santo em natureza, atributos e
propósito; e possuidor da deidade absoluta, indivisível. Este verdadeiro Deus é
o que se revelou como Pai, pelo seu Filho, em redenção,; e como o Espírito
Santo, através de emanação. (1 Cor. 8:6; Efés. 4:6; 2 Cor. 5:19; Joel 2:28).
A Bíblia Sagrada,
prova a existência de Deus; afirma, assume e declara que o conhecimento de Deus
é universal. (Romanos 1:19, 21, 28, 32,; 2:15). Deus é invisível, incorpóreo,
sem partes, sem corpo, e portanto livre de todas as limitações. Ele é Espírito
(João 4:24), e um espírito não possui carne e ossos. (Lucas 24:39). O primeiro
se todos os mandamentos é, ouve, O Israel; o Senhor nosso Deus é o único
Senhor" (Marcos 12:29; Deut. 6:4). "um só Deus e Pai de todos, o qual
é sobre todos, age por meio de todos e está em todos " (Efe. 4:6).
Este é o único Deus
verdadeiro que se manifestou no Antigo Testamento de diversas maneiras; no
Filho enquanto Ele caminhou entre homens; como o Espírito Santo depois da
ascensão.
28) O FILHO DE DEUS
O único e verdadeiro
Deus, o YHWH(Yahweh) Senhor Adonay no Hebraico no Antigo Testamento. E que no
Grego Kurios no novo Testamento, tomando Ele mesmo a forma de homem, e como o
Filho de homem, nasceu da virgem Maria. Como diz Paulo "e sem controvérsia
grande é o mistério da Piedade: Deus foi manifesto na carne, justificado no
Espírito, visto dos anjos, pregado aos Gentios, crido no mundo, recebido em
cima na glória" (1 Timoteo 3:16).
"Ele veio até os
seus, e os seus não O recebeu (João 1:11). Este único e verdadeiro Deus foi
manifestado na carne, quer dizer, no seu Filho Jesus Cristo . "...a saber,
que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos
homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. "
(2 Cor. 5:19). Nós cremos que, "... n"Ele ( Jesus) habitava
corporalmente toda a plenitude da Divindade " (Col. 2:9). "Porque
aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude " (Col. 1:19).
Portanto, Jesus na sua humanidade era homem; na sua divindade era e é Deus. A
sua carne era o cordeiro, ou o sacrifício de Deus. Ele é o único mediador entre
Deus e o homem. "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os
homens, Cristo Jesus, homem, " (1 Timoteo 2:5). Jesus no lado do seu Pai
era divino, no lado da sua mãe, humano; Assim, Ele era conhecido como o Filho
de Deus e também o filho do homem, ou o Deus-homem. "Porque todas as coisas sujeitou debaixo
dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente,
exclui aquele que tudo lhe subordinou. " (1 Cor. 15:27). "Quando,
porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se
sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em
todos. " (1 Cor. 15:28).
Eu sou o Alfa e o
Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o
Todo-poderoso.(Apoc. 1:8).
29) O NOME DE DEUS
ATRAVÉS DA ESCRITURAS
Deus usou diferentes
títulos, como "Elohim" (Deus), "Adonay" (Senhor), e muitos
outros nomes-títulos, que revelam o seu caráter em favor do seu povo.
"Porque um
menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e
o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade,
Príncipe da Paz; " (Isaias 9:6). Esta profecia de Isaias foi cumprida
quando o Filho de Deus foi nomeado, "Ela dará à luz um filho e lhe porás o
nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles." (o Mat.
1:21).
"E não há
salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome,
dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. " (Atos 4:12).
30) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Nesta seção trataremos de outro modo de
operação do Espírito Santo no crente: A sua obra vitalizante. Esta última fase
da obra do Espírito Santo é apresentada na promessa de Cristo. ''Mas recebereis
poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas'' (Atos 1:8).
João o Batista, em
Mateus 3:11, diz, "...Ele o batizará com o Espírito Santo, e com
fogo."
Jesus, em Atos 1:5,
Diz, "...mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois
destes dias ."
Lucas nos fala Atos
2:4, todos eles foram cheios com o Espírito Santo, e começaram a falar em
outras línguas (idiomas), coforme o o Espírito lhes concedia que falasse."
"Os termos batizar com o Espírito Santo e fogo", "cheio do
Espírito Santo", e o "dom do Espírito Santo" são palavras
sinônimas usadas intercambiavel na Bíblia. É bíblico pensar que todos que
recebem o dom, encimento, ou batismo do Espírito Santo receberam o mesmo sinal
físico, inicial de falar em outras línguas.
31) A oração em
outras línguas, como registrado em Atos 2:4, 10:46, e 19:6, e o dom de línguas,
como explicado em 1 coríntios, capítulos 12 e 14, é o mesmo em essência, mas
diferente em uso e propósito. O Senhor,
falou pelo Profeta Joel: "eu derramarei do meu Espírito sobre toda a
carne; ..." (Joel 2:28). Pedro, explicando esta experiência fenomenal,
disse, Ele ( Jesus) tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo,
derramou isto que vedes e ouvis . (Atos 2:33). Mais adiante, "... Pois
para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda
estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar ". (Atos 2:39).
1) A característica
principal dessa promessa: Poder para servir e não regeneração para a vida
eterna. Sempre que lemos acerca do Espírito Santo vindo sobre, repousando
sobre, ou enchendo as pessoas, a referência nunca se refere à obra salvadora do
Espírito, mas sempre ao poder para servir.
2) A quem foi
dirigida: A homens que já estavam em relação íntima com Cristo. Foram enviados
a pregar, armados de poder espiritual para esse propósito (Mateus 10:1).
a) A eles foi dito:
''Os vossos nomes estão escritos nos céus (Lucas 10:20).
b) Sua condição moral
foi descrita nas Palavras: ''Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho
falado'' (João 15:3).
c) Sua relação com
Cristo foi ilustrada com a figura: ''Eu sou a videira, vós os ramos'' (João 15:5).
d) Eles conheciam a
presença do Espírito Santo com eles (João 14:17), e sentiram o sopro de Jesus
ressuscitado a dizer: ''Recebei o Espírito Santo'' (João 20:22).
e) Estes fatos
demonstram a possibilidade de a pessoa estar em contato com Cristo e ser seu
discípulo e, contudo carecer do revestimento especial mencionado em Atos 1:18.
3) O que acompanhava
o cumprimento da promessa: Houve manifestações sobrenaturais, sendo que a mais
importante e comum foi o milagre de falar em outras línguas. Este dom
acompanhava sempre a experiência sobrenatural do batismo no Espírito Santo (Atos 10:44-47).
a) Essa experiência é
descrita como ser cheio do Espírito Santo. Aqueles que foram batizados com o
Espírito Santo no dia de Pentecostes também foram cheios do Espírito (Atos 2:1-4).
Os fatos acima
expostos nos levam à conclusão de que o crente pode experimentar um
revestimento de poder, experiência suplementar e subseqüente à conversão, cuja
manifestação inicial se evidencia pelo milagre de falar em língua por ele nunca
aprendida.
b) O propósito
especial do Espírito Santo é dar energia à natureza humana para um serviço
especial para Deus, e, resultando em uma expressão externa de caráter
sobrenatural. De uma maneira geral, Paulo se refere a essa expressão exterior
como a ''manifestação do Espírito (1º Corintios 12:7).
4) Para receber o
batismo com o Espírito Santo, uma atitude correta é essencial:
a) Os primeiros
crentes que receberam o Espírito Santo ''perseveraram unânimes em oração'' (Atos 1:4).
b) A recepção do dom
do Espírito Santo, subseqüente à conversão, está ligado às orações dos
obreiros-cristãos (Atos 8:14-17).
c) Também está ligado
às orações em comum na igreja:
1) Depois que os
cristãos de Jerusalém oraram para receber coragem para pregar a Palavra,
''moveu-se o lugar em que estavam reunidos e todos foram cheios do Espírito
Santo'' (Atos 4:31).
d) Um derramamento
espontâneo, como foi o caso das pessoas que estavam na casa de Cornélio (Atos 10:44-47).
e) Oração individual:
Saulo de Tarso jejuou e orou três dias antes de ser cheio do Espírito Santo (Atos 9:9 e 17).
f) Obediência: O
Espírito Santo é a pessoa que Deus deu àqueles que Lhe obedecem (Atos 5:32).
5) Donde concluímos
que uma das características do verdadeiro cristão é ser submisso a autoridade
do Senhor, da Igreja e a todas as outras autoridades, pois o princípio de Deus
é a autoridade (Hebreus 13:17; Mateus 28:18).
32) IMPOSIÇÃO DE MÃOS
A)
AUTORIDADE É UM PRINCÍPIO DO REINO DE DEUS
1) Deus criou todas
as coisas. Tudo está sujeito à sua autoridade, uma vez que tudo foi criado por
Ele e para Ele (Eclesiastes 3:11; Colossenses 1:16).
a) Deus não exerce
seu domínio pela força, mas pelo reconhecimento do seu amor para conosco. Só se
sujeita incondicionalmente à vontade de Deus quem confia plenamente nEle (João 4:34).
b) Aqueles que não
estão dispostos a aceitar a vontade de Deus, vivem em estado de rebelião o que
caracteriza o pecado (Romanos 1:32).
2) O princípio de
rebelião não pode conviver pacificamente com o princípio de autoridade. No
coração do rebelde está o desejo de ocupar o lugar de Deus, de ser seu próprio
deus, de ditar suas próprias normas do bem e mal. Após o Juízo final estes dois
princípios estarão eternamente separados, caso contrário, o caos reinaria
eternamente na criação.
B) A REBELIÃO DO HOMEM E SUAS CONSEQÜÊNCIAS
1) A primeira
criatura de Deus que se rebelou foi Lúcifer, quando arregimentou um quarto dos
anjos do céu. Como conseqüência, foi destituído do seu cargo, expulso do céu e
lançado na terra (Ezequiel 28:11-17).
a) Satanás e seus
anjos tomaram uma decisão eterna de não reconhecer a autoridade de Deus.
2) O segundo capítulo
de Gênesis relata o fato da queda do homem, informando acerca do primeiro lar
do homem, sua inteligência, seu serviço no jardim do Éden, as duas árvores e o
primeiro matrimônio. Menciona especialmente as duas árvores, a do conhecimento
do bem e do mal e a árvore da vida. Essas duas árvores pareciam dizer a nossos
primeiros pais: ''Se seguirdes o bem e rejeitares o mal, tereis a vida'' (Deuteronômio 30:15).
a) Porque a árvore
proibida foi colocada ali? Para prover um teste pelo qual o homem pudesse,
amorosa e livremente, escolher servir a Deus e dessa maneira desenvolver seu
caráter (Gênesis 2:15-17).
b) A serpente,
astutamente, semeia dúvidas e suspeitas no coração de Eva. (Gênesis 3:1-6) por meio da pergunta no
versículo 1, lança a tríplice dúvida acerca de Deus.
b.1 - dúvida sobre a
bondade de Deus;
b.2 - dúvida sobre a
retidão de Deus;
b.3 - dúvida sobre a
Santidade de Deus.
3) Quando Adão comeu
do fruto, tudo que estava sob sua autoridade sofreu as conseqüências da
rebelião. O casal sofre imediatamente a morte espiritual, a separação de Deus,
a morte passou a toda sua descendência. Além disso, Adão entregou ao Diabo todo
domínio e autoridade que Deus havia lhe concedido(Gênesis 3:6; Lucas 4:5-7).
C) A MISSÃO DE JESUS COMO HOMEM
1) Ao se fazer como a
criatura, sendo gerado homem, Jesus atingiu três objetivos básicos relacionados
ao princípio de autoridade:
a) submeter-se como
criatura ao princípio de autoridade de Deus (Filipenses 2:6-8);
b) substituir o homem
no castigo que pesava sobre a rebelião (Isaias 53:5-6; Gálatas 3:13; 1º Corintios 15:3);
c) reimplantar o
princípio de autoridade na vida de todos que reconhecem o amor de Deus (Romanos 5:19).
2) O primeiro objetivo,
Jesus cumpriu sendo obediente até a morte e morte de cruz. Apesar de tentado a
desobedecer ao Pai como nenhum outro o foi, Jesus jamais satisfez sua vontade
própria de homem. Sua plena submissão ao Pai aprovou definitivamente o
princípio de autoridade para toda a criação.
3) O segundo
objetivo, ele atingiu ao sofrer na cruz, sem nunca ter se rebelado, todo o
castigo que pesava sobre os rebeldes. Sofreu a morte física e também a
separação do Pai (Marcos 15:34).
4) O terceiro
objetivo ele alcançou na ressurreição, sendo glorificado pelo pai como Senhor e
cabeça de todas as coisas (Colossenses 1:17-19). É a vida de Cristo em
nós que nos permite a perfeita e suprema submissão à vontade de Deus. Só pode
fazer parte do Reino de Deus aquele cuja cabeça é Jesus.
D) DEUS DELEGA AUTORIDADE
1) Toda autoridade
procede de Deus. Deus governa seu reino, delegando autoridade aos que O servem.
a) Reconhecer a
autoridade de Deus implica reconhecer as autoridades levantadas por Ele em
todos os âmbitos da vida: na família, no trabalho, no governo, na sua igreja,
etc (Romanos 13:1-7).
b) Devemos entender
que a autoridade não está na pessoa, mas na posição que ela ocupa.
c) Um governador tem
autoridade de governar enquanto estiver no governo.
d) A autoridade em sí
é boa, pois procede de Deus, mas a pessoa que a exerce pode ser boa ou má.
e) Deus levanta e
destitui reis. É Ele quem inclina o coração dos reis para onde quer.
E) O EXERCÍCIO DE AUTORIDADE
1) Sobre os Demônios:
a) Jesus venceu os
principados e potestades, expondo-os publicamente à vergonha da derrota (Colossenses 2:15).
b) Obtemos plenamente
os benefícios desta vitória quando exercemos toda a autoridade que Jesus
concedeu-nos sobre eles.
c) Os Demônios são
obrigados a obedecer a nossas ordens, pois quando ordenamos é como se o Senhor
mesmo ordenasse.
d) Muitos crentes
desconhecem a autoridade que têm e, quando se defrontam com o reino das trevas,
buscam socorro em Deus, mas o Senhor já lhes concedeu tudo o que necessitam
para vencer e permanecer inabaláveis (Efésios 6:13-18).
2) Sobre as
Enfermidades:
a) Toda as
enfermidades resultam do pecado (Romanos 5:12).
b) É certo que o
pecado não domina mais aquele que está em Cristo. Mas também é certo que o
pecado ainda habita em nossa natureza carnal, pelo que Paulo afirma: ''Esmurro
meu corpo todos os dias''.
c) Devido à presença
do pecado, este corpo será destruído para ressuscitar um corpo incorruptível
(Mais sobre este assunto no Estudo 5).
d) A destruição do
nosso corpo carnal faz parte do plano de Deus e a enfermidade pode servir a
este propósito.
e) Por outro lado, a
enfermidade pode proceder de Satanás servindo para matar, roubar e destruir
nossa alegria e paz.
f) Jesus concedeu-nos
autoridade para curar os enfermos escravizados pelo Diabo, libertando-os dos
seus sofrimentos. Por isso devemos sempre orar expulsando a enfermidade.
3) Na pregação do
Evangelho:
a) A ordem de Jesus é
para que o evangelho seja pregado por todo o mundo, quer queiram ouvir, quer
não.
b) Ao anunciar Jesus,
precisamos saber que Deus sustenta sua palavra com sinais e prodígios, e que
ela não volta ao Senhor antes de haver efetuado a obra para a qual foi
designada. Pregar com autoridade significa confiar que Deus se encarregará de
provar ao incrédulo a veracidade do nosso testemunho (Marcos 16:17-18; Ezequiel 12:25).
F) O PRINCÍPIO DE AUTORIDADE NA IGREJA LOCAL
1) Ninguém pode
servir a Deus de forma isolada. A congregação é o meio utilizado pelo Senhor
para ensinar-nos a submissão e o exercício de autoridade (Hebreus 10:23-25):
a) Na igreja
primitiva, as congregações estavam ligadas por um único espírito.
b) Cada congregação
tinha um sistema de governo próprio e independente, formado pelo pastor,
presbíteros, anciãos e membros.
c) Submeter-se a
Cristo implica em primeira instância, submeter-se às autoridades da igreja
local. Ao conselho da igreja cabe a responsabilidade de zelar pela conduta de
seus membros (Hebreus 13:7, 17)
33) RESSURREIÇÃO DOS MORTOS
A)
A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO
1) Os Coríntios como
os demais gregos eram um povo de grande capacidade intelectual e amantes de
especulações filosóficas. O Apóstolo Paulo previu que, sob a influência do
espírito grego, o ensino da igreja de Corinto poderia fazer com que o evangelho
se dissipasse em lindo, porém impotente sistema de filosofia e ética:
a) O Apóstolo
desafiou a veracidade desse ensino (1º Coríntios 15:12).
b) Tomando esse erro
como ponto de partida, Paulo expôs a doutrina verdadeira, entregando ao mundo o
grande capítulo da ressurreição(leiam em casa 1ª Coríntios 15).
2) No princípio Deus
criou tanto o Espírito como o corpo, e, quando se uniram espírito e corpo como
unidade vivente, o homem tornou-se alma vivente (Gênesis 2:7):
a) O homem foi criado
imortal no sentido de que ele não precisava morrer, mas mortal no sentido de
que poderia morrer se desobedecesse a Deus (Gênesis 2:16-17).
b) Se o homem tivesse
permanecido fiel, possivelmente teria sido trasladado, pois a trasladação
parece ser o meio perfeito que Deus usa para remover da terra os seres humanos
(2 Reis 2:11).
c) O homem pecou,
perdeu o direito à árvore da vida, e em resultado disso começou a morrer,
processo que culminou na separação do espírito do corpo (Gênesis 3:22).
d) A morte física foi
a expressão externa da morte espiritual, a qual é a conseqüência do pecado.
e) Desde que o corpo
é parte integrante da personalidade do homem, sua salvação e sua imortalidade
não se completam enquanto não for ressuscitado e glorificado. Assim ensina o
novo testamento. (1º Coríntios 15:53-54; Filipenses 3:20-21).
f) O homem se compõe
tanto de alma como de corpo, sua redenção deve incluir a vivificação dos dois,
da alma e do corpo. Embora o homem se torne justo perante Deus e vivo
espiritualmente (Efésios 2:1), seu corpo morrerá como
resultado da sua herança racial de Adão.
B) O FATO E NATUREZA DO ESTADO INTERMEDIÁRIO:
1) O velho testamento
ensina que há uma vida depois da morte:
a) Mostra que todos
os homens vão ao SHEOL (O hades do novo testamento).
b) Os ímpios vão para
lá (Salmos 9:17; Isaias 5:14).
c) Lemos que Coré e
Abirão desceram vivos ao Sheol (Números 16:33).
d) Os justos também
vão para lá (Jó 14:13; Salmos 6:5; 16:10).
e) Ezequias
considerava a morte como ''entrar nas portas do além'' (Isaias 38:10).
2) Também o novo
testamento mostra que tanto os maus como os justos desciam ao hades, antes da
ressurreição de Cristo:
a) Lemos que o rico
desceu ao hades e ele e Lázaro estavam tão próximos que dava para conversarem
um com o outro naquela região (Lucas 16:19-31).
b) O próprio Jesus
desceu ao hades (Atos 2:27-31).
c) Cristo tem agora
as chaves da morte e do hades (Apocalipse 1:18).
d) Um dia, a morte e
o hades devolverão os mortos que neles há (Apocalipse 20:13-14).
3) Se, então, as
escrituras ensinavam que há uma existência depois da morte, esta seria uma
existência consciente?
a) É o que é sugerido
no velho testamento e ensinado claramente no novo testamento (Mateus22:31-32; Lucas 23:40-43).
b) O novo testamento
indica que haviam dois compartimentos no hades, um para os maus e outro para os
bons. O que era reservado para os bons chamava-se Paraíso.
c) Depois da
ressurreição de Jesus, parece ter havido uma mudança. Agora os crentes vão à
presença de Cristo quando morrem (2º Coríntios 5:6-9).
d) Paulo expressou o
desejo de ''partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor'' (Filipenses 1:23).
e) ''As almas dos que
tinham sido mortos'' estavam debaixo do altar e conscientes (Apocalipse 6:9-11).
f) Quando Jesus
ressuscitou, Ele levou não apenas as primícias daqueles a quem ressuscitou
corporalmente (Mateus 27:52-53), mas também as almas de
todos os justos que estavam no hades (Efésios 4:8; Salmos 68:18).
C)
O ENSINAMENTO DO VELHO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO DO CORPO
1) Para começar, o
velho testamento registra a ressurreição do corpo de pelo menos três pessoas:
a) o filho da viúva (1º Reis 17:21-22);
b) o filho da
Sunamita (2º Reis 4:32-36);
c) o homem que
reviveu ao tocar os ossos de Eliseu (2º Reis 13:21). 2) Abraão esperava que Deus
levantasse Isaque dos mortos no Monte Moriá (Gênesis 22:5; Hebreus 11:19).
3) Jó esperava ver a
Deus em seu corpo (Jó 19:25-27).
4) Notamos ainda a
expectativa de Isaías de uma ressurreição do corpo (Isaias 26:19).
D) O ENSINAMENTO DO NOVO TESTAMENTO QUANTO À RESSURREIÇÃO
DO CORPO
1) O novo testamento
registra a ressurreição de cinco pessoas:
a) a filha de Jairo (Mateus 9:24-25);
b) o jovem de Naim (Lucas 7:14-15);
c) Lázaro (João 11:43-44);
d) Dorcas (Atos 9:40-41);
e) Êutico (Atos 20:9-12).
2) O próprio Senhor
Jesus ensinou sobre uma futura ressurreição (João 5:28-29; 6:39-40,44,54).
3) Os Apóstolos
ensinaram isso (Atos 24:15; 1º Tessalonissenses 4:14-16; Apocalipse 20:4-6).
4) Finalmente, a
ressurreição de Cristo é a garantia de nossa própria ressurreição (1º Coríntios 15:20-22; 2º Coríntios 4:14; Romanos 8:11):
a) Ele não só
destruiu a morte como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o
evangelho (2º Timóteo 1:10).
b) Há, portanto,
prova abundante de que, tanto o velho como o novo testamento ensinam a
ressurreição do corpo.
E) A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO
1) Mas alguém dirá:
Como ressuscitam os mortos? e em que corpo vêm? (1º Coríntios 15:35).
2) Observemos
primeiro que as escrituras falam de três tipos de ressurreição:
a) uma ressurreição
judicial, na qual o crente foi ressuscitado com Cristo (Romanos 6:4-5; Efésios 2:5-6);
b) uma ressurreição
espiritual, equivalente à regeneração (João 5:25-26);
c) uma ressurreição
física (João 5:28-29);
d) Estamos
interessados agora na ressurreição física.
3) As escrituras
indicam que o corpo será ressurreto de, pelo menos, quatro maneiras.
a) Em declarações
claras a esse respeito (Jó 19:25-26; João 5:28-29; 1º Corintios 15:44).
b) Quanto aos dois
tipos de corpos mencionados na última referência, STRONG diz: ''Esses adjetivos
''psíquico'' e ''espiritual'' não definem o material dos respectivos corpos,
mas sim aqueles corpos em suas relações e adaptações, em seus poderes e usos. O
corpo presente é adaptado e planejado para o uso da alma; o corpo da
ressurreição será adaptado e planejado para o uso do espírito.''
c) Na declaração de
que o corpo está incluído em nossa redenção (Romanos 8:23-26; 1º Coríntios 6:13-15).
d) Quando Cristo
morreu por nós, morreu pelo homem todo. Os benefícios completos de sua expiação
não são cumpridos até que o corpo tenha sido tornado imortal por Deus, o que se
dará na ressurreição.
e) No tipo de corpo
com que Jesus ressuscitou, Ele ressurgiu em um corpo físico (Lucas 24:39; João 20:27).
f) Na literalidade da
volta e julgamentos do Senhor. O homem Cristo Jesus voltará para julgar, não
espíritos incorpóreos, mas sim homens corpóreos (1º Tessalonicenses 4:16-17; Apocalipse 20:11-13).
F) OS CORPOS DOS CRENTES
1) Diversas passagens
declaram ou dão a entender que o corpo ressurreto dos crentes será semelhante
ao corpo glorificado de Cristo (Filipenses 3:21; 1º João 3:2; 1º Coríntios 15:49).
2) Alguns detalhes
podem ser mencionados de 1º Coríntios 15:
a) Lemos que não será
composto de carne e sangue (1º Coríntios 15:50-51).
b) Depois da
ressurreição, Jesus diz que seu corpo é composto de ''carne e ossos'' (Lucas
24:39).
c) Novamente nossos
corpos serão incorruptíveis, não estando, portanto, sujeitos à doença,
decomposição e morte (1º Coríntios 15:42, 53-54).
d) Será um corpo
glorioso, poderoso, espiritual e, finalmente, será um corpo celestial (1º Coríntios 15:43-44, 47, 49).
G) OS CORPOS DOS NÃO CRENTES
1) Jesus declarou que
está chegando a hora quando todos que estiverem na sepultura sairão, alguns
para a ressurreição da vida, e alguns para a ressurreição do juízo (João 5:28-29).
2) Diante de Félix,
Paulo declarou que Israel tinha esperança em Deus ''de que haverá ressurreição,
tanto de justos como de injustos''(Atos 24:15).
3) No livro de
Daniel, está escrito que muitos dos que dormem no pó ressuscitarão ''para
vergonha e horror eterno'' (Daniel 12:2).
4) No Apocalipse é
ensinado que ''os não salvos'' serão ressuscitados, julgados e lançados no lago
de fogo (Apocalipse 20:12-13).
5) A curiosidade nos
levaria a uma investigação da natureza deste corpo ressurreto, mas o silêncio
da escritura quanto a esse ponto indica que devemos nos contentar com as coisas
que nos foram reveladas.
H) A BÍBLIA NOS ENSINA QUE HAVERÁ DUAS RESSURREIÇÕES (Apocalipse 20:4-6).
1) A primeira
ressurreição terá lugar quando Cristo vier nos ares (1º Tessalonicenses 4:16; 1º Corintios 15:23).
2) Não há dúvida de
que todos os salvos dos tempos do velho testamento e do novo testamento até
aquele momento, serão então ressuscitados.
3) Os que forem
mortos durante a tribulação aparentemente serão ressuscitados no momento da
vinda de Cristo a terra. Assim, a primeira ressurreição estará completa (Apoc. 20:4-5).
I) A SEGUNDA RESSURREIÇÃO TERÁ LUGAR MIL ANOS MAIS TARDE
(Apocalipse 20:5; 11:13)
1) Parece que Deus é
tão longânimo quanto possível com os que morreram sem ser salvos. Estão em
tormento no estado intermediário, mas ainda não estão no lugar do castigo
final. Assim, a bondade de Deus faz adiar o dia do acerto final de contas para
até depois do milênio. Mas, embora demore, certamente virá!
34) JUÍZO ETERNO
A)
A BÍBLIA É UM LIVRO HISTÓRICO, DOUTRINÁRIO E PROFÉTICO. O ESTUDO DE APOCALIPSE
ABRANGE ESTAS TRÊS ÁREAS:
1) O Aspecto
Histórico:
a) O mundo já
conheceu seis impérios: o Egípcio, o Assírio, o Babilônico, o Medo-persa, o
Grego e por fim o Romano. Todos estiveram diretamente envolvidos com Israel, o
Povo de Deus.
b) O Egito tornou-se
uma grande nação por causa de José, Filho de Jacó, e foi destruído quando
perseguia Israel no mar vermelho (Gênesis 39:1-2; Êxodos 14:26-28).
c) O Babilônico foi
levantado para castigar Israel através de Nabucodonosor. Foi destruído quando
Belsazar abusou do Senhor, bebendo vinho nos jarros santos, que seu pai havia
tirado do templo em Jerusalém (2º Reis 25:8-10; Deuteronômio 5:1-4).
d) O Assírio foi
derrubado por Deus quando Senaqueribe cercou Jerusalém e zombou do Senhor (2º Reis 18:19).
e) O Império
Medo-Persa, este intimamente relacionado ao povo judeu, conforme registram os
livros de Neemias, Esdras e Ester, escritos nesta época.
f) O Império Grego e
sua queda foi vaticinada por Daniel no capítulo 8:5, 16 e 21, onde é feita uma alusão a Alexandre, o
Grande, como o Bode Peludo que destruiria o império Medo-Persa. Este império
foi destruído quando um dos quatro reis, sucessores de Alexandre (Daniel 8:23-24), que eram seus generais,
chamados Ptolomeu, Seleuco, Antípater e Filétero, invadiu Jerusalém e
sacrificou uma porca no altar, zombando de Deus (Daniel 11).
g) Jesus nasceu
durante o império Romano, profetizado por Daniel como o quarto reino que se
levantaria após o Babilônico (Daniel 2:39-40). Daniel profetizou que o
império Romano destruiria Jerusalém e o templo, após o messias ter sido tirado
(Daniel 9:25-26; Lucas 21:5-6), o que Jesus confirmou. Isto
aconteceu 70 anos depois de Cristo quando as legiões romanas cercaram Jerusalém
e destruíram a cidade e o templo. Um terço dos judeus morreu dentro da cidade,
outro terço foi crucificado ao redor da cidade e o último terço do povo foi
espalhado entre todas as nações, conforme a profecia. (Ezequiel 5:12; Lucas 21:20).
h) Todo o desenrolar
da história está profetizado na Bíblia e tem o povo de Israel como centro dos
acontecimentos.
1- A profecia sobre a
volta dos Judeus à terra prometida (Ezequiel 36:8-12; 37:21-23).
2 - Os conflitos
entre Árabes e Judeus (Ezequiel 36:33-36).
3 - A possível guerra
entre a Rússia e Israel (Ezequiel 39:1-9; 39:18-23).
i) O último império
que o mundo conhecerá será o do anticristo. Ele será destruído quando se
levantar contra os Judeus , quando então eles olharão para quem traspassaram,
Jesus (Zacarias 12:10). Então o Senhor voltará e
toda a nação se converterá a Ele.
1 - A pessoa do
anticristo (2º Tessalonicenses 2:3).
2 - Seu poder
sobrenatural (2º Tessalonicenses 2:7-10; Apocalipse 17:11-15).
2) O Aspecto Moral:
a) Ao sabermos que o
Senhor breve virá para arrebatar a sua igreja, somos levados a preocupar com a
nossa santificação. Jesus conta uma parábola sobre as dez virgens esperando a
vinda do noivo, referindo-se à sua volta e ao arrebatamento da igreja. Numa
parábola, cinco virgens não tinham azeite em suas lâmpadas, por isso não viram
quando o noivo chegou e, como conseqüência não entraram nas bodas.O
arrebatamento está para acontecer, quando a igreja do Senhor Jesus será tirada
para não passar pela grande tribulação que virá sobre o mundo. Ele nos exorta a
ficarmos alertas porque virá como um ladrão à noite naquele dia. Jesus virá
para aqueles que O esperam.
1 - O arrebatamento.
Como será, quando será e quem subirá (1º Tessalonicenses 5:1-11; Marcos 13:28-37).
2 - O arrebatamento
será em um átomo de tempo. Primeiro os que dormem em Cristo ressuscitarão,
depois nós, os que estivermos vivos, teremos nossos corpos transformados e
subiremos para encontrar o Senhor, nos ares (1º Tessalonicenses 4:13-18).
3 - O Aspecto
Profético
a) Daniel profetizou
que, nos últimos dias, a ciência se multiplicaria. Estamos vendo isto acontecer
(Daniel 12:4).
b) Ezequiel
profetizou que os judeus voltariam à terra prometida (Ezequiel 37:21-23).
1 - Depois de 1.900
anos espalhados pelo mundo, os Judeus retornaram em 1948 e lá estão até hoje,
contra tudo e todos (Ezequiel 38:8).
c) Após o
arrebatamento, o anticristo virá e estabelecerá o seu reinado com a ajuda de
dez nações e do Império Romano, que nunca caiu, pois até hoje Roma possui um
César cujo poder é reconhecido no mundo inteiro: o próprio Papa (Apocalipse
17). Este Império durará sete anos, quando então Jesus voltará para destruir as
forças satânicas.
d) O Império do
anticristo - 7 anos. (Daniel 9:26-27).
e) A procedência do
Império - visão de Nabucodonosor (Daniel 2:1-5; 7:16-25).
1 - A 1ª fase do
reinado do anticristo - falsa paz (Daniel 9:27).
2 - A aliança com as
dez nações. (Apocalipse 17:3, 12-9).
3 - A aliança com a
grande prostituta (Apocalipse 13:7-9; 17:1-9).
4 - A aliança com
Israel e a reconstrução do templo (Daniel 9:25-27).
5) A 2ª fase do
reinado do anticristo - dores (Apocalipse 9:1-12).
6) A guerra entre as
dez nações (Daniel 2:42-43).
7) A destruição da
grande prostituta (Apocalipse 17:15-17).
8) A marca da besta e
a tecnologia atual (Apocalipse 13:16-18).
4) Cremos não haver
dúvida de que a segunda vinda de Cristo se dará em duas fases: Arrebatamento da
igreja, e manifestação da pessoa de Cristo em glória.
a) Na primeira fase,
o arrebatamento da igreja, Jesus virá para os seus. Não tocará os seus pés na
terra, tampouco será visível ao mundo. Ele virá até às nuvens, onde receberá a
sua igreja para que com ele adentre às mansões celestiais (1º Tessalonicenses 4:17).
b) Já na segunda
fase, a manifestação propriamente dita, sete anos após a primeira, Jesus virá
com os seus. Nesse momento, sim, todo olho o verá, não como um Cristo abatido e
humilhado, mas exaltado e triunfante (Zacarias 14:4).
5) A Batalha do
Armagedom
a) A palavra
ARMAGEDOM significa monte de megido. Também conhecido como a planície de
Jezreel. Nesse amplo e espaçoso lugar, os exércitos do anticristo estarão
congregados para o ataque decisivo contra Jerusalém.
b) Quando Jerusalém
estiver cercada pelos exércitos do anticristo e aos Judeus não restar escape,
então eles clamarão angustiados pelo auxílio de Deus. Nesta hora, dar-se-á a
manifestação de Jesus, revestido com poder e glória (Isaias 52:8; Mateus 24:30).
c) O triunfo de Jesus
sobre os exércitos do anticristo será esmagador. Destruindo os exércitos hostis
a Israel, o anticristo e o falso profeta serão lançados no lago de fogo e
enxofre (Apocalipse 19:20).
6) O Milênio
a) Ao aprisionamento
de Satanás, seguir-se-ão mil anos de paz e de governo perfeito sob o reinado do
Senhor Jesus, assinalando o começo de uma nova dispensação (Apocalipse 20:6).
b) Esse período não é
o princípio de um mundo novo, mas o fim de um mundo antigo. O que o sábado
judaico é para a semana, assim será o milênio para a era presente.
c) Dois grupos de
povos distintos tomarão parte no milênio: os crentes glorificados, consistindo
dos santos do antigo e do novo testamento, da igreja triunfante, dos santos
oriundos da grande tribulação; e os povos naturais, em estado físico normal,
vivendo na terra, a saber: judeus salvos saídos da grande tribulação, gentios
poupados no julgamento das nações e o povo nascido durante o milênio
propriamente dito.
d) No milênio, a
igreja estará glorificada com Cristo na Jerusalém celestial. A igreja exercerá
a co-regência com Cristo durante esse período (Apocalipse 21:22-23) revestidos de um corpo
glorificado, os salvos estarão acima das limitações do tempo e do espaço
sujeitos quando ainda em seus corpos mortais. Terão um corpo como o de Cristo
Ressurreto, que se locomove sem obstáculos e sem barreiras.
e) A própria terra
passará por transformações que alterarão sensivelmente, para melhor, o seu
clima e sua produtividade. Também os animais sofrerão mudança na sua natureza
durante essa época áurea. A ferocidade deles será removida para dar lugar à
docilidade. Não mais se atacarão, nem, representarão qualquer ameaça ao homem.
(Isaias 65:25).
f) Toda criação,
afetada que foi pela queda do homem, de igual modo participará das bênçãos
decorrentes do governo milenar de Cristo (Romanos 8:18-23).
7) Terminado o
milênio, Satanás será novamente solto por um breve espaço de tempo (Apocalipse 20:7). Esta soltura de Satanás
servirá para:
a) provar às pessoas
que nasceram durante o milênio;
b) demonstrar pela
última vez quão pecaminosa é a natureza humana, e que o homem por sí mesmo
jamais se salvará, mesmo sob as melhores condições;
c) demonstrar que o
Diabo é completamente incorrigível.
8) Satanás sai a
ajuntar as nações da terra para a batalha, mas será derrotado e lançado no lago
de fogo e enxofre onde está a besta e o falso profeta (Apocalipse 20:8-10).
9) Após este evento, será estabelecido o
Juízo do grande trono branco, o Juízo Final. É nessa época que todos os ímpios
mortos ressuscitarão para ouvir sua sentença final diante do trono de Deus. Até
mesmo a morte e o inferno serão lançados no lago de fogo, a segunda morte. (Apocalipse 20:11-15
35) DOUTRINA
FUNDAMENTAL
Nossa doutrina básica
e fundamental é o padrão Bíblico de salvação completa que é arrependimento,
batismo em águas por imersão no nome do Senhor Jesus Cristo para o perdão dos
pecados, e receber o batismo do Espírito Santo com o sinal de falar em outras
línguas como o Espírito Santo concede a cada um.
Empreendamos esforços
para manter a unidade do Espírito até que todos cheguemos à unidade da fé, ao
mesmo tempo, admoestando todos os irmãos que não contendam com as suas
diferentes visões para desunião do corpo - esforçando-nos diligentemente por
preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz.
Ora,
àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos santos e
irrepreensíveis, com alegria perante a sua glória, ao único Deus, Salvador
nosso, por Jesus Cristo nosso Senhor, seja glória e majestade, domínio e poder,
antes de todos os séculos, agora, e para todo o sempre. Amém" (Jd. 25)
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