segunda-feira, 3 de outubro de 2011



CASAMENTO,FÉ, PROSPERIDADE
&
ECONÔMIA DOMESTICA


Princípios divinos para a família


Introdução
1o Princípio: O valor da instituição chamada família.
2o Princípio: O companheirismo
3o Princípio: Independência grata
4o Princípio: O sexo é uma dádiva divina

Introdução
    A sociedade está se transformando a cada dia. Sendo a família célula-mãe desta, passa por profundas mudanças em sua forma de ser. Antes, era comum um casal ter muitos filhos: oito, nove, dez, etc. Hoje, apenas um, dois ou três. Antes, a família conversava mais entre si. Nas refeições estavam juntos à mesa. Hoje, as conversas são rápidas e evasivas e nas refeições a tagarela da televisão está ligada. Aliás, tal hábito deve ser abolido. Antes, com o salário do marido a família se sustentava. Hoje, a esposa trabalha e deixa os filhos numa creche.
     Este estudo tem a pretensão de mostrar que apesar da família estar mudando a sua forma de ser, os princípios devem ser mantidos. Os princípios divinos para a família são inegociáveis. Em certas bulas de remédios encontramos a advertência: “Para obter melhores resultados, siga as instruções do fabricante.” Para termos um casamento bem sucedido precisamos seguir os princípios do Criador. Ao comprarmos um eletrodoméstico vem a advertência na caixa: “Antes de usar, leia o manual.” Antes de casar, devemos ler o manual - a Bíblia.
    Em Provérbios 23.10 está escrito: “Não removas os limites antigos”. Os princípios divinos para a família são os limites estabelecidos pelo Criador que não devem ser removidos. A palavra princípio quer dizer “regra” e “preceito”. Ao ultrapassar os limites, os homens trazem para si problemas que o acompanharão e prejudicarão a sua saúde física, emocional e espiritual. Os princípios divinos enfrentam a prova do tempo. Os princípios são eternos.
 
Primeiro Princípio
O valor da instituição chamada família.
    Creio ser este um princípio que tem a necessidade de ser reafirmado pela nossa geração. Muitos dizem que a família é uma instituição falida. Mas não é.
    A família foi a primeira instituição criada por Deus e a única criada antes do pecado. Depois de criar a luz, os céus, a terra e mares, de criar os luminares, a vegetação e animais, Deus viu que o seu trabalho era bom. Contudo, foi somente após a criação da família (homem e mulher) que Deus viu que tudo era muito bom. Apenas uma coisa não foi considerada boa: que o homem estivesse só. Por causa disso Deus criou a mulher e oficiou pessoalmente o primeiro casamento da história. “Formou uma mulher, e trouxe-a Adão.” (Gn 2.22).
    “Digno de honra entre todos seja o matrimônio...” (Hb 13.4). Ou seja, Deus nos diz que todos devem dar o valor devido a família. Que este princípio seja reafirmado por você!

Segundo Princípio
O companheirismo
    Deus, ao criar Adão, deu-lhe uma enorme responsabilidade de cuidar daquilo que Ele havia criado. Dentre as responsabilidades, quero destacar a missão de dar nome a todos os animais. Durante essa missão Adão começou a sentir uma solidão tremenda, pois observou que entre todos os animais não havia um que lhe servisse de companhia. Afinal, Adão era o único ser humano da terra. Observe como a Bíblia descreve isto: “E Adão pôs os nomes a todo gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que lhe correspondesse.” (Gn 2.20) Adão tinha uma missão enorme, mas não tinha uma companheira que o ajudasse. Então Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma auxiliadora que seja idônea” (Gn 2.18).  Deus contemplou o coração do homem e lhe deu a resposta - a mulher, para que fosse uma companheira que o ajudasse.
    Está aí o segundo princípio que quero destacar: o companheirismo. Deus criou a família para que um ajudasse o outro. Na família precisa haver parceria, companheirismo e reciprocidade. A expressão usada por Deus, “auxiliadora idônea”, é muito significativa. A palavra hebraica usada para “auxiliadora” foi ezer, “alguém que está junto, ao lado de”, “pronto para ajudar”. Para idônea, foi neged, de difícil tradução, que quer dizer “correspondente a”, “apropriado para”. Dito isto, fica entendido que a expressão “auxiliadora idônea” significa “alguém igual que está ao lado para ajudar”.
    Está assim estabelecido por Deus o princípio para o casal: o companheirismo. Salomão em Ec 4.9-12, destaca de maneira belíssima a importância do companheirismo no casamento:

“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga o seu trabalho. Se um cair, o outro levanta o seu companheiro. Mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá quem o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão. Mas um só  como se aquentará?  Se alguém quiser  prevalecer contra um, os dois lhe resistirão. O cordão de três dobras não se quebra tão depressa.”
    A família precisa resgatar este princípio depressa. Quantos não estão sofrendo o pior dos sentimentos, que é a solidão a dois? Vivem debaixo do mesmo teto, mas estão separados. O companheirismo cedeu lugar para a competição e acusação. Muitas vezes quando ocorre um problema, a pergunta é: “Quem foi o culpado?” Enquanto a pergunta certa seria “Como posso ajudar você?”
    Um certo pastor gostava de perguntar aos noivos: “- Você quer casar para ser feliz ou para fazer seu futuro esposo ou esposa feliz?” A resposta que gostava de ouvir era: “Para fazer a minha futura esposa ou meu futuro esposo feliz”. Quando se casa pensando em preencher o companheiro (a), essa reciprocidade é abençoadora para ambos. No amor não cabe o egoísmo. O “amor não busca os seus interesses”.
    Este princípio é cada vez mais estranho à nossa sociedade. Como cristãos precisamos reafirmar este princípio divino para a família. “Na saúde ou na doença ou na riqueza ou na pobreza”. O companheirismo é essencial.

Terceiro Princípio
Independência grata
    Este princípio é o resultado de dois princípios. O primeiro está registrado em Gn 2.24: “Portanto deixará o homem a seu pai e a  sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão os dois uma só carne.” O segundo está em Ex 20:12: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.”
    Muitos agem como se houvessem uma incompatibilidade entre estes princípios, mas não há. Eles são ajustáveis, desde que haja uma compreensão exata do que diz as Escrituras. Uns agem como se o “deixar” significasse o abandono, o esquecimento e o corte de qualquer contato com os pais. Outros agem como se “honrar” fosse estar sempre grudado nas saias da mãe ou na barra da calça do pai.
    Observemos o que diz Gn 2.24. Para manter uma união real entre o casal precisa primeiro haver o “deixar os pais”: “Portanto deixará... e unir-se-á à sua mulher.” Este princípio é tão importante que foi repetido por Cristo em Mt 19.4 e 5: “Respondeu-lhes Ele: não leste que no princípio o Criador os fez macho e fêmea: portanto deixará o pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne?”  E também foi repetido por Paulo em Ef 5.31. O “deixar pai e mãe” envolve pelo menos três aspectos:

1.º) O “deixar fisicamente” ou o “deixar geográfico”, ou seja, não morar com os pais.
2.º) O “deixar financeiro”, que seria não mais depender financeiramente dos pais.
3.º) O “deixar psicológico”, que seria não depender afetivamente ou emocionalmente dos pais.

    O “deixar” é extremamente necessário para que o novo casal tenha realmente uma vida em comum. Vemos este princípio ser vivido até pelos animais. Os filhotes ficam com a mãe até aprenderem a caçar. Depois vão à luta.
    Os pais devem entender que os filhos não devem ficar sempre segurando nas barras de suas calças. Quando o casamento acontece, essa fase acaba. Os pais não criam os filhos para si, mas para formarem suas próprias famílias. Os filhos, por sua vez, depois de casados, não devem colocar o pai e mãe em primeiro plano e esposo (ou esposa) em segundo, mas o inverso.
    A independência não significa abandonar, negligenciar os pais. Esta deve ser vivida por um enorme sentimento de gratidão e honra aos pais que possibilitaram a esses filhos constituírem seus próprios laços afetivos e familiares.
    Observe o que está escrito em Pv 23.22: “Ouve a teu pai, que te gerou e não desprezes a tua mãe, quando vier envelhecer.” Quantos pais não estão esquecidos e desprezados pelos filhos? Largados num asilo? “Não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.” Paulo quando trata acerca das viúvas, fala que se estas tiverem filhos devem ser cuidadas pelos mesmos. Observe 1 Tm 5.4 e 8: “Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam eles primeiro a exercer piedade para com sua própria família, e a recompensar a seus progenitores; porque isto é bom e agradável diante de Deus... Mas, se alguém não cuida dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior que o incrédulo.”

Quarto Princípio
O sexo é uma dádiva divina
    Para começo de conversa é bom que se diga que o sexo é uma dádiva para ser desfrutada no casamento. Atente para Gn 2.24: “Portanto deixará o homem a seu pai e sua mãe, e unir-se-á à sua mulher e serão os dois uma só carne.” A união sexual entre o casal transforma-os em uma só carne. Mas observe que antes do “ser uma só carne”, precisa haver o “deixar” e o “unir-se”. Mas o que se vê por aí? É o “tornar-se uma só carne”, sem o “deixar” e o “unir-se”. O sexo é o terceiro passo para o casal e não o primeiro. O homem não deve inverter estes passos. Caso inverta, poderá colher danos irreversíveis.
    Dentro do casamento, o sexo é uma benção. Como diz o Pr. Caio Fábio: “O prazer da sexualidade no casamento é uma recompensa para a dureza da vida.”
 
“Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a porção nesta vida, pelo trabalho com que afadigaste debaixo do sol.” (Ec 9.9)
“Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.” (Pv 5.18)
    Muitas pessoas casadas possuem uma sensação interior de que o sexo é impuro, como escreveu Tim La Haye: “Após vinte e sete anos de ministério e o aconselhamento de centenas de casais, estamos convencidos que muitos abrigam, escondida em algum canto da mente, a idéia de que há algo errado com o ato sexual.”
    Existe um pensamento anti-bíblico que corre solto por aí, que o pecado original foi o sexo, e que o fruto foi a maçã, dando a este fruto uma conotação sexual. O pecado original foi a desobediência de Adão e Eva ao comerem o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, e não o sexo.
    Observemos que a primeira ordem que Deus deu ao primeiro casal foi: “Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra” (Gn 1.28). Esta ordem foi dada antes do pecado entrar no mundo, portanto o sexo e a reprodução foram ordenados ao casal em seu estado original de inocência.
Deus, depois de criar o homem e a mulher com as suas capacidades sexuais, observou e disse: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom.” (Gn 1.31)
    O clima de santidade e pureza que havia entre Adão e Eva em relação ao sexo era tão grande, que logo depois da ordem do Senhor deles se tornarem uma só carne, a Bíblia registra: “E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, e não se envergonhavam.:  (Gn 1.29)
    A Bíblia registra uma palavra muito interessante, para descrever o ato sexual – conhecer. (Veja, por exemplo, Gn 4.1). Mostra assim que o ato sexual é muito mais do que o desnudamento das vestes; mas envolve o desnudamento emocional. O ato sexual é algo físico, emocional e espiritual.
    Para encerrar em parte este assunto, quero destacar as palavras do Dr. Witeat Gaye Wheat (in: Sexo e Intimidade): “Você tem permissão de Deus para desfrutar do sexo dentro do seu casamento. Foi Ele quem inventou o sexo; foi Ele quem teve esta idéia em primeiro lugar.”
   
Queremos analisar biblicamente a necessidade da espera até o casamento para se ter um relacionamento sexual com alguém. Daremos algumas razões:

1.º) Porque esta é a vontade de Deus
    O cristão tem como alvo de sua vida agradar a Deus. Sendo isto verdadeiro, seu desejo é fazer a vontade de Deus. Paulo, ao tratar deste assunto, escreveu: “Assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que abundeis cada vez mais. Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus. Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus...” (1 Ts 4:1-5, o grifo é do Autor)

2.º) O sexo é um ato espiritual
    O sexo, em nossa sociedade, é visto como algo apenas físico. Quem pensa assim tem uma visão curta a respeito. “Quando se está com fome, come-se; quando se está com sono, dorme-se; e quando se tem um desejo, pratica-se sexo.” Parece acertadíssimo, mas na verdade isso está longe de ser verdade. Observe o que Paulo, pelo Espírito Santo, escreveu: “Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fa-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.” (1 Co 6:15-17, o grifo é do Autor) Vemos aqui que a união sexual entre duas pessoas é muito mais que uma união física, mas uma união física, emocional e espiritual.

3.º) Você não é dono do seu corpo
    Vivemos numa sociedade permissiva, que estimula as práticas egoístas, e que não pensa nas conseqüências de sues atos. “Sou livre para fazer o que me der na cabeça”, pensam alguns. “O corpo é meu, faço o que quero”, pensam outros. Mas o cristão não deve pensar assim. O seu corpo foi comprado pelo sangue de Cristo e agora pertence ao Espírito Santo. Veja 1 Co 6:19 e 20. Quem despreza este conceito, despreza a Deus. Veja (1 Ts 4:7 e 8)

4.º) Quem ama se compromete
    Cristo certa vez falou: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (Jo 14:21) Em outras palavras Cristo disse: “Aquele que me ama se compromete comigo”. Quem ama verdadeiramente uma pessoa tem o desejo de se comprometer com a mesma. Sexo sem compromisso é um ato de desamor. A expressão “amor livre” é uma contradição. Se é amor, nunca será livre. Os dois não se tornam uma só carne? Como podem ser livres? O amor não trata com leviandade (1 Co 13:4). O amor não se porta com indecência nem busca os seus interesses (1 Co 13:5). Quem ama verdadeiramente deseja formar com o amado uma aliança.
 

5.º) O amor não faz mal ao próximo (Rm 13. 9 e 10)
    O amor verdadeiro não deseja o mal ao outro. Chantagear ao outro a ter relações sexuais para provar o seu amor é barato e vulgar. O sexo pré-conjugal é um mal que Deus condena. O sexo não é prova de amor. Quantos não se relacionam sexualmente sem amor? Muitos casais têm relações sem o menor entendimento do que é o amor. O amor verdadeiro não faz mal ao próximo e deseja intensamente se comprometer com o ser amado.
 

6.º) Quem semeia, colhe!
    Na Bíblia vemos o princípio da semeadura: Quem semeia, colhe! (Gl 6. 7 e 8).
    O sexo pré-conjugal e extraconjugal sempre trará conseqüências negativas. “Deus não se deixa escarnecer”. O Diabo lança sempre a sugestão: “- Pode fazer, não vai ter problema nenhum!” Esta sugestão é antiga. O Diabo disse à Eva: “Certamente não morrereis.” (Gn 3:4). Enquanto Deus disse: “Mas da árvore da ciência do bem e do mal não comerás; porque no dia que dela comeres, certamente morrerás.” (Gn 2:17). Quero destacar algumas conseqüências:

a) Perda da comunhão com Deus
    Quando o crente cai neste tipo de pecado, tem a sua comunhão rompida com Deus. Não perde a salvação, mas a alegria da salvação, que é fruto da comunhão constante com Deus. “Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustem-me com um espírito voluntário.” (Sl 51:12) Este irmão deve ser disciplinado, afastado do rol de membros da Igreja, mas não abandonado. Deve-se trabalhar nele até a sua restauração.

b) Diminuição do respeito próprio
    Dolores Friesen (in O caminho para o casamento cristão) escreveu: “O sexo pré-conjugal também diminui a força e valorização da própria pessoa. O respeito próprio e o respeito da dignidade do outro se perdem. Quando alguém oferece seu corpo a outras pessoas, perde alguma coisa da sua própria pessoa. Este tipo de atividade sexual somente traz um vazio e desapontamento, em vez de prazer e realização.”

c) Ciúme e insegurança no casamento
    A facilidade da conquista e o sexo pré-conjugal trazem o ciúme e a insegurança para o casamento. O sexo ilícito sempre traz o sentimento de culpa que irá poluir o relacionamento conjugal.

d) Perda da capacidade de amar
    O sexo sem compromisso vai gerando grande frustração no indivíduo, pois a cada relacionamento a esperança de ser correspondido vai diminuindo. Isto trará amargura e frieza para os próximos relacionamentos, causando a perda da capacidade de amar.

e) Doenças sexualmente transmissíveis
    As autoridades, de um modo geral, tratam essas doenças apenas como problemas de saúde. Por isso acham que o uso do preservativo irá conter isto. Mas estas doenças, sobretudo, são frutos de problemas espirituais e morais. O relacionamento sexual pré-conjugal e extraconjugal são os seus maiores causadores. A castidade e a fidelidade são os melhores meios de prevenção.




Vida Familiar
Referindo-se ao casamento, Jesus disse:
"Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem seu pai e mãe, e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem." (Mt.19:4-6)
O Senhor Jesus não se referia apenas ao casamento de cristãos quando declarou que se tratava de uma união divina; Ele falou genericamente e abrangeu o matrimônio de cada ser humano. Assim, revelou o casamento como instituição de Deus.
A Palavra de Deus ensina os princípios que devem reger o casamento e a vida familiar, e queremos apresenta-los de forma resumida.

O relacionamento marido/mulher
1) O marido deve amar a esposa - O marido deve amar sua esposa assim como Cristo amou a sua igreja. Amar é um verbo. É mais que um sentimento, é uma decisão e um investimento.
"Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela." (Ef.5:25)
"Maridos, amai a vossas esposas, e não as trateis com amargura." (Cl.3:19)
"Tendo consideração para com a vossa mulher, como parte mais frágil, tratai-a com dignidade..." (I Pe.3:7)
2) A esposa deve submeter-se ao seu marido - Isto não significa que o homem deva ser autoritário, mas ele tem seu lugar como cabeça do lar.
"As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres estejam em tudo submissas a seus próprios maridos" (Efésios 5:22-24)
"Esposas, sede submissas aos próprios maridos, como convém no Senhor." (Colossenses 3:18)
"A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. E não permito que a mulher ensine, nem que exerça autoridade de homem; esteja, porém, em silêncio." (I Timóteo 2:11,12)
3) Vida sexual - A vida sexual do casal é para seu prazer, e não só para gerar filhos. É dádiva de Deus e tem a sua benção. Vejamos alguns princípios bíblicos:
a) Intimidade - "...viu que Isaque acariciava Rebeca, sua mulher". (Gn.26:20). Este texto fala de uma intimidade que deve ser cultivada entre marido e mulher.
b) Honra - "Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e os adúlteros" (Hb.13:4). Honramos o matrimônio através de nossa fidelidade e dedicação, mas mesmo entre casados pode haver impurezas, por isso o conselho bíblico afirma que também é necessário conservar o leito sem mácula; ou seja, sem pecado.
c) Sexo só no casamento - "mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" (I Co.7:2). A poligamia é pecado. Toda relação fora do casamento é adultério, e não deve ter lugar na vida do cristão.
d) Não privar o cônjuge - "O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também semelhantemente a esposa ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e, sim, a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e novamente vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência" (I Co.7:3,4). Este texto revela vários princípios. Paulo chama a relação sexual de dever. Não faz isto com propósito de roubar o romantismo, mas sim de enfatizar a responsabilidade de cada um quanto ao assunto. Depois, mostra que a autoridade do corpo pertence ao cônjuge, para poder enfatizar que o casal não deve se privar da vida sexual; um não deve se negar ao outro. A abstinência sexual só é aconselhada por um período curto de tempo, com o consentimento de ambos, e com uma única finalidade: dedicar-se à oração. Nestes versículos, Paulo mostra uma intensidade sexual na vida do casal que certamente é muito mais do que procriação!
e) Deleite - "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher de tua mocidade, corça de amores, e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com suas carícias" (Pv.5:18,19). Há uma vida amorosa, de deleite para o cristão no casamento. A intimidade física faz parte do plano de Deus e deve ser vivida intensamente no lar cristão.
4) Uma só carne - A Bíblia diz que o homem e mulher tornam-se uma só carne por meio do matrimônio, pois o casamento é uma mistura de vida. "Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne" (Ef.5:31).
5) Aliança - "...o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade... sendo ela tua companheira e a mulher da tua aliança" (Ml.2;14). O casamento tem seu aspecto legal que deve ser respeitado, mas ele é mais do que um contrato! É uma aliança. Um pacto. Não é algo que se faz hoje e se desfaz amanhã. E Deus mesmo é testemunha desta aliança que devemos honrar. A aliança do matrimônio é mistura de vida, e não pode ser rompida; o divórcio separa legalmente as pessoas, mas não anula a aliança.

A criação dos filhos
"E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4).
Além do respeito dos pais para com os filhos, a Bíblia enfatiza a necessidade de que os pais corrijam e disciplinem seus filhos e que os eduquem nos caminhos do Senhor. Embora a igreja participe deste processo de educação cristã, a responsabilidade de fazê-lo pertence aos pais e não deve ser transferida! "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele"(Pv.22:6). Há vários textos do livro de Provérbios que falam sobre a correção dos filhos; o primeiro deles diz que Deus nos corrige como um pai corrige a seu filho, mostrando que a disciplina é algo santo: "Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enfades da sua repreensão. Porque o Senhor repreende a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem" (Pv.3:11,12). Um outro texto fala sobre corrigir com moderação: "Castiga a teu filho, enquanto ainda há esperança, mas não te excedas a ponto de matá-lo" (Pv.19:18). Os filhos não devem crescer sem a correção dos pais: "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela" (Pv.22:15). "Não retires da criança a disciplina, pois se a fustigares com vara não morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno" (Pv.23:13,14). "A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe. Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma" (Pv.29:15 e 17). Se a vara da correção for poupada, o prejuízo será grande!
A forma de ensinar e corrigir dos pais deve ser sábia e amorosa, para que seus filhos não desanimem: "Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados" (Cl.3:21). A conduta dos pais cristãos deve ser estimulante. Muitos pais em vez de encorajarem seus filhos a andarem com Deus, os desanimam. Não devemos agir assim, mas estimulá-los a servir ao Senhor de todo coração.

O comportamento dos filhos
Os filhos devem aos seus pais não apenas obediência e submissão, mas também honra. A Bíblia deixa claro que a benção do Senhor seguirá aos obedientes, e implicitamente diz que a maldição virá sobre o que desonra seus pais. "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra" (Ef.6:1-3). Há um texto bíblico que deixa claro o aspecto da maldição sobre os que desonram seus pais: "A quem amaldiçoa a seu pai ou sua mãe, apagar-se-lhe-á a lâmpada nas mais densas trevas" (Pv.20:20).
Honrar os pais não é algo que se faz apenas com palavras, mas principalmente com a conduta: "O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza da sua mãe" (Pv.10:1). Os filhos devem aprender a valorizar seus pais como pessoas e também por sua missão: "Coroa dos velhos são os filhos dos filhos; e a glória dos filhos são seus pais" (Pv.17:6). "Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer"(Pv.23:22).
Não se deve obedecer aos pais apenas por querer agradá-los, mas principalmente para se agradar ao Senhor. "Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Cl.3:20).



O sacerdócio do lar
"É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?) (I Timóteo 3:2-5).
Antes de ser sacerdote na igreja, o homem tem que ser sacerdote na sua própria casa. O sacerdócio começa no lar. Não é porque vai governar a igreja que o bispo tem que ter um bom lar, mas sim o contrário. Ter um lar pastoreado é o ministério básico de todo homem, e se não souber exercê-lo, o homem não poderá crescer na sua responsabilidade espiritual e ministerial. Acerca deste assunto, a Palavra de Deus ainda diz: "alguém que seja irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados" (Tt.1:6). O homem tem que ser o pastor do seu lar; isto é requisito não só para quem ingressa no ministério, mas é exemplo de vida cristã. Pais crentes não terão filhos crentes se não investirem na vida espiritual deles; é necessário ministrar e ensinar cada um deles a andar com Deus.

Namoro
O que conhecemos hoje como namoro, não está na Bíblia; porém, vemos isto mais como uma tradição cultural do que um princípio espiritual. Reconhecemos que o padrão de namoro deste mundo não condiz com o que a Bíblia ensina sobre a santidade do corpo (I Ts.4:3-8). Mesmo guardando-se virgens até o matrimônio, os jovens cristãos devem ter uma relação onde haja limites claros para o contato físico. Excesso de carícias tornam-se um laço para quem está procurando agradar a Deus. O livro de Provérbios aconselha: "Tomará alguém fogo no seu seio, sem que as suas vestes se incendeiem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés?" (Pv.6:27,28). Paulo disse aos tessalonicenses que se alguém defraudar a seu irmão nesta matéria, deve saber que Deus é vingador destas coisas.
Entendemos que os jovens devem ser cautelosos e criteriosos quanto à assumirem compromissos, pois são muito impulsivos nesta fase de sua vida. "Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas as cousas, sejam criteriosos" (Tt.2:6). É necessário gastar tempo em oração e buscar a orientação e conselho dos líderes espirituais em vez de precipitar-se. A benção dos pais é importantíssima, e a temos como requisito básico para estabelecer o relacionamento.

Noivado
O noivado já se encontra na Bíblia, e é aquele nível de relacionamento onde o compromisso e planos para o casamento se estabelecem.
Antes do casamento, há determinados critérios exigidos pelas Escrituras: "Cuida dos teus negócios lá fora, apronta a lavoura no campo, e depois edifica a tua casa" (Pv.24:27). Note que não se começa edificando a casa, mas preparando trabalho e os meios de subsistência; neste capítulo abrangemos o trabalho e sustento como sendo algo essencial na vida do cristão. Os jovens não poderão casar pensando em ser sustentados pelos pais, pois serão uma nova família, e o cordão umbilical deve ser cortado. A Bíblia diz que "deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher" (Ef.5:31). A partir do casamento, devem se manter sozinho.
Temos um ministério de acompanhamento aos noivos, onde os princípios da vida familiar são ministrados durante um bom período antes do casamento, para melhor prepará-los em Deus para a vida do lar.

Casamento
O casamento não é um sacramento a ser realizado na igreja, embora seja uma instituição divina. Na Bíblia, não existe nada sobre celebração religiosa de casamentos; tudo o que a Palavra fala é sobre as bodas (ou festa). Quando Jesus esteve num casamento, participou da festa, nada sugere uma celebração religiosa. Não nos opomos à ela, e também a realizamos, mas nosso ponto de vista é de apenas uma solenidade importante para aqueles que querem Deus no centro do lar; não vemos tal cerimônia como sendo a união espiritual. Reconhecemos o casamento quando ele está em conformidade com a lei dos homens, que deve ser obedecida (Rm.13:1,2). Os que se chegam a Cristo e estão apenas "ajuntados", devem regularizar sua situação. E, compreendendo os princípios de aliança, pactuarem-se sob juramento.
O cristão não deve se unir pelos laços do matrimônio a um incrédulo. "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor" (I Co.7:39). O detalhe de casar só no Senhor deve ser ressaltado, pois o cristão é proibido de se colocar debaixo do mesmo jugo que os incrédulos: "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos, porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e o maligno? Ou que união do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse; Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor, não toqueis em cousas impuras e eu vos receberei" (II Co.6:14-17). Este princípio também se aplica a qualquer outro tipo de sociedade, mesmo que comercial.
Vale ressaltar que cada pessoa tem o direito de casar com quem quiser (I Co.7:39), mas tem que ser no Senhor.

O divórcio
"Porque o Senhor Deus de Israel diz que odeia o repúdio... portanto cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis" (Malaquias 2:16).
A palavra repúdio é o mesmo que divórcio. Deus odeia o divórcio. O divórcio não deve ser uma opção para os crentes, exceto em situações específicas que a Bíblia menciona.
"Vieram a ele alguns fariseus, e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então respondeu ele: Não tendes lido que o Criador desde o princípio os fez homem e mulher, e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Replicaram-lhe: Por que mandou então Moisés dar carta de divórcio e repudiar? Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossas mulheres; entretanto, não foi assim desde o princípio. Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério [e o que casar com a repudiada comete adultério]" (Mateus 19:3-9).
No Velho Testamento, sob a lei que Deus deu a Moisés, foi permitido o divórcio devido à dureza dos corações dos homens. Naquele período, as pessoas não experimentavam o novo nascimento, nem tinham o Espírito Santo dentro de si; mas o plano de Deus para os homens nunca envolveu o divórcio. E mesmo sendo o divórcio permitido, não significa que era o melhor de Deus ou que era encorajado, pois o Senhor mesmo disse aos que estavam sob a lei que Ele abomina o divórcio. O plano de Deus para o casal é a aliança eterna; é a fusão de uma só carne. E Jesus deixa claro que além da morte, só uma coisa tem o poder de romper a aliança de um casal: o adultério. Assim como a aliança é consumada com a relação sexual dos noivos, é destruída com o adultério. E mesmo assim, o perdão e restauração devem ser buscados. Esta é a única exceção em toda a Bíblia que autoriza o divórcio, uma vez que a aliança já foi quebrada. Porém, assim como Deus nos perdoa se rompemos nossa parte na aliança e procura a nossa restauração, também nós devemos ter um espírito perdoador e buscar a restauração da aliança.
"Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe do marido (se, porém, ela vier a separar-se, que não se case, ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte de sua mulher." (I Coríntios 7:10,11).
O divórcio não é uma opção, mas sim uma exceção. E neste caso, não se deve partir para uma nova relação, e sim permanecer sozinho ou reconciliar-se com o cônjuge. A única situação que se excetua a este padrão é o princípio acima abordado por Jesus, quando do caso de adultério (e neste caso só tem este direito a vítima, e isto quando não há reconciliação).
"Aos mais digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e esta consente em morar com ele, não a abandone; e a mulher que tem marido incrédulo, e este consente em viver com ela, não deixe o marido. Porque o marido incrédulo é santificado no convívio da esposa e a esposa incrédula é santificada no convívio do marido crente. Doutra sorte vossos filhos seriam impuros, porém, agora, são santos. Mas, se o descrente quiser apartar-se, que se aparte; em tais casos não fica sujeito à servidão, nem o irmão, nem a irmã; Deus vos tem chamado à paz." (I Coríntios 7:13-15).

Naqueles dias dos apóstolos, na cultura em que viviam, podia ser o fim de um casamento se só um dos cônjuges se convertesse, pois muitos não aceitariam partilhar uma fé diferente, e, em muitos casos, o cônjuge incrédulo se sentiria profundamente ofendido. Mas Paulo disse que isto não era motivo de separação; independentemente da fé professada e das práticas espirituais, nunca será o cônjuge cristão que se contaminará (mesmo na relação íntima do casal) e sim o não cristão que será santificado. Este texto não fala que um é salvo pela fé do outro, pois não é de salvação que ele está falando, e sim de pureza ou contaminação. E quanto aos filhos, serão abençoados em função daquele que serve ao Senhor e não herdarão contaminação daquele que não serve a Deus. Mas se na conversão de um cônjuge, o outro vier a abandoná-lo por causa disto, então o irmão ou a irmã abandonados não estão debaixo de jugo (ou seja, não estão mais presos ao cônjuge), pois o divórcio não foi procurado por eles; e no caso de seu cônjuge afastado procurar novo casamento, estará em adultério, mas o irmão ou a irmã não; valerá para eles o princípio ensinado pelo Senhor Jesus em Mateus 19:9.

Novo casamento
Além das situações acima mencionadas, a única outra situação em que o novo casamento é admitido é no caso de viuvez.
"Ora, a mulher casada está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal. De sorte que será considerada adúltera se, vivendo ainda o marido, unir-se a outro homem; porém, se morrer o marido, estará livre da lei, e não será adúltera se contrair novas núpcias." (Rm.7:2,3). O apóstolo Paulo disse o mesmo aos coríntios: "A mulher está ligada enquanto vive o marido; contudo, se falecer o marido, fica livre para casar com quem quiser, mas somente no Senhor" (I Coríntios 7:39).

Observe novamente a instrução de casar-se só no Senhor, ou seja, com alguém que sirva ao Senhor.
Há uma diferença entre o crente não se casar com um incrédulo para não se pôr debaixo de jugo desigual, e se converter estando já casado com um incrédulo. Na segunda situação ele não está em pecado, na primeira sim, pois desobedece a Palavra. Na situação de divórcio e novo casamento, também entendemos assim. O crente não tem o divórcio como uma opção, mas aquele que já se converte numa relação adúltera de novo casamento e se arrepende, é perdoado pelo Senhor; e como diz a Bíblia: "Deus não leva em conta o tempo da ignorância" (At.17:30 e I Tm.1:13).

Trabalho
O trabalho é uma ordem bíblica. É o meio de o homem sustentar sua casa e viver dignamente; além disto, por meio do seu ganho ele também poderá servir ao reino de Deus e ao necessitado.
"Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (Efésios 4:28).
Ninguém que diz servir a Cristo deve negligenciar o cuidado de sua casa, pois as Escrituras declaram: "Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos de sua própria casa, tem negado a fé, e é pior do que o descrente" (I Tm.5:8). A Palavra de Deus também diz acerca daquele que não trabalha: "Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: Se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que entre vós há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão" (II Ts.3:10-12).
Paulo se orgulhava de nunca ter sido um peso para ninguém, e de suas próprias mãos (seu trabalho) terem lhe provido o sustento (At.20:34). A igreja deve socorrer as viúvas que não tem condições de sustento, mas quando há alguém na casa que pode trabalhar para trazer o sustento, então a igreja é instruída a não sustentar este lar, mostrando a importância e o dever do trabalho:
"Honra as viúvas verdadeiramente viúvas. Mas, se alguma viúva tem filhos, ou netos, aprendam, primeiro a exercer piedade para com a sua própria casa, e a recompensar os seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus" (I Tm.5:3,4).
E em seu trabalho, cada cristão deve fazer o melhor, para o Senhor e não para os homens:
"Servos, obedecei em tudo aos vossos senhores segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-só agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo coração, como para o Senhor, e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas" (Cl.3:22-25).
De igual modo, os que são patrões devem honrar os seus funcionários: "Senhores, tratai aos servos com justiça e com equidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu" (Cl.4:1).
Vivendo assim, o Senhor será honrado!

0s 7 fundamentos para ter um casamento feliz e bem sucedido.
Texto Base: Gn 2:18-24
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo pois o senhor Deus formado da terra todos os animais do campo, e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem deste a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome  o homem a todos os animais domésticos, as aves dos céus, e a todos os animais selváticos;  para o homem tadavia  não se achava uma auxiliadora que lhe se já idônea. Então o Senhor Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu: Tomou uma das suas costelas, e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem transformo-a numa mulher e lhe trouxe. E disse o homem: esta afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne, chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro o homem e a mulher estavam nus e não se envergonhavam.”

Afirmação:  O casamento é uma instituição que foi Criada e elaborada por Deus.

07 fundamentos para se ter um casamento feliz e bem sucedido:

1-     Co-igualdade:  A mulher foi feita de uma costela tirada ao lado de  Adão; não de sua cabeça para governar sobre ele, nem de seu pé para ser pisada por ele; mas de seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço para ser protegida, e perto de seu coração para ser amada.

2-      Fidelidade – O Mundo não acredita mais na fidelidade. Todavia, um casamento alicerçado neste princípio tem muito mais possibilidades de subsistir diante das pressões do dia a dia. A fidelidade é uma atitude “sine Qua non” pra que se tenha um casamento feliz e bem sucedido.

3-      Verdade – A verdade deve sempre prevalecer independente do conflito em questão. Aonde existe verdade existe confiança, e aonde existe confiança não existe possibilidade de incoerências e “achismos”.

“A Verdade é sempre forte, não importa quão fraca pareça, e a falsidade é sempre fraca, não importa o quão forte pareça.”( Phillips Brooks)

4-      Amor: - I Co 13- 4-7. “ O amor é paciente, é benigno, o amor não arde em ciúmes , não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

5-      Aliança – O que faz o casamento uma instituição duradoura, não são os bens que possuímos, as boas relações que desenvolvemos, ou o amor que temos um  pelo outro. O que sustenta o matrimônio é a aliança que fazemos um com outro diante de Deus, familiares e amigos.

6-     Compreensão e determinação: Existem 02 fatores que comumente agem de forma implacável e persistente sobre o casamento nos dias de hoje:
§                     A incompreensão entre os cônjuges. Duas pessoas que se amam tem que desenvolver a habilidade de compreender uma à outra. Isto é, desenvolver uma atitude compreensiva e madura para com as fraquezas de seu cônjuge, não intencionando mudá-lo(a)  com críticas ou insinuações maldosas. O casamento é um ajustamento Contínuo.
§                     Falta de determinação de se permanecer casado.  O casamento se mantém não pelo amor somente, mais sobretudo pela aliança feita pelo casal diante Deus.

7-     Ter Jesus como âncora e socorro.  Com certeza os conflitos virão, e ainda que nós desenvolvamos todos os princípios citados, sem Jesus, estamos fadados ao fracasso.


FÉ, PROSPERIDADE
&
ECONÔMIA DOMESTICA

INTRODUÇÃO
Texto: & Isaias 55:2 ; João 6:12.
I) INTRODUÇÃO: O equilíbrio financeiro proporciona bem estar no lar. Boa (%) porcentagem das brigas em família, advém da má administração dos ganhos, ou seja, da receita.
O bom senso é um fator indispensável, pois muitas vezes adquire-se coisas sem estabelecer prioridades para o lar, ou pelo menos para o momento que se está atravessando.
NOTA: Temos que Ter uma postura correta diante do dinheiro. O mesmo tem que servi-lo e não você servir ao dinheiro. & I Timóteo 6: 6-10
As duas coisas que certamente têm contribuído para o enfraquecimento de muitos casamentos: É sexo e dinheiro. A falta de qualquer um deles poderá causar sérios transtornos para a vida do casal. É provável, porém, que a falta de dinheiro venha a causar mais males e muita angustia nos casais hoje em dia, do que qualquer outro componente da vida a dois. São poucos os casais que tem tido a capacidade para administrar bem as crises que o dinheiro provoca. Vamos ver que baseado nos princípios das Escrituras,  o nosso Deus quer dar a vitória ao marido e a mulher nesta área para que, livres das amarras proporcionadas por uma vida financeira difícil, possam servir a Deus com alegria em seus corações.
Não é nada fácil concentrar-se em fazer alguma coisa para o Reino de Deus quando a mente e o coração estão constantemente preocupados com as promissórias, cheque especial, cartão de crédito e tantos outros débitos.

A palavra "dinheiro" é definida no Dicionário Aurélio como: "Mercadoria (geralmente representada por cédulas e moedas) que tem curso oficial e cujo valor é estabelecido como o equivalente que permite a troca por outra (s) mercadoria(s), de cujo valor comparativo é a de medida". Aprendemos nesta definição algo interessante: o dinheiro é uma mercadoria e esta mercadoria pode ser trocada por outras que porventura estejamos em falta. Assim podemos entender que a principal finalidade do dinheiro é suprir o que nos falta.

CAPITALISMO
Estamos em um país em que o sistema é capitalista, ou seja, o investidor quer mais e mais e nunca estão satisfeitos. É como um saco sem fundo.
Despedem seus funcionários e os substituem por computadores, não se importando a mínima com o elemento humano, e sim, com os lucros.
A qualidade dos produtos cai, muito embora, se fala tanto em ISO 9000, porém, os produtos não têm mais a mesma resistência. Sabe porque ? Para acabarem mais rápido e as pessoas voltarem a consumir. Isto é capitalismo.
No Brasil, cada plano econômico que eles lançam, nós sofremos seus efeitos de teste. Parece que somos um laboratório gigante.
Mas o que isto tem a ver com os problemas na família? Tudo! tem tudo a ver, pois afeta o seu relacionamento com a esposa, filhos, e até mesmo na sua vida espiritual, muito embora não deveria, mas está acontecendo.
O desempenho sexual do casal cai bastante, pois a ansiedade se instala e logo vem a insatisfação. É só não ter o dinheiro para o aluguel, luz, água, leite p/ os filhos etc. que os conflitos começam.

 Impressiona ver como a Bíblia é cuidadosa no ensino sobre o dinheiro. Muitas são as histórias que têm como pano de fundo o bom ou o mau uso do dinheiro. Talvez a mais famosa destas é a do próprio Cristo que foi traído por um de seus discípulos por apenas 30 moedas de prata. Ainda que não houvesse dinheiro envolvido na transação, Esaú vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó por um suculento prato de lentilhas. Uma pobre viúva foi elogiada por Jesus por causa do seu desprendimento em ofertar as únicas duas moedas que possuía. Quem não se lembra das famosas palavras de Zaqueu quando afirma ao Mestre que restituiria quatro vezes se porventura houvesse roubado de alguém? Como podemos ver, mesmo a vida das pessoas registradas nas páginas das escrituras, está rodeada por valores que podem ser simbolizados pelo dinheiro. O propósito deste pequeno trabalho é oferecer uma ajuda prática a todos os casais que querem ter uma vida vitoriosa na área das finanças.   

PROSPERIDADE FINANCEIRA
É DOM DE DEUS
70% dos nossos problemas é por causa de dinheiro –90% dos problemas mundiais é Financeiro. O Seu dinheiro é o que você é, o seu dinheiro é a sua vida. O dinheiro não é do maligno. I Tm.6:10. Diz que “ O amor ao dinheiro que é a raiz de todos os males”. A Bíblia nos relata que somente um homem perguntou ao Senhor Jesus  “Como ir ao céu ”. – Foi o jovem rico; Mat.19:16-30;Mar.10:17-31;  Luc.18:18-30. Ele respondeu sobre sua condição financeira, “Seu Dinheiro”. Mar.10:21 – Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: Vai vende tudo o que tens, dá  aos pobres, e terás um tesouro no céu. Então vem e segue-me. Crer na palavra do Senhor Jesus  “RENUNCIA”. Prov.19:17.Quem dá aos pobres empresta a Deus. Porque  onde está o teu tesouro ai estará também  o seu  coração.Mat.6:21. Coração no Evangelho. Jo.8:32 – A verdade que você conhece esta te libertará. Prov.11:9- Não é a verdade que liberta. Is.5:13. Eu não posso crer (andar, aceitar) numa verdade que eu não conheço Mat. 22:29. Ouvir, Conhecer, Crer, Confessar e Invocar.Rm.10:10-14. A tradição faz a palavra sem eficácia.  A tradição é impedimento para conhecer a verdade ( A crucificação de Jesus). Os apóstolos morreram, mas a operação do Espírito Santo não morreu com eles, não acabou. A prosperidade é de Deus,você precisa ser prospero. 3 Jo.1:2. 1O Coisa – Que sua alma possa prosperar todas as coisas bem como a sua alma é prospera. – Tudo que vem a ser evangelho tem a ver com finanças. Ec.10:19. Alguns dizem que o dinheiro não é importante. Deut.8:18. Deus te dá poder para adquirir riquezas, não para nós mesmos. Riqueza  necessária  para manter a sua aliança. “Há poder em minhas mãos para adquirir riquezas para estabelecer a aliança de Deus”. Onde adquirir esta  riqueza. Mat.6:33.     O que é aliança?  Deut. 28- Não nos ensina aliança,  nos ensina as bênçãos e as maldições. Gen.12 – Aqui esta a aliança. Vs.1 –Mas profundo que uma simples mudança. Mas Deus estava tirando Abraão do sistema do mundo daquela época.  Sistema financeiro da época (Energia/Negativa).
“Quanto maior a família maior seu poder financeiro”. Deus quer que saiamos do sistema deste mundo (Energia/Negativa). O Senhor Jesus quer que entremos no seu sistema (Energia/Positiva).   A primeira vez que mandou seus discípulos mandou sem nada. Luc.10:4.  Mas a segunda vez determinou que não saíssem  de mãos vazias.Luc.22:35-36.  “Há poder em nossas mãos para adquirir riquezas ”.  – Mentira quando se diz que o dinheiro não pode fazer feliz.  Pode sim,  dinheiro pode fazer feliz, se você sabe usar para o bem(Energia/Positiva). Dar e será dado. Luc.6:38.  Vs.2 Tu será uma Benção.  Você não pode alimentar a outros, se você não pode alimentar a você mesmo. “Eu vou ser uma Benção”. Você não pode ser uma Benção sem ser abençoado.  O ímpio tem riqueza? Prov.13:22. – Jó.27:16-17. O Propósito de Deus na riqueza do pecador. Ec.2:26. – Prov.28:8.  Ninguém ouve o Pobre –Ec.9:14-16. O sistema do mundo(Energia/Negativa) é firmado na falta. O reino de Deus é ABUNDÂNCIA e FARTURA. Poder físico, Poder Espiritual, Conhecimento é poder. “Crer nos profetas do Senhor”  II. Cro.20:20.   Deus se importa com sua divida Ele quer te ajudar. II. Rs.4:1-7. Deus não é movido pela necessidade, Deus é movido pela sua fé. Deut.8:18. Deus deu poder as minhas mãos para adquirir riqueza para estabelecer sua aliança. Gn.12:1.  – Sai do sistema do mundo. GL.3:29 – herdeiro segundo a promessa.  Tem que sair do sistema do mundo. Têm que sair do sistema do Homem.  Deus é a Fonte o recurso. O seu emprego não é sua fonte, Deus é sua fonte. Entre no sistema de Deus,  o sistema do mundo é falta. O sistema de Deus é abundância.  Jo.10:10.  - Gn.12:2 Ir além da benção – Ser uma Benção. O suficiente só não basta, precisamos mais que o suficiente é necessário cuidar não só de nós mesmo mais de outros também. se você tem só o suficiente não poderá ajudar a ninguém. poder para adquirir riquezas para que a aliança de Deus seja estabelecida. Luc.6:38. A tradição faz a palavra de Deus sem eficácia (ineficaz).Fp.4:15 –2Co.9:6-8. Deus deu vida ao ele esperava um retorno – Que o homem o adorasse o amasse. Ele deu esperando receber. Ele deu seu filho para receber muitos filhos. O Senhor Jesus  pelo gozo que ele esperava ele deu  sua vida não para 1 ou 2 filhos mais milhões e milhões de filhos para Deus. Dar  e será dado Mal.3:10.  O que o Homem semear isto ceifará Gl.6:7. As leis da semeadura, lei da atração e a lei da vibração são leis eternas e universal e inquestionável. Vem a Cristo receber salvação, vem a Cristo receber o Espírito Santo, vem a Cristo receber uma cura, no entanto suas finanças não esperam receber.


ADMINISTRANDO AS FINANÇAS
Naturalmente que a primeira coisa que o casal precisa ter em mente quando falamos em administrar as finanças trata-se exatamente de como o dinheiro do lar é adquirido. A maneira mais tradicional é que essa renda venha do trabalho de algum membro da família. Antigamente era mais comum pensar que o marido era o natural provedor do lar, enquanto que a esposa tinha como responsabilidade o cuidado da casa e dos filhos. Com o decorrer dos anos esta mentalidade foi sendo mudada, e hoje é muito comum encontrar a mulher trabalhando fora para auxiliar ou aumentar a renda familiar. Nós entendemos que os recursos que entram no lar devem ser adquiridos com honestidade e de uma maneira onde o nome de Deus é honrado e glorificado. É muito triste ver pessoas que freqüentam as nossas igrejas e que praticam negócios escusos, procurarem de diversas maneiras "santificar" aquele dinheiro. A igreja é vista como uma agência onde o dinheiro pode ser "lavado". Pensa-se que dando um pouco para Deus, o "resto" que sobrou está abençoado. Nós cremos que um lar abençoado financeiramente é um lar onde os recursos são adquiridos com o suor do rosto, com o trabalho digno de cada membro da família. Se alguém da família trabalha em lugar onde tem que realizar falcatruas, deve rejeitar tal tipo de serviço, ainda que isto venha a lhe custar o emprego. Lembre-se que "maior
é aquele que está em nós do que aquele que está no mundo." Quando falamos do orçamento de casa, uma das perguntas que temos que responder é esta: quanto nós precisamos ganhar para manter o nível de vida que nós temos? Quanto dinheiro é necessário para passarmos o mês? Por incrível que possa parecer, muitos de nós, casados há pouco ou há muito tempo, não temos a menor idéia de quanto gastamos mensalmente. Nós temos uma impressão, uma idéia mais ou menos aproximada! Portanto, a primeira coisa a fazer é um levantamento das despesas, as fixas e as eventuais, para então verificarmos se o que o casal ganha é ou não suficiente para viver uma vida normal.

PLANEJAMENTO FAMILIAR
Significa programar seus gastos, colocar no papel, relacionar mensalmente a receita e as despesas para que haja um controle da situação.
EXEMPLO: Seu salário representa 100% .

A partir daí distribua em porcentagem conforme segue abaixo:

10% dízimo (pertence ao Senhor), seja fiel, deve encabeçar a lista;
? % despesas fixas (água, luz, telefone, IPTU, (estas despesas você terá todos os meses);
? % compra mensal (logicamente você terá que ir ao mercado todos os meses) considere;
? % feira, açougue, padaria;
? % vestuário (este não precisa ter todos os meses, compra-se quando puder);
? % atividades diversas (passeio, viagem, lanches) são boas, mas devem ser feitos com critérios;
? % investimentos (poupança, parcelas de terreno), são coisas que valorizam, principalmente em imóveis. (porém, deve ser feito se o ganho mensal permitir). Às vezes uma renúncia para se adquirir outras coisas ajuda.


Provavelmente vocês ficaram surpresos com este exercício ou então era este o resultado que tinham em mente. Agora, vamos apanhar o salário líquido que entra mensalmente em casa, deduzir as despesas previstas no orçamento e ver o quanto sobra por mês.

RENDA FAMILIAR = R$ 800,00 LÍQUIDO

DESCRIÇÃO DOS GASTOS
VALOR GASTO
SALDO FINAL
Dízimo
80,00
720,00
Água
20,00
700,00
Luz
35,00
665,00
Telefone
35,00
630,00
Compra
150,00
480,00
Padaria
40,00
440,00
Feira
40,00
400,00
Açougue
50,00
350,00
Prestação de roupa (vez ou outra)
50,00
300,00
Prestação de terreno (aplicação)
250,00
50,00
Saldo final para gastos diversos, e/ou aplicar na Poupança.

50,00


NÃO GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA
ü      O que você ganha com esforço deve ser gasto com critério;
ü      Salário representa o suor do teu rosto, o desgaste da vida, portanto, gaste de forma correta;
ü      Alguns ganham mais do que outros, porém, vivem como se ganhassem menos. Por que?

a) Não é que quem ganha menos faz milagres;
b) O problema é que quem ganha mais (neste caso citado) não está sabendo administrar;
c) Ganha-se bem, porém, administra-se mal;

ALGUNS ELEMENTOS DA ECONOMIA DOMÉSTICA

v      Crie prioridades em ordem cronológica. (exemplo) : Entre consertar as goteiras do telhado e comprar um aparelho de som para o carro. Qual é a prioridade? Responda
 você mesmo.
v      Se puder faça um fundo de reserva para eventuais necessidades. (isto é sábio);
v      Marque o que vai comprar antes de sair de casa, isto lhe dará equilíbrio. Na rua você será bombardeado por ofertas do capitalismo, que vão incitar os vírus do consumismo;
v      Saiba quando comprar, De repente não é o momento certo para se adquirir determinada coisa;  
v      Saiba aonde comprar, vá aonde a oferta e maior do que a procura. Ex. tem roupa da mesma marca e qualidade, que está na loja do Sr. Francisco, mas que também está na boutique fulana de tal. Na boutique é mais caro, porém, devido o viver de aparência, a pessoa não quer entrar na lojinha do Sr. Francisco;
v      Nunca saia de casa com fome, isto lhe ajudará a comprar somente o necessário, principalmente em se tratando de supermercado;
v      Faça você mesmo. Não pague para fazer. Ex. o jardim da casa, uma pintura, consertar uma torneira, etc.
v      Não faça prestações longas. Ex. um aparelho de som custa R$ 800,00 à vista. À prestação em 10 x de R$ 105,00 (eles dizem que está sem juros) custará então R$ 1.050,00 no se preço final, ou seja, R$ 250,00 a mais.
Conselho meu :
Se você guardar durante 10 meses R$ 80,00 você poderá comprá-lo à vista, e R$ 80,00 reais é menor do que R$ 105,00 reais. A questão na verdade é que não temos paciência de esperar e queremos ter o aparelho na hora.
v      Tenha cuidado para não precisar de agiotas; Não vou dizer que o problema em si são eles, e sim que se você está precisando deles é porque alguma coisa errada está acontecendo com você. & Provérbios 22:7.
v      Para que isto não aconteça, não gaste mais do que você ganha;
v      Não viva de aparência, valeria a pena se sacrificar para mostrar algo que na verdade não existe?



VEJA ESTA HISTÓRIA
“Certa família gostava de viver de aparência, com isto sempre estava mostrando às outras pessoas uma falsa realidade. Eles chegaram ao extremo, quando um dia o homem da casa fez um esforço e adquiriu uma antena de televisão (parabólica). A esposa perguntou por que ele havia comprado a antena se não tinham a televisão. Ele respondeu: pelo menos quem passar na rua vai pensar que nós temos TV.” Isto é um absurdo! Devemos viver o padrão de vida que realmente está a nossa altura, não devemos fazer sacrifícios de tolos.


CRIE PRIORIDADES
Todo bom administrador (marido/mulher) sabe estabelecer prioridades.
Conceito: Prioridade é o senso de percepção em estabelecer o que é mais importante para o momento, e até mesmo para o futuro. Exemplo: De repente sua esposa está lavando roupa em um tanque baixo, um frio terrível e você trocando as rodas do seu carro (roda esporte). Isto é falsa aparência. É não estabelecer prioridades.
Nota: A prioridade numero um (1) sempre causa bem estar ao lar. Evitar exibir falsa riqueza é uma regra segura para a economia no lar. & Provérbios 13:7
Têm vários crentes, isto em todas as denominações, que andam todos “empetecados” (parecem burgueses) , mas na verdade, estão devendo tudo, sem falar que as vezes não costumam nem pagar as contas.
 Não vão aos cultos mais do que três vezes com a mesma roupa, e já começam a reclamar que estão sem roupa para sair.
 Meu querido (a) irmão (ã), o importante na vida é o bem estar do lar e não o que os outros irão pensar e falar de ti. Pare de viver em função do que os outros pensam, seja você.

ALGUMAS SITUAÇÕES
Muitas situações são formadas por nós mesmos e, muitas vezes culpamos o diabo. Mas na verdade o que está causando o problema é o próprio casal que não se entendem, não estabelecem metas, não priorizam, não estão sendo uma só carne.
Vejam alguns casos que existem:
Ø      Marido se acomoda no ganho da esposa, com isto ela se vê na condição de dominadora;
Ø      A esposa não quer saber quanto o marido ganha, o negócio dela é gastar e não economizar;
Ø      Os dois trabalham e ganham bem, mas não conseguem dar conta do recado, ou seja, do orçamento mensal. Está faltando critério com os gastos.
Ø      A própria natureza não desperdiça nada, pois está inserida nela a idéia de economia. Como diz: “Na natureza nada se perde tudo se aproveita.”
Ø      Existe a participação humana e a divina:
A humana: Analisar, programar, priorizar, economizar, dizimar, etc.
A Divina: Abençoar, prosperar, ensinar, dirigir (se dermos lugar);


Planilha de custo e modelo de orçamento familiar. Eu sugiro ao casal que adote uma "planilha de custos". O bom é trabalharem juntos e discutirem as prioridades, quando os ânimos estiverem calmos. A pior coisa do mundo é planejar a vida financeira no meio de brigas e crises sobre dinheiro. A elaboração da planilha é fundamental antes de partirmos para um trabalho realmente sério com os outros detalhes da administração do dinheiro no lar.


Orçamento Doméstico
R$

Salário Familiar

Despesas mensais

Saldo




Não é fácil, não é? Vamos comentar, ainda que rapidamente os itens acima e ver se podemos cortar algumas "gorduras" para sobrar um pouco mais de "carne" no fim de cada mês.

Dízimo - Uma das perguntas mais ouvidas sobre o dízimo é se o mesmo é bíblico? Se está no Novo Testamento? Mais adiante falaremos sobre este assunto. Não tem como cortar o dízimo do orçamento, pois quando o casal faz isto, as janelas dos céus são fechadas para com aquela família (Ml 3.10). Mesmo com esta advertência da palavra de Deus, muitas vezes é o dízimo que é retido em situações financeiras difíceis. Afinal, Deus não vai mandar um cobrador à nossa porta, não é mesmo?

Missões - Daquela parte que fica para administrarmos com sabedoria (90%), devemos dedicar uma porcentagem fixa para as missões, seja missões no Brasil ou fora. Não somente envie a sua oferta, mas envolva-se com a vida e o trabalho do missionário; orando, enviando correspondências, etc. Quando você faz isto, você está em sintonia com o coração de Deus e une-se aos cristãos do mundo todo que têm colaborado para com o avanço do Reino de Deus e você se enquadrará entre aquelas pessoas que estão experimentando as bênçãos de Filipenses 4.19 em suas vidas. Note que pelo contexto este verso se aplica primeiramente a todas as pessoas que estão envolvidas na obra missionária.

Aluguel ou prestação da casa própria - Se você não tem como sair do aluguel, tem que pagá-lo, mesmo chorando, pois é um dinheiro que não volta mais. Planejar com cuidado a compra de um terreno para construir aos poucos é uma alternativa que todos deveriam procurar. Cuidado ao comprar casas ou apartamentos que estão financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação e optar por não transferir para o seu nome por causa do aumento que incidirá sobre o valor das prestações. Você poderá ter complicações pois em caso de morte, separação judicial ou falência do primeiro proprietário, o apartamento entrará como bem da família. O mesmo se aplica se você vender para alguém que não vai transferir. Se a pessoa parar de pagar é o seu nome que ficará no rol dos devedores junto ao agente financeiro. Além do que você também não poderá financiar outro imóvel, pois consta como sendo proprietário de um. Consulte alguém que entenda do assunto antes de decidir sobre a compra e venda de um imóvel financiado.

Consórcio - Muitas vezes a gente compra um consórcio pensando que será fácil pagar, porque no dia da compra a prestação é razoável em relação ao salário. Se a inflação disparar é um problema pagar as prestações. Analise, portanto, com cuidado esta opção para adquirir o carro novo. Se você parou de pagar as prestações, guarde todos os recibos, para receber o que pagou no final do grupo. Existe também uma reserva que é cobrada mensalmente que será devolvida a você. Se você vender o consórcio, não esqueça de negociar a reserva referente às prestações que você pagou. Não queremos deixar a impressão que tudo é negativo em comprar um consórcio, pois este ainda é um dos meios mais eficientes para a compra do carro novo.

Escola particular - Se a sua opção é por escolas particulares, procure colocar as crianças em uma mesma escola porque assim você poderá obter maiores descontos. Economizará com uniformes, porque poderá passá-los de uma criança para outra. O mesmo se aplica a livros didáticos e outros materiais escolares.

Cursos extras - Se o seu sonho é aprender inglês e está pensando em entrar em uma escola, pelo menos leve o curso a sério. Poucas são as pessoas que aprendem uma língua estrangeira indo três vezes por semana a uma escola. Portanto, faça bom uso do seu investimento. Cursos são oferecidos pelo SENAC a preços módicos e de excelentes qualidades.

Água, luz e gás - São despesas que não podem ser cortadas, mas que podem ser racionalizadas. Passe toda a roupa num mesmo dia, cozinhe alimentos em maior quantidade e congele. Desligue a luz quando sair do aposento e ensine as crianças a procederem do mesmo modo. Se você está construindo a casa própria, pense na possibilidade de colocar energia solar e utilizar o gás para os banheiros e pias e não energia elétrica.

Supermercado - Grande devorador do nosso orçamento. Compras sem nenhum critério fatalmente levarão o nosso lar à falência. Durante a semana vá elaborando uma lista das mercadorias em falta na dispensa. Se o seu orçamento está curto, compre somente o que escreveu naquela lista e não abra nenhuma exceção para o que não é tão necessário. Se você pode ir ao supermercado sem as crianças, faça-o.

Condomínio - Não tem jeito, tem que pagar. Todavia, adquira o hábito de olhar na relação das despesas, porque muitas delas (se você é inquilino) devem ser pagas pelo proprietário do imóvel. O inquilino não deve pagar por reformas do prédio, por exemplo. Para quem mora em casa própria, negocie com o proprietário as reformas da casa, afinal ela não é sua.

Combustível - Racionalize. Programe a sua saída para fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Depois de levar as crianças à escola, vá ao banco, à costureira, etc. Acostumamos tanto com o carro que para um trajeto de dois ou três quarteirões nós o utilizamos. Para distâncias curtas, experimente andar. Faz bem à saúde.

Jornal, revistas, TV a cabo - Amenidades que se você pode ter, não há pecado nenhum. Veja, porém, se este não é o dinheiro da oferta missionária ou até mesmo do dízimo que você diz não ter porque não sobra nada no final do mês. Lembre-se que o dízimo não é do que sobra, mas sim a primeira parte do que recebemos.

Telefone - Quem tem adolescentes sabe que a conta de telefone não é brincadeira. Uma dica: verifique na lista telefônica de sua, cidade quais são os horários mais em conta para ligações interurbanas. Escreva num papel e coloque perto do telefone. Procure fazer as ligações dentro daqueles horários, quando possível. Você vai ver que uma ligação feita às 13:58 minutos têm um custo bem menor do que uma feita às 14 horas.

Auxílio à família - Se você precisa ajudar a sua família, veja isto como bênção e não como um peso a mais na sua vida. Se está difícil para você sustentar a sua família, divida a responsabilidade com outros parentes, quando isto for possível.
- Planejar com antecedência a

Fundo de pensão aposentadoria é hoje uma necessidade, tendo em vista os poucos recursos da previdência no Brasil. Muitas pessoas que pagaram o INPS sobre dez salários, recebem hoje sobre sete salários ou menos. Alguns bancos possuem planos complementares de aposentadoria. Verifique a solidez de cada plano de aposentadoria. Em dúvida, vá para um banco federal.

Seguros - Ter seguros não é luxo. Seguro saúde é de fundamental importância pois os custos dos procedimentos médicos e hospitalares estão além das nossas possibilidades. Compare dois ou três planos antes de decidir por um deles. Quanto ao seguro do carro, o melhor é aquele oferecido por uma seguradora idônea, com um corretor honesto. Talvez você não possa fazer o seguro total do carro, então faça pelo menos contra terceiros. Verifique ainda a possibilidade de fazer o seguro de uma certa quantia, mesmo que não seja o valor total do seu carro. Se algo acontecer, você tem pelo menos um valor para ajudar na compra de outro carro. O seguro de vida é importante para não deixar a família desprotegida.

Poupança - O nome já diz tudo o que significa. Poupar para os eventuais, para uma compra maior, para a faculdade dos filhos, etc. Se possível, resista à tentação de sacar o dinheiro todas as vezes em que a situação se complicar.

Ofertas Voluntárias - São aquelas ofertas levantadas de vez em quando para um trabalho ou missão específica. Não veja estas ocasiões como um peso na sua vida, mas sim como uma oportunidade de fazer algo que alegra o coração de Deus. Sempre que estas ocasiões surgirem, não pergunte quanto você quer ofertar, mas quanto Deus quer que você oferte.

Vestuário - Seguir a moda que muda todos os anos esta fora das nossas possibilidades. Uma conversa com as crianças talvez ajude na compra de um tênis ou uma calça jeans. Reformar as roupas usadas também é uma boa opção e não mata ninguém. Se você tem crianças pequenas experimente fazer um clube de amigas e trocar as roupas infantis que as suas crianças não vão mais usar. Com um pouco de coragem, este clube é uma opção até mesmo divertida para as mulheres que estão "cansadas" de suas roupas.

Brinquedos - No decorrer do ano, vá comprando os brinquedos para o natal, aniversários e presentes para as crianças. Fazendo assim, você ameniza os gastos elevados do final de ano e pode sobrar mais para as férias que se aproximam. A outra vantagem é que você não precisa disputar a tapa os espaços apertados das lojas de brinquedos ou ainda ter que comprar somente o que restou nas prateleiras.

Restaurantes, cinemas, livros - Alguns procuram cortar o orçamento na categoria de lazer, todavia, o mesmo é essencial para a família. Nem sempre o restaurante mais luxuoso é a melhor opção. Talvez um simples hambúrguer, uma pizza ou até um cachorro-quente pode ser mais divertido do que aqueles restaurantes que têm uma etiqueta rígida. O objetivo principal ao sair com a família é a gostosa convivência entre todas as pessoas envolvidas.

Férias, passeios, congressos - Sair de férias hoje em dia não é fácil. Não basta apenas emprestar um casa na praia e tudo está resolvido. Para se ter um bom período de férias é preciso poupar durante o ano todo O mesmo se aplica aos congressos. Hoje em dia são tantos os congressos que você precisa priorizar aqueles que quer atender e poupar para os mesmos.

Dentistas, médicos, farmácia – Não tem hora e nem dia marcado. Se você não tem uma poupança, prepare-se para entrar no cheque especial ou vender o carro, se for algo mais grave. Por isso o seguro de saúde é importante.Estes e outros itens devem ser motivos para conversas entre os casais. Muitas vezes um acha que o outro está pensando a mesma coisa sobre um tal assunto, para mais tarde descobrir surpreso que havia diferenças de opiniões que vão resultar em brigas e crises no relacionamento.

QUEM ADMINISTRA O QUE?
Se o dinheiro muitas vezes é uma fonte de irritação, ele pode vir a ser também uma fonte de divisão entre o casal. Brigas rotineiras sobre a administração do dinheiro podem virar brigas crônicas. Todo dia é a mesma coisa com as mesmas perguntas irritantes: "O que você fez com o dinheiro que eu lhe dei ontem?" "Você já gastou tudo o que eu depositei na sua conta?" "Aonde é que vai o nosso dinheiro, se a gente não faz nada extra?" "Você sabia que a conta estava estourada, tinha que comprar isso logo agora?" São situações como estas que vão colaborando para que o ambiente em casa fique pesado. Estas discussões muitas vezes acontecem na frente das crianças ou de outros familiares. É ridículo quando o casal tenta resolver os problemas financeiros perto do pais ou dos sogros. Poupem este constrangimento a vocês e aos outros. Para evitar que a situação piore, mais ainda, vejamos algumas coisas práticas. Mas antes de prosseguir, eu imagino que vocês já fizeram a "planilha de custos". Se não fizeram ainda, agora é um bom momento para tal projeto.

Honestidade - Se vocês estão casados, vocês devem compartilhar todas as coisas referentes às finanças do lar. Quando eu estou aconselhando casais que estão se preparando para o casamento, eu geralmente pergunto à noiva, em separado, se ela sabe o quanto o seu noivo ganha por mês. Normalmente a resposta é negativa. É impressionante ver que até poucos dias antes do casamento o noivo ainda não contou para a sua futura esposa o quanto ele recebe de salário. Não se tem idéia de como o casal vai sustentar o novo lar que está iniciando. Mais trágico ainda é que mesmo depois de casados esta situação permanece a mesma. As esposas não sabem o quanto os seus maridos recebem, que cargo ocupam na firma, se o salário foi aumentado ou não. Muitos maridos têm vergonha de dizer para sua esposa que estão ganhando pouco e com o que estão ganhando não é possível sustentar aquele nível de vida. O primeiro passo para corrigir esta distorção é uma conversa franca sobre a atual situação financeira do casal. Respondam a estas perguntas, em separado, e depois confiram os resultados:


Quanto o meu (minha) esposo(a) recebe por mês?
Qual é o nosso saldo bancário?
Qual é o valor do aluguel?
Quanto gastamos no supermercado?
Quais são as nossas dívidas hoje?

Quando esta conversa estiver acontecendo, deve-se evitar as acusações que são tão costumeiras quando o assunto é dinheiro: "Eu não sabia disso!" "Por quê você não me falou antes?" A situação já está difícil e vocês devem usar o perdão para alguma falta ou erro cometido e fazer um pacto de que deste ponto em diante vocês estarão unidos na administração do lar. Um outro detalhe: são poucos os casais que têm a capacidade de administrar o orçamento familiar quando cada um administra o seu próprio salário e possuem contas correntes em separado.

Parceria - A responsabilidade de administrar as finanças não deve ser somente do marido, eu digo isso principalmente aos homens que muitas vezes não querem abrir mão desta prerrogativa. A esposa deve saber o que está acontecendo em todos os detalhes. Se as crianças já estão na idade em que possam entender as dificuldades que estão sendo enfrentadas, elas também devem fazer parte da conversa. Assim, poderão contribuir para a recuperação financeira do lar, pois saberão que por um período de tempo, terão que adiar certos projetos e compras. Veja esta instrução bíblica: "Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade" Eclesiastes 4.12.

Decisões em conjunto - Uma fonte de grande irritação no lar, é quando alguém faz uma compra elevada sem consultar o outro. O marido viu um tremendo som para o carro e o preço estava fantástico. Ele compra cheio de entusiasmo para tão somente chegar em casa e receber as mais duras censuras da esposa que está adiando a compra de um vestido porque as finanças estão mal. Compras de carros, casas, consórcios, etc. devem ser discutidas em família. As compras impulsivas devem ser evitadas ao máximo. Se você está pensando em comprar alguma coisa, e o preço está elevado, fugindo do orçamento, pense duas vezes. Reserve a mercadoria se for possível, depois, ore, reflita, consulte mais alguém e volte (ou não volte) no outro dia. Você verá que muitas vezes aquela compra pode ser adiada e que não faz tanta falta assim.

CRIANDO UM SISTEMA ADEQUADO
DE VALORES
A adoção de um sistema adequado de valores resultará no seguinte:
q       Reconhecimento de que tudo o que eu possuo pertence a Deus: Bens, propriedades, dinheiro, poder aquisitivo. Isto torna Deus responsável por “sua propriedade”. Assim, quer eu tenha ou deixe de ter, devo lhe ser grato. Esta foi a reação do patriarca Jô quando perdeu seus bens. & Jô 1:21
q       Fazer da sabedoria o objetivo de minha vida: Temos uma maneira de ver as coisas, mas o principal é de ver da forma como Deus vê. Ao invés de adquirirmos mais coisas, acumulando riquezas, devemos usa-la para comunicar Deus às pessoas. & I João 2: 15 e 3: 23 a 24
Quando alguém tem ou está adquirindo riquezas, deverá entender que isto é apenas um meio que Deus está utilizando para o seu propósito.
q       Ser flexível em ajustar-se a um ganho ou perda inesperada: O segredo da tranqüilidade financeira é nos ajustarmos ao nível mais baixo da nossa renda, para que, em tempos de abundancia, possamos dar e investir com sabedoria, em vez de pagar dívidas antigas. & Filipenses 4: 12
q       Aumentar ao máximo os meios que Deus dá, para podermos dar conforme ele nos orientar: Em toda a bíblia aparecem advertências contra a preguiça. Deus espera que o homem aceite o que ele lhe deu e use-o no máximo. & Romanos 12: 11 e Provérbios 31: 27 e Eclesiastes 10: 18 . Mas também é importante a pessoa contentar-se com o que tem no presente.
q       Aprender a investir sabiamente: Hoje se compra muitas coisas em função das propagandas, e também investe em coisas diversas sem pedir orientação do Senhor.
q       Cultivar um senso de percepção das necessidades dos outros: As pessoas que nos rodeiam tem necessidades tais como: espirituais, psicológicas e físicas. Mas temos que determinar quais dessas necessidades devem ser atendidas primeiro, quando se tem as três. Observando porém, quais sãos as que Deus está lhe pedindo para prover.
Existem meios de cultivar o senso de percepção das necessidades dos outros, tais como:
1) Observação: Não seja distraído, perceba o ambiente à sua volta.
2) Associação: Envolva-se com as pessoas.
3) Conversação: Através do diálogo pode-se detectar a necessidade de uma pessoa.
4) Procure descobrir: O que Deus deseja realizar nas pessoas que Ele trás até nós.
5) Orando: fielmente por tal pessoa.


ADMINISTRANDO AS DÍVIDAS
Alguém já disse que: "Dívida não se paga, administra-se". O cristão tem que fazer as duas coisas: administrar e pagar a dívida (para o cristão dívida é compromisso). Não ter dinheiro é tremendamente frustrante, mas muito pior é não ter dinheiro e estar cheio de dívidas para pagar. Ministrar Experiência.

COMO FICAR LIVRE DE DÍVIDAS

Inventário - A primeira coisa a fazer é alistar em uma folha todas as suas dívidas, valores e vencimentos. Não fique com vergonha de nominá-las e tenha a certeza de que tão somente em fazer isto, você já está dando um grande passo para a vitória. Quanto você deve, para quem, até quando? Responda a estas perguntas com exatidão. Evite ser vago, coisas como: "eu devo mais ou menos tanto."

I) LIBERDADE FINANCEIRA É:
ü      Ausência de dívidas
ü      Ausência de transações financeiras desonestas
ü      Ausência da preocupação por falta de dinheiro necessário
ü      É a possibilidade de dar segundo a orientação de Deus

II) A LIBERDADE FINANCEIRA PRODUZ BENEFÍCIOS:
ü      Você é capaz de prover as necessidades dos outros, segundo a direção do Espírito Santo.
ü      Experimentar a provisão sobrenatural de Deus. Ele prove exatamente a quantia necessária, na hora certa, o que resulta na glória do seu nome.
ü      Possuir apenas o que é necessário, tendo sabedoria e inteligência para cumprir com os compromissos.
Veja que na parábola dos talentos, fica claro que Jesus deseja fazer o máximo com aquilo que Ele nos deu. & Mateus 25: 14 a 30
Deus não desperdiça nada. Não constrói nada na vida de alguém sem ter um propósito certo.

III ) GASTOS E INVESTIMENTOS:
Deve-se evitar pedir dinheiro emprestado e/ou investir em coisas que desvalorizam, e passar a investir em coisas que dão retorno.
Exemplo negativo:
ü      Aparelhos diversos
ü      Móveis do lar
ü      Automóveis
ü      Etc.
Exemplo positivo:
ü      Imóveis
ü      Um negócio seguro
ü      Etc.
Veja alguns textos : & Romanos 13: 8 ; Provérbios 22: 7 ; II Coríntios 9: 8 a 15

IV) EXERCITE EM COMPRAR À VISTA
Conforme Deus vai entrando com providencia, será um indicador de quanto e quando deverá ser comprado tal coisa.
Procure dar chance a Deus de prover o necessário, antes de comprar. Detalhe: Ele pode prover tanto diminuindo as contas como aumentando a renda.
Parar de usar cartões de crédito

V) DEUS ENTRA COM PROVIDENCIA:
 “O trabalho do Senhor feito à sua maneira, não terá falta de sustento financeiro. Deus é suficientemente capaz de providenciar o dinheiro antes como depois, e Ele prefere fazê-lo assim.”
Portanto, se a conta venceu e a pessoa não tem dinheiro, então Deus não está provando a sua fé. Há outro propósito de sua parte.

VI) TENHA CUIDADO AO SER FIADOR:
È um problema sério ser fiador de alguém. Quantos irmãos já prejudicaram outros, não pagando suas contas; tome muito cuidado, ore a Deus para saber se deves ou não fiar alguém num determinado caso. Se bem que lendo o textos abaixo, vamos verificar que em via de regra já não é aprovado por Deus.
Veja alguns textos: & Provérbios 6:1-3; 11: 15; 17: 18;20: 16; 22: 26; 27: 13

VII) RAZOES POR QUE DEUS PERMITE A INSUFICIÊNCIA DOS MEIOS:
v      Ele está testando sua fé. Se entretanto a conta chegou e o dinheiro não, Deus não está testando sua fé.
v      Ele não precisa de dinheiro. A pessoa está preparada para enfrentar qualquer situação.
v      O dinheiro foi providenciado, mas desviado para outros recursos.
v      Há pecado.
v      A diminuição dos meios é a maneira pela qual Deus está preparando a pessoa para uma grande mudança.


Cheque Especial - O gerente do banco liga avisando que o seu limite foi aumentado, você vê isto como uma bênção, porém, tome cuidado para que esta bênção não venha a se tornar em maldição. É fácil escrever um cheque porque você sabe que limite cobre a quantia. Pense, porém, que os juros são altos e que invariavelmente você terá que pagar o saldo devedor. Para quem tem cheque especial e está sempre negativo, o melhor remédio é o mais amargo: cubra o saldo e cancele o cheque. A outra opção é ter um limite pequeno para eventuais erros de cálculos nos talões de cheques.

Cartão de Crédito - Outra amenidade dos dias modernos. As lojas incentivam o uso do "dinheiro plástico" em todas as compras. A impulsividade nos leva a comprar até o que não queremos. O pior se dá quando chega o extrato do cartão. A gente se arrepende de ter ido àquele restaurante, da calça que não tinha necessidade, da bolsa que estava em grande liquidação. O melhor remédio para o uso desenfreado do cartão é a tesoura. Corte-o bem no meio e assim você não passará mais pela tentação de usá-lo.


Prestações - É muitas vezes mais fácil comprar em suaves prestações do que a vista. Veja, porém, se no seu orçamento você pode acomodar as prestações mensais. Se você têm que cortar alguma coisa durante aquele período para pagar esta nova prestação, saiba exatamente de onde é que o dinheiro virá. As suaves prestações podem vir a ser tremendos pesadelos. Não seja também inocente em pensar que os logistas não imbutem juros nas prestações. Uma opção é ver o preço a vista e depositar em poupança até que você tenha o valor suficiente para efetuar a compra.

Empréstimos - Evite ao máximo fazer empréstimos, e tome a firme posição de nunca Se envolver com agiotas, pois eles farão de tudo para receber o dinheiro que lhes pertencem e você não terá um minuto de folga até pagar o último centavo. Lembre-se de Provérbios 22.7, "O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Se você é cristão, evite emprestar dinheiro dos membros da sua igreja. Creia-me que quando você fizer isto, você estará constrangendo muita gente, inclusive a liderança da igreja, pois se algo acontecer e você não puder pagar, a situação será bem desagradável. Tendo feito o exercício acima, você deve planejar imediatamente como saldar os seus compromissos. Uma conversa com os seus credores deve fazer parte deste plano. Você tem como escapar de uma vida financeira atrapalhada, mas para isso você tem que ter humildade para reconhecer que necessita da graça e do poder de Deus para a sua vida. Atitudes drásticas são melhores do que um adiar constante e dos panos quentes que você tem colocado para remediar a situação. Inicie hoje, em sua vida, um processo de libertação deste senhor que tem lhe escravizado portanto tempo!


ADMINISTRANDO OS DÍZIMOS E AS OFERTAS
Não podemos pensar aqui em administração no sentido de exercer poder sobre os dízimos de tal forma que podemos determinar quanto, quando e onde dizimar. Administrar está sendo usado aqui no sentido de empregar bem os recursos do Senhor que são colocados em nossas mãos. Um dos conceitos perdidos nesta nova geração de cristãos adeptos da prosperidade e escravos do materialismo é o da mordomia cristã. Antigamente este era um assunto comum nos ensinos da igreja, todavia, ele perdeu a sua popularidade e conseqüentemente são poucas as pessoas que realmente tem noção daquilo que Deus espera de cada uma delas com respeito aos bens materiais. Uma das coisas que as pessoas sempre estão questionando é a respeito do dízimo. "Ele é bíblico mesmo?" "Se eu ganho pouco eu tenho que dar mesmo assim?" "10% de tudo o que eu ganho é muito," dizem outros. Dízimo não é para ser questionado, mas para ser obedecido. A fé e a razão estão ao lado daqueles que são dizimistas fiéis, enquanto que a descrença está ao lado daqueles que duvidam de Deus e do seu poder. Portanto, em última análise, não ser dizimista ao Senhor é ser semelhante ao ímpio que não confia em Deus. Não temos como negociar esta verdade. Se você crê que Deus supre, você é dizimista. Se você não crê que Deus supre (portanto age como ímpio) você não é dizimista. O dízimo não foi instituído na Bíblia para a nossa chateação, ou para ficarmos irritados com a igreja ou o pastor que prega sobre o assunto. O dízimo foi instituído para a expansão do reino de Deus, para a edificação Ha igreja, e também para que através dele recebêssemos as bênçãos do Senhor. Com o dízimo nós glorificamos o nosso Deus. As perguntas mais ouvidas sobre o dízimo e as minhas respostas:

Eu dou, consagro, dedico, entrego ou pago o dízimo?
Tem gente que fica irritada quando usamos o verbo que ela não usa em relação à entrega dos dízimos. Na verdade, tanto faz o verbo que você quer usar, o importante é que o dízimo chegue na tesouraria da igreja. O que importa é a atitude do seu coração. Chamar de consagração e ficar lamentando por ter entregue o dízimo é muita incoerência e pecado.

O dízimo é sobre o bruto ou sobre o líquido?
Depende da sua atividade. Se você é funcionário de uma empresa, e os descontos na sua folha pagamento são para os seus benefícios, tais como: INPS, imposto de renda, caixa da previdência, clube, seguros, etc, então você tem que dizimar sobre o bruto. Se você é autônomo, você dízima sobre o seu lucro. Por exemplo: você compra um carro por R$10.000,00 e vende por R$12.000,00, então o seu dízimo é sobre os R$2.000,00. Você gastou R$10.000,00 para plantar a sua safra e vendeu a mesma por R$15.000,00, o seu dízimo é sobre R$5.000,00. Em suma: tire o investimento e dê o dízimo sobre o lucro daquele investimento. Você ê dono de uma empresa e não tem rendimentos fixos, então dê o dízimo sobre tudo o que você gasta para a sua sobrevivência. Tenha certeza do seguinte: se você quer fugir de dizimar você achará uma desculpa, assim como se você quer ser dizimista, você saberá como fazê-lo, pois o Espírito Santo lhe orientará.
Eu posso dar o dízimo em outra igreja?
Normalmente a minha resposta é não, com algumas exceções. Eu creio que o dízimo deve ser dado na igreja onde você é alimentado espiritualmente. Quem compra o material da Escola Dominical das suas crianças? Quem paga as contas da igreja onde você louva a Deus? Quem compra o som da igreja? Não acho que é justo que você freqüente uma igreja e dela receba seu alimento espiritual e então dê o dízimo para uma outra Igreja. A exceção é quando você é transferido de uma cidade para outra, e já comprometeu o seu dízimo com algum projeto da sua ex-igreja como reformas e construções e ela agora depende daquele seu dízimo. Todavia, quando este projeto chegar ao seu fim, você deve tornar-se dizimista da sua nova Igreja. Avise, porém, a liderança sobre o que você está fazendo.

Eu posso dar o meu dízimo para um missionário
amigo meu?
Também não! O dízimo não é para ser administrado por você. Se você quer entregar alguma verba para um missionário, isto é chamado de oferta voluntária ou missionária e isto está além do dízimo. Eu acho estranho que os crentes queiram fazer o bem com o dinheiro alheio. "Eu sustento um missionário na África," dizem alguns, quando na verdade isto não deveria nem ser mencionado, pois está sustentando com o dízimo. Quando alguém afirma que sustenta um missionário, eu estou pensando que a pessoa faz isto e ainda é dizimista na sua igreja local. Veja a possibilidade da sua Igreja ajudar aquele missionário.

Eu não dou o meu dízimo na Igreja porque não
concordo com o pastor ou a liderança!
O problema é seu que não faz nada sobre o assunto a não ser reter o seu dízimo e falar mal da sua liderança. Se você não concorda com a liderança, isto significa que você pode manipular o dízimo do Senhor? De maneira alguma, pois as famílias carentes que são ajudadas através do dízimo precisam do auxílio da igreja, a congregação necessita construir, os obreiros no campo missionário precisam de seus salários. Se você não concorda com a liderança, você deve conversar com ela e não chantagear com o seu dízimo. Já vi pessoas depositando o dízimo em caderneta de poupança para entregá-lo em outros momentos!

Eu ganho muito e não acho certo dar 10% na Igreja!
A solução para o seu problema é simples: ore para que Deus diminua o seu ganho até o limite em que você julga capaz de dizimar sem nenhuma dor no coração. Eu tenho certeza que Deus lhe ajudará a diminuir os seus recursos se estes estão atrapalhando o seu desenvolvimento espiritual. Se você ganha muito, louvado seja Deus. Leia o Salmo 67 e aplique aqueles ensinos no seu coração.


Não está escrito em II Co 9:7 "Cada um contribua
segundo tiver proposto no coração"?
Sim, está escrito, mas para o seu conhecimento isto tem referência a uma oferta voluntária que Paulo estava levantando em favor dos pobres em Jerusalém. Se é oferta, cada um oferte o quanto o Senhor colocar no coração. Creio que deu para perceber que eu sou um fervoroso defensor do dízimo. Eu o sou porque eu experimentei e tenho experimentado a grande benção que é ser fiel ao Senhor. Eu tenho provado as verdades de Malaquias 3:10 e Deus tem sido fiel em todas as minhas necessidades e mais ainda: ele tem provido a minha vida com coisas que eu nunca pensei que um dia viesse a ter. Todavia, mesmo que eu nunca venha a ter nada extra, isto jamais me levará a desistir do dízimo. Eu sou dizimista porque eu sou obediente a Deus e não porque eu quero receber mais e mais do Senhor. E quanto as ofertas voluntárias? Creio que as ofertas partem sempre de um coração generoso e não legalista. Muitos pensam que porque cumprem com o dízimo, já não tem mais necessidade de ofertar algo extra para o reino de Deus. O dízimo, na verdade, é somente o ponto de partida, ou seja: até o dízimo (10%) você tão somente cumpriu com o dever bíblico. Deus agora lhe concede 90% para que você administre para ele, e é destes 90% que você poderá realizar alguma oferta voluntária. A oferta voluntária é sempre um ato alegre, proveniente de um coração que ama ao Senhor com grande paixão. Você irá descobrir que muitas agências missionárias, grupos evangelísticos serão tremendamente abençoados com as suas ofertas.
MEDITAR NA PALAVRA
Os textos abaixo deverão ser lidos e meditados. Todos têm alguma referência com o dinheiro. Tenha também um momento de oração, permitindo que o Espírito Santo dirija a vida de vocês e que a partir de hoje vocês vão conquistar a vitória na área financeira.
Mateus 6.24-34
Filipenses 4.10-20
Malaquias 3.8-10
I Timóteo 6.6-10
I Timóteo 6.17-19
Lucas 12.15
Atos 4.36 a 5.11
Marcos 10.17-31
Lucas 19.1-10
Salmo 23
Provébios 22.7
Gênesis 14.19-20
Provérbios 19.17
Marcos 12.41-44


CONCLUSÃO

Chegamos ao fim nesta nossa conversa sobre finanças. Eu espero que de alguma maneira esta leitura tenha sido útil para você. O principal disto tudo é que aos poucos você tenha a consciência de que o dinheiro é um assunto tão espiritual como outro qualquer dentro da igreja, pois o dinheiro está intimamente ligado com o senhorio de Jesus Cristo em nossas vidas. Dinheiro está também intimamente ligado com a nossa dependência de Deus. Nós temos que aprender a viver com a abundância de bens materiais; mas também temos que aprender a viver com a falta ou com a necessidade se este for o caso. Em ambas as situações não podemos perder de perspectiva que tudo vem de Deus e dele somos. Ele nos sustenta nos anos de vacas gordas bem como nos anos de vacas magras. Cresçamos, portanto, na nossa completa dependência do Senhor. "Onde está o seu tesouro, ai estará também o seu coração." Esta é uma lei implacável de natureza espiritual. O contrário disso também é verdade: onde está o seu coração, ai estará o seu tesouro. Que as nossas vidas e os nossos bens possam trazer honras e glórias para o Senhor da História e para a expansão do seu reino.

Paulo disse certa vez: “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:11-13).


Que Deus nos ajude!

QUESTIONÁRIO
1)      Leia I Timóteo 6: 6-10 com atenção. E responda para si mesmo qual tem sido a sua postura em relação ao dinheiro.
R:_______________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

2)      Em seu lar tem algum tipo de controle de gastos, ou seja, alguma anotação onde você registra o seu ganho e os gastos mensais?
R: () Sim () Não
Porque?___________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

3)   Você é um dizimista fiel ?
R: () Sim () Não
Porque?___________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

4)   Cite os três pontos que identificam o por que alguns que ganham mais do que outros, vivem como se ganhassem menos.
Ø      ______________________________________________________________________________________________________________
Ø      ______________________________________________________________________________________________________________
Ø      ______________________________________________________________________________________________________________

5)        Cite pelo menos 4 elementos da economia doméstica. Atenção! Cite aqueles pontos que mais estão ligados ao seu sistema de vida.
·        ______________________________________________________________________________________________________________
·        ______________________________________________________________________________________________________________
·        ______________________________________________________________________________________________________________
·        ______________________________________________________________________________________________________________

6)   Tem pessoas que pagam para outros fazerem as suas coisas. Marques com X as questões que você mesmo poderia fazer.
 () lavar o carro
() fazer o jardim
() pintar a grade/portão
() consertar algum vazamento
() verificar defeito em eletrodoméstico
() todas as alternativas sei fazer

7)        Você é vaidosa (o) com relação a comprar determinadas roupas em lugares chiques, mesmo que sejam mais caros tornando-se assim mais difícil de se pagar?
R: () Sim () Não
Explique sua resposta: __________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

8) Quando alguma empresa ou banco, manda por correio algum cartão de crédito, apontando vários benefícios , (ditado popular: presente de grego), que procedimento você tem?
(  ) joga fora após quebrar;
(  ) guarda em sua carteira, acreditando assim no conto de fada;
(  ) usa-o de forma inteligente somente nas urgências;
(  ) usa-o de forma abusiva e impensada, não conseguindo depois sair mais dos juros;

 9) Seja sincero! Você já comprou alguma coisa (tipo a antena de TV) para mostrar aos outros algo que não é uma realidade?
R: () Sim () Não
Em caso de (sim) , escreva o que é :
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

Analise se compensou ou não.

10) Você e sua esposa tem conseguido juntos, estabelecer o que é prioridade para sua família?
R:
(   ) Sim
(   ) Não
Explique por que.
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________

11) PARA A MULHER RESPONDER: Se você ganha mais do que o seu esposo, ou você trabalha e ele está parado. Como você tem se comportado nesta situação?
Responda mais de uma se quiser.
(   ) Assume a situação
(   ) Continua considerando-o como chefe da casa
(   ) Respeita-o
(   ) Humilha-o constantemente com palavras
(   ) Tornou-se autoritária
(   ) Outros comportamentos
CITE:
__________________________________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________

12) PARA A MULHER RESPONDER: Marque com X as questões em você acha que pode ajudar seu marido a economizar, (sendo você do lar).
(   ) Não jogando comida fora
(   ) Nos produtos de limpeza
(   ) Nas suas vaidade
(   ) etc.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Planilha de custos
FAMILIAR

Despesas fixas
R$
Dízimo (10% do salário)

Missões ( % do líquido)

Aluguel ou prestação da casa

Consórcio

Escola das Crianças

Cursos (Inglês, Computação)

Água, Luz e Gás

Alimentação (supermercado)

Condomínio

Combustível

Jornal, Revistas, TV a Cabo

Telefone

Auxílio à Família

Fundo de Pensão

Seguros

casa

carro

vida

saúde

Poupança

Empregada, diarista

Outras

TOTAL



Despesas Eventuais


R$

Ofertas voluntárias

Vestuários (roupas, sapatos)

Brinquedos

Restaurantes, cinema

Livros

Passeios, congressos

Dentistas, médicos, farmácia

Outras

Total




Nenhum comentário:

Postar um comentário