segunda-feira, 31 de outubro de 2011


QUEM É DEUS
DEUS É TRÊS
OU UM
TRINDADE? 
OU
UNICIDADE?

"No princípio era o Verbo, o Verbo esta com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3
Principais ensinamentos:
•        Jesus é Deus, sempre foi Deus, sempre existiu. João 17:5
•        Verbo = PALAVRA. A palavra se fez carne e habitou entre os homens
•        Aquilo que era só um conceito, uma idéia, se materializou, tomou a forma humana.

É POSSÍVEL COMPREENDER DEUS?
Uma das idéias que prevalecem entre os crentes é a de que ninguém pode conhecer ou compreender Deus. Dizem-nos freqüentemente que Deus é incompreensível, que Ele habita no lugar Santo e Alto, inatingível pela Sua criatura, e o que é impossível ao homem finito entender o Deus infinito. A VERDADE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO! Em Jesus Cristo, Deus se fez um de nós, baixou ao nosso nível, tocou a nossa humanidade, carregou as nossas enfermidades, e lavou todas as manchas do nosso pecado.
A Bíblia foi escrita com o propósito específico de dar a cada crente uma completa revelação e compreensão do Deus que ama. "Para O CONHECER" e o propósito da sua verdade. Aproveite-se, portanto, da parte infinita da sua natureza, para compreender a natureza e o ser de um Deus infinito. Fp 3:10; Oséas 6:3
Obs. O principal objetivo de Jesus além da Sua obra redentora, foi revelar Deus aos homens, isto é, o caráter de Deus (quem vê a mim vê o Pai) João 14:9. Unidade  Simples perfeita. No casamento temos uma unidade composta imperfeita. Gn.3:24; Ef.5:31.




QUE MISTÉRIO REFERENTE A DEUS É REVELADO PELA BÍBLIA?
A Bíblia nos revela o mistério de que da a formação do único Deus verdadeiro participam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que estes TRÊS são UM. ( Mt 3:16,17; I Tm 3:16; Cl 1:26 ).
QUAL O SIGNIFICADO DA PALAVRA "TRINDADE"?
A palavra "trindade" não se encontra na bíblia é uma palavra teológica criada por Tertuliano, (A palavra TRINDADE foi idealizada por Plotino Filosofo grego. Pai do misticismo) Tertuliano foi um cristão estudioso da bíblia.  Creio eu que com boa intenção de defender a fé cristã de sua época contra os grupo gnosticos que negavam a divindade do Senhor Jesus Cristo. Esta foi a palavra encontrada por ele para explicar e descrever a forma tríplice de Deus operar, ou seja os ofícios e manifestação da Divindade. Ele desejou expressar na palavra Trindade " a união de Três em Um, que vem do Deus Trino, e pode ser aplicada tanto a Deus como ao homem, pois ambos são "triúnos" em um ser. Deus , como o Pai, filho e Espírito Santo; o homem , como espírito, alma e corpo. O HOMEM FOI FEITO À IMAGEM E SEMELHANÇA DO SEU CRIADOR.

DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO. TRÊS DEUSES ?
Não. Há um só Deus, mas são três em operações e ofícios, manifestações e funções visando um único propósito.

1. OS ARGUMENTOS DA DOUTRINA DA TRINDADE.

Os teólogos trinitários, não conseguem apresentar argumentos convincentes do conceito da "Trindade". Enquanto as Escrituras afirmam desde o Gêneses a Apocalípse que Deus É "Único", esses "teólogos" conseguem ver uma trindade de três pessoas.

Eis um resumo do conceito trinitário: "O termo "Trindade" não aparece na bíblia; a trindade é um conceito difícil, não inteiramente suscetível de explicação humana, pois envolve categorias que nossos finitos poderes mentais não podem captar; a doutrina é que Deus é um em essência, mas que a divina essência subsiste de três modos ou formas, cada uma constituindo uma pessoa, mas de tal maneira que a divina essência é completa em cada uma das pessoas; Deus é um só ser, mas subsiste em três pessoas"(Paul E. Little "Saiba o que você crê" pg.20).

Apresentam como primeira pista da doutrina da trindade, a história da criação (Gen 1:1-3), interpretando "Elohim", (forma plural de Deus), como sendo três pessoas na Divindade. Elohim representa a totalidade de poderes enfeixados em Deus - "O Deus Todo-Poderoso."

Acham a trindade na criação do homem, quando Deus disse: "Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança", (Gen 1:26). Não conseguem raciocinar que quando da recriação da terra e a criação dos seres que a povoaram, Deus o Criador não estava sozinho, mas com as hostes celestiais, chamadas de "estrelas" (Jó 38:7, Apo. 12:4). A Criação não foi feita em segredo por Deus, foi em presença dos Seus Anjos, Arcanjos, Querubins e Serafins.

No N.T. Eles vêem a trindade no batismo de Jesus: a voz que foi ouvida dos céus (o Pai); a Pomba que desceu sobre Jesus (o Espírito Santo) e o Filho estava sendo batizado por João Batista. Porém neste ato vemos claramente UMA pessoa: Jesus. A voz não é uma outra pessoa; Jesus estava na terra (o corpo visível de Deus), porém o Espírito Eterno estava tanto na terra, como no céu; uma pomba não é uma pessoa; o Espírito Santo não é uma pomba; a pomba é um símbolo do Espírito Santo; Deus é Espírito Santo, invisível; Jesus Cristo é a forma visível de Deus.

Conseguem ver a trindade no anúncio do nascimento de Jesus pelo anjo: "O Filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo". Deus É Espírito; o seu espírito (virtude) desceu sobre a virgem Maria, e ela concebeu.

Em João 14:16, Jesus diz: "Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador, para que fique sempre convosco". Jesus estava no corpo humano, como filho, e tudo o que Ele falava, falava como o Filho. Era necessário que Ele subisse (voltasse a Sua glória), para que o Espírito Santo habitasse com os discípulos. Ele disse: "É necessário que Eu vá, porque se Eu não for, o Consolador não virá a vós; mas quando eu for, enviar-vos-ei" (Jó. 16:7). Enquanto Ele estava na terra os discípulos desfrutavam da Sua Gloriosa presença, pois o Espírito Eterno estava nele.

Os escritores trinitários mesmos nos mostram a fragilidade e a confusão dos seus argumentos.

Apresentam "um problema de Semântica": "Parte do problema de se entender a trindade consiste na falta de capacidade das palavras humanas de expressarem uma realidade divina. Como, por Ex.: quando falamos de pessoas" na Divindade. Usamos esse termo porque Ele descreve um Ser que tem intelecto, emoções e vontade. Podemos entendê-lo, mas devemos tomar cuidado ao aplicar tais termos a Deus. Na maioria dos casos, a doutrina é apresentada dizendo-se que Deus é um só, mas que nessa essência, na Sua essência, há três pessoas, de um modo tal que não formam indivíduos separados e distintos. Esses três são modos ou forma de a divina essência subsistir. "Pessoa" é entretanto, uma expressão imperfeita (errada) da verdade, visto que o termo indica, segundo o nosso entender, um indivíduo racional e moralmente separado. mas na essência de Deus não existem três indivíduos, mas apenas três diferentes egos dentro de uma essência divina"(Paul E. Litte, Saiba o que você crê pg. 31)".

Aqui, nesse artigo, o escritor prova que Deus não pode ser três pessoas, porém, continuando o seu argumento em favor da trindade, ele cita Deus como sendo três pessoas:
"...a personalidade do homem implica independência de vontade, ações e sentimentos, que orientam o comportamento peculiar do indivíduo; isso não se pode imaginar em relação a trindade: cada "pessoa" é auto consciente e auto orientadora, mas nunca age independentemente ou em oposição as outras. Quando dizemos que Deus é uma unidade, queremos dizer que mesmo sendo um centro tripulo de Vida, Sua vida não se reparte em três. Ele é um na essência, na personalidade e na vontade. Quando dizemos que Deus é uma trindade em unidade, queremos dizer que há unidade na diversidade, e que a diversidade manifesta-se em pessoas, em características e em operações".

Observem-se as contradições de termos a que eles mesmos se impõem! Ao mesmo tempo em que afirmam que Deus não pode ser compreendido como sendo três pessoas, afirmam que cada pessoa é auto consciente; afirmam que Deus não se reparte em três, que Ele é um em essência, na personalidade e na vontade; por fim concluem que Deus e uma unidade. e que há unidade na diversidade (de manifestações), e que a diversidade manifesta-se em pessoas (as três pessoas), características e operações.

Mais absurdos do conceito trinitário: "O relacionamento das Pessoas da Trindade": O filho e o Espírito são subordinados ao Pai, mas isso não significa que sejam inferiores. O Pai como a fonte da Divindade, é o primeiro. Diz-se que Ele origina. O Filho, eterna geração do Pai, é o segundo. Diz-se que Ele revela. O Espírito, fluindo eternamente do Pai e do Filho, e o terceiro. Diz-se que Ele executa... Assim podem (os trinitarianos) dizer que a criação é o Pai, mediante o Filho, pelo Espírito Santo.
Nesse artigo, encontramos várias contradições:
1) subordinação implica inferioridade (submissão);
2) Que o Pai é o Primeiro, também nós sabemos. Porém é bom lembrar que Jesus Cristo, o Filho, afirma: "Eu Sou o Primeiro e o Último". Se Jesus Cristo declara ser o Primeiro e o último, não há segundo, nem terceiro;
3) A Bíblia afirma que todas as coisas foram feitas por Jesus Cristo (o Filho), e sem Ele, nada do que foi feito se fez: É mais fácil, mais simples dizer-mos que Deus É o Espírito Santo, e que o Espírito Santo é a ação de Deus, realizando as Suas obras.

Mas as absurdas interpretações trinitárias prosseguem. Eles ensinam que "a própria salvação apresenta o trabalho do Deus triuno: o Pai mandou o Filho realizar a obra de redenção; O Filho mandou o Espírito Santo trazer a convicção e aplicar aos homens aquilo que cristo realizou. (Paul E. Little "Saiba o que você crê" pg. 30-32).

Jesus Cristo, ao prometer o Espírito Santo aos crentes, diz: "Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós. Então, o Espírito Santo é o Senhor Jesus mesmo, que veio morar nos corações dos crentes (Jo. 14:18) col. 1:27).

De um outro autor, temos outra interpretação absurda com a seguinte expressão: "As Escrituras ensinam que Deus é Um, e que além dEle não existe outro Deus: pergunta: "Como poderia Deus ter comunhão com alguém antes que existissem as criaturas finitas? A resposta é que a Unidade Divina é uma Unidade composta e que nesta Unidade há realmente três pessoas distintas, cada uma das quais é a divindade, e que, no entanto, cada uma está sumamente consciente das outras duas. Assim vemos que havia comunhão antes que fossem criadas quaisquer criaturas finitas. Portanto, Deus nunca esteve só" (Myer Pearlman, "Conhecendo as Doutrinas da Bíblia" Pg. 51).

Esse artigo, quase que dispensa comentários, em vista de já termos contra-argumentado, nos itens acima. Porém, não custa relembrarmos as contradições que o artigo apresenta:
1- Se Deus é UM, não pode ser traduzido por três pessoas; Deus é Todo-Poderoso, portanto pode (e o fez) manifestar-se de formas diferentes: Pai, Filho e Espírito Santo, e ainda através de um de seus anjos;
2- Já contra-argumentamos acima que Deus realizou a obra da criação, na presença e com a participação dos exércitos celestiais (anjos, arcanjos, querubins e serafins). portanto os seres com quem Deus mantinha comunhão antes da criação (e ainda há de manter eternamente, são esses seres celestiais, e não as "Pessoas da Trindade", como pensam os teólogos trinitários).

Continua o Dr. Myer Peralmam: Não é o caso de haver três Deuses, todos três independentes e de existência própria. Os três cooperam unidos e num mesmo propósito, de maneira que no pleno sentido da palavra são "Um". O Pai Cria, o Filho redime, e o Espírito Santo Santifica; e no entanto, em cada uma dessas operações divinas os três estão presentes. O Pai é preeminentemente o criador, mas o Filho e o Espírito Santo são tidos como cooperadores na mesma obra. O Filho é preeminentemente o redentor, mas Deus o Pai e o Espírito Santo são considerados como pessoas que enviam o Filho a redimir. O Espírito Santo é o Santificador, mas o Pai e o Filho cooperam nessa obra".

Cita o escritor, todas as passagens bíblicas que falam do Pai ou do Espírito de Deus, como sendo o criador, e acha haver duas Pessoas. Com Respeito ao Filho, aplica todas as referencias proféticas sobre a manifestação de Deus em seu Filho Jesus Cristo (Deus manifestado em carne), como se o filho existisse como outra Pessoa, ao lado de Deus, na eternidade (conceito já refutado por nós no capítulo: Jesus Cristo Deus Revelado).

A DOUTRINA DA TRINDADE ILUSTRADA.
 Os Teólogos trinitários ilustram a sua teologia com:

* A natureza.
1. água é uma, porém conhecida sob três formas: água gelo e vapor;
2. eletricidade, que gera movimento, luz e calor;
3. O Sol, que se manifesta como luz, calor e fogo (esqueceu da energia);
4. Deus é luz. Deus o Pai é invisível; se tornou visível em seu Filho, e opera no mundo pelo espírito, que é invisível, no entanto e eficaz.

* A personalidade humana. "O homem é um, constituído pelo Espírito alma e corpo".

Em todas estas ilustrações, não vemos, nem encontramos três coisas nem três substâncias, nem três pessoas. A Água é uma, a eletricidade é uma, o Sol é um, Deus é um em três manifestações, no plano de salvação. Assim também o homem é uma só pessoa, constituído de três partes.


2. A ORIGEM DA DOUTRINA DA TRINDADE

Como nos mostra a "História da Igreja" após a destruição de Jerusalém, no ano 70, e a dispersão que esse acontecimento provocou aos cristãos que habitavam em Jerusalém (já a essa época, vários apóstolos haviam sido executados, e os que restaram também se dispersaram para as cidades gentílicas já cristianizadas, como Éfeso, Antioquia e outras), O período entre os anos 70 e 110, foi um dos mais obscuros da história da Igreja. Embora não haja registros históricos desse período, sabemos que foi marcado por rápidas mudanças na Igreja, isso pelos registros do período imediatamente posterior. Segundo os escritos do Apóstolo S. João (1° Carta) foi nesse período que começou a surgir o agnosticismo, que negava a manifestação de Cristo em corpo humano, e também negava a ressurreição do Senhor Jesus.
Quando mais tarde, os característicos da Igreja voltaram a ser identificados, pouquíssimos traços distintivos deixados pôr Paulo se acham presentes.

Devido a expansão do cristianismo para as regiões gentílicas pagãs) a penetração de idéias provindas de outras fontes não cristãs, trazidas por conversos de antecedentes pagãos, modificaram as crenças e as práticas cristãs, especialmente no que tange aos sacramentos, aos jejuns, e ao surgimento das formas litúrgicas (cerimonial do culto), e sem dúvida também a interpretação errada da Teologia, com a crença na trindade, tendo em vista que essa doutrina começou a ser defendida, precisamente por "Mestres Cristãos" de formação pagã.

Já no fim do século II, e início do século III, a teologia trinitariana era defendida por alguns discípulos de Montano (156-200?).
Tertuliano, foi o mais fiel discípulo do montanismo. Este Tertuliano foi o primeiro defensor público da doutrina da trindade (185-200).

A teologia Tertuliana assim ensina a trindade:
"O Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos são um por unidade de substância, embora esteja oculto o ministério da dispensação que atribui a unidade numa trindade, colocando em ordem Pai, Filho e Espírito Santo. Três, contudo não em substância, mas em forma; não em poder, mas em aparência; pois eles são de uma só essência e de um poder só, já que é de só Deus que esses graus e formas e aspectos são reconhecidos com o nome de Pai Filho e Espírito Santo. Tertuliano descreve essas distinções da divindade como pessoas.
No pensamento dele essa unidade de substância é material, pois a influência estóica a que estava sujeito era bastante para fazê-lo afirmar que Deus é corpo, e que o Espírito tem uma substância corpórea de sua própria espécie, e que por derivarem-se do Pai. o Filho e o Espírito Santo são subordinados a Ele. Tertuliano afirmava: "os simples", os quais constituem a maioria dos fieis (à época) mostram-se perplexos diante da explanação dos "três em um", pois a sua fé os afasta da pluralidade de deuses existentes no mundo, e os leva ao ÚNICO DEUS VERDADEIRO.

Era difícil para eles (os verdadeiros cristãos), fazer distinção entre a idéia trinitária e as afirmações "triteístas". ou seja: Os cristãos, monoteístas, não podiam, nem deviam aceitar a idéia de três deuses (politeísmo). A obra de Tertuliano "Contra Praxeas foi, sem dúvida, a responsável pela definição, e mais tarde a dogmatização da doutrina da trindade, sendo confirmada por um de seus discípulos Novaciano, de Roma (240-250), no seu tratado sobre a trindade, e Atanasio (325?), autor do "Credo Atanasiano", no qual os trinitarianos depositam cegamente a sua fé teológica até hoje.

O CREDO ATANASIANO: "Adoramos um Deus em trindade, e trindade em unidade.
Não confundimos as pessoas, nem separamos a substância. Pois a pessoa do Pai é uma, a do Filho é outra, e a do Espírito Santo outra. Mas o Pai, no Filho e no Espírito Santo há uma divindade, glória igual e majestade co-eterna. Tal qual é o Pai, o mesmo são Filho e o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado e o Espírito santo é incriado. O Pai é imensurável. O mesmo acontecendo com o Filho e o Espírito Santo. O Pai é eterno, o Filho é eterno, e o Espírito Santo é eterno. E não obstante, não há três eternos, e sim um eterno. Da mesma forma não há três seres incriados, nem três seres imensuráveis, mas um incriado e um imensurável. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, no entanto não há três seres onipotentes, mas sim um onipotente. Assim o Pai é Deus o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. no entanto, não há três Deuses, mas um só Deus (e assim, com os demais títulos e atributos de Deus, que são vistos em Cristo, ou manifestados pelo Espírito Santo). O Pai não foi feito de coisa alguma, nem criado, nem gerado. O Filho procede do Pai somente, não foi feito, não foi criado, mas foi gerado. O Espírito Santo procede do Pai e do Filho, não foi feito, nem criado, nem gerado, mas procedente. Nessa trindade não existe primeiro nem último; maior nem menor. mas as três pessoas co-eternas são iguais entre si mesmas; de sorte que tanto a unidade na trindade, quanto a trindade na unidade devem ser adoradas.

Na verdade, esse "credo", não passa de uma intrincada confusão. Tudo o que nele está mostrando é que Deus é único, em três manifestações. Divide o eterno Deus em três pessoas; afirma não existir primeiro nem último; diz que cada uma das "pessoas" é "incriada", "eterna" imensurável, onipotente, no entanto, só há um possuidor desses atributos.

Como poderia um povo cristão, nascido do judeu, monoteísta, aceitar uma teologia de três Deuses?
É o que já mencionamos anteriormente, que a expansão do cristianismo trouxe para a Igreja, pensadores de origem pagã, como é o caso de Marciano, Montano, Plotino Tertuliano e Atanasio, entre outros. E esses pensadores, chamados de "Pais da Igreja", na sua maioria da região da Ásia menor, tiveram muita influência do paganismo estabelecido em Constantinopla e Roma (antiga Saturnia, sede do culto ao deus Saturno, e de Babilônia). Quando da destruição de Babilônia e expulsão de seus sacerdotes pagãos, estes se estabeleceram em Saturnia, que é Roma atual. Os babilônios adoravam uma trindade: Ninrode (Saturno), Semiramis (Ishtar, que é o planeta Vênus), e Tamuz, Filho de Ninrode.

Então para esses pensadores cristãos de origem pagã, não foi difícil assimilar os três títulos da Deidade, a uma "Trindade". Aproveitando-se do texto de Mat. 28:19 (mal interpretado), passaram a ensinar que o batismo nas águas devia ser na fórmula trinitária; mal interpretaram a Teologia do Logos, e passaram a ensinar que o Filho é eterno em sua existência, que o Espírito Santo é a terceira pessoa e outros erros dessa perigosa teologia. Perigosa porque induz aos cristãos a aceitarem a fé politeísta.

A palavra "Trindade" não se encontra na Bíblia Sagrada. A doutrina foi introduzida na Igreja Cristã, pelos defensores do "Catolicismo Romano", entre eles Tertuliano, e mais tarde Atanasio. O dogma da trindade,  foi oficializado por Constantino (primeiro Papa-imperador, de origem pagã), no Concílio de Nicéia (325 d.C.), Juntamente com outros dogmas adotados pela Igreja Católica. A Palavra "pessoas", quando usada para a Divindade, violenta a absoluta unicidade de Deus. Dividindo-se Deus em três pessoas, fazemos três deuses. O que significa "triteismo" não importando os argumentos em contrário.

Mais uma vez, voltamos a palavra hebraica "Elohim", que os trinitários ensinam representar a "Trindade". Já mencionamos várias vezes neste estudo, que "a forma plural de "Elohim", representa a totalidade de poderes enfeixados em Deus. Elohim, portanto, significa: "O Todo-Poderoso".

"Elohim" foi vendido por trinta peças de prata (Zac.11:4,12,13)
"Elohim" foi traspassado no calvário (Zac 12:10)
"Elohim" voltará como Rei (Zac 14:5 ).
Todas estas referências Bíblicas a "Elohim". referem-se a Cristo. Donde podemos concluir: "Elohim" (Deus), que é o Pai, é o mesmo que se manifestou naquele que foi vendido e traspassado no Calvário, e que voltará como rei - J E S U S.

*O ERRO DA DOUTRINA DA TRINDADE PROVOCA MUITA CONFUSÃO.

*A VERDADE  DA UNICIDADE DE DEUS ESCLARECE TODAS AS DÚVIDAS.

- Quem era o pai do menino da manjedoura de Belém? O Pai, ou o Espírito Santo. Teve Cristo criança, dois pais?
- Como pode o Pai ser maior do que o Filho, se ambos são iguais? - Jo.10:30 "Eu e o Pai somos um" Jo. 14:23 "Meu Pai é maior que Eu".
- Deus ora? Como pode Ele ser Deus e ter que orar?
R.: Jesus Cristo, em sua natureza humana precisava orar; Ele era o Filho, gerado, portanto necessitava como todo homem, da ajuda divina.
- Pode Deus morrer? Como pode a "Segunda Pessoa" da divindade ter morrido ?
R.: Quem morreu foi o homem Jesus Cristo. Quando na cruz, Jesus exclamou: "Deus meu, Deus meu porque me desamparaste?" Era a sua natureza humana sentindo-se "esvaziada" do Eterno.
O Espírito Eterno, "Deus estava em Cristo", as Escrituras nos ensinam que fomos comprados com o sangue de Deus (Atos. 20:28).
- É Maria a mãe de Deus?
- Se já há três pessoas na divindade, o que poderia estar errado em se adicionar uma quarta? Porque não deificar Maria, como fez a Igreja católica?
- A quem devemos orar, e a quem devemos adorar? Ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Santo.
- Quantos veremos lá no céu? Quantos tronos há no céu?
- Como pode o Filho, a "Segunda pessoa" da Divindade, não saber o tempo da Sua volta?
- Há três Espíritos habitando no coração do crente?
- Não haviam três no batismo de Jesus?
- Qual foi a glória que Cristo teve junto com o Pai, antes que o mundo existisse? (Jo 17:5, Ap. 13:8, Mat. 25:31, Zac 14:5, At 1:11, 1Tess 4:16, 2Tess 1:7, Judas 14, Ap. 1:7).
R.: Na eternidade, na mente e no propósito de Deus. a cruz e a coroa, já haviam acontecido, A vinda de Cristo ao mundo foi, a concretização do "Plano e Propósito de Deus para as Idades". Seria como se algum de nós, um dia sonhasse em realizar um empreendimento (por Exemplo: construirmos uma "Casa dos nossos sonhos") . Esse empreendimento teria sido planejado na nossa mente, com todos os detalhes, até que um dia, se as nossas possibilidades o permitissem, veríamos o "Sonho realizado". Para Deus, não foi um sonho. foi um "Desígnio" daquele que é eterno, e sabe de todas as coisas, e pode fazer tudo, pelo Seu grande poder. Deus É "onipotente, onipresente, e onisciente".

3. A DOUTRINA BIBLICA DA UNICIDADE DE DEUS

UNICIDADE. É a qualidade daquEle que é único. O dicionário define o termo "único". como: 1) que é um só;
2) de cuja espécie não existe outro;
3) exclusivo, excepcional;
4) a que nada é comparável
5) superior a todos os demais". é isso que Deus, o Senhor diz de Si. "Eu Sou Deus, e fora de mim não há outro"; há outro Deus além de mim? Não , não há outra Rocha que Eu conheça".

Já apresentamos no Capítulo "Os Atributos de Deus", uma série de provas Bíblicas sobre a Unicidade de Deus. Cada Capítulo deste estudo está repleto de provas bíblicas, sem contradições,

da verdade da unicidade de Deus, Os argumentos apresentados pelos teólogos trinitários, na tentativa de explicar a "trindade", na verdade, fornecem-nos mais subsídios para esclarecimento da "Unicidade de Deus". Aqui trataremos de esclarecer supostas contradições levantadas sobre textos bíblicos e dúvidas daqueles que desejam com mansidão e temor conhecer a Verdade da Palavra de Deus.
A Unicidade de Deus não foi produzida por concepção de nenhum "pensador judeu ou pagão. É Deus mesmo quem diz: "Ouve, Israel; O Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deut 6:4).

Os Teólogos trinitários atribuem a Sabélio (cerca de 215a.D.) o que eles chamam de "Heresia", isto é a defesa da Unicidade de Deus. Na verdade Sabélio (que foi antecedido por Noeto, Epigono, Cleomenes, o bispo Zeferino, no período entre 180 a 217),ensinou a mais fiel cristologia do Logos, a mesma defendida pelos apóstolos Paulo e João. Eis o ensino de Sabélio:

Pai, Filho e Espírito Santo são um só e o mesmo. São os três nomes do Deus Único que se manifesta de formas diferentes. Segundo as circunstâncias. Enquanto Pai é o Legislador do Antigo Testamento, enquanto Filho, é encarnado, e enquanto Espírito Santo é o inspirador dos apóstolos. Mas é o mesmo e único Deus que assim aparece nessas relações sucessivas e transitórias, exatamente como se pode, a um mesmo indivíduo, atribuir diferentes títulos segundo os diversos papeis de Sabélio:

Tão bem conceituada foi a teologia defendida por Sabélio, que veio influenciar consideravelmente o desenvolvimento do que viria a ser a "Cristologia ortodoxa". A crítica derramada sobre Sabélio e os seus antecessores, era na realidade, política, por serem considerados "Monarquianos modalistas". ou "monarquianos dinâmicos". Opostos aos "montanistas" (discípulos de Montano), como era o caso de Tertuliano, que conseguiu bastante influência com os "mestres" da Igreja, dada a sua habilidade literária.

Não entendemos porque os teólogos trinitários, encontram somente Sabélio, quando tantos outro influentes "Pais da Igreja" defenderam tão claramente a doutrina bíblica da Unicidade de Deus, citando por ex.: Inácio de Antioquia (110?), que foi discípulo do apóstolo João, que ensinava: O Sacrifício de Cristo é o sangue de Deus". Saudava os cristãos romanos em Jesus Cristo, nosso Deus, e afirmava que a Encarnação foi manifestação de Deus para revelar uma nova humanidade". Calixto, afirmava: "Pai, Filho e Logos, são nomes do Espírito único e indivisível; Filho é designação própria daquele que era visível, ao passo que Pai é o Espírito que nele habitava. Essa presença do Pai em Jesus é o Logos.

Contudo, a Teologia que ensina e prova biblicamente que Deus é um só, em três manifestações, não é de autoria de Sabélio, nem de nenhum outro intérprete do período pós-apostólico. Irineu, Sabélio e os demais aprenderam dos ensinos paulinos e Joaninos. Para Paulo, a identificação do Cristo exaltado com a sabedoria, o Logos, era não somente fácil, mas também natural. E a sabedoria, o Logos era forçosamente preexistente e devia ter estado sempre com Deus. Ele é o Espírito de Deus, a sabedoria de Deus; nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.
João 8: 38 "Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai."
João 17: 21 " ... para que todos sejam um, como tu, ó pai, o és em mim, e eu em ti"
A bíblia nos revela o mistério da formação do único Deus verdadeiro participam o pai, o filho e o Espírito Santo, e que estes TRÊS são UM. Mt 3:16,17 ; I Tm 3:16 ; Col 1:26
ALGUNS PENSAMENTOS IMPORTANTES ACERCA DA "PLENITUDE DA DIVINDADE"
A Divindade é TRÊS em operação, manifestação ou ofício de um único Deus. Portanto definitivamente UM SER ÚNICO. Com manifestações e ofícios determinado para propósito deferentes. Único poder e essência. A divindade têm atributos, ofícios e manifestação distintos QUE NUNCA MUDA.
·          Pai: Criador, Controlador, Planejador e grande Arquiteto do universo. Habita em Glória e Luz que são fisicamente inatingíveis, e existe como o Absoluto, o Auto-existente, o inatingível, a grande Causa não causada de todas as coisas. Durante + 2.000 anos, de Adão até Abraão a Personalidade do Pai domina a cena das operações redentoras.
  • Filho: A PALAVRA eterna encarnada; a manifestação da divindade à humanidade em carne e ossos. A sua personalidade é observada tipicamente na dispensação  sacrificial de SANGUE, de Abraão até a Cruz, durante + 2.000 anos. Revelado como cordeiro para tirar o pecado, e como um Leão para subjugar todas as coisas.
  • Espírito Santo: ( Jô.4:24) A inspiração, o Poder Vivificador da Igreja. A Presença invisível de Deus que age como Mestre, Guia e confortador. É o poder de Deus que unge, é a INFUÊNCIA que Santifica. O Revelador das "coisas de Cristo". Ele é revelado nesta presente Época da Igreja, de 2.000 anos.
Credo apostólico: Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra; Em Jesus Cristo Unigênito do Pai, Deus Único que a si mesmo esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e,  reconhecido em figura humana, a si mesmo humilhou, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; tornando-se obediente ate à morte; foi crucificado, morto e sepultado; ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos, subiu ao céu e está a destra (poder) de Deus, todo poderoso, de onde há de vir, para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; que é o Espírito consolador no crente, que é membro do místico, corpo de Cristo formando a santa igreja da qual Ele é o cabeça; E que a comprou com seu próprio sangue At.20:28. Creio na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição e transformação do corpo e na vida eterna. Amém.
"É POSSÍVEL COMPREENDER O MISTÉRIO DA DIVINDADE?"
Mistério = Algo que não pode ser explicado, isto é, algo além da compreensão humana. Só podemos entender através da inspiração do Espírito Santo ( I Cor 2:6-14)
1) Há três Deuses, ou um Deus?
R : Há apenas UM Deus, cuja manifestações e Ofícios  são tríplice ( II Cor 13:13; Mt 28:19; I Cor 12: 4,5,6; I Tm 2:5 ).
2) A grande confissão de Israel enfatiza a unidade de Deus:
" OUVE , ISRAEL, O SENHOR NOSSO DEUS É O ÚNICO SENHOR" ( DT 6:4)
3) O que se entende por unidade de Deus?
R : A unidade de Deus  é numérica significando, que Deus é UM e refere-se à Sua natureza, que é UNA.(Monoteísta)
( Jo. 10:30  - EU E PAI SOMOS UM; Jo. 1:1; COL 2:9; EF 1: 2,3 ).
4) Há referências bíblicas que provam que Deus é uma unidade, um Deus "número um"?
R: Sim eis algumas ilustrações:
·         "Elohim" a palavra hebraica mais comum para designar Deus ( como em Gen 1:1), é um substantivo PLURAL.Os hebreus pluralizavam os substantivos para expressar grandeza ou magestade
  • Gênesis 1:26: "Disse Deus: FAÇAMOS"
  • Gênesis 11:7 "Vinde DESÇAMOS, E CONFUNDAMOS ali a sua linguagem"
  • Gênesis 3:22 "Eis que o homem se tornou como um de NÓS"
  • Eclesiastes 12:1 "lembra-te dos teus CRIADORES" (tradução literal).
  • Salmo 149:2 "Regozije-se Israel nos seus CRIADORES"( no hebraico, plural).
  • I Tess 1:1; Ef 1:17 e 2:18; Apoc 1: 4,5; e 3:21; Mt 3:16,17.
5) Há diferença entre o que Deus é e quem é Deus?
R: Sim .
·         Quando falamos do que Deus É referimo-nos à SUA NATUREZA ou aos SEUS ATRIBUTOS. Ex. Deus é: eterno, imutável, onipotente, onisciente, onipresente, santo, justo, fiel, benevolente, misericordioso, gracioso, amoroso.
  • Quando procuramos saber QUEM é Deus, referimo-nos à Sua formação e seu nome pessoal.
Resumindo:
O Deus da Bíblia NÃO é:
·         1 Deus em 3 Deuses
  • 1 Natureza em 3 Naturezas
  • 1 Pessoa em 3 pessoas
Mas sim:
·         1 Deus com 1 Natureza em 3 Ofícios (manifestação) COMO João 15:26 ; Gal 4:6 ; Ef 2:18
NATUREZA = ESSÊNCIA = MESMA SUBSTÂNCIA.
Podemos dizer que Deus é UM com três Oficio ou manifestação: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. UNIDADE SIMPLES.
Qual é o nome de Deus?
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA "DEUS"?
R: Objeto de adoração.
A palavra "Deus" é um título que os homens usam para descrever o Ser Supremo e Infinito. (I Cor 8:4-6)
PORQUE O VERDADEIRO DEUS DEVE TER UM NOME?
O Nome de Deus estabelece a identidade de Deus e separa-o das divindades pagãs. O homem é capacitado a dirigir-se a Deus adequadamente, através do Seu Nome. (Gn 32:24-30; Ex 3:13,14.)
OS ANTIGOS HEBREUS CRIAM QUE DEUS E O SEU NOME ERAM A MESMA COISA.
Isto significa que Deus e o Seu Nome eram inseparáveis; tudo que o verdadeiro Deus significava era definido pelo Seu Nome. O Seu Nome e a Sua pessoa eram uma só e a mesma coisa.
QUEM FOI O PRIMEIRO HOMEM A RECEBER A REVELAÇÃO DO NOME DE DEUS?
Moisés, como está registrado em Êxodo 3
COMO DEUS ERA CONHECIDO ANTES DA ÉPOCA DE MOISÉS?
Aparentemente Ele era conhecido como "O verdadeiro Deus" ou "Deus Todo-poderoso" Ex 6:3
QUAL FOI O NOME QUE DEUS DEU A MOISÉS?
A palavra hebraica é composta de quatro letras ( Yhwh , JHVH) , e por isso é chamado o "Tetragrama"( o nome de quatro letras ).

O QUE SIGNIFICA ESTE NOME HEBRAICO DE QUATRO LETRAS?
O Tetragrama significa "EU SOU" - exatamente como está traduzido na Bíblia. Ex 3:14.
QUANTAS VEZES ESTE NOME APARECE NA BÍBLIA HEBRAICA?
Este é o Nome de Deus mais freqüente nas Escrituras. Aparece 6.823 vezes no Velho Testamento Hebraico.
OS ISRAELITAS PRONUNCIAVAM ESTE NOME?
Não , pois ele era considerado demais. Lv 24:16 mostra que o simples fato de se pronunciar o Nome era punível com a morte por apedrejamento.
O QUE O ISRAELITA USAVA EM LUGAR DO NOME DE DEUS - SE ELE NÃO PODIA PRONUNCIAR O ORIGINAL JHVH?
Ele usava uma palavra que o substituía; Adonai em hebraico, Kúrios ou Kírios em grego, o Senhor em português. Os antigos rabinos colocavam no original JHVH as marcas das vogais de Adonai, para lembrar ao povo que devia pronunciar Adonai em lugar do verdadeiro nome de Deus.
DE ONDE VEIO A PALAVRA "JEOVÁ"?
A palavra "Jeová" nasceu em 1520 A.D.; Como outra maneira de se referir ao original JHVH. Os tradutores combinaram as marcas que indicavam as vogais "e", "o" e "a" (que eram colocadas sobre a JHVH para lembrar aos judeus que deviam falar Adonai) com o JHVH (YHWH). Desta maneira, formou-se a palavra "Jehovah" como híbrida, e portanto inaceitável como autêntica revelação do nome de Deus. Naturalmente, "Jeová" não poderia ter sido usado por Jesus ou pela igreja primitiva, porque NEM ERA UMA PALAVRA, AINDA , NAQUELA ÉPOCA!
VOCÊ SABE POR QUE A PALAVRA "SENHOR" APARECE COM TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS NA TRADUÇÃO BRASILEIRA DO VELHO TESTAMENTO?
Onde quer que você encontrar a palavra "SENHOR" no Velho Testamento (com maiúsculas), significa que o texto original hebraico usa o Tetragrama naquele lugar (JHVH; YHWH).
PORTANTO, O VELHO TESTAMENTO NOS MOSTRA QUE O NOME DE DEUS O PAI É "SENHOR"!
·         Êxodo 15:3 - "O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome".
  • Isaias 42:8 - "Eu sou o SENHOR, este é o meu nome".
  • Jeremias 33: 2 - "Assim diz o SENHOR que faz estas coisas, o SENHOR que as forma para as estabelecer; o SENHOR é o seu nome".
  • Amós 5:8; 9:6 - "O SENHOR é o seu nome".
No Evangelho de João, a preexistência e a atividade criadora do Logos (a Palavra que se fez carne), merecem o mesmo lugar de destaque do pensamento de Paulo. Cristo é o Logos, o Verbo que estava com Deus, e o Verbo era Deus (Observemos: "O Verbo era Deus", não "um Deus").

CONCLUINDO: JESUS CRISTO É DEUS. O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.

Na "oração Sacerdotal " (Jo 17:3) o Senhor Jesus declara:
"A Vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só por único Deus Verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste".

Aqui Jesus está nos ensinando que é dever do cristão conhecer a Deus, único, e reconhece-lo em Jesus Cristo. Disto depende a Vida eterna. Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna
JESUS  CRISTO   É  JEHOVAH

JEHOVAH TITULO OU ATRIBUTO JESUS CRISTO
Isaías 40:28 Criador Jo. 1:3 e refs.
Isaías 45:22, 43:11 Salvador Jo. 4:42 idem
1Samuel 2:6 Ressuc. os mortos Jo. 5:21 idem
Joel 3:2 Juiz  Jo. 5:27 "
Isaías 60:1-20 Luz  Jo. 8:12 "
Êxodo 3:14  Eu Sou  Jo. 8:24, 58
Salmo 23:1  Pastor  Jo.10:11
Isaías 42:8, 48:11 Glória de Deus  Jo.1 7:5
Isaías 41:4, 44:6 O Primeiro e o último  Ap. 1:17, 2:8
Oséias 13:14 Redentor  Ap. 5:9
Isaías 62:5  Noivo  Ap. 21:2 
Salmo 18:2 e refs. Rocha  1Co.10:4 e refs.
Jeremias 31:34  Perdoa os pecados  Mc. 2:7,10
Salmo 148:2  Adorado pelos anjos  Heb. 1:6
Em todo o A.t.  Invocado em oração At.7:59 e refs.
Salmo 148:5 Criador dos anjos  Col. 1:16
Isaías 45:23  Reconhecido como Senhor  Fil. 2:11

OUTROS TÍTULOS DA DEIDADE APLICADOS AO SENHOR JESUS CRISTO:

Maravilhoso, Grande Deus e Salvador, O braço do Senhor,Conselheiro, Pai, Filho Esp. Santo, Luz do mundo, Deus forte, Santo, Sol da Justiça, Pai da eternidade, Jehovah o forte, Estrela da manha, Príncipe da Paz,Todo-Poderoso, Supremo, Pastor, Emanuel, Alfa e Omega. Príncipe da Salvação, Reis dos Reis, O princípio e o Fim, Autor, Consumador da Fé, Senhor dos Senhores, Vida eterna, Leão Tribo de Judá, Construtor,  Torre forte, Deus Bendito, eterno, Deus sábio, Deus Único.

"J E S U S   C R I S T O   É   T U D O   E M    T O D O S "
"Não é exagero dizer que nossa esperança de redenção do pecado, depende do fato da deidade de Jesus. Se Jesus Cristo fosse somente humano estaríamos ainda mortos em nossos pecados, separados de Deus, sem esperança neste mundo e sem auxilio no porvir. Por que nenhum homem poderia ser o salvador dos homens. É igualmente certo que, sendo Jesus Cristo Deus, antes de se tornar homem, o Deus que assim se manifestou em carne humana pode ser o salvador dos homens. Basta somente que esperemos em Cristo, em confiança e segurança, se soubermos além de qualquer dúvida que Ele É o Deus capaz de salvar. Por esta razão devemos sustentar que o fato da Deidade em nosso Redentor é um requisito indispensável a nossa Salvação".

"Se é Verdade que Deus é único, legítimo objeto de culto, o cristão inteligente adorará a Jesus Cristo como seu Salvador. O Honrá-lo como Senhor e Mestre".

"Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo homem, o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos".

"O verdadeiro cristão é aquele que levanta os olhos aos céus, e vê somente Jesus." "Cristianismo é Cristo. conhece-LO adequadamente e ter vida eterna". "Não há outro nome dado debaixo dos céus, em que possamos ser salvos".

O DEUS DO VELHO TESTAMENTO REVELA-SE ATRAVÉS DE JESUS COMO O GRANDE "EU SOU".
·         João 4: 25,26 - "EU SOU, eu que falo contigo".
  • João 8:23 - " EU SOU lá de cima... EU deste mundo não SOU".
  • João 8:24 - " se não crerdes que EU SOU... ".
  • João 8:58 - "Antes que Abraão existisse, EU SOU".
  • João 13:19 - "para que creiais que EU SOU".
  • João 18:5 - "Jesus lhes disse: SOU EU".
  • Mt 14:27 - "Tende bom ânimo! SOU EU".
  • Marcos 14:61,62 - "És tu.... Jesus respondeu : SOU EU".
COMO JESUS DESCREVEU A SI PRÓPRIO COMO O GRANDE "EU SOU" ?
Foi esta a prerrogativa de Divindade que levou Jesus à cruz. Ele empregou destemidamente EU SOU ( ego eimi, as enfáticas palavras gregas) para descrever a Si mesmo. ELE DECLAROU EU SOU:
·         O pão da vida - Jo 6:35
  • A luz do mundo - Jo 8:12
  • A porta das ovelhas - Jo 10:7
  • O bom pastor - Jo 10:11
  • A Ressurreição e a vida - Jo 11:25
  • O Caminho, a verdade, e a Vida - Jo 14:6
  • A videira Verdadeira - Jo 15:1
  • O Alfa e Ômega, Princípio e Fim - Ap 1:8
DEUS FEZ JESUS SENHOR E CRISTO.
Atos 2:36. No Evangelho de João, Jesus se refere mais de 100 vezes a Deus como Seu pai. Em o Novo Testamento os cristãos também se referem a Deus como Pai, e NUNCA o invocam através de Seu Nome pessoal de SENHOR. A razão é óbvia ! O Pai deu o Seu Nome de Senhor a Jesus. Além disto, o Espírito Santo o ungiu, fazendo- O CRISTO também. Nós portanto, usamos o Nome do SENHOR Jesus Cristo - o nome que revela a plenitude da Divindade corporalmente - Pai,  Filho, Espírito Santo. Um DEUS TRI-UNO revelado através de um NOME TRI-UNO!
EIS AQUI ALGUMAS REFERÊNCIAS ADICIONAIS MOSTRANDO QUE JESUS FOI FEITO SENHOR:
Jo 5: 43; Lc 2:11. At 2:36; Rm 10:9; II Cor 4:5; Ef 4:5; I Cor 8:6; 12:3; Fp 2:11; Ef 3:11 ;Fp 3:8; I Cor 15:31; At 7:59,60; 9:5;17; 22:8-12; Mc 16:19. Note as saudações preferenciais de Paulo: I Cor 1:3; II Cor 1:2,3 , etc... Ele menciona Deus como Pai, e depois acrescenta de maneira significativa: "O Senhor Jesus Cristo".
BATISMO NAS ÁGUAS em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo, ´so foi praticado depois de + de 250 anos, após a morte de Cristo, mudado no concilio de Nicéia por constantino e seus papas. Pois os apóstolos do Senhor  batizavam em o nome "DO SENHOR Pai - JESUS Filho- CRISTO"Espírito Santo. At 2:38; 8:16; 10: 48; 19:5; 22:16. Isto é o maravilhoso cumprimento de Mt.28:19.
QUAL O NOME DE DEUS PARA OS NOSSOS DIAS?
ð    SENHOR JESUS CRISTO !! AT.4:12; AT. 16:31.
SENHOR(PAI) JESUS(FILHO) CRISTO(ESPÍRITO SANTO) . AMÉM!


Nenhum comentário:

Postar um comentário