domingo, 27 de junho de 2010

BATISMO DA ÁGUA, DO SANGUE E DO ESPÍRITO

PRÉFACIO




No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava pôr sobre as águas. E Deus criou todas as coisas. É significativo que a criação seja resultado da atividade criadora de um Deus Pessoal, e não de forças cegas e destituídas de inteligência, como supõe alguns cientistas, e a teoria da Evolução, todas contrarias à Bíblia. Ele (Deus) criou todas as coisa, e tudo criou Deus com principio de potencial, Deus colocou em tudo que fez, o potencial de viver o propósito, a capacidade, Deus é tudo. É o sempre eternamente onipotente. ONIPOTENTE, significa poder, capacidade, Força, Energia. Quando se fala de ONIPOTENTE esta referindo a Deus, porque somente Deus é ONIPOTENTE , cheio de poder, todo poderoso. DEUS GRANDE CRIADOR, tudo o que existe está ligado, e depende de sua origem. O homem pode não querer aceitar, mais na realidade ele sempre quis adorar a Deus, porque veio de Deus e foi gerado dele e algo na sua consciência o atrai a buscar Deus, pôr isso vemos em todas as civilizações os homens fazerem para si símbolos ou imagens para adorem. Ainda que erroneamente, pois a origem do homem é divina. Criaturas de Deus, Filhos de Deus. Deus é tudo. Tudo que é, estava em Deus. Deus é um Deus de potencial Gn.1:1. Deus não começou no principio. Deus é quem começou o principio. Ele é antes de tudo Gn.1:11. A semente de tudo está dentro de si mesma. Uma semente, uma árvore. Esta presente verdade é a realidade. SEMENTE = ÁRVORE = FRUTOS, Deus criou tudo com potencial. O que você vê não é tudo que há. Toda vida é como uma semente. Ninguém sabe quem você é !. Deus te fez nascer com seu tesouro. Diga, você não sabe quem Eu sou, ainda não me revelei. O que você é hoje, pode ser um fato, mais não é a verdade final. PERDEDOR, VICIADO, ASSASSINO, mais não é a verdade. Veja BETHOVEM, aparentemente perdedor era surdo, mais foi um dos grande músico de todos os tempos. MOISÉS, Assassino, se tornou no grande líder e profeta do Povo hebreu e da Bíblia. Criado pela filha de Faraó, numa cultura egípcia, idolatra, e recebeu de Deus os dez mandamento escreveu os 5 primeiros livros conhecidos como, Pentateuco .PAULO, religioso fariseu de fariseu se tornou assassino cruel, E se revelou o grande apostolo e Profeta da Igreja gentílica. Ninguém sabe quem você é. Quem é você? Você está em bom lugar. Hoje é o tempo, oportuno, JESUS é o Bom lugar de si esta ,ele é a rocha. Cinco perguntas que todos fazem ou já fizeram. Não importa raça, cor, sexo, poder aquisitivo, grau intelectual. – 1o - Quem sou Eu? – 2o De onde Eu venho? – 3o Porque estou aqui? – 4o O que posso fazer? – 5o Para onde Eu vou? Vamos as respostas: O certo é que o homem veio de Deus e de qualquer maneira precisa essencialmente de Deus, Gn.1:1. – Jo.1:1.

Deus criou tudo

Ele escolheu propósito para tudo

Ele decidiu a matéria para tudo

Ele falou as matérias

Tudo que Ele falou saiu da matéria , e de onde saiu tem que manter ligado para viver.

Árvore saiu da terra é 100% terra, tem que continuar ligado a terra para ter vida. Quando Deus criou tudo, Deus disse a matéria. Mas quando criou o Homem Ele disse a si mesmo. Gn.1:26-27. Você é Espírito, tudo que há em Deus tem em você. O homem saiu de Deus. Deus é Espírito.( Jo.4:24). Conseqüentemente o homem é Espírito. ”Qual entre todos estes não sabe que a mão do Senhor fez isto? Na sua mão está a alma de todo ser vivente, e o Espírito de todo gênero humano.”(Jó.12:9,10) Sua capacidade esta na sua FONTE. (Fl.4:13). “Eu posso todas as coisas naquele que me fortalece”, Capacidade do PAI. Você sabe de onde saiu? Você sabe quem você é ? – Você têm o Potencial. (Rm. 8:14) – “Todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. (Fl.2:15) –“ Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta na qual resplandeceis como astros no mundo” –(I Jo.3:1) –“ Vede que grande Amor o Pai nos tem concedido, ao ponto de sermos chamados filhos de Deus”. – Tudo que há em Deus, esta em seu filho. Você não tem Amor. Você é Amor, porque DEUS É AMOR. Deus não tem santidade, DEUS É SANTO. Você veio de Deus, você é santo. Você saiu do Pai. Sede santo, sede o que você é.(Gn.1:27). – (Jó.4:19; 10:11-12),(Gn.2:7). - Deus formou a casa do homem, corpo físico 100% TERRA. O Homem é barro e 100% ESPÍRITO, quando Deus fez o Homem tirou de si mesmo.(Gn.1:27) DEUS É ESPIRITO, (Jo.4:24) De onde procede Alguma coisa ela tem que ser mantida para viver. Árvore vem da terra, tira árvore da terra, a árvore morre. Peixe veio da água, tira peixe da água peixe morre, homem foi feito por Deus, tira homem de Deus, homem morre. SL.82:5,6. “Filhos do Altíssimo”. Tudo que Deus criou, Ele colocou principio de Potencial. Ef.1:4. – Você não é um erro, foi Escolhido, Deus usou seus pais para trazer você. Não existe filhos ilegítimos. Existem pais ilegítimos. Você pertence a Deus. Todo sonho de Deus, tudo que Deus ordena que você faça todo potencial de Deus, tudo esta dentro de você. Deus não vai exigir aquilo que ele não providenciou. II. Co.4:7. – Deus te deu um tesouro. Potencial de Deus em você. “Seu SUCESSO começa em sua relação com Deus”. Se coloca em posição, Se coloca em Deus, Viva em Deus. Receba de Deus, o batismo da água, do sangue e do Espírito.



Com afeto,

O Autor





JESUS CRISTO, NOSSO PADRÃO.



“Pôr esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado pôr ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa pôr enquanto, porque assim nos convêm cumprir toda a justiça: então ele o admitiu.”(Mat.3:13-15)

batismo de Jesus não era para arrependimento. Era um sinal de que Jesus se colocava do lado da minoria dos fiéis e que dava seu apoio à obra de João. Além disto, era, a unção sacerdotal de Jesus, o cumprimento da cerimônia descrita em Êx.29:4-7. Jesus foi batizado, depois do povo para manifestar também sua identificação com os pecadores arrependidos e assinalar sua consagração à obra que Deus lhe entregara(Jo.17:4).Nosso amado salvador tinha então trinta anos, quando começou seu ministério, o Filho foi, em tudo, obediente. Se aquele que é o nosso exemplo precisou cumprir toda justiça, antes do inicio de seu sagrado ministério, também nós todos precisamos. Pedro apóstolo diz “...deixou-nos o exemplo, que sigamos suas pisadas.”(I Ped.2:21). O batismo cristão não é uma ordenança de origem apostólica. Foi o próprio Senhor Jesus quem o estabeleceu como um dos elementos da grande Comissão dada aos discípulos. Pôr tanto está embasado na autoridade daquele que o instituiu, depois de haver realizado o trabalho de reconciliação e Ter sido aprovado pelo Pai, mediante a ressurreição dentre os mortos. Agora os discípulos seriam enviados ao mundo para pregar o Evangelho a todas as nações e trazer o povo ao conhecimento do Senhor Jesus como o Salvador prometido. Aquele que aceitassem, através da Fé, deveriam então ser batizados como sinal de terem entrado numa nova relação espiritual, mediante o novo nascimento, e de estarem dispostos a viver de acordo com as leis do reino de Deus. ”Porventura ignorais que todos os que fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que; como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”(Rm.6:3,4). “Ide portanto, fazei discípulos de todas as nações”, ordenou Jesus “Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”(Mat.28:19). E acrescentou: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, quem não crer será condenado”(Mc.16:16). O batismo é, portanto, uma ordenação de Nosso Senhor Jesus Cristo. O batismo não é necessário, em absoluto, para a salvação. Em outras palavras: uma pessoa que aceitou a Cristo como Senhor e Salvador está Salva, quer tenha ou não recebido o batismo. Devemos observar que em Marcos 16.16. a ênfase dada pôr Cristo recai sobre o ato de crer e não sobre o de ser batizado. Prova disto é que o Senhor Jesus disse que “quem não crer será condenado”, sem mencionar o batismo. Contudo, o batismo é obrigatório para todas as pessoas que estão dentro do pacto. O Senhor Jesus e os apóstolos falaram do batismo sempre como uma obrigação, nunca como uma opção. Havendo o homem decaído de seu estado de inocência e pureza, Deus revelou-lhe seu plano de Salvação. Neste plano eterno, a Salvação seria dada ao homem pela graça, mediante a Fé em Cristo. As principais bênçãos deste pacto da graça são: a regeneração pôr obra do Espírito Santo, a justificação pela Fé, a adoção de Filhos (Santifícação) – a garantia da ressurreição dos mortos e a vida eterna (Espírito Santo e eterno). E o batismo significa e sela todas estas bênçãos.

O pecado resultou de um ato de desobediência responsável pôr parte de Adão. “Portanto, assim como pôr um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”(Rm.5:12)”Porque o salário do pecado é a morte,”(Rm.6:23a).”E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o Juízo”(Heb.9:27). O Pecado é considerado principalmente uma separação ou rompimento de relações entre o pecador e o Deus pessoal. O pecado manifesta-se de muitos e diversos modos, mas o pensamento primordial é o desvio do pecador da vontade do Deus eterno. Pecado é mais do que crime; mais do que simplesmente imoralidade. O pecado age realmente na vida do homem e o domina de tal maneira que pôr si mesmo ninguém tem condições de livrar-se desse mal, todos recebemos a herança terrível do pecado. Ele é inevitável a cada ser humano, pois todos somos descendentes de Adão, dessa forma, toda humanidade ficou contaminada. Nenhum homem veio a este mundo sem escapar da presença contaminadora do pecado à exceção do Senhor Jesus, que não conheceu pecado. Desde a queda em que Adão e Eva deram ouvidos à serpente que foi usada pôr satanás, o homem perdeu a sua condição privilegiada, ficando então privado da companhia do Criador. É, pois a ação do pecado que se interpõe entre Deus e o homem, tornando-o separado e solitário espiritualmente.



REDENTOR



A ARCA, DA ÁGUA DO DILÚVIO

A ruína da humanidade veio pelo pecado, a maldade humana chegou ao seu auge. “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração: então se arrependeu o Senhor de Ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor Deus: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...”(Gn.6:5,6).”Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca...

Assim fez Noé, consoante a tudo o que o Senhor lhe ordenara.”(Gn.6:13,14a,22).

Pôr isso Deus anunciou o dilúvio. A arca era o único meio para escapar do castigo. Deus estabeleceu um meio de salvar o homem. Quem entrasse na arca escaparia do dilúvio, quem não entrasse morreria afogado pelas águas do dilúvio. O amor de Deus se manifesta, dando oportunidade para o escape, a salvação, e o livramento. O pecado resultou de um ato de desobediência responsável pôr parte de Adão. “Portanto, assim como pôr um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram”(Rm.5:12)”Porque o salário do pecado é a morte,”(Rm.6:23a).”E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois disto, o juízo (Hb.9:27). Perdão e a graça de Deus. NOSSO JESUS CRISTO, Assim como a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, assim também hoje Deus não quer que alguns se percam: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada: pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.(2Pe.3:9).



A QUEDA DO GÊNERO HUMANO

A Bíblia relata no seu terceiro capítulo do livro de Gênesis a triste história da queda de nossos primeiros pais, com o qual surgiu um estado de decadência, de perversão que privou o homem da presença gloriosa de Deus e arruinou nele a sua imagem com a qual originariamente fora criado. O homem não foi criado pecador, mas o pecado entrou no mundo dos homens através de sua própria escolha, consciente e voluntária. A queda do homem não é uma invenção cristã, bem como a Bíblia “As sagradas Escrituras” não se trata de ensinamentos tirados da fertilidade da mente humana, mas constituem o livro mais notável jamais visto no mundo. Contém o registro de acontecimento do mais profundo interesse. Os melhores homens e os maiores sábios têm testemunhado de seu poder. “Sabendo primeiramente, isto, que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada pôr vontade humana, entretanto homens santos falaram da parte de Deus movido pelo Espírito Santo.” (II Ped.1:20,21). Existem diversos termos que são usados para definir o que vem a ser pecado. A expressão mais comum é errar o alvo, errar o caminho, ser achado em falta, ou então perversidade, tortuosidade, e também Cristo, nosso Senhor e redentor, se fez pecado pôr nós e fez a paz entre o homem e o seu criador. ”Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado pôr nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”(2 Co.5:21).”E que havendo feito a paz pelo sangue. A ruína da humanidade veio pelo pecado, a maldade humana chegou ao seu auge. “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração: então se arrependeu o Senhor de Ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor Deus: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...”(Gn.6:5,6).”Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca... Assim fez Noé, consoante a tudo o que o Senhor lhe ordenara.”(Gn.6:13,14a,22). Pôr isso Deus anunciou o dilúvio. A arca era o único meio para escapar do castigo. Deus estabeleceu um meio de salvar o homem. Quem entrasse na arca escaparia do dilúvio, quem não entrasse morreria afogado pelas águas do dilúvio. E é considerado principalmente uma separação ou rompimento de relações entre o gênero humano e o Deus pessoal. O pecado manifesta-se de muitos e diversos modos, mas o pensamento primordial é o desvio do homem da vontade do Deus eterno. É portanto uma falta de conformidade com a lei de Deus, errar o alvo, errar o caminho, ser achado em falta, ou então perversidade, tortuosidade, e também pode ser interpretado como mal, exprimindo o pensamento de violência. Pecado é mais do que crime; mais do que simplesmente, vícios e imoralidades, pois crimes, vícios, e ser imoral não é pecado, mais sim atributos do pecado. O pecador, não peca pôr beber, fumar, matar, roubar, ou pôr ser imoral. Ele, bebe, fuma, rouba, mata e é imoral, porque é pecador. O pecado age realmente na vida do homem e o domina de tal maneira que pôr si mesmo ninguém tem condições de livrar-se desse mal, todos recebemos a herança terrível do pecado. Ele é inevitável a cada ser humano, pois todos somos descendentes de Adão, dessa forma, toda humanidade ficou contaminada. Desde a queda em que Adão e Eva deram ouvidos à serpente que foi usada pôr satanás, o homem perdeu a sua condição privilegiada, ficando então privado da companhia do Criador. Na Escritura encontramos inúmeras declarações de que Deus é cheio de graça e de misericórdia. No entanto, a mesma Bíblia revela que essa graça divina é maravilhosamente grande, mais têm seus limites. A graça é limitada pela justiça do Deus que é a justiça “JEOVA-TSEDKENU”. O capítulo 6(seis) de gênesis retrata uma sociedade decadente, completamente entregue ao pecado, cujas características mais notáveis eram a maldade, a violência e a corrupção.Nada deferente da nossa atual sociedade. A ruína da humanidade veio pelo pecado, a maldade humana seu auge levou o homem ao extermino. “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração: então se arrependeu o Senhor de Ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor Deus: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...”(Gn.6:5,6).”Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca... Assim fez Noé, consoante a tudo o que o Senhor lhe ordenara.”(Gn.6:13,14a,22). Pôr isso Deus anunciou o dilúvio. Muitos acham que a doutrina de que Deus castiga os ímpios e repreende o mal, constitui flagrante contradição à sua bondade e ao seu amor. Mas o rigor de Deus é expressão de sua santidade e justiça “Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo”(Heb.10:31) e ”Porque o nosso Deus é fogo consumidor”(Heb.12:29). Se Deus não puni o pecado, não seria Santo. Deus enviou o diluvio porque sua santidade havia sido demasiadamente ofendida, e Ele sendo Um Deus Santo não podia, em nenhum sentido, aceitar compactuar ou tolerar o estado de calamidade moral que tomara conta da raça humana, contemporânea de Noé. Partiu de Deus a decisão de mandar construir uma arca, era o único meio para escapar do castigo.. À todos os povos, nações e línguas trouxe o juízo e o fim a toda humanidade. Este foi o primeiro batismo da terra, onde toda a terra foi batizada, sepultada, imersa pelas águas do dilúvio.

Porque de ambos fez um, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.(Ef.2:14). Ele também proclamou a paz. “E vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe, e paz também aos que estavam perto ”(Ef.2:17)..

O amor de Deus se manifesta, dando oportunidade para o escape, a salvação, o livramento. O perdão e a graça de Deus. E entre o gênero humano é o desvio do homem pecador e pôde então realizar a obra da expiação, ou seja redimir o homem pagando o preço do resgate, como disse o apostolo Pedro: ”Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro, sem defeito e sem macula, o sangue de Jesus Cristo”(I Ped.1:18,19). E Isaias o profeta 750 anos A.C, profetizara o sacrifício perfeito de Cristo. ”O Povo diz: Quem poderia crer naquilo que acabamos de ouvir? Quem diria que o Senhor estava agindo? Pois o SENHOR quis que o seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vaie da sua cruz, pôr meio reconciliou consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas”(Col.1:20,21). “Porque ele é a nossa paz, o qual crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos o agradasse. Ele foi rejeitado e desprezado pôr todos; ele suportou dores e sofrimento sem fim. Era como alguém que não queremos ver; nós nem mesmo olhávamos para ele e o desprezávamos. No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era pôr causa das suas próprias que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo. Porém ele estava sofrendo pôr causa dos nossos pecados, estava sendo castigado pôr causa pôr causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pêlos ferimentos que ele recebeu. Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. Ele foi maltratado mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam sua lã. Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto pôr causa dos pecados do nosso povo. Foi crucificado ao lado de criminosos, foi sepultado com os ricos, embora nunca tivesse cometido crime nenhum, nem tivesse dito uma só mentira. O SENHOR Deus diz: Eu quis maltrata-lo, quis fazê-lo sofrer. Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados e pôr isso terá uma vida longa e verá os seus descendentes. Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz; pôr causa da sua dedicação, ele ficará completamente satisfeito. O meu servo não tem pecado, mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem, e assim os pecados deles serão perdoados. Pôr isso, eu lhe darei um lugar de honra; ele receberá a sua recompensa junto com os grandes e os poderosos. Pois ele deu a sua vida e foi tratado como se fosse um criminoso. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados. Ele levou a culpa dos pecados de muitos e orou pedindo que eles fossem perdoados.”(Is.53). ” Bíblia, no tradução na linguagem de hoje”. Batismo da Água, do Sangue e do Espírito. Somente em suas mãos repousa o poder de salvar e a graça de libertar. O homem é totalmente impotente para prover recursos em seu próprio favor; assim Deus sempre toma a iniciativa de ofertar-lhe um meio de livramento. ”Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de Ter Cristo morrido pôr nós, sendo nós ainda pecadores”(Rm.5:8); ”Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é Dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”(Ef.2:8,9); “Mas ninguém pode salvar a si mesmo, nem pagar a Deus o preço da sua vida, pois não há dinheiro que pague a vida de alguém. Pôr mais dinheiro que uma pessoa tenha, isso não garante que ela nunca vá morrer, que ela vá viver para sempre”(Sl.49:7,8,9). Deus estabeleceu um meio de salvar o homem. Quem entrasse na arca escaparia do dilúvio, quem não entrasse morreria afogado pelas águas do dilúvio. O amor de Deus se manifesta, dando oportunidade para o escape, a salvação, o livramento, o perdão e a graça de Deus. Este foi o primeiro batismo da terra, onde toda a terra foi batizada, sepultada, imersa pelas águas do dilúvio.







JESUS CRISTO, NOSSO REDENTOR

Deus mandou fazer apenas uma arca, Deus ofereceu apenas uma opção ao homem. Ele não mandou fazer varias arcas, uma frota de arcas. Ele disse a Noé: “Faze uma arca”(Gn.6:14A). ”Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens”(Itm.2:5). Nada e ninguém foi salvo fora da arca. Deus havia estabelecido a arca como meio de proteção e refugio. Noé foi salvo porque Deus lhe deu ordens para construir uma arca, e ele obedeceu. “Obedecer é melhor do que sacrificar” (ISm.15:22). Assim como a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, assim também hoje Deus não quer que alguns se percam: “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada: pelo contrário, ele é longânímo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”(2 Ped.3:9). Em Noé só havia uma arca, e esta só possuía uma porta, assim também só há uma arca de salvação hoje. Ela foi consumada na cruz do calvário com o Senhor Jesus Cristo, nosso Deus e redentor, que se fez pecado pôr nós e fez a paz entre o homem e o seu criador. ”Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado pôr nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.”(2 Co.5:21).”E que havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, pôr meio reconciliou consigo mesmo todas as cousas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas”(Col.1:20,21). “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade”.(Ef.2:14). Ele também proclamou a paz. “E vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe, e paz também aos que estavam perto ”(Ef.2:17). “Pôr esse tempo, dirigiu-se Jesus da Gáliléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado pôr ti, e tu vens a mim? Mas Jesus lhe respondeu: Deixa pôr enquanto, porque assim nos convêm cumprir toda a justiça: então ele o admitiu.”(Mat.3:13-15). O batismo de Jesus não era para arrependimento. Era um sinal de que Jesus se colocava do lado da minoria dos fiéis e que dava seu apoio à obra de João. Além disto, era, a unção sacerdotal de Jesus, o cumprimento da cerimônia descrita em Êx.29:4-7. Jesus foi batizado, depois do povo para manifestar também sua identificação com os pecadores arrependidos e assinalar sua consagração à obra que Deus lhe entregara(Jo.17:4).Tornando assim nossa justiça Rm.5:1-2). Nosso amado salvador tinha então trinta anos, quando começou seu ministério, o Filho foi, em tudo, obediente. Se aquele que é o nosso exemplo precisou cumprir toda justiça, antes do inicio de seu sagrado ministério, também nós todos precisamos. Pedro apóstolo diz “...deixou-nos o exemplo, que sigamos suas pisadas.”(I Ped.2:21). O batismo cristão não é uma ordenança de origem apostólica. Foi o próprio Senhor Jesus quem o estabeleceu como um dos elementos da grande Comissão dada aos discípulos. Pôr tanto está embasado na autoridade daquele que o instituiu, depois de haver realizado o trabalho de reconciliação e Ter sido aprovado pelo Pai, mediante a ressurreição dentre os mortos. Agora os discípulos seriam enviados ao mundo para pregar o Evangelho a todas as nações e trazer o povo ao conhecimento do Senhor Jesus como o Salvador prometido. Aquele que aceitassem, através da Fé, deveriam então ser batizados como sinal de terem entrado numa nova relação espiritual, mediante o novo nascimento, e de estarem dispostos a viver de acordo com as leis do reino de Deus. ”Porventura ignorais que todos os que fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que; como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”(Rm.6:3,4). “Ide portanto, fazei discípulos de todas as nações”, ordenou Jesus “Batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espirito Santo”(Mat.28:19). E acrescentou: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”(Mc.16:16). O batismo é, portanto, uma ordenação de Nosso Senhor Jesus Cristo. O batismo não é necessário, em absoluto, para a salvação. Em outras palavras: uma pessoa que aceitou a Cristo como Senhor e Salvador está Salva, quer tenha ou não recebido o batismo. Devemos observar que em Marcos 16.16. a ênfase dada pôr Cristo recai sobre o ato de crer e não sobre o de ser batizado. Prova disto é que o Senhor Jesus disse que “ quem não crer será condenado”, sem mencionar o batismo. Contudo, o batismo é obrigatório para todas as pessoas que estão dentro do pacto. O Senhor Jesus e os apóstolos falaram do batismo sempre como uma obrigação, nunca como uma opção. Havendo o homem decaído de seu estado de inocência e pureza, Deus revelou-lhe seu plano de Salvação. Neste plano eterno, a Salvação é dada ao homem pela graça, mediante a Fé em Cristo. As principais bênçãos deste pacto da graça são: a regeneração pôr obra do Espírito Santo, a justificação pela Fé, a adoção de Filhos – a garantia da ressurreição dos mortos é a vida eterna. E o batismo significa e sela todas estas bênçãos. A arca é um símbolo de Cristo, e era o único meio que serviria de salvação antes do dilúvio começar a desabar na terra. E o Senhor Jesus Cristo é o único salvador que Deus tem dado para todo o mundo. “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”(At.4:12). “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão pôr mim”(Jo.14:6). Cristo é portanto a única porta de salvação, e quem quiser escapar dos rigores do inferno basta vir a Jesus e entrar em seu plano salvador. Ele mesmo afirmou: “Se alguém entrar pôr mim salvar-se-á”(Jo.10:9). Através de Jesus Cristo alcançamos a salvação, propiciada pela autoridade do seu sangue “não pôr meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no santo dos santos, uma vez pôr todas, tendo obtido eterna redenção..., muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo! Pôr isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança a fim de que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia sob a promessa da eterna herança aqueles que têm sido chamados”(Heb.9:12,14,15).”No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça”(Ef.1:7). Lucas 1:5-17 > “Tenho pois muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio, e foram ministros da Palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelente Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio; para que conheça a certeza das coisas de que já estás informado. Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Aarão; e seu nome era Isabel. E eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor. E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e ambos eram avançados em idade. E aconteceu que, exercendo ele o sacerdócio diante de Deus, na ordem de sua turma, segundo o costume sacerdotal, coube-lhe em sorte entrar no templo do Senhor para oferecer o incenso. E toda a multidão do povo estava fora, orando, à hora do incenso; e um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso. E Zacarias, vendo-o, turbou-se e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João; e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe; e converterá muitos dos filhos de Israel ao seu Deus, e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”



QUEM FOI JOÃO BATISTA?



Deus enviou Seu Filho Jesus Cristo como Aquele que “salvaria Seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:21). Para levar os pecados da humanidade, o próprio criador do universo encarnou através da virgem Maria e veio a essa terra como o cordeiro do sacrifício. O ministério de Jesus começou com Seu batismo. Quando Jesus fez 30 anos, Ele foi batizado por João Batista. Quem foi João Batista? Jesus mesmo testifica que ele é o representante de toda a humanidade. Mateus 11:11-13 declara: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior que João Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele. E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.” Jesus disse que dentre todos aqueles nascidos de mulher nenhum era maior do que João batista. Aquele que, era maior do que todos os profetas da terra tais como Isaías, Ezequiel, e Habacuque, e maior do que Moisés no Antigo Testamento, não era ninguém mais do que João Batista, o representante de toda a humanidade. No Antigo Testamento, os escolhidos dentre os varões descendentes de Aarão eram ungidos como sumo sacerdotes. Como os sumo sacerdotes que passa vão os pecados do povo de Israel para os bodes impondo suas mãos sobre a cabeça deles como os representantes dos Israelitas, para apagar os pecados da humanidade Deus teve que levantar João Batista como o representante de toda a humanidade e o fez passar os pecados do mundo. Deus enviou João Batista a essa terra como o último profeta. E o último sumo sacerdote Judeu vindicado por Deus ao povo Judeu não foi outro senão João Batista. Como Deus se certificou de passar os pecados de todas as pessoas desse mundo somente através dos descendentes de Aarão, Ele escolheu um descendente de Aarão como prometido – isto é, João Batista, o maior de todos os nascidos de mulher – e o enviou a essa terra seis meses antes de Jesus para levar muitas pessoas à “prudência dos justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lucas 1:17). Dessa maneira, Deus levantou João Batista como o representante da humanidade, e através dele Deus passou nossos pecados para Jesus. João Batista veio antes de Jesus como uma testemunha, e na Palavra devemos aprender como ele deu testemunho. Como Aarão passou os pecados do povo de Israel ao bode no Dia da Expiação, João Batista batizou Jesus Cristo e assim passou todos os pecados da humanidade a Ele. Isto testifica para nós como todos os nossos pecados foram apagados.



O MISTÉRIO DO BATISMO DE JESUS



Como dito antes, Jesus foi batizado por João Batista, como descrito em Mateus 3:13-17. Porque as pessoas geralmente são batizadas sem saber seu sentido, o batismo é feito muito descuidadamente a todo aquele que decorou os Dez Mandamentos, prometeu guardar o domingo que é o dia do Senhor, e está disposto a reconhecer Jesus como seu Salvador. Aqueles que são batizados com o claro entendimento do verdadeiro significado do batismo são extremamente raros. Vindo a essa terra, Jesus foi batizado por João Batista, e devemos entender porque Ele teve que ser batizado. Devemos questionar porque Jesus, que não tinha pecado, teve que ser batizado. Mas aqueles que não receberam a remissão de pecados não se sentem curiosos sobre o batismo de Jesus nem são capazes de entendê-lo de maneira alguma. O mistério desse batismo só pode ser conhecido por aqueles que receberam a remissão de pecados.



Jesus é o Sumo sacerdote do Reino dos Céus. E João Batista é o representante e sumo sacerdote de toda a humanidade. João Batista tinha a autoridade de transferir todos os pecados da humanidade, e Jesus, o Sumo Sacerdorte Celestial, aceitou que esses pecados fossem passados a Ele oferecendo Seu corpo como oferta para o sacrifício diante de Deus, e apagando assim os pecados de toda a humanidade. Mateus 3:15 afirma: “deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça.” Jesus foi batizado no rio Jordão, o rio da morte. Batismo quer dizer passar adiante, ser mergulhado, limpar, enterrar, ou transferir, e tem o mesmo significado da imposição de mãos do Antigo Testamento. Assim como os pecados eram passados à oferta do sacrifício quando as mãos eram colocadas sobre sua cabeça, todos os nossos pecados foram passados a Jesus quando João Batista O batizou. Em outras palavras, porque todos os pecados da humanidade foram passados a Jesus é que Ele foi queimado como oferta de sacrifício em nosso lugar e também condenado. O ritual pelo qual Jesus assim recebe de João todos os pecados da humanidade é o batismo. Jesus veio a esse mundo para ser batizado e cumprir toda a justiça pela humanidade e para perdoar os pecados de todos os seres humanos sem exceção. Jesus foi batizado porque Ele era humilde? O caso nunca foi esse. Jesus disse a João: “deixa por agora.” Porque Jesus veio a esse mundo para levar os pecados da humanidade, Ele disse: “vocês passarão seus pecados para mim e eu os aceitarei, pois meu dever é me tornar o bode expiatório diante de seus olhos e assim perdoar todos os seus pecados.” Por causa dos nossos pecados, estamos destinados ao inferno, atormentados, iludidos por Satanás, mas Jesus veio salvar pessoas como nós, para nos tornar justos e nos fazer filhos de Deus. Quando Jesus foi batizado e saiu das águas, o Espírito Santo desceu como uma pomba e testificou que Ele era o Filho de Deus. O Espírito Santo é Aquele que dá testemunho, afirmando que Deus mesmo testificou que Seu Filho Jesus recebeu sobre Si os pecados da humanidade através do batismo. Porque os pecados da humanidade foram realmente passados a Jesus, Deus nos diz que não somos mais pecadores. Se Jesus não tivesse levado todos os pecados quando Ele veio a essa terra, nós ainda continuaríamos sendo pecadores não importa quão ardentemente crêssemos nEle. Tendo apagado todos os nossos pecados, Deus está nos dizendo: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31). É crendo que recebemos a vida eterna. João 1:29 diz: “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João batista continuava a anunciar às pessoas que todos os pecados da humanidade haviam sido passados a Jesus através do Seu batismo. Não foi nenhum outro além de João Batista que anunciou: “Ele é o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”



O QUE É O PECADO DO MUNDO?

Jesus levou os pecados do mundo. Jesus os levou ao ser batizado. Tendo suportado assim os pecados da humanidade com Seu batismo, Jesus teve que entregar Sua vida na Cruz. Jesus levou sobre Si todos os pecados do mundo. Através do Seu batismo, Ele levou os pecados de nossos pais também, porque eles, também, são pessoas desse mundo. Todos os pecados que cometemos durante toda nossa vida, incluindo aqueles que cometemos sem perceber, são os pecados do mundo. Esses pecados foram também passados a Jesus por João Batista. Os pecados que cometemos na nossa juventude também são os pecados do mundo, e estes também foram passados a Jesus. Jesus não levou somente os pecados de algumas pessoas especiais, mas Ele levou os pecados de todo ser humano. Porém somente aqueles que crêem nessa verdade, que Jesus recebeu nossos pecados através de João Batista e os perdoou a todos, podem ser salvos. Se nós não crermos nisso, seremos nada mais do que lançados no inferno por esse motivo. Os Portões do Paraíso já foram abertos a muito tempo atrás, mas se nossos corações ainda não crêem na verdade, não podemos ser salvos. As pessoas vão para o inferno porque não crêem na verdade da água e do Espírito, e porque não a conhecem. Jesus levou todos os pecados do mundo. Todos os pecados que nós cometemos, se na nossa infância, ou quando jovens, ou como adultos, são “os pecados do mundo,” e foram portanto passados a Jesus. Jesus é o Filho de Deus que levou cada um de nossos pecados, sem jamais dividi-los em pecado original ou pecados pessoais. Os pecados que nós cometemos no meio de nossas vidas e no final delas não são os pecados do mundo? Estes são também os pecados que nós cometemos nesse mundo, e assim Jesus levou esses pecados também. Por seu amor ser grande e eterno, Jesus não divide nossos pecados em original e pessoais mas os recebeu a todos através de Seu batismo. Se Jesus tivesse morrido na Cruz sem antes receber o batismo quando Ele veio a essa terra, Sua morte então teria sido em vão.



Se tivéssemos crido e trabalhado por Ele também seria tudo em vão. Quando os pecados de nossos filhos foram passados a Jesus? Vamos ver. Se você ainda é solteiro mas vai se casar e ter filhos, os pecados de seus filhos são também os pecados do mundo, e portanto eles, também, foram passados a Jesus. Os pecados de seus netos e de seus descendentes já foram também passados a Jesus, e Jesus fez já fez expiação por todos eles também. As fraquezas da humanidade também são os pecados do mundo. Todavia Jesus levou esses pecados sendo batizado e derramando Seu sangue na Cruz.



Jesus disse em João 8:32: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” E é verdade. As pessoas que guardam o sábado apenas como uma doutrina denominacional e crêem que, embora Jesus tenha levado o pecado original, elas ainda devem se arrepender pelos seus pecados diários, não podem senão continuar ainda mais pecadoras. Embora elas tentem viver de acordo com a Palavra de Deus e façam boas obras, por mais que elas tentem, mas difícil fica para elas se dedicarem. Elas podem assim perceber que estão se tornando cada vez mais pecadores diante de Deus.



Em Jesus Cristo, já morremos com Ele para os nossos pecados, e também nos tornamos vivos com Ele. Não existe outra coisa que eu e você tenhamos que fazer agora senão sermos salvos por crer em Jesus, o Salvador dos pecadores que levou sobre Si todos os pecados através do Seu batismo, levando os pecados do mundo até a Cruz e morrendo sobre ela. Crer nessa verdade, o evangelho da água do sangue e do Espírito, é a maneira de receber a vida eterna.



A VERDADE BÍBLICA SOBRE O BATISMO EM NOME DE JESUS

A maior parte da controvérsia sobre a fórmula batismal. Surge simplesmente porque a verdade bíblica é raramente estabelecida. As pessoas persistem em ligar o assunto com as suas idéias acerca da Personalidade da Divindade e argumentos tos confusos se seguem. Tendo me encontrado com os mais variados pontos de vista, através de um período de vinte e cinco anos, concluo que a maioria das opiniões sobre a Divindade é impropriamente formulada e tão desesperadamente ilógica. que qualquer elemento de verdade que se possua de um ou de outro lado, sufoca-se, e o argumento termina em exasperação. E a discussão que começa num esforço para determinar a escritural e Apostólica fórmula a ser usada no batismo, quase sempre termina em uma disputa não-escritural. Ou em ridículas idéias sobre a Divindade, e a questão original da fórmula batismal é deixada para trás. Isto é muito lamentável porque há uma verdadeira verdade espiritual. (Ligada com o uso do Nome de Jesus no batismo, e não tem referência conclusiva a qualquer idéia pessoal sobre a Divindade. Tenho conhecimento de certos Ruselitas e irmãos de Plymouth que praticam o batismo em Nome de Jesus, no obstante que os primeiros crêem que Cristo seja só o Arcanjo e mais nada, enquanto os últimos aceitam o ponto de vista Trinitário. Estes homens não baseiam sua fórmula batismal sobre os pontos de vista acerca da Divindade. Eles compreendem o que muitos não conseguem compreender, que Deus nunca tencionou, que o batismo fosse usado para designar aderência a um dogma teológico com o qual não tem conexão lógica alguma, Se isso fosse reconhecido, creio que muitos irmãos que sentem que não poderão abandonar suas concepções acerca da Divindade, no entanto, praticariam o batismo no Nome de Jesus. Lembrando-nos disto, vamos tratar de apurar a verdade bíblica sobre este assunto, Primeiro, examinemos o registro para ver se há algum fundamento escritural por este modo de Batismo.

REGISTRO ESCRITURAL

Ao passo que um olhar de relance ao livro dos Atos dos Apóstolos. Mostra somente três casos de uso do Nome de Jesus no batismo, um exame mais cuidadoso revelará nove de tais casos:



1. Os judeus no dia de Pentecostes foram mandados a "cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo" (Atos 2:38).



2. Os samaritanos foram "batizados em o nome do Senhor Jesus depois de Filipe lhes haver pregado “a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo (Atos 8:12, 16).



3. Os gentios na casa de Cornélio. Depois de Pedro lhes pregar o Evangelho. "E mandou que fossem batizados em nome do Senhor (Atos 10:48 — Cor.). Quem é ‘o Senhor’? Não há dúvida nenhuma os cristãos não tomam por Senhor outro a não ser o Senhor Jesus isto é: “Um só Senhor”. Mas a versão Revista de Weymouth (Tradução em Inglês) como também a Vulgata, não deixam lugar a dúvidas. Falam claramente: “No Nome do Senhor Jesus Cristo". Também a Edição Revista e Atualizada no Brasil. fala o mesmo.



4. Saulo de Tarso estava tratando de ‘prender;’ a todos os que invocavam o teu nome [o nome de Jesus] (Atos 9:14) mas qual foi sua grande surpresa. Quando o próprio Jesus lhe apareceu. (Para dizer-lhe que o Seu Nome é o Nome do Senhor Atos 9:5). E que ele devia levar esse Nome (Atos 9:15). De acordo com isto. Saulo foi Batizado invocando o nome dele “Edição Corrigida” O nome do Senhor (Atos 22:16). Isto é. Ele foi batizado no Nome do Senhor. Em Romanos 6:3. Encontra-se ainda maior evidência de que Paulo (Saulo) foi batizado em Nome do Senhor Jesus Cristo, onde ele disse: todos os que foram batizados em Cristo Jesus.. ", incluindo a si mesmo, junto com os crentes de Roma.



5. Os crentes na igreja de Roma, "foram batizados em Jesus Cristo Batizados na sua morte" Sepultados com Ele pelo batismo’ ressuscitados, "como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos" ( Plantados juntamente" ‘‘ — Cor) "Unidos com Ele", na semelhança da Sua morte...". Etc. (Romanos 6:3—5). Em toda esta elaborada explicação do significado do batismo nas águas, onde se encontra a mais leve sugestão. Que o batismo fosse instituído para ser uma confissão pública da doutrina da Trindade? O Pai não morreu! – Não foi sepultado! Não foi ressuscitado dos mortos!

Ninguém pode ler esta mensagem pensativamente sem formar a mesma opinião do famoso expositor bíblico, o Dr. A. C. Gaebelein, um trinitário que disse: Antes prefiro pensar. visto que o batismo é na morte de Cristo, que a formula "em Nome do Senhor Jesus Cristo” é correta.



6. Em 1 Coríntios 1:12. 1 3 lemos: "Refiro-me ao fato de cada um de vós dizer: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de ( Cefas, e eu de Cristo. Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vos, ou fostes porventura batizados em nome de Paulo?

Quem foi crucificado pelos Coríntios? Jesus Cristo! Em nome de quem foram eles batizados? Jesus Cristo! O contexto não permite outra resposta, porque a menos que eles tivessem sido batizados no Nome do Senhor Jesus, o argumento de Paulo não teria sentido algum.

Ainda mais. Paulo descreve certos pecadores em 1 Coríntios 6:9-11. E acrescenta: "Tais fostes alguns de vós vos levastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristos e no Espírito do nosso Deus”. Obviamente, se refere aqui ao duplo batismo: nas águas e no Espírito, tão comum nos dias apostólicos. Assim se vê que os Coríntios também foram batizados em Nome do Senhor Jesus.



7. Da mesma forma, os Gálatas foram batizados no Nome de Jesus. Veja Gálatas 3:27. Que diz: "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo, de Cristo vos revestistes”. Talvez seja necessário apontar que não há. de maneira alguma, pensamento de que só alguns dos Gálatas foram assim batizados, mas ao contrário, pelo fato de eles terem sido molestados pelo legalismo. Paulo faz comparação de "Todos quantos, pois, são das obras da lei (Gálatas 3:10) e” Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrange a vos circuncidardes (Gálatas 6:12). Com quantos fostes batizados, mostrando assim que não há necessidade para se submeterem à circuncisão carnal, desde que o batismo em Nome de Cristo é o rito Cristão. Correspondente ao rito da circuncisão. (Colossenses 2:11,12). Reverter á circuncisão significaria que, a sua confissão batismal de Cristo "de nada vos aproveitará" (Gálatas 5:1, 2).



8. Os crentes Efésios foram batizados por Paulo “em o Nome do Senhor Jesus" (Atos 19:5).9. Os Colossenses foram "Sepultados com ele no batismo" (Colossenses 2:12 - Cor.). Esta mesma expressão é usada em Romanos 6:3, 4 (veja seção 5 acima), onde é definitivamente declarado que os crentes foram batizados "em Jesus Cristo.”

PROEMINÊNCIA ESCRITURAL

Temos notado as nove passagens acima citadas onde o Nome de Jesus foi empregado no batismo, mas isto não é de forma alguma toda a evidência escritural que sustenta esta prática. Veremos ainda muitas outras antes de terminar este estudo. Nós, o povo Pentecostal, cremos que o batismo deve ser praticado “por imersão “; que o “falar em línguas” é o sinal inicial da evidência do batismo do Espírito Santo; que a ordenança da Ceia do Senhor deve ser celebrada, mas faríamos bem em lembrar que há muito mais Escrituras sustentando o uso do Nome de Jesus no batismo nas águas, do que por qualquer das doutrinas que tenho mencionado! Também,não devíamos nos esquecer de que não há uma única estância recordada na Bíblia, ou em qualquer outro livro genuíno do primeiro século, onde qualquer outra formula foi usada nos primeiros 100 anos da era cristã. As palavras de Jesus recordadas em Mateus 28:19. são hoje chamadas a “Fórmula Triádica”, mas a repetição desta, como fórmula, nunca foi tencionada por Nosso Senhor, e jamais foi usada por seus apóstulos. Isso, pois, traz ao estudo.

DA GRANDE COMISSÃO

A Grande Comissão esta está registrada em todos os quatro Evangelhos e no livro dos Atos dos Apóstolos. Foi o tema dos quarenta dias, depois da ressurreição. quando Nosso Senhor, sendo visto pelos apóstolos, falou-lhes das cousas concernentes ao reino de Deus (Atos 1:3), sendo recebido em pelo menos três ocasiões diferentes. A primeira é registrada em Marcos 16:14-18 e em João 20:19-23, e ocorreu enquanto os discípulos estavam sentados fazendo refeições em Jerusalém, na noite de sua ressurreição A segunda é registrada em Mateus 28: 16-20, ocorrendo em um monte na Galiléia (provavelmente onde foi pregado o Sermão da Montanha, á uns 100 quilômetros distante de Jerusalém). A terceira e registrada em Lucas 24:45- 51 e em Atos 1 :6-9, aconteceu pouco antes de Sua Ascensão do Monte das Oliveiras que dá vista a Jerusalém. A Bíblia declara que Jesus “soprou sobre” ou inspirou seus apóstolos antes de Ele começar com esta série de discursos (João 20:22): que estes mandamentos foram dados por nosso Senhor aos apóstolos “pelo Espírito Santo” (Atos 1:2); que Ele “lhes abriu os entendimentos para compreenderem as Escrituras” (Lucas 24:45 ) : que começando por Moisés, discorrendo por todos os profetas, expunha-lhe o que a seu respeito constava em todas as Escrituras”(Lucas 24:27); e que esperava que seus apóstolos seriam suas testemunhas ( Atos 1:8), seriam testemunhas “detas cousas” (Lucas 24:48). Quais cousas? Ora! As cousas das quais Ele a Palavra Viva, lhes interpretou da Palavra Escrita (da qual Ele mesmo é o autor) as cousas concernentes das quais ELe lhes abriu o entendimento às cousas contidas nos “mandamentos dados pelo Espírito Santo”, registrados, como a Grande Comissão em todos os Evangelhos e somadas no pronunciamento final em Lucas 24:46-49. a saber. (1) Sua morte. (2) Seu sepultamento, e (3) Sua ressurreição, e a identificação do individuo pecador com estes três fatos históricos pelo (1) Arrependimento (2) O batismo nas águas, e (3) O batismo no Espírito Santo.

Qual a maneira em que os apóstolos cumpriram a ordenança de Jesus? Você já tem lido o Registro referindo aos nove grupos de pessoas todos batizados em Nome de Jesus. Agora compare outra vez a mensagem do apóstolo Pedro. Dia de Pentecostes e note a consistente interpretação da Grande Comissão pelo Espírito Santo, apoiado pelos outros apóstolos inclusive Mateus (Atos 2:14. 37), disse:

“(1) Arrependei-vos, (2) e cada um de vós seja batizado em nome Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e (3) recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, etc” (Atos 2:38, 39).

Jesus disse que deveriam pregar “(1). Arrependimento, e (2) Remissão de pecados em Meu Nome, e (3) Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai” (Lucas 24:47- 49).

Alguém ousara dizer que o mandamento. primeiramente dado pelo Espírito Santo em Mateus 28:19, é contraditório nele dado em E Lucas 24, também. Dado pelo Espírito Santo. Tão consistentemente interpretado pelos discípulos através do livro inteiro dos Atos dos Apóstolos? Ousará alguém dizer que os apóstolos deram instruções erradas, à três mil almas - sob convicção de pecado no Dia de Pentecostes? Considere o que isto implicaria Isto implicaria que a inspiração concedida aos apóstolos. Quando o Senhor soprou sobre eles, fosse inútil, que as instruções pessoais de Cristo durante os quarenta dias fossem vãs, que a declaração clara de que o Senhor mesmo "abriu-lhes o entendimento fosse mentira. e que a unção do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, fosse falsa! Isto seria acusar Cristo de manifestar menos discernimento na escolha de seus apóstolos do que um homem de negócios, manifesta na escolha de seus empregados Mas é exatamente isto que alguns pregadores tem ousa dizer. Ah! Quão perto estão estes homens de blasfemarem contra o Espírito Santo!

OBEDECENDO AS PALAVRAS DE JESUS

Antes de prosseguir com um detalhado exame de Mateus 28:19, quero considerar uma declaração freqüentemente por aqueles que fazem objeção ao batismo em Nome de Jesus. Dizem eles, “Eu prefiro antes prefiro antes obedecer as palavras de Jesus, do que dos apóstolos.” Estas pessoas esquecem de três coisas:



(1) Que o Senhor Jesus não deixou registro por escrito! Nós dependemos por completo das palavras de seus apóstolos para o único registro que temos de suas palavras.



(2) Que o próprio Jesus declarou que nós deveríamos crer Nele através das palavras dos apóstolos (João 17:20).



(3) Que obedecer as palavras de Jesus quer dizer TODAS as Suas palavras, tal qual as encontramos em TODOS os quatro evangelhos— e não somente observar ao pé da letra um só versículo em Mateus, ao passo que se passa por cima do princípio vital do mesmo como indicado em muitas outras passagens. As Escrituras são escritas propositalmente de tal maneira que se o homem não usa de cuidado de ser rigidamente honesto para com Deus, ficará enredado pela letra de algumas passagens, simplesmente porque negligencia o complemento espiritual destas passagens em outras partes da Bíblia. Este princípio é claramente estabelecido em Isaias 28:13. E assim que tem acontecido em Mateus 28:19: aí está a letra da palavra — mas o sentido espiritual é averiguado pela comparação com a Comissão como registrada em Marcos. Lucas e João, e este sentido comum que é praticado nos Atos e pregado nas Epístolas. Recorra a qualquer enciclopédia, ou a qualquer História da Igreja que quiser; todas elas declaram que enquanto os apóstolos viveram, nenhuma outra fórmula no batismo foi usada a não ser a de em Nome do Senhor Jesus Cristo e estudantes da Bíblia, de maneira nenhuma ligado com o Movimento Pentecostal procurando uma explanação deste fato, Têm afirmado que à luz das Escrituras do Antigo Testamento, Os apóstolos não podiam interpretar as palavras de Jesus de qualquer outra maneira, O homem que de propósito pega em uma cobra, poderá dizer estritamente que está cumprindo a palavra literal de Cristo não disse Jesus. Pegarão em serpentes" (Marcos 16:1 8)? Mas os sensatos bem sabem que cumprir a palavra literal de Cristo neste caso poderá produzir a mais tangível evidência de que "a letra mata" (II Corintios 3:6)! Por conseguinte procuramos o incidente escritural (Atos 28:3-6) para ilustrar o que Jesus realmente queria dizer. Agora, se nós fazemos isto com uma parte da Comissão. porque não seguimos a mesma regra com tudo o mais dela?

Com este pensamento em mente, e lembrando a esmagadora evidência Escritural já apresentada que apóia o uso do Nome de Jesus no batismo vamos examinar a Grande Comissão como registrada por Mateus.

GRANDE COMISSÃO COMO REGISTRADA POR MATEUS

De que modo tem se passado despercebido o espírito desta passagem? Mateus 28:18-20 lê-se como se segue:"Jesus, aproximando-se falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século." Duas coisas nos são muito evidentes:

(1) Do começo ao fim o livro de Mateus dá especial ênfase à realeza de Jesus. Isto é tão notável que comparado com os outros Evangelhos, tem sido chamado "O Livro do Grande Rei A morte de Cristo, o sepultamento e a ressurreição, tiveram um efeito sobre as relações entre o homem e Deus; e este recebe uma ênfase especial na Comissão como registrada por L ucas, mas alteram a relação de Cristo ao ao homem, "a si mesmo se humilhou, tornam-se obediente até morte s morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." ( Filipenses 2:8-11). "A si mesmo se humilhou” pelo que também o exaltou sobremaneira e lhe deu o Nome que está acima de todo o Nome, para que: (no ( Grego) Nome de Jesus", se dobre todo joelho... (Filipenses 2:8-9). "Porventura não convinha que o ( Cristo padecesse e entrasse na sua glória?" (Lucas 24:26) "Toda autoridade me foi dada, ide portanto!” nada poderá ser mais claro do que isto— que a Comissão de Mateus apresenta um aspecto do Evangelho que repetidas vezes é negligenciado, mas sobre o qual Cristo é muito zeloso. Cumprir a ( Grande Comissão segundo a maneira que tencionou o Senhor, devemos fazer discípulos de todas as nações" pregando que "toda a autoridade lhe foi dada como em Mateus), e "pregar o arrependimento e remissão de pecados em Seu nome" e promessa do Pai" (como em Lucas), Os apóstolos cumpriram, tanto Mateus como Lucas, no Dia de Pentecostes; "Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que este que vos crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo...Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo" ( Atos 2:36, 38).

A mesma mensagem se acha em todo sermão apostólico registrado no livro dos Atos e na mesma ordem:-

(1) A posição exaltada do homem Jesus Cristo, como resultado de seu sacrifício na cruz. 2º O conseqüente beneficio ao homem pelo seu nome! Leia Atos 3:13, 16, 19; 4:10-12; 5:31, 32; 7:55,56,60; 10:42, 43: 13:33, 38;17:3, 7, 30, 31; 26:13, 16, 18. Certamente esta amostra de provas escriturais deverá convencer até os mais cépticos!

(2) A segunda coisa evidente na Comissão como registrada por Mateus. é que todos os que aceitassem "o ensinamento dos apóstolos os concernentes "a autoridade de Cristo, deveriam ser batizados em um só nome - UM só nome - e que esse Nome seria o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Não obstante o que se creia a respeito da personalidade da Divindade, devemos admitir que o Pai PODIA "dar toda autoridade... no céu e na terra" ao Filho, e que tal dom automaticamente transformaria o Nome do Senhor Jesus Cristo, em um nome representado e executando a autoridade do Pai e do Filho e do Espírito Santo Seria muito simplório não admitir que Deus podia fazer isto, e ainda mais, faria de Cristo um mentiroso, quem negasse isto.

Portanto é claro que Mateus, longe de contradizer os outros escritores, recorda uma grande verdade e uma parte essencial da mensagem do Evangelho, e que foi transformada em ação, com finalidade de pelos Apóstolos. MAS ISTO AINDA NÃO É TUDO. Mostrarei em breve as Escrituras testificando abundantemente que o Nome de Deus está em Cristo, de fato, o Nome de Cristo é o Nome do Pai.

IMPORTÂNCIA DO NOME DE DEUS

Em primeiro lugar, devemos convencer a nós mesmos pelas referências escriturais que este não é assunto insignificante, mas ao contrário, é de grande importância aos o lhos do Senhor. Deus dá grande valor ao Seu Nome.

(1) Ele age contra aqueles que o profanam. "Se não tiveres cuidado de guardar todas as palavras desta lei, escrita neste livro, para temeres este nome glorioso e terrível, o SENHOR teu Deus, então o SENHOR fará terríveis as tuas pragas e as pragas da tua descendência, grandes e duradouras pragas..." (Deuteronômio 28:58. 59).

(2) Ele proíbe que nós lembremos os nomes dos deuses falsos em Êxodo 23:13. mas exige que relembremos que é "excelso o seu nome (Isaias I 2:4).

(3) Ele amaldiçoa os profetas que proferem falsas visões e sonhos. fazendo que o seu povo esqueça do seu Nome! (Jeremias 23:25—27). Que os profetas fiquem avisados desde já! Diz Davi: : "Se tivéssemos ESQUECIDO o nome do nosso Deus..., . . porventura não teria atinado o nosso Deus, ele que conhece os segredo dos corações?" (Salmos 44:20. 21).

(4) NO Salmos 91:14-16. Deus faz uma promessa sêxtupla ao homem que se apegou com amor... conhece o meu nome."

(5 ) Deus faz uma solene advertência para não menosprezar o Seu Nome na Pessoa de Seu Filho quando diz. a respeito do Anjo do Concerto, "Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não te rebeles contra ele..."

por quê? Pois nele está o meu nome" (Êxodo 23:21), todo o estudante da Bíblia sabe que o Senhor Jesus Cristo é o Anjo do Concerto. (Malaquias 3:1: I Coríntios 1 0:9). O mesmo pensamento é subentendido no Salmo 2:12. "Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho..." Desde que Deus requer que "conheçamos" Seu Nome, que "relembremos" que é "excelso" que não o “esqueçamos", que nos mandou "temê-lo", e desde que Ele declara que está em Seu Filho", certamente nos convêm saber qual é este Nome.

O NOME DE DEUS

Deus tem revelado muitas vezes e de muitas maneiras sob diversos nomes El, Eloim, Elyon, El Shaddai. El Olam, Adonai, Eloah, concernentes aos quais o espaço reduzido não nos permitirá falar particularmente, mas há um Nome conhecido no Antigo Testamento como O Nome. Este aparece 6.823 vezes, mais do que o dobro de todos os outros nomes. Este é JEOVÁ. Este nome foi considerado pelos Judeus como "o Nome Inexprimível" apesar de o abreviar para a forma JAH, incorporando—o nos seus nomes pessoais. como por exemplo. Elias, Isaias, Jeremias. etc.

Este é o Nome de que somos mandados a ‘"temer" em Deuteronômio 28:58 (traduzido como O O SENHOR); este é o Nome que devemos relembrar “que é excelso" (Isaias 1 2 :2 4): este é o Nome usado por Deus no capítulo inteiro de lerem ias 23. o capítulo em que Ele ameaça os profetas mentirosos, e este foi o Nome que o povo ‘esquecido’ confessou quando cessou de seguir a Baal (compare Jeremias 23:27 e I Reis 1 8:39). Em Êxodo 6:3 foi neste Nome que Deus fez aliança com Moisés e os filhos de Israel. e foi portanto, o Nome que estava No ANJO DO CONCERTO, a quem se refere em Êxodo 23:2 1 , já temos visto, que este era o Senhor Jesus Cristo.

E, séculos mais tarde, quando Deus desejou revelar-se a Si mesmo, não somente a uma raça, mas para um mundo perecendo - quando Ele desejou proclamar por intermédio de UM SUPREMO NOME tanto a exaltada posição pessoal do Mediador do “novo e melhor concerto com a sua condescendência para com o homem - Ele o fez por intermédio deste mesmo glorioso Nome. "JESUS", “JEOVÁ o Salvador”.

"Jesus" é a forma Grecizada (Grega) do Hebreu "JAHAOSHEA" e quer dizer “Jeová o Salvador”, queiram os pregadores admitirem ou não, tenho ouvido se dizer, "Jesus quer dizer Salvador não Jeová o Salvador". Quando se disser assim, ou são totalmente ignorantes ou totalmente de— desonestos, porque prova insofismável se encontra em Números 13:16. onde Moisés mudou o Nome de Oséias o filho de Num. Seu nome significa "salvador" - e assim ele foi para a vida nacional de Israel mas Moises, sendo profeta, reconheceu nele o tipo de um Salvador maior e acrescentou o Nome Concerto. JAH - e daí, Jahoshea ou Josué como se traem português. E pelo fato de que os nomes de Jesus e Josué, foram muitas vezes dado aos filhos por pais carinhos, pretendem alguns pregadores crer que o Nome de Jesus é "somente UM nome qualquer, ordinário"... Bem sabem eles que há somente UM Jesus cujo Nome foi anunciado dos céus, e foi declarado pelo anjo a ser "o Salvador, que é Cristo, o Senhor" (Mateus 1:21: Lucas 2:11). Nós não pregamos "outro Jesus" (II Coríntios 1 1 :4).

O NOME DE DEUS EM CRISTO

Já disse que produziria prova escritural para mostrar o Nome de Deus está EM CRISTO e que o Nome de Cristo é o Nome do Pai. Aqui esta:

O profeta Zacarias, falando da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém disse, "Eis aí vem o teu Rei" ( Zacarias 9:9), e a multidão dos discípulos clamou, "Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céus e glória nas maiores alturas!Estas coisas estavam assentadas nos céus, quisessem ou não os líderes religiosos na terra! E quando disseram alguns dos fariseus. "Mestre repreende os teus discípulos", . Ele respondeu, "Asseguro-vos que se eles se calarem, as próprias pedras clamarão". Lucas 19:37-40). Um endosso paralelo na Sagrada Escritura!

O mesmo profeta, referindo -se à segunda vinda de Cristo disse: “Naquele dia estarão os seus pés sabre o Monte das Oliveiras e então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos com ele... O SENHOR será rei sobre to da a terra; naquele dia um só será o SENHOR e um só será o s eu nome." (Zacarias 14:4.5. 9). Disto é bem evidente que o Nome que os discípulos acolheram o Senhor ao entrar em Jerusalém, e que é traduzido “Senhor” na Bíblia portuguesa, é o Nome Jeová! Não somente defendeu, Jesus os seus discípulos contra os seus críticos na Sua entrada em Jerusalém, dois dias mais tarde associou esta profecia com uma profecia de sua Segunda vinda, quando disse:

“Declaro-vos, pois, que desde agora já não me vereis, até que venhais a dizer: Bendito o que vem em nome do Senhor...! (Mateus 23:39). Foram estas as últimas palavras que Ele proferiu no seu ministério público, e que profunda significação contida nelas! “A paz no céu” tornar-se-á paz na terra no dia que for reconhecida esta verdade por todos, em todos os lugares.

Isaias profetizou da volta pessoal de Crista, de Sua ira e indignação dizendo, “E is que o nome do SENHOR vem de longe, ardendo na sua ira (Isaias 30:27)”.

Jesus aplicou o Nome Jeová a si mesmo em João 8:58 (compare com Êxodo 3:14. 1 5), e por isso os judeus trataram de apedrejá-lo.

Cristo é chamado "Jeová Justiça Nossa” em Jeremias 23:5, 6, no capitulo em que Jeová ameaça os profetas mentirosos. Isso não é uma mera coincidência. O próprio Jesus declarou. “Eu vim em NOME DE MEU PAI e não me recebeis”;

Se outro vier em seu próprio nome, certamente o recebereis.” (João 5:43). O Anticristo “Virá em seu próprio nome" - um --só nome. O número deste é 666 (Apocalipse 13:1 8), sendo seis o número da velha criação ao passo que 888 é o número do Nome de Cristo, senda oito o número da nova criação e definitivamente associado com o batismo. Leia I Pedro 3:20. Do batismo nós ressuscitamos para "andar em novidade de vida Romanos 6:4). Que único Nome por si mesmo expressa esta nova criação? Somente o de Jesus, que em letras Gregas totaliza 888, =10+2+70+400+200. Os não fizerem a vontade de Deus, terão que submeter-se, e receberão o nome do Anticristo "sobre as frontes" (Apocalipse 1 6) e estes que "seguirem o Cordeiro" tem escrito em suas frontes o "NOME DE SEU PAI" (Apocalipse 14:1. 4). "Contemplarão a sua face, e nas suas frontes estará o nome (singular) dele". (Apocalipse 22:4) (face - singular). De modo que se vê por João 5:43 e Apocalipse 14:1. que o Nome Jesus simbolizado pelo número 888. É o Nome do Pai. E desde que o Senhor Jesus prometeu em Apocalipse 3:8-11 "guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro..." somente aqueles que "não negaste o Seu Nome". É evidente que aqueles que persistentemente recusam o Nome de Jesus Cristo no batismo, receberão uma retribuição apropria.Outra vez disse Jesus, "Manifestarei o teu nome" (João 17:6), e discorreu sobre isto nos versos 11 e 12 do mesmo capítulo onde diz, "Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste" (João 17:11 , 12). A Edição Revista e corrigida, aqueles que me deste”, não pode ser certa, desde que a palavra que ela traduziu "aqueles" está no singular neutro dativo o que concorda com a palavra singular "nome". Se fosse "aqueles”ou "os quais” me deste teria de estar no plural masculino acusativo. A tradução brasileira de Acordo Com os Melhores Texto em Hebraico e Grego também dá a seguinte tradução,“Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste... Enquanto eu estava com eles. eu os guardava em teu nome que me deste" (João 17:11, 12). A tradução de Weymouth no inglês lê-se como segue: “TEU NOME - O NOME QUE ME DESTE PARA LEVAR”. Quando foi lhe dado o Nome do Pai para levar? Quando o mandamento foi dado pelo anjo. Primeiro a Maria (Lucas 1:31) e mais tarde a José (Mateus 1: 21), "a quem chamarás JESUS, isto é Jeová o Salvador!

Davi, falando profeticamente, disse, " Se tivéssemos esquecido o nome do nosso Deus... porventura não o teria atinado Deus... ?" e continua dizendo: "Mas, por amor de ti, somos entregues à morte continuamente" (Salmos 44:20-22). Por amor de quem? Por causa de quem? Por causa de Deus, cujo nome eles não esqueceriam. Quem eram “eles”? Paulo aplica estes versículos aos apóstolos em Romanos 8:36, "por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo...” Por amor de quem e por causa de que Nome foram mortos os apóstolos? Pelo Nome de Jesus! Notai estas escrituras:

“Homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Atos 15:26)Os religiosos perguntaram: “Com que poder, ou em nome de quem fizestes isto?” (Atos 4:7).

Os apóstolos foram ordenados para “não falarem mais Neste Nome” (Atos 4:17) e que eles “não falassem nem ensinassem em o Nome de Jesus” (Atos 5:28), mas a evidência adicional para mostra a maneira em que os apóstolos cumpriram o mandamento de Jesus em Mateus 28:19-20 para “ensinar”.

Saulo destruía “aos que invocavam o nome de Jesus. (Atos 9:21)”.Os discípulos foram “pelo nome de Cristo,... injuriados” (1 Pedro 4:14). E Pedro acrescentou, "mas, Se sofrer como cristão, não se envergonhe disso, antes glorifique a Deus com esse nome” - A Versão Melhores texto diz “neste nome” ( I Pedro 4:1 ).

Os apóstolos "regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" - a versão Melhores Textos diz, “pelo nome de Jesus” (Atos 5:41).

Eles foram odiados de todos, por causa de Seu Nome" Mateus 10:22) - nota-se, que não foi por causa dos dons, milagres ou falar nas línguas, etc...:

Mas, por causa do "Seu Nome”. O diabo odeia o Nome de Jesus!

E Gálio disse aos Judeus: "Mas se é questão de palavras, de nomes... tratai vós mesmos..." (Atos 1 : 15). E a oposição à Cristandade, tanto naquele tempo como hoje em dia, concentra-se na questão de um Nome." Tudo isto demonstra que o Nome de Deus, que Davi falando profeticamente, não esqueceria (Salmos 44:20-22), é o Nome de Jesus!Simão Pedro contou ao Concilio em Jerusalém, “Como Deus primeiro visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o SEU Nome”, (Atos 15:14). A referência aqui fala a respeito da casa de Cornélio, e já notamos que toda a sua casa foi batizada “em Nome de Jesus Cristo” (Atos 10:48). Lemos também em Atos 1 5:17, sobre “os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu Nome". Quem fala é o próprio Jeová (veja Amós 9: 12) mas quando se refere à Mateus 2:21, acharemos o que “E no seu nome esperarão os gentios.

Alguém poderá perguntar, "E a respeito do Nome do Espírito Santo? Sem discutir a personalidade do Espírito Santo?" Um assunto aparte do assunto que estamos tratando, somente apontarei que a Sua Vinda e Obra está tão estreita mente associada com a gloriosa ascensão e Exaltação de Cristo, e tão dependente dessas, que o próprio Cristo fez as seguintes declarações:



(1) Acerca da obra do Espírito Santo -glorificará porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. E como para contrariar a moderna tendência de limitar o Cristo, Jesus define o alcance deste versículo como segue: "Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." (João 16:14,15)



(2) Acerca da vinda do Espírito Santo ao individuo - “Não vos deixarei órfãos, voltarei” para vós outros.”(João 14:18), acrescentando que o Consolador, o Espírito Santo, a quem o pai enviará em nome," (João 14:26).



(3) Acerca da presença do Espírito Santo no meio da congregação - "Porque onde es ti verem dois ou três re uni dos em meu nome, ali estou no meio deles". (Mateus 18:20".

O Apóstolo Paulo reconheceu esta associação quando ele falou de "Cristo em vós" (Colossenses 1:27). Declarando que “o Senhor é o Espírito" (II Corintios 3:17).Para não mencionar outras, estas Escrituras dão o nome do Senhor Jesus Cristo ao Espírito Santo. e em vão examinará a Bíblia para descobrir qualquer outro Nome para Ele. desde que já vimos que o Nome do Pai esta em Cristo, ficaríamos muito surpresos se fosse de outra maneira.

Tudo isto se resume nas palavras do Dr. John Munroe Gibson, M .A., D.D., Reitor da Escola Teológica Presbiteriana da Universidade McGill, e subseqüentemente Moderador da Igreja Presbiteriana da Inglaterra, No que diz respeito ao texto, "Naquele dia vós conhecereis que eu estou em Meu Pai e vós em mim e Eu em vós" (João 14:20). Disse o Dr. Gibson - "Eu estou em meu Pai" - aí está a doutrina do Pai "Vós em Mim - ai está a doutrina do Filho, "Eu em vós" - aí está doutrina do Espírito Santo. Que existe uma grande área de mistério é evidente, mas não é necessário que nós a exploremos, porque ao pensarmos no Pai, aí está Cristo " - Eu estou em meu Pai, e o Pai em Mim...’, se pensarmos no Filho – união à Cristo e o pensamento prático, - ' Vós em mim...' se pensarmos no Espírito Santo, o pensamento prático é Cristo em nós - 'Eu em vós’, como diz Jesus no texto. Praticamente vem a ser, que Cristo é tudo em todos. 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida.’ É o 'EU SOU' em tudo, até o fim. O Nome Divino está em tudo em Cristo." O Moderador da Igreja Presbiteriana dificilmente poderia ser acusado de fanático.

RAZÕES INCONTESTÁVEIS

Além destas Escrituras e o que elas implicam, há também muitas Outras razões indisputáveis porque o Nome de Deus está em Cristo, e nós devemos ser batizados no Nome de Jesus.

Em primeiro lugar, o Filho de Deus "herdou mais excelente Nome" do que qualquer outro ser (Hebreus 1:4 ). Qual é o Nome que Ele herdou? O Nome de Seu Pai. é claro Por acaso, não herda cada filho, o nome do seu pai (sobrenome)?

O Nome de Deus estava no antigo templo (I Reis 8:29). Portanto, deve estar também, no novo templo do qual Jesus falou, dizendo: "Destruí este santuário, e em três dias o re construirei" (João 2:1 9).

O Nome de Jeová estava na arca da Aliança. Leia II Samuel 6:2: I Crônicas 13:6. ‘‘Para levarem de lá para cima a arca de Deus, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do Senhor dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins." Foi assim porque a sua glória lã habitava. Quem é a arca hoje em dia, e onde é que habita a glória de Deus? " Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim;" João 1 4:11). "Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9). E " porque Deus que disse:

corre por nossas veias. O sangue nos dá o direito de levarmos O nome de nosso pai. "E assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos também trazer a imagem do celestial”.I Corintios 1 5:49). De maneira que, se nós chegamos perto "pelo sangue de Cristo" (Efésios 2:13), não devemos nós também trazer o seu nome? Mas alguns cristãos são como Esaú vendem seu direito de primogenitura por um prato de "guisado vermelho" teológico (Hebreus 12:16; Gênesis 25: 29, 34).

Devemos ser batizados em Nome de Jesus Cristo porque Deus o exaltou sobremaneira "A cima de to do principado, e potestade, e poder e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés e, E para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja" (Efésios 1:21, 22). Da mesma maneira que na Congregação do Deserto "tendo sido todos balizados, assim na nuvem, como no mar, com respeito a Moisés" (1 Coríntios 10: 12 ), porque Moisés era o líder e mediador da Antiga Aliança, assim também a igreja do Novo Testamento é batizada em Cristo como seu líder e mediador da Nova Aliança. Isto é reforçado ainda mais no Apocalipse 15:3, onde os redimidos "cantavam o cântico de Moisés e do Cordeiro".

Devemos ser batizados em Nome de Jesus Cristo, porque o apostolo Paulo mandou, "E tudo o que fizerdes, por palavras, fazei-o em Nome do Senhor Jesus Cristo""Colossenses 3:17). Sem dúvida alguma o batismo é tanto "em Palavra" como tam bem "em ação". Por que é que muitos pregadores usam o Nome de Jesus para expulsar os demônios, — para orar pelos enfermos, em todas as formas de oração, inclusive no dar; todavia, persistentemente recusam em usá-lo no batismo?

Devemos ser batizados em Nome de Jesus, porque - "E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.(Atos 4:1 2 )."Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de to todo nome, para que ao no me de Jesus se dobre todo joelho..." (Filipenses 2:9, 10). "Torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro" (Provérbios 18:10).

RESPOSTAS ÀS OBJEÇÕES

As objeções ao uso do Nome de Jesus no batismo se dividem em duas classes — um pequeno número, feitos por honestos pesquisadores da verdade, e um número muito maior engenhosamente inventado por pessoas inescrupulosas, e por elas inculcado nos corações incautos. Algumas pessoas não querem ser imergidos porque Paulo disse, "Porque não me enviou Cristo para batizar" (1 Coríntios 1 : 17 ) e as mesmas pessoas não querem ter nada a fazer com o falar nas línguas estranhas, porque o apóstolo Paulo disse, "Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua " I Coríntios 14:19) Estas pessoas não sabem, nem querem saber o que Paulo quis dar a entender, e não há muita coisa que se pode fazer para ajudar aqueles que estão determinados a não serem ajudados. No entanto, espero que as seguintes respostas possam ajudar os corações honestos em seus verdadeiros aspectos.

(1) Primeiro, examinemos as objeções daqueles que não se contentam em fazer a Bíblia a sua única regra de Fé e Conduta. Eles recorrem aos “Pais da Igreja" e " "A Historiada da Igreja" para o necessário apoio de suas doutrinas. O seguinte exemplo será o suficiente:Um artigo aparecendo em um número recente de uma revista religiosa, se esforça para apoiar o uso da fórmula Triádica, citando epístolas que Supostamente tinham sido escritas por Ignácio no ano 107 d.C. A citação meramente repete o texto de Mateus e não assegura que o texto ao pé da letra tenha sido usado na fórmula batismal. De modo que, mesmo se estas epístolas fossem da autoria genuína de Ignácio, somente provariam o que sempre temos crido; que Mateus 28:19 era um reconhecido versículo da Escritura. Mas as epístolas citadas (a epistola aos Filpenses é a mais comprida recensão da epístola aos Filadelfios) são rejeitados por todos os críticos como espúrias, e o editor dos volumes em que se encontram estas epístolas declara enfaticamente que são espúrias e mostra porque. ("Anti-Nicense Fathers, Vol I - página 47 e 105”). Presumivelmente, o contribuinte da revista não leu as notas do editor, mas aparte disto, porque haveria de esperar que o povo evangélico ficasse interessado em epistolas atravancadas de insistência sobre a quaresma, a referência a várias heresias desconhecidas, até o terceiro século d.C.? É um argumento muito fraco que tem que ser apoiado pela ficção.A primeira referencia autêntica da citação de Mateus 28:19, como fórmula batismal, se encontra na primeira Apologia de Justino, escrita em 1 53 d.C. acerca de 90 anos depois das mortes de Pedro e Paulo. E, se era necessário Paulo advertir aos Colossenses: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;...”(Colossenses 2:8.9), e isto durante o ministério dos apóstolos. É fácil compreender que possam haver grandes apostasias de alguns. durante 90 anos. (Nós não desprezamos a voz da história. mas é preciso lembrar que a história foi escrita por homens não inspirados, ao passo que o Livro dos Atos foi escrito por um autor inspirado, história é o registro do afastamento da simplicidade da primeira igreja, que por fim, terminou na (Igreja Católica Romana). Que ninguém fique surpreso que nós preferimos aderir aos Atos dos Apóstolos; a única história autêntica da Igreja Apostólica, escrita por uma testemunha ocular, e não nos pede acreditar que Deus “mudara de opinião”.



(2) Outra peculiar objeção é que o ‘Batismo em Nome de Jesus foi somente para os judeus..." Mas se examinar os nove exemplos que apresentamos da Bíblia, verá que seis deles eram gentios.



(3) Alguns esquivam-se do assunto. declarando-se a favor de “qualquer uma das fórmulas, ou por nenhuma; o que importa é o coração reto?” Ora ninguém negará a necessidade de coração reto como condição para se batizar, mas segundo este modo de pensar, nós não devíamos protestar contra o batismo de crianças, a aspersão, ou trina imersão - de fato, porque se preocupar com o batismo de qualquer modo?

- desde que o coração é reto!





(4) Outra evasão, é a pretensão por alguns pregadores Pentecostais de que "Mateus 28:19, seja equivalente a Atos 2:38. de maneira que não faz diferença qual deles é usado como fórmula". Mas eles sabiam que importava. ou não teriam mudado as práticas como fizeram já alguns anos passados, proibindo o que eles mesmo praticavam; e não teriam deixado de lado Atos 2:38 e seus escritos, ou alterando, como se atreveram alguns. E ainda sabem que importa, ou eles usariam Atos 2:3 8, pelo menos tanto quanto usam a outra fórmula!



(5) Mas, a maior reclamação se levanta contra o principio e prática de rebatismo. Diz-se, "Está bem batizar os novos convertidos em Nome de Jesus, desde que o requerem, mas está errado rebatizar uma pessoa". Vamos analisar esta objeção: (a) Nos seus motivos, (b) Em sua lógica, e (c) Em seu fundamento Escritural.



(a) Os que levantam esta objeção são aqueles que tem sido obrigados a admitir que o batismo em nome de Jesus, é o batismo segundo as Escrituras. Nossos mais obstinados oponentes sabem que isto é verdade, e por isto ninguém até o dia de hoje tem ousado aceitar o nosso desafio, ainda em pé, depois de muitos anos já para debater esta questão publicamente. Mas assim, esperam anular o que não podem refutar. Enquanto puderem evitar os rebatismos, a "infecção" não se espalhará entre as suas congregações, porque eles cuidarão que os "novos convertidos" sejam "bem doutrinados” antes de serem imersos. Bem sabem eles que o novo convertido não está, de maneira alguma, capacitado de ‘‘requerer" qualquer fórmula particular, e muito menos depois de terem os pensamentos prejudicados!



b) Mas esta objeção é tanto ilógica como astuta. Se está certo o batizar no Nome de Jesus aqueles que, há pouco tempo, se arrependeram dos seus pecados, e que tem pouco conhecimento da palavra de Deus, porque será errado rebatizar aqueles que, depois de uma madura reflexão no Espírito Santo, chegaram a convicção de que não foram batizados segundo a Escritura. Que razão tem pregadores de honrar os requerimentos" dos novos convertidos, e de recusar os requerimentos de crentes estabelecidos? Não é verdade de que muitos desses mesmos pregadores praticam rebatismo nos casos de convertidos que foram imergidos antes da sua conversão, porque tais pessoas não entenderam o que estava fazendo no tempo da sua primeira imersão, e nem estavam preparadas espiritualmente?



c) Quando estes objetares falham em dar uma razão lógica para opor o rebatismo, então inventam uma de ordem técnica - pois dizem que - A Bíblia declara que “Há um só batismo” (Efésios 4:5) e o rebatismo faz dois... Qualquer apelo à Bíblia, é sempre fatal aos argumentos dos oponentes do Nome de Jesus, e esse caso não é exceção. A Bíblia enfaticamente diz que há um só batismo e SOMENTE UM que é reconhecido pela igreja cristã, mas este único batismo é o mesmo que os Efésios receberam em Atos 19:5, quando pelo menos "uns doze’’ foram rebatizados "no Nome do Senhor Jesus”.O rebatismo deles não fez dois batismos cristãos - - melhor, eles renunciaram uma forma de batismo autorizada por Deus, porque uma revelação maior da parte de Deus tornara inadequado o batismo de João Batista e o havia substituído. Isto harmoniza-se com o conhecido “Maior luz traz maior responsabilidade. Se é verdade que aqueles que foram imersos antes de se converterem desonraram a Deus, praticando uma forma de batismo sem entender seu verdadeiro sentido espiritual o que diremos, então, daqueles que professam ser cheios do Espírito Santo, mas que agem tão contrario a verdade e as vezes são mais obstinados neste assunto do que o pecador? Quando vêm a reconhecer que o seu batismo nas águas não cumpriu o propósito de Deus. dando- lhe a glória que Ele quer receber, por intermédio deste ato glorioso, serão justifica dos eles, em fazer menos do que se requer do pecador arrependido, isto é, ser rebatizados escritural- mente?Este princípio de “justificar a Deus" (Lucas 7:29. 30), deixando atrás uma experiência já superada por causa de uma revelação maior encontra-se através das Escrituras - OS fariseus disputaram com João Batista porque seus discípulos “acrescentaram” o batismo de João, ás purificações dos Judeus; depois disputaram porque os discípulos de Cristo ‘‘acrescentaram,, o batismo de Cristo ao de João (João 3:25, 26: João 4:1); Pedro ordenou que Cornélio fosse batizado, mesmo depois de ele ter recebido o dom dos céus, e os Efésios que já haviam sidos batizados, crendo no Cristo que viria, foram rebatizados porque Ele tinha vindo já, e eles deviam justificar a Deus, se guindo na luz. Por favor, compreenda. que não estou dando apoio e prática de alguns que se batizam repetidas vezes, e isto na mesma maneira e sob as mesmas condições, simplesmente porque gostam de passar pelas águas. Isto seria diminuir o valor do ato sagrado. Mas quando uma pessoa tem uma convicção firme, baseada sobre um estudo consciencioso das Escrituras, de que o seu batismo não foi segundo a Bíblia e que é inadequado, ele pode e deve ser rebatizado. Aquilo que o homem poderá fazer, é esperado que o faça:; o que ele pode compreender, não lhe é permitido evadir-se. O inteiro sistema da lei e de julgamento se baseia sobre isto. Como disse Pedro, "O batismo, agora vos salva, (Não sendo a remoção da imundície da carne" (Não há valor inerente na lavagem em si mesma) "mas a indagação de uma boa consciência para com Deus..." (1 Pedro 3:21). E esta indagação, ou mais corretamente, segundo Weymouth, o "anelo" de uma boa consciência é o que dá ao batismo a sua virtude salvadora; isto é, o Nome Salvador! Nisto como em todo aspecto da vida Cristã, é o consciencioso esforço de fazer a vontade de Deus que assegura realização espiritual. Também apontarei que nas instâncias que temos citado na Bíblia a aqueles que foram rebatizados, antes foram submetidos as formas que tinham sido autorizadas por Deus, mas que posteriormente foram feitas inadequadas, por causa de mudanças dispensacionais. Se a eles Não foi permitido evadir-se de rebatismo, quanto mais não será exigido dos que não podem produzir nenhuma autorização para a sua fórmula atual?



(6) Alguns irmãos estão em tão desesperado aperto que tem lançado mão no texto Grego, num esforço para provar que a expressão em Nome de Jesus Cristo realmente quer dizer "pela autoridade de Jesus Cristo...”, ao passo que dizem que a expressão "em nome do Pai. etc... indica a fórmula ou o meio usado. Há diversas versões aprovadas e se estes irmãos se contentassem a aderir a elas não teria que aborrecer o leitor com este ponto. De qualquer modo, farei as minhas observações tão simples quanto possível.Em primeiro lugar, se conhecessem melhor o texto Grego, o teriam deixado sozinho, porque ele prova exatamente a coisa, que eles estão tentando desmentir. Em sete das noves citações que já estudamos, os candidatos foram batizados “No (Grego, - eis para dentro) Nome de Jesus Cristo." Nos outros dois exemplos eles foram mandados a serem batizados “Em Nome de Jesus Cristo”, a preposição usada em Atos 2:38 sendo “epi”, e em Atos 10 é"en" . Em Atos 2, a palavra “epi” é deliberadamente usada para indicar que o uso do Nome é o meio, pelo qual “a remissão dos pecados” seria obtida. Esta preposição é também , usada na expressão “invocando o Nome do Senhor” (veja Atos 2 :21; 22:16) e a referência em Atos 22:16, é sem dúvida com respeito a fórmula batismal. Com respeito a palavra “en” usada por Pedro numa única instância, (Atos 1 0:48), que melhor intérprete poderíamos encontrar do que o próprio Pedro? Ele declara que quando usou esta expressão, “Em Nome de Jesus Cristo”, ele usou-a como o eficiente meio (compare Atos 3:6, com Atos 4:7, 9, 10). Embora a autoridade de Cristo seja implícita, o uso do Nome significava muito mais do que isto. Qualquer mordomo pode usar o nome do Rei em autoridade impessoal; mas somente um príncipe é revestido com aquele Nome em amoroso parentesco.

Em segundo lugar, mesmo que esta objeção fosse verdadeira, nada provaria. Os objectores ainda teriam a nos dizer: “Qual é o nome do Pai?”



(7) A evasão da palavra de Deus, tem feito muitos homens se enganarem e também, a seus semelhantes (Tiago 1:22) e com o intuito de escapar, o escândalo do Nome de Jesus e ao mesmo tempo dar uma dedicação simulada à palavra de Deus, foi inventada uma nova fórmula batismal. Esta fórmula é: “Eu te batizo em Nome do Senhor Jesus Cristo, em Nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo”, e poderá significar qualquer coisa. Poderás pensar que ela representa o batismo em Nome de Jesus, mas tudo quanto significa para aqueles que o inventaram é meramente uma declaração de que: "sobre a autoridade do Senhor Jesus Cristo” tu és batizado “em Nome do Pai, etc." Em outras palavras, esta vem a ser a objeção número seis posta em prática, e, como já apontei, ainda não foi respondida a pergunta: “Qual é aquele Nome? ”A fórmula “Eu te batizo em Nome do Senhor Jesus Cristo” é suficiente, mas se queres declarar a razão em termos indiscutíveis, poderás usar a seguinte fórmula: “Eu te batizo em Nome do Senhor Jesus, que é o Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.



(8) Finalmente. há aqueles que põem de lado o assunto com a observação: “Tudo isto é muito barulho por nada. Não importa se o Nome seja usado ou não. Se nós somos sinceros. Deus aceita a repetição da frase (Pai. Filho e Espírito Santo), como significando o Nome.” Mas, será isto mesmo assim? Aceita Deus opiniões finitas, por mais sinceras que sejam, quando elas entram em conflito com a Sua vontade revelada? Ainda mais, quando se contínua a usar uma fórmula errada, depois de ter-se conhecido a significação do uso do Nome de Jesus, deverá considerar-se, sincero? Será alguém sincero, quando este persiste em declarar que pode aproximar-se à Deus, distinta e separadamente de Jesus Cristo apesar dos ensinamentos das Escrituras de que Deus não pode ser visto ou aproximado, a não ser pelo Filho? (João 14:6-11; Mateus 11:25-27) Se “foi do agradado do Pai, que em Cristo habitasse toda a plenitude, para que em todas as coisas tenha a preeminência” (Colossenses 1:18, 1 9), onde ficarão na estimação de Deus, os pregadores que persistem em colocar de lado o Cristo, despido-o da autoridade, poder, possessões, glória, honra, plenitude, e singularidade, com as quais o Pai investiu? Lembremo-nos das palavras de Martinho Lutero, o Grande Reformador, quando declarou: “Isto eu tenho dito muitas vezes, e agora o digo de novo, para que quando eu estiver morto, ainda seja muito lembrado e os homens possam aprender a escapar de todos os ensinadores, que não sendo guiados por Deus levantair-se-ão para falar e pregar a respeito de Deus” separado e dividido de Jesus Cristo. Se tu fores diretamente a Deus, e certamente O aprenderes, para nele encontrar misericórdia e forças, nunca deixes ser persuadido á buscá-lo em qualquer outro lugar, a não ser em Jesus Cristo. Nele começa a tua arte e estudo, nele põe firme a tua morada. E onde quer que seja o lugar, a sua razão ou pensamento, ou o de qualquer outra pessoa, guia-te para outro lado, a não ser este, fecha teus olhos e pense: Eu não devo, eu não reconhecerei nenhum outro Deus, a não ser em meu Senhor Jesus Cristo!"





CONCLUSÃO

O "Significado do batismo nas águas" é mal compreendido pela maioria dos cristãos, e um estudo deste assunto nos fornecia ainda muito mais luz sobre a nossa presente palestra. O homem é capaz de compreender a finalidade, e o propósito das ordenanças de Deus, e não devia se contentar em oferecer somente obediência cega ou passiva.

Mais uma vez deixe-me recomendar ao leitor, para não turvar o assunto, por introduzir questões relativas á Personalidade da Divindade, que é outro assunto. Ainda mais, não tenho dito e nem sugiro por qualquer das Escrituras que tenho citado que o Pai seja o Filho, mas simplesmente digo que o Pai está no Filho. Nenhum filho de Deus poderia cometer maior erro do que adotar a atitude que muitas vezes se adota a saber, recusar toda a luz, e até ignorar, muitos versículos da Escritura, porque os radicais e fanáticos os tenham torcido. Há verdades ás quais o Espírito Santo está tentando guiar-nos, (João 1 6:13), e para aceitar essas, não é necessário nos identificar com os fanáticos. Uma vez que esta questão é encarada honestamente, o leitor terá de admitir que o "batismo em Nome de Jesus Cristo” não é somente uma fórmula corre ta, e sim a Única fórmula correta. Terá de admitir que a fórmula Tríadica comumente usada hoje não é igual àquela dos Atos dos Apóstolos: Ela é errada e totalmente inválida.

Pedirei para vos lembrar que as palavras “Pai, Filho, e Espírito Santo” são títulos ou termos de relação. Elas não são o Nome Sagrado! Apontaria para os que pensam que Mateus ensinasse alguma coisa diferente do que Pedro e Paulo, que é geralmente admitido que o livro de Mateus não foi escrito antes do ano 62 d.C. O que pensam eles aconteceu ao meio milhão de convertidos, que foram batizados no Nome de Jesus entre o Dia de Pentecostes e o tempo quando O livro de Mateus foi escrito?

Vamos declarar esta verdade com todo o nosso fervor. Nós certamente só faremos a perseguição prometida àqueles que contenderiam pelo Nome do Senhor nos últimos dias, (Isaias 66:5; João 1:21), mas que importa, se voltamos ao princípio e tema central do Evangelho. "Da glória de Deus na face de Jesus Cristo" ( II Coríntios 4:6 - COR). Estaremos entre a companhia daqueles de quem está escrito em Malaquias 3:16, 17 -"Então os que temiam ao Senhor falavam uns aos outros; o Senhor atentava e ouvia; havia um memorial escrito diante dele para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. Eles serão para mim particular tesouro naquele dia que preparei, diz o Senhor dos Exércitos; poupa-los-ei, como um homem poupa a seu filho que o serve.”

Não há nenhuma contradição na Palavra de Deus. O Novo Testamento ensina que nós devemos ser batizados "no nome" do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e que o nome a invocarmos no batismo é o nome de Senhor Jesus Cristo.

                                                                      FRANREZ

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