quarta-feira, 30 de junho de 2010

DEUS REVELA-SE COMO ÚNICO

Deus revela-Se como "ÚNICO"

1. O Nome de Deus nas Escrituras

"Deus é Espírito, Infinito, Eterno e imutável em seu Ser". Sabedoria, Poder, Santidade, Justiça, Bondade e Verdade, são conceitos bíblicos da natureza de Deus, manifestos nos seus nomes (títulos).

O nome de Deus, nas Escrituras, representa o seu caráter revelado. Deus revela-Se a Si mesmo, fazendo-se conhecer ou proclamando o seu nome (Ex. 6:3; 33:19; 34:5,6).

Os nomes de Deus, mais comuns encontrados nas Escrituras, são os seguintes (nomes e títulos):

1.1 ELOHIM (= Deus). É forma plural, e significa "O Deus Todo-Poderoso". Este nome era também usado para os deuses das nações, da mesma forma como hoje também todo mundo diz crer em Deus, fala de Deus, sem contudo conhecer quem é Deus.

O nome "ELOHIM" nada tem a ver com a idéia da trinitária, que procura achar na forma plural deste nome, as três pessoas da "Santíssima Trindade"

A forma plural de ELOHIM significa "plural de majestade, e indica a totalidade da força divina, a soma dos poderes enfeixados em Deus", ou seja: "ELOHIM, DEUS TODO-PODEROSO"

1.2 JEHOVAH (= Senhor). Jehovah tem sua origem no verbo SER, e inclui os três tempos deste verbo: passado, presente e futuro. O Nome "Jehovah", portanto, significa: "Aquele que É, que era, e que há de ser". Em outras palavras, o Eterno; o que É por Si mesmo – o "EU SOU". Por este nome maravilhoso, o Senhor Jesus se identifica à sua Igreja (Apoc. 1:8): "Eu Sou o Alfa, e o Ômega, diz o Senhor, Aquele que É, que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso".

O nome Jehovah surgiu de uma adaptação do nome impronunciável de Deus, o temível nome do Senhor. O nome compunha-se de quatro letras (consoantes), " I H V H " . Era costume entre os hebreus, quando o liam, pronunciar em substituição, "Adonai" (Senhor), ou "Elohim" (Deus).

Desde o tempo em que os sinais massoréticos vieram a ajuntar-se às consoantes do texto hebraico, as vogais dos nomes "Adonai" e "Elohim", foram ajuntadas ao tetragrama " I H V H " dando lugar à pronuncia do nome "Jehovah", originalmente "YEHOVAH" ou "YAHVEH", também abreviado para "Jah".

1.3 "EL" (= Deus). Este nome de é Deus usado em certas combinações: "El-Elyom" (o Deus-Altíssimo (Gên. 14:18-20);

"El Shaddai" ( o Deus que é suficiente para as necessidades do seu povo (Ex. 16:13); El-Olam (o eterno Deus – Gen. 21:33); Emanu-El (Deus conosco – Is. 7:14).

1.4 "ADONAI", literalmente, "Senhor".

Jesus Cristo identifica-se como Adonai: "vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu Sou!" (Jo.13:13).

1. PAI. Este título descreve Deus como sendo a Fonte de todas as coisas e Criador do homem.

2. FILHO. Por este título, Deus revelou-Se aos homens para os salvar, dando sua vida na cruz.

3. ESPÍRITO SANTO. Deus em emanação, ou seja: "a "virtude de Deus".

A relação entre Jehovah e Israel resume-se no uso dos nomes encontrados nos concertos entre Deus e seu povo; daí surgirem nomes compostos:

4. "JEOVÁ-JIREH" = "O Senhor proverá" (Gen.22:14);

5. "JEOVÁ-RAFA" = "Eu Sou o Senhor que te sara" (Ex. 15:26);

6. "JEOVÁ-NISSI" = "O Senhor nossa bandeira" (Ex. 15:26; Is. 59:19).

7. "JEOVÁ-SHALOM" = "O Senhor é nossa Paz" (Js. 6:24);

8. "JEOVÁ-RAAH" = "O Senhor é meu Pastor" (Sl. 23);

9. "JEOVÁ-TSIDKENU" – "O Senhor é nossa Justiça" (Jer. 23:5);

10. "JEOVÁ-SHAMMAH" = "O Senhor está ali" (Ez. 48:35).O Deus sempre presente.



O Filho Unigênito (Jo.3:16) O Único Caminho (Jo.14:6) A Única Verdade (Jo.14:6) A Única Vida (Jo.14:6) O Único Pastor (Ec.12:11) O Único Senhor (1ª Co.8:6) O Único Mediador (1ª Tm.2:5) O Único Deus (1ª Co.8:6; Mc.12:29) O Único Bom (Lc.18:19) O Único Salvador (Is.43:11) A Única Rocha (Is.44:8) O Único Justo (Is.45:21) O Único que possui um Nome Excelso (Sl.148:13; Fp.2:9) O Único Nome dado entre os homens para salvação (At.4:12) O Único que conhece as coisas futuras (Is.44:7; 46:9,10) O Único Redentor (Is.44:6) O Único Libertador (Sl.144:2; Jo.8:36) Ao único Deus, nosso Salvador... Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém (Jd.25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário