sexta-feira, 4 de junho de 2010

DEFESA DA NOSSA FÉ

DEFESA DA FÉ
A BÍBLIA
Acreditamos que a Bíblia é inspirada por Deus; a infalível Palavra de Deus. Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para ensinar em justiça" (lI Timóteo 3:16):

A Bíblia é a única autoridade dada por Deus que o homem possuí; portanto, toda a doutrina, Fé, esperança e instrução para a Igreja deve ser baseada na Bíblia sendo coerente com ela. Deve ser estudada por todos os homens em toda a parte do mundo, e só pode ser perfeitamente compreendida por aqueles que são ungidos pelo Espírito Santo (Lucas 24:45).

"E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (lI Pedro 1:19-21).

01 NATUREZA DE DEUS

Cremos no único Deus sempre vivo e eterno, infinito em seu poder, santo por natureza, atributos e propósito; possuidor de divindade absoluta e indivisível.As Escrituras fazem mais do que tentar provar a existência de Deus, pois afirmam, tomam por certo e declaram que o conhecimento de Deus é universal (Romanos 1:19,21.28,32; 2:15). Deus é invisível, imaterial sem parte, incorpóreo, e portanto, livre de toda e qualquer limitação. "Deus é Espírito... " (João 4:24).

"O primeiro de todos os mandamentos é: ouvi, Israel, o Senhor nosso Deus é o Único Senhor" (Marcos 12:29 e Dt. 6:4). "Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos e em todos" (Efésios 4:6).


O ÚNICO DEUS

Acreditamos que existe UM SÓ DEUS, e não TRÊS DEUSES.
Um só Deus, se manifestando de várias formas (Deus é Multiforme): como PAI, criador do mundo, como FILHO, veio resgatar o homem do pecado e como ESPÍRITO SANTO está atuando hoje em nossas vidas.
Deus disse: A minha glória, Eu não dou a outrem. Ele a deu para JESUS?
Porque tudo é feito em nome de JESUS: expulsar os demônios, curar os enfermos, falar novas línguas, o batismo nas águas; JESUS disse "Ide e batizai em nome do PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO" e os apóstolos obedecendo sua ordem (com entendimento que JESUS ERA O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO), batizaram em nome de JESUS. Está escrito:TODO JOELHO SE DOBRARÁ DIANTE DE JESUS. Isaias 45:23 - Rm 14:11 - Fp 2:10
A Bíblia é bem clara, DEUS É UM, (na gramática - É: verbo ser na 3ª pessoa do singular), se Ele é um, não pode ser 3 pessoas ainda diferentes com personalidades diferentes?
OU ELE É UM OU NÃO É. Se são 3 pessoas distintas (diferentes) em personalidades então não podem ser UMA.
DEUS É UM, com várias atuações, ministérios (É o que relata a Escritura Sagrada).
A Bíblia deve ser entendida como um todo, para isso, é necessário pedir revelação ao Espírito Santo, pois é Ele quem guiará o homem a toda a verdade.

ESCLARECENDO DÚVIDAS
OBSERVE:"FAÇAMOS O HOMEM À NOSSA IMAGEM" - Gên.1:26
Alguns acham que neste versículo tem 3 pessoas, mas o versículo seguinte diz:
CRIOU DEUS, POIS, O HOMEM À SUA IMAGEM, À IMAGEM DE DEUS O CRIOU. Observem está no singular.
João 1:3,10 torna claro que a criação foi obra de Uma Pessoa Divina.O MUNDO FOI FEITO POR INTERMÉDIO DELE (JESUS).
Em Isaias 44:24 é de uma clareza a respeito desse ponto. Deus fala na 1ª pessoa e diz: EU SOU O SENHOR QUE FAÇO TODAS AS COISAS, QUE SOZINHO ESTENDI OS CÉUS E SOZINHO ESPRAIEI A TERRA.
Poderia ser mais CLARO? A criação é obra de apenas Uma pessoa divina. (veja Tiago 2:19 e Malaquias 2:10)
Os anjos estavam presentes, quando Deus criou o mundo. Um estudo cuidadoso de Gên.3:22,23,24, onde aparece "nós", revela que Deus está se dirigindo a querubins ou anjos eleitos, que juntamente como Ele, eram conhecedores do bem e do mal.
"NÓS", em relação a Deus e aos anjos, aparece outra vez em Gên.11:7 quando Deus faz conhecer aos anjos que a hora do julgamento de Babel havia chegado..."Desçamos e confundamos ali a sua linguagem"...Como em Sodoma, Deus, junto com os anjos, executa a obra da vingança (Gên.18:33 e 19:1).
Isaias 6:1-8 é claríssimo em relação a "nós": o pronome se refere a Deus e aos serafins.
Lembrem-se não afirmei que os anjos ajudaram na criação. O grande Deus dos céus revelou a eles Sua intenção.
Em Ef 1:11 Deus toma conselho com sua própria vontade. Por analogia, isso é como homem dizendo "Vamos ver", mesmo quando está planejando sozinho.

Outros explicam essa passagem como um plural de majestade ou literário. Quer dizer, na maneira formal de falar ou escrever quando um orador ou o escritor se refere a si mesmos, muitas vezes, no plural, especialmente se o orador faz parte da realeza. Os exemplos bíblicos de plural majestático podem ser citados para ilustrar essa prática. Por exemplo, Daniel disse ao rei Nebucodonozor: "Este é o sonho; e também a sua interpretação diremos ao rei", mesmo que apenas Daniel passasse a dar a interpretação diante do rei (Daniel 2:36). O rei Artaxexes se referia a si mesmo, alternadamente, no singular e no plural em sua correspondência. Certa vez, ele escreveu: "A carta que nos enviastes foi distintamente lida na minha presença" (Esdras 4:18). Numa carta para Esdras, Artaxexes usou "mim", em um lugar (Esdras 7:131) e "nós", em outro (7:24).

* O uso do plural divino na frase. “Façamos o homem à nossa imagem" pode ser examinado de várias maneiras -
(1) Deus conversando com os anjos (como os judeus explicam);
(2) Deus tomando conselho com a Sua própria vontade (como em Efésios 1:11):
(3) um pronome simplesmente no plural que concorda com o substantivo plural Elohim;
(4) um plural de majestade ou literário;
(5) uma referência profética à manifestação futura do Filho de Deus. É imporantes notar que em cumprimento a este versículo. Deus criou Adão como uma pessoa, com um corpo, mente, personalidade, espírito e vontade.

Um irmão fez a seguinte pergunta: COMO ESTEVÃO VIU O FILHO EM PÉ AO LADO DO PAI ? POR QUE NÃO VIU APENAS UM?.
Na Bíblia está escrito, estou vendo 2 pessoas diferentes? NÃO.
ESTEVÃO VIU APENAS UMA PESSOA EM GLÓRIA E PODER: JESUS. Estevão viu Deus? Ninguém jamais viu Deus (Joao 1:18 ;1João 4:12).
Deus é invisível-Col 1:15 ;1 Tim 1:17:Heb 11:27, JESUS É A IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL - Cl 1:15.
Em JESUS habita corporalmente toda a plenitude da Divindade - Col 2:9, é impossível DEUS se revelar fora ou separadamente de JESUS.
Portanto, Estevão NÃO viu, nem poderia Ter visto 2 pessoas.
O que significa então "A DESTRA DE DEUS"?
A DESTRA DE DEUS: A direita de Deus, poder de Deus.
Leia Exodo 15:6, Moisés e os israelitas na margem segura do Mar Vermelho afirmaram Ter visto "a destra do Senhor" - A TUA DESTRA, Ó SENHOR, É GLORIOSA EM PODER, A TUA DESTRA Ó SENHOR DESPEDAÇA O INIMIGO..., quando as águas cairam sobre o exército de Faraó e todos se afogaram.

Eles viram DEUS? Não; o que eles viram foi uma tremenda demonstração do poder e da glória de Deus. A isto eles chamaram "a destra de Deus".
Estevão era israelita e conhecia as Escrituras.
O que Estevão viu foi JESUS em pé, em glória e poder (Atos 7:55) e descreveu isso como a destra de Deus.
Observem que após Estevão Ter tido esta visão, ele creu que JESUS ERA DEUS, pois disse: SENHOR JESUS RECEBE O MEU ESPÍRITO. Somente Deus recebe os espíritos dos homens quando eles morrem - Sal 31:5, Ec.12:7
Uma pergunta para você refletir: ESTEVÃO ENTREGOU SEU ESPÍRITO À PESSOA ERRADA? (2ª Pessoa da tão falada trindade?). Não. Ele simplesmente recebeu a revelação divina que a divindade estava em JESUS.



O MISTÉRIO DE DEUS: JESUS
Através desses relatos, as pessoas entenderão as perguntas mais comuns: Jesus quando disse que o Pai era maior que Ele, consolador, Jesus orando, no calvário, etc...
Para entender é necessário não combater a palavra de Deus, pois não estou inventando nada; eu acho que tem que haver reflexão, pois um servo de Deus tem que pelo ao menos ler a palavra do Senhor e refletir.
Quando pensarmos em JESUS, deveremos pensar nas 2 naturezas dele: COMO HOMEM (filho) E COMO DEUS (Espirito); a Bíblia cita com toda clareza estas duas naturezas.
Como FILHO (natureza humana), Ele nasceu em Belém, sentia fome, sede, cansaço, aprendia, tinha sangue, orava, chorava, etc...
O anjo disse a Maria em Lucas 1:35 O ente santo que há de nascer será chamado FILHO DE DEUS...
Filipenses 2:6 nos ajuda - "Pois Ele subsistindo em forma de DEUS, não julgou como usurpação ser igual a Deus"
Ou em outras palavras, antes de JESUS nascer (sua natureza humana), ELE EXISTIA ORIGINALMENTE NA FORMA DE DEUS e não julgou por usurpação ser igual a Deus, antes fez-se a si mesmo em humildade...assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens...(não está escrito?)
Quando vocês lerem a Bíblia tenham sempre em mente esse pensamento:
Jesus está agindo como homem ou Ele está agindo como Deus? Pois sabemos que ora Ele agia como homem e ora Ele agia como Deus, Todo Poderoso.
Pois nele a DIVINDADE E A HUMANIDADE estavam fundidas, mas não confundidas.
Várias passagens bíblicas afirmam isto.
Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim. Quem vê a mim, vê o Pai.
Mas noutra passagem esse mesmo homem que disse EU SOU O PÃO VIVO QUE DESCEU DO CÉU, e disse que o Pai estava nele,ora a seu Pai (João 17:1)
Como podemos crer nas 2 passagens?
A resposta é muito simples.
Jesus era genuinamente humano, pois orava para nos dar exemplo, pois a oração foi instituída para todos e Jesus naquele momento agia como homem.
NOTA aquele que orou como homem, declarou em João 14:13,14 que Ele é aquele que ouve as orações: SE ME PEDIRDES ALGUMA COISA EM MEU NOME,EU(JESUS) O FAREI.
Aquele que orava como homem, responde como Deus. A dualidade de sua natureza explica sempre todas as dificuldades.
O que vemos ai é Ele em sua natureza humana orando à sua natureza divina.
Jesus era genuinamente Deus e Homem.
Jesus como Deus sabia todas as coisas, pois até mesmo PEDRO que convivia com Ele disse:SENHOR, TU SABES TODAS AS COISAS, TU SABES QUE EU TE AMO.
Em Isaias 9:6 diz:
"PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU, O PRINCIPADO (GOVERNO) ESTÁ SOBRE SEUS OMBROS, E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ.
Isaias disse que uma criança nascida, indefesa, chorando, mamando é o poderoso Deus. Ele nasceu filho...um filho se nos deu. Mas Isaias disse também Ele também é o Pai da Eternidade, Deus Forte (Eterno Pai). Você está vendo 2 ?
Não, não está. Todos nós sabemos que Isaias cria num único Ser Sublime que Habitava a eternidade. (no Único)

VEJA
1-Quem ressuscitou Jesus dentre os mortos?
Jesus (João 2:19-23)
2-Quem responde as orações?
Jesus (João 14:14)
3-Quem é o Alfa e o Ômega ? (quer dizer que é o princípio e o fim, fora Dele não há outro)
Jesus ( Ap.1:8)
4-Quem é aquele que vem?
Jesus ( João 14:3)

Será que 2 pessoas ressuscitaram Jesus ou que 2 pessoas são o alfa e o ômega, ou que 2 pessoas estão vindo? É claro que não.



Propósitos da Filiação:
Redenção - Mediação
Jesus veio resgatar o homem do pecado, morreu por nós; Ele é o único intercessor (Jesus Cristo, o homem)
Ele é o seu advogado, derramou seu sangue puro e imaculado por você.
Para refletir, Há 2 Espíritos na Divindade? O pai como a 1ª pessoa que é chamado de Espírito (João 4:24 )e o Espírito Santo, conhecido como a 3ª pessoa. NÃO HÁ 2 ESPÍRITOS, PORQUE HÁ SOMENTE UM ESPÍRITO (Ef.4:4)

Quem é aquele que habita em nós?
Mateus 28:20 diz JESUS
João 14:16 diz o ESPÍRITO

Quem intercede por nós?
Heb 7:25 e 4:15 diz JESUS
Rom 8:26 diz O ESPÍRITO

Quem falava em Apocalipse? (cap 2 e 3)
Ap 1:8-12 e 22:16 diz JESUS
Ap 2:7 diz o ESPÍRITO

Pensem, pode haver 2 consoladores habitando em nós, 2 que enviam suas mensagens às 7 igrejas?
UM SÓ DEUS AGINDO
Em João 20:22 JESUS SOPROU SOBRE ELES E DISSE-LHES: RECEBEI O ESPÍRITO SANTO. Veja, dá para estabelecer uma distinção de pessoas? Não.
Jesus é o Espírito Santo.
Col 1:27 - Cristo em vós, a esperança da glória. Quem habita em nós? O Espírito Santo: Paulo o chama de Cristo.
Leiam com cuidado João 14:18, NÃO VOS DEIXAREI ÓRFÃOS (significa que Ele também era pai) VOLTAREI PARA VÓS.
Se esta passagem não significa JESUS prometendo voltar como Espírito Santo para ser um pai para os apóstolos, o que significa então?
JESUS estava na Terra (Marcos 2:10) e também nos céus (I Co 15:47)
Estava aprendendo (Heb 5:8) e também sabia todas as coisas (João 21:15; João 2:25)
Orava (Lc 22:41) e respondia as orações (João 14:14)

Não vejo 2 pessoas nestas passagens, mas sim 2 naturezas: a humana e a divina. Esta é a chave.
Os apóstolos criam em um único Deus, e que este único Deus estava em JESUS:
-Batizaram em nome de JESUS (pois JESUS era o Pai, o Filho e o Espírito Santo) Atos 8:16, 2:38, 10:48, 19:5
- Tomé quando viu Jesus disse: Senhor meu e Deus meu (João 20:28)
- NOSSO GRANDE DEUS E SALVADOR CRISTO JESUS (Tito 2:13)
- O TODO PODEROSO (Ap 1:8)
- O NOSSO ÚNICO E SOBERANO SENHOR, JESUS CRISTO (Jd 1:4)
Está escrito: O Pai que está em mim que faz estas obras. João 14:10
Irmãos, vocês vêem 2? Eu vejo um só.
Está escrito: Deus resgatou o mundo com seu próprio sangue. Como pode Deus que é Espírito Ter sangue? Somente em Jesus, é claro.

Em 2 Cor.8:9 está escrito:
Jesus, sendo rico, por amor de vós, se fez pobre para que pela sua pobreza, vos tornasseis ricos.
Irmão quando Jesus foi rico aqui na Terra? Ele nasceu pobre e sempre foi pobre; Ele foi rico em esplendor e glória, na sua existência como Deus, antes do seu nascimento em Belém.
Deus é o dono do ouro e da prata.

Aquele que era o DEUS ETERNO se tornou filho e assumiu sua carne e sua humanidade, que era a sua parte da filiação, aceitou uma posição inferior e subordinada em relação a sua DIVINDADE ESSENCIAL.
IRMÃOS, POR ISSO QUE EU LOUVO E AMO ESTE DEUS QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS PARA QUE TENHAMOS VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA. LOUVADO SEJA O SENHOR DOS EXÉRCITOS, O QUE ERA, O QUE HÁ DE VIR, O TODO PODEROSO. JESUS.
EXISTE UM SÓ DEUS QUE SE MANIFESTOU COMO FILHO, para remissão dos nossos pecados e hoje está atuando em nossas vidas como ESPÍRITO SANTO.
" JESUS É DEUS", se Ele é Deus, e sabemos que Ele é, então Adoremos com toda força e ânimo este poderoso Nome

O ESPÍRITO SANTO

Muitas pessoas dizem que o Espírito Santo é uma parte da Divindade ,dando a impressão de haver 2 Espíritos , mas o Espírito Santo é o próprio Deus .Em Gen 1:2 diz... o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. Em Isaias 63:11 ao falar ao povo de Deus..."onde está o que pôs no meio deles o SEU Espírito Santo? Em Luc 11:13 ...o Pai Celestial dará o Espirito Santo àqueles que lho pedirem. Deus nos encherá com o seu Espírito que é santo. João Batista batizou com água,mas vós sereis batizados com o Espírito Santo. At 1:5 Então existem dois tipos de batismo, o batismo nas águas para arrependimento e o batismo com fogo, que é o Espírito Santo.
Como seria este batismo com o Espírito Santo?
Quais as evidências de que a pessoa o havia recebido?
Em At 8:15,16 Pedro e João foram enviados para Samaria, a qual recebeu a palavra de Deus, oraram para que as pessoas recebessem o Espírito Santo, porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, então lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo. E um tal Simão vendo isto, queria comprar com dinheiro este poder de colocar as mãos sobre as pessoas e elas receberem o Espírito Santo. A evidência de ser batizado com o Espírito Santo é falar novas línguas. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. At 2:4 Deus derramou do seu próprio Espírito a toda a carne. At 2:17
O Espírito de Cristo é o Espírito Santo, em Rm 8:9...Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele...e se Cristo está em vós, o espírito vive por causa da justiça. Quando Jesus falou para os apóstolos que iria mandar OUTRO Consolador, era Ele mesmo que iria voltar, pois Ele disse: -"Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós", mandarei o Espírito da Verdade, preste atenção no que Jesus disse aos discípulos, a respeito do Espírito: o mundo não O conhece, mas vós O conheceis, porque HABITA CONVOSCO. Quem habitava com os discípulos? JESUS. Quando Jesus ressuscitou, assoprou sobre os discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo".
Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. A Bíblia é clara, a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Mas é UM SÓ e o mesmo ESPÍRITO que opera todas as cousas...I Co 12: 11 Jamais serão 2 Espíritos, um do Pai e outro Espírito Santo. At 19:4 a 6 Em Éfeso, Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é em Jesus Cristo. E os que ouviram, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo e falavam línguas e profetizavam. Está claro que o Dom do Espírito Santo que foi derramado também entre os gentios (At 11:45) tem como evidência falar línguas.
É necessário buscar o Espírito Santo de todo o coração,pois é Ele quem nos guiará a toda verdade. O Espírito Santo é o Espírito de amor, fortaleza, conhecimento, justiça, sabedoria, verdade, conselho, poder, promessa, purificador, graça, santidade, etc

DEUS PAI
Há um só Deus, o Pai, que é o Criador do Céu e da Terra, Santo, o Todo Poderoso, Deus Único, Invisível, Espírito, Imutável, Infinito, Rei dos reis, o Senhor dos Exércitos, Eterno, Onipotente, Onisciente, Onipresente.

Algumas Referências bíblicas:
1 Coríntios 8:6 - Deuteronômio 4:39, 6:4 - Efésios 4:6 - João 4:24.

A Natureza Moral de Deus
1 Amor I João 4:8
2 Luz I João 1:5
3 Santidade I Pedro 1:16
4 Misericórdia Salmo 103:8
5 Benignidade Salmo 18:35
6 Retidão Salmo 129:4
7 Bondade Romanos 2:4
8 Perfeição Mateus 5:48
9 Justiça Isaías 45:21
10 Fidelidade I Coríntios 10:13
11 Verdade Deuteronômio 32:4
12 Graça Salmo 103:8

O FILHO DE DEUS
O Espírito Santo de Deus gera um filho no ventre de uma virgem, chamada Maria, e esta dá a luz um menino, que recebe o nome de JESUS, que quer dizer Jeová é Salvador, Jesus é Emanuel, que quer dizer Deus Conosco. Jesus é o Cristo, que quer dizer o Messias ( o Enviado ou o Ungido); Jesus é o Filho do Deus Vivo, a partir do seu nascimento na manjedoura, em Belém de Judá, Jesus passa a ser o Filho de Deus.
Há Duas Naturezas em Jesus Ele é completamente Homem e ao mesmo tempo completamente Deus. Como Homem, ele foi gerado por Deus, portanto é Filho de Deus; Sentiu tudo o que um homem sente, foi tentado, batizado, sentiu dores, fome, cansaço, chorou, foi limitado e como homem foi morto. Sem dúvida alguma, ele foi totalmente homem; a manifestação do Pai em carne, o unigênito( único gerado), o visível do Deus Invisível, a expressa imagem de Deus Pai.
Como Deus, é o próprio Pai; o Pai indica a Divindade. Jesus como Deus, é Forte, Ilimitado, o Pai Eterno, o Princípio e o Fim, aquele que era, que é, e que há de vir, o Todo poderoso. Maria é mãe do Filho de Deus, de Jesus Homem, pois Jesus como Deus, é o próprio Pai de Maria, portanto Maria não é mãe de Deus, e sim do filho; o Filho indica a humanidade de Cristo e não a sua divindade. O Pai é maior que o filho (João 14:28), pois a natureza divina é maior que a natureza humana; Jesus como homem é limitado, como filho, orou ao Pai (sua natureza divina ), mas como o Pai, Jesus responde as nossas orações.
Observamos que toda as vezes que a Bíblia fala de Jesus como Filho de Deus, ela mostra Jesus Homem, isto é referente à sua parte humana, completamente humana. Deixemos Claro Jesus veio em carne, como filho, e não como Espírito, ele não veio no papel de Pai, de Deus, de Rei, Senhor, ele veio como filho, homem, pobre, servo. Disse Jesus: eu e o Pai somos um, o Pai está em mim e eu estou no Pai. O Pai que é Espírito, se manifesta no Filho, que é carne; (I Timóteo 1:15-17; 2:3-5 ) Leia O Evangelho de João 14: 8-9.
Quem vê a Jesus, não vê só o Filho, vê o Pai também, porque o Filho unigênito é a expressa imagem do Deus eterno, o Filho é o visível do Pai invisível, isto é, um Deus Único, que é Espírito, mas agora tem um corpo; que herdou o seu nome, Jesus, o nome sobre todo nome, o nome que o filho herdou do Pai; o filho recebeu o Espírito do Pai, que é Santo. Por isso Jesus Cristo tem todos os atributos de Deus: Ele é Senhor dos senhores, Rei dos reis, o Primeiro e o Último, Rei da Glória, o mesmo ontem, hoje e eternamente, aquele que era, que é e que há de vir, o Todo Poderoso.

ESPIRITO SANTO
Há um só Espírito, o Espírito do Pai, que é Deus, por tanto, Ele é chamado Espírito de Deus, Deus é Santo, portanto, o Espírito Santo é o Próprio Deus; Jesus foi gerado pelo Espírito Santo, portanto, O Espírito Santo e o Pai é o mesmo Deus; A plenitude da Divindade está corporalmente em Jesus, Deus é Espírito, então o Pai ou o Espírito de Deus, ou o Espírito do Senhor, ou o Espírito Santo é o Espírito de Jesus Cristo, pois Jesus é Deus, como Deus é Pai, é Santo e o Senhor de todos. Nós nos reunimos em nome de Jesus, e o seu Espírito Santo se faz presente, como ele prometeu que estaria no meio de nós e não nos deixaria órfãos, mas está conosco até a consumação dos séculos.


02 EMANUEL - DEUS CONOSCO

"HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes Últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo" (Hebreus 1:1,2).

O único Deus verdadeiro, o Jeová do Velho Testamento assumiu a forma de homem, e como o Filho do homem nasceu da virgem Maria. O Deus invisível prometeu dar-se a conhecer e o cumpre: "Pelo véu, isto é pela sua carne" (Hebreus 10:20).

"...pelo que entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade." (Hebreus 10:5-7).

Cremos que o Senhor Jesus é Deus: João 20:28; Romanos 9:5; I João 5:20.

Cremos que o Senhor Jesus Cristo é Verdadeiro Deus e verdadeiro homem: Lucas 18:18; João 5:27; I Cor. 15:47;

I Tm 3:16. Este único Deus verdadeiro se manifestou no Velho Testamento de muitas maneiras; no Filho enquanto andou entre os homens; como Espírito Santo depois da ascensão.
Cremos que

"...Nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Col. 2:9).
"Porque aprouve a Deus que nele residisse toda a plenitude" (Cl 1:19).

Portanto Jesus em sua humanidade era homem, e em sua divindade era e é Deus. Sua carne foi o Cordeiro, ou o sacrifício de Deus. Ele é o único mediador entre Deus e homem.

"Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem" (I Tim. 2:5).

Jesus por parte de seu Pai era divino, por parte de sua mãe, hunano, assim era conhecido como o Filho de Deus mas também como Filho do homem, ou o Deus-Homem. "Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. " (I Co 15:27).

"E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." (I Cor. 15:28).

"Eu sou o A{fa e o Ômega diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso" (Apoc. 1 :8).
03 O NOME

Deus usou nomes diferentes como "Deus Eloim", "Deus Todo-Poderoso", "EI Shaddai", "Jeová" e principalmente "Jeová Senhor", o nome de redenção do Velho Testamento.

"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6).

Esta profecia se cumpriu quando o Filho de Deus recebeu o seu nome: "Ela dará à Luz um fIlho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mateus 1: 21, 23).

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." (Atos 4: 12).

04 DEUS É CRIADOR

ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez. Homem e mulher os criou; e os abençoou e chamou o seu nome Adão, no dia em que foram criados." (Gn. 5:1-2).

" Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez, ..." (Mt 19:4).

05 QUEDA DO HOMEM

Através do pecado da desobediência, Adão e Eva, os primeiros representantes da raça humana, perderam o seu estado de santidade e Deus baniu-os do Éden (Gên. 1:27).

Assim, pela desobediência de um homem, o pecado entrou no mundo. (Rom. 5:12-19).

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rom.3:23).

"Vede, isto tão somente achei: que Deus fez ao homem reto, mas eles buscaram muitas astúcias" (Ec 7:29).

06 A SALVAÇÃO DO HOMEM É GRAÇA DE DEUS

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens ensinando-nos que, renunciando à impiedade e as concupiscência mundanas, vivamos neste presente século sóbria e justa, e piedosamente" (Tito 2:11-12).

"Porque a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo" (João 1: 17).
Um cristão para se manter salvo, deve andar com Deus e conservar-se no amor e na graça de Deus (Judas 21).

A palavra graça significa "favor imerecido" e quando alguém transgride e peca contra Deus, perde o favor de Deus.

Se continua a cometer pecado e não se arrepende será finalmente perdido e lançado no lago de fogo. (João 15:2; II Pedro 2:20-22).

Judas fala dos apóstatas do seu dia e da sua recompensa. (leia também Hebreus 4-6).

"Porque pela graça sois salvos, mediante a Fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2:8).

07 A FÉ

A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos de Deus, a convicção de fatos que não vemos.

"Ora, a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" (Hebreus 11:1).

A Fé é o resultado de ouvir e receber o evangelho da graça de Deus.

"Sendo pois justificados pela Fé temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Pelo qual também temos entrada pela Fé a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e dom da justiça... "(Rm 5:2,10,17).

"Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para obediência da Fé entre todas as gentes pelo seu nome" (Rom. 1 :5).

08 ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO

A palavra "arrependimento" deriva de várias palavras gregas que significam mudança de ponto de vista e propósito, mudança de coração, mudança de idéias, mudança de vida, transformação, etc.

"Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seu pensamentos e se converta ao Senhor, que se compadecera dele; torne para o nosso Deus porque grandioso é em perdoar" (lsaías 55:7; Lucas 13:1-5).

O perdão e a remissão dos pecados é obtido através de genuíno arrependimento, de confessar e abandonar os pecados.

João Batista pregou o arrependimento, Jesus proclamou-o e os Apóstolos deram ênfase mesmo, tanto a judeus quanto a gentios. (Atos 2:38: J J :8; 17:30).

O Senhor Jesus disse: "...se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis" (Lucas 13:3).

09 BATISMO EM ÁGUA

A palavra batizar quer dizer sepultar ou submergir. "De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte... " (Rom. 6:4-5).

O batismo de acordo com as Escrituras é feito por imersão, e só devem passar por ele aqueles que estão verdadeiramente arrependidos, havendo deixado os seus pecados e renegando o seu amor ao mundo. O batismo deve ser realizado ou administrado por um Ministro devidamente autorizado "do Evangelho", em obediência à Palavra de Deus, e em NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, de acordo com os Atos dos Apóstolos 2:38; 8:16; 10:48; 19:5; assim obedecendo e cumprindo Mateus 28: 19.

Em Lucas 24:47 lemos: "E que em seu Nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações começando de Jerusalém ".

“Há um só Senhor uma só fé, um só batismo;" (Efésios 4:5).
“Quem crer e for batizado será salvo.” (Marcos 16:16) "...se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva (1 Pedro 3:20,2 1).
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina.’’ l Timóteo 4:16).

O MODO - IMERSÃO
Água: “Porventura, pode alguém recusar a água, para que não sejam batizados estes que, assim como nós, receberam o Espírito Santo?” (Atos 10:47).
Muitas Águas: “Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim. Porque havia ali muitas águas...” (João 3:23).
Desceram à Água: “ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.” (Atos 8:38).
Saíram da Água: "Quando saíram da água....” (Atos 8:39).
Sepultados Nas Águas: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo:... (Romanos 6:4).
Plantados Nas Águas: “Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte....” (Romanos 6:5).

O PROPÓSITO DO BATISMO
O Novo Nascimento
“...Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo não pode ver o re no de Deus Em verdade em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus." (João 3:3, 5).

PARA SALVAÇÃO
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém não crer será condenado.” ( Marcos 16:15, 16).
"oito pessoas, foram salvos, através da água, a qual, figurando o batismo, agora também vos salva ( l Pedro 3:20-2 1).

Remissão dos Pecados
“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38).
“E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele.” (Atos 22:16).

REVESTIR-SE DE CRISTO
“Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus: porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes.” (Gálatas 3:26-27).

IDENTIFICAR-SE COM CRISTO
“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo”:
"para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição.” (Romanos 6:4-5).

MANDAMENTO - JESUS ENSINOU
Mateus 28:18-20: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Marcos 16:15-17: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura, Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios: falarão novas línguas; "
Lucas 24:45-49: "Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras: e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém. Es que envio sobre os a promessa de meu Pai;... “

NA CHAMADA GRANDE COMISSÃO DE MATEUS 28:18-20, ENCONTRA-SE QUATRO COISAS
Uma Declaração: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra..."
Uma Comissão: ‘‘Ide’’
Uma Instrução: “Fazei discípulos... batizando-os em nome”
Uma Promessa: “ E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”
Jesus Ensinou: “E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém”. (Lucas 24:47).
Pedro Obedeceu: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo,” (Atos 2:38).
Filipe Praticou: “... Samaria ... haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus” (Atos 8:12-16).
Pedro Mandou: ‘.. .E ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo.” (Atos 1 0:47.48).
Paulo Rebatizou: “Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus.” (Atos 19:5).
Não Há Outro Nome: “E não há salvação em nenhum outro: porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (Atos 4:12).
Tudo é Feito neste Nome: “E tudo o que fizerdes, sela em palavra, sela em ação. Fazei-o em nome do Senhor Jesus...” (Colossenses 3:17).
O Nome da Família: “Por causa disso. me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome. (Efésios 3: 14-15).


O QUE É DE MATEUS 28:19?
Não apresentamos as Escrituras citadas para negar Mateus 28:19, onde Jesus mandou os discípulos a batizar em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Elas simplesmente mostram como os apóstolos e a primeira igreja interpretavam e obedeciam a esse mandamento de Jesus. Erravam os Apóstolos em seu ensino? Tal pensamento seria quase blasfêmia. Somos mandados a lembrarmos “das palavras que... foram anteriormente proferidas pelos apóstolos do nosso Senhor Jesus Cristo...” Judas. O grande mistério de Deus que. “em outras gerações. não foi dado a conhecer agora. foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas. no Espírito.” (Efésios 3:5).
Os Apóstolos reconheciam o que a maioria dos lideres religiosos de bole não reconhecem:
Primeiro:- Que o nome de Jesus Cristo é o Nome de toda a família, tanto no céu como sobre a terra. (Efésios 3:14. 15).
Segundo:- A - Que o Filho veio em Nome de Seu Pai.
B - Que o Espírito Santo é o Espírito de Jesus que seria dado em nome de Jesus Cristo (João 14:26. Colossenses 1:27).
C - Que o nome do Filho é Jesus. (Mateus 1:21).
Terceiro: Que a plenitude da Divindade habita corporalmente em Jesus Cristo. (Colossenses 2:9).
Jesus disse. “Examinais {Examinais: ou Examinai} as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5:39).
O Nome do Pai é Jesus. (João 5:43).
O Nome do Filho é Jesus. (Lucas 1:31: 2:21: Mateus 1:21).
O Nome do Espírito Santo é Jesus. (João 14:26: Colossenses 1:27).
Pai, Filho, e Espírito Santo são títulos, mas o Nome é Jesus que perdoa nossos pecados em batismo. (1 João 2:12: Lucas 24:47: Lucas 21:17: Atos 4:12: Atos 15:14; Judas 3; Gálatas 1:8.9.11).


O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS
“Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular;...” (Efésios 2:20-22).
Jesus deu mandamentos por intermédio do Espírito Santo... aos apóstolos (Atos 1:2).
Jesus abriu "...Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras:...” (Lucas 24:44-49).
Jesus orou: “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra: {A palavra dos apóstolos} (João 1 7:20).
Jesus declarou: “...o que ligares na terra terá sido ligado nos céus...” (Mateus 16:19).
Jesus prometeu: “...quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade;” (João 16:13).
Jesus cooperou: “E eles, tendo partido. pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam. (Marcos 16:20).
As testemunhas oculares: “os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra,” (Lucas 1:2).
Os apóstolos pregaram: “...aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho." (1 Pedro 1:12).
A Palavra confirmada pelos Apóstolos: “...tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicial-mente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram {ou seja pelos apóstolos}; dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais. prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.” (Hebreus 2:3-4).
A primeira igreja perseverava na doutrina dos apóstolos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” (Atos 2:42).


O REGISTRO BÍBLICO
Um cuidadoso exame vai nos revelar nove casos do uso do Nome de Jesus em batismo!
1. Os Judeus no dia de Pentecostes foram mandados a se batizar em Nome de Jesus Cristo. (Atos 2:38).
2. Os Samaritanos foram batizados no Nome do Senhor Jesus depois de Filipe lhes haver pregado acerca do reino de Deus e do Nome de Jesus Cristo. (Atos 8:12,16).
3. Os Gentios na casa de Cornélio, depois de que Pedro lhes pregou o Evangelho, ordenou que fossem batizados em Nome de Jesus Cristo. (Atos 10:48).
4. Paulo estava tratando de prender a todos os que invocaram o Nome de Jesus (Atos 9:14), mas qual não foi a sua surpresa quando o próprio Jesus lhe apareceu para dizer-lhe que o Seu Nome é o Senhor, (Atos 9:5) e que devia levar esse Nome (Atos 9:15). De acordo com isto. Paulo foi batizado invocando o Nome do Senhor. (Atos 22:16). Maior evidência ainda de que Paulo foi batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo é encontrada em Romanos 6:3. “todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus.” A palavra “fomos” inclui a Paulo também junto com os crentes de Roma.
5. Os crentes na Igreja de Roma foram batizados em Jesus Cristo. “...batizados na sua morte? ...sepultados com ele pelo batismo... como Cristo ressuscitou dos mortos ... plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;” (Romanos 6:3-5). Em toda esta explicação acerca do batismo nas águas onde se encontra, mesmo assim, a menor sugestão de que o batismo foi intentado só para ser uni testemunho publico da doutrina da “Trindade”? O Pai não morreu, não foi sepultado. não foi ressuscitado dos mortos!
Somente Jesus morreu! Somos batizados somente em Jesus!
6. Em 1 Coríntios 1:12, 13 lemos: “Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de ApoIo, e eu, de Cefas {Pedro}, e eu, de Cristo.
Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?”
Quem foi crucificado pelos Coríntios? Jesus Cristo­ Em Nome de quem eles foram batizados? Jesus Cristo! O contexto não permite outra resposta porque a menos que eles tivessem sido batizados No Nome de Jesus. o argumento do apóstolo deixará de ter significado algum. Outra vez que Paulo descreve certos pecadores em 1 Coríntios 6:9,10 e acrescenta.
"E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus." (1 Coríntios 6:11). Está claro, que esta referência deve ser combinada ao batismo em água e do Espírito, tão comum aos dias apostólicos. Assim podemos ver que os Coríntios também foram batizados no Nome do Senhor Jesus.
Os crentes de Efésios foram batizados por Paulo no Nome do Senhor Jesus (Atos 19:5).
Os Colossenses foram “sepultados com Cristo no batismo.” (Colossenses 2:12). Esta mesma expressão é usada em Romanos 6:3, 4, onde é definitivamente declarado que os crentes foram batizados em Jesus Cristo.
Os Gálatas da mesma forma foram batizados no Nome de Jesus! Lemos em Gálatas 3:27, “porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo”.

ONDE ESTAVA MATEUS???
Você Tem o Direito de Conhecer a VERDADE
A julgar pela controvérsia sobre o modo bíblico correto do batismo nas águas, isto é, se deveríamos batizar segundo Mateus 28:19, ou segundo Atos 2:38, poderíamos pensar que Mateus fosse um individuo descuidoso, talvez não tão mentalmente alerto quanto os outros apóstolos, ou que talvez não estivesse presente no Dia de Pentecoste, quando Pedro declarou que o batismo nas águas deveria ser administrado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos pecados. Absolutamente nada foi mencionado no Dia de Pentecoste de um batismo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e muito menos em qualquer outro lugar ou tempo, onde o batismo foi administrado. Por que? Onde estava Mateus? Não defenderia ele os seus próprios escritos? Examinemos os fatos!
1. Quem foi este escritor de um dos evangelhos, Mateus?
Mateus, cujo nome era Levi até se tomar discípulo de Jesus, era publicando que morava em Cafamaum da Galiléia.
2. Qual foi o seu ofício, ou a sua profissão?
Ele era cobrador de impostos. Provavelmente tenha sido o responsável pela cobrança de impostos em Cafamaum.
3. Esta posição exigia um homem de habilidade e precisão?
Sim, desde que ele cuidava dos impostos e do serviço aduaneiro para o governo romano na grande Estrada de Damasco, entre Damasco e os portos do Mar Mediterrâneo. Era evidentemente um homem brilhante e de exatidão de detalhes.
4. Como se compara seu evangelho com os outros três?
É tão completo e detalhado que, as vezes, se refere a ele como a Bíblia em miniatura.
5. Por que se faz esta declaração?
Porque Mateus tinha o atributo de exatidão, de esmerada paciência e não se satisfazia com nada menos que os fatos completos. Seu Evangelho traça a genealogia de Jesus através dos reis até Davi, depois até a Abraão, no principio da raça hebraica, para provar o direito de Jesus à Realeza. Registra os detalhes do nascimento, do batismo no Jordão, da sua tentação, do sermão no Monte, dando também um excelente registro de outros sermões, fala de Cristo quando este deu as chaves a Pedro, da transfiguração, da Páscoa, do Cristo no Jardim, da traição, da crucificação e da ressurreição. Parece não ter esquecido nada de importância. Muito devemos ao minucioso, acurado, paciente, amante de detalhes que era Mateus!
6. Mateus estava no grupo que, no Cenáculo, esperava o Batismo do Espírito Santo?
Sim. Tanto Mateus como Pedro estavam no Cenáculo entre o número dos cento e vinte. Atos 1:13.
7. Recebeu Mateus o Espírito Santo e falou nas línguas no dia de Pentecoste da mesma forma quanto Pedro e os demais apóstolos?
Sim. Estava presente e ficou de pé com os onze quando Pedro começou a defender a experiência do batismo do Espírito Santo.
8. Parece lógico que Mateus permitiria que Pedro fizesse um tão grande erro numa questão tão importante quanto o Batismo nas Águas, quando havia tantas almas honestas perguntando como serem salvas? (Três mil almas foram batizadas naquele dia em nome de Jesus Cristo. Atos 2:37-42).
Não! Se Pedro tivesse errado, Mateus teria sido o primeiro a chamar-lhe a atenção, mas lembrem-se que Mateus, Pedro e os cento e vinte haviam recebido o Espírito Santo havia pouco. Abriram-se as mentes para entender que Jesus era o Deus Forte, o Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz. Porque Mateus permanecia calado se as palavras de Pedro fosse erradas? Urna das maiores provas que Pedro falou a verdade é que Mateus ficou de pé ao seu lado no silêncio de consentimento, apoiando toda a palavra falada naquele maravilhoso segundo capítulo dos Atos, que registra o sermão de Pedro.
9. Há outras razões para provar que Mateus cria, e que demonstrou pela prática que o Batismo nas Águas é válido somente quando feito em Nome de Jesus Cristo?
Todos os apóstolos presentes no Dia de Pentecoste, sem dúvida alguma, ajudaram Pedro a batizar os três mil. Mateus batizou muitos naquele dia no nome precioso nome de Jesus Cristo e, não somente ele, mas todos os apóstolos continuavam a batizar em Nome de Jesus Cristo. Faça o favor de observar o capitulo 2:42 dos Atos: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão.” A doutrina do batismo de Pedro é a doutrina do batismo nas águas dos apóstolos.” Vejam Atos 8:16; 19:5, 6.
10. Por que foi escolhido Pedro para ser o porta-voz dos apóstolos no Dia de Pentecoste?
Porque Jesus deu a Pedro as chaves do reino dos céus.
11. Qual o Escritor do Evangelho que afirma que somente Pedro tinha as Chaves do Céu?
O registro bíblico encontra-se no Evangelho de Mateus. 16:13-20.
12. Há qualquer lugar na Bíblia onde alguém foi batizado em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo?
Não! Ninguém na Bíblia foi batizado desta maneira!
13. Por que Mateus registra as palavras de Jesus para "Batizar em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo?
Jesus falou do batismo nas águas em diversas ocasiões durante seu ministério. Mat. 28:19; Marcos 16:16; Lucas 24:4548 e João 3:5. Mas isto foi antes da sua ascensão e o derramamento do Espírito Santo... sobre seus discípulos. Nenhum discípulo recebeu o batismo do Espírito Santo antes do Dia de Pentecostes. João 7:38, 39; Atos 1:4, 5.
Os Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, registram o ministério de Jesus. Este falou muitas vezes em parábolas, ou histórias simples, usando ilustrações que eles podiam entender. Ele usou termos como Pai, Filho, e Espírito Santo, porque os corações ainda não foram iluminados pelo Espírito Santo. Mas, no Dia de Pentecoste todos, incluindo Mateus, entenderam que Jesus Cristo encerrava em Si todo o mistério da Divindade. Os apóstolos concordavam com Pedro que Jesus era “tanto Senhor como Cristo.” Naquele dia, o Dia de Pentecoste, mais do que nunca os apóstolos reconheciam que Jesus era o Deus Forte, o Pai da Eternidade e o Príncipe da Paz. Portanto, batizaram em Seu Nome, o NOME MARAVILHOSO, SENHOR JESUS!

14. Será que Mateus creu na chamada Doutrina da Trindade?
Não! Se tivesse crido, certamente teria impedido que Pedro batizasse em Nome de Jesus Cristo no Dia de Pentecoste, e nunca teria escrito Mateus 1:23, onde Jesus é chamado Emanuel, Deus Conosco.
15. Qual é a conclusão do assunto do Batismo nas Águas?
Que há “um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.

Ef. 4:5 Que “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo dos céus nenhum outro nomehá, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:12 Que ninguém na Bíblia, de capa a capa, jamais foi batizado em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Que MATEUS ESTAVA PRESENTE NO DIA DE PENTECOSTE.
Que Mateus não era homem descuidoso, e, sim, era um dos apóstolos de Jesus com o pensamento mais lúcido, minucioso e acurado e que, acima de tudo, ele teria interrogado a Pedro no Dia de Pentecoste, quando este mandou a todos a serem batizados em nome de Jesus Cristo. Mas, dando consentimento pelo silêncio, por sua ajuda a Pedro em batizar os três mil, e por ter permanecido na doutrina Pentecostal (Não apenas Mateus, e, sim, todos os apóstolos), tudo isto prova, fora de qualquer dúvida, que o batismo nas águas pode ser administrado somente em Nome de Jesus Cristo, ou do Senhor Jesus.

“ Fostes Batizado Em Nome de Jesus?" Atos 2:38 — 10:48 — 19:5

Não há nenhuma contradição na Palavra de Deus. O Novo Testamento ensina que nós devemos ser batizados "no nome" do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e que o nome que nós invocamos no batismo é o Nome de Jesus.

A VERDADE SOBRE O BATISMO NAS ÁGUAS

Todo aquele que vem a Jesus atraído pelo Espírito, quererá ser batizado. E sem dúvida, para obter a completa salvação é necessário ser batizado em Nome do Senhor Jesus Cristo para a remissão dos pecados (Atos 2:38). Jesus ordenou o batismo (Mateus 28:19) e disse: ‘Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15).
Sem dúvida, antes do batismo o candidato deve ter se arrependido completamente e deve ter crido de todo o seu coração que Jesus é o Cristo, o filho de Deus (Atos 2:38; 8:37). O ato de ser submergido nas águas em Nome de Jesus não trará em si a remissão dos pecados. São requeridos o arrependimento e o batismo em Nome de Jesus. Um pecador que não tem a intenção de separar-se de sua vida de pecado, não poderá beneficiar-se com o ato do batismo.
Até que o pecador tenha se arrependido completamente e crido que Deus tenha lhe perdoado, ele não deveria submeter-se ao batismo que deve ser feito em Nome de Jesus por um ministro devidamente autorizado. E sem dúvida, a omissão de fazer isto, quando ele reúne todos estes requisitos, fará com que desobedeça ao Evangelho de Cristo e impedirá o seu crescimento espiritual.
O PROPÓSITO DO BATISMO
O batismo é um ato de obediência a Deus por uma pessoa que crê no Evangelho do Senhor Jesus Cristo. A obediência é receber remissão dos pecados (Atos 2:38). Em resposta a uma boa consciência diante de Deus, o batismo agora também nos salva através do poder da ressurreição de Jesus Cristo (1 Pedro 3:21). O batismo é uma maneira de revestir-se de Cristo (Gálatas 3:27). Pelo batismo um crente expressa o divórcio de sua vida pecaminosa anterior e se identifica a si mesmo como alguém que deseja viver uma nova vida para Jesus. A sua vida outrora pecaminosa é realmente sepultada com Cristo no batismo (Romanos 6:4).

A MANEIRA CORRETA DO BATISMO
Derramamento, aspersão e imersão são modalidades ou maneiras de batizar, usadas atualmente. Efésios 4:5 diz: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo.” Este seria o único modo empregado por Jesus e seus discípulos.
Duas referências bíblicas nos revelam qual é esse modo. “Batizado Jesus, saiu logo da água,...” (Mateus 3:16).
Atos 8:38-39, com referência a Filipe batizando o eunuco diz: “ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco. Quando saíram da água...” “Saiu da” e “Saíram da” nos mostram claramente que o batismo é feito por imersão nas águas. Paulo ao referir-se ao batismo como sepultura em Cristo (Romanos 6:4), apóia esta posição.
Estudos feitos na palavra Grega “Baptizo”, da qual vem “batismo”, nos dão provas conclusivas de que a imersão nas águas é o modo apropriado. “Baptizo” significa: submergir, mergulhar ou sumir.

FÓRMULA BÍBLICA PARA O BATISMO
Em Mateus 28:19, Jesus ordenou a seus onze Apóstolos que batizassem. “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;... “. Ele falou aos homens cujo entendimento estava aberto às escrituras (Lucas 24:45). Obviamente, suas palavras cativaram os ouvintes. Eles sabiam que Ele possuía as palavras de vida eterna, as quais não esqueceriam.
Ele os instruiu previamente: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15). Tomé, o incrédulo, assim que viu as marcas dos cravos em suas mãos e a ferida em seu lado, fez a confissão: “Senhor meu e Deus meu!” (João 20:28). Os discípulos sabiam que Ele era Deus manifestado em carne; eles o amavam e não falhariam em guardar este mandamento.
No grandioso dia de Pentecostes, registrado em Atos 2, lemos pela primeira vez que eles obedeceram o mandamento de batizar. “Todos ficaram cheios do Espírito Santo, e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.” (Atos 2:4). Pedro se pôs em pé com os onze e pregou uma mensagem de Jesus Cristo e de sua crucificação. Judeus e prosélitos, que se reuniram em Jerusalém para a Festa de Pentecostes, mudaram de zombadores a perguntadores. Compungidos de coração pela mensagem de Pedro, eles perguntaram o que deviam fazer para serem salvos. Pedro, o orador indicado, devido ao fato que Jesus lhe deu as chaves do reino dos céus (Mateus 16:19), deu esta resposta: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (O Espírito de Deus que os apóstolos receberam).
Pedro exerceu sua autoridade recebida de Deus. Os outros onze apóstolos, tendo se posto em pé juntamente com Pedro, permaneceram em acordo silencioso com ele. O povo era receptivo, “Então os que lhe aceitaram a palavra foram batizados; havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. “(Atos 2:41).
A primeira vista isto parece uma contradição do que Jesus lhes ordenou em Mateus 28:19 quanto à fórmula para o batismo (Palavras a serem ditas sobre o candidato para o batismo enquanto este é submergido nas águas). Sabendo que “Toda Escritura é inspirada por Deus...” (II Timóteo 3:16), e portanto não pode haver contradição nela, devemos analisar estes dois versículos com mais cuidado. Ao fazer isso notaremos que Atos 2:38 não é uma contradição, mas que é a aplicação de Mateus 28:19.
Primeiramente, observemos o que o Senhor Jesus ordenou “. . . batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” O mandamento é batizar EM NOME (singular) do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Na resposta de Pedro quanto ao que deveriam fazer, ele disse:
“...e cada um de vós seja batizado EM NOME de Jesus Cristo...” Para que estes concordassem, e desde que estejam contidos na Palavra de Deus, devem concordar; O NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo deve ser O NOME DE JESUS CRISTO.
As Escrituras confirmam isto. “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21). Mateus 1:25 acrescenta, “... a quem pôs o nome de Jesus.” O Filho, mencionado em Mateus 28:19 concebido pela virgem Maria por obra do Espírito Santo, recebeu o nome JESUS. O mesmo Jesus disse: “Eu vim em nome de meu Pai...” (João 5:43). Jesus herdou o nome de seu Pai, tal como você e eu o herdamos de nossos pais. (Hebreus 1:4). O Espírito Santo vem no mesmo nome, tal como Jesus fala em João 14:26, “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome...” O NOME do Pai é JESUS; O NOME do Filho é JESUS; e O NOME do Espírito Santo é JESUS.
A Palavra de Deus novamente demonstra que é a verdade; não há contradição. Pai, Filho e Espírito Santo são títulos de um Deus cujo nome é Jesus. Pedro e os outros apóstolos sabiam disto. Por isso, Pedro deu a fórmula batismal de Atos 2:38, e os demais apóstolos concordaram com ele.
Assim, no dia de Pentecostes, três mil almas tomaram o nome de Jesus no batismo. O nome que Pedro declarou em Atos 4:12 foi o único nome abaixo do céu. dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Filipe invocou o mesmo nome ao batizar os samaritanos em Atos 8, “...somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus”. Pedro continuou o modelo em Atos 10:48. Ele ordenou a Cornélio e aos de sua casa (todos Gentios) os quais já haviam recebido o Espírito Santo, que fossem batizados em nome do Senhor Jesus. A palavra “ordenou” tem um significado especial aqui considerando que foi dada a um oficial do exército italiano. Para ele, desobedecer a uma ordem significava graves conseqüências.
Em Atos 19:1-7, lemos sobre os doze homens em Éfeso que precisavam do dom do Espírito Santo. Ao saber que eles não haviam recebido o Espírito Santo, Paulo imediatamente lhes perguntou em que foram batizados. Como eles foram batizados no batismo de João Batista, um batismo de arrependimento, Paulo lhes explicou que teriam que crer naquele que veio depois de João, Jesus Cristo. Quando ouviram isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Logo Paulo impôs-lhe as mãos, e veio sobre eles o Espírito Santo. Esta narração bíblica representa dois pontos importantes acerca do batismo: (1) Se uma pessoa não recebeu o Espírito Santo, pode ser porque ainda não tem sido batizada em nome de Jesus; (2) Se uma pessoa previamente batizada, mas não em nome de Jesus; Paulo lhe batizaria novamente nesse nome.
Paulo era um crente firme em o nome de Jesus. Ele conheceu o nome do Senhor em uma experiência inesquecível que aconteceu em sua vida no caminho de Damasco. “Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues;...” (Atos 9:3-5). Paulo, antes um perseguidor dos cristãos, chegou a ser um Cristão. Em Atos 22:16, ele fala de invocar o nome do Senhor em seu próprio batismo.

Algumas outras referências que expressam que a fórmula para o batismo é em nome do Senhor Jesus, são:
“...fomos batizados em Cristo Jesus...” (Romanos 6:3); “... mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito cio nosso Deus.” (1 Coríntios 6:11). “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Colossenses 3:17).
Livros de referências adicionalmente sustentam que a Igreja Primitiva usou a forma “em nome do Senhor Jesus Cristo” como sua fórmula para o batismo. O dicionário da Bíblia por Scribners, página 241, volume 1, afirma: “A forma original das palavras foram ‘em o nome de Jesus Cristo o Senhor Jesus,’. O batismo da trindade foi acrescentado mais tarde. A Canney Enciclopédia, página 53, salienta: “A Igreja Primitiva sempre batizou em nome do Senhor Jesus até o desenvolvimento da trindade.” A doutrina da trindade foi oficialmente adotada pela Igreja Católica no ano 325 d.C., aproximadamente 300 anos depois do nascimento da Igreja.
Jesus ordenou o batismo. Os discípulos e a Igreja Primitiva obedeceram Sua ordem e a transmitiram a outros. A Bíblia Sagrada entregue a nós pela mão do Senhor, o ordena. Portanto, é a responsabilidade de cada indivíduo que busca a completa salvação, ser batizado, usando a fórmula e modo bíblico apropriado.
A Bíblia não contém o registro de alguém que tenha sido batizado de outra maneira a não ser por imersão nas águas (modo), em o nome do Senhor Jesus Cristo (fórmula). Portanto, concluímos que batizar nos títulos, usando as palavras, “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” é uma tradição instituída pelos homens. A ordem de Jesus em Mateus 28:19 não está sendo obedecida por usar os títulos; está sendo somente repetida. Pedro e os demais apóstolos obedeceram a Deus no dia de Pentecostes ao declarar que o batismo deveria ser administrado em nome de Jesus.
A salvação vem unicamente pela graça de Deus. É somente por sua graça que podemos arrepender-nos e ser batizados em o nome do Senhor Jesus Cristo para remissão de nossos pecados. É nosso privilégio e nossa honra sermos sepultados com Cristo pelo batismo. Por causa da nossa obediência ao batismo em nome de Jesus, recebemos a promessa do dom do Espírito Santo. Todos os que se arrependem deveriam ser batizados em nome do Senhor Jesus Cristo, mesmo que já tenham recebido o Espírito Santo (Atos 10:44-48). Deus assim ordenou. Cada crente verdadeiro fará o possível para obedecer aos mandamentos de Deus. Não permitirá que nada o impeça de fazê-lo

10 O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO

Os termos "batizar com o Espírito Santo e fogo", "cheio do Espírito Santo", e o "Dom do Espírito Santo", são sinônimos e usados um pelo outro na Bíblia. João Batista, em Mateus 3:11 disse: "...Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo".

Jesus, em Atos 1:5 disse: "...sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias".

Em Atos 2:4 lemos: "Todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em utras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".

A Palavra de Deus ensina que todos aqueles que recebem o dom, a plenitude ou o batismo do EspÍtito Santo recebem o mesmo sinal fisico inicial de falar em outras linguas, segundo com o registro de Atos 2:4; 10:46 e pelo explicado em I Co 12 e 14. O Senhor por intermeio do profela Joel disse:

"...derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... " (Joel 2:28).

Pedro ao explicar esta experiência celestial disse: "...tendo (Jesus) recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis; (Atos 2:33).

"...para vós outros é a promessa, para vossos filhos, e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor nosso Deus chamar. (Atos 2:39).

11 O NOVO NASCIMENTO

O novo nascimento é o resultado de ter sido gerado pela Palavra e ter nascido dela através do arrependimento, a conversão e a obediência ao Evangelho.

"Jesus respondeu. e disse-lhe: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus" (João 3:3).

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é, e as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (ll Co 5:17).

"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tiago 1: 18).

"Purificando as vossa almas na obediência à verdade, para amor fraternal não fingido; amai-vós ardentemente uns aos outros com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" (I Pedra 1:22-23).

"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus" (1 João 3:9).

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa Fé." (I João 5:4).

O novo nascimento não é uma reforma da velha natureza, mas um ato criativo do Espírito Santo. (João 3:5).

12 OS DONS ESPIRITUAIS

Dentre as insondáveis riquezas espirituais que Deus coloca à disposição da Sua Igreja na terra, destacam-se os Dons do Espírito Santo, apresentados pelo Apóstolo Paulo como agentes de poder e de vitória para habilitarem a cada membro da Igreja para proveito, edificação e cumprimento da propagação do Evangelho no mundo.

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for Útil. Porque a um pelo Espírito é dada a Palavra da sabedoria e a outro pelo mesmo Espírito a Palavra da ciência; E a outro pelo mesmo Espírito a Fé; e a outro pelo mesmo Espírito, os Dons de curar; E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o Dom de discernir os espíritos; e a outro variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas repartindo particularmente a cada um como quer" (I Co 12:7-11).

"Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a Igreja" (I Co 14: 3, 4).








13 A SANTIDADE

A vida santa deve ser a característica de cada Filho do Senhor e devemos viver de acordo com o padrão e exemplo dado na Palavra de Deus.

"Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, ensinando-nos para que, renegando a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente" (Tito 2:11-12).

“A noite já passou e o dia de sua volta estará aqui logo. Portanto, deixem as más obras das trevas e vistam a armadura de uma vida direita, como devemos fazer os que vivemos na luz do dia! Sejam modestos e verdadeiros em tudo o que fizerem, a fim de que todos possam aprovar a conduta de vocês. Não gastem o tempo em festanças desenfreadas, nem embebedando -se, ou no adultério e na imoralidade, ou em brigas ou ciumeiras. Mas peçam que o Senhor Jesus Cristo os ajude a viver como devem e não façam planos para deleitar-se no mal” (Rm.13:12-14).
"Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto escrito está: sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor durante o tempo da vossa peregrinação: sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vã' maneira de viver que por tradição recebestes dos vosso pais mas com o precioso Sangue de Cristo, como de um Cordeiro imaculado e incontaminado " (I Pedro 1: 15-19).

"E é o que alguns tem sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em Nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus" (I Cor. 6: 11).

"Segui a paz com todos, e santificação sem a qual ninguém verá o Senhor" (Hebreus 13: 14).





14 CURA DIVINA

O primeiro acordo que o Senhor (Jeová) fez com os filhos de Israel depois que saíram do Egito foi um acordo de cura. O Senhor disse: "Se ouvires atento à voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos e deres ouvido aos seus mandamentos. e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor que te sara". (Exôdo 15:26).

Algumas traduções dizem: "Porque Eu sou Jeová, teu médico". Ele sendo o nosso médico, temos, o de maior capacidade no mundo inteiro. Nosso Senhor Jesus Cristo andou pela Galiléia pregando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades entre o povo. (Matem:! 4:23-24).

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje e eternamente" (Hebreus 13:8).

O sofrimento vicário do Senhor Jesus Cristo pagou pela cura dos nosso corpos da mesma forma que pagou pela salvação das nossas almas, pois:

"...pelas suas pisaduras fomos sarados" (Isaías 53:5). No Evangelho de São Mateus 8:17 diz: "Ele mesmo tomou as nossa enfermidades e carregou com as nossas doenças" (leia também I Pedro 2:24).

O Senhor Jesus Cristo disse que aquele que verdadeiramente crê: "... porá as mãos sobre os enfermos e os curarão"

Também Tiago escreveu para toda a Igreja: "Esta algum entre vos doente? chame os presbíteros da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo o com óleo em Nome de Senhor Jesus Cristo. E a oração de fé salvará o enfermo e o Senhor o levantará; e. se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Confessai, pois os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, pôr sua eficácia a suplica do justo.” (Tiago 5: 14-16).

15 A IGREJA

A Igreja é o corpo de Cristo composta dos chamados pelo evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, incorporados à ela pela obediência à verdade.

"Pois também eu te digo que tu és Pedra, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerãocontra ela. "(Mateus 16: 18).

Seus ensinamentos e doutrinas estão contidas na Palavra de Deus.
"E sujeitou todas as coisas a seus pés e sobre todas os coisas o constituiu como cabeça da Igreja.Que é seu corpo a plenitude daquele que cumpre tudo em todos. " (Efésios 1 :22.23).

"Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação. "(Efésios 4:4). "E Ele é o cabeça do corpo, da igreja; é o principio e o primogênito dentre os mortos para que em tudo tenha a preeminência ". (Cl 1: 18 ).

16 A CEIA DO SENHOR

Na noite em que o Nosso Senhor foi traído, Ele participou da Páscoa com seus discípulos, e depois instituiu a Ceia:

“E tomando um pão, tendo dado graças o partiu e Ihes deu, dizendo: isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhante mente. depois de cear, tomou o cálice dizendo: este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19,20).
O apóstolo Paulo instruiu a Igreja na observância da Ceia do Senhor.

"... Portanto qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor, examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e beba indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor para sermos condenados com o mundo." I Co.11:23-34.

Assim foi instituído o uso do pão e vinho, dos quais se participar literalmente, como emblemas do seu corpo quebrado e do seu sangue derramado. Há também um significado espiritual e uma benção ao participar da Ceia do Senhor a qual é a memória da sua morte e é a confissão de que todos os que participamos dela somos um corpo.

17 O REINO DE DEUS

A) É o governo que Ele exerce pelo seu Espírito nos cristãos. "... porque eis que o reino de Deus está entre vós." (Lucas 17:21 ).

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida mas justiça, e paz. e alegria no Espírito Santo. " (Rom. 14:17).

B) O estabelecimento de Jesus Cristo, Filho de Davi no trono de Israel e o milênio será a manifestação Gloriosa do Reino de Jesus Cristo sobre toda a terra.
"Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar."(Isaías 11:9; Habacuque 2: 14).

"E envie ele o Cristo, que já dantes foi pregado, o qual convém que o céu contenha até os tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio."(Atos 3:20-21).

C) Os céus novos e a terra nova são a terceira e última etapa do Reino de Deus.

"Porque, como os céus novos, e a terra nova, que hei de fazer, estarão diante da minha face. diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. "(Isaias 66:22 ).

"Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita justiça." (11 Pedro 3: 13).

"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar não existe. "(Apocalipse 21: 1 ).

18 A RESSURREIÇÃO

A Ressurreição é a esperança do cristianismo. "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. E depois de consumida a minha pele ainda me minha carne verá a Deus. Vê- lo-ei por mim mesmo, e os meus olhos e não outros, o verão e por isso o meu coração se Consomem dentro de mim. " ( Jó 19:25-27).

"quanto a mi contemplarei a tua face na justiça; santisfar-me-ei da tua semelhança quando acordar"(Salmo 17: 15).

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá." (S. João 11:25).

"E que é manifesta agora pela aparição de Nosso salvador Jesus cristo, o qual aboliu a morte e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho. "(II Tm 1: 10).

DE JESUS CRISTO: A ressurreição de Jesus Cristo marca a esperança do cristianismo.
“Nesta previsão disse da ressurreição: que a sua alma não foi deixada no Hades, nem sua carne viu corrupção." (Atos 2:31. Veja também Atos 4:2; 1 Cor. 15:1-20).

DOS JUSTOS: A Ressurreição do justo é promessa de Deus através dos patriarca, profetas, do Senhor e dos apóstolos como a culminação da carreira cristã.

"E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna. e outros para a vergonha e desprezo eterno ". (Daniel 12:02). "Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. "( Apoc. 20:5,6).

DOS INJUSTO: Deus fará ressurreição dos justos, para traze - los a juízo perante o trono branco. "Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.’ (At 17:31).

"Não vós maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz" (João 5:28).

"E vi um grande trono branco. e o que estava assentado sobre ele de cuja presença fugiu a terra e o céu e não se achou lugar para eles. E aquele não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." (Ap 20:11, l5).

19 O ARREBATAMENTO DA IGREJA

Cremos que se aproxima o dia em que o nosso Senhor aparecerá quando então, os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados para encontrarmos com o nosso Senhor nos ares.

"Não quero, porem irmãos que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não tem esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós os que ficarmos vivos para a ,vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares e assim estaremos sempre com o Senhor. “( 1 Tess.4:13-17;

"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará. e os mortos ressuscitarão incorruptíveis,. e nós seremos transformados. Porque convêm que isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. " ( 1 Cor. 15:51-54).

"Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador. o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também assim todas as coisas. "(Filipenses 3:20.21 ).

O arrebatamento da Igreja ocorrera antes da Grande Tribulação.
"Vai pois, povo meu, entra nos teus quartos e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até a ira. Porque eis que o Senhor sairá do seu lugar, para castigar os moradores da terra, por causa da sua iniqüidade, e a terra descobrirá o seu sangue e não encobrirá mais aqueles que foram mortos." ( Isaías 26:20-21).

"Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira." (Romanos 5:9).

"E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura. " (I Ts 1:10).

"Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na ferra. “(Ap 3: 10).

20 A GRANDE TRIBULAÇÃO

Após o arrebatamento da Igreja, seguir-se-á aqui na terra um período de terrível tribulação. É a ira de Deus contra este mundo pecador e nesse tempo Deus se voltará para levantar a Israel.

"E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe. que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angustia, qual nunca ouve desde que ouve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro" (Daniel 12: 1).

"Porque haverá então grande aflição como nunca houve desde o principio do mundo até agora, nem tão pouco há de haver. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias" (Mateus 24:21-22).

"E a vós, que sais atribulados, descanso conosco, quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder, como lavareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a Glória do seu Poder." (lI Tess. 1: 7-9).

"E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os Ímpios, por todas as sua obras de impiedade, que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra Ele" (Judas 14-15).

Cremos que a Igreja não passará pela grande tribulação, pois a Bíblia ensina e exorta que devemos esperar ao Senhor Jesus dos céus, e não a grande tribulação. (João14:3; I Ts 1:10; 4:13-18; II Ts 2:6, 7)

21 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

O Senhor Jesus Cristo mesmo claramente explicou que voltaria outra vez pessoalmente como partiu, e foi pregado e ensinado na Igreja primitiva pelos Apóstolos.

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com Poder e grande Glória" (Mateus 24:30); "E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: varões Galileu, pôr que estais olhando para o céu? Esse Jesus que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. "( Atos 1.10-11). "E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda" (ll Tess. 2:8). "Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém. ”(Apoc. 1 :7)

22 O MILÊNIO

O milênio é o período da restauração de todas as coisas de que falaram os profetas e os Apóstolos. "Visão que teve Isaias, filho de Amos a respeito de Judá e de Jerusalém: e acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes e se exaltará por cima dos outeiros: e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos, e dirão: vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas sua veredas...";

"... porque de Sião sairá a Lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor. E ele exercerá o seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; não levantará espada nação contra nação nem aprenderão mais a guerrear" (ls 2:1-4; Veja também Isaías 11:10: Atos 3:20-22 e Rom. 8:19-22).

Compreendemos que as Escrituras ensinam a restauração de todas as coisas, porém, não achamos, onde se fale que o diabo, seus anjos e todos os pecadores tenham parte desta restauração.

"E o diabo, que os enganava foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre “(Ap 20: 10).

23 O JUÍZO FINAL

No juízo final comparecerão todos os homens que morreram sem Cristo e os que estejam sobre aterra naquele tempo. Este juízo será feito ao final do milênio que também se conhece com o título de Juízo do Trono Branco. A Igreja não será julgada senão que ela mesma intervirá no juízo que Deus tem preparado. "Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois por ventura indignos de julgar as coisas mínimas? Não sabeis vós que havemos de Julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?" (1 Co 6:2-3).

"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, pôr Jesus Cristo segundo o meu Evangelho" (Rm 2: 16).

24 O CORPO MINISTERIAL

O ministério é um chamado de Deus, e o Espírito Santo dará a cada Ministro faculdades de servir à Igreja com os diferentes dons, com o fim de edificar o corpo de Cristo."E ele mesmo deu uns para Apóstolos, e a outros para Profetas, e a outros para Evangelistas, e a outros para Pastores e Doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" (Efésios 4:11.12; veja também Rom. 12:6-8; I Cor. 12:5-11).

Ainda que o chamado ao ministério é de origem divino, a Palavra de Deus contém muitos ensinos sobre os requisitos que deve preencher o candidato a servir no ministério e que os anciãos da Igreja determinarão este chamado. (I Tim. 3: 1-10), ou seja que, o candidato ao ministério primeiro deve ser aprovado, e depois, se passar nessa prova, que sirva à Igreja. (ITm.2:15; 4:14; 5: 17).

25 O CASAMENTO

O casamento é um estado santo instituído desde o principio por Deus e deve ser respeitado por todos. (Gn 2:21-24; Mateus 19:1-5 e Hebreus 13:4).


Cremos que o casamento é uma união que deve permanecer enquanto ambos os conjugues viverem. Ao morrer um deles o outro ficará livre para se casar com quem quiser e não peca, com tanto que seja no Senhor. (Rom. 7:1-3; I Cor. 7:39).
Os contraentes deverão apresentar ao Pastor e à Igreja o contrato de casamento já celebrado perante as autoridades Civis.


26 PLANO FINANCEIRO DE DEUS

Cremos que o dízimo é o plano financeiro de Deus para o sustento do seu trabalho desde os dias de Abraão. O dízimo foi introduzido pela Fé no tempo de Abraão; a Lei de Moisés confimou-o e Israel sempre o pratico quando estava bem com Deus; Jesus endossou esta prática (Mateus 23:23) ; e o Apostolo Paulo ensinou que separássemos uma quantia de acordo com o que Deus nos concedesse. Não roubemos de Deus a sua porção, os dízimos e as ofertas. (Hebreus 7:2-10; Malaquias. 3:10)

27 SOCIEDADE SECRETAS

De acordo com a Palavra de Deus, cremos firmemente e sustentamos que o povo de Deus não deve se relacionar com sociedades secretas ou mesmo com qualquer sociedade, organização ou grupo onde haja comunhão com descrentes sob juramento. (Tiago 4:4; 11 Cor. 6:14-18).

Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis , sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza: cresceis na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“E que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém ”(TM.6:14-17).
A Ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário