terça-feira, 22 de junho de 2010

QUAL É O NOME DE DEUS

O NOME DE DEUS É

SENHOR JESUS CRISTO


"No princípio era o Verbo, o Verbo esta com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez." João 1:1-3

Principais ensinamentos:

• Jesus é Deus, sempre foi Deus, sempre existiu. João 17:5, Col.1:16-17.

• Verbo = PALAVRA. A palavra se fez carne e habitou entre os homens

• Aquilo que era só um conceito, uma idéia, se materializou , tomou a forma humana.

É possível compreender Deus?

Uma das idéias que prevalecem entre os crentes é a de que ninguém pode conhecer ou compreender Deus. Dizem-nos freqüentemente que Deus é incompreensível, que Ele habita no lugar Santo e Alto, inatingível pela Sua criatura, e o que é impossível ao homem finito entender o Deus infinito. A VERDADE É EXATAMENTE O CONTRÁRIO! Em Jesus Cristo, Deus se fez um de nós, baixou ao nosso nível, tocou a nossa humanidade, carregou as nossas enfermidades, e lavou todas as manchas do nosso pecado.

A Bíblia foi escrita com o propósito específico de dar a cada crente uma completa revelação e compreensão do Deus que ama. "Para O CONHECER " e o propósito da sua verdade. Aproveite-se, portanto, da parte infinita da sua natureza, para compreender a natureza e o ser de um Deus infinito. Fp 3:10; Oséas 6:3

Obs. O principal objetivo de Jesus além da Sua obra redentora, foi revelar Deus aos homens, isto é, o caráter de Deus ( quem vê a mim vê o Pai ) João 14:9. Unidade composta Simples perfeita. No casamento temos uma unidade composta imperfeita. Gn.3:24; Ef.5:31.

Que mistério referente a Deus é revelado pela bíblia?

A Bíblia nos revela o mistério de que da a formação do único Deus verdadeiro participam o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que estes TRÊS são UM. ( Mt 3:16,17; I Tm 3:16; Cl 1:26 ).

Qual o significado da palavra "trindade"?

A palavra "trindade" não se encontra na bíblia, é uma palavra teológica criada por Tertuliano um cristão estudioso da bíblia, e usada pelos cristãos de lá para cá. Creio eu que com boa intenção de defender a fé cristã de sua época contra os grupo gnosticos que negavam a divindade do Senhor Jesus Cristo. Esta foi a palavra encontrada por ele para explicar e descrever a forma tríplice de Deus operar, ou seja os ofícios e manifestação da Divindade. Ele desejou expressar na palavra Trindade " a união de Três em Um, que vem do Deus Trino, e pode ser aplicada tanto a Deus como ao homem, pois ambos são "triúnos" em um ser. Deus , como o Pai, filho e Espírito Santo; o homem , como espírito, alma e corpo. UM FOI FEITO À IMAGEM E SEMELHANÇA DO OUTRO.

Deus pai, Deus filho, Deus Espírito Santo. Três Deuses ?

Não, um só, mas são distintos em operações, ofícios, manifestações e funções visando o mesmo propósito.

João 8: 38 "Eu falo do que vi junto de meu Pai; e vós fazeis o que também ouvistes de vosso pai."

João 17: 21 " ... para que todos sejam um, como tu, ó pai, o és em mim, e eu em ti"

A bíblia nos revela o mistério da formação do único Deus verdadeiro participam o pai, o filho e o Espírito Santo, e que estes TRÊS são UM. Mt 3:16,17 ; I Tm 3:16 ; Col 1:26

Alguns pensamentos importantes acerca da "plenitude da divindade"

A Divindade é TRÊS em operação, manifestação ou ofício de um único Deus. Portanto definitivamente UM em propósito, poder e essência. A divindade têm atributos, ofícios e manifestação distintos QUE NUNCA MUDA.

• Pai: Criador, Controlador, Planejador e grande Arquiteto do universo. Habita em Glória e Luz que são fisicamente inatingíveis, e existe como o Absoluto, o Auto-existente, o inatingível, a grande Causa não causada de todas as coisas. Durante + 2.000 anos, de Adão até Abraão a Personalidade do Pai domina a cena das operações redentoras.

• Filho: A PALAVRA eterna encarnada; a manifestação da divindade à humanidade em carne e ossos. A sua personalidade é observada tipicamente na dispensação sacrificial de SANGUE, de Abraão até a Cruz, durante + 2.000 anos. Revelado como cordeiro para tirar o pecado, e como um Leão para subjugar todas as coisas.

• Espírito Santo: ( Jô.4:24) A inspiração, o Poder Vivificador da Igreja. A Presença invisível de Deus que age como Mestre, Guia e confortador. É o poder de Deus que unge, é a INFUÊNCIA que Santifica. O Revelador das "coisas de Cristo". Ele é revelado nesta presente Época da Igreja, de 2.000 anos.

Credo apostólico: Creio em Deus Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra; E em Jesus Cristo Unigênito do Pai, que a si mesmo esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo humilhou, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Poncio Pilatos; tornando-se obediente ate à morte; foi crucificado, morto e sepultado; ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos, subiu ao céu e está a dextra(poder) de Deus, todo poderoso, de onde há de vir, para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; que é o Espírito consolador no crente, que é membro do místico corpo de Cristo formando a santa igreja da qual Ele é o cabeça; E que a comprou com seu próprio sangue At.20:28. Creio na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

"É possível compreender o mistério da divindade?"

Mistério = Algo que não pode ser explicado, isto é, algo além da compreensão humana. Só podemos entender através da inspiração do Espírito Santo ( I Cor 2:6-14)

1) Há três Deuses, ou um Deus?

R : Há apenas UM Deus, cuja manifestações e Ofícios são tríplice ( II Cor 13:13; Mt 28:19; I Cor 12: 4,5,6; I Tm 2:5 ).

2) A grande confissão de Israel enfatiza a unidade de Deus:

" Ouve , Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" ( Dt 6:4)

3) O que se entende por unidade de Deus?

R : A unidade de Deus é numérica significando, que Deus é um e refere-se à Sua natureza, que é UNA.(Monoteísta)

( Jo 10:30 Eu e pai somos um; Jo 1:1; Col 2:9; Ef 1: 2,3 ).

4) Há referências bíblicas que provam que Deus é uma unidade, um Deus "número um"?

R: Sim eis algumas ilustrações:

• "Elohim" a palavra hebraica mais comum para designar Deus ( como em Gen 1:1), é um substantivo PLURAL.Os hebreus pluralizavam os substantivos para expressar grandeza ou magestade

• Gênesis 1:26: "Disse Deus: FAÇAMOS"

• Gênesis 11:7 "Vinde DESÇAMOS, E CONFUNDAMOS ali a sua linguagem"

• Gênesis 3:22 "Eis que o homem se tornou como um de NÓS"

• Eclesiastes 12:1 "lembra-te dos teus CRIADORES" (tradução literal).

• Salmo 149:2 "Regozije-se Israel nos seus CRIADORES"( no hebraico, plural).

• I Tess 1:1; Ef 1:17 e 2:18; Apoc 1: 4,5; e 3:21; Mt 3:16,17.

5) Há diferença entre o que Deus é e quem é Deus?

R: Sim .

• Quando falamos do que Deus É referimo-nos à SUA NATUREZA ou aos SEUS ATRIBUTOS. Ex. Deus é: eterno, imutável, onipotente, onisciente, onipresente, santo, justo, fiel, benevolente, misericordioso, gracioso, amoroso.

• Quando procuramos saber QUEM é Deus, referimo-nos à Sua formação e seu nome pessoal.

Resumindo:

O Deus da Bíblia NÃO é:

• 1 Deus em 3 Deuses

• 1 Natureza em 3 Naturezas

• 1 Pessoa em 3 pessoas

Mas sim:

• 1 Deus com 1 Natureza em 3 Ofícios (manifestação) COMO João 15:26 ; Gal 4:6 ; Ef 2:18

NATUREZA = ESSÊNCIA = MESMA SUBSTÂNCIA.

Podemos dizer que Deus é UM com três Oficio ou manifestação: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. UNIDADE SIMPLES.

Qual é o nome de Deus?

O que significa a palavra "Deus"?

A palavra "Deus" é um título que os homens usam para descrever o Ser Supremo e Infinito. (I Cor 8:4-6)

Porque o verdadeiro Deus deve ter um nome?

O Nome de Deus estabelece a identidade de Deus e separa-o das divindades pagãs. O homem é capacitado a dirigir-se a Deus adequadamente, através do Seu Nome. (Gn 32:24-30; Ex 3:13,14.)

Os antigos hebreus criam que Deus e o seu nome eram a mesma coisa.

Isto significa que Deus e o Seu Nome eram inseparáveis; tudo que o verdadeiro Deus significava era definido pelo Seu Nome. O Seu Nome e a Sua pessoa eram uma só e a mesma coisa.

Quem foi o primeiro homem a receber a revelação do nome de Deus?

Moisés, como está registrado em Êxodo 3

Como Deus era conhecido antes da época de Moisés?

Aparentemente Ele era conhecido como "O verdadeiro Deus" ou "Deus Todo-poderoso" Ex 6:3

Qual foi o nome que Deus deu a Moisés?

A palavra hebraica é composta de quatro letras ( Yhwh , JHVH) , e por isso é chamado o "Tetragrama"( o nome de quatro letras ).

O que significa este nome hebraico de quatro letras?

O Tetragrama significa "EU SOU" - exatamente como está traduzido na Bíblia. Ex 3:14.

Quantas vezes este nome aparece na bíblia hebraica?

Este é o Nome de Deus mais freqüente nas Escrituras. Aparece 6.823 vezes no Velho Testamento Hebraico.

Os israelitas pronunciavam este nome?

Não , pois ele era considerado demais. Lv 24:16 mostra que o simples fato de se pronunciar o Nome era punível com a morte por apedrejamento.

O que o israelita usava em lugar do nome de Deus - se ele não podia pronunciar o original JHVH?

Ele usava uma palavra que o substituía; Adonai em hebraico, Kúrios ou Kírios em grego, o Senhor em português. Os antigos rabinos colocavam no original JHVH as marcas das vogais de Adonai, para lembrar ao povo que devia pronunciar Adonai em lugar do verdadeiro nome de Deus.

De onde veio a palavra "Jeová"?

A palavra "Jeová" nasceu em 1520 A.D. ; como outra maneira de se referir ao original JHVH. Os tradutores combinaram as marcas que indicavam as vogais "e", "o" e "a" (que eram colocadas sobre a JHVH para lembrar aos judeus que deviam falar Adonai) com o JHVH. Desta maneira, formou-se a palavra "Jehovah" como híbrida, e portanto inaceitável como autêntica revelação do nome de Deus. Naturalmente , "Jeová" não poderia ter sido usado por Jesus ou pela igreja primitiva, porque NEM ERA UMA PALAVRA, AINDA , NAQUELA ÉPOCA!

Você sabe por que a palavra "Senhor" aparece com todas as letras maiúsculas na tradução brasileira do velho testamento?

Onde quer que você encontrar a palavra "SENHOR" no Velho Testamento (com maiúsculas), significa que o texto original hebraico usa o Tetragrama naquele lugar.

Portanto, o velho testamento nos mostra que o nome de Deus o Pai é "Senhor"!

• Êxodo 15:3 - "O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome".

• Isaias 42:8 - "Eu sou o SENHOR, este é o meu nome".

• Jeremias 33: 2 - "Assim diz o SENHOR que faz estas coisas, o SENHOR que as forma para as estabelecer; o SENHOR é o seu nome".

• Amós 5:8; 9:6 - "O SENHOR é o seu nome".

O Deus do velho testamento revela-se através de Jesus como o grande "Eu Sou".

• João 4: 25,26 - "EU SOU, eu que falo contigo".

• João 8:23 - " EU SOU lá de cima... EU deste mundo não SOU".

• João 8:24 - " se não crerdes que EU SOU... ".

• João 8:58 - "Antes que Abraão existisse, EU SOU".

• João 13:19 - "para que creiais que EU SOU".

• João 18:5 - "Jesus lhes disse: SOU EU".

• Mt 14:27 - "Tende bom ânimo! SOU EU".

• Marcos 14:61,62 - "És tu.... Jesus respondeu : SOU EU".

Como Jesus descreveu a si próprio como o grande "Eu Sou" ?

Foi esta a prerrogativa de Divindade que levou Jesus à cruz. Ele empregou destemidamente EU SOU ( ego eimi, as enfáticas palavras gregas) para descrever a Si mesmo. ELE DECLAROU EU SOU:

• O pão da vida - Jo 6:35

• A luz do mundo - Jo 8:12

• A porta das ovelhas - Jo 10:7

• O bom pastor - Jo 10:11

• A Ressurreição e a vida - Jo 11:25

• O Caminho, a verdade, e a Vida - Jo 14:6

• A videira Verdadeira - Jo 15:1

• O Alfa e Ômega, Princípio e Fim - Ap 1:8

Deus fez Jesus Senhor e Cristo.

Atos 2:36. No Evangelho de João, Jesus se refere mais de 100 vezes a Deus como Seu pai. Em o Novo Testamento os cristãos também se referem a Deus como Pai, e NUNCA o invocam através de Seu Nome pessoal de SENHOR. A razão é óbvia ! O Pai deu o Seu Nome de Senhor a Jesus. Além disto, o Espírito Santo o ungiu, fazendo- O CRISTO também. Nós portanto, usamos o Nome do SENHOR Jesus Cristo - o nome que revela a plenitude da Divindade corporalmente - Pai, Filho, Espírito Santo. Um DEUS TRI-UNO revelado através de um NOME TRI-UNO!

Eis aqui algumas referências adicionais mostrando que Jesus foi feito Senhor:

Jo 5: 43; Lc 2:11. At 2:36; Rm 10:9; II Cor 4:5; Ef 4:5; I Cor 8:6; 12:3; Fp 2:11; Ef 3:11 ;Fp 3:8; I Cor 15:31; At 7:59,60; 9:5;17; 22:8-12; Mc 16:19. Note as saudações preferenciais de Paulo: I Cor 1:3; II Cor 1:2,3 , etc... Ele menciona Deus como Pai, e depois acrescenta de maneira significativa: "O Senhor Jesus Cristo".

BATISMO NAS ÁGUAS em nome do Pai , e do Filho, e do Espírito Santo, ´so foi praticado depois de + de 250 anos, após a morte de Cristo, mudado no concilio de Nicéia por Constantino e seus papas. Pois os apóstolos do Senhor batizavam em o nome "DO SENHOR Pai - JESUS Filho- CRISTO"Espírito Santo. At 2:38; 8:16; 10: 48; 19:5; 22:16. Isto é o maravilhoso cumprimento de Mt.28:19.

Qual o nome de Deus para os nossos dias?

 Senhor Jesus Cristo !! At.4:12; At. 16:31.

SENHOR(PAI) JESUS(FILHO) CRISTO(ESPÍRITO SANTO) . AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário