domingo, 27 de junho de 2010

DE VOLTA AS ORIGENS UMA IGREJA DE DISCÍPULOS

                                                                 Texto

"Em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos". Atos 11:26



Deus está nos levando às origens do verdadeiro Evangelho. É preciso voltar ao início de tudo, como tudo começou, resgatando a essência do mover do Espírito sobre a Igreja de Cristo. O discipulado era a base da igreja primitiva. A doutrina dos apóstolos foi ensinada através do caminho discipular - pessoa a pessoa. Todos sabiam o que era discipulado puro e simples, segundo o que Jesus ensinou. A igreja se fortalecia na Palavra e praticava os ensinamentos apreendidos com muita determinação, porque eram imprimidos no coração.

Havia uma disposição para aprender as Escrituras, e tudo sobre o Mestre Jesus. A igreja tinha sede de Deus "e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações..." Atos 2:42 O texto de Atos 11:26, acima, nos traz a realidade de uma igreja discipular, porque todo aquele que cria no Evangelho era chamado de discípulo. Hoje, todo mundo é cristão, mas nem todos são discípulos de Cristo. Será que não está na hora da igreja voltar a ser uma igreja de discipulos do Senhor Jesus? Há algumas diferenças entre ser cristão e ser discípulo. Ser cristão, no sentido usual, é frequentar uma igreja qualquer, que fala de Jesus; é ir aos cultos sem prestar contas a ninguém; é, até mesmo, ouvir uma boa palavra de um pregador qualquer; ser cristão, hoje, é ser qualquer um.

Hoje está aqui, amanhã está lá! Ser cristão é não ter compromisso com o ensino sistemático das Escrituras, mas com o ensino alternativo. Posso estudar a Bíblia, mas isto é optativo. Ser cristão é estar livre de qualquer responsabilidade; é ser dono do nosso próprio "nariz". É levar a vida de acordo com a nossa própria vontade, sem termos a consciência de que Deus quer cuidar de nós, em um Corpo que interage entre si, uns com os outros:

"Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum." Atos 2:44 Você é cristão ou discípulo? Eu quero ser discípulo, porque antes de ser cristão, devo ser discípulo.

Ser cristão é ser comum, ser discípulo é ter uma identidade com alguém. É seguir o Mestre. É viver o modelo, o padrão de excelência, e submissão à Visão do Senhor. Ser discípulo é saber quem Jesus, de fato, é. É ter referencial de conduta, fé e prática. Aleluia!

Quem você é?

Jesus aos seus discípulos perguntou, em certa ocasião: "Mas vós quem dizeis que eu sou?" Marcos 8:29.

O verdadeiro discípulo de Cristo, sabe quem Ele é.

Vamos começar uma série de estudos sobre discípulado na igreja atual, com o intuito de criar uma mentalidade discipular, sem estresse, demonstrando que é salutar vivermos em nossa comunidade exercendo um ministério de discípulos.
O QUE É SER DISCÍPULO, ENTÃO?

Entendendo a palavra "discípulo"

Vamos, primeiro, entender o significado desta palavra. A palavra "discípulo" em seu sentido original, na língua grega, quer dizer "aprendiz", o que aprende de alguém, o que segue os princípios de um mestre. No sentido bíblico, discípulo é aquele que guarda e pratica os ensinamentos que Jesus ordenou (Mateus 28:20).

Ser discípulo é ser chamado Chamado para Ele, para estar com Ele.

"Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele." Quem não quer estar perto de Jesus, não pode ser discípulo. Jesus só têm discípulos "chegados".

Somos chamados para caminhar com Ele, e aprender dele: "vinde a mim... e aprendei de mim... e encontrarei descanso..." Mateus 11:28,29. Jesus não perdeu tempo em chamar os seus 12 discípulos, o que aconteceu antes de iniciar o seu ministério. Isto nos dá uma dica para estarmos, logo no início de nossa vida com Cristo, "chamando" os discípulos para estarem conosco. Não podemos perder tempo.

b) Chamado para seguí-lo. "Vinde a mim" está ligado imediatamente à frase "segue-me". Seguir o Mestre significa prontidão para aceitar a liderança do Senhor e obedecer-lhe em tudo. Não é estar com Ele andando, apenas, no sentido físico, mas é, enquanto caminha, seguindo-o, receber os seus ensinamentos, e colocá-los em prática. Somos chamados para sermos Seus discípulos que pisam ou seguem Suas pegadas, mesmo que tenhamos de sofrer por Ele. Você já atendeu ao chamado do Mestre? Então, siga-o.

Ser discípulo é ser feito - Discípulo não nasce pronto. "Eu vos farei pescadores de homens" (Marcos 1:17), "Ide, fazei discípulos...". "Eu vos farei...". O discípulo acontece fruto de um trabalho intenso e exaustivo de seu discipulador. O fazer discípulo, demonstra a atitude daquele que se deixa conduzir num processo de discipulado, para uma marcante transformação. Deixar-se dominar por alguém, não é nada fácil. Imagine Pedro do jeito que era, sendo forjado por Jesus, durante três anos de discipulado direto, mas ao final, estava lá um homem totalmente transformado. Fazer discípulo é tornar alguém diferente daquilo que vem sendo na vida. "Vos farei pescadores de homens", implicando em que eles sabiam pescar peixes naturais, mas a partir do discipulado, estariam sendo habilitados para ganhar almas para o Reino. Aleluia!

Você está disposto a ser feito discípulo?

Quem não quer fazer discípulo, não foi feito discípulo, ainda. Quem não é discípulo, não é "chegado" do Mestre. Diga assim: "Eu me deixarei discipular em Cristo, porque quero ser como Ele". Se queremos transformar-nos, precisamos estar dispostos a vivermos coisas novas, do Senhor, em nossas vidas. "...Eis que tudo se fez novo". 2 Co 5:17

Ser discípulo é ser chamado para caminhar no sobrenatural, vivendo em novidade de vida, para Deus. É ser feito alguém parecido com Cristo, que possa seguí-lo por onde o Senhor mandar. É deixar tudo por Ele, para agradá-lo.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (2)

"Em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos". Atos 11:26
Começamos a formar em nós uma mentalidade do que é discipulado ou do que é ser discípulo. "Porque não posso ficar no "meu lugar" sem me envolver com a vida da igreja?" Claro que você pode. Se você quer ser apenas mais um cristão no mundo, pode ficar no seu lugar, esquentando, de vez em quando, um banco ou cadeira de um templo, sem ser relevante (referencial) para o Reino de Deus. Dissemos no estudo anterior que discípulo é aquele que é feito, mas, também, aquele que foi chamado, e também, que segue o Mestre. isto quer dizer que o discípulo nunca se torna obrigado a ser o que não quer ser. Ele deve ser o que o Mestre determinar para que seja. Aleluia!

Quem é discípulo tem prazer em ser o que é, mesmo que esteja em um nível de luta sacrificante. Cada vez mais se parece com Cristo. Vive o Seu Mestre em tudo. Está ouvindo o Senhor lhe chamar? Já atendeu a voz do Mestre?
POR QUÊ O DISCIPULADO?

Para crescermos no conhecimento de Deus Todo discípulo devia ter um vasto entendimento sobre o que é ser um discípulo, e, antes disto, saber quem é Deus. Como posso ser discípulo de Cristo se eu não o conheço? Mas há uma dualidade nesta questão. Só vou conhecer o Senhor se conhecer-me, mas também só me conhecerei se conhecer Deus. Uma coisa não pode ficar sem a outra. O discipulado procura descobrir-me através do que Deus tem para mim. Primeiro conheço o que meu Mestre quer que eu seja, e depois de descobrir isto, vou ser o que Ele quer que eu seja. Se sou o que Deus quer que eu seja, tenho conhecimento dEle e de mim mesmo. Entendeu? Não existe coisa melhor de nos conhecermos através do conceito que Deus tem de nós, da forma como Ele nos vê. Quando entendemos sobre o que está no coração do Pai para nós, começamos a conhecer o Senhor, e gostamos disto, deixando-nos discipular, e aí vamos crescendo no conhecimento de Deus. Não adianta conhecer sobre Deus, sem aplicarmos o que aprendemos dEle em nossa vida. Se assim procedermos, estamos apenas, tendo um conhecimento de Deus fora de nós. Um exemplo: você começa a estudar sobre o amor de Deus na Bíblia, e descobre que o amor dEle é manifesto por sua causa. Deus é o que é para compartilhar com você de todo o Seu ser. Quando entendemos isto, o discipulado se torna algo agradável, como diz em Romanos 12:1, que "a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável".

Ele quer ser conhecido para o nosso bem. A Bíblia diz que o Espírito Santo prescruta as profundezas de Deus ( "mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus."). Que tal fazer parte deste mover de discipulado, e conhecer o que Deus preparou para você? Não fuja da revelação de Deus ao seu coração pelo Espírito- isto é extinguí-lo - fazendo assim, cometemos pecado. Diga misericórdia! Repita estas palavras:

"Senhor, eu quero conhecer o que Tu tens para mim.

Podes revelar-me tudo o que queres que eu conheça.

Estou aberto ao Teu toque de mudança, através de tudo aquilo que preparaste para o meu bem. Obrigado, Pai, pelo teu cuidado."

O DISCIPULADO...

Nos leva a vivermos segundo os princípios de Deus Jesus quando aqui viveu, sempre, o fez, debaixo de princípios divinos. Como discípulos de Cristo, como vamos viver? Pela nossa própria compreensão ou por princípios, como Ele?

Quanta gente determinando o seu modo de vida, o que é certo ou errado, segundo o seu próprio conceito.

O discípulo aceita de bom grado a orientação baseada na Palavra de Deus, porque ela o faz crescer. No discipulado estamos, em todo tempo, debaixo de princípios, pelo cuidado manifesto através de nosso discipulador. Ele se preocupa com o nosso crescimento e conduta, visando a não cairmos no laço do inimigo. Quer que estejamos firmes, inabaláveis, íntegros em tudo, vivendo de forma consistente com os ensinamentos de Jesus. O discipulador, como Cristo, deseja que sejamos modelo de vida. Você é discípulo(a) maleável aos princípios de Deus que vêm através do discipulado em sua vida? É para o seu bem. Judas ao não aceitar o discipulado, teve as suas entranhas abertas, pelas suas atitudes malignas, que o levaram ao suicídio. O discípulo que não quer viver debaixo dos princípios divinos, morre espiritualmente, e alguns, até fisicamente. Misericórdia!

Muitos estão sendo rebeldes ao discipulado, achando que o são, apenas, aos seus discipuladores, mas, na realidade, é rebeldia contra os princípios de Deus, dando lugar a que espíritos de demônios se instalem em suas vidas, trazendo grandes males e sofrimentos. Mas, graças à Visão de Deus, este quadro está mudando, porque o Senhor levanta uma igreja na face da terra, que caminha debaixo de uma palavra de obediência, possibilitando que a bênção, a prosperidade e a cura, se estabeleçam em seus discípulos.

Querido(a), é possível que, em alguma ocasião, você tenha resistido o chamado para estar na reunião da célula ou para empreender um tempo de discipulado, mas quero que saiba que Deus quer cuidar de você e de sua família, e Ele usa os discípulos dispostos para estarem por perto quando precisar.

O discipulado não se resume em um ensino de alguma verdade, mas nos leva à prática, segundo os princípios de Cristo, como Ele mesmo nos orientou: "o que eu fiz, façais vós também". Jesus deu tempo para os seus discípulos, para estar com eles, ouví-los, e depois, ministrar em suas vidas. ISTO É DISCIPULADO!

Jesus disse: "Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me" (Lucas 9:23). Aqui está um princípio de Cristo que estabelece a forma de o seguirmos. Você não é obrigado a seguir a Jesus, mas se atendeu o Seu chamado, deve caminhar como Ele deseja. Jesus está chamando discípulos, não apenas "cristãos nominais".

É hora de voltar a ser discípulo conforme o desejo e padrão de Cristo. Você diz SIM? Aleluia!
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (3)

O DISCIPULADO NOS TEMPOS DOS REIS

"Então, os discípulos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu e lhe disseram: Sabes que o SENHOR, hoje, tomará o teu senhor, elevando-o por sobre a tua cabeça? Respondeu ele: Também eu o sei; calai-vos."
Por desconhecermos a Bíblia, nós achamos que os discípulos surgiram somente no Novo Testamento, mas temos citações no Velho Testamento sobre o ministério discipular junto aos profetas, e no exercício da função de um discípulo, junto a homens de Deus, de outros que ficaram no acompanhamento daqueles que o Senhor escolheu, para sucedê-los. Isto quer dizer que discipulado é coisa antiga e que tem sido preservada por toda a história do povo de Deus. Muitos nem se deram conta que desenvolviam um ministério discipular, pois, apenas praticavam os princípios do discipulado, ou seja, em estarem como aprendizes de homens escolhidos por Deus com um propósito específico para exercerem a sua obra. Vamos seguir as pegadas destes homens notáveis que resolveram estar aos pés do Senhor, sendo fiéis a Ele até a morte, trazendo exemplos extraordinários de como se vive a vida de um discípulo de Deus.

Em primeiro lugar, precisamos entender que discípulo de Deus é aquele que foi levantado na terra para cumprir a visão de Deus. Todo discípulo do Senhor é um visionário, a quem Deus lhe transmitiu uma visão.

Sem a visão não se chega a lugar nenhum, porque a visão dá direção ao propósito a ser alcançado. É tatear no escuro, sem objetivo, se fizermos algo para uma entidade, apenas sendo motivado por uma campanha ou algo assim. Acabando-se a propaganda, acaba-se também a disposição para continuar o que se propunha.

Mas, quando somos norteado por uma visão, tudo muda, porque estamos vendo além do fazer coisas por um momento. A nossa visão está muito na frente do que fazemos, ela nos leva a trabalharmos com o propósito de concretizarmos tudo aquilo que atende o objetivo final.

Qual é o objetivo final de nossa visão? É sermos semelhantes a Cristo em tudo. É chegarmos à "estatura de varão perfeito". Aleluia! O alcance desta visão é ilimitado, pois Deus quer alcançar toda a humanidade, e vê-la aos seus pés. E quem fará isto? Todo aquele que conceber a visão em seu coração e for tomado por ela, sendo um visionário daquilo que está no coração de Deus, para o mundo.

Deus, para concretizar a Sua visão no mundo, tem levantado homens em diversas épocas, que sendo seguidos por outros, fazem avançar o propósito de redenção da humanidade. O discipulado faz com que a obra de Deus não pare. O discípulo continua o trabalho que aprendeu de seu mestre, gerando outros discípulos que vão após ele, realizando com fidelidade, o mesmo ministério.

"Falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda." Êxodo 33:11 Em toda história bíblica vamos ver homens dispostos a aprenderem de seus mestres com uma dedicação extremada, ao ponto de darem suas vidas pelos seus discipuladores. Josué, o sucessor de Moisés, nos dá exemplo de um discipulado próximo e observativo. Diz o texto acima que o "moço Josué, seu servidor (auxiliar), ..., não se apartava da tenda", fazendo alusão ao discípulo de Moisés. Aqui nós vemos a reprodução de um ministério respaldado por Deus, através de Moisés, na vida de um jovem que viu características sobrenaturais em seu líder, e diz o texto que Josué não deixava a tenda onde Moisés ficava e recebia a presença de Deus. Um líder disposto a compartilhar de sua experiência com Deus a um aprendiz dedicado, levando-o à sua sucessão ("Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos; assim, os filhos de Israel lhe deram ouvidos e fizeram como o SENHOR ordenara a Moisés". Deuteronômio 34.9).

Deus deseja que cada um de nós gere discípulos que possam continuar a nossa obra. Mas, encontraremos aprendizes que estejam dispostos a ficarem à porta de nossa "tenda", para serem testemunhas oculares da glória de Deus em nossas vidas? Nós, líderes e discipuladores, temos alguma coisa que possa ser compartilhada com os nossos discípulos, que venha acrescentar em suas vidas e em seus ministérios? Em resumo, temos o que reproduzir, como Moisés, na vida dos nossos discípulos, que nos olham? Estamos forjando vencedores como Josué? A Bíblia diz que Josué foi um comandante bem sucedido em suas batalhas. Ele aprendeu com Moisés, o seu discipulador. E você?

Uma outra personagem do Velho Testamento que nos mostra a importância do discipulado, é o profeta Elizeu.

"Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou o seu manto sobre ele." 1 Reis 19:19 " Voltou Eliseu de seguir a Elias, tomou a junta de bois, e os imolou, e, com os aparelhos dos bois, cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram. Então, se dispôs, e seguiu a Elias, e o servia." 1 Reis 19:21 "Vendo-o, pois, os discípulos dos profetas que estavam defronte, em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. Vieram-lhe ao encontro e se prostraram diante dele em terra." 2 Reis 2:15 "Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu:

Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito." 2 Reis 2:9 Lições deste relacionamento discipular, enriquecem o nosso ministério, fazendo-o íntegro e abençoador:

O discípulo recebe o manto profético de seu ddiscipulador sobre ele (1 Reis 19:19) O discípulo segue e serve o seu mestre (1 Reis 19:21) O discípulo cheio do mesmo Espírito de seu discipulador (2 Reis 2:15) O discípulo almejando porção dobrada da unção do seu líder (2 Reis 2:9) Aprendamos, pois, com os discípulos dos homens de Deus da Bíblia, para hoje sermos acrescentados em nosso ministério discipular, com unção e poder de Deus.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (4)

"Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizandoos em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:19,20
Discípulo é aquele que, conhecendo Jesus, leva a Ele as pessoas necessitadas para serem supridas. O verdadeiro discípulo sabe que Seu Mestre Jesus Cristo pode mudar a vida de todos aqueles que querem receber o melhor de Deus. O discípulo é um canal de águas vivas no deserto da vida, que tem consciência que as pessoas que estão morrendo, podem viver abundamente, na presença de Jesus.

Em resumo, o discípulo de Cristo é aquele que tem o milagre que as pessoas precisam.

Jesus recebeu todo tipo de pessoa com diversas necessidades. Leprosos esperavam ansiosos para serem tocados por Ele; cegos girtavam o Seu nome com toda a força; aleijados se levantavam pelo poder de Sua palavra; homens e mulheres pecadores recebiam o perdão aos pés de Jesus; milagres e milagres aconteciam aos montes diante do Filho de Deus. Será que foi para isto, somente, que Cristo veio? Não creio que Ele veio ao mundo e esteve no meio da multidão, para demonstração de poder.

Em João 17:4, Jesus diz: "Eu te glorifiquei na terra, completando(consumando) a obra que me deste para fazer".

Ele aqui está orando ao Pai, falando da obra junto aos seus discípulos. Deus lhe havia confiado homens para cuidar.

Aleluia! Esta era a obra que Jesus estava consumando: forjar discípulos com o Seu caráter. Ele tocou milhares de pessoas, mas treinou doze. Esta era a obra que o Pai havia lhe confiado. Ele se entregou na cruz pelo mundo, mas durante três anos e meio, se dedicou totalmente a doze homens. Isto é discipulado. Você pode tocar e curar multidões, mas Deus o chamou para cuidar e discipular pessoas, forjando nelas o caráter de Seu Mestre. Você tem feito isto? Se não tem discipulado pessoas como Jesus, não tem glorificado o Pai.

Diga: misericórdia!

Revelações novas o Senhor nos traz no texto que conhecemos muito bem, no capítulo 28 de Mateus: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinandoos a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século."

QUANDO TUDO COMEÇA...

"Ide, portanto..."

O versículo 18 nos mostra que o momento do envio, aconteceu quando Jesus teve plena consciência de Sua autoridade sobre todas as coisas: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra". Os discípulos estariam debaixo de uma autoridade incontestável, para terem sucesso em sua jornada de conquista. Se Jesus declarou a Sua autoridade, era porque havia necessidade dela para que os discípulos pudessem crer na força da comissão. Esta autoridade os impulsionaria à obediência irrestrita. Não teriam, mais, dúvidas a respeito de quem eram: discípulos cheios da autoridade do Cristo ressurreto. Aleluia!

"Ide, portanto..." implica em prontidão, convicção do chamado, certeza de que a obra de Cristo precisava continuar. A mesma obra que Cristo consumou na vida de seus discípulos. Você tem esta prontidão? Não uma prontidão que o qualifica como pronto para a obra, mas a convicção do seu chamado para ir debaixo de uma missão do Mestre. O preparo virá na caminhada rumo ao discipulado.

Deus o chamou para cuidar de pessoas, e enquanto você se dedica a elas, Ele vai suprindo todas as suas necessidades.

Você se dispõe?

"Fazei discípulos... batizando-os..."

Falamos que a obra que Deus confiou a Jesus para fazer no mundo, era discipular homens-fazer discípulos. O texto de João 17 nos ensina como fazer discípulos:

Manifestar o Nome de Deus aos que Ele nos deu – "Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo"- tornar conhecido o Nome do Pai, ou seja, o Seu caráter, o Seu coração, o Seu amor.

O nome de Deus traz em si, os atributos do Seu caráter. Conhecer o nome de Deus, é o mesmo que conhecer o próprio Deus. Para isto o Senhor nos chamou, para levarmos a todos o conhecimento de Deus. Esta é a primeira tarefa daquele que ganhou alguém. Fazer Deus conhecido de seu novo discípulo.

b) Levar o discípulo a guardar a Palavra de Deus – ", e eles têm guardado a tua palavra... porque eu lhes tenho transmitido as palavras que me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste." Como o discípulo é levado a guardar a Palavra?

• Transmitindo a Palavra; • Levando-o a aceitar a Palavra de Deus; • Levando-o a conhecer e crer em Jesus como o Filho encarnado de Deus.

No tocante a Palavra, o texto de Mateus 28 nos leva a ensinar ao discípulo "a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado". Da mesma forma que Jesus ensinou os seus discípulos durante um período de três anos, nós, os chamados da nossa geração para fazermos discípulos, devemos atender a ordem de Cristo, levando o nosso discípulo a ser "ordenado" pelo que o Senhor ensinou.

c) Batizar o novo discípulo – "batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" – Será que isto é importante? Alguns podem perguntar. Vocês acham que Cristo diria algo sem importância, em sua última palavra, antes de subir para o Pai? Ele não perderia tempo. Por que batizar o novo na fé é importante para o seu discipulado? O batismo é um ato profético que fala de realidades do nosso interior. É uma identificação com o novo Senhor de nossas vidas. É quando damos o grito de liberdade diante de todos, nos mundos visível e invisível, dizendo de quem somos agora. Todo cristão que segue Cristo, precisa receber esta unção que vem através do batismo em águas. Você já é batizado?

Se não, corra para as águas, e professe publicamente que Jesus é o Senhor de sua vida.

Quando gastamos tempo individualmente com o novo discípulo, como Jesus fez com os seus, com o fim de edificar a vida desta pessoa, estudando a Palavra, orando, mantendo comunhão e treinando-o, algumas coisas acontecem com a sua vida também.

Por isto, Deus lhe concederá paciência, amor e perseverança para compartilhar da sua experiência com Jesus. Bem vindo à vida do discipulado, que edifica a igreja de Cristo.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (5)

"Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos..." Lucas 6.12,13

"Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar..." Marcos 3.13,14
O discipulado não acontece por acaso ou por coincidência. Ninguém entra na jornada do discipulado por acidente. É coisa de Deus. É por isso que muita gente resiste o ministério discipular, porque tem como propósito tornar pessoas parecidas com Cristo. O diabo não quer que você tenha o coração do Filho de Deus. O inimigo quer que você tenha as características do mundo secular e pecaminoso.

Jesus nos ensina, com o seu exemplo, como podemos separar discípulos para serem discipulados. Não é uma obrigação, é uma comoção, porque vem do coração de alguém que deseja cuidar dos filhos de Deus e curá-los, fazendo-os frutíferos no Reino dos céus. Aquele que discipula uma pessoa, é alguém que foi discipulado ou está no processo. Verdadeiros discípulos, fazem outros discípulos verdadeiros. Você é discípulo?

Vamos aprender com Jesus como levantar discípulos, e para quê?

Discípulos são resultado de oração "Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus."

Implica em busca e compromisso diante do Pai.

Jesus derramou o Seu coração ali no monte, antes de chamar e escolher os seus discípulos. Não começa com trabalho, mas com um coração rendido, em amor pelas vidas, diante de Deus. Muitos, ainda, não conquistaram os seus discípulos porque não querem subir ao monte da dependência do Senhor, abrindo ali a sua alma, pedindo filhos legítimos, que sejam cuidados com dedicação. Você precisa subir à presença do Pai, em oração, para depois descer aos que precisam ser alcançados e resgatados do fundo do poço. Sem oração não acontece o chamado verdadeiro. Discípulos que não são feitos pela oração e súplica, não ficam muito tempo no Reino. Vai custar a você noites de sono, lágrimas, gemidos de dor, porque para gerar filhos não acontece sem dor e esforço diante de Deus.

Enquanto este sentimento não se instalar em seu coração, você nunca valorizará os seus "filhos" na fé. Quanto mais dor, mais amor por aqueles que você vai resgatar.

Ore, ore e ore, até que veja os céus abertos sobre sua vida, e receba a visão das multidões de discípulos que Deus vai lhe dar. Se os seus discípulos não vieram pela oração, eles não foram, ainda, selados no mundo espiritual, como verdadeiros discípulos. Mais dias menos dias eles podem ir embora. Comece a orar agora, e conquiste-os, pela oração, diante de Deus, para que no mundo visível eles sejam confirmados. Aleluia!

Discípulos são chamados De onde vem o chamado para os nossos discípulos?

Vem dos céus. O apelo aos corações não é coisa de homens, mas de Deus, porque Ele "não quer que ninguém se perca".

Não é fazendo, apenas, contatos, convites, mas trazendo a convicção de que o sobrenatural de Deus está sendo desatado sobre aqueles que estamos chamando. Quem converte o coração é o Espírito Santo, e isto é obra exclusiva dele, que "convence o homem do pecado, da justiça e do juízo...". o caminho do chamado começa no monte da oração. Quando você chama alguém para a conversão, depois que orou incessantemente, o coração não resiste o chamado, aceitando-o com lágrimas e quebrantamento.

Aleluia!

Chamou para estar com Ele... chamou a si...

chamou para junto dele... Que força tem este chamado! Não é para ficar em um auditório ou sala, mas é para estar perto, junto, próximo. Discipulado é proximidade, relacionamento íntimo, comprometimento. Aí está a razão de muitos que fogem da visão do discipulado, porque não querem se aproximar das pessoas, e ter um relacionamento estreito com elas. É olho no olho, na sinceridade de um tratamento abrangente e marcante. Nada de superficialidade, mas de um compromisso com vidas, levando-as ao amadurecimento e cura do Senhor.

Discipulos são escolhidos, designados ", chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles... Então, designou doze para estarem com ele..."

Você chama muitos, mas escolhe doze. "Chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles..." Você terá muitos discípulos de diversas gerações, mas há aqueles que serão chegados e próximos. Assim foi com Jesus. Este é o segredo do discipulado. Discipulos que, além de andarem com você, são escolhidos para ficarem com você, ouvirem a sua palavra, orientação, e aconselhamento. Somente doze, porque doze é possível discipular. Concentre-se em seus doze, ensinando-os "a guardar todas as coisas que o Senhor ordenou", e você terá uma multidão de discípulos comprometidos, porque os seus "chegados" serão "chegados" de outros, e assim, a multiplicação discipular acontecerá de forma sobrenatural. Aleluia!

Discípulos são chamados e escolhidos para um propósito "...e para os enviar a pregar..."

Jesus chamou os seus discípulos, e os escolheu, para pregar o evangelho do reino. O ministério discipular tem um propósito específico: fazer discípulos para que eles façam outros discípulos, pregando a mensagem de salvação.

Não levantamos discípulos para que eles fiquem ociosos, conosco, mas os preparamos para a grande colheita, para apresentarem, mês a mês, o fruto fiel. Aleluia! Discípulos são resgatadores de vidas para Deus. Este é o propósito do ministério de Cristo. Quando um discípulo não entende isto, é porque não entendeu a visão de Deus, e vai ser uma pedra no caminho de seu discipulador. Vai segurar a frutificação, pois não está impregnado da unção de conquista de almas.

Não atendeu o chamado, e muito menos aceitou a escolha.

É a hora da mudança de atitude na igreja de Jesus.

Precisamos voltar aonde tudo começou, quando a igreja caminhava dentro do propósito do Mestre. Discípulos amados, pode ser sacrificial o ministério que discipula pessoas, tornando-as discípulos de Jesus, mas a recompensa é sobrenatural: A COROA DA VIDA.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (6)

DISCIPULADO: A MORTE DO EU

Jesus, mesmo ministrando entre nós, curando os enfermos, libertando os opressos de satanás, concentrou-se no fazer discípulos – pessoas que o seguissem e aprendessem dele. O discipulado é algo que está no coração do nosso Mestre, pois com ele, Jesus levará aqueles que chamar, ao crescimento na semelhança de Sua imagem, para reproduzirem o mesmo em outras pessoas.

O discipulado não é uma opção para o cristão, mas uma ordem, cabendo-nos obedecermos.

􀀹 Estamos dispostos a pagar o preço?

􀀹 Qual é o valor que damos ao desejo de Cristo para a Sua igreja?

􀀹 Podemos dizer que Jesus é o Senhor de nossas vidas, sem atendermos o que Ele quer de nós?

DISCIPULADO CRISTÃO é o relacionamento do discipulador com o discípulo a ser forjado, baseado no modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o discipulador reproduz em seu discípulo a plenitude da vida e o caráter que tem em Cristo, para que ele reproduza, por sua vez, em outros.

Esquentando o Assunto (não existem respostas certas ou erradas) Você acha que Jesus é um bom modelo de vida para nós?

Será que vale a pena seguir as orientações de Cristo para termos uma vida melhor?

Pergunte uns aos outros: Você já é um discípulo de Cristo?

ESTUDO

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto." João 12.24 O Senhor Jesus, por diversas vezes, na Bíblia, comparou a vida com Deus, em seu começo, jornada para seguí-lo, e o relacionamento com Ele, ao processo de desenvolvimento de uma planta. Por quê?

Creio que nós entendemos o que acontece com uma semente, que encoberta pelo solo, se torna uma planta, e depois, através dela, aparece o fruto. Jesus estava pensando no resultado, que para chegar a ele, precisa se sujeitar ao processo todo, para ao final, chegar ao resultado esperado, que é o fruto. Não se pode passar por cima de nenhuma etapa. Todas as etapas são necessárias para que o fruto aconteça.

Assim, também, acontece com aquele que nasce de novo para a vida com Deus, precisa passar por todas as etapas, e ao final chegar ao ponto de frutificar, ao seu tempo.

O discipulado começa quando a semente da palavra é lançada no coração da pessoa, esta semente precisa ser cuidada neste novo terreno, para que fique ali, e se sujeite a todo o processo necessário para que ela germine e venha a brotar para a vida. Em que etapa deste processo você está? Já recebeu a semente? Já brotou? É planta formada? Já está dando frutos? Estes frutos já deram suas sementes a outros terrenos?

Cristo nos chama para o discipulado através da morte do eu (morte de si mesmo) Ninguém vai entender e aceitar o caminho do discipulado se não morrer para si mesmo. "Se o grão de trigo não morrer", diz o texto. Jesus não tem seguidores que não morreram. "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; quem perder a vida por minha causa, esse a salvará" (Lucas 9.23). Isto requer uma entrega absoluta a Jesus. Ele nunca implorou para que alguém o seguisse. Ele esperava, sempre, obediência imediata: pegar ou largar. Não aceitava desculpas daqueles que queriam seguí-lo, e que adiavam o momento. Você já morreu para suas coisas? Não tem negociação. Jesus só tem discipulos que morreram para si mesmos. O verdadeiro discípulo segue seu Mestre, até mesmo indo à cruz, como Ele. É autorenúncia.

Renúncia de sua vontade, para aceitar a vontade absoluta de Cristo. Paulo escreve: "Estou crucificado com Cristo (estou morto para mim mesmo); logo, não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim" (Gálatas 2.19).

Você está pronto para morrer?

Cristo nos chama para o discipulado, para reproduzir Cristo derramou-se em seus discípulos, para que eles, por sua vez, reproduzissem a plenitude da vida de Cristo que eles encontraram nele, em outros.

Um discípulo pronto, maduro, deve ensinar a outros, como viver uma vida que agrade ao Senhor, em tudo. Por isto temos a ordem de "fazer discípulos"

– reproduzir Jesus, através de nós, nos outros. Você está fazendo isto? Alguém já se parece com Cristo, através de você, com seu reflexo?

Jesus agiu com sabedoria divina, ao nos ensinar sobre discipulado, começando com algo pequeno, como uma semente, um grão, mas para crescer rapidamente. É você este grão? Ele precisa morrer.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (7)

DISCIPULADO: REPRODUÇÃO

Deus poderia escolher qualquer estratégia para multiplicar seu reino na terra. Poderia mandar anjos, fazer árvores pregarem, por ser Ele soberano e capaz de todas as coisas. Mas, não foi assim que fez o reino avançar. Durante toda a história da igreja, Deus usou pessoas para multiplicar a sua igreja de forma surpreendente. Por quê? Porque seu filho veio ao mundo como homem, um ser humano. Só um ser humano reproduz outro ser humano. Só o ser humano tem o espírito (ruach) de Deus. Só o ser humano salvo e convertido, é habitação do Espírito Santo. A pessoa só pode nascer de novo pelo Espírito de Deus. Nascendo de novo, se torna um filho de Deus que precisará de cuidados, até se tornar um adulto na fé. Precisará deixar de ser criança espiritual, por isso, alguém deverá cuidar deste bebê, até que chegue à "estatura de varão perfeito". Sabendo Deus que todo aquele que nasce de novo, para uma nova vida com Ele, precisa crescer, manifestou o meio pelo qual esta criança será cuidada até seu crescimento, sem ficar raquítica ou morrer. É O DISCIPULADO! Este é o método de Deus para reproduzir a Sua igreja na face da terra.
Esquentando o Assunto

(não existem respostas certas ou erradas)

Se você tivesse um filho, o que faria para que ele pudesse crescer saudável?

A vida se resume em alguém nascer na face da terra?

Você acha que uma criança poderia sobreviver e crescer sem os devidos cuidados de seus pais ou de algum adulto?
ESTUDO

"Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda" João 15.16

Reproduzir discípulos é cuidar dos filhos de Deus

Falávamos no estudo passado, sobre o processo da frutificação, a partir de uma pequena semente. Exige todo um cuidado para que a semente não se perca, e não somente isto, e venha a crescer e frutificar. Por isto nós dissemos anteriormente, que o discípulo precisa morrer para ser discípulo. Porque não é fácil cuidar de pessoas, e se nós não deixarmos nossa vida de lado, nunca vamos nos concentrar nos outros. Tenho descoberto que, reproduzir Cristo nos outros, é me reproduzir neles. Por quê? Porque se Cristo vive em mim, é porque morri para mim mesmo (um morto não se preocupa com seus próprios direitos), e o que é reproduzido de mim, não sou eu, mas Cristo em mim. Aleluia! Quer saber de uma coisa? Quando você cuida dos filhos de Deus, discipulando-os, cuida de si mesmo. Percebeu agora? As pessoas olham para você como um espelho que reflete a imagem de Cristo. Vêem Jesus em sua vida, e sabem que estão recebendo o Senhor através de você. Que coisa tremenda é o discipulado! Quando você entender desta forma, vai ser discípulo, e vai fazer discípulos para o Mestre. Alguns dizem: "eu nem consigo cuidar de mim mesmo, como vou cuidar de outro?". Você tem razão.

Não conseguimos cuidar de nós mesmos. Quem cuida de nós é o Senhor Jesus, e quando cuidamos dos outros, quem cuida, não somos nós, mas Cristo através de nós.

Aleluia! "Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos", disse Jesus.

Pense nesta ilustração:

Supõe que eu tenha um filho de três meses de idade, e eu resolvesse viajar para o exterior com a minha esposa, então colocasse o Junior numa cadeira para bebê, e conversasse com ele.

Diria a ele que estávamos precisando viajar e que ficaríamos fora por um mês, sem ele. Mas que não tinha nada a temer, pois ele já tinha observado como fazíamos as coisas na casa, e por isto, já deve saber cuidar de si mesmo sozinho. "Se você se esquecer de alguma coisa, deixamos uma lista com detalhes, de instruções, para você seguir: como preparar a mamadeira, como trocar fraldas, como alimentar-se sem engasgar, como arrotar depois da mamada. Deixaremos também, o telefone de onde vamos estar, se precisar de alguma coisa extra, é só ligar. Não se preocupe com nada que você vai sobreviver".

Você acha que aconteceria o quê? Nós seríamos presos por abandono de bebê. Um bebê não pode cuidar de si mesmo, precisa de cuidados paternos, até poder assumir as suas responsabilidades sozinho.

O discipulado implica em paternidade responsável. O nosso filho na fé, que é filho gerado para Deus, precisa de cuidados especiais. Aquele que cuida do recém-nascido na vida cristã, é pai espiritual, e tem responsabilidade perante Deus por este filho. Paulo tinha este sentimento para com aqueles que ele levava ao evangelho: "...pois eu pelo evangelho vos gerei em Cristo" (1 Coríntios 4.15). Ele chamou os Gálatas de "meus filhos" (Gálatas 4.19) e a Timóteo "verdadeiro filho na fé" (1 Timóteo1.2); de Onésimo, disse: "meu filho que gerei entre algemas" (Filemon 10).

Reproduzir discípulos exige cuidar dos filhos de Deus, até que se tornem amadurecidos e prontos para gerar outros.

Jesus nos ensinou como fazer discípulos, mas também, como cuidar deles até o fim. Jesus é o Mestre fazedor de discípulos, e ele não aceita mediocridade no discipulado, porque todo crente leva o Seu nome.

Discipulo nasceu para reproduzir. Ele é um reprodutor. Ele tem sangue de reprodutor. Ele tem o sangue de Jesus Cristo, o "Fazedor de discípulos".

Aleluia!

Quem não reproduz discípulos, nega o Seu Pai, sua filiação, porque o Pai tem filhos para gerarem uma grande descendência.

Jesus resumiu as respostas de cada um, a apenas duas. Se a resposta for a desobediência, a pessoa que responde morre (Mateus 12.30). Se responde com obediência, torna-se discípulo, morrendo para si mesmo, e reproduz. Cristo será o Senhor absoluto de sua vida.


VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (8)

DISCIPULADO: REPRODUÇÃO (2)

No estudo anterior (discipulado:reprodução), enfatizamos a questão do cuidado ao discípulo que queremos forjar, reproduzindo nele o caráter de Cristo. Levando-se em conta que cada discípulo é filho de Deus, gerado pelo Espírito do Pai, merecendo toda a atenção de nossa parte, pois pesa sobre nós a responsabilidade de apresentá-lo aprovado diante de Deus, devemos assumir a nossa responsabilidade de pai.

Discipular é reproduzir discípulos iguais ao seu mestre. Eu disse "reproduzir" e não produzir.

Reproduzo o que em mim foi produzido. Produzir é dar existência, gerar, criar. Reproduzir é tornar a produzir, tornar a apresentar. Só reproduzimos nos outros o que nos foi produzido, criado, gerado em nós. Cristo foi gerado em você? Se sim, então, você tem o que reproduzir na vida dos seus filhos na fé. Aleluia!

Reproduzir Cristo nos outros é ensiná-los a praticar tudo o que o Mestre ensinou. É levá-los a aprender com Ele e ser como Ele. ISTO É DISCIPULADO. Líder, discípulo, você tem feito assim? Tem investido em pessoas e reproduzido nelas o caráter de Cristo?

ESQUENTANDO O ASSUNTO

(não existem respostas certas ou erradas)

Você acha que uma pessoa é um fim em si mesma ou precisa passar pelo processo de crescimento em todas as áreas, com o cuidado dos outros?

Qual é o seu modelo, exemplo de vida, que do qual você tira lições para aplicá-la em seu cotidiano?

Você gostaria de filhos que crescem fisicamente, e não crescem inlectualmente?
ESTUDO

"E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros". 2 Timóteo 2.2

Reproduzir discípulos é cuidar dos filhos de Deus, e, Reproduzir discípulos é gerar filhos de qualidade (legítimos) para o Senhor

Quando a minha preocupação para evangelizar se resume em levar a pessoa a Cristo, e nada mais, estou gerando crianças espirituais, que serão crentes fracos e superficiais.

O que estou falando é que posso ter boa vontade e disposição para evangelizar multidões de pessoas e levá-las a Cristo, mas não me dispor para cuidar delas. É quase certo que elas se perderão, pois não aguentarão viverem, muito tempo, como crianças espirituais. O discipulado gera a qualidade e maturidade necessárias, para que elas sejam fortes e inabaláveis na fé. Elas serão reprodutoras de outros discípulos de igual qualidade, porque eles terão estrutura para gerarem gerações inteiras de filhos legítimos do Senhor.

O texto de 2 Timóteo 2.2, nos dá uma idéia da continuidade das gerações discipulares, quando o devido acompanhamento e cuidado acontecem, no fazer discípulos. Paulo, é a primeira geração, que instrui e discipula o seu filho espiritual Timóteo (segunda geração), levando-o a ensinar o que aprendeu a "homens fiéis" (terceira geração), que por sua vez ensinariam a outros (quarta geração). Quatro gerações de qualidade, porque o princípio do discipulado foi usado. Muitas vezes queremos a conquista em massa de pessoas, mas não optamos pelo trabalho que gera vidas de qualidade.

Não quero uma igreja de crianças espirituais, que só pedem chupeta e dependem de leitinho, não saindo do engatinhar na fé, mas quero discípulos que sejam responsáveis no cuidado de quatro gerações de filhos de qualidade. Aleluia! ISTO É DISCIPULADO!

Jamais um pai gostaria de deixar a sua herança para um filho imaturo e inconsequente. Nós temos a maior e melhor herança que o Senhor nos deu – a vida eterna, e não vamos deixá-la ser jogada aos porcos, por filhos que não receberam a devida orientação e acompanhamento, por parte daqueles que o geraram na fé. Filho abandonado, sem cuidado, vai para as ruas e vive de migalhas. Deus quer que os seus filhos legítimos tenham participação nos seus banquetes. Ele tem o melhor para seus filhos.

Será que fomos responsáveis por algum filho de Deus está, hoje, na rua da amargura, porque não tivemos o menor cuidado com ele? Misericórdia!

Ainda é tempo de irmos às ruas e tomarmos delas, os filhos que foram abandonados, trazermos para a Casa do Pai, e vestirmos a melhor roupa, calçarmos o melhor calçado, colocarmos na melhor cama, trazendo alento e conforto do Senhor em suas vidas.

O discipulado traz um custo alto. Mas, vale a pena investirmos nos filhos de Deus. O destino eterno das pessoas depende de nós. O que faremos?

Discipulado é reprodução de vidas de qualidade, pelo cuidado e paternidade responsável.

Nada agradaria mais a Cristo do que se você deixasse tudo, morresse para si mesmo, e o seguisse. Qual é a sua resposta?
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (9)

O DISCÍPULO: QUEM É?

Nos estudos anteriores, falamos sobre a morte do EU, e sobre a reprodução, atitudes que qualificam o discípulo de Cristo. Portanto, se alguém é discípulo, já morreu para si mesmo, e já começou a reproduzir Jesus em outras vidas.

Como você pode saber se é discípulo?

Deus, para nos usar em sua obra, exige que sejamos discípulos de Cristo. Você só é discípulo se o caráter de Cristo estiver impresso em seu coração. Se estiver faltando isto, você não morreu para si mesmo, e não será digno de reproduzir o verdadeiro caráter do Seu Mestre. Poderá até tentar fazer discípulos, mas fará modelos adulterados do Verdadeiro Senhor. Estes discípulos, frutos de um coração encimesmado, serão filhos com deformações em suas vidas, que poderão ser reproduzidas em outros. O que fazer, então?

Deseja ser, verdadeiramente, um discípulo, reflexo de Jesus? Ele não sai por aí, caçando homens e mulheres para fazer seus discípulos. Disse em um estudo anterior que Jesus não implora para que o sigamos, temos que, sem desculpas, deixar tudo e seguí-lo.

Você tem relutado em seguir Jesus? É porque, ainda, você não morreu para si mesmo. Sei que, esta realidade, dói, mas não tem negociação. Ou você mergulha na vida de Cristo de forma total, ou nunca será discípulo dele.

ESQUENTANDO O ASSUNTO

(Não existem respostas certas ou erradas)

Quais são as evidências em sua vida, de sua semelhança com Cristo?

Dentro do que já foi estudado, você pode se avaliar como discípulo? Qual é a nota, de um a dez, que você dá a si mesmo, no tocante a ser discípulo?

Você acha que um 10(dez) está muito distante?

ESTUDO

Lucas 14:26,27

Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo.

Não há muitas opções para ser discípulo de Jesus. Aliás, só uma: obedecer. Não há outra alternativa. Quantos estão se enganando nas igrejas ao redor do mundo, e acham que, por serem membros delas, já fizeram tudo que Cristo deseja. Os versículos acima, nos mostram as qualificações do discípulo do Senhor. Exige sacrifício de tudo: família, vida pessoal, relacionamentos, etc.

QUEM É DISCÍPULO?

É discípulo, aquele que é semelhante ao Seu Mestre "Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." Romanos 8:29 Em que você é parecido com Jesus? Você fala como Ele? Anda como Ele? Sente como Ele? Vive como Ele? Responde como Ele?

O verdadeiro discípulo de Cristo tem o Seu caráter. Meu caráter semelhante ao de Cristo, é evidência de que morri para o meu EU. O enfoque daquele que morreu em si mesmo é Deus. Aleluia!

Não são as suas coisas, mas o Senhor. Por quê?

Porque ele procura ser como Cristo. Há um desejo profundo na vida daquele que se deixa fazer discípulo:

Ser como Jesus. EU QUERO SER COMO JESUS! E você?

Tenho ouvido alguns crentes dizerem que querem ser como alguns artistas seculares.

Misericórdia! Vidas vazias, cheias de altos e baixos.

Não são modelos para nós. Não tem nada conosco, pois, não são de Jesus. Não se parecem com Jesus.

Não são meu espelho; não podem refletir a "Imagem do Filho de Deus". Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem de Seu Filho".

Você é imagem de quem? De algum ator de cinema? De um pagodeiro? Ou é imagem do Filho de Deus?

QUEM É DISCÍPULO?

É discípulo, aquele que tem as qualidades do Mestre "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo" 1 Tessalonicenses 3:8 "Ganhamos a Cristo" quando as Suas qualidades são impressas em nós. Ele nos deu o exemplo. O nosso foco não são nós mesmos, mas o Senhor. Tudo se perde ao redor, pelo brilho de Cristo.

Sou ofuscado pela Glória do meu Jesus. Extasiado pela Sua beleza. Quero ser belo como Ele.

Ter as qualidades de Cristo, é ter o Seu caráter, porque este traz a unidade de suas qualidades.

Estas qualidades de Jesus, demonstravam o nível de relacionamento que Ele tinha com o Pai. Eram reflexo da santidade de Deus, que com O qual mantinha comunhão perfeita. Vamos, como Jesus, buscar estas qualidades?
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (10)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO

O caráter de Cristo impresso em nós, traz as Suas qualidades. Há unidade destas qualidades, quando o nosso caráter é o caráter de Jesus. Não há confronto destas qualidades que fazem parte do verdadeiro discipulado. Elas qualificam a vida de um discípulo do Mestre, e também, demonstram o nível de relacionamento com o Pai. Quanto maior a santidade manifesta na vida do discípulo, maior é o nível de relacionamento com Deus. Estas qualidades apontam para Jesus, como aquele que é modelo da vida que deve ser compartilhada por todos os que estão ao nosso redor.

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

Vamos buscar viver com estas qualidades?

ESQUENTANDO O ASSUNTO

(Não existem respostas certas ou erradas)

Você acha que, quando se fala de qualidade, podemos ter qualidades boas ou qualidades ruins?

Quais são as suas qualidades?

Você acha que precisa aumentar o nível do seu relacionamento com Cristo, para que as qualidades dele estejam dominantes em sua vida?

QUAIS SÃO ESTAS QUALIDADES DO CARÁTER DE CRISTO QUE UM DISCÍPULO PRECISA TER?

Qualidade é dom, virtude, grau de perfeição.

Nível de conformidade a um padrão estabelecido.

Cristo é o nosso padrão de qualidade de vida com Deus.

As qualidades que precisamos ter, são:

􀂾 Obediência

􀂾 Servidão

􀂾 Amor

􀂾 Santidade

􀂾 Compaixão

Vamos caminhar com estas qualidades, abordando uma a uma.

Primeira Qualidade do discípulo de Cristo:

OBEDIÊNCIA "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar,...." 1 Samuel 15:22 O processo do discipulado é levar o discípulo a ser amadurecido, dedicado e frutífero. Ele só entrará neste processo quando o seu nível de obediência atender o mínimo exigível, ou seja, quando resolver deixar-se conduzir ao crescimento na vida com Deus, até chegar ao nível do caráter de Cristo.

Esta qualidade começa a ser manifestada logo no início da nova vida, quando o novo discípulo, aceita ao batismo, que é uma ordem de Cristo, e a partir daí, atitudes de obediência vão acontecendo em sua jornada na fé cristã. A vida cristã não dá para ser vivida sem a constante obediência.

Jesus Cristo é o nosso exemplo maior de obediência. Ele foi obediente ao Pai até à morte. Nunca desobedeceu a vontade do Seu Pai. Mesmo nos momentos de maiores dores e agonia. Jesus deixou pegadas de atitudes de obediência.

Satanás sabe que o homem que obedece a Deus, prospera, por isso, desde o início da humanidade, ele tenta, e com algum sucesso, levar muitos à derrota espiritual, e consequentemente, a destruição total.

Para obedecer não basta querer, é preciso o discípulo exercer sua vontade de obedecer. Tomar a decisão de caminhar em obediência ao princípios divinos, que são estabelecidos para o nosso bem.

A QUÊ O DISCÍPULO DEVE OBEDECER?

Obediência à Palavra de Deus "Bem-aventurados são os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam" (Lucas 11:28) Estamos vivendo tempos de rebeldia no meio da igreja de Cristo. Muitos resolveram caminhar segundo os seus próprios corações, colocando a Palavra de Deus de lado. A dissimulação de alguns sobre a Verdade do Senhor, é vergonhosa. A família já não mais estuda a Bíblia, é quando os conceitos do mundo entram e tomam conta de todos. Deus não é ouvido em primeiro lugar.

Não há espaço para os ensinamentos do Senhor, e estes são importantes, porque sem eles não há discipulado, pois, Jesus disse que devemos "ensinar a guardar tudo o que Ele ordenou" (Mateus 28:20).

Mas, quero declarar que Deus está levantando uma geração de discípulos obedientes, em nosso tempo, que vai mudar a história da igreja para sempre. Aleluia!

Vamos viver em profunda obediência a Deus de tal forma que o Evangelho será referencial para todos aqueles que estão cansados da rebeldia da humanidade em todos os seus segmentos.

A condição para sermos discípulos de Cristo, é permanecermos em Sua Palavra: "Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos"

(João 8:31). Permanecer na Palavra é obedecer a tudo aquilo que o Senhor determina em seus mandamentos.

Deve ser prioridade na vida do discípulo o equipar-se da palavra de Deus. Não há discípulos verdadeiros de Cristo sem ela! A Palavra nos prepara "a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" (2 Timóteo 3:17).

COMECE A ABRIR O CORAÇÃO PARA A OBEDIÊNCIA IRRESTRITA À PALAVRA DE DEUS, POIS, NELA VOCÊ ENCONTRA A VONTADE DO SENHOR, QUE "É BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL".
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (11)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA (CONTINUAÇÃO) Vimos no estudo anterior o início sobre a quem o discípulo deve obedecer. Dizemos em primeiro lugar que o discípulo deve obedecer a Palavra de Deus.

Não é possível obedecer a Deus, sem antes conhecê-lo, e este conhecimento vem através da Bíblia. Deus se revela nas Escrituras. Devo ter a Palavra de Deus como fonte de autoridade para a minha vida, e por isso, devo me sujeitar a toda ela. O discípulo que é discípulo tem vontade de estudar a Palavra de Deus.

A QUÊ O DISCÍPULO DEVE OBEDECER?

Aos seus Pastores e Líderes Jesus era um líder respeitado e obedecido pelos seus discípulos. Por sinal, só seria seu discípulo se obedecesse os seus mandamentos : "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando" (João 15:14).

Jesus em outra ocasião, quando alguns dos discípulos que estavam com Ele, começaram a deixálo:

"À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?" (João 6:66-67). Por que Jesus teve esta atitude com os seus discípulos?

Porque ninguém é obrigado a seguí-lo. Se alguém quer ser discípulo de Jesus deve obedecê-lo. Ele não negocia a obediência aos seus mandamentos e suas Palavras, com nada. Quem quiser seguí-lo deve obedecê-lo.

É um princípio da Palavra de Deus a obediência dos discípulos aos seus pastores ou líderes:

"Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada" (Hebreus 13:17-NTLH).

Todo aquele que se rebela contra seu pastor ou líder não tem o cárater de Cristo, portanto, não tem as qualidades do Mestre Jesus. Ele nos deu o exemplo obedecendo ao seu Pai em tudo. Seu ministério foi sustentado pela obediência à vontade de Deus, até mesmo ir à cruz, sujeitou-se ao Plano do Pai, e por isso, morreu, entregando sua vida por nós.

Discípulo, você tem obedecido ao seu pastor em tudo? Os pastores cuidam das necessidades espirituais dos seus discípulos, sabendo que vão prestar conta de todo o seu trato com o rebanho do Senhor.

Quando alguém não ouve a voz de seu pastor, que é um profeta de Deus, não pode prosperar. Deus levantou os pastores para serem cobertura dos seus discípulos, fazendo-os felizes e abençoados. A desobediência aos líderes gera rebeldia maligna, que toma conta da alma e a controla, levando-a à ruína: "

Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria,..." (1 Samuel 15:23). O discípulo que não obedece a orientação de seu discipulador respaldado pela Palavra de Deus, se insurge contra Deus, gerando no mundo espiritual oportunidade para espíritos malignos tomarem a sua alma, sendo ele, portanto feiticeiro de sua própria vida, trazendo maldição a si mesmo, pela desobediência declarada. Misericórdia! O que aconteceu com Judas? Insurgiu-se contra o Filho de Deus, e Satanás entrou em sua alma, gerando profunda destruição.

Esta é a hora de Deus levantar uma geração de obedientes aos seus profetas, para que a prosperidade se estabeleça no meio de Seu povo.

Aleluia!

Você faz parte desta geração daqueles que obedecem aos seus pastores? Então, comece a receber a bênção dos céus, que Deus tem preparado para os fiéis.

A Segunda Qualidade do Discípulo de Cristo é:

SERVIDÃO Servidão é mais que submissão. É dependência irrestrita de alguém ao seu senhor. É humilhação voluntária. É tida com alegria por parte daquele que serve ao Seu Mestre Jesus. É quando Jesus é maior do que tudo em nossa vida. É o primeiro, não o segundo.

A sua vontade é soberana para nós. Não abrimos mão de obedecê-lo e serví-lo com dedicação extremada.

"Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve?

Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve." (Lucas 22:27) "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor". (João 15:20).

Jesus nos deu o exemplo de servidão ao esvasiar-se de si mesmo, tomando a forma de servo (Filipenses 2:7). Ao tornar-se homem, Jesus se despiu de sua vontade e de sua auto-suficiência. Ele escolheu ser dependente do Pai em palavras e atitudes.

Hoje, muitos de nós são independentes demais. Vivem cuidando de si mesmos como se fossem as únicas criaturas na face da terra. Não morreram para o Eu. Não morreram para si mesmas.

"...a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz." (Filipenses 2:8) A servidão era o seu vestido. A obediência, os seus sapatos. Aleluia! Como eu amo este Jesus! Quero ser como Ele. "Jesus, me faça como Tu. Quebra-me, até à morte de mim mesmo. Mata-me e faça-me viver para Ti. Quero ser Teu servo até o fim. Dá-me aquele sentimento que Ti fez sofreu sem abrir a boca. Eu quero ser como Tu".
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (12)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (3)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

Exercemos uma vida de servidão, quando confiamos que o Senhor não quer nos destruir levando-nos por um caminho de dependência ao Seu senhorio, mas quer nos abençoar. Parece absurdo este tipo de atitude para com o Mestre. É como se fosse humilhação.

Aliás, disse sobre servidão como sendo humilhação voluntária. Ninguém, além dos filhos de Deus, pode compreender este tipo de postura. É só pelo Espírito de Cristo, que traz o mesmo sentimento que houve nele, em nós, que podemos ter esta atitude com desenvoltura, sem nos sentirmos roubados em nossa imagem.

Quero dizer que a obediência nos leva à servidão voluntária. Descobri que estas qualidades do caráter de Cristo, são manifestas num processo gradativo, e este processo começa, com obediência irrestrita ao Senhor.

Neste estudo vamos discorrer sobre a terceira qualidade que encontramos em Cristo, que deve ser reproduzida em seus discípulos.

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

"Nisto conhecerão todos os meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros" (João 13:35)

Discipulado é relacionamento. Quanto maior amor, mais este relacionamento será acrescentado.

Quando amamos os nossos discípulos, a disciplina, quando necessária, traz cura da alma.

O texto acima diz que seremos reconhecidos como discípulos de Jesus, quando o amor se manifestar entre nós, quando tivermos atitudes de amor de uns para com os outros.

Alguém disse em algum lugar, que "o amor é a identidade do cristão". Eu diria que o amor é o selo de garantia do discípulo de Cristo. Se não tiver amor, este selo foi violado pelo diabo, que encontrou legalidade para atacar e roubar esta posição. Podemos dizer que somos tudo, menos que somos discípulos, se não estamos amando os nossos irmãos. O discípulo de Cristo tem a identificação que aponta para Deus: o amor mútuo. As pessoas precisam nos conhecer pelo amor que está em nosso meio, e quando isto for visível, não teremos dificuldade de levar os outros a Cristo. Seremos multiplicados no amor derramado nos corações. Não haverá resistência ao povo que ama com o amor do Senhor.

O mandamento do amor nos leva a três instâncias de relacionamento: (1)amar a Deus; (2)amar a mim mesmo, e (3)amar ao próximo. O meu amor não pode ser em uma direção somente, mas em três. Para amar, devo olhar em primeiro lugar para a fonte do amor: Deus. Ele é e tem o amor que preciso, para amar a mim mesmo e ao próximo. Quando consigo encontrar o amor de Deus e ser impregnado por ele, começo, a partir do meu interior, amar aqueles que estão ao meu redor.

Quanto mais tenho do amor de Deus, mais me amo e amo ao próximo.

O discípulo de Cristo não pode amar a Deus ou a si mesmo, e muito menos aos outros, se não conhecer o perdão em três instâncias, também: (1)aceitar o perdão de Deus; (2)perdoar a si mesmo, e (3)perdoar os outros.

AMANDO NA PRÁTICA Como você deve amar?

Aceitando o perdão de Deus

Você precisa aceitar o perdão de Deus de forma completa, para o seu passado, presente e futuro. Não existe pecado que não possa ser perdoado, quando há confissão e arrependimento: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). Precisamos, também, nos esquecermos de nossos pecados confessados e deixados ("Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro" Isaias 43:25). Este versículo diz que o próprio Deus apaga e se esquece dos nossos pecados. Quem somos nós para estarmos trazendo de volta algo que Deus apagou e não se lembra mais? O diabo nos acusa dia e noite, mas Deus nos perdoa completamente, porque no sangue de Cristo fomos purificados. Aleluia!

Diga isto, e coloque em seu espírito: "o perdão de Deus é perfeito. Eu aceito o Seu perdão".

É muito importante que você aceite o perdão de Deus, para entrar na outra instância do perdão: perdoarse a si mesmo.

Como você deve amar?

Perdoando-se a si mesmo

Você demonstrará que recebeu o perdão completo de Deus em sua vida, quando perdoar a si mesmo. Quando você entende que Deus o ama, começa a viver a restauração do seu interior e de seu senso de amor próprio. Isto libera-o para perdoar-se. Só assim você pode amar e aceitar-se como é. Enquanto isto não for real para você, não viverá bem com os outros, porque não poderá amá-los.

Sua alma será solta para voar livre em seus relacionamentos dirigidos pelo amor de Deus. A alegria tomará conta de seu coração, e o seu "semblante já não será mais triste". Você gostará si mesmo, caminhando em uma nova dimensão de liberdade, e nada "lhe será impossível", pois uma nova disposição, em fé, estará conduzindo-o à vitória e na conquista de vidas.

Diga assim: "Eu me perdôo por não amar-me, até agora. Declaro que a partir deste momento, no Senhor, viverei perdoando-me, sempre, e aceitando o perdão de Deus, meu Pai amoroso."
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (13)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (4)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

AMANDO NA PRÁTICA (Continuação) Como você deve amar?

Aceitando o perdão de Deus Perdoando-se a si mesmo, e Perdoando aos outros

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou". Efésios 4:32

Quando Jesus morreu, em seu sacrifício e morte pagou toda a dor, culpa e amargura de nossas vidas. Jesus não deixou nada inacabado. Precisamos aceitar o fato que Deus, em Cristo, nos perdoou completamente, dos pecados passados, presentes e futuros. Ele fez isto de forma perfeita. Quando questionamos o perdão de Deus, não podemos amar ninguém, pois estamos presos. Mas, quando aceitamos o perdão perfeito do Pai, podemos nos aceitar, nos perdoando. Aleluia!

Uma vez perdoados, temos de perdoar aos outros. Quando perdoamos os outros, estamos demonstrando que fomos perdoados. Ao encontrarmos alguém que tem dificuldade de perdoar o seu próximo, ele está dizendo com sua atitude que não aceitou o perdão de Deus, e que, também, não perdoou-se.

Sei que perdoar não é coisa fácil. Há um preço alto para o perdão. Quem o pagou foi Jesus Cristo.

Diria que o perdão é algo que se transfere: se recebi perdão, devo dá-lo aos outros.

O perdão verdadeiro é aquele que nos leva a perdoar de todo o coração, como Deus nos perdoou por amor a nós. Isto é um milagre de Deus.

Humanamente é impossível este tipo de perdão, mas, ao sermos alcançados pela graça de Deus, podemos perdoar aos outros que nos magoaram e nos ofenderam.

Quando, ao invés de perdoarmos, alimentamos a amargura e mágoa por algum ressentimento contra alguém, adoecemos em nossa emoção, perdemos a paz com Deus, e vivemos com feridas no nosso interior que nos corrói como um câncer maligno.

Como você tem vivido nesta questão do perdão? Já aceitou o perdão de Deus? Já se perdoou, por culpas que já foram crucificadas com Cristo?

Perdoar ao próximo é seguir o exemplo de Jesus: "Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem..." (Lucas 23:34).

A Bíblia nos coloca a vida como uma constante semeadura. Creio que podemos colher o que desejarmos. Se plantarmos a semente correta, vamos colher o fruto que almejamos. Perdoar é semeadura.

O perdão é a semente. O coração daquele a quem perdoamos é o terreno que no qual plantamos o perdão. O que você tem plantado nos corações: Ódio?

Ressentimento? Mágoas? Amor? Perdão? O que você quer colher?

Deus vai fazer de você um colhedor de frutos maravilhosos, porque Ele amou você de tal maneira, que não permitirá que sua vida seja uma vida de tristeza e dor. O Espírito Santo, derramará em seu coração o amor do Pai, e você viverá plantando sementes de amor em todos os corações. Você toma posse? Aleluia!

Seja, discípulo amado, alguém que vive do perdão, e que sobeje amor aos outros, para que o Senhor seja engrandecido através de suas atitudes, no reflexo de Cristo.

Como você deve amar?

Aceitando o perdão dos outros Aceito o perdão de Deus, perdôo-me, perdôo os outros, e agora?

Preciso aceitar o perdão do meu próximo. O perdão é concebido em diversas instâncias. Pessoas podem vir a mim, perdoando-me. A Palavra de Deus nos ordena que devemos aceitar o perdão, e que devemos, também, oferecer o perdão. Aceitar o perdão exige geralmente que peçamos perdão. Por quê precisamos aceitar o perdão dos outros? Muitas vezes achamos que as pessoas não vão nos perdoar, e por isso, não tomamos a atitude correta de ir a elas.

Até mesmo por vergonha ou timidez, ficamos no nosso canto, esperando que as coisas aconteçam.

Deixe-me dizer algo a você de suma importância. O perdão traz cura aos relacionamentos.

Quando eu procuro alguém e lhe peço perdão, estou sendo curado e trazendo cura àquele que do qual recebo o perdão. O perdão cancela a dívida em todas as instâncias. Aleluia! É por isto que o diabo faz de tudo para manter-nos presos pela falta de perdão mútuo. "Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;" (Colossenses 3:13).

Aleluia!

Você me perdoa por alguma coisa que eu lhe tenha feito, consciente ou inconscientemente? Eu quero frutificar em sua vida, o fruto do amor, e exemplo de Cristo.

E você? Tenha, agora, um tempo de reflexão sobre os seus relacionamentos. Será que não há alguém que precisa do seu perdão? O que você quer colher? Colha frutos do amor!
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (14)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (5)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

AMANDO EM COMUNIDADE Talvez, alguns estejam perguntando sobre o por quê destas qualidades, e especialmente sobre o amor, com a ênfase do perdão. Para quê tudo isto? A minha resposta acontece pelo fato de vivermos um ministério de discipulado. Se não tivermos a visão discipular, nunca vamos entender a necessidade de amar uns aos outros.

DISCIPULADO É RELACIONAMENTOS.

Quando entro pelo caminho do discipulado, estou me relacionando com alguém, na aplicação dos princípios deixados e vividos por Cristo, o meu Mestre por excelência.

Para vivermos o verdadeiro discipulado, precisamos sarar os nossos relacionamentos. O aceitar e o conceder perdão destroem os obstáculos que impedem os relacionamentos. Quando o amor fala mais alto em um ministério, este começa a viver em comunidade.

A palavra comunidade no dicionário secular, quer dizer "qualidade daquilo que é comum"; "comunhão". O amor só poderá ser compartilhado com os "comuns" entre si, com aqueles que tiverem a mesma disposição para se amarem e se perdoarem mutuamente.

Descobri que Cristo tem um sonho para a sua igreja: que ela viva em comunidade, com Ele. Depois desta descoberta, comecei, também, a sonhar como Ele. Eu quero que a minha igreja seja uma igreja "comunidade", que tenha tudo em comum, especialmente o amor, porque "sem amor, nada vale".

A valorização de uma igreja está na sua capacidade de amar. Aleluia!

Deus vive em comunidade. Aliás, Ele é a própria comunidade de três pessoas, interligadas em essência, natureza e intimidade.

Jesus, sabendo como se vive com o Pai, ao vir ao mundo, escolheu e chamou 12 (doze) homens para formar a sua comunidade inicial na terra. Ele não vive de outra forma, a não ser em comunidade, e, por isto, disse: "Eu e o Pai somos um".

Todo líder ou discipulador ao ganhar vidas, chama-as para si, para "estar com elas". Jesus nos deu o exemplo de como se vive em comunidade. A partir deste relacionamento, Ele nos ensina como compartilhar de seu amor, e como podemos manter o nosso relacionamento com o Pai, e termos relacionamentos saudáveis e duradouros.

Na realidade, ao amar o Pai, Deus, ser habitação do Espírito, e amar o próximo, começamos a viver em comunidade. Aleluia! É um eterno compartilhar das profundezas de Deus. Somos enriquecidos no Corpo de Cristo, pelo relacionamento em comunidade.

Quem não quer viver em comunidade, não quer colocar a sua cabeça debaixo da Cabeça do Corpo de Cristo: Jesus. Não há outra forma de viver como igreja, a não ser em comunidade.

Como podemos amar em Comunidade?

Vivendo como corpo ligado à Cabeça, Cristo "Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo." 1 Coríntios 12:12 "Ele é a cabeça do corpo, da igreja"

Colossenses 1:18 Para estarmos ligados á cabeça precisamos estar ligados ao corpo. Um dedo não pode estar diretamente ligado à cabeça, mas ele está ligado ao corpo, que por sua vez, está ligado à cabeça, unindo todos os seus membros. Um discípulo relaciona-se com a Cabeça por meio do corpo.

Quem não quer viver no corpo, morre, e não pode receber estímulo da Cabeça. Quem não quer viver na igreja, em comunidade, não está ligado a Cristo. Você vive em comunidade? Você está ligado ao corpo de Cristo? Para um membro ser alimentado pelo corpo é preciso estar ligado a este corpo.

O discípulo "sem a comunidade é como um frango que teve sua cabeça cortada" rodopia por um tempo, mas depois morre.

A comunidade é a única veia vital que liga a Deus, a Cabeça. Vamos viver no corpo que recebe a Cabeça, Cristo?

Como podemos amar em Comunidade?

Vivendo de forma saudável Só podemos viver de forma saudável se vivermos com outros membros. Como podemos amar uns aos outros, sem estes outros, para serem objetos de nosso amor? Como o jovem, a mulher e o homem, podem amar os outros, e serem amados, se não vivem em comunidade, não querendo estar juntos, na célula ou no culto?

A saúde de Cristo não pode correr por todos os membros do corpo, quando eles estão separados. O diabo trabalha forte para separar, os discípulos, dos seus pastores e líderes, porque ele sabe que se fizer isto, vai trazer doença ou enfermidade para os membros do corpo, e até, matá-los. Diga:

Misericórdia!

Queridos, Jesus quer que estejamos debaixo da mesma Cabeça, no mesmo corpo, vivendo saudavelmente, em comunidade. Você, onde está?
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (15)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (6)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

Terminamos a terceira qualidade do discípulo de Cristo, AMOR, no estudo passado, e agora, estamos abertos e aptos a entrarmos na esfera da próxima qualidade, que é: SANTIDADE.

O que estamos, de fato, fazendo, ao estudarmos sobre as qualidades da vida Cristo? Creio que estamos mergulhando nas profundezas do ser de Nosso Mestre Jesus. Bebemos dele, quando tiramos dos seus ensinamentos e exemplo, para as nossas vidas.

Estou tomado de impacto ao olhar para o discipulado pela ótica de Jesus. O que passou pela mente dele, ao nos deixar esta ordem, para conquistarmos as nações da terra e as colocarmos aos Seus pés? É isto que estamos fazendo com estes estudos. Não quero que sejam apenas estudos, mas instrumentos de Deus poderosos para mudar o nosso caráter à semelhança do caráter de Cristo. Ele é o nosso Modelo! Para Ele olhamos, fazendo-o nosso exemplo de vida com o Pai.

Você está pronto para continuar nesta jornada de mudança?

Ore, então, assim: "Meu amado Jesus, Meu Senhor e Salvador, te agradeço pelas Tuas qualidades. Te peço que me ajudes a ser como Tu. Jesus, tu que vês e sabes de todas as coisas, veja em mim, agora, se as qualidades abordadas nos estudos passados, estão em meu caráter.

Eu quero, muito, parecer contigo. Impregna-me do Teu ser, e faça-me discípulo segundo o Teu coração."

QUARTA QUALIDADE DO DISCÍPULO DE CRISTO: SANTIDADE

Falar de santidade me deixa bastante atento, porque, quando penso nessa qualidade divina, sou envolvido por uma esfera santa, que manifesta-se da Presença do Pai. Percebo que Deus gosta que falemos deste assunto, porque Ele deseja que cada um dos seus filhos seja santo "como Ele é Santo".

Não podemos ser santos sem termos o referencial da verdadeira santidade: o Próprio Deus. Ele nos convoca à santidade, nos chamando para Si. Não nos deixa tateando no escuro, à procura do caminho da santidade.

Ele já nos deu a porta para entrarmos e sermos santos: É Jesus. "Ninguém vem ao Pai senão por mim", disse Jesus.

Alguns podem perguntar: por que é tão difícil viver em santidade de vida? É difícil porque queremos viver o processo de santificação pelos nossos conceitos humanos e carnais. Nos esquecemos que, quando andamos por nós mesmos, Deus está fora de nossa vida.

A Bíblia diz que devemos andar no Espírito para vivermos uma vida de vitória e retidão.

A palavra santidade quer dizer "estado ou qualidade de santo". Implica, biblicamente, em "separação para". Não existe outra forma de viver para Deus, a não ser sendo santo(separado) para Ele. É requerida a santidade em todos aqueles que são Dele. E, não somente, pessoas, mas tudo aquilo que se relaciona com Deus, deve ser santificado, para ser usado por Ele.

Você é Dele? Deve ser santo como Ele é santo. É a única forma de viver em Sua presença.

Jesus ao viver com os seus discípulos, procurou levá-los a uma vida de santidade. Deu exemplo em todas as áreas, para que eles pudessem ter um modelo ideal da santidade de Deus.

Ao estudarmos sobre colheita ou frutificação no Reino de Deus, percebemos que sem santidade não há conquista. Jesus em João 15, quando nos fala sobre a Videira Verdadeira, nos mostra alguns segredos para frutificarmos abundamente.

Nós vamos começar a mergulhar na santidade de Deus, estudando o texto do Evangelho do dliscípulo amado, João, capítulo 15. Este capítulo traz um retrato do verdadeiro discípulo do Mestre. É uma verdadeira aula de discipulado, que todos nós temos que aprender.

Partindo do princípio de Jesus de que não basta ouvirmos, mas praticarmos, entendemos que precisamos viver os Seus ensinamentos, para termos as qualidades do caráter de Cristo.

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." João 15:3,4 Todo discípulo de Cristo está limpo Você é discípulo de quem? Se for de Jesus, você está limpo.

"Vós já estais limpos..." Por quê?

Em primeiro lugar, se você segue a Cristo recebe Dele a palavra que purifica. Aquele que anda com Jesus ouve suas palavras, e por elas é limpo. Em João 17, Jesus diz: "santifica-os na palavra. A tua palavra é a verdade".

Quando Jesus fala que a sua palavra limpa, limpar, aqui, traz uma ação de tirar o que está pesando ou atrapalhando. O que está atrapalhando a sua vida em relação a Deus? Jesus, com a Sua Palavra, pode limpar você, purificando-o de toda a imundícia, que prejudica a frutificação. Ele quer que você dê muito fruto. Cristo tem interesse em fazer uma revolução sobrenatural em seu interior. Você viverá em santidade de vida; a seiva da vida fluirá abundamente, levando-o a ser um verdadeiro discípulo do Mestre.

Em segundo lugar, a limpeza é estabelecida, por permanecermos em Cristo. "permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim."
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (16)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (8)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

QUARTA QUALIDADE DO DISCÍPULO DE CRISTO: SANTIDADE

"Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado; permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim." João 15:3,4

Todo discípulo de Cristo está limpo (estudo 15).

Por quê?

O discípulo de Cristo tem a Palavra que purifica.

a) O discípulo de Cristo permanece Nele.

A purificação do discípulo é estabelecida, por permanecer em Cristo. "permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim."

Quando não aceitamos o discipulado, estamos deixando de permanecer em Cristo. Por quê? Porque o que dá identidade de discípulo é o permanecer na videira. Quem não permanece em Jesus não pode receber as suas qualidades.

A santidade de Cristo vem sobre nós por inserção. Somos enxertados na videira, e dela recebemos a vida do Senhor. "O ramo não pode produzir fruto de si mesmo", porque precisa da videira. O fruto da santidade é manifestado pela permanência nos princípios de Jesus. Estes princípios nos fazem viver Nele e Ele em nós. "Sem mim nada podeis fazer". Aqueles que não gostam dos mandamentos do Senhor, terão dificuldade de viverem uma vida que agrade a Deus.

Permanecer em Cristo é andar com Ele em todas as ocasiões. É depender dele para tudo nesta vida. É fazer como os discípulos de Jesus, que para seguí-lo, deixaram tudo. Para seguir o Mestre é preciso estar com Ele. Quantas pessoas que querem seguir a Cristo, mas não estão dispostas a estarem com Ele!

Se sou discípulo de Jesus, estou disposto a aprender com Ele, para ser como Ele é.

Jesus é santo. Ele é o nosso padrão de vida de santidade, e por isto, tem autoridade sobre nós para nos levar a sermos purificados, que possam permanecer Nele. O discipulado verdadeiro nos faz crescer na estatura do nosso Mestre, para andarmos ao Seu lado de igual para igual, derramando unção de santidade sobre aqueles que vamos cuidar, e que também, devem ser separados da carne e do mundo, para serem exemplos aos que estão ao redor.

b) Todo discípulo tem em Cristo o exemplo de santidade Ser exemplo de santidade não é fácil, por isto só Jesus, que não conheceu pecado, pode ser o nosso referencial de uma vida dependente da vontade de Deus e de Sua santidade. "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus." (2 Coríntios 5:21).

Quando entendemos o verdadeiro papel de Jesus na cruz, nos dispomos a agradá-lo em tudo, procurando ser como Ele é, porque o Senhor pagou um alto preço, para que, hoje, fôssemos justificados diante de Deus, o Pai.

Discipulado é fazer de alguém um ser à altura do Todo-Poderoso, que possa estar em Sua presença, sem culpa, e íntegro, para ver a face de Deus. "Segui...a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor," (Hebreus 12:14).

Você está disposto a viver em santidade de vida, para santificar, em seu exemplo, os seus discípulos?

Jesus se manteve afastado de todo o pecado para ser modelo de retidão aos seus discípulos.

"Sem santidade, sem autoridade". O diabo faz de tudo para manchar a vida de um crente, para vê-lo em suas mãos, impedindo-o de ser usado por Deus.

Você só será uma bênção nas mãos do Senhor, quando sua vida for uma ameaça para Satanás, fazendo-o tremer só de ouvir o seu nome. Aleluia!

Discípulo amado, não se deixe vencer pelo mal, mas lute para vencer o pecado e carne, trazendo o poder do Espírito sobre a sua vida, para que o seu pé seja um instrumento de esmagar a cabeça do diabo e seus demônios.

Olhe para Jesus; ande com Jesus; viva para Jesus!

Comece a ganhar vidas para o Reino de Deus. Não se importe, muito, com o cuidar delas, pois quando você der a vida a filhos de Deus, Ele vai capacitá-lo para fazê-los crescer na fé.



VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (17)

QUALIDADES E/OU CARACTERÍSTICAS DO DISCÍPULO DE CRISTO (9)

As qualidades do caráter de Cristo, nos dão identidade discipular. Elas dizem de quem somos e a quem servimos. Aleluia!

PRIMEIRA QUALIDADE: OBEDIÊNCIA

SEGUNDA QUALIDADE: SERVIDÃO

TERCEIRA QUALIDADE: AMOR

QUARTA QUALIDADE: SANTIDADE

QUINTA QUALIDADE DO DISCÍPULO DE CRISTO: COMPAIXÃO

Estudar as qualidades de Cristo tem nos feito muito bem. Não é possível qualquer estudo sobre as atitudes de Jesus sem que tenhamos uma disposição para conhecê-lo profundamente. Olhar para Ele como modelo de tudo para nós, traz uma vivência exemplar, prática, para o nosso dia a dia. Ninguém pode estudar as qualidades de Cristo para vivenciá-las, sem antes ser movido pelo Espírito Santo. Não é fácil ser como Jesus ou fazer o que Ele fez. Mas, creio que é isto que ele deseja para nós: que sejamos como Ele, que sejamos seus discípulos verdadeiros, que se identificam, em tudo, com Ele.

A quinta qualidade de Cristo encerra uma série de qualidades do caráter de Jesus, que precisam ser reproduzidas em seus fiéis discípulos.

Ser discípulo não é dizer "eu sou discípulo", mas viver como o Mestre Jesus deseja que vivamos. É sermos dele e como Ele.

Talvez, alguns que estudaram até aqui estes estudos, estão alheios ao mover do coração do Pai, na igreja através destas ministrações sobre discipulado.

O propósito do discipulado é levar os crentes a se tornarem verdadeiros e frutíferos discípulos de Cristo.

Ele fez assim com os seus primeiros discípulos, e quer que isto seja reproduzido em nós, para abalarmos a terra com o poder transformador do Verdadeiro Evangelho.

Ele, Jesus, ensinou doze homens a serem homens cheios de sua virtude, que pudessem fazer a diferença no mundo, mesmo não sendo do mundo.

Este é o ministério da igreja de Cristo: fazer discípulos – ensinar pessoas a viverem como Jesus, a serem parecidas com Ele. Você já se parece com o Mestre?

Tem vivido a vida Dele? Tem sido exemplo do Senhor?

As pessoas ao seu redor têm visto Cristo em você?

Você leva a identidade de Jesus?

Jesus era um homem de grande coração. Não fazia as coisas que fez, sem por nelas o seu sentimento mais profundo. Ele não veio ao mundo para montar uma empresa ou uma instituição terrena, mas manifestou-se, do Pai, para revelar o amor de Deus ao mundo. Era preciso alguém com sentimento, sensível, dado aos outros de forma total. Enquanto Jesus viveu o seu ministério na terra, cuidou de pessoas. Ele as libertou e curou.

A Bíblia diz em diversas ocasiões que Cristo ao abençoar alguém, era movido interiormente, por um sentimento de profunda compaixão:

Mateus 14:14 - E Jesus, saindo, viu uma grande multidão e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

Mateus 20:34 - Então, Jesus, movido de íntima compaixão, tocou-lhes nos olhos, e logo viram; e eles o seguiram.

Lucas 7:13 - E, vendo-a, o Senhor moveu-se de íntima compaixão por ela e disse-lhe: Não chores.

COMPAIXÃO - Pena; piedade; dó (dicionário) Você consegue perceber o quanto Jesus amava as pessoas, e por isso tinha compaixão delas?

Através do discipulado, no exemplo de Jesus, Ele quer que venhamos a reproduzir este mesmo sentimento de compaixão pelas pessoas que cuidamos. Não devemos ganhar as vidas sem esta compaixão, porque precisamos sentir o que elas sentem, para vermos a sua real necessidade, e podermos suprí-las.

Muitas vezes, com o mesmo sentimento que houve em Cristo, nós começamos o nosso cuidado por alguém com lágrimas e dor. Achamos que algo está errado, mas é isto que o Senhor quer que sintamos, para trazer cura aos corações das pessoas que precisam de Jesus. Um abraço nosso nunca será um gesto qualquer em alguém, quando nós formos movidos por íntima compaixão. O Senhor libera através de nós o que está no coração dele. As pessoas percebem a diferença quando nos aproximamos delas com amor e compaixão. Não é algo mecânico, mas é algo que transforma os corações trazendo conforto e paz do Espírito de Deus.

Como gostaria que você me entendesse sobre isto! Jesus nos chamou para cuidarmos dos seus cordeirinhos com profunda compaixão. Carregá-los no colo se preciso for com desprendimento, sem qualquer pressão ou jugo, mas com prazer, em cuidarmos deles.

Jesus tinha este prazer em curar as feridas das pessoas, levando-as a receber o que Ele tinha de melhor. Por isso, as pessoas tinham sentimento de gratidão por Ele, e se lançavam aos seus pés para demonstrar o quanto foi bom serem tratadas por Jesus.

Nós devemos ser Jesus para as pessoas. Ele nós deu a sua unção (Cristo – Ungido). Somos "cristinhos" no mundo, e todos devem receber a mesma compaixão de Cristo. Aleluia!

Você pode ser alguém assim? Então, receba em seu ser a unção de compaixão para derramar sobre as pessoas ao seu redor.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (18)

DISCIPULAR É FAZER AMIGOS

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros". João 15:15-17

Terminamos estudos poderosos sobre o caráter de Cristo. Diríamos que crescemos muito no conhecimento sobre a teoria do discipulado.

Alguns podem estar pensando que quando chegarem a ter um caráter como o de Jesus, irão fazer a sua obra. Esperam atingir um nível espiritual maior, para depois, ao se sentirem qualificados, sairem no cumprimento de seu dever para com o Mestre. Puro engano!

Eu pergunto a vocês: Quando é que vocês se acharão prontos? Ou qual é o nível ideal para começar a fazer discípulos?

Nunca teremos certeza de que estamos prontos se não nos colocarmos no campo de trabalho. Para adquirir-se experiência é preciso experimentar, ou fazer aquilo que corresponde ao trabalho que desejamos.

Aprendemos muitos ensinamentos sobre a vida do discípulo e sua postura diante daqueles que estão ao nosso redor. E agora?

Agora precisamos dismistificar algumas coisas e idéias que pegamos como sendo regras para o discipulado e que, de certa forma, nos traumatizaram.

Vou dizer o que discipulado não é:

1. Discipulado não é algo imposto sobre os membros de uma igreja por um pastor ou líder, obrigando-os a aumentarem o número dos fiéis;

2. Discipulado não é cumprimento de metas ou alvos propostos para serem atingidos a qualquer custo;

3. Discipulado não é obrigação da igreja, para ter um método de ensino;

4. Discipulado não é abrir células de estudos bíblicos;

5. Discipulado não é um método de fazer líderes de Grupos Familiares;

6. Discipulado não é cobertura espiritual por parte do líder de alguém;

7. Discipulado não é privilégio de alguns mais favorecidos;

8. Discipulado não é para aqueles somente que têm bom caráter;

9. Discipulado não é formar grupos de 12 (doze) discípulos;

10. Discipulado não é reunir-se regularmente para estudar a Bíblia e para orar;

11. Discipulado não é fazer crentes melhores;

12. Discipulado não é legitimar pessoas, e lhes dar responsabilidades sobre outras.

Poderia dizer mais algumas coisas sobre o que Discipulado não é, mas já acho que é suficiente para acordarmos para uma nova perspectiva daquilo que verdadeiramente Discipulado é.

O QUE É, ENTÃO, DISCIPULADO NA PERSPECTIVA BÍBLICA?

Discipulado é o caminho que Jesus abriu para que nós pudéssemos crescer, aprendendo sobre Ele, com o objetivo de sermos seus amigos, para demonstrarmos a outros, o amor de Deus e a vida abundante que nos proporcionou.

Quando olhamos para o perfil de cada discípulo de Jesus, percebemos que eles não eram perfeitos, pelo contrário, eram pessoas problemáticas, que davam trabalho para o Mestre. A partir daí, chegamos a conclusão que o discipulado não é somente para pessoas boas ou perfeitas, mas aquelas que querem ser aprendizes de Jesus, e que estão dispostas a "guardarem todas as coisas que o Senhor ordenou", aplicando-as em suas vidas.

Tenho descoberto alguns segredos, se é que posso dizer isto, sobre o discipulado, e um destes segredos é que os nossos discipulos, não são nossos servos, mas são nossos amigos. Com eles compartilhamos o ministério, as coisas de Deus, as dores, as frustrações, os sucessos, as alegrias. Tudo isto faz com que sejamos partes uns dos outros. É quando não nos sentimos sozinhos, por podermos contar com o nosso amigo-discípulo em todas as horas, e juntos, manifestarmos o amor de Cristo que inunda os nossos corações. Posso afirmar que a amizade discipular é que faz-nos frutificar. "Um ao outro ajudou e ao seu companheiro disse: esforça-te!" (Isaias 41:6).

O discípulo que segue a Cristo, olha para Ele e vê como o Seu Mestre viveu com seus amigos-discípulos, procura fazer o mesmo com os seus discípulos: torná-los amigos seus.

Creio que para fazermos amigos através do discipulado, temos que, antes de tudo, sermos amigos de Jesus. Ele é o nosso padrão de amizade, de relacionamento. Quando me relacionar com alguém, tenho de pensar como Jesus faria em meu lugar. O que Ele faria, eu devo fazer em meu relacionamento. Portanto, o meu relacionamento com os meus discípulos, deve ser na semelhança do relacionamento do Mestre com os seus discípulos. "Senhor, eu quero ser amigo dos meus discípulos. Ensina-me a ser como Tu. Que eu possa fazer muitos amigos".

Creio que fazer amigos no discipulado, é trazer Jesus para o nosso meio, e deixá-lo se expressar através de nosso relacionamento. Aleluia!

Muitas vezes, estarei discipulando alguém, quando, como Jesus, o coloco em meu peito, e deixo-o descansar, chorar, e desabafar. Isto é fazer amigos, e não servos.

Que tipo de amigos devemos fazer no discipulado?

a) Amigos de Jesus e

b) Amigos que são escolhidos, procurados

Deus deseja que você seja um "fazedor" de amigos. Está disposto? Aguarde!

VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (19)

DISCIPULAR É FAZER AMIGOS (2)

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros". João 15:15-17

Que tipo de amigos devemos fazer no discipulado?

a) Amigos de Jesus e

b) Amigos que são escolhidos.

A preocupação principal do discipulador é fazer discípulos segundo o coração de Jesus. Discípulos que tenham as qualidades do caráter do Mestre. Em estudos anteriores falamos sobre estas características que devemos imprimir, pelo discipulado, na vida dos seguidores de Cristo.

Devemos ter em mente que nós somos servos de Jesus porque Ele é o nosso Senhor, e dele somos discípulos-amigos tendo-o como nosso Mestre. A amizade com Jesus vem pelo relacionamento que temos com Ele, ao abrirmos a porta do nosso coração, quando ouvimos a sua voz, e com Ele, nos alimentamos de suas palavras, em sua presença (Apocalipse 3:20).

1. Amigos de Jesus

Como podemos ser amigos de Jesus?

Precisamos responder, antes de qualquer coisa, o que é ser e como ser, amigo de Jesus.

1.1. Amigo de Jesus é aquele que se propõe a seguir os seus ensinamentos

"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." João 15:14

Ter amizade com Jesus é ter uma identidade. Pedro, quando foi confrontado por alguém antes da crucificação, por ser do grupo de Cristo, negou que era um dos discípulos do Mestre. Ele não quiz a identidade de de Jesus.

Ser amigo de Jesus é estar convicto de sua relação com Ele. Não podemos esconder a realidade de quem somos nele. Por isto, o Senhor nos dá a confirmação de quem, realmente, é seu amigo: aquele que faz o que ele manda (ordena); aquele que segue os seus mandamentos.

Jesus não tem amigos rebeldes à sua voz, porque estar com Ele e ouví-lo, é a coisa mais rica que podemos fazer. Assim fez Maria – irmã de Marta, aos pés de Jesus, ouvindo a Sua palavra.

Você está disposto a ser amigo de Jesus? Tem um preço para isto: obedecê-lo. Mas, fique tranquilo que os mandamentos do Senhor não são penosos, pelo contrário, nos ajudam a viver melhor.





1.2. Amigo de Jesus é aquele que crê Nee

"e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus." Tiago 2:23

Jesus não tem amigos incrédulos. É por isso que ele voltou aos discípulos pela segunda vez ali, quando eles estavam de portas fechadas, e se manisfestou diante de Tomé, que havia duvidado da ressurreição do Mestre. Jesus não quiz perder a amizade com Tomé. Mas precisava converter o seu coração a um coração crente. A amizade com Jesus é mantida pela fé.

Crer em Jesus, não se resume a andar com Ele. Tomé andou com Cristo, mas não creu Nele. Você pode ser membro de uma igreja ou ser um líder de célula, mas isto não o faz amigo de Jesus. É preciso crer. "E foi chamado amigo de Deus". Por quê? Porque creu nas promessas de Deus.

O Senhor o escolheu para estar com Ele e ser seu amigo. Ele é um amigo de confiança, como uma música antiga dizia: "Nele a gente pode confiar". Uma grande verdade. Vale a pena ser amigo de Jesus. Você deseja isto? Creia Nele.

1.3. Amigo de Jesus é aquele que não tem amizade com o mundo

"Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4

Alguém disse que o homem tem três inimigos: o diabo, o mundo e a carne. Manter amizade com o mundo, é desagradar o coração de Deus, ao entristecer o Espírito Santo. Amizade com o mundo, nos torna inimigos de Deus. Você quer ser amigo do mundo? Diz o texto que todo aquele que se torna amigo do mundo, constitui-se inimigo de Deus. Ser inimigo de Deus é receber a sua maldição e repulsa. Deus quer nos dá toda sua provisão e bênção, suprindo todas as nossas necessidades, mas com uma condição: cancelar a amizade com o mundo, que jaz no maligno.

Toda amizade nos envolve pelo coração. Estamos presos aos nossos amigos. Se eles forem bons, seremos edificados, mas se forem maus, seremos amaldiçoados pela sua companhia. A Bíblia diz que "Deus é bom". É, também, bom, ser amigo de Deus.

Deixe as coisas do mundo, agora, e corra para os braços deste grande amigo: Jesus.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (20)

DISCIPULAR É FAZER AMIGOS (3)

"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros". João 15:15-17

Que tipo de amigos devemos fazer no discipulado?

1. Amigos de Jesus

1.1. Aqueles que propõem seguir os Seus ensinamentos

1.2. Aqueles que crêem Nele

1.3. Aqueles que não têm amizade com o mundo
2. Amigos que são escolhidos

"...mas tenho-vos chamado amigos.... Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros..."

Os amigos de Jesus são os escolhidos dentre muitos. Ele tinha opção nas multidões para escolher qualquer um.

Guarde o que vou dizer: "O discipulado não é para qualquer um. É para os amigos de Jesus, que são seus escolhidos".

Ele sabia que teria de passar o seu tempo com eles, portanto, os seus discípulos não poderiam ser qualquer pessoa. É comum estarmos muito tempo com os nossos amigos. Jesus gostava de estar com seus discípulos. Conhecia cada um deles. Investiu tempo, e a sua própria vida, neles. Revelou o que sabia de Seu Pai a eles. Realmente, não poderiam ser quaisquer pessoas.

"Você, discípulo(a), é especial para mim. Você não é qualquer um. É meu/minha amigo(a), escolhido(a) do meu coração, para receber uma revelação especial de Deus através de minha vida".

Quando olhamos a forma como Jesus escolheu os seus discípulos, descobrimos alguns segredos, para usarmos em nossa escolha de nossos discípulos:

a) Jesus escolheu os seus discípulos com muita oração

"Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:..." Lucas 6:12,13

Toda decisão em nossa vida deve ser tomada debaixo de oração profunda, ainda mais quando escolhemos pessoas para estar conosco, compartilhando das coisas de Deus, o Pai. Assim fez Jesus.

No ministério discipular, ao fazermos discípulo, não devemos escolher qualquer um, mas o buscarmos no coração de Deus. Mesmo que você tenha alguém para ganhar para Cristo, ore ao Pai, peça a Sua confirmação. Muitos discipuladores sofrem hoje, porque saíram por aí, tentando pegar qualquer um. Alguém pode perguntar: pastor, não temos que ganhar todos, sem fazer acepção de pessoas? Sim, temos ganhar todos, mas nem todos serão seus, para cuidar. Há pessoas especiais, que Deus irá colocar no cuidado de outras, segundo a sua vontade. Tem haver com identificação, testemunho e afinidade. Por exemplo: uma pessoa que se envolveu com drogas, geralmente vai escolher, para discipular, alguém com a mesma experiência de vida.

Deus dará os seus discípulos, quando você orar e pedí-los ao Senhor. Ele quer que tenha todo o sucesso no seu discipulado. Deus conhece cada pessoa, e sabe quem pode cuidar dela. Como Ele tem sempre o melhor, a sua vontade que "é boa, perfeita e agradável", será estabelecida na vida daquele que o busca em oração. Não é uma "oraçãozinha" qualquer, mas aquela oração profunda e intensa diante de Deus como fez Jesus: "retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus."

É possível que você esteja dizendo: "pastor, agora não tem mais jeito, eu já escolhi sem oração". O que fazer? Peça a Deus perdão, por haver negligenciado esta importante etapa, porque você está sofrendo e o seu discípulo, também. Deus dará graça e entendimento a você, para remir o tempo, abençoando a sua vida e a vida daqueles que Ele dará para você discipular. Ninguém ficará sem cuidado, dentro da vontade de Deus. Eles os encaminhará àqueles que, também, estão orando e esperando no Senhor os seus. Aleluia!

b) Jesus escolheu os seus discípulos para dar-lhes uma identidade

"e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos:..."

Isto mexe com o meu coração. Jesus deu a eles "o nome de apóstolos". Em outras ocasiões, os Evangelhos mostram Jesus trocando os próprios nomes de alguns discípulos. Esta mudança de nome, tem haver com identidade. Cristo não rotula, mas dá identidade, mudando o nosso caráter. O propósito dele é que sejamos como Ele é. O Senhor me deu o Seu próprio nome: Cristão(ungido). Àqueles que chamou, deu-lhes a Sua identidade.

No discipulado fazemos discipulos que têm uma identidade. Não são qualquer um. Eles devem ser chamados de mensageiros(apóstolos) de Deus, enviados para anunciarem a mensagem de salvação do Evangelho. Estes são amigos do Reino, amigos de Jesus, escolhidos com o propósito de seguirem as suas pegadas em direção aos corações daqueles que precisam ser alcançados pela Palavra da Cruz.

Através do discipulado, fazemos amigos que, recebendo uma identidade no Reino, servem ao Senhor escolhendo pessoas para serem mensageiras vivas dos céus.

DISCIPULAR É FAZER AMIGOS DE JESUS, ESCOLHIDOS COM MUITA ORAÇÃO, PARA RECEBEREM A IDENTIDADE DO REINO DE DEUS. VOCÊ É AMIGO DE JESUS?
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (21)

O MINISTÉRIO DISCIPULAR (1)

"Ide, portanto, fazei discípulos..., batizando-os; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mateus 28:19,20

Temos falado sobre discipulado durante alguns meses, levando a igreja a voltar ao início de tudo, quando tudo começou, ao descer sobre os discípulos o Espírito Santo, ali no Cenáculo, em Jerusalém, dois mil anos atrás. quando os cristãos eram chamados de discípulos. É claro que este nome – discípulo, tinha um grande significado na vida dos crentes da igreja primitiva. Todos sabiam o que significava ser chamado discípulo de Cristo: aquele que aprendia os ensinos do Mestre.

Hoje tem sido uma grande estratégia para a Igreja de Cristo levar a mensagem de salvação a cada uma das pessoas, e também fazer de cada membro do Corpo de Cristo um instrumento de Deus na transformação do caráter de todos aqueles que aceitarem o Evangelho de Jesus.

Estou falando do estilo de vida em fazer discípulos. Discipular é um estilo de vida, que Jesus nos transferiu, para que hoje, de forma natural, possamos mostrar o Caminho que leva ao conhecimento de Deus e à salvação, e também, ao amadurecimento da fé em Cristo, o nosso Discipulador Divino. Por isso, temos que perguntar:

• Quantos discípulos fizemos até agora?

• Quantas pessoas que foram tranformadas por Deus em discípulos maduros e multiplicadores, através de seu empenho, como cristão?

• Deus tem usado você como instrumento de bênção para derramar o Seu amor na vida das pessoas?

• Quais as mudanças que Deus tem operado na vida das pessoas através do nosso Ministério?

• Quantos dicidiram seguir a Jesus através do nosso exemplo?

• Quantos estão servindo no Reino de Deus por nos virem servir a Jesus?

Quais seriam as respostas que daríamos às perguntas acima?

O Ministério Discipular teria respostas para todas estas perguntas, porque o que ele faz, é colobarar com Deus na transformação das pessoas em discípulos verdadeiros e frutíferos. No Ministério Discipular as pessoas não esquecem a sua Missão de "levar as pessoas descrentes a descobrirem o Caminho de Deus e a viverem segundo a vontade de Cristo" ("ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.").

O QUE É O MINISTÉRIO DISCIPULAR?

1. É uma estratégia da igreja de Cristo, com o propósito de evangelizar o indivíduo, levando-o ao amadurecimento cristão através do discipulado, em obediência ao mandamento de Jesus de Ir e Fazer discípulos. O desenvolvimento do caráter do novo discípulo no Ministério Discipular, acontece de forma contínua e progressiva, porque tem como objetivo fazê-lo, também, um discipulador de outros, para abalar a comunidade, a cidade, a nação e o mundo todo, visando a manifestação da Glória de Deus em toda a terra.

2. No Ministério Discipular o relacionamento entre o discipulador e o discípulo, é através de uma intimidade íntegra, de amigo, afim de transmitir os ensinamentos e a vida de Cristo ao aprendiz.

3. O discipulador escolhe a quem ganhar para Cristo, e envolve-o em um relacionamento pessoal com ele e com Jesus.

Em resumo, o Ministério Discipular visa tornar pessoas semelhantes a Jesus, a partir de um cuidado pessoal e espiritual através do discipulado contínuo.

QUEM É O REFERENCIAL NO MINISTÉRIO DISCIPULAR?

É Jesus Cristo. Em todo o processo discipular, seguimos o Modelo de Cristo ao escolher, consolidar, discipular e enviar os seus discípulos.

O QUE ACONTECE QUANDO TEMOS UM MINISTÉRIO DISCIPULAR?

• Descobrimos que não fracassamos quando obedecemos a Jesus em fazer discípulos;

• Experimentaremos o derramar do poder do Espírito de Deus sobre nós, ao nos usar na transformação de vidas;

• Saberemos que a Palavra de Deus anunciada por nós com autoridade, mexerá com os corações, levando-os ao quebrantamento, para a conversão, diante de nossos olhos.

O Ministério Discipular é um ministério de pessoas compromissadas com Cristo. Pessoas que querem ser referenciais do Reino por onde passarem, abalando as estruturas deste mundo corrompido. ESTE É O NOSSO MINISTÉRIO. ALELUIA!
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (22)

O MINISTÉRIO DISCIPULAR (2)

"Ide, portanto, fazei discípulos..., batizando-os; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mateus 28:19,20

Começaremos o estudo respondendo sobre o por quê do Ministério Discipular. Por que não usamos outra estratégia?

Cremos que o discipulado é o ministério de Cristo para a Sua Igreja. Só o Ministério Discipular vai cumprir a Grande Comissão deixada pelo nosso Mestre.

Cristo não compartilhou com os seus discípulos ensinos programados em um cronograma de estudos sistemáticos, mas os ensinou com a sua própria vida. O que Ele ministrou não era fora de Si mesmo. Jesus compartilhou o seu caráter, vida e santidade, de Pessoa para pessoa. Olho no olho, coração para coração. Verdades que Ele recebeu de Seu Pai, revelou aos seus discípulos.

Por exemplo, quando Ele ensinou os seus discípulos sobre servidão, Ele mostrou como se serve, servindo. Quando falou de oração, Ele orou; quando falou de perdão, perdoou. Aleluia! Este é o meu Mestre a quem sirvo com prazer! Ele deu o exemplo, se comprometendo com aqueles que Ele ganhou.

É por isto, e muito mais, que o Ministério da Igreja é o Discipular.

No discipulado o curriculum é baseado em vivência experimentada. Reproduzimos o que está em nós. O discípulo é ensinado a testemunhar de Cristo, mas é supervisionado pelo seu discipulador, que o orienta em tudo, respaldando-o com oração e acompanhamento.

Já imaginou a sua igreja, assim: Pessoas, homens e mulheres de todas as idades, servindo ao Senhor Jesus, fazendo o que Ele deseja, ganhando, consolidando, discipulando e enviando?

COMO TUDO COMEÇA NO MINISTÉRIO DISCIPULAR?

1. Entendendo o nosso chamado

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." Mateus 11:28,29

O verbo "aprendei", neste texto, é a palavra "discipular", a mesma usada no texto de Mateus 28:19 (Grande Comissão). Então, podemos ler assim: "sede discipulados por mim".

Quando discipulamos alguém, trazemos certo jugo sobre este, que deve ser aceito, para que haja alívio e descanso para sua alma. Jugo, aqui, é uma canga que unia dois bois, levando-os a estarem juntos, sem se desviar do caminho proposto. Os dois iam para o mesmo lugar. O discipulado faz com que discipulador e discípulo caminhem na mesma direção, sem que haja rivalidade no ensino, para que ambos sejam edificados, compartilhando daquilo que é comum em ambos.

Jesus sabia que o discipulado só seria efetivo se houvesse obediência, representada no texto, pela aceitação do jugo. Discipulado não é obrigação, mas uma necessidade para o nosso descanso espiritual. Aleluia!

Se entendermos que fomos chamados para nos atrelarmos a Jesus, e a Ele seguirmos, vamos entender que o nosso Mestre deseja o mesmo para cada um de nós.

2. Ganhando o primeiro discipulo

O discípulo que vai ganhar alguém, precisa ter convicção, em primeiro lugar, do seu chamado de obediência ao Senhor, e assim, poderá começar o seu ministério discipular. Ganhar é testificar na vida do outro que Cristo é a solução para o problema da alma.

Jesus ganhou os seus com oração, portanto, nós devemos orar, antes de sairmos à "pescaria", colocando definidamente diante de Deus, as pessoas que queremos ganhar.

Não queira ganhar todos de uma vez. Se concentre em um, até levá-lo a ser consolidado na fé. Depois que este que você consolidou estiver na Escola de Discípulos, poderá ir para o segundo, e assim, fazendo o que fez com o primeiro, até quantos o Senhor lhe der.

Levando o discípulo para a célula(grupo pequeno de pessoas que aceitaram voluntariamente o discipulado)

A célula é o lugar de "refúgio" dos discípulos que vão sendo ganhos. É o lugar onde os novos são acolhidos até mesmo antes de ir à igreja(templo). Na célula começa a formação do discípulo. É quando o novo discípulo é agregado ao discipulado, sendo acompanhado pelo seu discipulador, até mesmo no Encontro com Deus. Nunca mais o discípulo ficará sozinho, no exemplo de Cristo: "Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos".

O que mostramos aqui, é algo que todos podem fazer, sem serem traumatizados por pressões de líderes em busca de metas exageradas, que não demonstram a vivência espiritual que todos devem reproduzir.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (23)

O MINISTÉRIO DISCIPULAR (3)

"Ide, portanto, fazei discípulos..., batizando-os; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mateus 28:19,20

Deus está movendo a igreja para sair em conquista por Cristo, atacando as portas do inferno, derrubando-as, e resgatando vidas para o reino de Deus, através do ministério discipular, que é a visão de resgate de Jesus, para abalar o mundo, e fazer discípulos comprometidos com a vontade soberana daquele que pagou o alto preço para salvar a humanidade de seus pecados.

Nós faremos a nossa parte neste projeto dos céus para a redenção das nações da terra, seguindo as pegadas de nosso Mestre, Jesus Cristo.

Só conquistaremos vidas para Deus, através do ministério discipular, pois fazer discípulos, não é fazer crentes, mas fazer seguidores de Cristo. Aleluia!

O Plano de Jesus para ganhar as nações é o discipulado: "Ide e fazei discípulos de todas as nações". Este projeto anuncia a multiplicação dos discípulos em todo o lugar, para a glória de Deus se manifestar na terra de uma forma sem precedentes na história da humanidade.

COMO PODEMOS GANHAR COM EFICÁCIA PESSOAS PARA DEUS?

1. Termos paixão pelas vidas que se perdem

Deus deseja que todo cristão seja um apaixonado por vidas. Ninguém fará nada por aquele que se perde, se não tiver amor em seu coração por aqueles que precisam ser alcançados pelo Evangelho. Este amor não vem de nosso coração, mas do coração de Deus, e, pelo Espírito, é derramado em nós.

Tenho dito que quem faz discípulo é alguém que já é discípulo, que foi feito discípulo por outro discípulo. Todo verdadeiro discípulo de Cristo têm paixão por almas. Se você não se preocupa com aquele que está indo para o inferno, você não tem amor por ele. Por isso, que o primeiro passo é ser inundado pelo amor de Deus aos perdidos. Só assim você entenderá o que Jesus pediu que fizéssemos.

Se você não tem este amor em seu coração, e tem sido frio à conversão de pessoas a Cristo, ore ao Senhor, que "não quer que minguém se perca", para enchê-lo deste amor, para que haja em sua vida um desejo profundo de ganhar o mundo para Jesus.

2. Buscarmos estratégias para o testemunho eficaz

Leia 1 Coríntios 9:19-23

Paulo buscou estratégias para alcançar os perdidos. Ele queria ganhar muitos para o Senhor, e por isso, fez sacrifícios de todas as espécies para lograr êxito em seu ministério. "Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns."

O que você tem feito pelos perdidos? Não creio que o seu coração fique indiferente ao perdido. Prefiro acreditar que você, ainda, não encontrou a estratégia e estímulo corretos, para que seja um conquistador de vidas para Deus. Confesse ao Senhor que quer testemunhar de Jesus aos outros, e que deseja fazer parte de Seu plano de redenção da humanidade. Diga a Ele que o deixará usar a sua vida para resgatar pessoas das trevas. Sei, que neste momento, algo está acontecendo em seu interior, pois Deus é o mais interessado em que você se junte a Ele neste plano divino.

Estes estudos farão de você um ganhador de almas, que tenha desejo de testemunhar de Cristo a todos ao seu redor.

COMO COMEÇAR?

a) Escolhendo os que precisam ser alcançados. Concentre sua atenção em algumas pesssoas do seu convívio (parentes, amigos, colegas, vizinhos, etc.), orando por elas durante aproximadamente um mês. Faça uma lista dos nomes de todas elas e priorize alguém que o Espírito lhe indicar, começando por este.

b) Contatando os seus novos discípulos. Depois deste tempo de oração por aqueles que você quer ganhar para Cristo, vá à primeira pessoa de sua lista de oração, seguindo a direção do Espírito, e expresse o seu interesse íntegro por ela, falando de sua experiência com Cristo (seu testemunho). Não queira ganhar todos de uma vez só, mas começe com um. Invista tempo com este, até que ele esteja consolidado na fé. A nossa orientação é que você ganhe uma vida por ano, mesmo sabendo que vai conquistar muito mais. Comece a ganhar outro, quando o anterior estiver na Escola de Discípulos (escola que prepara o novo discípulo para ser um discipulador de êxito), o que deve durar 6 meses aproximadamente, com consolidação e Encontro, e assim, um a um, até no máximo 12 discípulos, que farão parte de sua Equipe Discipular. Deus os dará um a um. Quem conquista um, conquista uma multidão! Se o Espírito Santo lhe der mais pessoas, entenda que Ele sabe que você vai conseguir cuidar de todas elas. Os seus discípulos, também, serão comquistadores, como você, usando a mesma estratégia, e aí, você terá um grande rebanho consolidado e comprometido com o Senhor. Aleluia! Tudo isso sem qualquer pressão, pois Deus está no controle do seu coração, enchendo-o do Seu amor pelas almas perdidas, levando-o a caminhar, com segurança, rumo ao êxito da conquista dos corações que precisam ser alcançados pelo Evangelho.

c) Abra sua célula de multiplicação. Como disse em outro estudo anteriormente, a célula é o lugar dos novos discípulos crescerem na comunhão e na edificação ("Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum" Atos 2:44). Cada pessoa ganha por você, deve ser acompanhada e direcionada à sua célula de multiplicação(célula de novos). Uma a uma, chegarão. "Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2:47

d) Crie a sua célula de discipulado. Você precisará de uma célula para os seus discípulos compromissados com Jesus, que entenderam o chamado do Mestre, e que estão dispostos a serem ganhadores de vidas para Deus. Eles sairão das células de multiplicação, após estarem devidamente consolidados(Pré-Encontro, Encontro, Pós-Encontro, batismo), e estudando na Escola de Discípulos, após o segundo estágio de Ensino(Ministério Discipular). Nesta célula, eles serão preparados para fazerem parte de sua Equipe Discipular, de no máximo doze discípulos. Deus o usará poderosamente neste ministério que está no coração de Jesus.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (24)

O MINISTÉRIO DISCIPULAR (4)

"Ide, portanto, fazei discípulos..., batizando-os; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado." Mateus 28:19,20

A CÉLULA, LUGAR DE REFÚGIO

A Célula é a estratégia principal do Ministério Discipular. É o lugar de refúgio daqueles que vão sendo evangelizados e consolidados. Todos devem frequentar a célula regularmente, pela sua importância para a edificação dos discípulos, especialmente os novos. Na célula os discípulos tem a oportunidade de serem ministrados pela oração, comunhão e estudo das verdades biblícas. A célula é o lugar para onde vão os discípulos que são feitos, segundo a ordem de Cristo de fazer discípulos, tendo o seu crescimento na fé, como objetivo principal, através do convívio com os demais componentes que se deixam cuidar pelo seu discipulador.

A célula permite um resultado maior em relação aos outros métodos de ensino, porque, sendo um grupo pequeno de no máximo doze pessoas, o aprendizado se torna mais eficaz, sem dispersão.

Temos células de multiplicação (evangelismo) para os novos (podem ser homogêneas, de homens ou mulheres, de casais, etc.), células de discipulado(preparação para a Equipe Discipular), e célula da Equipe Discipular(Discípulos Líderes de Macro-células).

POR QUE O TERMO "CÉLULA"?

Quando pensamos em célula, pensamos no micro-organismo vivo que compõe o corpo humano. O nosso corpo físico é formado de células vivas que podem funcionar de forma independente, ocasionando a multiplicação das células. As células individuais se juntam para formar o corpo de um ser humano.

A Igreja de Cristo é comparada na Bíblia ao Corpo Humano, e é chamada de Corpo de Cristo. Da mesma forma que as células biológicas compõem o corpo humano, as células da Igreja compõem o Corpo de Cristo. As células discipulares, mesmo funcionando individualmente, se juntam para formar o Corpo de Cristo, e quando se multiplicam, estas se agregam, também, a este Corpo.

As células se reunem com pessoas vivas, que interagem uma com as outras, recebendo da mesma fonte o seu alimento para crescer de forma ordenada.

O Ministério Discipular, em nossa igreja, é um ministério celular, pois todos estão em células. Somos uma igreja em células(todos os membros nas células), e não uma igreja com células(igreja que tem uma parte de seus membros em células, e não todos).

As células precisam crescer para se multiplicarem. Imaginem uma célula com três pessoas, durante um ano inteiro, olhando uma para a outra, sem qualquer mudança, com certeza haverá grande tédio e desânimo, e elas não vêem a hora de irem embora.

Da mesma forma que Deus disse ao primeiro casal no Éden, que multiplicasse e enchesse a terra de seres humanos, Jesus diz aos seus discípulos:"façam discípulos, multiplicando-os em todas as nações". Aleluia!

As células impregnam a terra da unção que inunda o Corpo de Cristo, a Igreja. Por isso, devemos abrir em todo lugar células e células, para inundarmos o mundo com a Glória de Deus.

Você está em uma célula? Você já é um discipulador de célula? Olhe para o lado e verá alguém que pode ser o seu discípulo, e que está esperando, mesmo não sabendo disto, o seu convite para uma célula. Deus está com você. Ele é o mais interessado em ver o seu sucesso na conquista de vidas para o Reino dos Céus. Anime-se, e comece a amar com o amor de Jesus, aqueles que estão ao seu redor.

Todo membro de células pode ganhar alguém para Jesus. Você já imaginou a alegria de Cristo, ao vê-lo levando uma pessoa a Ele? Se você não tiver condição de discipular pessoas, não desanime, continue ganhando e trazendo ao seu discipulador, porque ele vai cuidar desta vida, que é sua, por direito de geração, até que você tenha maturidade para assumir esta paternidade. Mas, repito: "NÃO DEIXE DE GANHAR PESSOAS PARA CRISTO, SÓ PORQUE TEM RECEIO DE SER LÍDER DELA. GANHE E TRAGA O NOVO DISCÍPULO PARA A SUA CÉLULA, ALI ELE SERÁ CUIDADO".

Deus está derramando uma unção de conquista, sem medo, em nosso ministério. Aproveite este tempo para avançar e se alegrar no Senhor, o Deus de sua salvação.

A Escola de Discípulos trabalha na ajuda aos discípulos que estão nas células, desatando suas vidas, pelo ensino da Palavra e do preparo, para que eles sejam frutíferos, sem traumas, no Reino de Deus.

Viu só, como não é nada complicado o Ministério Discipular? Basta se deixar guiar pelo Espírito Santo, que está mantendo a vida do Corpo de Cristo, e fazendo com que ele seja multiplicado na face da terra.

Convide pessoas para estar com você em algum dia da semana, em sua célula, sem aquela preocupação de "convertê-la", porque esta obra não é sua, mas do Espírito Santo. Sabe o que vai acontecer? Quando elas começarem a serem ministradas pelos estudos de consolidação, o poder da Palavra as transformará, e você perceberá que Deus está ao seu lado neste ministério de povoar os Céus.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (25)

"Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar.

COMO GANHAR PESSOAS PARA CRISTO? (1)

Cristo não quer crentes, mas sim seguidores. Ele mesmo disse que "se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me" (Lucas 9:23). Quando falamos de Jesus para alguém, não estamos vendendo um produto descartável, mas oferecendo algo que vai permanecer para sempre naquela vida.

Ganhar é muito mais do que convencer alguém a mudar de religião; é levar uma pessoa a mudar de vida e senhorio. Por isto, Jesus nos pede para fazer discípulos, e não convertermos as pessoas. O discipulado faz seguidores de Cristo que vão após Ele, sabendo do que estão fazendo, conscientes de que a vida com Jesus, é uma vida de identificação com a cruz diariamente. Carregar a cruz diariamente, é levar com você o instrumento de salvação, e usá-lo todos os dias. Antes de você, Jesus ia pregando o evangelho, e fazendo discípulos. Depois dele, você vai, também, levando a mensagem do evangelho, e fazendo discípulos.

Para termos sucesso nesta etapa de ganhar pessoas para Cristo, precisamos utilizar a estratégia correta, porque senão afastaremos as pessoas que queremos ganhar.

Jesus nos ajuda a entender sobre isto de uma forma maravilhosa, quando Ele traz-nos uma parábola de Lucas, levando-nos à estratégia correta. Creio que esta parábola nos leva a darmos os passos corretos para ganharmos pessoas para Cristo.

O que é ganhar pessoas para Cristo? É levar pessoas à cura de suas almas e apresentá-las a Jesus, aptas para seguirem-No.

Leia Lucas 10:25-37

Qual foi a pergunta chave que fez Jesus contar esta parábola?

A pergunta foi: "Que farei para herdar a vida eterna?"

Sabemos que a vida eterna em Jesus, é a salvação. João 3:16, fala sobre a vida eterna e sobre aquele que recebe a vida eterna. A vida eterna está no amor de Deus por nós, no amar a Deus, e reproduzir este amor em nós e ao próximo. Por isso, Jesus disse: "faze isto e viverás". Ele estava falando da vida eterna.

Uma outra pergunta aparece na boca da mesma pessoa que fez a pergunta-chave: Quem é o meu próximo? Creio que Jesus esperava, talvez, a pergunta: "Quando sou, verdadeiramente, próximo de alguém?" Pensando nesta pergunta é que Jesus responde com a parábola, para que entendamos que há uma diferença em ser próximo de alguém entre alguém ser o próximo de outro. Parece a mesma coisa, mas não é, se seguimos o raciocínio de Jesus.

O Próximo é aquele que faz a diferença na vida do outro

Você tem sido instrumento de cura e de cuidado de alguém? Quantas pessoas você tirou do caminho de morte espiritual, e foram levadas à hospedaria (igreja) para serem restauradas? É possível que alguém fez isto com você.

Jesus não quer que você seja um religioso frequentador de cultos. O texto fala daqueles que eram importantes na sinagoga, responsáveis por ensinar as Escrituras, mas que não tiveram nenhuma compaixão para com aquele que estava caído, e que precisava de cuidados para não morrer. A religião entorpece o coração, levando-o a insensibilidade dos sentimentos do ser humano. Quantas igrejas cheias de pessoas religiosas que "passam de largo", quando alguém precisa sair da perdição do inferno.

Os crentes querem um bom programa, uma boa mensagem, um bom evento com alguém famoso, mas não querem ser próximos de alguém que precisa sair das trevas para a luz. "Passam de largo" de todo aquele que precisa ter os seus ferimentos causados pelos demônios, sarados. Guardam o "azeite" para si, enquanto há caídos precisando serem untados pelo óleo da cura do Espírito. E o vinho? A alegria está apenas consigo, não levam a outras. Vinho significa alegria. Quantos estão tristes por aí, necessitando da alegria do Senhor para serem fortalecidos?

Faço a diferença na vida de alguém, quando:

a) Aproximo-me dele, sem medo

Diz o texto: "...passou-lhe perto... E, chegando-se..."

Para ganhar alguém para Cristo preciso aproximar-me das pessoas, sabendo que tenho o que elas necessitam: cura e salvação. É preciso comprometimento e determinação, tendo consciência do por quê da abordagem. Não é uma aproximação curiosa, mas com o fim de mudar aquela vida, trazendo alívio aos seus ferimentos na alma. O próximo verdadeiro, segundo Jesus, é aquele que se aproxima de alguém para cuidar de suas feridas. Você é próximo de alguém? Tem estado junto nas necessidades das pessoas? Quando um crente diz que não quer saber de discipular alguém, ele está dizendo que não quer cuidar das feridas das pessoas, não quer se aproximar daquele que está indo para a morte eterna, o inferno. Misericórdia! Passa de largo, nem olha, porque não quer se "sujar" com as imundícias das feridas do moribundo. Você é próximo de alguém? Aproxime-se para começar a cura. Debruce-se sobre o moribundo pelo pecado, limpando-o com o sangue de Jesus.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (26)

"Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar."

COMO GANHAR PESSOAS PARA CRISTO?(2)

a) Quando vejo a sua real necessidade

"...vendo-o...". Quantas vezes não queremos ver a necessidade das pessoas ao nosso redor, para não nos comprometermos? Amado, é preciso termos os olhos abertos em todo o lugar, se quisermos ser o próximo de alguém, para mudar-lhe a vida. Até mesmo na igreja devemos aproveitar a oportunidade para abençoar alguém, olhando ao redor e se colocando nas mãos de Deus para derramar unção sobre alguém que necessita. Deus tem nos dado muitas pessoas que resolveram fazer a diferença na vida dos que estão em todo lugar. Verdadeiros discípulos de Cristo que, com os mesmos olhos de Jesus, vêem as necessidades das pessoas, para as suprirem todas. Aleluia! Talvez, você seja um deste, certo? Se não, ainda é tempo de se aproximar, e ser o verdadeiro próximo daquele que precisa de cura.

b) Quando sou movido pela compaixão

"...compadeceu-se dele."

Só irei fazer a diferença que o outro precisa, se agir com compaixão. Jesus toda vez que ministrava sobre alguém, era movido interiormente, era compungido. Ele não agia porque tinha poder, mas porque tinha compaixão das pessoas. Se preocupava, antes de tudo, em confortar, se solidarizando com aquele que estava quebrado, triste ou doente. A Bíblia diz que devemos ter "o mesmo sentimento que houve em Cristo", e este sentimento é que deve nos impulsionar para estarmos levando cura aqueles que precisam de salvação e mudança.

Hoje temos crentes que saem de nossa igreja porque não querem ter este sentimento de compaixão por aqueles que precisam de cura. Não querem cuidar de ninguém, a não ser de suas próprias necessidades. Mas, tenho, talvez, uma má notícia para estes, que Jesus só tem um ministério, que é o de cuidar de pessoas, e levá-las a serem verdadeiras seguidoras dEle.

c) Quando trago cura sobre o necessitado

"E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho;"

Meu Deus! Quanta gente ferida! "Senhor, que eu seja vaso em Tuas mãos para derramar o azeite que cura as feridas das pessoas".

O sacerdote e o levita tinham, com certeza, o azeite para untar ferimentos. Eles ministravam na vida de pessoas ali na sinagoga, mas decidiram, para não se comprometerem, reter o óleo, levando-o com eles. Deus tem nos dado este azeite, unção, para untarmos as feridas dos assolados pelos demônios. Os assaltantes no texto, significam demônios que roubam, matam e destroem vidas. Nós a cura para as nações e não podemos reter o remédio que o Médico dos médicos nos deram. Queridos, vamos usar a unção que o Senhor nos deu para ganharmos pessoas para Cristo, sarando-as pelo discipulado, e cuidado. Podemos mudar a história de muita gente, que está caída nas drogas, no alcool, no pecado. Temos o remédio para sará-las. Por favor, não retenha a unção que Deus lhe deu, derrame-a sobre os enfermos e feridos por satanás. Seja um discípulo, seguidor de Cristo, que faça a diferença.

Para cuidarmos daqueles que queremos ganhar, exigirá de nós disposição para nos curvarmos sobre eles (sacrifício), para virmos a gravidade de sua situação, e, também, limparmos (consolidação) as feridas que foram abertas pelos argumentos do inimigo, que são ataques de engano, usando as verdades da Palavra, como disse Jesus que "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado".

Todos nós sabemos que cuidar de pessoas enfermas exige tempo e dedicação. Se nós não tivermos amor em nosso coração pelas vidas que queremos ganhar, não vamos muito longe, desistindo do cuidado que é necessário para restaurarmos os perdidos. Conheço irmãos que tratam de pessoas que estão caídas nas ruas (alcooólatras, mendigos, etc), que me sensibiliza pela forma como cuidam delas. Vejo neles o desprendimento de suas próprias coisas e bem estar, para se entregar ao cuidado deles. Tem levado muitos aos pés de Cristo, curados e salvos. Para que a cura seja completa, muitas vezes precisamos carregar nos ombros aqueles que não tem forças para caminhar, mesmo untados, mas convalescentes, precisam de acompanhamento de perto: "e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele." Faz parte do cuidado, este carregar. O próximo, no texto, deixa a sua própria cavalgadura, o seu conforto, para ajudar o moribundo. É preciso fazermos isto para garantir a firmeza do tratamento, sem medirmos os esforços para tal. Uma outra coisa que é muito importante para a continuidade do cuidado, é assumirmos o custo pelo trabalho. Quantos não são curados ou salvos por que retemos o dinheiro para a obra de restauração que Deus quer operar? "No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar." Precisamos investir o nosso dinheiro no resgate de vidas. Quantos não contribuem para sua igreja cuidar dos necessitados? Os pastores(hospedeiros) até que gostariam de fazer mais para cuidar das pessoas que tem necessidade de tudo, mas os recursos são retidos por aqueles que não tem compaixão das vidas. O sacerdote e o levita passaram de largo, preservando suas vidas e recursos, deixando um homem morrer sem socorro. Será que não estamos, também, passando de largo de nosso compromisso com Cristo e o Reino?

Não sei o que passa pelo seu coração ao ser ministrado por esta palavra. Talvez você seja alguém bastante atarefado, e que não tem tempo para Deus, mas preciso dizer-lhe que se nós não vivermos para fazer a diferença na vida das pessoas, não tem valor algum a nossa vida.

Quantos você já curou, derramando unção sobre eles? A quantos você devolveu a alegria, derramando o vinho novo?

Eu quero, ao chegar nos céus diante de Deus, entregar multidões de pessoas que eu levei à cura da alma. Não quero viver para fazer outra coisa. Quando cuido de pessoas e as levo ao Senhor, a minha recompensa não é neste mundo, mas na glória. Aleluia! Olharei para o meu Senhor Jesus Cristo, e lhe direi: "Jesus, meu Salvador, sei o que tu sentiste por mim, para me trazer salvação e cura, porque o Teu sentimento esteve em mim, ao sentir as dores daqueles que estavam caídos ao meu redor. Muitas vezes deixei os meus filhos e a minha esposa sozinhos, para levar o azeite da cura aos feridos, que foram assaltados pelo diabo. Isto doeu em mim, mas era necessário, para que outros fossem curados, como eu fui por Ti. Obrigado, Jesus, porque não me deixaste só, quando estava cuidando das pessoas, e por isto, elas puderam receber salvação e cura".
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (27)

COMO GANHAR PESSOAS PARA CRISTO? (3)

O Silêncio ou o Testemunho?

"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tiago 4.17)

Estes estudos visam nos equipar para o testemunho eficaz junto aos descrentes. Quantos fracassaram porque não tinham o mínimo de orientação sobre como ganhar pessoas para Cristo? Graças a Deus que nos tem dado estas estratégias, e nos inspirado, trazendo revelações importantes para conquistarmos, com eficácia, as nações para Ele.

O que mais doeu em Cristo, não foram os seus ferimentos físicos, mas o silêncio daqueles que deveriam levantar suas vozes e requererem sua soltura. Pedro, negou Jesu por três vezes, quando deveria testemunhar sobre Ele àqueles que o identificaram como sendo seguidor do Mestre. SILÊNCIO! Sim, isto foi o que mais doeu em Cristo. E a história se repete, hoje, também. Os pretensos seguidores de Cristo, silenciam sobre Ele, quando deviam testemunhar do seu poder, de sua cruz, de sua vida, para "que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna".

Não vou ficar em silêncio em minha igreja. Vou levar os meus discípulos a serem o Pedro, depois do Pentecostes, cheio do Espírito, de ousadia e de coragem. Igreja, não vamos negar Jesus, nenhuma vez sequer!

Quero, para início, neste estudo, fazer uma pergunta que jugo de muita importância: "Por que, se sabemos que Jesus está certo em sua ordem de fazer discípulos, não conseguimos obedecê-lo?" Creio que a resposta nos deixará chocados. É que não cremos naquilo que professamos. "professamos crer no que não cremos".

Sabe como você começa a ganhar pessoas para Cristo? Ganhando-se para Ele. Isto mesmo. Você precisa, antes de tudo, ganhar-se para Cristo. Não posso levar ninguém a Jesus se não fui a Ele.

Você vai entender quando compreender o que Jesus, realmente, quiz dizer no texto: "Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-me".

O segredo está em ir "após Jesus". Aqui está a chave para o discipulado. Implica em que o início de minha jornada cristã não é o que eu quero, mas é a partir de uma posição em Cristo. Preciso crer que estou nele e Ele em mim. Aleluia! Ele me ensinou como fazer, marcou o caminho em que devo seguir, e disse-me: "segue-me". Seguir Jesus não é deixá-lo para trás, pelo contrário, é tê-lo à nossa frente. É colocar os nossos olhos naquilo que Ele está fazendo, e fazer igual. Só que precisamos crer nisto. Você tem feito o que o Senhor fez?

Desculpe-me o que vou colocar aqui: muitos crentes que professam a fé em Cristo, não vivem, de fato, confiando nEle e fazendo o que Ele determinou, mas seguem os seus próprios pensamentos e vontade. Não mudaram a sua mentalidade. Vivem das coisas do passado, e não em "novidade de vida".

Temos um compromisso com o reino de Deus (podemos até negá-lo): "sermos testemunhas de nosso Jesus em todo lugar". Se você não tem testemunhado de sua fé, o pecado do silêncio é parte integrante de sua vida.

Sei que este estudo mexe com você, porque há sinceridade em seu coração, por isso, alguma atitude ele trará ao seu viver, a partir de hoje, mas, para isto, é preciso que admita os seus medos na área de testemunhar do evangelho aos outros.

Assinale, abaixo, o(s) medo(s) que impede(m) você de ser um ganhador de alma:

( ) Medo de ser envergonhado;

( ) Medo de não ter todas as respostas de sua fé, falta-lhe conhecimento sobre como ganhar almas;

( ) Medo de incomodar ou ofender alguém com o seu testemunho;

( ) Medo de ser frustrado pelo resultado de quando alguém disser não a Jesus;

( ) Medo de ser chamado de fanático.

Quando você não testemunha de sua fé em Jesus com alguém, para quem está dizendo "Não"? Você sabe a resposta: para Deus. Dizer "Não" para Deus, seja por qualquer razão, é pecado. Por isso, disse anteriormente, que precisamos ser ganhos para Jesus, antes de ganharmos os outros para Ele.

Sei que em cada estudo você assume algum nível de compromisso com Deus, mas depois, tudo volta ao que era antes: nada de compartilhar a sua fé em Jesus. As oportunidades acontecem, mas você não as aproveita. Elas passam por sua vida. Quando não aproveitamos as oportunidades para falarmos do evangelho às pessoas, elas próprias, passam por nós em direção ao inferno. Precisamos pará-las neste caminho, arrancando-as das mãos de Satanás, trazendo-as para o Caminho de Jesus, dando-lhes a vida eterna.

Faça esta oração com sinceridade: "Senhor Jesus, meu Salvador, Te agradeço por aqueles que não negaram a sua fé, levando-me a Ti. Eu quero, também, ser alguém que testemunhe sem medo do Teu poder aos outros". Amém
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (28)

AS CHAVES PARA SUPERAR O MEDO DE TESTEMUNHAR DE CRISTO AOS OUTROS

O primeiro passo para nos convertermos em testemunhas de Cristo, é termos uma mudança completa em nossos corações. COMO?

SUPERANDO O MEDO DE FALAR DE JESUS. VOCÊ DESEJA ISTO? ENTÃO, TOME POSSE DESTAS CHAVES:

1) Primeira chave: o Amor

"No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo" (1 João 4:18)

"O amor nos leva a conquistar". Sem amor, as conquistas dos corações não acontecem.

Talvez você queira perguntar: Por que preciso amar para ganhar pessoas para Cristo?

Em primeiro lugar, creio que o próprio Jesus fez o que fez por nós, por amor. Deus nos deu o Seu filho, para morrer em nosso lugar, porque nos amou de forma sublime e intensa. Em segundo lugar, a salvação é um ato do amor de Deus, o Pai. Enquanto as pessoas não entenderem este amor, e o aceitarem, nunca compreenderão o que Deus fez por elas. Por isso, devemos falar do amor de Jesus a todos, demonstrando amor por eles.

Quando amarmos assim, vamos superar o medo em nossas vidas, e ousadamente, falaremos "do que temos visto e ouvido" sobre Jesus, em qualquer tempo e circunstãncia.

2) Segunda chave: A oração

"...Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara." (Mateus 9:38)

Sem a oração não vamos muito longe na conquista, porque através dela, o Espírito Santo nos ajuda onde não temos habilidade ou nos falta fervor para avançarmos abrasados pela paixão por vidas. A oração fortalece o nosso relacionamento com Deus, e mantém a nossa dependência dele. Assim fizeram os discípulos, ali em Atos, quando foram perseguidos e ameaçados de morte se não parassem de pregar o evangelho, mas eles, pela oração, foram fortalecidos, continuando a missão de ganhar vidas a partir de Jerusalém, indo e fazendo discípulos de todas as nações, conforme o que Jesus determinou, sem medo, ousadamente avançaram, conquistando territórios para Deus, com milagres, sinais e maravilhas. Aleluia!

Peça a Deus que toque o seu coração, e coloque nele, paixão pelas almas que se perdem e que precisam ser alcançadas. Ore também, para que Deus abrase o coração das pessoas para irem aos perdidos, fazendo-os discípulos de Jesus.

3) Terceira chave: Disposição

"...Disse Jesus a Simão: Não temas; doravante serás pescador de homens. E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram." (Lucas 5:10,11)

Deixar tudo aquilo que nos afasta do propósito de Deus para as nossas vidas. Ele nos chamou para fazermos discípulos. Estamos dispostos a obedecê-lo? A maioria dos crentes tem tempo para todas as suas coisas, mas não tem tempo para fazer a vontade de Deus. Coloque como prioridade em sua vida o seu testemunho sobre Jesus a alguém diariamente. Jesus nunca o obrigará a fazer o que Ele deseja; insistirá, sempre, mas nunca vai levá-lo a fazer algo que você não deseja de coração. Muitos acham que fazem um favor para Deus por falarem do Seu amor aos outros. O Senhor não quer pessoas assim, trabalhando para Ele. Quando levamos alguém a Jesus, contribuímos para que haja festa nos céus, como diz a Bíblia, que "há festa no céu quando um pecador se arrepende". Eu quero dar motivo de festa no céu. E você?

4) Quarta chave: Preparo

"antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," (1 Pedro 3:15)

Uma das coisas que nos fascinam no ministério discipular, é a visão que temos de ensinar os nossos discípulos a ganharem pessoas para Cristo. Podemos dizer que o grande inimigo daquele que quer ganhar almas, é a falta de preparo, que traz medo, levando o crente a não testemunhar de sua fé.

Todo cristão deve estar preparado para testemunhar sobre a sua fé. É preciso que a sua vida condiga com aquilo que você pregue, para que tenha autoridade sobre o perdido que quer alcançar. Ninguém vai ser tocado pela palavra de alguém que não dá um bom testemunho do evangelho.

As oportunidades acontecerão numa simples conversa, e por isso, você precisa estar sempre preparado para "responder... a razão da esperança" que há em você.

Temos no Ministério Discipular, Escolas que preparam o discípulo para serem um ganhador de almas, e também, a Escola de Discipuladores para aqueles que desejam cuidar de discipulos e torná-los discipuladores de excelência, estando à frente da Equipe Discipular, que forma Líderes que irão cuidar das células e do crescimento espiritual da igreja.

5) Quinta chave para vencer o medo de falar de Jesus aos outros: PODER DO ESPÍRITO

"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra." (Atos 1:8)

Jesus discipulou os seus discípulos durante um período de três anos, ensinando-os a "guardar tudo o que Ele tinha ordenado". O ensino, o conhecimento, e o aprendizado, são importantes para que o seu testemunho tenha fundamento, mas o mais importante é que todos estes ensinamentos estejam debaixo do poder de Deus. Por isso Jesus mandou os seus discípulos aguardarem o Batismo do Espírito Santo que veio no dia de Pentecostes. A partir daí, o testemunho do evangelho foi "fogo puro" para todos. Você, também, precisa deste poder. Busque-o sempre.

Peça a Deus que lhe dê estas chaves que darão a você a vitória sobre o medo de testemunhar de Cristo. Que tal começar a aproximar-se de alguém, para que a oportunidade de Deus aconteça?

Deus estará com você, conforme prometeu, em todas as ocasiões, e o Seu Espírito será derramado, sem medo, através do seu testemunho. sobre as vidas que precisam ser transformadas pelo poder que vem do alto. Você crê? Então, tome posse, agora!

Ore ao Senhor Jesus, agradecendo a visão que Ele lhe deu para alcançar aqueles que estão ao seu redor, a partir da sua casa, e agradeça, também, porque Ele o escolheu para fazer parte deste ministério que resgata vidas das mãos de Satanás, levando-as para o Reino de Deus.

Você, nos próximos estudos, aprenderá como testemunhar sua fé a alguém, levando-o à salvação.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (29)

INDO... E GANHANDO VIDAS! - I

(Observação importante: As perguntas básicas, até podem ser usadas para levar alguém a receber a Verdade)

"Se você disser com a sua boca: "Jesus é Senhor" e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: "Quem crer nele não ficará desiludido." Romanos 10:9-11(Ntbl)
Creio que já podemos começar a aprender sobre como evangelizar pessoas, levando-as a uma decisão por Cristo. Na maioria dos livros sobre ganhar almas, não vem a forma de como ganhar pessoas para Jesus, mas sim, para forçá-las à decisão. Muitos pastores e obreiros não sabem como evangelizar pessoas, levando-as a uma decisão que as coloque em contato com Jesus verdadeiramente.

Por isto este estudo é de suma importância para todos nós que buscamos a eficácia da evangelização pessoal. Não basta pedir que alguém levante sua mão para aceitar a Cristo, mas ele precisa ir, de fato, ao Senhor Jesus, e se converter em seu coração, recebendo a nova vida do Seu Salvador.

Vamos partir do princípio que você já conseguiu a atenção da pessoa que quer evangelizar, e, seguindo alguns passos, que são orientações para sua abordagem, levá-la a Cristo com sucesso.

É uma experiência emocionante para aquele que evangeliza alguém, tendo ao final, sua conversão. É, realmente, colaborar com Deus, para que o propósito do coração dele seja concretizado no mundo.

Vamos começar?

IMPORTANTE: NÃO SE ESQUEÇA QUE O ESPÍRITO SANTO É O AGENTE DA TRANSFORMAÇÃO DO CORAÇÃO, E NÃO VOCÊ. ELE É QUEM CONVENCE O PECADOR QUE DEVE SE ARREPENDER DE SEUS PECADOS, E QUE VOCÊ É, APENAS, USADO POR DEUS PARA TRANSMITIR A MENSAGEM DE SALVAÇÃO.

1. Faça contato com a pessoa que Deus colocou em seu coração para evangelizar e testemunhar de Cristo, ou aquela em que a oportunidade surgiu ao acaso, mas que você tem certeza que Deus está operando nesta aproximação.

2. Faça a primeira pergunta, depois de sentir-se à vontade com a pessoa: Você tem alguma religião?

Esta pergunta facilitará a resposta por parte da pessoa, porque todos gostam de falar de seus assuntos espirituais, sem ser muito direto, para não dificultar a conversa. Deixe a pessoa responder sem sua interrupção. Não tente esclarecer alguma coisa que a pessoa diga e que está fora do contexto bíblico. Haverá tempo para que ela receba a palavra certa.

Não importa, muito, a resposta da pessoa, porque esta pergunta fará com que o assunto seja abordado.

Leia Atos 8:26-39, grife o versículo 30, em sua Bíblia ou leitura.

3. A segunda pergunta é esta: Para você, Jesus Cristo faz algum sentido?

É preciso que você saiba se há alguma resistência por parte da pessoa sobre Jesus ou Deus.

Todos nós precisamos responder esta pergunta sobre Quem Jesus é, crentes ou não.

Leia Mateus 16:13-16, e grife a frase: "e vós, quem dizeis que eu sou"?

Leia, também, João 8:12-30, que responde quem é Jesus, especialmente o versículo 12.

4. A terceira pergunta é: Você acha que há vida depois da morte?

Lucas 16:19-31 (a parábola do rico e Lázaro), esclarece totalmente a dúvida.

Geralmente as pessoas respondem que crêem que há vida após a morte física. O que elas podem não saber é que tipo de vida levarão ou terão depois que morrerem.

Se elas quiserem saber a sua opinião, então, faça a sua declaração de fé, ou seja, diga que você crê que há vida além da morte, e o que a Bíblia diz sobre o tipo de vida que as pessoas terão depois que morrerem. Fale sobre os dois tipos de vida que acontecem depois da morte: aqueles que vivem diante de Deus e aqueles que vivem fora da presença de Deus.

Se a conversa continuar, o Espírito Santo lhe dará sabedoria para explicar com autoridade sobre isto. Não temas, Deus está contigo!

5. A quarta pergunta é: Se você morresse hoje, para que lugar iria?

Algumas pessoas responderão que vão para o céu, outras, dirão algo de acordo com suas crenças. Se alguém responder que vai para o céu, não sendo crente, faça a seguinte pergunta: "Se você vai para o céu, quem o levará para lá"? Se responder que é Deus, faça outra pergunta: "Por que Deus o levaria para lá"? Geralmente as pessoas não sabem o porquê, é aí que entramos com o que a Bíblia diz sobre aqueles que vão para o céu e como vão. Que somente os filhos de Deus entram no céu. Textos como João 1:12; João 3:16; João 14:6, etc., podem ajudar neste momento de uma forma sobrenatural. A Palavra de Deus é a verdade, e o Espírito que nos guia à toda verdade, estará agindo no coração daquele que precisa de salvação.

6. A quinta pergunta básica, é: Você gostaria de conhecer a verdade, segundo o que Jesus disse?
Esta pergunta visa abrir espaço para que a pessoa deseje receber a verdade de Cristo, abandonando o que ela crê. Se ela responder "sim", você pode ler o texto de 1 Pedro 3:9, "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; porém é longânimo para convosco; não querendo que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se". Um outro texto que podemos ler, é o que está na introdução deste estudo: Romanos 10:9-11.

7. Sexta pergunta, ao final, você dirá: Agora, que você conhece a verdade, não quer recebê-la em sua vida?

Leve a pessoa a fazer uma oração de entrega, se disser "sim", assumindo em sua vida a pessoa do Senhor Jesus Cristo, como seu salvador pessoal. Aleluia! Deus estará com você, conforme prometeu, em todas as ocasiões, e o Seu Espírito será derramado, sem medo, através do seu testemunho. sobre as vidas que precisam ser transformadas pelo poder que vem do alto. Você crê? Então, tome posse, agora!
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (30)

INDO... E GANHANDO VIDAS! –II

O Plano da Salvação

(Observação importante: Este estudo não deve ser dado na célula de evangelizismo ou multiplicação. As perguntas básicas, até podem, ser usadas para levar alguém a receber a Verdade)

A obediência ao IDE de Cristo é algo maravihoso, na vida dos discípulos que entenderam o que está no coração de Deus. Quem ama não pode segurar o seu amor, e não vê-lo manifesto, é sofrer. Deus precisa demonstrar o seu amor aos que Ele criou, e, que hoje, estão longe de Sua presença. Primeiro, manda Jesus ao mundo, abrindo o Caminho nele, para o Pai. Hoje, Deus precisa de nós, os seguidores de seu Filho, para serem os demonstradores do Seu amor. Há a Boa Notícia (Evangelho) que deve ser anunciada a todas as pessoas. A única forma para que elas conheçam o amor de Deus, é através da evangelização, e para isto acontecer, antes de tudo, precisamos amar os perdidos como Ele nos ama. Estudamos, anteriormente, a estratégia de abordagem para a evangelização pessoal, das pessoas que são contatadas por nós, tendo o modelo das Seis Perguntas como primeiro passo. Creio que todos já puderam experimentar o resultado desta abordagem, lembrando-se de que é o Espírito Santo que faz a tranformação do coração do pecador. Só vamos entender a importância do falar de Jesus a alguém, quando desejarmos, profundamente, ver as pessoas na presença de Deus, salvas e transformadas. Você não vai compreender a necessidade de salvação daqueles que estão indo para o inferno, a não ser que tenha o mesmo amor de Cristo, que O levou a morrer por nós ali na cruz. Há este amor em seu coração? Porque o que vai nos fazer aproximarmos das pessoas para evangelizá-las, é o amor. Porque quem ama se aproxima do objeto do seu amor. Assim fez Jesus ao vir ao mundo, "tabernaculando" (habitando) em nosso meio. Deus chegou até nós por Cristo, e Ele vai chegar até às pessoas, através de nós. Se não aproximarmo-nos delas, pelo amor de Deus, elas nunca conhecerão o quanto o Senhor as ama.

Creio que chegou a sua vez, depois de Cristo, de IR... E FAZER discípulos.

O segundo passo que vamos dar é ministrar a Verdade da Palavra, deixando-a falar aos corações. A salvação vem pelo "ouvir a Palavra de Deus", e pela fé, a sua aceitação.

Vários versículos chaves, serão colocados aos descrentes, que os lerão em voz alta, após o primeiro passo (as seis perguntas do estudo anterior).

Depois que a leitura for feita em voz alta por aquele que está sendo evangelizado, faremos a pergunta: "O que este texto diz a você?"

FIRMANDO O PASSO: A pessoa evangelizada lerá cada versículo em voz alta, e depois ela responderá a pergunta feita por você: "o que este texto diz a você?"

Não se preocupe em responder ou interpretar a resposta dela, siga em frente para o outro versículo.

LEMBRE-SE: O Espírito Santo é o que leva a pessoa a convencer-se da Verdade manifesta pela Palavra de Deus. Sua tarefa é conduzir a pessoa ao caminho do Senhor.

Primeiro versículo-chave: Romanos 3:23

1. Todos pecaram

A pessoa lê em voz alta:

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."

Você pergunta: "O que este texto diz a você?"

A pessoa vai responder algo assim: "todos nós pecamos, e por isto estamos separados de Deus", ou apenas "todos pecamos".

Segundo versículo-chave: Romanos 6:23

2. Todos morreram por causa do pecado

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor."

A pessoa lê, e você pergunta: "o que este texto diz a você"?

Pecado leva à morte (separação de Deus), a morte leva ao inferno.

Terceiro versículo-chave: João 14:6

3. Jesus é o único caminho para a vida

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."

A única maneira de vivermos na presença de Deus, é por meio de Jesus.

Quarto versículo-chave: Romanos 10:9-10

4. Para sermos salvos da morte eterna precisamos crer em Jesus

"Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação." Precisamos crer que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar da morte eterna. Confessá-lo como Senhor de nossa vida.

Quinto versículo-chave: Apocalipse 3:20

5. Quando cremos em Jesus e abrimos o nosso coração, ao ouvirmos sua Palavra, Ele vem habitar em nós

"Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo."

Cada pessoa deve abrir a porta de sua vida para Jesus entrar. "Você quer fazer isto, agora? Ele começará a dirigir a sua vida a partir de sua entrega."

Leve a pessoa que disser "sim", a fazer uma oração de entrega do seu coração ao Senhor.
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (31)

O DISCÍPULO DE VERDADE –I

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;(João 17:15-20)

Cristo, o resplendor da glória de Deus, a imagem exata do Pai, é a verdade encarnada (João 1:14). Ele disse em João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida". Ele é o caminho para Deus, e o caminho é a verdade, que é a vida. Jesus disse que o Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade, nos guia a toda a verdade (João 16:13). Jesus, o nosso Mestre e discipulador divino, quer que todos nós andemos em perfeita verdade, porque fomos libertos pela verdade (João 8:32), para vivermos a verdade de Deus, que é a Sua palavra para as nossas vidas (1 João 1:6). Tudo aquilo que o discípulo de verdade precisa, é alicerçar a sua vida na verdade, pois o seu caráter é forjado pela verdade. Quando um discípulo aceita o engano, vive a mentira de Satanás na sua mente.

Estamos sendo alvo de uma batalha pela posse de nossa mente: os enganos do diabo contra a Verdade de Deus. Infelismente, muita gente vive debaixo dos enganos do inimigo, que quer nos destruir, matar e roubar.

Nós vamos começar uma jornada exaustiva na vida dos discípulos, para levá-los ao crescimento na Verdade de Deus, para que a vitória dos céus triunfe sobre as obras das trevas que são oriundas da mentira do diabo.

Para começarmos, precisamos saber da nossa posição em Cristo, e o que Ele fez por nós ao ser crucificado.

O DISCÍPULO DE VERDADE É AQUELE:

1. Que Foi Crucificado Para A Lei

"Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo;" (Gálatas 2:19)

Não vivemos mais das obras da lei. A própria lei nos levou a morrer para ela. Serviu de "aio" (condutor), para alcançarmos a graça de Deus. Aleluia! Aquilo que sofria a justiça da Lei, foi com Cristo crucificado. Vivemos a graça pela fé em Jesus, que morreu por nós, para nos absolver da acusação da Lei, que apontou o pecado. Hoje, somos novas criaturas que não estão sujeitas à Lei, mas que vivem a vida de Cristo em si mesmas.

2. O Discípulo De Verdade É Aquele Que Foi Crucificado Para O Mundo

"Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo." Gálatas 6:14

O Senhor Jesus nos diz que não somos deste mundo, apesar de estarmos nele. Somos cidadãos do Reino de Deus.

3. O Discípulo De Verdade É Aquele Que Foi Crucificado Para O Pecado

" sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

porquanto quem morreu está justificado do pecado." (Romanos 6:6,7)

Se você morreu com Cristo, o seu corpo do pecado, está crucificado com Ele. O pecado já não tem domínio sobre você. Jesus realizou este grande feito ali na cruz, anulando o poder do pecado que escraviza o homem.

4. O Discípulo De Verdade É Aquele Que Crucificou Voluntariamente A Sua Carne

"E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." (Gálatas 5:24,25)

A morte põe fim uma vida. Se não matarmos a carne, a velha natureza, o velho homem, morreremos, e a vida de Deus não poderá estar em nós. Você é de Cristo? "Pois se viverdes segundo a carne, morrereis;"

"logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim." (Gálatas 2:20)

O discípulo de verdade é aquele que vive a verdade de Deus para a sua vida, e por isto, sabe sobre a sua verdadeira posição em Cristo.

Você crê, assim? Se sim, a vitória na batalha pela posse de sua mente, é da Verdade de Deus. Aleluia!
VOLTANDO A SER UMA IGREJA DE DISCÍPULOS (32)

O DISCÍPULO DE VERDADE –II

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal. Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;(João 17:15-20)
Muitas vezes sofremos ataques do inimigo de nossas vidas, porque desconhecemos a nossa verdadeira posição em Cristo. A autoridade do Discípulo de Verdade, depende da posse das verdades de Deus para sua vida. Quando temos dúvidas sobre a nossa posição em Cristo, somos derrotados pelos enganos do diabo, que quer nos destruir e tirar a nossa autoridade. Ser crente não é deixar de sofrer, mas é ser alguém que tem um forte Intercessor junto ao Pai, todas as horas de sua vida, sejam boas ou ruins. Uma das coisas que Satanás faz, juntamente com os seus famigerados colaboradores, é tentar invalidar o nosso direito que temos como filhos de Deus. Nossa identidade e senso de valor devem estar na apropriação de quem somos como filhos de Deus, e assim, nos tornar as pessoas que Ele criou para ser. Por isso, é muito importante que você saiba quem é em Jesus, e o que Ele fez para garantir a sua vitória.

No estudo anterior, falamos sobre as coisas que nos derrotavam e que já estão crucificadas na Cruz de Cristo, e por isso, nos dando a certeza da libertação de todas elas, porque, ao serem crucificadas, não têm mais autoridade sobre nós. Aleluia!

Mas, por quê, então, você ainda sente-se vencido, em muitas ocasiões, por estas coisas que já foram crucificadas com Cristo?

Porque você não confia, interiormente, na Palavra de Deus, e não pratica "o que aprendeu, recebeu,ouviu e viu em Cristo": "Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus de paz estará com vocês" (Filipenses 4:9).

Receber a liberdade de Cristo em sua vida, é diferente de manter-se livre. Você só manterá a sua liberdade, quando, de forma contínua, crer na verdade e a viver pela fé naquilo que Jesus ensinou.

Há uma realidade que você precisa admitir: nós sofremos uma batalha constante pela posse de nossa mente, dos enganos do diabo contra as Verdades de Deus. A vitória é daquilo que você resolve aceitar e crer. Se aceitar e crer nas Verdades de Deus e suas promessas, a vitória será do Reino do Filho de Deus. Se deixar-se levar pelas mentiras de Satanás, você será vencido por ele, e a derrota o acompanhará, até que volte-se para a confiança no que Deus diz em sua Palavra.

O Discípulo de Verdade:

É guardado do mal, mesmo estando no mundo

A Bíblia diz que o "mundo jaz no maligno". Este verbo – jaz – de jazer, significa "estar deitado", submetido a autoridade de". O mundo que no qual estamos, procura nos envolver. Quem dá personalidade maligna ao mundo é o diabo, que nos tenta com o propósito de nos fazer cair em suas malhas imundas. O discípulo que segue a Verdade, não é influenciado por este mundo, mas transtorna-o, com a sua firmeza e resistência, não se deixando afetar por seus ataques ardilosos.

É com tristeza e pesar que de vez em quando, tomamos conhecimento de algum discípulo que caiu nas garras do diabo, cedendo às luxúrias do mundo.

Jesus é aquele que intercede por nós junto a Deus, para que sejamos guardados de todo o mal. Esta palavra "mal", vem de "maligno", por isso, podemos dizer que o Senhor nos livra e nos guarda do maligno. Aleluia!.

O Discípulo de Verdade é aquele que é guiado pelo Espírito da Verdade, mesmo quando tem contato com as coisas do mundo. Por que não nos enclausuramos, como fazem algumas seitas? Porque o Senhor quer que abalemos o mundo com o nosso testemunho. Assim fez Jesus quando esteve aqui, tendo contato com todo tipo de pessoas pecadoras, transformando-as pela sua palavra de testemunho.

O Discípulo de Verdade:

2. Não aceita os enganos do diabo

Santificar a mente é separá-la para receber e praticar a Palavra de Deus. Não aceitamos os enganos do diabo, quando consagramos a nossa mente ao Senhor, pela sua transformação, renovando-a. Enquanto vivermos, estaremos no mundo, sendo assolados por ataques do inimigo. Jesus disse que "nós estamos no mundo, mas não somos do mundo". Se o mundo for o nosso dono, com os seus enganos, o diabo terá acesso à nossa vida, para nos dominar e subjugar. O que nos tira do mundo é a libertação que Cristo veio nos trazer, nos transportando do mundo (trevas) para o Reino de Deus. Você crê desta forma?

Você não está sozinho na sua batalha para sujeitar a sua mente e pensamentos, ao senhorio de Cristo. Ele está com você para sempre. Aleluia!

Veja alguns enganos do maligno:

• Não tenho nenhum valor, por isso, melhor seria que eu estivesse morto;

• Nunca vou ser alguém na vida;

• Sou feio, burro e estúpido;

• A vida é um inferno;

• Deus não me ama;

• Ninguém pode me ajudar.

São mentiras de Satanás, em que cremos, para nos destruir.

Cristo, o resplendor da glória de Deus, a imagem exata do Pai, é a verdade encarnada (João 1:14). Ele disse em João 14:6: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida". Ele é o caminho para Deus, e o caminho é a verdade, que é a vida. Jesus disse que o Espírito Santo, que é o Espírito da Verdade, nos guia a toda a verdade (João 16:13).

Jesus, o nosso Mestre e discipulador divino, quer que todos nós andemos em perfeita verdade, porque fomos libertos pela verdade (João 8:32), para vivermos a verdade de Deus, que é a Sua palavra para as nossas vidas (1 João 1:6).

Tudo aquilo que o discípulo de verdade precisa, é alicerçar a sua vida na verdade, pois o seu caráter é forjado pela verdade. Quando um discípulo aceita o engano, vive a mentira de Satanás na sua mente.
Conclusão

Os padrões do mundo decaído só podem ser mudados pela renovação de nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, que é a verdade para a nossa vitoria sobre os enganos de Satanás.

Discípulo(a) amado(a), é hora de termos crentes inconformados com o mundo, que não aceitam viver debaixo do jugo do mal. Você é um inconformado. Que não toma a forma do mundo? Que o nosso Deus e Senhor Jesus Cristo seja louvado. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário