segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

As Doutrinas da Reforma



No dia 31 de Outubro de 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, Lutero afixou as suas 95 teses que acabaram provocando o grande movimento religioso, conhecido como a Reforma do Século XVI. Nelas Lutero convidava os interessados a debater a questão das indulgências e os males que esse tráfico religioso podia acarretar. Em suas teses, Lutero questionava o poder (ou mesmo a intenção) do Papa de perdoar pecados ou de isentar alguém de penas, a não ser aquelas por ele mesmo impostas.



Foi o estudo da Bíblia que revelou quão longe a Igreja estava afastada da verdade e a trouxe de volta à pureza de sua crença primitiva. A Reforma restituiu à Igreja a crença em doutrinas chaves, que se tornaram essenciais para a sua pregação e para distingui-la dos erros que continuam até os nossos dias.



É a importância dessas doutrinas, conhecidas por sua designação latina Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria, que iremos estudar, ainda que de forma breve.







1. Sola Scriptura – "Somente a Escritura".

Autoridade e suficiência das Escrituras



"E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim." Atos 17:10-11



Para os reformados (chamados também por protestantes e evangélicos), somente a Escritura Sagrada tem a palavra final em matéria de fé e prática.



Como exemplo citamos a confissão de fé de Westminster:



" A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a palavra de Deus.(I, 2,4,8,10)."



Vejamos se as afirmações acima tem base na Escritura :



Textos : Efésios 2:20; Mateus 11:27; Apocalipse 22:18-19; II Timóteo 3:14-16; I João 5:9; II Pedro 1:20-21; Romanos 15:4; Colossenses 3:16; Isaías 8:20; Mateus 5:18; Mateus 22:29,31; Atos 28:25; Gálatas 1:10



Tanto a autoridade única como também a suficiência das Escrituras têm sido doutrinas preciosas para as igrejas evangélicas. Só a Escritura e toda a Escritura! Não precisamos de outra fonte para saber o que devemos crer e como devemos agir. A Escritura, e não a nossa experiência subjetiva, deve ser o nosso critério de verdade. Só a pregação da Palavra pode realmente trazer o homem ao arrependimento e ao perdão divino. As Escrituras são a espada do Espírito. É por elas, e não independente delas, que o Espírito age. Nossas experiências espirituais só têm valor se forem produzidas pela persuasão da Palavra.



2. Solus Christus – "Somente Cristo"

A suficiência e exclusividade de Cristo



Para os cristãos verdadeiros a Salvação é obra exclusiva de Jesus Cristo. Não existe outro meio ou complementos a Salvação, suas obras não ajudarão, seu dinheiro não ajudará, suas petições, sua caridade, seu bom caráter, nada, além ou somado ...



Salvação só em Jesus Cristo



"E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. " Atos 4:12



" E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." Atos 2:21



" porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo," I Tessalonicenses 5:9



" E nós temos visto, e testificamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo." I João 4:14







Acesso ao Pai só em Jesus.



Segundo a confissão Belga:



Cremos que nenhum acesso temos a Deus, senão pelo único Mediadorl e Advogado Jesus Cristo, o Justo2. Porque não há ninguém , nem no céu, nem na terra, entre as criaturas, que nos ame mais que Jesus Cristo3. Ele que entregou sua vida por nós, sendo nós ainda inimigos (Romanos 5:8,10). Ele que está sentado a direita de seu Pai4, e que tem "toda a autoridade... no céu e na terra" (Mateus 28:18).



Então, do que precisamos mais, visto que o próprio Cristo declara: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6).



Por isso, conforme o mandamento de Cristo, invocamos o Pai celestial mediante Cristo, nosso único Mediador5, como nos foi ensinado na oração do Senhor6. E temos a certeza de que o Pai nos concederá aquilo que Lhe pedirmos em nome de Cristo7 (João 16:23).





1 1Tm 2 5. 2 1Jo 2:1. 3 Mt 11: 28; Jo 15:13; Ef 3:19; 1Jo 4:10. 4 Hb 1:3; Hb 8:1;5 Hb 13:15. 6 Mt 6:9-13; Lc 11:2-4. 7 Jo 14:13.



Sobre o Salvador Jesus recordar os estudos : 01, 02 e 15.





3. Sola Gratia – "Somente a Graça"

A causa eficiente única da salvação



Intimamente ligado ao princípio do Solus Christus está o da Sola Gratia. A Bíblia ensina que o homem é totalmente incapaz de fazer qualquer coisa para a sua salvação. Está espiritualmente morto em delitos e pecados. Um morto nada pode fazer sem que antes seja vivificado. Paulo ensina como se operou a nossa salvação:



"Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados ... e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos" (Ef 2:1,5).



Foi "pela graça", diz Paulo, que fomos vivificados, estando nós mortos. A doutrina da inabilidade total do homem para salvar-se foi um dos marcos da Reforma. Vendido ao pecado, o homem não tem mais a habilidade para escolher o bem, pois sua vontade está presa ou escravizada pelo pecado. Só pode e só quer escolher o pecado. A salvação é, portanto, exclusivamente ato da livre e soberana graça de Deus. Os reformadores deram grande ênfase na necessidade da graça soberana de Deus para a salvação do homem. É por isso que a eleição divina é incondicional.



Foi a Reforma que trouxe à luz a verdade da Sola Gratia, ensinada nas Escrituras. Onde a total inabilidade do homem for negada e os pretensos méritos humanos forem cridos, não haverá verdade bíblica. O homem nem mesmo pode cooperar com a graça regeneradora do Espírito. A salvação não é, em nenhum sentido, obra humana. Não são os métodos ou técnicas humanas que operam a salvação, mas tão somente a graça regeneradora do Espírito. A fé não pode ser produzida por uma natureza decaída e morta.



"Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com todos, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador" (Tt 3:3-5)



Passagens bíblicas : Rm. 3:24, 5:15-21, 11:6; II Co. 8:7-9; II Tm. 1:9; Tt. 2:11, 3:7; Hb. 4:16; I Pe. 1:10; II Pe. 3:18; Ap. 21:6, 22:17



4. Sola Fide – "Somente a Fé"

A exclusividade da Fé como meio de Justificação



Falando da eleição, Paulo argumenta:



E, se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça (Rm 11:6).



A graça exclui totalmente as obras. O homem nada pode e nada tem para oferecer a Deus por sua salvação. A única coisa que lhe cabe fazer é aceitar o dom da salvação, pela fé, quando esta lhe é concedida. Fé na obra suficiente de Cristo, que lhe é imputada (creditada em sua conta) gratuitamente. Essa obra consiste na sua vida de perfeita obediência à lei de Deus, em lugar do homem, obediência que nem Adão nem qualquer de sua descendência pôde prestar, dada a sua condição de morte espiritual. Por isso Cristo é chamado de o segundo ou o último Adão (1Co 15:45). Ela consiste também, e principalmente, de sua morte sacrificial em lugar do pecador eleito, através da qual é pago o preço exigido pela justiça de Deus para a justificação. A justiça de Deus exige punição do pecado. Ele é aquele que "não inocenta o culpado" (Ex 34:7). Exige justiça perfeita. Para que Deus pudesse punir o pecador, mas ao mesmo tempo declará-lo justo (que é o significado bíblico de justificar), foi preciso que alguém, sem culpa e com méritos divinos, assumisse o seu lugar. Foi o que o próprio Deus fez através de Cristo. Assumiu a culpa do pecador eleito e morreu em seu lugar, satisfazendo assim a justiça de Deus, ofendida pela pecado. Nada menos do que isso foi suficiente para justificar o pecador. Desta forma, Paulo pôde falar em Deus como "aquele que justifica o ímpio" (Rm 4:5) e da morte de Cristo como a manifestação da sua justiça, para que ele pudesse ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus. Diz ele:



"sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus" (Rm 3: 24-26).



É por isso também que os reformadores chamavam o crente de simul justus et peccator – ao mesmo tempo justo e pecador.



"visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé". Rm 1:17.



Só quando compreendemos que a justiça de que Paulo fala nesse texto não é o atributo pelo qual Deus retribui a cada um conforme os seus méritos (o que implicaria em condenação para o homem), mas o modo como Ele justifica o homem em Cristo. O Evangelho é a manifestação dessa justiça de Deus, que é recebida somente pela fé. Não é produzida pelas obras, pois o homem não as tem.



"Visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado"... "concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei" Rm 3:20,28).



É pela fé que o justo viverá. Quando Paulo cita esta passagem de Habacuque, ele a usa para ensinar que é através da fé, e não das obras, que alguém é declarado justo em Cristo. Isto está mais claro na outra citação em Gl 3:11, quando ele diz:



"E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé".



Cristo é a justiça de Deus



"mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção" – 1Co 1:30)



É pela fé nele nós também somos feitos "justiça de Deus"



"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2Co 5:21).



A fé, todavia, é apenas o meio, dado pelo próprio Deus, pelo qual essa justiça é imputada ao pecador, não a sua causa ou motivo. Do contrário, a própria fé seria "obra humana". Per fidem propter Christum – "pela fé, por causa de Cristo", como deixou claro a Reforma. A fé não é a base nem a causa meritória da justificação, mas o meio pelo qual ela é comunicada.



Vejamos se as afirmações acima tem base na Escritura :



Jo 16:14; 1Co 2:12; Ef 1:17,18. Jo 14:6; At 4:12; Gl 2:21. Sl 32:1; Mt 1:21; Lc 1: 77; At 13:38,39; Rm 8:1. Rm 3:19-4:8; Rm 10:4-11; Gl 2:16; Fp 3:9; Tt 3:5. 1Co 4:7. Jr 23:6; Mt 20:28; Rm 8:33; 1Co 1:30,31; 2Co 5:21; 1Jo 4:10.







5. Soli Deo Gloria – "A Deus somente, a glória"

A exclusividade do serviço e da adoração a Deus



Coroando estes temas que a Reforma nos legou está o da "glória somente a Deus". Dar glória somente a Deus significa que ninguém, nem homens nem anjos, deve ocupar o lugar que pertence a Ele, no mundo e em nossa vida, porque somente Ele é o Senhor. É o que exige o 1º mandamento:



"Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim" (Ex 20:1-2).



A história do homem é uma história de quebra desse mandamento. Depois do pecado, o homem tem constituído deuses para si em lugar do Deus verdadeiro. Geralmente, esse deus é ele próprio. Quando decide o que deve ou não crer, o que pode ou não ser verdadeiro, está dizendo que ele é o seu próprio deus. Sua razão (distorcida pelo pecado) é o seu critério de verdade. Quando a Igreja se coloca na posição de julgar o que deve ou não aceitar da Bíblia, e se arvora em sua intérprete infalível, está assumindo para si o lugar de Deus. Quando ela prega a devoção a Maria e aos santos (ainda que diga que venera mas não adora), está usurpando a Deus da prerrogativa de sua glória exclusiva



"Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura"; Isa 42:8).



Esta visão teocêntrica a Reforma encontrou na Bíblia. Depois de tratar das doutrinas da salvação, Paulo declara:



"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" (Rm 11:36)



e, ao concluir sua epístola aos Romanos, louva ao Senhor com estas palavras:



"ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém! (16:27).



A glória de Deus também foi o tema do cântico dos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, e de todas as criaturas que João ouviu em suas visões, os quais diziam:



"Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Ap 5:12)



e "Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos" (Ap 5:13) e ainda "Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação...O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!" Ap 7:10-12.



A Bíblia - nosso único fundamento;

Cristo - nossa única esperança;

Graça - nosso único evangelho;

Fé - nosso único instrumento;

a Glória de Deus - nosso único alvo.















Teologia da Prosperidade



INTRODUÇÃO: Esse estudo visa antes de mais nada, abrir os olhos do povo de Deus, para uma doutrina muita estranha chamada de teologia da prosperidade. Essa doutrina é perigosa porque ensina ao povo de Deus a viver dando crédito a uma fé, que nada tem haver com a fé evangélica, afirma essa doutrina que o crente não é para adoecer, que todo crente deve ser rico, ter um bom salário, que doença não é para atingir corpo de crente, que o crente pode chamar à existência as coisas que ele desejar. A doutrina da teologia da prosperidade precisa a todo custo ser combatida pois ela disvirtua a verdadeira fé em Jesus.



Vejamos o que escreve o profeta Oséias 4:6 O meu povo está sendo destruído porque lhe falta o conhecimento". O povo sem conhecimento de Deus, fácilmente é enganado, cai em qualquer armadilha do diabo, é levado fácilmente por todo vento de doutrina, dá crédito as mentiras ensinadas pela teologia da prosperidade. Outros exemplos ( Oséias 6:3,4 ) ( 2 Pedro 1:3,6 ) ( João 8:32 )



2 Pedro 3:18

Qual seria o significado que mais se encaixa com a confissão positiva? A resposta seria “ trazer à existência o que declaramos com a nossa boca”, “uma vez que a fé é uma confissão”. Os defensores da confissão positiva estão distorcendo o verdadeiro sentido da fé, e para isso eles se utilizam de passagens bíblicas para enganar o povo de Deus. Amados a fé para ter, está tomando o lugar da fé para viver, quando isso aconte nunca mais o cristão passa a ser o mesmo. A confissão positiva coloca a emoção como fonte da fé, ele idolatra a fé por gerar ansiedade pelo ter. Agora a tortura maior não é a falta de fé, mais a falta de não ter a fé que segundo alguns homens consegue tudo. A confissão positiva obriga Deus a fazer a nossa vontade, porque o que tem sido ensinado ao povo, é que eles possuem uma fé, que pode influenciar Deus , ou seja, quem tem essa fé pode mover a mão de Deus, para onde queira. Isto é simplesmente diabólico.



Você já começa a se aperceber como a confissão positiva distorce o sentido da fé, e ela também gera dois equívocos nocivos ao povo de Deus, que são;



1 - Superstição:

A pessoa passa a depositar a confiança em coisas e objetos inexistentes ou até mesmo que existem materialmente, mais que são inéficazes , ou seja nada podem realizar para ajudar a pessoa, e muitos tem atribuído a esses objetos o poder de operação de milagres. E as pessoas passam à acreditar que esses objetos curam, libertam, salvam. Meu amado quantas pessoas acreditam no poder de água ungida, sabonete ungido, óleo da prosperidade, sal grosso para expulsar o demônio, fitinha abençoada, moeda abençoada, vara de arão, elas depositam a sua fé, ou seja a confiança nessas coisas, nesses objetos, que nada podem fazer por ninguém.



Segundo equívoco da fé gerado pela confissão positiva;

2 - Fanatismo:

Gera na pessoa um estado de fé, que faz a pessoa acreditar que irá receber de Deus, aquilo que ele nunca prometeu na sua palavra, como por exemplo um carro novo, curar qualquer tipo de enfermidade, uma casa com piscina, ser um empresário. Um das passagens mais usadas pelos defensores dessa doutrina está no livro de provérbios.



Provérbios 18:21 - Usa-se esse versiculo para ensinar o povo, que a poder em suas palavras para chamar à existência as coisas que ele deseja, dizem ao povo, você tem poder nas suas palavras, creia nisto, não aceite a pobreza, não aceite um salário minímo, não aceite perdas, você pode ser um empresário chame a existência isto na sua vida, determine, exija de Deus, é seu direito. Infelizmente é isto que as pessoas estão ouvindo, de muitos pregadores da confissão positiva.



Agora eu falei que a fé para ter, está tomando lugar da fé para viver, porque a fé que estão ensinando ao povo que eles possuem não tem nada haver com a fé para viver.

Veja o que diz a palavra do Senhor. ( Romanos 1:17 ) A justiça de Deus, é a forma dele justificar o pecador, dos seus pecados. Paulo diz que essa justiça foi revelada no evangelho de fé em fé. Como está escrito o justo, ou seja aquele que teve os seus pecados cancelados, viverá por fé. Mais a pergunta é, o justo viverá por fé em quê? Porque hoje em dia muitas pessoas estão vivendo por fé, em objetos, como por exemplo rosas ungidas, sal grosso para expulsar o demônio, arruda, enxofre, varinha abençoada, fitas no braço, sabonete do descarrego etc. Amados o justo viverá por fé em Jesus, naquilo que a bíblia diz, no poder de Deus. Devido à sua fé em Jesus, o justo será sustentado em meio as tribulações. Essa confiança em Deus, é que o protege e sustenta o crente , sob tribulações sérias. Mais infelizmente essa fé está sendo distorcida, está sendo direcionada não para o verdadeiro alvo que é Cristo, mais para os objetos, para coisas concretas, palpaveis.



A teologia da prosperidade, tem ensinado ao povo de Deus, que o objetivo direto da fé, é ter, quando o certo deveria viver. As pessoas estão indo a igreja e sendo ensinadas, a ver Deus como um papai noel, como aquele gênio da lampada mágica, basta fazer um pedido e ele obedece. É comum expressões do tipo, exija o seu direito, determine, tome posse da benção, da cura, da prosperidade, você tem direito a riquezas, a ser um empresário, chame a existência, é por fé, creia nisto. Prometem ao povo de Deus, aquilo que não está na bíblia, e o resultado é que quando a pessoa não consegue, obter aquilo que ela determinou de Deus, logo ela se frusta, logo que sair da igreja.



2 Corintios 5:7

Amados ter fé não é apenas acreditar que Deus existe, mais é ter a certeza que vivemos para Deus. Paulo disse nós adamos por fé, no poder de Deus, e não naquilo que nós vemos, a fé do crente não pode ser depósitada, em coisas visiveis, como pedrinhas mistícas, piramides, mais naquilo que não vemos mais que existe que é o poder de Deus.



2 Corintios 4:18 -

Você precisa viver por fé, andar por fé, em Jesus, no poder de Deus, creia no Deus dos impossíveis, ele pode chamar a existência hoje na tua vida aquilo que você está precisando, mais somente ele pode fazer isto e mais ninguém, está escrito que os impossiveis dos homens são possiveis para Deus, creia nisto por favor, ainda que você já tenha batido em tantas portas ainda que você esteja desempregada , está escrito, " E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória a de suprir em Cristo Jesus cada uma das vossas necessidades". Deus jamais irá te abandonar, agora não deposite a tua confiança em objetos, não faças correntes, não busque se agarrar as coisas materias achando que esses objetos vão te ajudar, só Jesus, tem saída para os teus problemas. Deus não está numa rosa, Deus não está numa estatua de gesso, numa piramide, o poder de Deus, não está no óleo ungido, o no sal grosso, a única palavra que possui poder é a palavra de Deus,creia na palavra, creia em tudo o que está escrito, não dúvide da verdade de Deus, lance fora, os idolos, os objetos mistícos, retire do teu braço fitinhas de santos, nada disso pode te ajudar só Jesus pode te salvar, só ele pode te ajudar, só ele é o caminho e a verdade e a vida, creia nisto por favor.



Veja o que disse o apóstolo Pedro; (2 Pedro 2:1-3)



Em nenhuma passagem da bíblia encontramos Jesus, e os seus apóstolos distribuindo rosas, lenços ungidos, moeda da sorte, sabonete abençoado, santinho, fitínhas, mesmo assim hoje tudo isto adentrou na igreja, heresias destruidoras, práticas libertinas, o povo está sendo enganado, disse Pedro, movidos por avareza, ou seja por amor ao dinheiro farão comércio de vós com palavras fictícias.



Quem pode dar cem,duzentos, trezentos, dá mil reais para Deus, e ele te abrirá uma grande porta. Você sabe o que é uma pessoa de repente adentrar numa igreja, atrás de ouvir a palavra de Deus, e de repente aparece um homem com o nome de pastor, e começa a dizer “ Vá andando para casa, mais dê tudo o que você tem para Deus, não pague a sua conta de luz, nem de água, ajude a igreja, dê para a obra de Deus. O Senhor se agrada disso, Pedro disse movidos por avareza farão comércio de vós com palavras fictícias, e muitos seguirão as suas práticas libertinas. Observe que são muitos que seguem as suas práticas libertinas, não são poucos, são muitos.



2 Corintios 2:17 - Existem pessoas que estão mercadejando a palavra de Deus, estão usando o nome de Jesus para arrancar dinheiro do povo, enganam os incautos, aqueles que por falta de conhecimento da palavra são presas muito fácil. É importante que um crente em Jesus, aprenda a manejar bem a palavra da verdade, como Paulo disse a timóteo.



1Timóteo 4:1

Essa expressão “afirma expressamente” do grego é “lego”, que significa “falar” , “dizer” e retos , que descreve a forma como o Espirito fala, a saber, expressamente, explicitamente. Ou seja aqui não existe enigmas, mistérios, parábolas, o Espirito fala e todos entendem, pois a forma dele se expressar, é explicita, é clara. E o que é que o Espirito fala explicitamente? que nos últimos tempos alguns, não são todos, apostatarão da fé. Essa expressão “alguns apostatarão da fé ”, do original grego é “APHISTEMI”, que significa levar à revolta, , desviar-se , afastar-se, retirar-se, apostatar. Agora porquê alguns irão apostatar da fé? A bíblia responde. Por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que tem cauterizada a própria consciência. Esses espíritos enganadores não estão por ai voando, eles não estão nos ares, o texto fala de homens, demônios encarnados, ministros de satanás, eles estão a serviço do diabo, e não de Deus, eles possuem as vezes titulos de pastor, apóstolos, bispos, presbiteros, diaconos, ministros mais não são de Deus, são engadores, ministros de satanás, instrumentos do diabo. Paulo falou sobre isso aos Corintios;



2 Corintio 11:13-15 Observe qe satanás possui os seus próprios ministros, que se transformam em ministros de justiça, tudo isso para enganar os incautos, e espalhar a mentira. João também falou sobre isso na sua primeira epistola;



I João 4:1-3

Então não deis crédito a qualquer espírito, ou seja a qualquer pessoa, antes provai e vede se o que eles estão pregando está na palavra de Deus. Não diga amém sem antes ter convicção de aquilo que está sendo pregado é de fato uma verdade bíblica ou uma mentira de satanás.



2 João 7-11 João disse não os recebais nem em casa.



Ainda fazendo um comentário de 1 Timóteo 4:2

O versiculo “2" diz pela hipocrisia dos que falam mentiras .....

A palavra hipocrisia do grego é “UPOKRISIS”, que significa desempenhar um ato em um palco. Um “UPOKRITES”, nada mais é do que um ator de palco. É alguém que sobe no palco apenas para interpretar, é isto que está dizendo o texto. Ou seja segundo a palavra de Deus, existem homens subindo o altar não para pregar o evangelho, mais para interpretar, são “upokrites”, atores de palco. A palavra de Deus atesta isso, homens enganadores, atores de palco.



Romanos 1:16

Paulo disse eu não me envergonho do Evangelho, porque ele é o poder de Deus, para justiça de todo aquele que crê. Meu caro leitor e irmão é através do evangelho que sois salvos, o poder de Deus está no evangelho, quando alguém crê no evangelho ele é salvo. Mais hoje em dia, o evangelho está, se envergonhando das pessoas. Será que poderia-mos chamar a teologia da prosperidade de evangelho? claro e evidente que não. A grande maioria das pessoas não estão ouvindo o evangelho de poder, pregar o evangelho não é oferecer, enxofre, mirra, rosa, sal, água benta, escapulário, santinhos, pregar o evangelho não é dizer ao povo, quem pode da mil reais para Deus, pregar o evangelho não é você dizer ao povo que marche dentro da igreja, que pule que grite, pregar o evangelho não é você ensinar o povo a crê em objetos, a cair pelo poder de Deus, isto não é evangelho, isto são invenções humanas, doutrinas de homens, logica humana, pois nada disso está na bíblia, o povo conhece os nomes dos demônios, mais não conhece o nome do Deus todo poderoso, porque eles sou ouvem o nome do demônio sendo falado dentro da Igreja, quando deveriam invocar o nome de Jesus. Tu tens que invocar o nome de Jesus, o nome que está acima de todo nome.



Tiago 3:13-18

Então existe uma sabedoria que a bíblia chama de terrena, animal e demôniaca. Somente uma mente terrena, animal e demôniaca pode inventar coisas e introduzir dissimuladamente dentro da igreja com o intuito de enganar o povo de Deus, e arrecadar dinheiro, Pedro disse movidos por avareza farão comércio de vós com palavra ficticias. Eles fazem comércio com a fé do povo.



Zacarias 11:15-17

A igreja não pode ser transformada numa casa de comércio, o Senhor disse a minha casa será chamada casa de oração. O próprio Jesus falou sobre isso, veja Marcos;



Marcos 11:17 - A minha casa será chamada casa de oração, o templo não é casa de comércio mas um lugar de oração diz o Senhor, vá a igreja, ouvir a verdade de Deus, adore ao Senhor em espírito e verdade, na ora do ofertório com alegria dê o teu dizimo e a tua oferta de amor ao Senhor, mais não participe de nada além disso. A bíblia diz dizimos e ofertas, tenha prazer em ajudar a obra de Deus, a crescer, participe semeie na obra de Deus, e tu irás colher bons frutos. Mais não pense que pode barganhar, com Deus, não pense que você dá, a Deus, pensando em receber algo em troca, dê cem reais e Deus te dará mil, não vá igreja em busca de objetos, de amuletos, da sorte, de figa, de rosas, de sal para expulsar o demônio, vá em busca de crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.



Mateus 7:7-12

Tudo o que Deus te concede é por graça, veja o exemplo da salvação, nenhum de nós a merecia- mos mais ele nos concedeu por graça. “Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isso não vem de vós é dom de Deus, não de obras para que ninguém se glorie. Se pedir pão, ele te dá, pão se você pedir peixe ele também de dá peixe. Para que Deus possa te abençoar você não tem que dá todo o teu salário, ou fazer sacrificios, desafios, tudo o que ele te concede é por graça. Esse é o Deus, da bíblia.



Agora com certeza o caro leitor, já deve ter algum dia já escutando essa expressão várias vezes. Você é um descendente de Abraão, você é um abençoado com o crente Abraão, você tem direito as promessas que Deus fêz a Abraão. Então algumas pessoas erroneamente imaginam que ter a benção de Abraão, é você ser rico, próspero, nunca ficar enfermo, sempre viver na bonança, e caso não venha a estar desfrutando disto aqui é porque tem maldição na vida. É por isso que hoje em dia é muito, comum as pessoas participarem de cultos de quebra de maldição.



Vejamos Gálatas 3:7-9 e 14

Agora a pergunta é, qual é benção de Abraão que tem que chegar a nós gentios?

Observe que o versiculo “7", Sabei, pois, que o da fé é que são filhos de Abraão, agora veja o versiculo “8" Deus justificaria pela fé os gentios, então ele preanunciou o evangelho a Abraão, ou seja a benção de Abraão não consiste em coisas fisicas e palpeveis, mais em algo muito mais precioso, que é a salvação. É pela fé em Jesus, que nós somos justificados, ou seja perdoados, temos os nossos pecados cancelados, fomos absorvidos da condenação da lei. Herdamos o direito de nos acentar com Abraão no reino. Veja Romanos 5:1 Justificados pois mediante a fé temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Pela graça sois salvos mediante a fé, só os que possuem a fé para crê em Jesus, é que são filhos de Abraão e possuem a benção de Abraão.



Conclusão: A teológia da prosperidade é uma doutrina que precisa ser urgentimente combatida, pois ela fere os princípios bíblicos da fé.

























EM JESUS, EU SOU LIVRE

Muitas igrejas tem inúmeras regras, leis, requisitos para seus membros e pregam que, sem obedecer a estes requisitos, o cristão não subirá aos céus. Pois a Bíblia nos afirma que isto é contra a vontade de Deus, e Ele diz isso por meio de Seu Filho Jesus Cristo.

Ao lermos Gálatas, percebemos que o apóstolo Paulo corrige as igrejas para as quais pregou o Evangelho, e dá esperança aos não-judeus da época, afirmando-lhes que não era necessária a circuncisão.

“Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: “Ele creu em Deus, e por isso Deus O aceitou”. Gen 15.16 Portanto vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé”. Gálatas 3.6-7.

Paulo menciona várias vezes a promessa que Deus fez à Abraão e deixa claro que a promessa se cumpriu com a morte de Cristo:

“Pois Deus fez as suas promessas à Abraão e à sua descendência, elas não querem dizer que se trata de muitas pessoas, mas de uma só, isto é, Cristo. O que eu quero dizer é o seguinte: Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu cumpri-la. A lei que foi dada quatrocentos e trinta anos depois não pode quebrar aquela aliança, nem anular a promessa de Deus. Porque, se aquilo que Deus dá depende da lei, então o que Ele dá já não depende de sua promessa. Mas o que Deus deu a Abraão, ele deu porque havia prometido.” Gálatas 3.16-18



Outro verso deixa mais claro ainda a utilidade da lei:

“Mas, antes que chegasse o tempo da fé, nós éramos prisioneiros da lei, até que fosse revelada a fé que devia vir. Assim a lei ficou tomando conta de nós até que Cristo viesse para podermos ser aceitos por Deus por meio da fé. Agora que chegou o tempo da fé, não precisamos mais da lei para tomar conta de nós.” Gálatas 3.23-25.



Jesus prometeu que daria o Seu Espírito para todos que Nele cressem, e Gálatas 5.18 nos revela:



“Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então, vocês não estão debaixo da lei”.



Paulo ainda nos pede carinhosamente para que não sejamos mais prisioneiros, uma vez que saibamos da liberdade que Cristo nos oferece:



“Cristo nos libertou para que sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não sejam escravos novamente.” Gálatas 4.1



Para aqueles que pensam que essa liberdade quer dizer que podemos fazer o que quisermos, que o Senhor sempre nos perdoará (é claro que perdoará, mas não que a misericórdia Dele seja motivo para pecarmos), Paulo afirma:



“Porém vocês irmãos, foram chamados para serem livres, mas não deixem que esta liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros.” Gálatas 5.13



Leituras complementares: Natureza Humana e Espírito de Deus : Gálatas 5.19-22



2 Coríntios , capítulo 3 (muito bom!)



Gálatas 2.16 - Colossenses 2.16

























































Fundamentos de Fé

Muitas vezes quando passamos por algum tipo de problema e que achamos não termos como solucioná-lo, fatalmente recorremos a alguém para pedir ajuda.



Problemas todos nós passamos, e quando se trata de uma pessoa que tem como objetivo servir a Cristo, eles apenas fazem com esta pessoa se fundamente ainda mais nas escrituras e, percebam o quanto é dependente do Senhor Deus e Pai, diz a bíblia que, a misericórdia do Senhor é a razão de não sermos consumidos. Mas, para que possamos nos fundamentar nas palavras do Senhor, primeiramente é necessário ter fé naquilo em que estamos lendo ou ouvindo acerca das maravilhas que Deus fez durante todo este tempo. As escrituras relatam que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos (Hb 11.1), mas como vamos ter certeza de uma coisa se nós não estamos vendo nada?

Mais uma vez encontramos resposta na bíblia quando ela diz que a salvação é pela fé e esta mesma fé é dom de Deus, ou seja, quando ainda estávamos mortos pelos nossos pecados e ofensas, Jesus já nos tínhamos feito assentar, juntamente com ele, nas regiões celestiais a destra de Deus Pai Todo-Poderoso. O que estamos querendo dizer é que quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, estamos deixando o Espírito Santo de Deus fazer morada em nós, sabe por quê? Por que o senhor nos fez povo seu (Sl 100.3), então, chegamos à conclusão de que a fé é um presente de Deus.



Quando falamos de fé, imediatamente imaginamos que seja algo que vem da nossa mente, ou seja, da nossa razão, mas, não é isso que aprendemos quando nos aprofundamos nos ensinamentos contidos na bíblia, ela nos ensina que quando confessamos com a nossa boca que Jesus é o Senhor e cremos com o nosso CORAÇÃO que Deus o ressuscitou dentre os mortos seremos salvos, pois com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa para a salvação (Rm 10.9,10) então notamos, através desta passagem, que a fé vem do coração e não da mente limitada do homem. Esta mesma fé pode ocorrer em diferentes níveis, vamos mencionar o que ocorrera com o apóstolo Tomé, pois como sabemos, ele não estava com os discípulos quando da aparição de Jesus aos mesmos, pela primeira vez.

Tomé, talvez não acreditando na aparição do Mestre Jesus, disse que somente iria crer na versão dos seus amigos, se ele visse as marcas dos pregos nas mãos de Jesus e colocasse as suas mãos no lado onde havia sido cravado aquela lança, e o que aconteceu? Uma semana depois, estavam novamente reunidos os discípulos de Jesus e, desta vez Tomé estava com eles, quando o Mestre chegou (leia-se apareceu, pois, naquele momento, as portas estavam fechadas) e se pôs no meio deles, os cumprimentou e foi diretamente ao encontro de Tomé mandando que o mesmo colocasse o seu dedo no seu lado, olhasse para as sua mãos e disse: “pare de duvidar e creia”, Tomé tomado por um ímpeto de alegria exclamou: “Senhor meu e Deus meu!”, Jesus então, lhe fez uma pergunta: “Porque me viu, você creu? E continuou dizendo: “felizes os que não viram e creram”. Aí está a diferença, não precisamos ver para crer e sim crer para ver os sinais e maravilhas que o senhor tem preparado para o seu povo desde o princípio pois todas as bênçãos já foram emanadas dos céus pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.



No capítulo três da carta de Paulo à igreja de Éfeso, a partir do versículo quatorze, vemos o apóstolo orando pelos santos daquela cidade. Concluímos que a fé vem sempre acompanhada do amor a Jesus pelos seus seguidores, ou seja, aqueles que estão arraigados e alicerçados em amor. Notamos que em sua oração, o apóstolo Paulo clamava para que Jesus Cristo habitasse no coração do crente por meio da fé para que este pudesse compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que ele seja cheio de toda a plenitude de Deus, pois só Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, ou seja, a nossa fé. Interessante que quando falamos de fé, das coisas que não vemos, do poder de Deus, etc., quase sempre nos lembramos da cura do cego Bartimeu, diz a bíblia que além da sua deficiência visual, ele era um homem que mendigava, era uma pessoa discriminada pela sociedade, mas que apesar de tudo, creu em Deus e um milagre aconteceu em sua vida, ele não precisou ver para crer ele creu nos milagres que Jesus já havia feito, pois alguém o havia dito que o Mestre estava passando, e ele Bartimeu, começou a clamar o nome de Jesus nome esse que é sobre todo o nome, nome que cura, que salva, que santifica. Embora algumas pessoas o estivessem repreendendo, ele não se deixou levar pelas circunstâncias e gritava mais alto: “Jesus filho de Davi, tenha compaixão de mim”, não deixe as circunstâncias da vida te assolar, creia em Deus, creia que ele pode solucionar o seu problema, pois aquilo que impossível para você, é possível para Deus.

Que o Senhor nosso Deus possa continuar nos dando muita paz e tranqüilidade, que a cada dia Ele possa continuar nos dando sabedoria e entendimento da sua palavra, para que possamos dar continuidade a pregação do evangelho da salvação àqueles que ainda não o conhece, que possamos ser usados por Deus, para essa grande comissão deixada por Jesus Cristo, o verdadeiro Deus vivo e a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário