quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

ESTUDO BÍBLICO


GUARDAR O SÁBADO OU NÃO
O cenário era aterrador. A montanha estava envolvida em uma camada de fumaça produzida por um fogo devastador. O chão tremia e uma voz de trombeta, mais alta que qual quer outra ouvida anteriormente, abafava o som do trovão retumbante enquanto os raios entremeavam os pronunciamentos do Deus Todo Poderoso. O homem, Moisés, tomou seu caminho montanha acima e desapareceu no inferno. Sem dúvida, ele também estava assustado. Seria natural se seus joelhos tremessem e se seu coração batesse forte dentro do peito conforme ele observava o dedo de Deus aparecer e inscrever Seus mandamentos em duas tábuas de pedra. O Altíssimo estava mostrando claramente que seus mandamentos não podiam ser violados. Esta terrível demonstração do poder de Deus pretendia produzir naqueles que a observavam um medo santo e solene que os faria obedecê-Lo.

Tal é a origem do que conhecemos como “Os Dez mandamentos”. Entretanto, é evidente que hoje eles não são tidos em tão alta consideração como foi no tempo em que foram falados pela primeira vez. Afinal, muitos cristãos parecem acreditar que Jesus veio para abolir tais decretos ameaçadores e substituí-los por admoestações muito mais agradáveis e fáceis de cumprir.

De fato, é freqüente entre os cristãos modernos (se não ensinado abertamente) que os mandamentos de Deus ao Seu povo devem ser olhados como “pequenas sugestões” em vez de qualquer tipo de ordenanças severas. Além disso, continua a suposição, as conseqüências da falha–a penalidade por quebrar qualquer das leis de Deus foram inteiramente removidas através de Jesus e assim, se nos moldamos ou não ao Seu padrão, não é realmente muito importante.

O apoio a esta presente indiferença da moderna cristandade para com as instruções de Deus e a evidente falta de temor a Deus é um engano básico referente ao Evangelho. O que Jesus veio fazer por nós e como Ele está cumprindo Seus objetivos não é bem compreendido por muitos crentes. A noção de “conseqüências” de qualquer tipo referente ao comportamento dos cristãos reduziu-se a um conto de fadas sobre ser grande ou pequena a mansão que receberemos ou quão luxuoso será o carro que dirigiremos quando nosso Senhor voltar com Sua recompensa. Tal espécie de evangelho superficial tem produzido adeptos igualmente superficiais. Uma falta de revelação concernente à Pessoa e aos propósitos do Deus vivo resultou em uma mensagem que tem muito pouco poder de transformar as vidas dos ouvintes. O “temor do Senhor” que deveria formar uma espécie de alicerce nas vidas dos crentes, tem sido tirado e substituído por um modo fácil e amplo que não tem lugar em nenhuma compreensão genuína do evangelho.

Isto nos leva ao propósito deste texto. É tentar, de maneira tanto bíblica quanto esclarecedora, apresentar o evangelho de uma nova perspectiva que tratará de algumas das modernas concepções erradas, tão predominantes entre nós. Vamos orar juntos para que Deus unja e use esta mensagem para Seus objetivos eternos.

Para começar, é importante afirmar que Jesus não veio para abolir a lei. Ao contrário, Ele veio para cumpri-la. Ele não apenas não eliminou as solicitações dos mandamentos de Deus. Ele realmente os elevou! Na realidade, os ensinamentos de Jesus elevaram as exigências sobre o povo de Deus ao invés de reduzi-las. Uma simples verificação sobre dois dos dez mandamentos tornará este fato muitíssimo claro.

Por exemplo, o sétimo mandamento nos proíbe de cometer adultério. Agora é possível a muitas pessoas obedecer a esta ordem. Elas podem entreter certos pensamentos e desejos sobre membros do sexo aposto particularmente atraentes. Elas podem até ter fortes impulsos nesta direção, mas elas, pelo poder de sua vontade ou por outros meios, são capazes de controlá-los e manter-se longe deste pecado. Esta abstinência os teria qualificado para serem julgados obedientes à lei nos dias de Moisés. Mas, quando Jesus veio, Ele tornou as coisas muito mais difíceis! Ele declarou que mesmo ceder em pensamento é tão mau quanto ter realmente cometido o ato. Isto torna a retidão impossível de um ponto de vista humano. Se você é honesto, admitirá comigo que pouquíssimos terão passado a vida sem um só tal pensamento. Aqui, nesta única lei, virtualmente cada um é considerado culpado.

O mandamento sobre “não matar” também faz parte do quadro. Não há dúvida de que houve tempo em nossas vidas em que outras pessoas nos ofenderam ou pecou contra nós e, consequentemente, nos fizeram excessivamente irados. Espero que fomos capazes de resistir à tentação de matá-los. Talvez a influência restritiva das aplicações da lei, tribunais e prisões tenham ajudado a fazer o trabalho de controlar nossos sentimentos mais fácil. Entretanto, está abstinência não atinge os padrões de Deus. No Novo Testamento, não apenas não somos livres para matar aqueles que nos incomodam, mas somos solicitados a perdoá-los. Não só não devemos abrigar ódio e amargura em nossos corações, mas Nosso Senhor insiste, em que amemos os nossos inimigos. Como isto é possível? Mais uma vez, domínio próprio não é suficiente. É necessário uma completa mudança de caráter.

E assim é com o resto dos Dez Mandamentos. Os padrões do Novo Testamento são realmente muito mais altos que os do Velho. Espero que este pequeno exemplo é suficiente para demonstrar claramente que a retidão solicitada pelos ensinamentos de Jesus está muito acima daquela exigida pela lei.
A RETIDÃO DE DEUS

Eu creio que a reação imediata da maioria das pessoas com relação a isto é imaginar interiormente: “Como é possível tal coisa?” Como poderia viver alguém em tal completa perfeição, de maneira que nenhum pensamento, atitude ou ação pecaminoso pudesse mover-se em sua vida? Sabemos que os antigos judeus empenharam se por 1.450 anos para obedecer aos Dez Mandamentos. É também bem documentado que a história deste esforço foi de falhas contínuas. Assim, já que foi claramente provado por milhares de experiências, sem sombras de dúvidas, que o homem é incapaz de obedecer às ordens originais de Deus, como podemos compreender o fato do que Jesus aparentemente tornou as coisas ainda mais difíceis? Como podemos lidar com o fato de que o que Deus hoje requer de nós está mais distante do nosso alcance e além de nossa capacidade de modo a ser inteiramente impossível?

A resposta a esta questão é bastante simples ainda que absolutamente profunda. Para compreendê-la é imperativo que cada cristão chegue a uma profunda e inabalável compreensão do seguinte fato: Há apenas uma pessoa no universo que está à altura deste critério inacreditável – o próprio Deus. Sua vida é a única vida que automaticamente e espontaneamente transpira genuína retidão. Ele é o único que é aprovado no teste.

Veja bem, Deus de modo nenhum, precisa tentar ser reto. Ele apenas é! Ele não precisa tentar não olhar para revistas sujas ou evitar assistir novelas eróticas. Ele não está se esforçando para não mentir, trapacear, roubar ou tirar vantagem de alguém em seu próprio benefício. Ele não passa o tempo desejando ter coisas tão agradáveis quanto seus vizinhos. A verdade é que Deus nem mesmo pode ser tentado pelo pecado (Tiago 1:13). Ele simplesmente não está interessado. De fato, Ele o abomina. Deus manifesta retidão porque Ele é reto e é impossível para Ele ser de outro jeito.

Não deveria ser segredo para nós que em determinado momento da história, esta vida sobrenatural foi manifestada (1ª João 1:2). Esta incrível vida de retidão veio à terra na pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Nós lemos: “Nele estava a vida (de Deus)” (João 1:4). Este homem era o repositório da vida do Pai. Além disso, enquanto Ele andava neste planeta, Ele não funcionava pela sua própria vida, mas simplesmente vivia sua existência pelas inclinações da vida Divina que estava dentro Dele. Ele desvendou Seu segredo quando declarou: “Eu vivo pelo Pai” (João 6:57). Suas ações e mesmo Suas palavras não eram Dele mesmo mas simplesmente uma expressão da vontade do Pai que vivia dentro Dele. Ele afirmou: “As palavras que vos tenho falado, não falo por mim mesmo, mas o Pai que habita em mim, Ele faz as obras” (João 14:10). Assim, vemos que Jesus era verdadeiramente justo como resultado da própria vida de Deus dentro Dele, que o motivava.

UMA VIDA QUE NÃO É NOSSA

Isto então forma uma ilustração para nós hoje. É totalmente impossível para nós atingir os padrões de Deus. Mas, se somos crentes genuínos, este mesmo Jesus que viveu na Terra 2000 anos atrás e agradou ao Pai em cada aspecto, agora vive dentro de nós. E é a intenção do Pai que Seu próprio Filho, vivendo dentro de nós e vivendo a vida do Pai através de nós, cumpra todas as suas justas motivações. A própria vida de Deus deve se tornar a fonte de todos os nossos pensamentos, sentimentos e ações. Assim como Nosso Senhor era animado pela vida do Pai, nós também podemos ser uma expressão Dele mesmo.

Desta forma, nossas vidas manifestarão justiça. Desta forma, podemos atingir os padrões dados a nós no livro de Deus. Todavia é uma justiça que não é de nós mesmos (Fp 3:9). Não somos nós que atingimos as exigências, mas Um Outro que vive em nós e através de nós. Esta é a verdadeira “justiça da fé” (Fil 3:9). Esta fé nos traz para Deus e traz Deus para nós de uma maneira tão poderosa que o nosso próprio modo de viver é transformado. O evangelho genuíno não é uma mensagem de esforço próprio. A verdadeira justiça não é obtida pela nossas tentativas a melhorar. Na verdade ela se cumpre por uma substituição sobrenatural. Assim como Jesus agradou ao Pai permitindo-Lhe que vivesse através Dele, do mesmo modo nós também podemos agradá-Lo. Esta é a verdadeira vida cristã. É o “caminho estreito” sobre o qual Jesus falava. Qualquer outro é apenas uma imitação terrena. O desejo de Deus não é que nos tentamos viver para Ele mas sim que Ele possa viver Sua vida através de nós!

Você percebe isto? Você é capaz de sondar a profundidade do que isto significa? Que gloriosa liberdade! Que alívio e gozo! Agora somos livres da escravidão de tentar agradar a Deus. Agora Alguém que é infinitamente mais capaz irá fazê-lo por nós. O Jesus vivo que agradou ao Pai enquanto estava neste mundo, agora irá fazê-lo novamente e através de nós. Esta é uma revelação essencial que cada cristão deve enxergar. É algo que deveria ter um profundo impacto sobre sua experiência. É uma verdade que deveria começar a alterar nosso comportamento em um nível fundamental.

Se por um lado este grande fato nos fornece tremendo descanso por outro lado traz com ele uma responsabilidade enorme. Você vê, isto quer dizer que supõe-se que o povo de Deus deve ser verdadeiramente justo. Significa que ele deve ser santo. Ele realmente foi destinado por Deus não apenas a atingir o padrão da lei do Velho Testamento, mas os excedentes padrões elevados revelados por Jesus. Na verdade, Ele não veio para abolir a lei. Ao contrário, Ele veio para cumpri-la mais completamente que nunca. Ele veio para fazer com que milhares de homens e mulheres se tornem mais justos que possível. Sua intenção é que o que não pode ser feito pela força do homem na tentativa de obedecer à lei de Deus, possa agora ser cumprido por Seu Divino Poder trabalhando através de Seu povo. Agora Deus pode ter multidões expressando ao mundo verdadeira santidade e vencendo o diabo através do seu testemunho.

Confiantemente, todos os leitores perceberão que há uma grande diferença entre a idéia de “guardar” a lei e “cumprir” a lei. Guardar a lei é algo que envolve os esforços da carne para obedecer um padrão superficial. O cumprimento da lei é a chegada de “Quem” deu o padrão. Deixe-me dar um exemplo disto. Vamos supor que você nunca tenha encontrado minha adorável esposa, para ajudar você a conhecer um pouco sobre ela, eu poderia lhe mostrar um retrato dela. Examinando sua foto, você poderia saber um pouco sobre sua aparência, a cor de seus cabelos, sua altura e as feições de sua face. Entretanto, quando você a encontra pessoalmente, ela é o cumprimento do retrato. Você não precisa mais examinar a foto, ela agora está presente, perto de você. Na verdade, ela se sentiria ofendida se você a ignorasse e continuasse a olhar para a fotografia. Na mesma forma, Deus nos deu a lei e os mandamentos.

Eles são uma “fotografia verbal” Dele mesmo e de Sua justiça. Eles, obviamente, são verdadeiros, justos e bons, assim como a foto de minha esposa é uma representação perfeita dela mesma. Entretanto, a lei e os mandamentos são de algum modo incompletos porque é impossível descrever com palavras humanas a totalidade do que Deus é. Agora, entretanto, o “cumprimento” da lei já veio. A Pessoa descrita pelos mandamentos apareceu na Terra na pessoa de Jesus Cristo. Esta Pessoa “cumpre” a lei, simplesmente porque a lei era e é um tipo de definição daquilo que Ele é. Suas ações e palavras estão muito acima da lei porque a lei é uma mera sombra de tudo aquilo que Ele é. Para os fariseus, às vezes, suas atitudes e ações pareciam estar em contradição à sua compreensão da lei. Isto é porque eles compreenderam mal o significado da lei e Quem realmente estava por trás dela. Eles apenas olhavam para a foto e ignoravam a pessoa.

Tentar guardar a lei resulta em uma imitação humana daquilo que Deus é. Mesmo se as pessoas mais determinadas pela vontade pudessem “fazer tudo direito” isto nunca poderia resultar em justiça. Iria ser uma simples imitação de um ser humano. Nós lemos: “pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada” (Gal 2:16). Mesmo que pudéssemos fazê-lo, isto não seria aceitável diante de Deus. O que Deus está procurando é uma expressão real de Sua própria vida e natureza. Isto foi o que Ele viu em Seu Filho. E isto é também o que Ele está procurando em nós – a plenitude de Sua vida saturando e permeando nosso ser de tal maneira que nós também nos tornamos uma expressão de Sua santidade.

Todavia, como todos sabemos a verdadeira realização desta verdade gloriosa não é tão simples quanto possa parecer. De alguma forma, mesmo tendo esta vida sobrenatural vivendo em nós, não é somente Ele que expressamos. Muito frequentemente, pensamentos, sentimentos e ações terrenos, sujos – pecados de todo tipo – trabalham em nós e são expressos através de nós. Então, qual é o problema? Porque é que nem sempre manifestamos a natureza de Deus em nossas vidas diárias?

Na raiz deste dilema está o fato que ainda possuímos nossa velha vida. Assim como a vida de Deus é inteira e completamente justa, assim também nossa própria vida– aquela com a qual nascemos–é inalteravelmente poluída pelo pecado. Portanto, quando nos permitimos ser motivados por ele, naturalmente expressamos algo que é menos do que supremamente santo. Quando vivemos nossas próprias vidas, quando permitimos ao “ego” ser a nossa fonte de vida, os resultados são inevitavelmente pecadores e, portanto, rejeitados por Deus.

Isto então, coloca o crente que está desejando ser santo e fazer a vontade de Deus, numa espécie de encruzilhada. A cada dia e, na verdade, a cada momento de cada dia os cristãos são obrigados a fazer uma escolha. Eles devem continuamente decidir por qual vida irão viver. Qual vida eles permitirão que os encha e os motive? A de Deus ou a deles mesmos? Qual vida será a inspiração deles, momento a momento?

Nosso Pai Celestial, em Sua grande sabedoria, não impõe o seu jeito sobre nós. Ao contrário, se manifestamos Sua vida, será o resultado de nossa perpétua escolha do Seu jeito. Se começamos a exibir Sua natureza, é porque dia a dia escolhemos permitir que Sua vida nos encha e domine o nosso ser. Além disso, significa que nós ao mesmo tempo decidimos negar a nossa própria vida que expresse a si mesma. Quão santo e precioso é que nosso Deus e Rei seja tão sensível aos nossos desejos! De modo inverso, quão terrível a responsabilidade de termos que escolher corretamente a cada dia.

GUARDE O SÁBADO

Agora chegamos ao assunto deste artigo, a guarda do dia de sábado. No Velho Testamento, quando Moisés recebeu os Dez Mandamentos, a ordenança do sábado era uma exigência referente aos empreendimentos do sétimo dia. Deus ordenou ao Seu povo que cessasse de fazer a maioria de suas atividades físicas para que pudessem focalizar suas mentes e atenções no trabalho Dele. Simplesmente, deviam parar o que estavam fazendo e descansar. Enquanto este parecia ser um mandamento fácil de ser cumprido, ele provava ser uma virtual impossibilidade. Havia sempre algo na vida do povo de Deus que os estava empurrando para a ação, mesmo quando era uma violação da vontade Dele.

Agora, se o decreto do Velho Testamento era impossível de guardar, o que dizer do padrão da Nova Aliança? Naquele tempo, os seguidores de Deus eram proibidos de trabalhar um dia em sete. Mas agora, ao Novo Testamento somos solicitados a não trabalhar absolutamente. Somos admoestados a “parar com suas próprias obras” completamente (Heb 4:10). O padrão do “descanso” foi elevado muito além das atividades de um dia. Agora está sendo aplicado a nossa inteira existência. Temos que entrar num descanso tal, que não somos mais “nós” que vivemos. Não apenas o sétimo dia mas todos os sete dias da semana são santos para Deus. Agora há apenas espaço para uma só pessoa – Jesus Cristo.

Isto então nos leva a um entendimento apropriado do verdadeiro evangelho. É a mensagem que afirma que há um “descanso” para o povo de Deus, no qual eles precisam entrar. Está disponível a nós a opção de parar de viver nossa vida por nossa própria motivação e entrar na experiência de ser animado por Deus. A genuína experiência do sábado não é outra senão aquela da qual estamos falando. É simplesmente permitir a Deus ser nossa vida e parar de viver por nós mesmos.

Quando compreendidas apropriadamente as ordens da Velha Aliança, são vistas simplesmente como tipos externos das realidades espirituais vindouras. São experiências terrestres que Deus nos deu para nos ensinar a compreender coisas espirituais. Referente à observação exterior do dia do sábado, as Escrituras nos dizem que isto era simplesmente uma sombra “do que haveria de vir, mas a realidade, porém, encontra-se em Cristo” (Col 2:17) NVI. Você vê isto? Sob esta luz, a verdadeira observação do Sábado torna-se uma das mais importantes revelações do Novo Testamento. Cessar de viver por nossa própria vida e submeter nossas habilidades à inspiração de um Outro, está verdadeiramente no centro de todos os pensamentos e intenções de Deus. É por isto que Jesus veio e morreu por nós. Foi para compartilhar conosco a vida Divina do Pai para que pudéssemos ser participantes de Sua natureza e sermos verdadeiramente retos.

Não admira que o Sábado seja um dos mais importantes dos mandamentos, sendo mencionado 137 vezes nas Escrituras. Não é surpreendente, portanto, que a sua observância seja levada tão a sério por Deus e que seja enfatizada muitas outras vezes pelos profetas quando detalhando as fraquezas do povo de Deus. A importância desta experiência, a centralização desta verdade é tão profunda que, se uma pessoa não a compreende, então ela realmente não começou a compreender a mensagem de Cristo. A guarda do verdadeiro sábado, que resulta na substituição da nossa velha e perecível vida pela nova e eterna vida de Deus, é absolutamente indispensável.

Você guarda o dia de sábado? Olha, não estou perguntando se você vai trabalhar fora ou se mexe em seu jardim no domingo. Nem estou interessado em discussões infrutíferas sobre se sábado ou domingo é o dia apropriado para adoração. Estas coisas pertencem inteiramente a outro campo. Se você está preso nelas, já está correndo sério risco de perder a realidade espiritual sobre a qual estamos falando.

O apóstolo Paulo estava temeroso disto quando falou aos crentes gálatas “Mas agora que conhecestes a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias e meses, e tempos, e anos. Temo a vosso respeito não haja eu trabalhado em vão entre vós” (Gal 4:9-11). Ele sabia que seus ouvintes tinham apenas compreendido a aparência superficial das Escrituras e negligenciado completamente a verdadeira mensagem. Sua apreensão era que guardando uma ordenança terrena, eles estivessem demonstrando que não tinham compreendido o verdadeiro sentido.

Esta é, então, queridos irmãos, nossa presente consideração. Estamos entrando na verdadeira experiência diária do sábado? Estamos verdadeiramente parando nossas próprias atividades e entrando no descanso de Deus? Estamos vivendo por nossa própria vida ou permitindo que a vida de Um Outro nos domine e controle? Quem é nossa motivação? A quem estamos expressando no dia a dia? Jesus virá em breve. Somente aqueles que amaram o sábado estarão prontos. Ouça a promessa de Deus “Se você vigiar seus pés para não profanar o sábado e para não fazer o que bem quiser em meu santo dia; se você chamar delícia o sábado e honroso o santo dia do Senhor, e se honrá-lo, deixando de seguir seu próprio caminho, de fazer o que bem quiser e de falar futilidades, (outro versão diz ‘falar suas próprias palavras’) então você terá no Senhor a sua alegria, e eu farei com que você cavalgue no altos da terra e se banqueteie com a herança de Jacó, seu pai. É o Senhor quem fala” (Isaías 58:13,14).
HÁ ALGUMA CONSEQÜÊNCIA?

Há, entretanto, um outro lado desta consideração. Durante a lei, aquele que violasse o sábado devia ser executado. Aquele que se recusasse a parar de trabalhar era morto. Êxodo 31:15 diz: “Qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto”. Este mesmo julgamento é repetido em Êxodo 35:2. Talvez você mesmo se lembre da história do homem que foi encontrado colhendo lenha para o fogo do sábado, quando os filhos de Deus estavam no deserto. A congregação estava um pouco insegura sobre o que fazer com este homem. Então o trouxeram a Moisés e a Arão que, então consultaram a Deus. E qual foi a resposta D’ele? “O homem seguramente deve morrer; toda a congregação deve apedrejá-lo no campo exterior” (Números 15:35).

Assim vemos que na velha Aliança as conseqüências de quebra do sábado eram extremamente severas. Deus mostrou claramente que este mandamento era sério e que não devia ser tratado com leviandade. Mas agora que já temos idéia do que significa o sábado durante a Nova Aliança, o que devemos pensar? É algo muito sério? Há alguma conseqüência? O cristão tem algo a temer referente à sua obediência a Deus no que concerne a entrar em descanso?

Tenho a impressão que a resposta da maior parte dos evangélicos é “não”. “Uma vez que você recebe a Jesus,” eles dizem, “não há mais nada a temer”. “Deus ama nos e não faria nada para punir ou causar algum desconforto a seus filhos”. Este é um pensamento abrandado e temo que muitos cristãos desejam desesperadamente aderir a ele. Entretanto, não é verdade. As Escrituras são totalmente claras sobre isto. Tanto agora como no futuro, Deus pode punir e disciplinar Seus filhos e irá fazê-lo! Hebreus 12:6 diz: “Pois o Senhor corrige ao que ama, e castiga a todo o que recebe por filho”. Esta palavra “castigar” de acordo com o dicionário Webster, significa “punir como chicoteando, disciplinar especialmente com um chicote, uma vara ou semelhante.” Amados irmãos, este não é um conceito da Velha Aliança, mas uma verdade do Novo Testamento.
O TRIBUNAL DE CRISTO

Sabemos pela Bíblia que todos nós iremos aparecer diante do tribunal de Cristo (II Cor 5:10). Ali recebemos uma recompensa por aquilo que fizemos durante o nosso tempo aqui na Terra, seja bom ou ruim. A maioria dos professores da Bíblia insistem que, sejam nossas ações “boas ou más”, receberemos uma bênção. Parecem pensar que Deus é um tipo de simplório que realmente não sabe ou não se importa como o Seu povo se comporta. Entretanto, a palavra “recompensa” não significa necessariamente uma coisa maravilhosa. Significa que ganharemos aquilo que merecemos. Se você acredita que pode plantar um estilo de vida pecador e colher as bênçãos de santidade, então você está enganado seriamente. É certo que “aquilo que o homem semear, isto será o que colherá” (Gal. 6:7). Este é um princípio inalterável. Quando o Senhor voltar, irá punir seus filhos desobedientes? Você pode estar absolutamente certo disto.

O próprio Jesus nos ensina que “o servo que conhecia a vontade do Senhor e não se preparou e não fez conforme a Sua vontade, será castigado com muitos açoites, mas o que não a soube e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe pedirá e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá” (Lucas 12:47-48). Isto é algo que acontecerá quando Jesus voltar para julgar Seu povo (veja o verso 43). Paulo segue esta afirmação sobre o tribunal de Cristo com estas palavras: “Portanto, conhecendo o temor do Senhor, procuramos persuadir os homens” (II Cor 5:11). Isto demonstra claramente que devemos temer algo se levamos vidas desobedientes.

Mas alguns irão discutir, “não está se referindo a descrentes?” Deixe-me perguntar-lhe; Quantos descrentes estarão diante do tribunal de Cristo? Lá não haverá nenhum não cristão. Somente cristãos serão arrebatados e ressurretos nesta hora e estarão diante do Trono de Jesus. Os descrentes, na verdade, serão julgados, mas somente mil anos mais tarde, no que é conhecido como “julgamento do Grande Trono Branco”. Portanto, o que é ensinado nas Escrituras sobre o tribunal de Cristo se refere apenas a cristãos. Note que Paulo usa a palavra “nós” referindo-se a ele mesmo e aos outros crentes. A Bíblia ensina também que o julgamento começa na casa do Senhor (1ª Pedro 4:17). Se Deus não julga corretamente sua própria casa, como poderá julgar o mundo com justiça?

Vamos ser bem claros sobre uma coisa aqui. Quando falamos sobre Deus punir Seus filhos desobedientes, não queremos dizer que eles “irão para o inferno” ou estarão perdidos. Deus não perde nem mata Seus filhos e filhas. Mas, como um Pai amoroso, Ele os disciplina, algumas vezes severamente, para o seu próprio benefício. Isto será especialmente verdadeiro em Sua vinda.

Alguns podem argüir sobre este fato, alegando que podemos ser perdoados e lavados pelo sangue de Jesus. Então, eles insistem, Deus não irá nos punir, mas nos perdoar. Não conheço nada mais precioso que o sangue de Jesus. É eficaz. É verdade que limpa todo pecado. O perdão amoroso de Deus é algo que está no centro do evangelho. Entretanto, antes que o sangue de Jesus possa operar, há uma condição importante. Precisamos nos arrepender e deixar o pecado. Nos tempos do Velho Testamento, quando alguém vinha trazendo uma oferta mas em seu coração não havia arrependimento e sim intenção de continuar no pecado Deus não aceitava a oferta de suas mãos. Ele os considerava hipócrita. Se Deus não aceitava o sangue de um animal de um hipócrita, quanto menos aceitaria o sangue de Seu precioso Filho para livrar um filho pecador de seu justo castigo, quando ele pretende permanecer no pecado.

Heb 10:26 diz: “Porque se voluntariamente continuarmos no pecado depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. Qualquer um que rejeitasse a lei de Moisés morreria sem piedade perante o testemunho de 2 ou 3 testemunhas. De quanto pior punição você supõe, ele será considerado merecedor, ele que pisoteou o filho de Deus, maltratou-o, considerou o sangue da aliança pelo qual foi santificado como uma coisa comum e insultou o Espírito da graça? Por que nós conhecemos quem disse: ‘a vingança é minha, Eu pagarei’, diz o Senhor. E, de novo, ‘o Senhor julgará o Seu povo’.”

Esta passagem se refere aos filhos de Deus que tentam tirar vantagem da graça e do perdão de Deus. Eles vivem vidas pecaminosas e acham que podem escapar com ela, suplicando pelo sangue de Jesus como se ele fosse uma tinta capaz de esconder o que eles são por dentro. Quando você se arrepende genuinamente e completamente, Deus é capaz de limpar e perdoar você (1ª João 1:9). Mas, se você não está pronto a deixar os seus pecados, não se iluda. Deus não é objeto de zombaria. Aquilo que você plantar, você também colherá (Gal 6:7,8). Ele irá julgar Seus filhos e filhas e eles irão receber exatamente o que merecem por sua obediência ou desobediência. Quando Ele voltar, será tarde demais para arrepender-se e receber perdão. O trono da graça será substituído pelo trono do julgamento.

Com tudo isto em mente, vamos retornar nossa discussão sobre o sábado. No coração e na mente de Deus este descanso é uma ordem extremamente importante. Hebreus 4:1 diz “Portanto, temamos que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus suceda parecer que algum de vós tenha falhado”. Aqui aprendemos que realmente há algo para “temer”. A experiência de parar de viver por nós mesmos e por nossa própria vida não é algo para cristãos “espirituais” e “desenvolvidos”. A expectativa de Deus é que todos nós experimentemos o descanso sábatico. Jesus proporcionou uma maneira para todos os seus filhos serem libertos daquilo que eram. Ele morreu e ressurgiu para que nós também pudéssemos morrer para nós mesmos e viver pela sua vida da ressurreição.

Mas, e você? Tem usado seu tempo sabiamente para possuir tudo aquilo que o Senhor comprou para você? Você como servo sábio e fiel está experimentando o verdadeiro descanso de Deus todos os dias? Ou você está tirando proveito da graça e da bondade de Deus? Você está simplesmente vivendo por si próprio e por sua própria vida, procurando seu próprio prazer e falando suas próprias palavras? O sangue de Jesus é precioso para você ou apenas um jeito fácil de escapar à punição que você merece pelo tipo de vida que está levando?

Queridos amigos e irmãos, vamos examinar seriamente nossos corações por um momento. Verdadeiramente, todas às coisas estão “descobertas e patentes aos olhos Daquele a quem temos que prestar contas” (Heb 4:13). Servos sábios e fiéis estarão preparados para a Sua vinda.
TRÊS PRINCÍPIOS ESSENCIAIS

Esta mensagem propõem-se a postular três verdades básicas sobre a igreja. Por isso parece importante iniciar a discussão perguntando exatamente o que queremos dizer quando usamos a palavra “igreja.” A maioria dos cristãos definiria a igreja como sendo “o corpo de Cristo,” querendo dizer com isto que a igreja não é um prédio mas consiste de pessoas. Enquanto é verdade que a igreja é o corpo de Cristo e que é formada por homens e mulheres e não lajota e concreto, esse conceito, apenas, não alcança o sentido bíblico que a palavra transmite. Em conseqüência disso, como tantas outras verdades espirituais, a nossa experiência de igreja tem sido severamente limitada devido a nossa própria falta de compreensão da mesma.

Numa tentativa de superar esse problema e recomeçar a nossa busca para um entendimento mais profundo deste assunto, vamos definir a igreja nesses termos: “a igreja é uma realidade espiritual.” A igreja é uma realidade espiritual e esta realidade deveria ser nossa experiência! Quando a bíblia usa a palavra “igreja,” refere-se a algo muito além de um número de crentes reunidos. O fato permanece de que uma simples reunião de alguns cristãos não constitui a igreja. Crentes podem-se reunir por diversas razões: por participar em várias diversões, por sentirem-se bem na companhia uns dos outros, ou mesmo para ouvirem uma pregação interessante e canções populares. Mas se não estiverem entrando juntos na presença de Deus e, conseqüentemente, experimentando a realidade do corpo de Cristo, aquilo que estão fazendo não corresponde as significado bíblico de “igreja.” Possivelmente muitos leitores não entenderão o que tenho dito, o que servirá, apenas para salientar a dimensão e a gravidade do problema que enfrentamos.

A experiência de igreja acontece quando cristãos se reúnem e a presença de Jesus Cristo se manifesta no meio deles. A experiência de igreja se realiza quando homens e mulheres são levados, juntos em Cristo, a assentarem-se nos lugares celestiais (Ef. 2:6). A experiência da igreja consiste em permitir que Deus ministre, Ele mesmo, para e através de cada membro do seu corpo. A experiência da igreja acontece quando os crentes entraram juntos no Espírito Santo. Tais reuniões não deveriam ser raras ou não existentes. Na igreja primitiva, tudo isso acontecia naturalmente. Reuniões espirituais genuínas dessa natureza são essenciais se pretendemos ter o que o Novo Testamento chama “igreja.” Gostaria de exortá-los a refletirem, seriamente e em oração, sobre o que tem feito que considera como sendo “igreja.”

Neste mundo, a igreja não é um fim em si mesma, mas apenas um meio para se chegar a um fim. É precisamente aqui que muitas pessoas cometem um grave erro. Eles frequentemente supõem que, se a igreja é bem sucedida – do ponto de vista do mundo–(reuniões cheias, pregação agradável, um prédio novo, etc.) então Deus se agrada dos seus esforços. No entanto, o prazer de Deus somente se alcança quando estamos realizando os Seus propósitos. À medida em que o que estamos fazendo preenche o desejo dEle, é aprovado. Se o grau de nossas atividades falham nesta área, então nossos esforços tornaram-se inúteis e é perda de tempo. Então, qual é o propósito de Deus para a igreja? Qual o objetivo que Ele tem em vista? É duplo. Primeiro é transformar os seres humanos em sua imagem e semelhança e, segundo, é evangelizar um mundo que perece. A experiência espiritual de igreja que temos descrito é o instrumento instituído divinamente para alcançar ambos esses propósitos. O fato de que nós encontramos tantas metodologias sendo empregadas para tentar alcançar os mesmos resultados testifica de como nossa igreja se distanciou da intenção original de Deus.

Concernente ao primeiro propósito, a experiência espiritual do corpo de Cristo é o melhor ambiente para o crescimento espiritual. É um contexto sobrenatural, ordenado por Deus, que podemos crescer até à maturidade. Quando a presença de Jesus se manifesta entre nós quando estamos reunidos, isto verdadeiramente muda nossas vidas. O corpo é edificado como deve ser, quando Ele se move no meio de Seu povo ministrando Ele mesmo para e através de cada um (Ef. 4:16). Não há substituto para esse tipo de ministério celestial. Esforço natural e humano nunca alcançarão os mesmos resultados. Portanto, o real progresso espiritual se evidencia quando a realidade da igreja está sendo plenamente gozada.

Quanto ao segundo objetivo, tal ambiente também é a melhor situação para evangelizar. Quando os crentes têm a presença de Deus verdadeiramente no seu meio, quando entram genuinamente no Espírito, quando cada um tem a oportunidade de “profetizar,” então as pessoas incrédulas são facilmente convencidas de que Deus é real (I Cor. 14:24-25). Tal experiência coloca o evangelho muito além da esfera de argumentos intelectuais. Não pode mais ser considerado como conto de fadas ou teoria. A sua realidade se torna visível na vida daqueles, na igreja. O que defendo aqui, não é uma vaga esperança. É algo que eu mesmo e muitos outros temos experimentado.

Com tudo isso em mente, parece-me importante tomar um pouco de tempo aqui e olhar os três princípios essenciais que, seguidos, nos ajudarão a produzir a experiência mais verdadeira de igreja. Já que esse assunto é tão crucial e o seu impacto sobre nós e o mundo descrente é tão profundo, é mais do que razoável que examinemos mais cuidadosa e seriamente esse assunto. Nós precisamos investigar como podemos nos aproximar mais dos propósitos de Deus. E, enquanto fazemos isto, rogo-vos que abram os seus corações e mentes a Deus, permitindo que Ele nos fale através desses princípios. Não resta dúvida que as verdades que estamos discutindo aqui têm conseqüências eternas.
PRINCÍPIO Nº. UM: VIDA

Qualquer corpo para funcionar tem que estar vivo. Consequentemente, os membros do corpo de Cristo têm que estar cheios de Vida divina. Isto tem certas implicações. Primeiro, o povo considerado parte da igreja tem que ser nascido do Espírito Santo (Jo.3:5). Precisam ser cristãos verdadeiros. Quando Jesus veio ao mundo, Ele manifestou a vida de Deus aos homens (I João1:1). Após a Sua ressurreição e Sua ascensão à mão direita do Pai, Ele derramou o Santo “Espírito de Vida” (Ro.8:2), que entra dentro de todos aqueles que crêem em Seu nome. Se uma pessoa não tem o Espírito Santo dentro de si, não é um cristão verdadeiro. Somente pelo Espírito Santo é que alguém pode receber a vida de Deus.

Em segundo lugar, cada membro da igreja deve saber o que significa ser cheio do Espírito Santo. A vontade de Deus é que cada cristão seja cheio até que transborde do Seu Espírito. Ele deseja isso para nós tanto quanto um pai terrestre deseja alimentar seus próprios filhos (Lc. 11:11-13). Não é uma experiência para alguns eleitos. É o padrão normal da Bíblia. De fato, somos ordenados a sermos assim cheios (Ef.5:18). Não pretendo aqui me envolver numa controvérsia sobre “batismo no Espírito Santo,” nem tão pouco quero discutir como este seja manifesto. Apresento apenas os dois fatos seguintes que deveriam ser evidentes: 1) a vontade de Deus é que cada cristão seja cheio do Espírito Santo; 2) é impossível ser cheio do Espírito do Deus Altíssimo e não saber disso. Portanto, se a sua vida está destituída do Espírito, você não se converteu verdadeiramente, ou você ainda não se abriu suficientemente a Deus para desfrutar daquilo que Ele tem para você. Se esta é sua situação, insisto em dizer que você deve se humilhar perante Ele, buscando a Sua face até que você saiba que está experimentando tudo o que Jesus veio para dar.

Em terceiro lugar, cada cristão deve ser continuamente reenchido com o Espírito Santo. Isto deve ser a nossa experiência–dia após dia, hora após hora, cada minuto–constantemente. Devemos andar e viver no Espírito (Gal. 5:25). Tem muito cristão descansando no seu relacionamento com Jesus baseado em experiências passadas há alguns anos atrás. O maná de ontem não alimentará ninguém hoje. Para que a nossa experiência de igreja esteja verdadeiramente viva, é essencial que cada membro se encha diariamente com a vida de Deus. Esta vida é concedida através do Espírito Santo.

Para consegui-la, cada um de nós precisa cultivar uma intimidade diária com Jesus Cristo. Podemos fazer isso meditando em Sua palavra e orando no Espírito Santo. Da mesma forma que nós precisamos comer a cada dia para vivermos normalmente, assim cada cristão deve passar um tempo adequado em comunhão com Deus. Não basta apenas “atirar” uma oração relâmpago, de vez em quando, quando estamos em apuros ou em tempos de necessidade. Tão pouco basta, simplesmente, relaxar e receber o nutrimento do ministério de outros. Ninguém pode carregá-lo espiritualmente. Você tem que aplicar-se em buscar a Deus diligentemente por conta própria. Cada um de nós deve separar um tempo demorado e sem interrupções, para estar em comunhão com Deus e gozá-lo. Desta maneira seremos cheios de Sua vida.

Como pode imaginar, a experiência de cada pessoa afetará os demais. Quando cada membro se empenha em estar cheio de Deus, a igreja se beneficia. Quando todos participarem desta substância eterna e a comunicarem aos demais durante os momentos de comunhão juntos, a experiência de igreja de todos, é realçada. Ao contrário, quando as vidas de membros individuais estão em falta, a assembléia toda sofre. A solução que se tem usado demais para esse problema é de escorar a igreja com programas, liderança nova ou outras coisas externas. O remédio de Deus, por outro lado, é que cada um se arrependa de sua estagnação e novamente volte a um relacionamento vivo com Ele.
PRINCÍPIO Nº. DOIS: UNIDADE

O segundo princípio sobre o qual falaremos é “unidade.” Outra vez vamos começar fazendo uma analogia com o corpo humano. Se você pegar uma pessoa e cortá-la em muitos pedaços, isto destruirá sua vida. O mesmo acontece com o Corpo de Cristo. Por essa razão, unidade é absolutamente essencial. Como estamos tratando de um assunto enorme e repleto de considerações difíceis, por conveniência, vamos dividi-lo em duas categorias: unidade entre crentes individuais uns com os outros e unidade entre diversos grupos cristãos.

Queremos, de início, dizer que nessa primeira categoria–unidade não é opcional. É ordenança de Deus. Deus nos manda amar uns aos outros como amamos a nós mesmos. Esse tipo de amor se torna possível somente através de um relacionamento com Deus. O amor de Deus para o mundo inteiro e para as pessoas em particular, é tremendo. Por causa disso, quando nós estamos em contato com Ele, Ele nos supre para amarmos aos outros. O amor é a substância de unidade real. Muitas igrejas talvez tenham uniformidade, conformidade ou até unanimidade, mas só o amor provê a realidade que estamos buscando aqui.

Unidade real, expressa em amor fraternal, manifestar-se-á em várias formas: servindo aos outros constantemente, orando por outros, edificando a fé de outros e buscando oportunidades de ajudar a outros financeiramente e de formas práticas. Quem tiver deste amor gastará tempo em comunhão com outros e, em geral, manifestará o amor que o Pai tem com eles. Essa atividade será um exercício diário para eles. Pessoas que assim amam, nunca falarão palavras vãs contra outras pessoas, e, especialmente contra seus irmãos e suas irmãs em Cristo. E fácil ver quanto a nossa experiência de “igreja” seria elevada se cada um praticasse esse tipo de comportamento. Igreja, igreja real, é composta de esse estilo de vida. Nada diferente qualifica.

Infelizmente, amor genuíno não vem facilmente. A natureza caída do homem luta contra isso. A oposição que vem de dentro e de fora é tremenda. A experiência do amor genuíno começa com um compromisso especial. Para isso será necessário que cada membro do corpo chegue a uma decisão cônscia e deliberada de amar e servir aos outros incondicionalmente. É absolutamente essencial! Se nós considerarmos o amor como sendo opcional ou se nos deixarmos governar pelos nossos sentimentos, o diabo fará o seu trabalho, a carne prevalecerá e nossa experiência de “igreja” será diminuída. Portanto, precisamos fazer uma firme decisão de amarmos uns aos outros e não permitir nunca que isso seja mudado. Uma vez feita esta decisão, encontraremos uma fonte sobrenatural de Deus nos capacitando a prosseguir com o nosso compromisso. Assim, experimentaremos cada vez mais da plenitude de Cristo entre nós.

Isto nos leva a considerar a segunda categoria que é a unidade entre diversos grupos. Aqui também a resposta é amor fraternal. Para alcançar sucesso nesta área, primeiramente temos que ser conduzidos por Deus a ver a Igreja através de Sua ótica. Sem dúvida, quando Jesus olha para a terra, vendo tantas “igrejas” diferentes, denominações e seitas, Ele reconhece aqueles que são dEle em cada uma. E, apesar dEle estar ciente dessas divisões–e tenho certeza que entristecem o Seu coração–ainda assim Ele vê os membros de Seu corpo como se fossem um (Ef. 4:4). Enquanto a visão do homem na terra está embaçada devido à proliferação de vários grupos cristãos, Cristo, de Sua posição celestial, vê somente Seu povo, Sua igreja.

Portanto, se nós pudermos ser levados por Deus a ver a igreja como Ele a vê, jamais estaremos limitados por divisões no Corpo. Nosso amor deveria ultrapassar qualquer separação feita por homens. E, apesar de que nesta vida provavelmente não presenciaremos o fim de todas as divisões, em nossos corações podemos por fim a elas. Quanto mais o cristão se posiciona em amor para com todos, melhor a situação se tornará. Não estou sugerindo que nos unamos a organizações com as quais não podemos concordar. Estou apenas dizendo que devemos amar “com um coração puro e ardente” os crentes que estão nesses grupos (I Pe.1:22). Como temos visto, a igreja não é um lugar ou um grupo mas uma realidade espiritual que podemos experimentar. Essa experiência pode penetrar qualquer barreira exterior. Podemos ter relacionamentos espirituais verdadeiros e comunhão com crentes em todo tipo de situação. Eis a única igreja real e verdadeira.
PRINCÍPIO Nº. TRÊS: “O CABEÇA”

O terceiro princípio que gostaria de mencionar aqui é o senhorio de Jesus Cristo. No Novo Testamento, Paulo o apóstolo, nos adverte sobre alguns crentes que “não estavam ligados à Cabeça” (Col.2:19). O que isto significa? Simplesmente que Jesus Cristo não era a autoridade principal em cada aspecto de sua experiência de igreja. Em nossos dias, poderia significar que temos elevado outras coisas (como por exemplo: líderes, ritos, doutrinas, métodos, tradições, etc) a um patamar que não deveriam ocupar.

A Bíblia nos ensina que Deus tem dado Jesus Cristo para ser “cabeça sobre todas as coisas na igreja, que é o Seu corpo” (Ef.1:22-23). Esta palavra “todas” tem significado especial. Quer dizer completamente tudo. Em outro lugar lemos que em todas as coisas Ele deve ter primazia (Col.1:18). Cada crente deve levar esse ponto muito a sério. Devemos, como cristãos, ser extremamente cuidadosos para nunca substituir ou impedir a autoridade de Jesus. Esta consideração pesa muito. Este conceito é crucial para experiência genuína de igreja! O corpo de Jesus Cristo não pode funcionar de forma certa quando a Sua autoridade é substituída ou limitada. Seria como uma pessoa paralítica ou decapitada. Creio que não há outra verdade mais negligenciada e abusada em nossas “igrejas” modernas. Creio que se Jesus asseverasse a autoridade que tem de direito sobre muitas assembléias cristãs de hoje, quase toda “mesa” seria virada.

Uma discussão do senhorio de Cristo sobre o Seu corpo vai incluir, necessariamente, dois aspectos diferentes: Sua autoridade sobre cada pessoa e Sua liderança nas reuniões da igreja. Para simplificar nossa investigação, vamos considerar cada item em separado. Para começar, Jesus tem que ser Senhor de cada cristão. Significa que Ele tem de ter controle pleno sobre cada aspecto de sua vida. Nenhuma área deve ser retida dEle. Já que Jesus não exerce por força a Sua autoridade, temos que estar dispostos a deixá-Lo reinar sobre e em nós. A única posição apropriada para o crente é de uma submissão total ao Espírito Santo. Quando esse elemento está em falta, a nossa experiência de igreja sofrerá em proporção.

Problemas sérios também podem ser causados por autoridade humana não bíblica. Quando cristãos começarem ser influenciados demais pela liderança de um homem ou grupo de homens, o seu relacionamento com sua Cabeça real é danificado. Sem dúvida, todos deveriam estar abertos para receber direção e conselhos de outros (e especialmente daqueles que lideram). Mas se nós nos tornamos dependentes deles ou se os seguimos ao invés de ao Senhor, estamos em perigo espiritual muito sério (Jer.17:5). A autoridade de Deus flui da Cabeça ao Seu Corpo. Aqueles que têm intimidade com Ele, muitas vezes são usados como canais desta autoridade. Porém, ninguém nunca se torna em si essa autoridade. Aquela posição é reservada eternamente para o Cabeça. Portanto, enquanto é importante estar sensível à voz de Deus que nos fala através dos outros, é essencial que nenhum ser humano tome o lugar que pertence a Ele, por direito, em nossas vidas.

Outra dificuldade que temo ser muito comum é que a estrutura de muitos grupos cristãos não permite diversidade entre seus membros. Muitas vezes crentes são permitidos funcionarem somente em formas que encaixem com padrões ou formatos pré-determinados. Talvez exista essa situação porque pessoas se sentem mais seguras com uniformidade. Porém, tal comportamento restringe grandemente a autoridade de Jesus. O resultado é paralisação e falta de atividade entre os membros do Seu corpo. Quantos cristãos hoje estão buscando outras coisas porque não foram permitidos achar abundância espiritual plena na igreja! Quantos grupos estão cheios de crentes super alimentados, mas imaturos que nunca tiveram oportunidade de aprender como servir aos outros! Esta situação triste não é só por culpa deles. Vezes sem conta, tais pessoas foram impedidas por organizações terrenas e inflexíveis que consideravam ser “igreja.”

REUNIÕES DE IGREJA

Estas mesmas verdades também se aplicam às nossas reuniões na igreja. Jesus quer nos liderar em tudo que fazemos. Quando Ele chega em nosso meio, vem como nosso Sumo Sacerdote para nos liderar em nossa adoração. Se a Sua autoridade for limitada para fazer isso, a realidade espiritual de nossas assembléias serão afetadas de forma dramática. Algumas coisas que podem atrapalhar ou confinar a liderança de nosso Senhor são: reuniões pré-planejadas, cultos dirigidos do “púlpito,” formalidades religiosas e o controle do grupo pelo ministério de uma só pessoa. Tudo isso é muito comum na igreja de hoje em dia. E tudo isso serve apenas para restringir a autoridade do Cabeça e sufocar a nossa experiência de igreja. Infelizmente, muitos cristãos não reconhecem que Jesus, realmente, poderia dirigir reuniões de igreja. Talvez a idéia nunca lhes tenha passado pela cabeça. Possivelmente estejam inseguros de que uma tarefa tão importante possa ser realizada por alguém que é...ah, bem, invisível. Lamentavelmente muitos acham mais seguro organizar algo e deixar que alguém mais “qualificado” seja o líder.

O fato é que Jesus Cristo é infinitamente capaz de dirigir as reuniões de Sua igreja. Simplesmente não temos dado a Ele oportunidade. Outra possibilidade é que “nós,” coletivamente, temos tão pouco contato real com Ele que não sentimos a Sua autoridade e, portanto, somos incapazes de seguir o Seu mover nas reuniões. Uma reunião na igreja, em conformidade com a Palavra é dirigida pelo Espírito Santo e fornece uma oportunidade para cada membro funcionar. Em I Cor.14:26 lemos que quando a igreja se reúne, cada um pode ter um salmo, ensinamento, língua, revelação e interpretação. Efésios 4:16 ensina que é da fonte de vida de cada parte que o corpo é edificado. Durante uma assembléia genuína, o Espírito Santo flui entre Seu povo e induz a cada um a ministrar sua porção de Deus aos demais. Assim cada necessidade é suprida. Se os “talentosos” apenas funcionam, a nossa experiência será grandemente limitada. Ao contrário, quando todos tem oportunidade de compartilhar, podemos gozar plenitude tremenda.

Alguns talvez pensem que eu estou falando contra o ministério de homens talentosos, não estou. Porém, muito do ministério ora realizado em reuniões de igreja–como pregações e ensinamentos extensivos, provavelmente deveriam acontecer em outro ambiente. Tempos e lugares separados podem ser facilmente arranjados para esses propósitos. Claro que, às vezes, precisamos de um tempo para pregação e ensino na igreja, mas deve ser limitado para não ocupar o espaço dos demais ministérios (leia I Cor.14:30-31). Ninguém deve dominar a assembléia com o seu ministério. Paulo, o apóstolo, ensinou na sinagoga, numa escola, na sua casa alugada e em outros lugares (Atos 19:8-9;28:30-31). Nada nos indica que ele ocupa a maior parte de cada reunião com as suas mensagens. A sua pregação em Trôade, que durou uma noite inteira, deve ser entendida devido à circunstâncias excepcionais. Já que ele estava de partida no primeiro dia, ele queria aproveitar todo o tempo possível para compartilhar com os irmãos (Atos 20:6-11). Sim, o ministério de pessoas especialmente ungidas deve ser exercitado, mas somente quando dando reconhecimento devido ao funcionamento normal das reuniões da igreja.

Em conclusão, devo dizer que a igreja tem-se afastado muito da intenção de Deus nesses anos todos. Uma comparação entre a situação da igreja hoje e no Novo Testamento nos fornece evidências amplas deste fato. Porém, não significa que a meta de reuniões genuinamente espirituais não seja alcançável. Estou confiante de que na medida que praticamos os princípios supra citados, a nossa experiência de igreja será grandemente aumentada. Do contrário, à medida que deixamos de implementar estas coisas estaremos limitando a nossa experiência com Deus e nosso meio. Certamente a igreja é uma realidade espiritual.

É certo também que podemos e devemos experimentar essa realidade. Os fins que Deus tem em mente só serão alcançados pelos seus métodos. Tudo mais, que seja agradável de aparência aos homens, é apenas madeira, palha e restolho. Lembrem, por favor, que o sucesso pelos padrões do mundo significa nada para Deus. Multidões, sermões eloqüentes, músicas dinâmicas e tantas coisas mais tão comuns em nosso meio hoje em dia, não O impressionam. Somente aquilo que Ele mesmo inicia passará pelo teste no Dia do Juízo. Que Deus tenha misericórdia de nós para que conheçamos e experimentemos a realidade espiritual genuína em nossas reuniões da igreja.

O SACERDÓCIO
Quando, no século XVI, Martinho Lutero pregou suas 95 teses na porta daquele templo, acabava de iniciar o movimento que hoje conhecemos por “Reforma.” Sua intenção foi a de expor os erros da Igreja a trazê-la volta a Deus. Naqueles dias grande parte da revelação divina havia sido perdida. Muitos aspectos elementares da vida espiritual, tais como a salvação pela fé, hoje considerados certos e indiscutíveis, eram então desconhecidos. Deus, naquela época, usou Lutero para mostrar que o Cristianismo seguia por um caminho errado, contrário à Sua vontade. No entanto, muitos enganos e desvios do cristianismo não chegaram a ser notados por esse irmão e, à medida que passaram os séculos, Deus continuou a revelar outras verdades esquecidas, como, por exemplo, o uso e função dos dons espirituais e o verdadeiro significado da adoração e da santificação. O que se pode notar é que, desde o tempo de Lutero, tem havido um contínuo aumento das revelações divinas para o Seu povo.

Mas essa evolução ainda não terminou e prosseguirá até que Cristo venha em Sua glória. Por essa razão, devemos estar sempre prontos para receber a orientação de Deus e agir de acordo com o que Ele atualmente estiver nos revelando. A exposição que passo a fazer representa parte do que, segundo penso, Deus deseja restaurar nestes dias. Em verdade, não chega a ser algo de “novo.” Tampouco é minha própria e independente revelação. São aspectos compreendidos por muitos cristãos sinceros por pelo menos um século. Não obstante, como veremos, as tendências naturais do homem tornam tais verdades difíceis de praticar e preservar.

Desde o princípio os desejos de Deus para o homem são os mesmos. Ele anseia continuamente andar conosco em intimidade e doce comunhão. Era esse o Seu propósito ao criar Adão e ao chamar para Si os filhos de Israel e, por certo, é o seu desígnio hoje em relação à Igreja. Esse desejo amoroso tem em mira não só o corpo como um todo, mas também cada um de nós individualmente. A intenção de Deus é estabelecer conosco um relacionamento íntimo, o qual transformará nossa natureza e caráter, para serem como os Seus.

No início Deus trabalhou apenas com indivíduos, como Noé, Sete e Enoque. Posteriormente é-nos apresentada a idéia de “povo de Deus”, ao lermos a respeito de Moisés e dos Israelitas no deserto. Mas mesmo naquela época Ele não buscava apenas uma multidão de adeptos religiosos. Ao contrário, o que desejava ardentemente era um relacionamento pessoal e íntimo com cada um.

Já no começo, cerca de três meses após a saída do Egito, Deus falou a Moisés com relação aos Israelitas. Revelou sua intenção original e mais sublime para com eles. Disse Ele: “vós me sereis reino de sacerdotes...” (Ex. 19:6). Essa declaração demonstra o tipo de relacionamento que Deus pretende ter com cada um de nós. Ele planejou uma intimidade que os qualificaria a estarem em pé em Sua presença e a desempenharem as funções sacerdotais. Entre elas incluía-se o ministrar a Ele em adoração e intercessão e, a seguir, ministrar a outras pessoas, a partir do que fluísse de Sua presença durante aqueles momentos. Seu plano não era simplesmente que aprendessem a seu respeito e, depois, se envolvessem periodicamente com algumas atividades religiosas. Nosso Deus desejava intensamente que seu povo o conhecesse e se relacionasse com Ele pessoal e intimamente.

Entretanto, é claro que os filhos de Israel fracassaram, não entrando nesse relacionamento com Deus. Quando Ele começou a aproximar-Se e a revelar-lhes Sua santidade no monte Sinai, afastaram-se Dele e transferiram a incumbência a um único homem, dizendo a Moisés: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos” (Ex. 20:19). “...O povo estava de longe em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura, onde Deus estava” (v. 21). O coração daquelas pessoas não estava correto para com Deus, e, por isso, quando Ele passou a falar-lhes, não puderam suportar. Exatamente naquele instante, abandonaram o nobre chamamento que Deus lhes fizera e estavam satisfeitos em deixar que outro indivíduo se relacionasse com Deus em seu favor. Em vez de se arrependerem, depois de ouvirem as palavras sobre a justiça divina, e de permitirem que os limpasse, decidiram aumentar ainda mais a distância entre eles e Deus e acabaram por colocar um mediador que arcasse com toda a responsabilidade em seu benefício.

Esse afastamento do ideal divino logo produziu seus frutos. Enquanto Moisés gastava tempo na presença de Deus, o povo foi seduzido pelas próprias paixões. O relacionamento pessoal com o Criador era tão limitado, que logo estavam duvidando de Sua existência e de Sua capacidade para cumprir promessas feitas. A solução encontrada foi criar para si mesmos um deus impessoal, profano e de fácil manipulação - um deus que não os amedrontasse e cuja presença não exigisse algo que não conseguiam praticar. A essa ponto, Deus os abandonou quase totalmente e tornaram-se inaptos para andar de acordo com a Sua intenção original (Ex 32:9-10).

É provável que, por não haver o coração do povo em geral correspondido à Sua vontade, tenha Ele designado um grupo especial de sacerdotes. Talvez a tribo de Levi tenha sido escolhida porque estava pronta para ouvi-Lo, ao menos até certo ponto, bem como para executar Seus julgamentos (Ex 32:28). Vemos, portanto, que com a ordenação de um sacerdócio especial, para se aproximar de Deus pelo povo, a maioria da assembléia perdeu o privilégio de se tornar aquilo que seu Criador desejava que fosse. O sacerdócio levítico transformou-se numa espécie de obstáculo ou barreira, destinado a fazer Deus parecer mais remoto, de modo que se sentissem mais à vontade.

Uma descrição semelhante é encontrada no livro de I Samuel. Os filhos de Israel nunca haviam tido um rei até então. O pensamento de Deus era que fossem únicos entre os povos - um povo governado exclusivamente pelo Deus poderoso e invisível. Eles, contudo, rebelaram-se contra tal proposta. Para se adaptarem a essa forma de governo, era necessário que cada um deles mantivesse um relacionamento pessoal com Ele. Isso não era fácil, principalmente para o homem natural. Portanto, aquelas pessoas uma vez mais rejeitaram os objetivos divinos e insistiram em ter um rei terreno. Desejavam por um líder palpável - um humano que pudessem enxergar, alguém que assumisse a responsabilidade de guiá-los, alguém que se colocasse entre eles e Deus. Samuel foi totalmente contrário a essa outra proposta. Mas Deus o confortou, dizendo: “Não se rejeitaram a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre eles” (I Sm. 8:7).

Esse episódio nos traz para a situação de hoje. Não é de se espantar que haja grandes semelhanças entre os cristãos e o povo de Deus do Velho Testamento. A história da Igreja informa que, logo após a partida dos apóstolos, os líderes das igrejas começaram a obter um destaque cada vez maior. Bispos passaram a estender sua autoridade para além de uma cidade, por fim “cobrindo” regiões inteiras. Mais e mais ênfase foi colocada em posições religiosas e sobre a necessidade de submissão àqueles que as ocupavam. Essa tendência continuou através dos séculos até atingir seu apogeu com o aparecimento de chefes supremos, “infalíveis”. Pouco depois, as Escrituras foram completamente arrancadas das mãos das pessoas e essa inclinação por um intermediário, sobre a qual estamos comentando, chegou à sua expressão mais intensa. Tal avanço não deveria nos surpreender e, a menos que se faça um esforço conjunto contra essa tendência humana e natural, todos os movimentos cristãos se deixam levar para essa direção.

Atualmente, embora o protestantismo tenha feito algum progresso, libertando-se da escravidão, das trevas e da idolatria encontradas no sistema do qual saiu, infelizmente ainda conserva alguns de seus erros. A despeito de as Escrituras ensinarem o sacerdócio de todos os cristãos (I Pe 2:5,9), a maior parte do moderno cristianismo o nega na prática. O que vemos em grande parte hoje nas igrejas é o ministério de apenas um ou, quem sabe, de uns poucos indivíduos escolhidos, ao passo que a maioria permanece como passiva observadora.

Compreende-se perfeitamente o fato de geralmente não rotularem de “sacerdócio” a condição reinante entre os grupos cristãos. Seria um termo manifestamente anti-bíblico. Em substituição, temos outros títulos, tais como os de pastor, reverendo ou ministro. Contudo, a função dessas pessoas é, normalmente, quase igual ao serviço desempenhado pelo sacerdote levita. São eles que “ouvem de Deus,” transmitem a maior parte dos ensinamentos e do aconselhamento, cuidam da organização etc. É lamentável, mas a verdade é que em muitos casos o “pregador” é obrigado a fazer quase tudo.

Já que essa é a situação predominante nos grupos cristãos hoje em dia e, ao que parece, universalmente aceita, muitos, talvez, perguntarão admirados o que haveria de errado em tudo isso. Para chegarmos à resposta, devemos, primeiramente, abandonar nosso gosto e concepção pessoais e ter uma reverência genuína pelos interesses e objetivos divinos. Se o homem fosse a única parte em jogo nessa situação, nossa discussão não precisaria ser levada tão a sério. Acontece que estamos aqui procurando entender e satisfazer as exigências de Deus e, por essa razão, devemos abordar o assunto com acatamento e temor. Mas isso não é tudo. Deveria estar patente para nós que Suas intenções visam, também, ao nosso próprio bem. Em verdade, quanto mais enxergarmos a vontade de Deus, mais perceberemos que Suas diretrizes e exigências não objetivam apenas Sua própria conveniência mas, destinam-se, igualmente, ao nosso eterno benefício.

O plano de Deus para a Igreja é duplo. Primeiro, Ele nos instruiu a levar as boas-novas até aos confins da terra. Em segundo lugar, quer que sejamos transformados na Sua imagem. Pois bem, se formos cumprir essas instruções total e eficazmente para atingir tais objetivos, precisaremos antes ser pessoas íntimas de Deus! Cada um de nós tem de entrar num relacionamento próximo e pessoal com o Criador e preservá-lo. Todos fomos convocados para ser sacerdotes. Desse relacionamento, então, brotará o ministério sacerdotal, permitindo que os desígnios de Deus sejam atingidos.

Jamais deveríamos depender de líderes ou de indivíduos dotados, para darem conta de tudo. Não deveríamos apoiar-nos em organizações internacionais, nem em animadas campanhas. Todos nós arcamos com uma parte dessa responsabilidade. A verdade é que se não estivermos ativamente engajados no trabalho de ministrar aos outros, quer pela pregação do evangelho, quer pelo exercício de nossos talentos espirituais, já caímos no erro. Deus espera que cada um de Seu povo esteja empenhado em seu trabalho. Somos todos ministros e todos fomos chamados e ordenados por ele para realizar um trabalho do serviço sacerdotal até a sua volta (Jo. 15:16).

Quando Jesus Cristo ascendeu ao Pai, deu dons à sua Igreja. Esses talentos ou dons espirituais não foram só a uns poucos escolhidos, mas a todos (I Co. 12:7). Cada função e cada parte é vital, à semelhança do que acontece com nossos diferentes órgãos e membros. Quando uma parte aparentemente pequena ou insignificante não está funcionando normalmente, todo o resto sofre. Dá-se o mesmo com a Igreja hoje. Quando todo o trabalho é feito pelos superdotados, talentosos ou treinados, existe uma grande perda para o Corpo de Cristo e para Deus. Deveríamos nos interessar seriamente por essa verdade. Pouco importa o que você pensa de si mesmo ou de suas habilidades espirituais. Também não têm importância as diferenças existentes entre você e os demais. Mesmo aqueles que possuem um só talento são e serão solicitados por Deus a usá-lo ao máximo (Mt. 25:14-30). Se nos acovardarmos, comparando-nos com outros, ou se ficarmos temerosos e não fizermos nada, teremos de prestar contas um dia ao nosso Criador. Temos, é certo, o privilégio, mas também a séria responsabilidade de descobrir diante de Deus a que trabalho Ele nos chamou a realizar, para então começar-nos a aprender pelo Espírito Santo a nos exercitar na função que nos foi confiada.

Sem esse tipo de ministério, não cresceremos adequadamente. Sim, talvez obtenhamos algum progresso-principalmente no início - mas, para que de fato atinjamos a maturidade, nós mesmos precisamos começar a ministrar. A medida que dermos, mais nos será dado. Trata-se de uma lei espiritual. Se somos meros recebedores - semana após semana escutando de outros que gastaram seu tempo na presença de Deus - nosso conhecimento provavelmente aumentará, mas nossas vidas não serão mudadas. Essa é a infeliz condição de muitos e muitos na Igreja de hoje. Temos nossos “super-astros,” talvez famosos e ocupados dia e noite, mas temos igualmente a “maioria passiva” a depender de outros para a realização do trabalho.

As conseqüências danosas desse fenômeno às vezes não estão evidentes à primeira vista, principalmente numa organização “bem lubrificada;” contudo, elas estão ali ocultas. Um sem número de reuniões cristãs estão repletas de bebês espirituais superalimentados que permanecem inativos. Eles vêm semanalmente para receber e imaginam que, porque ouvem uma boa mensagem, estão bem com Deus. Não raras vezes, entretanto, tais indivíduos ainda possuem pecados escondidos e sérios desvios de caráter. Ao procurarmos servir aos outros, essas falhas ficam expostas. Quando começamos a ministrar, percebemos o quanto nossas vidas precisam de transformação e isso nos estimula a buscar o Senhor para nos libertar. Se desejamos verdadeiramente avançar em direção à maturidade, é essencial que todos nos tornemos sacerdotes–sacerdotes que estejam exercendo suas funções na casa de Deus.

O ministério espiritual não tem como finalidade apenas o nosso crescimento, mas também o progresso dos demais. Não importa quais sejam as suas funções espirituais no corpo, existem sempre pessoas que precisam do que você tem. Quer seja uma pequena ou grande porção, é absolutamente indispensável. Em algum lugar, entre os cristãos que você conhece ou no mundo à sua volta, existem pessoas para as quais sua porção é muito importante. Por exemplo, os cristãos com quem você se relaciona podem estar buscando aquela porção específica de discernimento espiritual que você possui. É possível que muitos que você conhece estejam sofrendo porque você não reservou em tempo para orar por libertação, nem deu atenção às suas necessidades. É sempre mais fácil criticar ou fazer fofocas, do que orar ou auxiliar.

Sua porção é certamente essencial para o crescimento e bem estar espiritual dos outros. Deus a entregou a você por causa deles, sendo, portanto, importante exercitá-la. Em Sua sabedoria, nosso Pai construiu a Igreja de tal sorte que cada membro depende dos demais. Assim sendo, para que “todos cheguemos” à maturidade (Ef. 4:13), a colaboração de cada parte é indispensável.

A esta altura, alguém perguntaria: “qual é o papel dos líderes?” Sem dúvida a liderança tem base nos ensinamentos bíblicos e é necessária para uma condição saudável da igreja. Muitas vezes, entretanto, é também mal compreendida. O papel do líder é liderar. Isso não significa dominar ou controlar os outros, mas sim tomar a dianteira e avançar! Os demais irão notá-lo e segui-lo. As palavras “presidir” e “guias” encontradas em I Tm 5:17 e Hb. 13:7, 17 e 24, da tradução de Almeida, talvez tenham sido a fonte de muitos mal-entendidos. Estas palavras vêm do grego PROESTEMI e deveriam ser traduzidas como “posicionar-se antes” ou “preceder”. O encargo de um verdadeiro líder não é o de dirigir a igreja, mas sim o de auxiliar os outros a cumprirem o seu ministério, crescendo em tudo o que Deus lhes preparou. Tais líderes são facilmente reconhecíveis, pois sempre terão como prioridade os interesses e o progresso espiritual dos outros. “Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve” (Lc. 22:25-26).

Os líderes que estão apenas alimentando a si mesmos (edificando seu próprio ministério, forrando seu próprio ninho financeiro etc.) e, como conseqüência, mantendo passivos aqueles que estão sob seus cuidados, enfrentarão o julgamento divino. Os que se exaltam e impedem o progresso dos demais, objetivando a sua própria segurança e autoridade, enfrentarão juízo ainda mais severo. A verdadeira liderança sempre será levantada por Deus. Se for resultado apenas de instrução teológica, de designação para um cargo ou de ambição pessoal, por certo se constituirá num obstáculo para o progresso espiritual.

A organização religiosa e rígida pode também ser um empecilho para o cumprimento dos desejos de Deus. Dar conta de todas as tarefas ou manter as pessoas ativas não representa maturidade espiritual. Em verdade, até os que não crêem conseguem organizar com eficiência. A tarefa à mão não consiste em ter grandes prédios, ministérios “bem sucedidos” ou pessoas comparecendo às centenas. Tudo isso pode ser alcançado sem que a vontade de Deus tenha jamais sido atendida. Em Seu plano, a programação humana é substituída por ministérios espirituais, levantados por Ele em nosso meio. Planos futuros decorrem de sua orientação e a autoridade organizacional ou posicional é substituída pela verdadeira autoridade, que é espiritual. Quando fazemos as coisas à Sua maneira, as pessoas não são simplesmente encaixadas numa determinada tarefa a ser realizada. Por exemplo, precisamos de alguém que cuide das crianças ou que dê os avisos. Em lugar de solicitarmos voluntários, deveríamos agir de outro modo: o ministério de cada um é primeiramente descoberto, para depois serem incentivados naquela função específica.

Porém, se as reuniões cristãs que você freqüenta se desintegrassem por completo caso as coisas fossem feitas na forma mencionada, tal obra não chega a ser um trabalho realmente espiritual. Só pode ser uma organização humana, a qual não está cumprindo os propósitos divinos, mas apenas conformando-se aos padrões do cristianismo atual.

Talvez você esteja se reunindo com um grupo de cristãos onde inexiste qualquer encorajamento ou oportunidade para que você cresça em sua função. É provável que nesse grupo a experiência seja a de ter “um homem em evidência” ou de ter tudo tão organizado sem a orientação do Espírito que grande parte da vida divina já se foi. O seu talento pode estar sendo negligenciado, mal utilizado, ridicularizado ou desencorajado. Nada disso, contudo, poderá servir de desculpa à passividade. Quando você estiver diante do Rei, já não haverá ninguém mais para levar a culpa pelo descumprimento de suas funções sacerdotais.

Considerando que Deus o preparou e chamou, Ele também irá prover uma forma de você começar a servir. Por exemplo, você poderá orar em qualquer lugar, a toda hora. Você pode proporcionar ajuda material sem precisar de uma permissão “oficial.” Pode ensinar e aconselhar. Quando você realmente começar á agir na função para a qual Deus o designou, as portas se abrirão diante de você e as pessoas reconhecerão a mão divina em sua vida. Provavelmente tudo começará vagarosamente a princípio e poderá até parecer pequeno e insignificante (Zc. 4:10). Todavia, à medida que você exercitar os talentos que Deus lhe deu, fiel e diligentemente, estes crescerão e você igualmente crescerá.

A vontade de Deus é que sejamos para Ele reino de sacerdotes. Somos todos seus profetas (Ap. 1:5-6 e I Co. 14:1,31). Cada um de nós possui um ministério para ser desempenhado e serviços espirituais para realizar, os quais ninguém mais conseguirá levar a cabo da mesma forma que nós o faríamos. Quando aparecermos perante Ele, teremos de prestar contas de nossas obras (Ap. 2:23). Naquele dia, aquilo que realizamos testificará a nossa verdadeira condição espiritual. Não poderemos dizer que não conhecíamos as necessidades ou que não estávamos qualificados. Lembre-se que o mesmo Deus que operou poderosamente nos apóstolos e profetas vive também em cada um dos Seus filhos. Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos se apenas O obedecermos. Precisamos encarar com seriedade essas considerações.

Pensemos em nossas próprias vidas e vejamos se somos trabalhadores realmente ativos para o nosso Rei ou somente passamos de passivos observadores. Teríamos acaso estabelecido uma distância “segura” entre nós e Deus e deixado que outros assumissem a responsabilidade em nosso lugar? Ou será que nos retraímos em decorrência do medo ou da incapacidade humana e permitimos que outros realizassem o trabalho? Em caso positivo, paremos por um momento e arrependamo-nos diante Dele. Entreguemos novamente toda a nossa vida a Deus. Digamos-lhe que, de agora em diante, estamos totalmente dispostos a nos tornar um vaso para o Seu serviço. Depois disso, à medida que Ele nos dirigir, cooperemos com ele diligentemente em sua vinha.

AS DUAS TESTEMUNHAS
Neste artigo eu gostaria de enfocar um assunto que tem sido fonte de muitas especulações nos círculos religiosos. É um tópico sobre o qual alguns cristãos podem ter fixado opiniões ou mesmo posições doutrinárias dogmáticas. Por causa disso eu gostaria de recomendar a todas os leitores que coloquem de lado por um momento, tanto quanto possível, qualquer idéia preconcebida sobre esse assunto e abram-se para o Espírito Santo. Fazendo isso, vocês estarão permitindo que Ele fale aos seus corações tudo o que Ele gostaria de comunicar a vocês através desta mensagem. A razão de eu ter pedido isso não é que eu pense estar escrevendo aqui a resposta correta e definitiva, mas simplesmente porque é meu desejo que vocês possam ouvir uma palavra do próprio Deus. Se, através dessas palavras, o Todo-Poderoso se revelar a Si próprio e a Seus propósitos para vocês de uma maneira tão profunda como jamais viram antes, então todo o esforça de escrever e de ler este panfleto terá valido a pena.

Profecia Bíblica é muito difícil de ser entendida. Nenhum homem tem tudo esclarecido sobre o final desta era. De fato, se você encontra alguém que “sabe tudo,” esta deve ser uma boa indicação que essa pessoa perdeu sua capacidade de ser ensinado por Deus. Com isso em mente, gostaria de dizer que o material que estou apresentando aqui está sendo oferecido apenas para sua contemplação Não é a “ultima palavra” sobre o assunto. Estou certo que, conforme nos aproximamos da segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, muitas dessas coisas se tornarão gradativamente mais claras àqueles que andam em intimidade com Ele. Portanto, é possível que o que você está para ler possa ser uma parte da verdade ou possa, eventualmente, ser mostrado como um engano. Nós estaremos sempre abertos à correção se uma luz adicional nos for dada pelo Senhor. Entretanto, apesar dessas limitações, eu sinto fortemente que aqui está uma mensagem que todo crente levará a sério. Nesta passagem bíblica sobre a vinda de “duas testemunhas” pode estar um indício muito importante do que Deus está fazendo no meio de Seu povo, conforme nos aproximamos dos “últimos dias.”

Antes de começarmos a discutir juntos essas coisas, eu gostaria de pedir que cada leitor colocasse de lado este panfleto e lesse Apocalipse 11:1 a 15 – a passagem sobre essas duas testemunhas. A razão para isso é que, se você está familiarizado com essa parte da Escritura, a discussão terá pouco significado para você. Além disso, é tolice simplesmente adotar as opiniões de outros homens sobre tais coisas sem buscá-las inteiramente por si próprio. Se você não está familiarizado com os versos envolvidos, será impossível que você saiba se o que eu ou qualquer outro está dizendo é correto. Por outro lado, uma vez que você se familiariza com as Escrituras, elas se tornarão uma bênção para você, pois Deus fala ao seu coração através delas. Então, por favor, leia agora a passagem mencionada acima.

Ao chegarmos a este ponto, muitos de vocês devem se lembrar de ter ouvido que essas duas testemunhas serão a reencarnação ou o reaparecimento de duas antigas figuras bíblicas. Alguns pensam que eles devem ser Moisés e Elias, enquanto outros acham que Enoque deve substituir Moisés nesta dupla. O time Enoque e Elias é costumeiramente escolhido porque esses são os dois únicos homens que foram arrebatados sem nunca ter experimentado a morte. Então, por alguma razão, eles devem voltar e serem mortos desde que “ao homem é ordenado morrer” (Hebreus 9:27). Uma dificuldade se levanta, entretanto nesta linha de raciocínio, para harmonizá-la com a futura ressurreição dos crentes, comumente tratada por “arrebatamento.” Neste evento, muitos seres humanos serão levados ao encontro do Senhor no ar sem ter experimentado a morte física (1ª Tess. 4:17).

Enquanto a compreensão de que esses são dois profetas, literalmente falando, pode mostrar ser a correta, há algumas coisas sobre essa passagem do apocalipse que parecem abrandar tal interpretação. Há muitas indicações que nos são dadas aqui, de que algo maior e mais surpreendente está em vista. Mas, antes de explorá-las juntos, eu quero afirmar que AMBOS os pontos de vista–o que estou para dar e o argumento “Enoque e Elias”–poderiam ter alguma validade. Nós todos devemos reconhecer que a profecia bíblia freqüentemente tem mais do que um significado ou mesmo um cumprimento anterior e posterior. Em nenhum lugar esse fenômeno é mais evidente que nas profecias referentes aos “tempos do fim.”
DOIS “HOMENS” – UM “CORPO”

Um dos itens mais significantes que sugere que algo mais do que dois homens está em vista aqui, foi me chamado à atenção por um irmão na Inglaterra. Ele me mostrou que, na linguagem grega original, a palavra “corpos” (vs. 8,9) aparece na forma singular. Enquanto a maioria das traduções bíblicas nos têm “ajudado” a compreender melhor esses versículos mudando as palavras originais do singular para o plural, isso não é o que fui escrito pelo Apóstolo João. As invés, esta passagem deveria realmente dizer “seus corpo morto.” Agora isso é um pouco peculiar. Por que o texto inspirado comete duas vezes este tipo de erro gramatical? É provável que não haja erro algum, mas que algum significado mais profundo esteja sendo transmitido a nós.

Aqui nós temos nossa primeira indicação de que a Escritura pode não estar se referindo a dois homens individuais, mas a uma entidade “associada.” Essa palavra “corpo” nos faz lembrar do uso da mesma palavra na frase “o corpo de Cristo,” que na verdade consiste de incontáveis indivíduos. Nós lemos em um lugar: “nós somos membros de Seu corpo” (Ef 5:30). Versículos como esse, combinado, com muitos outros, certamente formam uma base bíblica adequada para supor que a palavra “corpo” pode estar se referindo a um grupo muito maior do que os dois profetas mencionados anteriormente. Isso então nos leva à possibilidade de que a palavra sagrada está falando aqui sobre um grande número de homens e mulheres que, no final dessa era, desempenha uma importante função na preparação do mundo para o julgamento e a volta do Senhor.

O primeiro pensamento que a maioria das pessoas provavelmente terá sobre a pressuposição acima é: Se essas testemunhas são realmente um grupo de muitas pessoas, então porque a Bíblia usa a palavra “duas”? Não é um tanto confuso? Sim, certamente é, mas há também uma explicação bíblica. Através da Palavra de Deus um princípio inabalável é ensinado. É que um julgamento de um pecador só pode ser executado se, pelo menos, duas testemunhas puderem testificar a verdade de qualquer infração. Nós lemos que “na boca de duas testemunhas, ou de três testemunhas será morto o que houver de morrer” (Deut 17:6). Qualquer coisa a menos é inaceitável.

O número dois é, em todos os lugares das Escrituras, o “número do testemunho.” Os primeiros discípulos foram enviados “dois a dois” para testemunharem a verdade de Jesus. Havia duas tábuas de pedra na Arca da Promessa, trazendo o testemunho referente à lei de Deus. Também na tampa da Arca havia dois querubins, simbolicamente testemunhando a aspersão do sangue, atestando o fato de que os requisitos para a justiça de Deus tinham sido preenchidos. Portanto, a palavra “dois” aqui pode ser compreendida como uma representação simbólica das duas testemunhas requeridas por Deus antes que sua sentença seja executada.

Claro que o Altíssimo não necessita que alguém Lhe diga o que está no coração do homem. Essas testemunhas somente servem para preencher as solicitações de sua lei e também para prevenir um mundo decadente.

Agora, na situação exposta no livro do Apocalipse, os pecados de um indivíduo não estão sendo considerados. As invés, a rebelião de todo o mundo está sendo exposta por esses profetas. Desde que o iminente julgamento é universal, parece razoável que os encargos que estão sendo trazidos devem necessitar de um testemunho mais amplo do que o de dois homens. Uma dupla de “intrusos” fazendo violentas acusações a uma grande distância pode não ser suficiente para convencer poderosamente o culpado. A evidência contra cada nação ou grupo de pessoas seria trazida de maneira mais convincente por aqueles que estivessem intimamente relacionados com cada respectiva situação e que, portanto, pudessem dar um testemunho acurado contra eles. Conseqüentemente, parece razoável supor que o testemunho final de Deus deve ser dado a cada um na sua própria língua, por alguém que viva em sua própria cultura e, desse modo, expondo a condição pecadora deles de uma maneira que eles possam facilmente compreender.
GUERRA AOS SANTOS

Uma outra palavra nesta passagem que nos dá uma indicação de que as “duas testemunhas” não são meramente “duas,” encontra-se no versículo 7. Aqui vemos no texto inspirado a palavra “guerra” que no grego é POLEMOS. Esta palavra significa um envolvimento prolongado estendendo-se por um período de tempo considerável e provavelmente envolvendo muitas batalhas.

Tal significado está em contraste direto com a palavra grega “PHONEVO” que significa matar e também com a palavra “MACHE” usada para significar uma única batalha. A distinção entre essas palavras é certamente importante. Por que precisaria o anticristo mover uma “guerra” contra dois indivíduos? Ele não poderia simplesmente matá-los? Claro que alguns poderiam dizer que o poder deles é tão grande que um simples ataque não resolveria o problema. Isso é certamente verdadeiro enquanto a proteção de Deus está sobre eles. Durante esse período eles são invencíveis. Mas, quando essa cobertura é removida, como acontece em determinado momento, não há necessidade de uma luta prolongada que possa ser descrita como uma “guerra”. Simples assassinato fará o trabalho.

Além disso, essa palavra “guerra” comumente se refere mais a uma matança em grande escala do que ao assassinato de dois profetas peculiares. É interessante que há outros lugares na Bíblia onde nós encontramos esta palavra “guerra” usada em um contexto que tem a ver com o nosso assunto. No Velho Testamento, livro de Daniel 7:21 lemos que um “chifre” (que aqui simboliza o futuro “homem do pecado”) faz “guerra aos santos” e prevalece contra eles. Evidentemente esse homem sinistro e mau começará uma cruzada para aniquilar cada uma das pessoas de Deus que se oponha a ele. Em Apocalipse 13:7 nós somos lembrados uma segunda vez que este homem recebe permissão para fazer “guerra” (POLEMOS) contra os santos e para vencê-los. Então descobrimos que em um determinado momento, toda a proteção dispensada a esses crentes santificados (“santos”) é removida e é dado poder ao anticristo para começar um banho de sangue indiscriminadamente. Uma “guerra” de proporções tremendas, talvez mundial é empreendida contra homens e mulheres cristãos, cujas vidas e testemunhos se opõem aos propósitos desse louco satânico. Embora não seja possível provar pelar Escrituras que a “guerra” empreendida contra essas Testemunhas dos últimos tempos seja a mesma “guerra aos santos” mencionada acima, o paralelismo aqui é indiscutível.

Um outro item que parece dar suporte à idéia de que essa conflagração não se limita à morte de dois indivíduos é o alvo aparentemente mundial de seu ministério profético. Em Apocalipse 11:9 e 10 nós descobrimos que “pessoas, tribos, línguas e nações” verão esse “corpo” morto e também que a celebração dessas mortes é universal. Isso implica que a profecia dessas testemunhas e os efeitos das pragas que elas trarão sobre a humanidade se espalharão o suficiente para afetar virtualmente cada indivíduo na Terra.` Embora alguns tenham citado a televisão e os órgãos de comunicação como o veículo através do qual esse surpreendente testemunho mundial e a visão dos cadáveres ocorrerá, eu creio que aqueles que têm olhos espirituais podem perceber algo mais profundo.

Embora eu suponha que é concebível que dois homens possam influenciar de tal maneira o mundo inteiro, há a possibilidade de que algo maior esteja em vista aqui. Já que existem atualmente mais de 300 países no nosso mundo, seria quase impossível para esses profetas alcançar cada um deles individualmente em apenas 1260 dias. Quando você acrescenta a essa idéia o fato mencionado anteriormente de que não apenas “nações” mas também “pessoas”, “tribos” e “línguas” estão envolvidas aqui, toda a possibilidade de uma viagem a todos eles desaparece. Entretanto, sabemos com certeza que Deus reivindicará como Dele alguns de cada “família”, e língua, e povo, e nação (Ap 5:9). É possível que alguns desses santos “de casa” serão levantados e ungidos por Deus para testificar sobre o Seu julgamento de justiça dos últimos dias.

Nesse momento, parece apropriado discutir alguns elementos de tempo envolvidos nessa passagem. O período de três anos e meio (1260 dias) encontrado no versículo três é provavelmente a referência à primeira metade da tribulação de sete anos. Esse seria o tempo durante o qual esse testemunho profético poderoso ocorre. Mas há também um outro número três e meia mencionado a duração dos “dias” durante os quais “seus corpo morto” permanece nas ruas insepulto. Honestamente, parece um pouco estranho que a fração de dum dia pudesse ser gravada aqui. Será possível que algo além do que simples dias está sendo indicado? Embora nada da profecia bíblica possa ser provado, parece razoável supor que esse segundo três e meio deve ter alguma ligação com o primeiro.

Anteriormente, no mesmo livro, lemos que alguns crentes da Igreja de Esmirna iriam sofrer tribulações “dez dias” (Ap 2:10). Embora o sentido exato dessa frase não seja esclarecido, deve significar um período de 10 anos de intensa perseguição. Se Nós aplicamos essa fórmula “um ano por um dia” a nossas considerações de hoje, então poderíamos considerar a hipótese de que a futura matança dos santos acorrerá durante o segundo 3 anos e meio de tribulação. No final desse tempo eles serão ressuscitados, possivelmente durante o “arrebatamento”. Confirmando essa idéia está o fato de que esse evento é precipitado por “uma alta voz vinda do céu” que corresponderia ao “grito do arcanjo” mencionado em 1ª Tess. 4:16. Também, ocorre ao som da sétima e talvez da “última” trombeta (Apoc. 11:15; 1ª Cor. 15:52).
O ESPIRITO DERRAMADO

Em Joel 2:28-32 e também em Atos 2:17-21 está descrita uma profecia muito significativa. Aqui está claramente afirmado que nos “últimos dias” haverá uma unção espiritual poderosa derramada sobre todos os servos do Senhor. Essa unção sobrenatural é dada com um propósito declarado – para que eles possam “profetizar.” Enquanto o Apóstolo Pedro cita essa passagem em referência à experiência dos primeiros discípulos no dia de Pentecostes, o contexto da passagem em Joel e em Atos, claramente une-a a um posterior “últimos dias” –a conclusão da era. Quando lemos que “o sol se tornará em escuridão e a lua em sangue, antes do grande e notável dia do Senhor” (Atos 2:20), isso não soa exatamente como o dia de Pentecostes. Inegavelmente, há algo mais. Por favor, lembrem-se do que foi afirmado no início desse artigo–profecia pode freqüentemente ter mais de um cumprimento. Neste caso, parece evidente que a completa realização dessa predição ainda está por vir.

O que se sobressai claramente aqui é que, antes da segunda vinda de Cristo, haverá um poderoso derramamento do Santo Espírito sobre os servos de Jesus. Essa tremenda unção precipitará um último, sensacional e profético testemunho da verdade de Deus e contra a corrupção do mundo. Vale a pena lembrar nessa oportunidade o que a Escritura diz em referência às duas testemunhas que agora estão sendo consideradas. Nós lemos: “E eu darei poder às minhas duas testemunhas e elas profetizarão (Ap 11:13). Ali não há apenas uma clara conexão entre essa profecia e a de Joel, mas há também uma relação inevitável entre esse versículo e as instruções de Jesus aos Seus discípulos. Ele disse: “mas vocês receberão poder depois que o Espírito Santo vier sobre vocês, e vocês serão minhas testemunhas...” as partes mais longínquas da Terra (Atos 1:8). Mais uma vez, embora saibamos que esse versículo se realizou em tudo o que aconteceu naquele dia, nós também temos diante de nós uma evidência substancial de que deve haver um posterior e último derramamento do Espírito Santo sobre aqueles que profetizarem sobre Jesus durante os últimos dias.

Apocalipse capítulo onze começa com um cenário interessante. Enquanto está contemplando essa visão, o Apóstolo João é instruído a medir o templo. Por que essa pequena parte é incluída aqui? Será que Deus subitamente se esqueceu das dimensões de seu edifício? Mas espere. Ele não apenas tem que medir o templo, mas também o “altar” (o lugar do sacrifício) e, muito significante, “aqueles que reverenciam naquele lugar” (vs 1). Provavelmente todo cristão entende que os membros individuais do corpo de Cristo são o verdadeiro “templo do Deus vivo” (1ª Cor 6:16). É concebível que João esteja conduzindo uma vistoria, não de um edifício físico, mas de crentes. Talvez Deus, antes de derramar sua unção dos últimos tempos, esteja procurando por aqueles cujas vidas estejam sendo preparadas para recebê-la. Esta “medida” pode, de fato, ser uma inspeção levada a cabo para determinar quem, entre o povo de Deus, está pronto e capaz de integrar essa última grande comissão.

E qual é a medida que será exigida dos que forem escolhidos? Qual é o padrão pelo qual eles serão julgados? Não há dúvida de que tem algo a ver com o altar. Em outras palavras, os homens e mulheres que forem selecionados devem ser aqueles cujas vidas tenham se tornado um sacrifício vivo para Deus–aqueles que sabem o que significa ter morrido completamente com Cristo. O louvor também parece ser um fator. Para ser qualificado para essa tarefa, esses indivíduos precisam ter passado muito tempo “no templo” –na verdadeira presença de Deus. Eles não apenas louvam no domingo pela manhã, mas suas vidas inteiras se tornaram uma oferta espiritual a Ele. A cada momento suas almas se derramam em louvor ao Deus Todo Poderoso. Esse é, certamente, o requisito: estar vivendo apenas para Jesus.
A VINDA DE ELIAS

Nenhuma discussão a esse respeito estaria completa sem a menção de um importante evento: a aparição do profeta Elias antes do “grande e terrível dia do Senhor” (Mal 4:5). Antes da primeira vinda de Jesus, essa profecia teve uma realização preliminar na pessoa de João Batista. Nós lemos que ele veio “no espírito e no poder de Elias (Lucas 1:17). Sua missão era preparar um pequeno povo localizado em um pequeno ponto do globo, para o surgimento do prometido Messias. O que estamos explorando agora é a possibilidade de que, antes da segunda vinda, haverá um derramar universal do “espírito e do poder de Elias” sobre milhares de crentes que tenham sido preparados por Deus. Seu trabalho será testemunhar para todo o planeta que o julgamento de justiça do Senhor está para se manifestar e que os homens precisam estar preparados.

Se é assim, então os seguintes traços, sem dúvida, serão verdadeiros sobre esses indivíduos. Eles provavelmente estarão, como João Batista estava, completamente fora de qualquer sistema religioso – mesmo um cristão. Significantemente, muitos testemunhos negativos de João eram contra a hipocrisia do estabelecimento eclesiástico de seu tempo. Esses serão homens e mulheres inflexíveis. Eles não serão “propriedade” de ninguém. Eles não terão zelo pela fama, fortuna ou poder terreno. Ao invés, eles queimarão com a chama daquilo que glorifica Seu Amo. Eles não terão medo, profetas corajosos que se inclinam após terem dito às pessoas exatamente o que elas não querem ouvir. Eles serão o porta voz de Deus, expondo os pecados do mundo e da Igreja Universal para tirá-los de sua insensatez antes que seja tarde demais. Além disso, eles serão o tipo de pessoas a quem Deus pode confiar Seu poder, de modo que Suas palavras serão endossadas por pragas sobrenaturais de todo tipo.

Vocês podem perceber porque todos os odeiam? O mal profundamente enraizado no coração dos homens não quer, desesperadamente, ser exposto. Quantos cristãos, por exemplo, estão continuamente tentando encobrir seus pecados em vez de se arrepender deles e receber o poder purificador de Deus. Oh, como nos justificamos contra os mandamentos de justiça do Altíssimo! Como gostamos de fingir que estamos fazendo tudo que podemos para servir Jesus! E quão desconfortável nos farão ouvir tais profetas quando jorrarem a verdade intolerável que nós não estamos bem com Deus! Se a Igreja está em tal situação, quão mais fortemente reagirá o mundo contra aqueles que tentam reprová-los por sua perversidade. Esse então é o ministério desta dupla testemunha. E trazer ao arrependimento aqueles que ouvirem, desse modo preparando os para a vinda do rei e advertir aqueles cujos corações teimosos se recusam a se inclinar diante Dele.

João andava vestido com pele de camelo, comia insetos e mel selvagem. Ele era diferente, dissidente e agressivo. Ele não era bem recebido pela multidão religiosa. Semelhantemente, essas futuras testemunhas chegarão “vestidas de panos de saco, os trajes de lamentação” (Ap 11:3). Sejam elas dois ou mais, uma coisa é certa elas não serão bem-vindas também. Essas figuras impopulares não terão nada a ganhar neste mundo. Elas já terão abandonado seu apetite das coisas terrenas. Elas não estarão pretendendo ministrar a grandes multidões no domingo de manhã. Seus cofres “ministeriais” não estarão se inchando com a contribuição de viúvas e outros pobres santos a quem eles tenham roubado o último centavo. Projetos de edifícios na Avenida Madison ou produções teatrais não os deslumbrarão. Aclamação e todas as ciladas do Cristianismo bem sucedido de hoje em dia não os atrairão de maneira alguma. O único futuro que eles têm em sua vida é a morte–ser derrubado por seu testemunho de fé na justiça de Deus.

Esses profetas ardentes e santos são, evidentemente, estirados na “cidade grande, que espiritualmente é chamada de Sodoma e Egito, onde também Nosso Senhor foi crucificado” (vs. 8). Alguns tomam isso como referência a Jerusalém em uma situação muito imoral, mas eu creio que algo muito mais significativo pode estar focalizado. Se Deus estava tentando indicar Jerusalém, Ele poderia ter feito isso sem toda essa linguagem misteriosa e dissimulada. É possível que essas três características identificadoras desta grande cidade–“Sodoma,” “Egito” e “onde Nosso Senhor foi crucificado”–possam ser simplesmente uma linguagem descritiva nos mostrando algo sobre o futuro massacre dos profetas de Deus. Sodoma era uma cidade de grande perversidade e pecado. Egito é freqüentemente usado na Bíblia para simbolizar prazer mundano e sensual. Finalmente, “onde Nosso Senhor foi crucificado” indica Jerusalém, centro religioso judeu daquele tempo. Tendo em mente que o Judaísmo era a única religião ordenada por Deus mas que ele havia se desviado da realidade espiritual, nós podemos identificar aqui três elementos que se unirão para atacar as testemunhas finais de Deus. Os habitantes da Terra – aqueles envolvidos em pecado, mundanismo e religião fútil e hipócrita – combinarão forças, como eles fizeram nos dias de Jesus, para destruir esses profetas que os incomodam.

Em Zacarias 4:14 nós lemos que essas duas testemunhas são os dois ungidos que permanecem na presença de” o Senhor de toda a Terra.” Esses profetas dos últimos dias fizeram um negócio. Eles têm estado desejosos de deixar ao lado todos os prazeres e atrações desta vida–mesmo os religiosos, pelo incomparável privilégio de permanecer na presença imediata do Deus Todo-Poderoso. Este capítulo quatro de Zacarias nos mostra um quadro eloqüente destes futuros profetas. Aqui eles são descritos como duas oliveiras continuamente derramando óleo sobre si mesmas. Esta pode ser uma referência à “dupla porção do espírito” que foi recebida por Elias quando Elias foi arrebatado. Pode também ter uma associação com nossa prévia discussão de como o Espírito Santo será especialmente derramado sobre os fiéis servos de Deus nos últimos tempos. Você pode notar, conforme lê esse texto, que só um candelabro é mencionado aqui, enquanto em Apocalipse somos informados de dois. A explicação para isso pode ser que, no final dessa era, o testemunho de Deus se intensificará duplamente—o número necessário antes que o julgamento possa começar. Enquanto as oliveiras falam da unção, os candelabros retratam o testemunho resplandecente de tudo o que Deus é. Isso é, então, o que caracterizará o ministério das “duas testemunhas” – uma dupla porção do Espírito de Deus e um testemunho duplicado para a justiça de Deus.
UM TEMPO DE PREPARAÇÃO

Ninguém poderia viver desse modo sem passar por um intenso período de preparação. João Batista estava “no deserto” até que chegasse a sua hora de começar a ministrar para Israel. (Lucas 1:80). O Apóstolo Paulo passou um tempo na Arábia (Gal 2:17). Esses dois homens foram chamados para fazer algo fora do comum. Ambos, eventualmente, tinham que colocar-se contra as tendências religiosas de seu tempo. João sentiu-se compelido a confrontar os fariseus com os seus pecados. Paulo constantemente se opunha ao trabalho dos “Judaisadores” que tentavam trazer de volta à escravidão de ortodoxia morta, os convertidos ao Cristianismo. Nenhum desses dois homens poderia ter permanecido firme debaixo de tal pressão, se não fosse pelo tempo de preparação através do qual Deus os havia acolhido. Do mesmo modo, aqueles que são escolhidos por Deus para cumprir esse chamado profético, também, sem dúvida, passarão por algum tipo de deserto espiritual.

Um verdadeiro homem (ou mulher) de Deus, algum dia deve aprender a permanecer sozinho. Companheirismo é importante. O gozo do verdadeiro relacionamento espiritual com os outros é incomparável. Mas, se Deus está chamando você para ser Seu profeta, pode chegar um tempo em sua vida em que você se descobrirá sozinho, só dependendo Dele. Isso não significa necessariamente estar em solidão física, mas, de alguma forma, incapaz de encontrar conforto ou companheirismo nos outros. Tal experiência é essencial porque ela nos ensina a não confiar em amigos cristãos, mestres bíblicos, movimentos ou grupos mas exclusivamente em Cristo. Esses tempos de provações nos desacostumam de amparos externos que nos ajudavam a seguir adiante mas que, as mesmo tempo estavam encobrindo as nossas fraquezas mais íntimas. Tais períodos de dificuldade espiritual servem para nos expor de um modo mais profundo que nunca e nos pressionam a procurar o Único que pode carregar-nos através deles até a meta final. Só aqueles que têm experimentado tais experiências “no deserto” estarão equipados para permanecer inabaláveis no dia mau, corajosamente testificando Jesus. Saindo desses testes abrasadores, estão homens e mulheres de Deus que estão purificados, ungidos e prontos para o serviço do mestre.

Não estou recomendando aqui que os cristãos devem abandonar suas reuniões na Igreja ou cortar seus relacionamentos com outros crentes. Esse é o procedimento dos indivíduos carnais que são excessivamente sensíveis à crítica ou que estão tentando “ser alguma coisa” fingindo ser mais espirituais que os outros. Nem estou aprovando aqueles cuja impaciência, comportamento farisaico e personalidades agressivas os afastam de seus companheiros crentes. Esta não é uma palavra para bebês espirituais ou neófitos. Não é um encargo que você possa tomar sobre si. Nem mesmo tente. Nada do que eu estive descrevendo aqui é algo que possa ser alcançado por esforço próprio. Estou apenas afirmando aqui o que já deveria ser óbvio: qualquer um que seja chamado pelo Senhor para um ministério profético dos últimos tempos, irá indubitavelmente experimentar testes dolorosos e provações – muitos dos quais terão que ser suportados sozinhos.

Agora, com tudo isso em mente, eu gostaria de fazer a todos vocês, leitores, algumas perguntas importantes. Você estaria desejoso de dizer “sim” se Deus o chamasse para ser um deles? Como você se sente respondendo a esta mensagem que foi dada? Se tudo isso faz você se sentir um pouco desconfortável, é certo que neste momento há alguma coisa dentro de seu coração que não está bem com Deus. Não se demore. Faça as pazes com Ele imediatamente. Arrependa-se do que quer que Ele esteja tocando em sua vida e decida nunca mais se envolver com aquela coisa suja novamente. Você pode estar certo que, seja o que for, se você está realmente desejoso, Deus libertará você.

Por outro lado, gostaria de perguntar a vocês, seus corações respondem à chamada superior de “santidade para o Senhor” (Ex 28:36)? Se respondem, entreguem-se a Ele agora, mais completamente do que jamais fizeram antes. Parem um momento e orem sinceramente com esse objetivo. Somente Ele pode fazer o trabalho necessário de limpeza e preparação de seus corações para que vocês sejam verdadeiramente úteis para Ele. Se você apresentar seu corpo como um sacrifício vivo, Ele o aceitará e começará a trabalhar na sua vida e através dela, de maneira que você nunca pensou ser possível.

Encerrando gostaria de dizer que ninguém sabe com certeza quem serão essas “duas Testemunhas.” Sejam elas associadas como eu sugeri ou apenas dois indivíduos, nesse momento apenas Deus tem a resposta. Entretanto, há um ponto importante que eu tentei criar neste panfleto, do qual nós podemos ser absolutamente confiantes – Deus conhece seu coração e Ele está chamando cada cristão para uma vida de ministério consagrado ao Seu nome antes que Ele venha. Ninguém está isento. Ninguém é fraco demais ou espiritualmente empobrecido para servi-Lo de todo o coração. E Ele considerará todos nós responsáveis pelo que fizemos com o que Ele nos tem dado.

A mensagem dos profetas do Apocalipse é também nossas mensagem hoje como servos do Deus vivo. O que Ele vai declarar então em poder duplicado, Ele grandemente deseja dizer hoje, através de nós, a um mundo decadente e a uma Igreja apóstata e comprometida. Nós não precisamos do aparecimento supernatural de anjos ou de vozes do céu nos chamando para este trabalho. A ordem já foi dada (Mat 28:19). Os campos já estão brancos (João 4:35). Talvez apenas uma coisa nos impede de ouvir Sua voz e de responder. É uma decisão que permanece central na vida de cada cristão. É a única escolha que se tornará surpreendentemente real para nós todos um dia. É a pergunta com a qual cada um de nós vai, finalmente, se ver face a face.

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA MORRER POR JESUS?
NÃO OBSTANTE
No livro de Deuteronômio, no Velho Testamento, nós aprendemos que, enquanto os Filhos de Israel se preparavam para entrar na terra de Canaá, Deus deu a eles algumas instruções específicas. Entre essas diretivas estava uma exortação referente à adoração. Veja, os habitantes de terra, aos quais eles estavam por substituir, tinham certos hábitos de adoração que Deus ordenou ao Seu povo para não imitar. Evidentemente, quando os cananeus viam confortável arvoredo ou uma elevação, escolhiam esse lugar para erigir seus ídolos. Esses lugares, naturalmente agradáveis e convenientes, tornavam-se o centro de sua adoração idólatra – os “bosques” e os “lugares altos.”

Com referência a estas coisas, Deus lhes ordenou:

“Vocês destruirão totalmente todos os lugares em que as nações que vocês irão desapossar serviam aos seus deuses, sobre as altas montanhas e sobre as colinas e debaixo de toda árvore frondosa.” “Vocês não devem fazer assim para o Senhor Seu Deus” (Deut 12:2,4). O Senhor deixou perfeitamente claro que eles não tinham liberdade de utilizar esses locais.

Ele disse:

“Guarda-te para que não ofereças teus holocaustos em cada lugar que vires, mas no lugar que Deus escolher...ali vocês devem oferecer seus holocaustos e ali devem fazer tudo o que eu ordeno a vocês” (Deut 12:13,14).

Deus tinha em mente um tipo definido de adoração para Seu povo. A verdadeira adoração do Velho Testamento devia ser centralizada em torno de um lugar específico, determinado. Novamente Ele os admoesta, dizendo: “Quando vocês cruzarem o Jordão...haverá um lugar que o Senhor Seu Deus escolherá para ali fazer habitar Seu nome. Para ali vocês deverão trazer tudo o que Eu vos ordenar: seus holocaustos, seus sacrifícios, seus dízimos, a oferta alçada de suas mãos e todas as ofertas escolhidas que vocês dedicarem ao Senhor” (Deut 12:10,11).

De acordo com as sagradas escrituras, o povo de Deus não era livre para selecionar e escolher seus próprios caminhos e maneiras de louvor. Ninguém era livre para fazer “o que é correto aos seus próprios olhos” (Deut 12:8). Ao invés, havia uma limitação definida, específica, imposta a eles. Seu louvor deveria ser feito em um lugar determinado. (Veja Deut 12:5-7)
Claro que a maior parte de vocês, leitores, estão cientes do fato de que o lugar enfim escolhido por Deus para este propósito era o Monte Moriá, na cidade de Jerusalém. Foi lá que o Rei Salomão construiu o templo, era aquele “lugar” que Deus honrava com sua presença (2ª. Crônicas 5:13,24) e foi aquele local que se tornou o centro de toda verdadeira adoração judeu.

Não obstante, assim como a maioria das outras instruções de Deus, o povo judeu não obedeceu Sua ordem. Antes da construção do templo em Jerusalém, o Tabernáculo era o lugar designado para a adoração. Ao invés de enfrentar todos os dificuldades da jornada para o lugar onde o Tabernáculo foi erigido, eles começaram a utilizar os velhos e convenientes locais dos cananeus. Eventualmente esta se tornou a prática comumente aceita (1ª. Reis 3:2). Logo, mesmo os lideres, que deveriam ter tido melhor conhecimento, foram levados a esta apostasia. Samuel sacrificou em Ramá e Gilgal (1ª. Samuel 7:17; 11:15). Salomão não apenas louvou em muitos diferentes lugares altos incluindo Gibeom (1ª. Reis 3:3,4) mas ele chegou mesmo a ir mais longe, construindo ídolos para suas esposas estrangeiras (1ª. Reis 11:7).

(Aqui é importante compreender que, mesmo que os Israelitas fossem a esses locais para sacrificar, eles não estavam necessariamente reverenciando ídolos. Embora o pecado da idolatria eventualmente ocorresse, parece que os judeus freqüentavam esses “lugares altos” em busca do Deus verdadeiro. Suas intenções pareciam ser corretas, embora seus atos estivessem errados).

Agora, como tal coisa se aplica a nós hoje? Nós aprendemos que toda escritura nos é dada para nosso benefício, então parece razoável que esta advertência referente ao lugar específica para o louvor deve ter alguma aplicação em nossa situação atual. Para compreender a resposta aqui, precisamos imaginar que muitas das instruções religiosas do Velho Testamento são verdadeiramente tipos ou “reflexos” de uma futura realidade espiritual.

O cordeiro oferecido no Páscoa dos judeus é um dos mais óbvios exemplos disso, claramente apontando para o sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo. No que diz respeito à nossa presente discussão sobre o lugar adequado à adoração, o Novo Testamento também nos fornece a execução deste tipo.

Como era sob o velho pacto, assim é no novo. Deus nos instruiu acerca de um lugar definido para a adoração. Há um lugar específico ordenado por Nosso Senhor, onde nós devemos adorar se somos obedientes e queremos agradá-Lo. O próprio Jesus revelou esta verdade em sua discussão com uma mulher samaritana. Quando ela o questionou sobre o centro religioso de Jerusalém, Ele respondeu: “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito” (João 4:23). Aqui está o local! Aqui está a execução espiritual do modelo terreno! A verdadeira adoração deve hoje ser feita em espírito ou é feita em desobediência a Jesus. O apóstolo Paulo confirma isso em Filipenses 3:3, onde ele diz: “Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a Deus no Espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus e não confiamos na carne.”
OS LUGARES ALTOS

Então se a cidade de Jerusalém representa para nós o lugar apropriado para a adoração, i.e. o Espírito, como podemos compreender o significado do aviso contra o uso dos lugares altos?

Os bosques e os lugares altos são símbolos de outros “lugares” nos quais o louvor pode ser feito. Eles são um substituto para a verdade. Eles são as substituições religiosas para a verdadeira adoração espiritual. Esses são os ornamentos terrenos que nos fornecem uma “forma de religiosidade,” mas que são destituídos do poder do Espírito Santo (2ª. Tim 3:5). Eles oferecem aos cristãos de nossos dias um modo conveniente e socialmente aceitável de prestar culto que não exige que eles tenham um relacionamento íntimo e espiritual com Deus.

Parece necessário parar um momento aqui e discutir alguns dos mais comuns desses atuais “lugares altos” para oferecer uma compreensão mais clara de nosso assunto. Mas, antes de prosseguirmos, devo avisá-lo que estas coisas podem ofender você. Entretanto, se você escolher continuar a ler, por favor faça todo o possível para estar desejando ouvir de Deus e mudar qualquer de suas atividades que se revelem como desagradáveis a Ele.

Alguns dos itens que hoje fornecem uma substituição para a realidade espiritual em encontros cristãos são; liturgias, rituais, formas, “serviços” pré-planejados e liderança humana. Essas coisas oferecem ao homem uma alternativa para “estar no espírito.” Elas são práticas que parecem religiosas, mas que não requerem que os participantes tenham um relacionamento real com Deus, ou tenham qualquer obediência à Sua vontade ou qualquer desejo de viver pelo Espírito em vez de pela carne. Eles são substitutos terrenos, humanos, para uma experiência espiritual essencial. Eles são “lugares” ou meios de adorar que são comuns na Igreja de hoje, mas que são proibidos por Deus. Nenhuma outra adoração é aceitável a Ele, exceto aquela que Ele prescreveu. Verdadeiros adoradores devem adorar em espírito.

As pessoas tendem supor (consciente ou inconscientemente) que, por se aproximar de Deus de uma forma particular, em um edifício especial ou de acordo com a orientação de um religioso, seu relacionamento com Deus será intensificado. De fato, elas muitas vezes aprenderam, seja diretamente ou através de exemplos recebidos, que tais coisas são essenciais para a genuína adoração. Entretanto, o único lugar no qual a real comunhão com Deus é possível, é em sua presença. E estar em Sua presença requer nada mais que estejamos no Espírito.

Quando vamos a outros “lugares” para adorar, nós O substituímos por eles. Nós gradualmente começamos a acreditar nessas práticas e desempenhos como garantia de que estamos em um relacionamento correto com Nosso Salvador. Essas coisas, então, se tornam as estruturas de suporte para nosso Cristianismo, substituindo a necessidade de realmente andar em intimidade diária com Ele. Deste modo, a necessidade de estar no Espírito é sutilmente substituído pelas práticas religiosas superficiais.

Duvido que alguém questione o fato de que as pessoas podem participar das práticas acima mencionadas mesmo sem serem verdadeiros crentes. O que não parece ser tão aparente é que cristãos não podem estar nesses outros “lugares” e estar agradando completamente a Deus as mesmo tempo. Não está “O.K.” com Ele se nos engajamos em formalidades religiosas que são isentas do Espírito Santo ou que roubam a Ele o seu lugar legítimo. No mesmo grau que nós fazemos o que é correto aos nossos próprios olhos e nos envolvemos em louvores não espirituais, nós, simultaneamente, colocamos Deus de lado. Quando louvamos nesses outros “lugares,” nós negligenciamos Sua autoridade e desobedecemos Seus claros mandamentos.
VERDADEIROS ADORADORES

Para melhor compreender essas afirmações, talvez aqui seja necessário investigarmos juntos a adoração verdadeira e espiritual. Primeiramente, para adorar no espírito, precisamos ser nascidos do Espírito. Nenhum grau de instrução, rituais de Igreja ou laços familiares irá beneficiar. Só aqueles que realmente nasceram de novo podem se empenhar em verdadeira adoração (João 3:5,6).

Em segundo lugar, um adorador genuíno deve estar “cheio” do Espírito Santo. Se realmente queremos entrar no espírito, é necessário que nos abramos para sermos preenchidos pelo Espírito Santo.

Em terceiro lugar, para ter verdadeira adoração precisamos ser dirigidos pelo Espírito Santo. Este é, talvez, o item mais negligenciado na Igreja hoje. Se desejamos estar no espírito, mas não seguimos estritamente a liderança do Espírito, estamos nos iludindo. Não podemos permanecer em Sua presença enquanto rejeitamos Sua autoridade. Devemos ser extremamente sensíveis à Sua liderança se desejamos adorar no lugar que Ele escolheu para colocar Seu nome. Jesus não é o observador de nossa adoração, mas o líder e o Sumo sacerdote dela.

Este último item é precisamente onde todos os outros “lugares” religiosos de adoração falham no teste. Por exemplo, quando a “ordem de adoração” é estabelecida antecipadamente, Deus é desprovido de Sua oportunidade de liderar. Quando simplesmente seguimos rituais e repetimos certas coisas, a presença viva e a autoridade de Jesus não são colocadas em seu devido lugar. Se simplesmente nos sentamos no culto, observando outros executarem várias cerimônias e entretenimentos, Sua legítima liderança é negada. Engajando-nos nestas coisas nós bloqueamos o Espírito Santo. Nós o limitamos pelas nossas práticas humanas. Em essência, nós dizemos a Nosso Senhor: “Nós vamos adorar aqui, deste modo, e se você quiser se manifestar em nosso meio, você tem que se caber como você puder.” Nós escolhemos nossos próprios “lugares” de adoração.

Alguns podem tentar se opor a essa afirmativa insistindo em que Deus certamente pode nos direcionar a arrumar as coisas antecipadamente. Por exemplo, Ele pode dar a um ou dois homens uma mensagem para os demais. Certamente que isso é verdade. Deus pode e às vezes nos prepara, de maneira específica, para a nossa adoração em conjunto. Mas isto não justifica o fato de que a maioria dos cristãos se encontra semana após semana, ano após, da mesma maneira, usando a mesma liturgia, cantando canções do mesmo livro e passivamente ouvindo o mesmo ministro. Certamente toda essa vã religião não pode ser explicada pela simples verdade que Deus pode nos preparar espiritualmente antes de nossos encontros. É claramente um caso de escolhermos nossos próprios modos e meios de adorar. Tal comportamento é uma violação do mandamento de Deus.

Um encontro da Igreja correta, um que esteja no Espírito, opera assim: verdadeiros crentes se reúnem, abrem seus corações e o seu encontro para Jesus e, então, Ele vem para preenchê-los e para liderá-los em sua adoração. Nesta situação, cada um é capaz de ministrar sua parte pela liderança do Espírito (1ª. Cor 14:26-30). Cada um fala, começa uma canção ou hino, profecia, etc., de acordo com Sua direção. Ninguém é livre para fazer sua própria vontade ou dominar os demais com seu dom ou ministério. Deste modo, o que Deus tem revelado a cada um e as coisas grandiosas que Ele tem feito em cada vida, são compartilhadas com todos e se tornam propriedade de todos. O fornecimento de “cada articulação” é essencial para a verdadeira edificação do corpo (Efésios 4:16).

Sim, há liderança aqui. Haverá sempre aqueles mais maduros e sensíveis ao Espírito que podem e devem ajudar a dirigir tais reuniões. De fato, isso é essencial para se manter a ordem e os propósitos de Deus. Mas isto também deve ser feito pela direção de Jesus, não por mãos humanas. Todo o possível deverá ser feito para preservar o “lugar” de Deus em nossos encontros. Nós devemos adorá-Lo no Espírito para que nossa adoração seja aceitável. Essa é a Jerusalém de hoje. É a adoração que Ele ordenou.
MUITOS REAVIVAMENTOS

No Velho Testamento nós temos o registro de muitos reavivamentos que acorreram durante o tempo dos Juízes e dos Reis. Como já vimos, os Israelitas freqüentemente se afastavam das ordens de seu Deus. Para contrariar esta propensão a apostatar, através de sua história, Jeová orquestrou muitos reavivamentos. Várias vezes Ele levantou homens e mulheres que trabalharam para trazer a nação de volta a Deus e a obedecer Suas leis e estatutos. Entre esses que Deus usou para cumprir esta tarefa estão: Eúde, Gideão, Débora, Davi, Asa, Josafá e Ezequias.

Esses indivíduos foram escolhidos e ungidos pelo Senhor para fazer trabalhos de restauração espiritual. Eles eram Seus instrumentos para derrubar ídolos, destruir os sodomitas e os falsos profetas e voltar o coração do povo novamente para seu Deus. É emocionante ler nos livros de Juízes, Reis e Crônicas, e ver como essas pessoas foram usadas pelo senhor. Ainda assim, no fim de muitos dessas relatos de reavivamento, uma certa passagem aparece. Lê-se algo assim: “Não obstante, os lugares altos não foram destruídos e o povo ainda queimou incenso nos montes altos.” (1ª. Reis 15:14, 22:44, 2ª. Reis 12:3; 14:4, 15:4,35).

Apesar do fato de que houve reavivamento, mesmo que muito do que estava no coração de Deus foi restaurado através do ministério desses indivíduos, havia sempre um item que permanecia sem cumprimento. Havia sempre esse “Não obstante...não obstante...não obstante...” Havia inevitavelmente uma falha de alcançar o alvo e a uma volta completa a tudo quanto estava no coração do senhor. O povo de Deus ainda se apegava as formas proibidas de adorar.
UMA HISTÓRIA PROFÉTICA

Conforme leis estes relatos do Velho Testamento, não posso evitar a suspeita de que estas histórias são como uma história profética da Igreja Cristã. Muito do que eles experimentaram é semelhante ao que estamos vivendo ou temos vivido desde que Jesus morreu. Parece que os cristãos, tanto quanto seus correlativos judeus, têm uma grande propensão para se afastar de Deus. Eles parecem ter uma tendência profundamente enraizada para emigrar do espiritual para o natural, do celestial para o terreno. Não demorou muito para que as primeiras Igrejas do Novo Testamento saíssem da liberdade de seu início gloriosa experiência do Espírito para a escravidão da lei e outras coisas religiosas superficiais.

É evidente nas Escrituras que o Apóstolo Paulo tinha que passar muito tempo contrariando tais tendências. Sua ênfase sobre Cristo ser a substância, centro e preenchimento de todas as coisas era sempre ameaçada por aqueles que desejavam executar rituais e práticas externas. Essa forte propensão ainda está conosco hoje. Não temos que procurar muito longe ou arduamente para descobrir uma grande diversidade de modos de adorar em vez de uma simples abertura para o Espírito Santo e obediência a Ele. O lugar em que Nosso senhor estabeleceu Seu nome, o lugar único onde a verdadeira adoração pode ser aceitável a Ele, foi substituído por muitos e variados tipos de “lugares altos.”

Oh sim, não há dúvida de que ao pessoas ainda estão adorando o único Deus verdadeiro com suas maneiras e fórmulas. Talvez muitos deles tenham procurado evitar o pecado da idolatria. Por causa disso, é freqüentemente difícil para os crentes sem discernimento, compreender o que há de errado com o que eles estão fazendo. Mas para aqueles que conhecem o coração de Deus este louvor tão terreno é uma fonte contínua de tristeza. Em tais situações a realidade do Espírito Santo tem sido trocado por métodos e práticas vazias e terrenas. Estes são os “lugares altos” de hoje. Eles são um substituto para o tipo de adoração que Deus ordenou.

Não é de admirar que tantas de nossas igrejas sejam tão fracas. Não admira que nós estejamos produzindo bebês espirituais em vez de santos amadurecidos. Em vista de tudo isso, é pouco surpreendente que a Igreja não tenha evangelizado o mundo e que ela pareça tão sem poder contra os inimigos de Deus. Temos estado vivendo em desobediência a Deus. Temos estado seguindo nossas próprias idéias ao invés das Dele. Temos escolhido nossos modos e meios de adorar e temos suposto que eles produziriam os mesmos resultados que os de Cristo. Mas Deus ordenou adoração espiritual por uma boa razão. Só desse modo Ele pode ser tudo o que Ele deseja ser entre Seu povo. E só deste modo eles podem amadurecer para se tornar o que Ele deseja que eles sejam.
OS REAVIVAMENTOS DO CRISTIANISMO

Os dias dos profetas e dos reis não foram os únicos tempos de reavivamento. A Igreja Cristã tem tido muitos. Uma rápida leitura da história da Igreja confirmará prontamente este fato. Só nos tempos recentes nós podemos lembrar nomes como Evan Roberts, Duncan Campbell, Charles Finney, John Wesley, George Whitfield, Andrew Murray, Charles Spurgeon e Dwight Moody, só para mencionar alguns. Todos esses homens e muitos outros fizeram trabalhos poderosos para Deus. Eles perceberam num relance algo mais do que era comumente praticado e empenharam-se seriamente em trazer de volta para Jesus os corações do povo. Deus os ungiu e os usou poderosamente para trazer uma compreensão renovada de Seu amor e poder para ambos, Sua Igreja e o mundo descrente.

Milhares foram salvos nestes reavivamentos e um número incontável foi tocado pelo Espírito de Deus. Houve, todavia, em muitos aspectos, uma falha de alcançar às Suas intenções. Outra e outra vez houve verdadeiros reavivamentos. Não obstante...as estruturas superficiais não foram desmontadas e o povo ainda se apegou a práticas religiosas exteriores. Os outros “lugares” de adoração foram deixados intactos.

É verdade que Martinho Lutero e outros homens de Deus fizeram um progresso considerável em relação à aridez e decepção da religião formal. Embora quase inevitavelmente, não houve um rompimento completo. A restauração de volta para o coração de Deus, para a adoração conduzida pelo Espírito, não foi perfeita.

Para estar completamente justo, é preciso afirmar que algum progresso tem sido alcançado neste sentido na recente história da Igreja. Muitos grupos têm introduzido uma certa dose de liberdade espiritual em seus encontros, especialmente durante tempos de louvor e de cânticos. Esses movimentos são muito recomendáveis. Esta direção deveria ser aplaudida e encorajada. Entretanto, é ainda extremamente raro encontrar uma reunião de cristãos onde é permitida as Espírito Santo, completa liberdade e autoridade total. Usualmente, depois de um tempo de “louvor,” os encontros tendem a reverter para seguir formas e programas ou a ser dominado por um ou dois lideres. Isto resulta na limitação da autoridade de Jesus, em sufocar o Espírito e “o lugar” de Deus se perder. Tal restauração é incompleta porque ainda deixa intactos os arvoredos e os lugares altos.
O MINISTÉRIO DE JOSIAS

Durante o período de Reis, só Josias seguiu o Senhor completamente neste assunto. Lemos “Antes dele não houve rei que lhe fosse semelhante, que se convertesse ao Senhor de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças, seguindo toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro igual” (2ª. Reis 23:25). Ele não apenas removeu os ídolos, queimou as imagens de madeira, interrompeu a prática de prostituição ritual e destruiu altares de idolatria, mas ele também acabou com os lugares altos (2ª. Reis 23:8 e 2ª. Crônicas 34:3). Finalmente Deus tinha encontrado um homem que fazia tudo o que estava em Seu coração e executava Seus julgamentos. Finalmente Ele tinha encontrado alguém puro, completamente livre de tudo o que havia ocupado o lugar de Seus mandamentos.

Glória a Deus! Não mais “não obstante...não obstante...não obstante...” Não mais restaurações parciais. Não mais meias medidas. Aqui finalmente, o que Deus almejava foi totalmente cumprido e o que Ele havia ordenado foi inteiramente obedecido. Que tempo abençoado de reavivamento foi este! Mesmo a observação do “Páscoa” foi novamente instituída e o povo aproveitou um tremendo tempo de festas diante do Senhor (2ª. Reis 23:22).

Agora, você não acha que Deus pode desejar algo semelhante a isto hoje? Você não supõe que uma completa restauração dos encontros da verdadeira Igreja espiritual é algo que está em Seu coração? Nosso Deus é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Seus planos e propósitos não mudaram. Ele pode tolerar o comportamento desviado de Seu povo. Ele pode permitir a continuação de uma condição de mistura e de impureza. Ele certamente continua a nos amar e a nos dirigir. Mas não é certo que, no íntimo de Seu coração, Ele deseja algo muito maior do que isto? Como Ele deve ansiar por ser obedecido e entronizado completamente entre Seu povo!

Queridos amigos, vinho novo não se guarda em odres velhos. O fato de Deus nos permitir seguir nossos próprios caminhos e freqüentemente nos abençoar mesmo quando não somos inteiramente obedientes, não muda o que está em Seu coração. Não podemos nos desculpar só porque o que estamos praticando é o mesmo que todo mundo faz. Eu creio firmemente que antes que Jesus venha de novo, Ele gostaria de purificar Seu povo. Ele gostaria de limpar Seu templo de todas as coisas que ofendem. Ele gostaria de estabelecer entre nós uma adoração pura que seja completamente aceitável a Ele. Finalmente, eu gostaria de sugerir que Deus está, exatamente agora, procurando por alguém que seja inteiramente obediente, alguém que se levante e ficar firme para Ele. Não há dúvida que Deus está procurando os Josias’ de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário