FACULDADE DE TEOLOGIA
TESTEMUNHAS HOJE
CURSO LIVRE
TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO II
INTRODUÇÃO
O estudo da Teologia do Novo
Testamento vai nos levar a temas muito relevantes para a Igreja nos dias de
hoje.
Como o Espírito Santo conduziu a
Igreja na sua fundação? Aprenderemos qual é a base de um avivamento sustentado!
Como se formou o ambiente
teológico do Novo Testamento? Qual foi a resposta dos Judeus e Gregos à atuação
do novo movimento: a Igreja de Jesus Cristo? Entenderemos como a carne tenta atrapalhar
a chegada do conhecimento de Deus!
Como a Igreja deve reagir aos
problemas e àqueles que os criam? Os problemas são sempre os mesmo no decorrer
dos séculos e precisamos aprender o posicionamento correto que a Palavra de
Deus nos ensina!
TEOLOGIA CRISTÃ X JUDAIZANTES
(Não mais
as obras da Lei. O Cordeiro de Deus já trouxe a Justificação).
- Paulo não abriu outra igreja
quando os atrapalhadores começaram a agir > foi a Jerusalém em At 15 (marco
decisivo na questão Judaico–Cristã). Vamos estudar como gradativamente a
Teologia Cristã foi se separando da Teologia Judaica.
- Também aprendemos nas cartas de
Paulo princípios sobre a convivência cristã com quem pensa diferente e também
com quem não crê na Graça.
(Vamos
procurar entender Paulo – Como Deus usou a sua história pessoal)
- Os gentios e as barreiras
filosóficas e religiosas
-
A importância de pregar sobre a ressurreição de Jesus Cristo (em Cristo
sou...)
(a
filosofia grega não tinha as respostas que o Evangelho trouxe com o Poder e
Amor Sobrenatural de Deus em Cristo Jesus)
-
O que ensinar em relação aos ídolos para aqueles que antes os adoravam.
(se Maria, Pedro e João estão
mortos – ainda que no paraíso – não têm comunicação, não atendem orações e nem
fazem milagres... logo, hoje, como naquele tempo os ídolos são demônios (1Co
10.19-21)
- Para eles, que não tinham a base
do Velho Testamento seria necessário explicar a razão da nossa fé (1Pe 3.15)
-
Os Cristãos sob o “fogo ardente” da perseguição
- Como Deus trata os Seus filhos
que estão sendo perseguidos, queimados vivos ou lançados aos leões? A segunda
vinda de Cristo é um incentivo ao trabalho ou à ociosidade?
- Como consertar e prevenir
problemas internos com líderes e irmãos carnais?
(I) A Organização da Igreja em
Atos
A Teologia em Atos é a descrição
da organização da Igreja. Vemos quando efetivamente a Igreja inicia suas
atividades:
A IGREJA COMEÇOU NO DIA DE PENTECOSTES!
Marcante é a ênfase no
envolvimento de TODOS os discípulos para alcançar TODOS os povos:
- Para TODOS que estavam dentro da
Igreja:
TODOS os discípulos estavam
reunidos no mesmo lugar (2.1) e TODOS ficaram cheios do Espírito Santo (2.4).
- Para TODOS que estavam fora da
Igreja:
O Evangelho alcançou judeus
religiosos e gentios convertidos ao judaísmo (2.11) de TODAS as nações do mundo
(2.5).
OS MINISTÉRIOS NA IGREJA
Como vão sendo apresentados no
Livro de Atos os diversos ministérios que compunham a liderança da Igreja?
1°) Apóstolos ( At 1.26 )
2°) Diáconos ( At 6. 3-5 )
3°) Evangelistas: Estevão e Filipe
diáconos são exemplos ( At 6.8 / 8.6 e 40 )
4°) Profetas: Ágabo ( At 11. 27-28
/ 21.10 e At 13.1 )
5°) Presbíteros ou Episkopoi ( At
11.30 / 15.2 / 20.17 = 20.28 )
( ! Os convertidos foram se
separando do judaísmo aos poucos; inicialmente tinham como modelo as Sinagogas,
com um mestre das Escrituras à sua frente ! )
AS ATIVIDADES DA IGREJA
(A) Latreia – (Serviços da Igreja)
= Cultos de adoração
! O centro do culto era a Palavra
de Deus (2.42) - Perseveravam na doutrina dos apóstolos!
A “Doutrina dos Apóstolos” era o
que chamamos de Novo Testamento, repetido e comentado pela igrejas. Como também faziam com o Velho
Testamento.
Repetiam o que se fazia nas
sinagogas, só que a Igreja já inovou por ser uma reunião de homens e mulheres.
Os Ministros da Palavra a
estudavam ( 6.2-4) e Pregavam na Palavra (2.16 / 2.25 / 2.34) e cantavam os
Salmos (Ef 5.19)
Oração ( 2.42 ),
Ofertas ( 4.34-35 )
As 2 ordenanças (batismo e ceia)
– “Quem crer e for batizado” (2.41-42)
(B) Koinonia – Comunhão
Perseveravam na Unidade,
consequência e causa da Presença de Deus.
Comunhão e Poder andam juntos
(2.1-7 todos reunidos no mesmo lugar, línguas como que de fogo sobre cada um
deles / 2.42-44 / 4.32-34 / 5.12)
(C) Diakonia – Servir uns aos
outros
O Espírito Santo os capacitava a
viverem a Comunhão como uma Pregação (2.45-47)
A atitude sacrificial com a
intrepidez do Espírito Santo e a alegria de Jesus Cristo (5.40-42 / 14.22) )
também era chamada Martiria (o testemunho) At 1.8
(D) Kerygma – Pregação
! A mensagem central da Igreja
Primitiva era: “Cristo Ressuscitou” !
Pregada em grandes concentrações
na porta do Templo e reuniões regulares nas “igrejas lares”
A ressurreição de Jesus Cristo
(1.22 / 2.32 / 3.26 / 4.10 / 5.30)
Jesus agora é o Senhor e Juiz (
At 10.40 – 42; 2.36 )
O Confronto: Teologia Cristã x
Judaísmo
Os gentios foram sendo salvos e
feitos também o Povo da Aliança (28.28), porém a aceitação deste fato pelos que
tinham sido criados no Judaísmo, e que até então se consideravam os únicos Eleitos
não foi fácil. Isto foi conseguido num processo gradual:
1° Estêvão diz que Deus não está
limitado ao Templo (7.48)
Lembramos que para o judaísmo a
Santidade da Presença de Deus era mais completa no Santo dos Santos – passando
pelo lugar Santo – seguindo pelo pátio – depois atravessando os muros de
Jerusalém – ia por toda a terra. Porém aqui é dito que Deus não mora em casas
construídas por homens.
2° Pedro vai a Cornélio (10.28 /
10.34-35 / 10.45 / 11.2)
A surpresa dos irmãos ao verem que
o Espírito Santo também tinha sido derramado sobre os gentios explica tudo! Os
primeiros irmãos acreditavam que Jesus veio para os judeus e o Evangelho seria
para eles.
3° Paulo e toda a Assembleia
(15.1,2,28 e 29) decidem:
A Torah, a circuncisão e as festas
judaicas já se cumpriram em Jesus Cristo!
! “Atos 15 é o marco da divisão
entre a Teologia Cristã e o Judaísmo”!
(II) Quem foi Paulo?
Paulo nasceu em Tarso da Cilícia,
uma cidade onde a cultura grega era forte e valorizada pelo comércio.
Como veio de uma família judia que
construía tendas podemos inferir que seu título de cidadão romano provavelmente
foi conseguido como um prêmio dado ao seu pai por servir ao Império Romano com
seu ofício.
Sua família, portanto, tinha
recursos quando mudou-se para Jerusalém. Ao jovem fariseu foi dada a chance de
estudar com Gamaliel, membro muito respeitado do Sinédrio que vemos agir com
sabedoria no caso do julgamento dos apóstolos.
Para entendermos a Teologia de
Paulo é muito útil analisarmos a sua formação. Paulo fez parte de um mundo
grego e de um mundo judeu, e Deus usaria tudo isso no ministério que lhe
confiou:
O MUNDO GREGO DE PAULO.
A cultura grega havia participado
da formação do pensamento de Paulo e isto é confirmado por duas características
observadas em Paulo:
Paulo e sua Formação na Cultura
Grega:
Seu estilo literário – usando
palavras como:
natureza (Rm 2.14), consciência
(Rm 2.15), etc.
Sua oratória – “as muitas letras
te fazem delirar” (At.26.24)
O mundo judeu de Paulo.
Mesmo depois de se tornar cristão
a origem judaica de Paulo está presente, e nos facilita a entender a sua
teologia:
De família judia da dispersão
(At 2.5 / Jo 7.34-35) nasceu na cidade de Tarso da Cilícia.
Da tribo de Benjamim (Fp 3.5)
recebeu ao nascer o nome em alusão ao primeiro rei de Israel (Saulo é alusão a
Saul – o rei benjamita – apenas em Atos é citado seu nome hebraico, no restante
do NT é citado como Paulo – cognome romano)
Foi educado aos pés de Gamaliel
(At 22.3) que era respeitado por todo o povo (5.34)
Zeloso da Lei (Gl 1.14)
Fariseu , filho de fariseus (At
23.6) (At 26.5)
– fariseu significa “separado” –
Os fariseus criam que Deus era
soberano apesar de dar liberdade ao homem para escolher seu caminho / não eram
flexíveis quanto a guardar só parte da Lei, mas deveria toda ser observada.
PAULO E A LEI
Mesmo depois de se tornar cristão,
ele afirmou que a Lei é:
espiritual (Rm 7.14),
santa, justa e boa (Rm 7.12)
A teologia de Paulo manteve
ensinamentos da Lei:
– Rejeitava a idolatria (1Co
10.14,21)
– Rejeitava a imoralidade (Rm
1.26)
A teologia de Paulo confrontou
alguns aspectos da Velha Aliança:
( Aliança com Deus e Eleição como
Povo de Deus)
( 1ª ) – Quanto à Aliança de Deus
com o Seu Povo
– A Teologia judaica:
Ter nascido judeu, segundo o
pensamento judaico, bastava para garantir a Salvação, ou seja: ser “filho de
Abraão” era sinônimo para eles de “ser salvo”. Chamar Zaqueu de “filho de
Abraão” diante dos judeus era dizer que estava salvo. (Lc 19:8-9)
– A Teologia de Paulo:
A diferença não é se há ou não uma
Aliança de Deus com Seu Povo, mas como se entra nesta aliança: A “justificação”
não vem por guardar a Lei de Moisés, porque a Lei apenas nos identificava cada
vez mais com a geração decaída de Adão.
A JUSTIFICAÇÃO VEM PELA FÉ NA OBRA DE CRISTO NA CRUZ, “EM CRISTO”!
Aquele que se identificava com o
primeiro Adão por nascimento agora pode se identificar com o último Adão (Jesus
Cristo) através da CRUZ!
O Velho Homem passou pelo batismo
da Cruz (morreu) e ressuscitou o Novo Homem, porque experimentou o milagre da
Graça. (Rm 6.5)
( 2ª ) – Quanto à Eleição Escatológica
– A Teologia judaica:
Os judeus por terem sido a maior
parte do tempo dominados por outros povos, ansiavam tanto que Deus ao fim faria
o Seu Povo reinar – redenção de Israel do seu estado de contínuo exílio, que se
esqueceram que antes de serem eleitos para a Glória de serem “Povo de Deus”
necessitavam sim da Justificação com Deus.
– A Teologia de Paulo
A eleição escatológica em Cristo
tem um foco totalmente diferente: A glória de ser “Povo de Deus” começa na
Justificação que redime da vergonha e da morte do pecado. (Gl 4:3-7) E ainda
que já sintamos a Glória de Deus, a ressurreição é o que nos dá sentido: Cristo
ressuscitou, e é primícia dos que dormem. (1Co 15:19-20)
O Encontro com Jesus definiu a Teologia
de Paulo
Qual a essência da Teologia de
Paulo e onde a encontramos? Tudo mudou após uma queda. Quando Paulo ouve do
Cristo no caminho de Damasco:
“ Paulo ... por que Me
persegues?...” (At 9.4-5)
Se Jesus é o Messias, então...
(1) A aliança de Deus com Abraão
não foi e nunca poderia ser cumprida pelo povo judeu, mas um só, “o Messias
prometido (que é Jesus Cristo) trouxe a justificação”.
(2) A Igreja era de fato “O POVO
do Messias”
(3) Um povo que não observa a Lei
alcançou a Glória de Deus – então isto vem pela “Graça”, não pela Lei.
(4) A salvação messiânica não veio
pela Lei então é dádiva de Deus “para todos os povos gentios também”.
O MUNDO CRISTÃO DE PAULO
ESTAMOS
“EM CRISTO”
( ...não mais em Adão, nem no
judaísmo, que fracassou como oráculo de Deus. Chegamos à Santidade (Presença de
Deus) pela Graça na pessoa de Jesus Cristo )
O batismo e a ressurreição de
Jesus inauguraram o Poder da Graça sobre nós:
o Rm 6.3
"Ou, porventura, ignorais que
todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua
morte?"
o Rm 6.11
"Assim também vós
considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo
Jesus."
o Rm 6.14
“Porque o pecado não terá domínio
sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.”
Paulo e os irmãos:
– Jesus se revelou especialmente a
ele no caminho de Damasco:
(At 9.1-9, 22.6-16 e 26.12-18)
1° Escolhido como Apóstolo aos
gentios (Gl 1.15-16)
Jesus levou Ananias e Barnabé (At 9:15 e
11:22-26) para o ajudarem:
2° Somos membros uns dos outros
(1Co 12.25 ; Ef 4.25)
Ele aprende que glorificamos a Cristo quando
nos amamos (Rm 15.7):
3° AMOR em Cristo, por Cristo e
para Cristo (Rm 11.36)
Paulo viveu num momento de busca da Unidade da
Igreja:
– Apagando conflitos gentios x
judeus:
Se Gl 2:16-21 fala contra tendências
anti-gentios, Rm 1: 16-17 fala contra tendências anti-judeus. Daí Rm 14:1-15:13
- Porque aqueles que acreditam no evangelho cristão pertencem, juntos, à mesma
mesa. É a base para a unidade da igreja, e Paulo lutou arduamente para quebrar
estas barreiras.
– Explicando como é
espiritualmente a Unidade da Igreja:
Rm 12.5 "assim também nós,
conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros,"
Gl 3.28 "Dessarte, não pode
haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque
todos vós sois um em Cristo Jesus."
1 Co 10.16-17 "Porventura, o
cálice da bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que
partimos não é a comunhão do corpo de Cristo? Porque nós, embora muitos, somos
unicamente um pão, um só corpo; porque todos participamos do único pão."
1 Co 12.12 “Porque, assim como o
corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos,
formam um só corpo, assim também é Cristo.”
Ef 4.15-16 "Mas, seguindo a
verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo
o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa
cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si
mesmo em amor."
(III) Epístolas de Paulo
(1°) Epístolas Missionárias:
GÁLATAS
(aproximadamente no ano 49 DC –
para a Galácia: Iconio, Listra, Derbe – ao final da 1a. Viagem)
- 1 e 2 Tessalonicenses
- 1 e 2 Coríntios
- Romanos
(2°) Epístolas na Prisão:
- Efésios
- Colossenses
- Filemon
- Filipenses
(3°) Epístolas Pastorais:
- Tito
- 1Timóteo – “Milita a boa milícia
da Fé” 1Tm 6.12 – Paulo havia saído da prisão ( aproximadamente no ano 62 ),
fico livre por um ou dois anos mas não interrompeu suas viagens e pregando
voltará a ser preso por Nero.
-2 Timóteo
“Combati o bom combate, completei
a carreira, guardei a fé” – Preso incentivou Timóteo com o mesmo ardor 2Tm
4.6-7
EPÍSTOLAS MISSIONÁRIAS
EPÍSTOLA AOS GÁLATAS
Escrita no período logo posterior
a At 15, os apóstolos vieram da primeira viagem missionária para o Concílio em
Jerusalém e foram para Antioquia com as decisões de Jerusalém e aí Paulo
escreve esta carta pouco antes de voltar na sua segunda viagem missionária.
Os gálatas estavam cedendo aos
judaizantes (Gl 4.8-11) e precisavam ser lembrados que o judaísmo era
escravizador a costumes e ritualismo exterior. Portanto contrário às
experiências no espírito que buscam que Cristo seja formado dentro de nós (Gl
4.19).
Obs. As cartas não foram escritas
como livros teóricos e não tratam de assuntos tão separada e organizadamente,
mas atendiam às necessidades de cada igreja num determinado momento. No
entanto, escolheremos temas específicos da Teologia de Paulo mais tratados em
cada carta.
EPÍSTOLA AOS ROMANOS
Paulo nunca tinha ido a Roma, mas via
como era estratégico o trabalho de pregação do Evangelho no centro do império
romano.
A igreja de Roma havia sido
fundada por judeus convertidos e prosélitos provavelmente oriundos da grande
pregação no dia de Pentecostes.
No entanto, o perfil desta igreja
foi fortemente afetado pela expulsão dos judeus por Cláudio em 49. (At 18.2)
A maioria dos que ficaram na
igreja eram cristãos gentios e foram desenvolvendo sua identidade religiosa em
termos não judaicos.
Quando os judeus retornaram a Roma
em 54 D.C., após a morte de Cláudio, encontraram a liderança da igreja
gentílica. Esta Igreja tinha Problemas peculiares:
Como manter-se independente da Lei, sem
rejeitar os irmãos judeus?
(Porque a justificação vem pela
Fé, não pela Lei!)
“ visto que a justiça de Deus se
revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” Rm
1.17
Como reafirmar a importância das bases
espirituais do VT sem se contaminar com os judaizantes?
(De onde vêm as promessas que
culminaram no Cristo!)
“Pois não me envergonho do
evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
primeiro do judeu e também do grego.” Rm 1: 16
Dizendo o que os profetas já
haviam dito: Deus permanece fiel a um remanescente: Rm 11: 5-6.
COMO AGIR EM RELAÇÃO À ALIANÇA DE DEUS COM ABRAÃO?
Ele não é pai “segundo a carne”,
mas “segundo a graça”; o kata charin (“segundo a graça”) de 4:16 é a resposta
direta ao kata sarka (“segundo a carne”) de 4:1.
“ Vem, pois, esta bem-aventurança
exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que
dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça. Como, pois, lhe foi
atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da
circuncisão, e sim quando incircunciso. E recebeu o sinal da circuncisão como
selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai
de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse
imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas
circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai,
antes de ser circuncidado. Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua
descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a
justiça da fé.” Rm 4: 9-13
EPÍSTOLAS AOS TESSALONICENSES
Sabemos que, quando Paulo e Silas
receberam o chamamento da Macedônia, dirigiram-se para lá (At 16. 6-10), a
terceira cidade mencionada é Tessalônica.
Como havia uma colônia judaica
significativa e uma sinagoga começaram, como era seu costume, pregando para os
judeus, porém, pela grande perseguição demoraram pouco tempo nesta cidade.
Os problemas foram: pouco tempo
para ensinar e amadurecer os discípulos, e também por causa da perseguição
alguns terem sido mortos pelos judeus. (At 17.1-10)
Daí, provavelmente já de Atenas,
Paulo escreve palavras que consolam porque explicam a “Parousia”, a
ressurreição e o galardão futuro.
E alguns meses depois escreve uma
segunda carta orientando a tomarem atitudes maduras, não vivendo apenas na
esperança da vida futura, mas dando bom testemunho com o seu trabalho agora.
Nosso corpo espiritual não vai
ser corruptível: “Espírito, Alma e Corpo... irrepreensíveis” – 1Ts 5.23; (1Co
15.35-50 – vamos entender a importância de ensinar sobre a ressurreição para os
de cultura grega quando estudarmos a Epístola aos Coríntios)
POR OUTRO LADO, O QUE PENSAR SOBRE A VOLTA DE JESUS – “PAROUSIA”?
1Ts 4.13 – 5.11 (Qual o consolo
quando nossos irmãos são martirizados?)
2Ts 2.1-12 (Não aconteceu ainda
porque nosso corpo vai reviver santo!)
Três fatos que acontecerão antes
da Parousia:
(A) Apostasia e rebelião (2Ts 2.3)
(B) Aquele que detém o anticristo
será tirado (2Ts 2.6-7)
(C) O anticristo se revelará (2Ts
2.3,4,8-11)
Se é assim, vamos esperar a
Volta de Cristo sem grandes esforços... N Â O !!!
2 Ts 3.8-12 (Se Jesus voltasse
amanhã você hoje faria o que? O mesmo de sempre!)
Porque quem primeiro ordenou o
Trabalho ao homem foi o próprio Deus – é de Deus afirmar biblicamente: Quem não
trabalhar não coma! 2Ts 3.10
EPÍSTOLAS AOS CORÍNTIOS
(Os problemas agora são os da
cultura grega, com sua filosofia e idolatria)
COMO EXPLICAR A IMPORTÂNCIA DA RESSURREIÇÃO
Para Platão o melhor para a alma
(superiora) era ficar livre do corpo (inferior e ruim) Se o corpo é pecaminoso,
então porque ressuscitar o corpo?
No entanto, a Ressurreição de
Jesus é o centro da nossa mensagem e é a garantia que não continuaremos em
Adão, mas ressuscitaremos em Cristo – Ele é a primícia desta nova geração: 1Co
15.20-23.
Para os judeus citar as Escrituras
confirmariam da melhor forma a ressurreição, mas para os gregos o melhor apelo
seria o do testemunho pessoal, citando pessoas que se relacionaram com Ele
ressuscitado: Pedro, os Doze, etc. 1 Co 15.5-19
COMO COMBATER A IDOLATRIA QUE É GUERRA CONTRA DEMÔNIOS
(A religião era politeísta
(idólatra) e Paulo confronta os poderes espirituais)
(A) O ídolo não é nada – 1Co 8.4-8
Porém o Enganador fica por trás
dos ídolos, para fomentar a idolatria – (1 Co 10.19-21)
Qualquer ente espiritual diferente
de Deus que aceite que você dobre seus joelhos é...
O Diabo cega o entendimento dos
incrédulos para ser o “deus deste século”.
(B) Falsos irmãos – 2 Co 11.26
Os Falsos irmãos nos colocam em
perigo porque acebam estando a serviço de...
(C) Nossa proteção é 1Co 12.10
“discernir os espíritos”
Rejeitar as brechas do Pai da
Mentira e amarmos a Verdade 2Ts 2.9-12 porque se isto falta sofreremos as
consequências da injustiça.
Paulo e a Guerra contra
Principados e Potestades (Ef 6.10-12)
Estamos numa guerra onde o nosso
inimigo só pode nos atacar como e quando o nosso general o permitir. Todas as
coisas cooperarão (Rm 8) então para o nosso bem, para o nosso crescimento.
No entanto, podemos atrasar os
planos de Vitória do nosso General por causa de pecados cometidos e não
confessados, por causa da falta de SANTIDADE. Assim devemos lutar contra a
nossa carne para não dar lugar ao Diabo (Ef 4.27), e contra as mentiras
humanas:
“ até que todos cheguemos à
unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem
feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos
meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela
fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes,
seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo ”
Ef 4: 13-15
O objetivo do diabo é levar os
homens à adoração do mal. (2Ts 2.4-10)
o através de tribulação tentando
desviar os crentes do evangelho (1Ts 3.5)
o obstruindo o caminho dos servos
(1Ts 2.18)
o criando falsos apóstolos (2Co
11.13-15)
o através de sofrimentos corporais
(2Co 12.7)
A vitória está em Jesus Cristo:
2Ts 2.8 “então, será, de fato,
revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o
destruirá pela manifestação de sua vinda.”
EPÍSTOLAS NA PRISÃO
EPÍSTOLA AOS EFÉSIOS
“A Igreja” na Epístola aos
Efésios:
Os que se converteram receberam
uma nova identidade espiritual. Não são espiritualmente mais considerados
gentios, são agora como os judeus, herdeiros das promessas do V.T. ( Ef 2.
11-14 )
Mistério (revelação que só
espiritualmente se alcança): A Salvação é para os gentios como para os judeus
preparada antes de todos os povos. ( Ef 3: 3-6; Ef 1: 3-5 e 9-10 )
Deus Filho deixou o Pai e uniu-se eternamente
com o Seu Corpo ( A Igreja ) para serem um: Ef 5.32 e assim exaltou-nos n'Ele:
Ef 1.22-23; Ef 2.6-7
Os Dons Espirituais e o crescimento como Corpo
de Cristo sempre são mencionados juntamente com a exaltação da Unidade deste
Corpo. Ef 4.1-6 e 15-16 (semelhante a Rm 12 e 1Co 12)
Novo padrão de conduta – despojar-se do velho
homem e revestir-se do novo homem. Ef 4.22-24
- Porque estamos em Cristo e fomos
instruídos d'Ele. Ef 4.20-21
- Porque a nossa luta é contra as
forças espirituais do mal e nossa armadura é: Verdade, Justiça, Evangelho da
Paz, Fé, Palavra de Deus e Orações. Ef 6.10-19
EPÍSTOLA AOS FILIPENSES
( “A Alegria de Viver por Cristo”
: Filipenses (At 16) )
Métodos para desenvolver a vossa
salvação: (2.12)
Guardar-se na Alegria – (1: 4 e
12; 2.17-18; 4.4 e 11-13)
Guardar-se na humildade e serviço
– (1: 20-25; 2:1-16)
Guardar-se no conhecimento e vida
de Cristo – (Cl 3) >> (Fp 3: 8-10)
Guardar o coração ( 4: 4-9)
EPÍSTOLA A FILEMOM
( “Amor em Cristo”: Filemom )
Onésimo – escravo fugitivo seria
morto se encontrado, agora convertido!
Ef 6.8-9 Servos e Senhores sejam
bons e justos uns com os outros porque não há acepção de pessoas.
Paulo diz que Filemom o
recebesse como se fosse o próprio Paulo (v.17), o chamou de “meu coração”
(v.12)
EPÍSTOLA AOS COLOSSENSES
( “CRISTOLOGIA” EM COLOSSENSES )
A Igreja em Colossos,
provavelmente fundada por Epafras a partir do ministério de Paulo em Éfeso
sofria ataque de falsos irmãos, espirituais na linguagem mas que consideravam
válido misturar o pensamento bíblico puro com as filosofias e heresias da época.
Afastavam os irmãos de Cristo e para os dominarem atraiam com:
Doutrinas rigorosas e legalistas (Cl 2: 16-17
e 20-23)
( Honrar a mente enfraquece o
espírito e leva o corpo à ruína – Pv 3: 5-8 )
Falsos raciocínios e Filosofias (Cl 2: 8-10)
( Como hoje diziam que Jesus
Cristo não era 100% homem, nem 100% Deus )
Culto de anjos e falsas visões
(Cl 2: 18)
( Não vigiaram a tendência da
carne para a Vaidade )
A força destes argumentos é hoje
como naquele tempo que nossa mente é capaz de alcançar mistérios superiores sem
a revelação de Deus ao nosso espírito.
A mente gosta de ocupar-se com
vaidades terrenas:
– A curiosidade para se tornar
mais sábio em si mesmo.
– O desejo de ser mais valorizado
pelo rigor religioso.
– Saber coisas que ninguém sabe
O antídoto contra todo argumento
carnal é voltar o olhar para Jesus Cristo...
“ Não retendo a cabeça, da qual
todo corpo suprido... cresce o crescimento que procede de Deus” Cl 2: 19
Ele é a imagem do Deus invisível
(Cl 1.15)
A plenitude da deidade em forma corpórea (Cl
2.9)
O criador de todas as coisas (Cl 1.16-17)
O cabeça da Igreja (Cl 1.18)
A fonte de toda suficiência da nossa salvação
(Cl 1.14 e 20-22)
EPÍSTOLAS PASTORAIS ( 1ª E 2ª TIMÓTEO E TITO )
1ª. EPÍSTOLA A TIMÓTEO + EPÍSTOLA A TITO
(solto da primeira prisão na casa
que alugara e recebendo a todos)
Dois jovens líderes formados por
Paulo e responsáveis por grandes igrejas: Timóteo em Éfeso, e Tito em Creta.
consagrar pastores (diáconos) envolve
cuidados: Tt 1.5-9 1Tm 3.1-7 (8-13)
guardar o rebanho de falsos mestres: Tt
1.10-16 1Tm 4.1-3 e 6.3-5
usar de autoridade espiritual: Tt 2.15 1Tm
4.12
saber lidar com diferentes grupos da igreja:
Tt 2.1-10 1Tm 5.1-22; 6.1-2; 6.17-19
evitar o “bate-boca”: Tt 3.9-11 1Tm 6.20
Epístola a ( 2ª. )Timóteo
O que aparece depois de um grande
passado de avivamento, no calabouço da sua última prisão, aguardando a
execução?
(A) Manter-se com o foco no Senhor
2Tm 4.8 – sei que é o fim na
Terra, receberei a “coroa da justiça” das mãos do reto Juiz
2Tm 1.12 – não me sinto humilhado
porque sei que meu galardão está guardado pelo Poderoso
2Tm 1.15-18 – o Senhor recompense
aqueles poucos que ainda me procuram
23
(B) Manter-se com a visão de Reino
2Tm 2.1-2 – é tempo de outros
experimentarem as maravilhas do Avivamento do Senhor
2Tm 3.10-13 – ensinar que
perseguições e sofrimento são normais para os verdadeiros obreiros
2Tm 2.8-10 – como imitador de
Cristo tudo suporto por amor aos eleitos
- Obedeceremos ao “novo
mandamento” do nosso Senhor Jesus Cristo ( Jo 13.34 ) quando não recebemos
recompensa humana nenhuma?
- Realmente guardaremos nosso
coração pensando nas coisas lá do Alto (Cl 3.1) e não tentaremos manobras de
estratégia humana para manter o ministério “em alta” quando os nossos frutos
deveriam ser outros?
EPÍSTOLA AOS HEBREUS
Hb 13.22 “Rogo-vos, porém, irmãos,
que suporteis estas palavras de exortação, pois vos escrevi em poucas
palavras.” ( típico de um pregador )
Perseverar na doutrina dos apóstolos: Hb 2.1-4
1 Por isso convém atentarmos mais
diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos
desviemos delas.
2 Pois se a palavra falada pelos
anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa
retribuição,
3 como escaparemos nós, se
descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente
pelo Senhor, foi- nos depois confirmada pelos que a ouviram:
4 testificando Deus juntamente com
eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito
Santo, distribuídos segundo a sua vontade.
Não ceder às pressões de
retornar ao judaísmo:
Os judeus convertidos estavam
passando por perseguição dos judeus não salvos e precisavam olhar para Jesus
Cristo: a Nova Aliança é maior que a tentação de voltar ao judaísmo:
(Hb 7.19) "pois a lei nenhuma
coisa aperfeiçoou, e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual
nos aproximamos de Deus."
(Hb 8.6) "Mas agora alcançou
ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o
qual está firmado sobre melhores promessas."
(Hb 8.10-13) "Ora, este é o pacto que
farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas
leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus,
e eles serão o meu povo; e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um
ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o
menor deles até o maior. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades,
e de seus pecados não me lembrarei mais. Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado
o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.”
PORQUE JESUS CRISTO É SUPERIOR ...
A ... aos Anjos (Hb 1 e 2)
Hb 1.4 “feito tanto mais excelente
do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.”
M ... a Moisés (Hb 3.1 – 4.13)
Hb 3.3 “Pois ele é tido por digno
de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem
aquele que a edificou.”
A ... ao sacerdócio de Arão (Hb
4.14 – 8.5)
Hb 8.1 “Ora, do que estamos
dizendo, o ponto principal é este: Temos um sumo sacerdote tal, que se assentou
nos céus à direita do trono da Majestade,”
Exortação ao amadurecimento e
firmeza: Hb 5.11-19
S ... aos sacrifícios (Hb 8.6 –
10.18)
Hb 10.12 “mas este, havendo
oferecido um único sacrifício pelos pecados, assentou-se para sempre à direita
de Deus,”
Perseveras:
Hb 10.39 “ Nós, porém, não somos
daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação
da alma."
Perseverança e Santidade geram
Esperança e Fé: Hb 10.19 – 13.21
EPÍSTOLA DE TIAGO
Judeus convertidos, vocês também
têm um livro de Conselhos Práticos.
(típico de um pastor)
Tiago, irmão de Jesus, se
intitula servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, e agora amava Suas ovelhinhas
pelo dom do Espírito Santo.
Não era um dos doze, mas foi
reconhecido apóstolo:
Gl 1.17-19 “nem subi a Jerusalém
para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia,
e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, subi a Jerusalém para
visitar a Cefas, e demorei com ele quinze dias. Mas não vi a nenhum outro dos
apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor.
( o que trará o avivamento não é
mais um discurso – mas VIDA = Obras sim – caráter é mais importante que
aparência para mudar alguma coisa – James Hunter e os EUA )
Conselhos práticos de um pastor:
(1.2) O certo é alegrar-se quando
Deus achar que você pode crescer um pouco mais, e lhe dá uma provação.
(1.5) E se você não souber como
agir? Deus não lhe negará dar a orientação!
(1.6-8) Mas, tem que ter Fé, Deus
não honra a inconstância.
(1.16-18) Tudo de bom que lhe
aconteceu foi Deus quem deu. E Ele, diferente de nós, não muda. Ele nos levou à
salvação pela Palavra e isto porque nos queria colocar numa posição espiritual
muito elevada.
(1.19 - 3.18) Mas, ficar quieto e
humilde é difícil porém necessário, para poder ouvir a Voz de Deus e não dar
lugar à carne. A sabedoria de verdade, aquela que vem de Deus é aprendida por
ouvir a Palavra, e não sendo somente ouvinte, mas imediatamente pondo em
prática o que aprendeu.
(4.1-17) Não precisa sofrer mágoas
e rancores, atritos e frustrações. Abandone o orgulho e achegue-se a Deus,
guardando a língua de falar mal ou usar palavras de autoconfiança, humilhe-se
diante de Deus, resista à tentação e Deus te fará um vencedor.
Teologia para os valores
materiais:
Tg 1:9-11; 2:1-9; 5.1-6 At 2:45;
Lc 6:38
Teologia das Obras (Tiago) X
Teologia da Graça (Paulo): Tg 2.14-26
É impossível Fé sem Obras – (
seria um engano !)
Mas é possível Obras sem Fé (Ef
2.8-9) – (seria apenas vaidade!)
(Por isso, só Obras não salvam!)
No entanto, as Obras são uma
consequência natural da Fé (Ef 2.10)
E sem Obras não houve Fé (Tg 2.18
– "mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a
minha fé.")
EPÍSTOLAS DE PEDRO
PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PEDRO
Não há tempo melhor para provar a certeza da
salvação que num momento de perseguição. Aqui não mais da sociedade apenas, mas
começando no próprio governo (Nero) :
“Amados, não estranheis a ardente
provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos
acontecesse;” 1Pe 4.12
Ter o olhar voltado para Cristo
é a forma de saber o que é real quando o tempo fecha:
“que sois guardados pelo poder de
Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último
tempo... embora, no presente, por breve tempo, se necessário , sejais
contristados por várias provações” 1Pe 1.5-6
“Chegando-vos para ele, a pedra
que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual...
1Pe 2.4-5
(Será que Pedro estava lembrando
“...tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei...” Mt 16.18 ?)
“Vós, porém, sois raça eleita,
sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de
proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;” 1Pe 2.9
O BOM
TESTEMUNHO DO CRISTÃO FORASTEIRO NESTE MUNDO
Não somos humilhados por sermos
rejeitados pelo mundo. Porque fomos eleitos por Deus para sermos forasteiros
neste mundo, por sermos especiais aos olhos de Deus para impactarmos o mundo
não importa o que pensam de nós.
SEGUNDA EPÍSTOLA DE PEDRO E DE JUDAS
(Ambas enfatizam a necessária
vigilância para combater os falsos mestres)
RECONHECENDO OS FALSOS MESTRES...
vivem em orgulho, libertinagem e ganância 2Pe
2. 2-3 e 13-14 e 18-19
chegam dissimuladamente se infiltrando: 2Pe
2.1 ; Jd 4
quando descobertos causam divisão Jd 19
sofrerão as consequências 2Pe 2.4-13 ; Jd 11
não esperam a Parousia porque rejeitam haver o
julgamento que temem 2Pe 3
A SOLUÇÃO É ENCHER-SE DA PALAVRA !!!
Pedro deixaria o seu “tabernáculo”
em breve (como fora dito pelo Senhor) e o mais importante que ele teria a
deixar lembrado é valorizar as Escrituras: 2Pe 1.12-21
“ e tende por salvação a
longanimidade de nosso Senhor (Evangelhos), como igualmente o nosso irmão Paulo
vos escreveu (Cartas de Paulo) ... que os ignorantes e instáveis deturpam, como
deturpam as demais Escrituras (toda a Bíblia) para a própria destruição deles”
2Pe 3.15-16
Receita Final para se defender dos
falsos mestres em 2 Pe :
“ Vós, portanto, amados, sabendo
isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais
juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza; antes crescei na graça e
no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a
glória, assim agora, como até o dia da eternidade. ”
2Pe 3: 17-18
BIBLIOGRAFIA
1. Apostila de Teologia do Novo
Testamento da Pra. Rosângela Maia
2. Teologia do Novo Testamento –
George Eldon Ladd – Editora Hagnos
3. Teologia do Novo Testamento –
Roy B. Zuck – Editora CPAD
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