sexta-feira, 6 de março de 2020




LIVRO
OS NOMES
DE
DEUS

FRANREZ


- 2017 -


INTRODUÇÃO
Você conhece Os nomes do Deus da Bíblia?
 “Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”. Êxodo 20.7
- Introdução: Devido ao mandamento da lei citado no texto, o povo de Israel tinha uma imensa reverência com o nome do Senhor. Tomavam todo o cuidado ao pronunciar o nome de Deus porque Seu nome é santo.
  O que é falar o nome de Deus em vão?  Talvez seria dizer à toa, irrefletidamente (como: ai meu Deus!) ou em piadinhas.
  Em contrapartida a esse respeito todo com o nome de Deus, também achavam que um só nome não seria o suficiente para expressar a “multiforme graça de Deus” (I Pedro 4.10). Então de acordo com a situação que viviam expressavam um nome de Deus que declarava o poder de Deus para resolver seus problemas, juntamente com sua fé na capacidade Divina.
   Quando Moisés recebeu o chamado de Deus para liderar o êxodo, ele teve uma preocupação: saber dizer  às pessoas qual  o nome do Deus que o havia enviado. Afinal de contas, haviam vários deuses no Egito e todos eles eram conhecidos por seus nomes e características específicas.No Oriente, especialmente nos tempos primitivos, o nome de alguém era dado de acordo com a função que a pessoa desempenharia no mundo ou em função de algum incidente ou acontecimento marcante na vida dos pais. Um chefe religioso, um patriarca experiente, em geral, tinha uma espécie de intuição sobre o que aquela criança representaria ou que papel desempenharia na família ou na sociedade. Daí, eles criavam um nome, caso já não existisse algum nome que representasse aquela função ou que pudesse traduzir o sentimento dos pais.
Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração. (Êxodo 3.15)
O nome de Deus é quase sempre traduzido como SENHOR (todo em maiúsculo) na Bíblia em português. Mas o hebraico seria pronunciado como “Yahweh”, e é formado com base na palavra para “Eu Sou”.
Assim, cada vez que ouvimos a palavra Yahweh, ou toda vez que você vê SENHOR na Bíblia em português, deve pensar: esse é um nome próprio (como Pedro ou João) formado a partir da palavra para “Eu Sou” e nos lembra constantemente que Deus absolutamente é.
O que o nome Yahweh, “EU SOU”, expressa sobre Deus:
    Ele nunca teve um começo. Toda criança pergunta: “Quem criou Deus?”, e todo pai sábio diz: “Ninguém criou Deus. Deus simplesmente é. E sempre foi. Ele não teve nenhum começo”.
   Deus nunca terminará. Se ele não veio a ser, ele não pode deixar de ser, porque ele é ser.
   Deus é a realidade absoluta. Não há realidade anterior a ele. Não há realidade fora dele, a menos que ele a deseje e a faça. Ele é tudo o que eternamente foi. Nenhum espaço, nenhum universo, nenhum vazio. Somente Deus.
  Deus é totalmente independente. Ele não depende de nada para trazê-lo à existência, ajudá-lo, aconselhá-lo ou transformá-lo no que ele é.
   Tudo o que não é Deus depende totalmente de Deus. O universo inteiro é totalmente secundário. Ele veio a existir por meio de Deus e permanece a cada momento pela decisão de Deus de mantê-lo existindo.
   Todo o universo é como nada em comparação a Deus. A realidade contingente e dependente está para a realidade absoluta e independente como uma sombra está para a substância, ou como um eco para um trovão. Tudo o que nos maravilha no mundo e nas galáxias é nada, quando comparado a Deus.
   Deus é constante. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele não pode ser melhorado. Ele não está se tornando algo. Ele é quem é.
   Deus é o padrão absoluto da verdade, bondade e beleza. Não há nenhum livro da lei para o qual ele olhe para saber o que é certo, nem qualquer almanaque para estabelecer os fatos, nem alguma convenção para determinar o que é excelente ou belo. Ele mesmo é o padrão do que é certo, verdadeiro e belo.
   Deus faz o que lhe agrada e é sempre justo, belo e coerente com a verdade. Toda a realidade que há fora dele, ele criou, projetou e governa, como a realidade absoluta que ele é. Portanto, ele é totalmente livre de quaisquer restrições que não se originam do conselho de sua própria vontade.
   Deus é a realidade e pessoa mais importante e mais valiosa do universo. Ele é mais digno de interesse, atenção, admiração e deleite do que todas as outras realidades, incluindo o universo inteiro.
Em diversos momentos da história de Israel quando Deus os livrava eles associavam a sua necessidade ao nome Divino (EL ou JEOVÁ, IERROVÁH ou IHAVEH) expressando sua fé no Senhor.
A Palavra de Deus é a sua vontade e a sua vontade é a sua Palavra e Deus colocou sua Palavra até sobre seu próprio nome. A palavra Nome no Hebraico significa SER, então no hebraico SER é existir, no contexto hebraico nome daquilo é aquilo e aquilo é o seu nome é por isso que na bíblia nome são muito importante. E Deus diz estou colocando minha palavra por acima do meu nome, Ele fala de fato estou colocando minha palavra por cima de mim, o que Ele queria dizer que minha Palavra é mais poderosa do que EU. Vocês se lembram, quando Moisés pergunta pra Deus qual é seu nome, e Deus diz Eu sou o meu NOME, o que ELE queria dizer,qual é o seu Nome. Eu Sou o que SOU neste momento, meu nome é aquilo que SOU no momento. O que significa isso? Significa que meu NOME é o que você precisar que eu me torne e EU tornarei isso pra você. Moisés sabia isso e ele estava em paz então neste momento ELE era JEOVÁ, IERROVÁH ou IHAVEH SHALOM.
   O que você precisa? Qual sua necessidade agora, EU SOU O QUE SOU ELE se tornará pra você.
JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus que te sara
JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá, Provedor –
JEOVÁ NISSI: Senhor nossa bandeira
JEOVÁ SHALOM: O senhor é a nossa paz
JEOVÁ TSDEKENU: Senhor Justiça nossa
JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu pastor
JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está presente aqui
 EL ELYOM: Deus Altíssimo
JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos Exércitos
JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige
JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das recompensas
JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus
EL ELOAH: O Deus pessoal
JEOVÁ ELOENU: Senhor nosso Deus
Não só fale, mais CREA quando você fala. Em toda a bíblia o nome Dele muda por que ELE se torna aquilo que você necessita.
Quando JESUS veio pra terra quem era ELE? DEUS JEOVÁ ou IHAVEH-YEHOSHUA =JESUS.DEUS na carne. Maria você dará nome ao corpo dele de JESUS, mais por dentro é CRISTO, REI UNGIDO, DEUS.
Portanto se você esta em trevas ELE te diz EU sou a LUZ
Esta perdido –EU SOU O CAMINHO
Esta com fome – EU SOU O PÃO
Estão mentindo pra você -EU SOU A VERDADE
Esta com Sede – ELE É ÀGUA QUE SALTA PARA VIDA ETERNA
O que você esta precisando, ELE se torna aquilo que você necessita, ELE está Trabalhando agora a seu favor
  Os nomes de Deus nos mostram os atributos da personalidade Divina e nos levam a compreender melhor quem é o nosso Deus. Estudamos muito a palavra de Deus, a história do povo de Deus, Suas promessas e mandamentos e muitas vezes esquecemos que precisamos conhecer mais do próprio Deus.E Qual é seu NOME.
“O meu povo esta sendo destruído por falta de conhecimento”Os.4:6.
“O meu povo será levado cativo porque lhe falta entendimento”Is.5:13.
“Conhecereis a verdade e a Verdade vos Libertará”Jo.8:32.
“...não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de PLENO CONHECIMENTO de sua vontade, em toda SABEDORIA e ENTENDIMENTO ESPÍRITUAL a fim de viverdes de modo digno do SENHOR, para o seu inteiro agrado,frutificando em toda boa obra e crescendo no PLENO CONHECIMENTO DE DEUS ”Col.1:9,10.
“ ... AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Atos 17:23-31
O Grande EU SOU
João 8.58
     Quem é Jesus? Muitos respondem a esta pergunta de forma automática ou religiosa: ‘é o Filho de Deus’. Mas Jesus se revela de uma forma muito mais profunda e infinita. Jesus é muito mais que um personagem histórico, não é uma utopia ou figura mitológica, mas é real “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”I Tm.1:17.
Com este estudo desafio você que já se diz cristão a responder sinceramente: você conhece a Jesus? Quem é Jesus? Certamente você se lembrará de respostas prontas, mas evite-as. Busque responder inspirado pelo Espírito Santo (Mateus 16.17).
Você conhece a Jesus?
Vamos meditar na expressão de Jesus quando disse que é o EU SOU:
DIVINDADE
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:14,15
Quando Jesus disse a expressão EU SOU, os fariseus e até mesmo seus discípulos se espantaram. Esta pequena fase EU SOU foi usada por Deus quando se apresentou a Moisés para explicar quem era Deus. Esta expressão deu origem ao nome de Deus no Antigo Testamento, formado pelas letras YHWH, palavra impronunciável formada somente de vogais, mas que de forma mais aproximada em português pode ser Jeová¹.
O povo de Deus sempre teve muito respeito ao nome de Deus “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20.7, por isso não pronunciavam esta palavra por medo de pecar. Jesus é a revelação Divina que veio ao mundo, o Verbo que se fez carne (João 1.14). Quando Jesus disse EU SOU por três vezes somente no capítulo 8 de João “Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
” “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.” “Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.”João 8.24,28 e 58, de forma proposital, Jesus estava assumindo a sua divindade “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; ”Colossenses 2.9.
Jesus é Deus encarnado!
ETERNIDADE:
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”João 1.1.
Jesus diz para os fariseus que “antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.58). Abraão, foi considerado o maior de todos os patriarcas do povo de Deus, o pai da fé (Tiago 2.21), mas Abraão morreu como todos os outros homens morrem (João 8.52,53). Para ser maior que Abraão, somente alguém que não morresse como ele morreu.
Jesus assume sua Eternidade quando afirma que é o EU SOU. Antes da criação de todas as coisas Jesus já era o Verbo de Deus, estava presente em cada palavra da formação do universo (Hebreus 1.2). Em Jesus todas as coisas foram criadas, pois “Tudo foi criado por meio dele e para ele” (Colossenses 1.16).
Jesus é Eterno porque é Divino, e venceu a morte (I Coríntios 15.55), porque é “o único que possui a imortalidade” (I Timóteo 1.16). Por isso também é chamado de “Autor da vida” (Atos 3.15). Jesus é “o Alfa e o ômega” (Apocalipse 22.13). Seu reino é eterno (II Pedro 1.11), seu propósito persiste eternamente (Efésios 3.11), porque Jesus é o “Pai da Eternidade” (Isaías 9.6), afinal, “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13.8).
Jesus Cristo é eterno!
PODER
“E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.”João 14.13,14.
O povo do Antigo testamento associava o nome de Deus EU SOU com o seu poder e criavam títulos afirmando o poder do Senhor. Assim surgiram os nomes de Deus:
- JEOVÁ JIRÉ, o Deus provedor (Gênesis 22.8 e 14);
- JEOVÁ NISSI, o Senhor nossa bandeira (Êxodo 17.15);
- JEOVÁ RAFÁ, o Deus que te sara (Êxodo 15.26);
- JEOVÁ SHALOM, o Senhor é a nossa paz (Juízes 6.23 e 24);
- JEOVÁ TSDEKENU, o Senhor justiça nossa (Jeremias 23.5,6);
- JEOVÁ ROHI, o Senhor é o meu pastor (Salmo 23.1);
- JEOVÁ SHAMMAH, o Senhor está presente aqui (Isaías 63.9).
Para cada necessidade do povo de Deus, o Senhor revela em seu nome o seu poder suficiente para tudo o que precisamos.
Ao dizer EU SOU, Jesus também está expressando o seu poder infinito. Jesus disse que é “o Todo Poderoso” (Apocalipse 1.8). Jesus também afirmou seu poder quando disse:
-EU SOU a água da vida (João 4.14);
-EU SOU o Pão da Vida (João 6.35);
-EU SOU a Luz do mundo (João 8.12);
-EU SOU a Porta da Vida (João 10.9);
-EU SOU o Bom Pastor (João 10.11);
-EU SOU a Ressurreição e a Vida (João 11.25);
-EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6);
-EU SOU a Videira Verdadeira (João 15.5).
Jesus também mostra que Ele é o EU SOU e pode ser tudo o que precisamos. À frente da expressão EU SOU podemos pela fé colocar qualquer necessidade que tivermos, que Jesus será suficiente, porque Jesus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” Efésios 3.20.
Jesus é tudo!


Jesus é o Grande EU SOU!
“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”Atos 4.12.
O nome que hoje devemos clamar e reconhecer acima de todo nome é o nome de Jesus, “pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” Filipenses 2.9-11.
Precisamos falar mais de Jesus e conhecer mais a Cristo. A Igreja precisa ser mais cristocêntrica, tendo Jesus como o centro e principal em tudo.
Ser é mais do que apenas estar ou existir. Portanto, Jesus vai além da existência humana e supera nosso estado temporal. Nós apenas estamos, não somos nada. Por isso precisamos de Jesus em nossas vidas. Jesus é o Grande EU SOU, aquele que é Divino, Eterno e Poderoso.
Não há limites para o poder do Senhor Jesus Cristo! Porque
SENHOR é Pai; JESUS é Filho; Cristo é Espírito Santo
Significa que seu NOME é o que você precisar ou necessita que ELE se torne e ELE se tornou salvador pra você. Atos 4.12.

OBSERVAÇÕES:
a) Como a língua hebraica é muito diferente da portuguesa e de difícil tradução para esta, você poderá encontrar grafias e pronúncias diferentes das que apresento aqui. Por exemplo o nome Jeová no original se diz IERROVÁH ou IHAVEH, também de forma simplificada: Javé ou Jah. Comumente se encontra no lugar de V um W e um H depois da última vogal. O importante aqui é o significado!
b) Este estudo não apresenta novidades espirituais ou místicas como por exemplo uma fórmula de orações utilizando estes nomes. O grande acréscimo deste estudo é o conhecimento de Deus, como se revelava ao seu povo e como este povo o invocava. Nossa prática cristã é neo-testementária.
c) Não é necessário chamar a Deus por estes nomes como ensinam algumas seitas. Estes nomes foram revelados ao povo judeu portanto estão muitos ligados à cultura judaica.
Você pode dize-lo o que precisa ou necessita no seu idioma próprio ELE te ouve e te entende. ELE se torna aquilo que você necessita. Fale com  ELE.
ELOIM: Soberano Criador – Gênesis 1.1;26,27
JEOVÁ / YHAWEH: “EU SOU” Aquele que se revela – Êxodo 3.14
EL SHADAY: Deus Todo-Poderoso – Gênesis 17.1
ADONAI: Senhor (dono) – Provérbios 9.10
JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá, Provedor – Gênesis 22.8 e 14
JEOVÁ M’KADESH: Senhor Santo, Santificador – Levítico 20.7 e 8
JEOVÁ NISSI: Senhor nossa bandeira – Êxodo 17.15
JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus que te sara – Êxodo 15.26
JEOVÁ SHALOM: O senhor é a nossa paz – Juízes 6.23 e 24
JEOVÁ TSDEKENU: Senhor Justiça nossa – Jeremias 23.5,6
JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu pastor – Salmo 23.1
JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está presente aqui – Isaías 63.9
EL ELYOM: Deus Altíssimo – Daniel 4.2 e 5.18
JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos Exércitos – Salmos 46.7
JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos corrige – Ezequiel 7.9
JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das recompensas – Rute 2.12
JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus – Salmos 16.2
EL ELOAH: O Deus pessoal – Gênesis 33.20
JEOVÁ ELOENU: Senhor nosso Deus – Deuteronômio 6.4
EMANUEL: Deus conosco – Isaías 7.14.
. Na China, por exemplo, ainda nos dias de hoje, de acordo com o incidente ou com a função que a criança venha desempenhar, busca-se um ideograma que melhor represente a função. Escolhido o ideograma, surge então o nome. O nome, então, torna-se uma marca registrada daquela pessoa e às vezes daquela família, para os judeus dos tempos do Antigo Testamento o nome fazia parte integral do indivíduo, e exercia influência sobre o caráter e até sobre o destino. Apegavam-se de tal fato a isto que um rabino chegou a dizer: "A condenação do céu pode ser modificada por uma mudança de nome". "O nome próprio é a primeira referência de um indivíduo, o que indica que ele é uma pessoa, o que o identifica, individualiza e o torna conhecido como "ser". Quando a pessoa não se identifica com o nome que seus pais lhe deram, é comum querer mudá-lo, e pode. O nome é um direito garantido na nossa Constituição, que consagrou o princípio da dignidade da pessoa humana em seu texto, nenhuma pessoa está obrigada a carregar um nome, pelo resto de sua vida, se o nome não reflete a identidade daquela pessoa, pois a pessoa deve ser chamada pelo nome que a identifica, que a individualiza, vale dizer, pelo nome pelo qual ela é conhecida, seja no meio social, seja no meio familiar, seja no meio profissional". Quanto aos deuses, a mitologia mostra essa mesma preocupação,  na lenda egípcia de Ísis vemos a deusa milagrosa recusando-se a curar "Ra" da mordida de uma serpente enquanto não dissesse o seu nome, no qual residia o segredo do seu poder. Moisés, então, diante da revelação da "sarça ardente", pergunta ao Senhor o seu nome. Que deus haveria de constituir alguém para uma nobre missão e lhe negaria revelar o seu nome? O que Moisés não sabia e nem imaginava é que o nome do Deus diante do qual ele encontrava-se não era um nome do qual se tinha conhecimento até então. Não era um nome daqueles que um pai põe em um filho e que lhe confere apenas uma identificação, uma marca ou um destino. Deus faria, naquele momento, uma revelação surpreendente, o que mostra o quanto o Senhor estava depositando em Moisés toda confiança. Ex.3:14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.Ex.3:15.E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Parecia muito mais uma impersonalização que uma revelação de um ser pessoal. No entanto, Deus estava revelando que seu nome não está "preso" a um significado específico. É um nome livre que pode formar um nome composto, de acordo com algum aspecto de sua personalidade. Além do que, "EU SOU O QUE SOU"(Ego eimi ho ôn), como traduzido para o português, em algumas versões hebraicas aparece "EU SOU O QUE É"(Ehiéh ashér ehiéh). Ou seja, esta expressão indica que Ele era realmente o Deus que existia, o único que existe, em contraste com todos os deuses conhecidos pelos egípcios e outros povos que tinham um nome mas não "eram", não existiam. Como na China, que citamos acima, os judeus criavam seus tetragramas - palavra, nome ou símbolo formado por quatro letras(exemplo INRI) para poderem representar algum nome, frase,título, profissão ou sentimento. De acordo com a tradição judaica EU SOU O QUE SOU seria melhor representado pelas letras (יהוה,YHMH).Trata-se da terceira pessoa do imperfeito no singular do verbo ser. Os nomes Javé(YaHVeH) e Jeová(YeHoVaH), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas uma vez que esses idiomas tem como característica principal o uso de vogais.YHWH aparece mais de 6.800 vezes na Bíblia, sozinho ou em conjunção com outro nome ou palavra. A riqueza e a singularidade do nome do Deus da Bíblia é exatamente esta possibilidade de o seu nome ser pronunciado e louvado de acordo com algum aspecto de sua personalidade, que é inigualável, incomparável. Desta forma o nome do nosso Deus é mais do que um simples nome e pode ser expresso em conjunto com títulos honoríficos. Veja alguns dos títulos que o seu nome permite compor:
Avinu Malkenu - Pai Nosso, Rei Nosso
Jeová Boreh - O Criador
Elohei Avraham, Elohei Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "D-us de Abraão, D-us de Isaque e D-us de Jacó"
El ha-Gibbor — "D-us Forte".
Jeová Emet — O Deus da Verdade.
Os Nomes Pelos Quais Deus é Conhecido
E'in Sof — "Infinito", nome cabalístico de D-us.
Ro'eh Yisrael — "Pastor de Israel".
Ha-Kaddosh, Baruch Hu — "O Santo, Bendito Ele".
Kaddosh Yisrael — "Santo de Isarel l ".
Melech ha-Melachim — "O Rei dos Reis".
Magen Avraham — "Escudo de Abraão".
YHWH-Yireh (Jeová Jireh) — O Deus da provisão (Gênesis 22:13, 14).
YHWH-Rapha (Jeová Raphá) — O Senhor que te sara (Êxodo 15:26).
YHWH-Niss"i (Jeová-Nissi) — "O Senhor é nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
YHWH-Shalom (Jeová-Shalom) — O Senhor é a nossa paz" (Juízes 6:24).
YHWH-Tzidkenu (Jeová-Tzdkenu) — O Senhor é nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
YHWH-Shammah (Jeová-Shamah) — O Senhor está presente" (Ezequiel 48:35).
Tzur Israel — "Rocha de Israel".
El-Elion - O mais elevado - o altíssimo
Por tudo o que vimos acima e por aquilo que não nos foi revelado ainda:
"Seja bendito o nome do SENHOR, desde agora para sempre" - Salmos 113.2.
CONCLUSÃO: JESUS, o nome dos nomes Atos 4.12
  Em Jesus encontramos tudo o que foi falado e recebemos todas as bênçãos citadas. O nome de Jesus é o nome supremo sobre tudo, através dEle a obra  é completa em nossa vida!
A Revelação Progressiva Do Nome
Ficamos sabendo que, no Velho Testamento Deus revelou mais sobre Ele mesmo à medida que as necessidades surgiam na vida do homem, e Ele usou nomes para expressar esta auto-revelação. Quando Abraão precisou de um cordeiro para o sacrificio, Deus se revelou como Jeová-jireh, o SENHOR que provê. Quando Israel precisou de libertação, Deus revelou que o Seu nome Jeová tinha um significado anteriormente desconhecido com respeito a libertação e salvação.
“E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.”Êxodo 6:3-8. Quando Israel precisou de proteção para as  doença, Deus se revelou como Jeová-rapha, o SENHOR que cura. Quando  Israel precisou vencer seus inimigos, Deus se revelou como Jeová-nissi, o SENHOR nossa bandeira, i.e., vitória. Assim, os nomes e títulos descritos acima,  revelam todos aspectos importantes sobre a natureza de Deus.
Porém, nenhum deles é uma revelação completa da natureza de Deus. Muitas pessoas no Velho Testamento perceberam isto; eles desejaram saber mais a respeito de Deus e expressaram seu desejo pedindo para conhecer seu nome. Quando Jacó lutou com o homem em Peniel (uma manifestação de Deus), ele perguntou: “Dize-me, rogo-te”, como te chamas. Deus não lhe revelou Seu nome, mas o abençoou (Gênese 32:29). Manoá, o pai de Sansão, perguntou para o anjo do SENHOR qual era seu nome e recebeu a seguinte resposta": Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?" (Juizes 13:18). O profeta Agur perguntou a respeito de  Deus," qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?" (Provérbios 30:4), Ele estava olhando para o futuro, tentando saber com que nome Deus se revelaria quando Ele apareceria como o Filho. Zecarias profetizou que a hora virá quando o SENHOR será o rei sobre toda a terra, e que “aquele dia um será o SENHOR, e um só será o seu nome” Zecarias 14:9.
O Nome Jesus
Quando vier a plenitude dos tempos, Deus satisfará os desejos do seu povo e revelará a Si próprio em todo Seu poder e gloria pelo nome de Jesus. Jesus é o equivalente grego para o nome hebraico Jehoshua (Números 13:16), Jeshua (Esdras 2:2), ou Joshua (Êxodo 17:9). Atos 7:45 e Hebreus 4:8 mostra que Jesus é o mesmo nome que Joshua. (Veja NIV.).
Jesus quer dizer Jeová-salvador, Jeová nossa Salvação, ou Jeová é Salvação. Por isso  o anjo disse: "Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de JESUS: porque ele salvará o seu povo dos pecados deles"  (Mateus 1:21). A identificação do nome Jesus com salvação fica particularmente evidente porque a palavra grega para Jeshua é praticamente idêntico à hebraica para salvação, especialmente porque o hebraico antigo não usava vogais escritas. Na realidade, a Concordância Exaustiva Forte traduz Jeshua como Yeshuwa e a palavra hebraica para salvação como Yeshuwah. Embora outros agüentaram nome de Jehoshua, Joshua, ou Jesus, o Senhor Jesus Cristo é o único que de fato viveu de acordo com esse nome. Ele é o único que é de fato o que o nome descreve.
Jesus é a culminância de todos os nomes de Deus no Velho Testamento. Ele é o nome mais alto, o mais exaltado jamais revelado à humanidade. E para a prova de que  Jesus preenche todos os onze nomes compostos de Jeová antes citados.) O nome de Jesus é o nome de Deus que Ele prometeu revelar quando Ele disse: "Por isso o meu povo saberá o meu nome" (Isaias 52:6). é o único nome de Zecarias 14:9 que encerra e inclui todos os outros nomes de Deus dentro de seu significado. A igreja do Novo Testamento é identificada pelo nome de Jesus. Na realidade Jesus disse que nós seríamos odiados entre todos os homens por causa do seu nome (Mateus 10:22). A Igreja Primitiva foi perseguida por causa do nome de Jesus (Atos 5:28; 9:21; 15:26), e eles consideraram isto um privilégio a ser contado merecedor para sofrer pelo seu nome (Atos 5:41). Pedro declarou que o homem manco (coxo) junto à porta do templo chamada Formosa foi curado “pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré" (Atos 4:10). Ele explicou a supremacia e necessidade deste nome para que recebamos a salvação ": E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre homens, por meio de quem nós devemos ser salvados" (Atos 4:12). O Apóstolo Paulo escreveu: “Portanto Deus o exaltou altamente, e lhe deu um nome que está sobre todo nome: para que ao nome de Jesus se curve todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra" (Filipenses 2:9-10).
Por causa da posição exaltada deste nome, nós somos exortados confiar no nome de Jesus em tudo que fazemos ou dizemos “: E tudo o que fizerdes seja em palavra ou ação, fazei-o no nome do Senhor Jesus" (Colossenses 3:17). Nós ensinamos e oramos no nome de Jesus (Atos 4:17-18; 5:28). Nós expulsamos demônios, falamos em línguas, recebemos proteção e poder sobrenatural, e oramos pelos enfermos  - tudo no nome de Jesus (Marcos 16:17-18; Tiago 5:14). Sinais e maravilhas são operados pelo nome de Jesus (Atos 4:30). Oramos e fazemos pedidos a Deus no nome de Jesus (João 14:13-14; 16:23). Nós nos reunimos no nome de Jesus (Mateus 18:20). Nós batizamos no nome de Jesus (Atos 2:38).
Isto significa que o nome de Jesus um tipo de fórmula mágica? Não. Para que o nome de Jesus seja eficiente nós temos que ter fé em Seu nome (Atos 3:16). Precisamos ter fé e conhecer aquele que é o único representado por esse nome (Atos 19:13-17). O nome de Jesus é sem igual porque como nenhum outro ele representa a presença de seu dono. Representa a presença o poder e a obra de Deus. Quando falamos o nome de Jesus com fé, o próprio Jesus se torna realmente presente e começa a trabalhar. O poder não vem do modo como o nome soa, mas vem porque a expressão vocal do nome em fé demonstra obediência à Palavra de Deus e fé na obra de Jesus. Quando chamamos Seu nome com fé, Jesus manifesta Sua presença, opera Sua obra, e satisfaz à nossa necessidade.
Pelo nome Jesus, então, Deus se revela completamente. Vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Jesus, na mesma medida em que vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos Deus o Pai (João 5:23; 8:19; 12:44-45; 13:20; 14:7-9). Se nós negarmos Jesus, nós negamos o Pai (I João 2:23), mas se usamos o nome de Jesus glorificamos o Pai (Colossenses 3:17).
A Bíblia profetizou que o Messias declararia o nome do SENHOR (Salmo 22:22; veja Hebreu 2:12). Jesus afirmou que Ele tinha manifestado e tinha declarado o nome do Pai (João 17:6, 26). Na realidade, Ele herdou o nome do Pai (Hebreus 1:4). Como Jesus manifestou e declarou o nome do Pai? Ele o fez revelando o significado do nome pelas obras que Ele fez, as quais eram obras de Jeová (João 14:10-11). Da mesma maneira que Deus no Velho Testamento revelou mais progressivamente sobre a natureza dele e o seu nome respondendo às necessidades de seu povo, assim Jesus no Novo Testamento revelou mais a respeito da natureza e nome de Deus completamente por milagres, curas, expulsando demônios, e perdoando pecados. Jesus declarou o nome do Pai através de suas obras; por elas provou que Ele realmente era o Pai, o Jeová do Velho Testamento. (Veja Isaias 35:4-10 com Lucas 7: 19-22.) Demonstrando o poder de Deus conforme as profecias, Ele provou que Jesus era o nome do Pai.
Por que o nome de Jesus é a revelação completa de Deus? Simplesmente porque Jesus é Jeová e em Jesus habita corporalmente toda plenitude da Divindade, inclusive o papel do Pai (Colossenses 2:9).


JESUS É DEUS
"Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9).
O fato que Jesus é Deus está tão firmemente estabelecido nas Escrituras quanto o fato de que Deus é único. A Bíblia ensina que Jesus é totalmente Deus e Totalmente Homem.
O Velho Testamento Testifica Que Jesus É Deus
   Isaias 9:6 é um das provas mais poderosas de que Jesus é Deus": Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, O Pai da Eternidade O Príncipe da Paz." Os termos menino e filho se referem à Encarnação ou manifestação do "Deus Todo-poderoso" e" do Pai eterno."
   Isaias profetizou que o Messias seria chamado Emanuel, isso é, Deus conosco (Isaias 7:14 Mateus 1:22-23).
   Isaias descreveu o Messias como rebento do trono de Jessé (o pai de Davi) e como renovo das raízes de Jessé (Isaias 11:1, 10; veja também Apocalipse 22:16). De acordo com a carne Ele era um descendente (rebento do tronco) de Jessé e Davi, mas de acordo com o Seu Espírito Ele era Seu Criador e fonte de vida (raiz). Jesus usou este conceito para confundir os Fariseus quando Ele citou Salmo 110:1 e perguntou, em essência, “Se Davi, pois lhe chama Senhor, como é ele seu filho (o descendente) de Davi?" (Mateus 22:41-46).
    Isaias 35:4-10 mostra que Jesus é Deus: Veja, seu Deus. “Ele virá e vos salvará”. Nessa passagem encontramos que quando Deus vier, os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos do surdo serão desimpedidos, os mancos saltarão, e as línguas dos mudos falarão. Jesus aplicou essa passagem das Escrituras a Si próprio (Lucas 7:22) e, claro que, em Seu ministério todas essas coisas aconteceram.
    Isaias 40:3 declara que alguém clamaria no deserto: “Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus." João Batista cumpriu esta profecia quando ele preparou o caminho para Jesus (Mateus 3:3); Jesus portanto é o SENHOR (Jeová) e nosso Deus.
    Miquéias 5:2 prova que o Messias é Deus. "Mas tu, Belém Efrata... de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
Assim o Velho Testamento afirma claramente que o Messias e Salvador que estava para vir seria o próprio Deus.
O Novo Testamento Proclama Que Jesus é Deus
   De acordo com Atos 20:28, a igreja foi comprada com o próprio sangue de Deus, isto é o sangue de Jesus.
  Tomé confessou que Jesus era Senhor e Deus (João 20:28).
   Paulo descreveu Jesus como" nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (Tito 2:13;  a NIV diz:" nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo").
   Pedro O descreveu como “nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1:1; as versões NIV e TAB ambos registram," nosso Deus e Salvador o Jesus Cristo").
   Nossos corpos são templos de Deus (I Corintios 3:16-17), contudo nós sabemos que Cristo mora em nossos corações (Efésios 3:17).
   A carta aos Colossenses, enfatiza a divindade de Cristo fortemente. "Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9; veja também 1:19). De acordo com estes versos da Bíblia, Jesus não é só uma parte de Deus, mas a totalidade de Deus reside nele. Se houvesse várias pessoas na Divindade, de acordo com Colossenses 2:9 todas eles habitariam na forma corpórea de Jesus. Nós nos aperfeiçoamos nele (Colossenses 2:10). O que quer que seja que precisamos de Deus podemos achar em Jesus Cristo sozinho.
Concluímos que o Novo Testamento testifica a completa Divindade de Jesus Cristo.
Deus Se Manifestou Na Carne Como Jesus
A afirmação de que Jesus é Deus implica necessariamente em que Deus assumiu a carne humana. Isso é na realidade o que a Bíblia diz.
   "Aquele que foi manifestado na carne, foi justificado em Espírito, visto por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido em cima na glória" (I Timóteo 3:16; veja o verso 15 para confirmação adicional de que Deus é o assunto do verso 16). Deus foi manifestado (feito visível) na carne; Deus foi justificado (manifestado justo) no Espírito; Deus foi visto por anjos; Deus foi crido no mundo; e Deus foi recebido em cima na glória. Como e quando tudo isto aconteceu? Em Jesus Cristo.
    "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e O Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne”.(João 1:1, 14). Literalmente, o Verbo (Deus) foi obrigado ou habitou como em tenda na carne. Quando Deus se abrigou ou se vestiu de carne? Em Jesus Cristo. Ambos os versos da Bíblia provam que Jesus é Deus  - que Ele é Deus manifestado (revelado, feito conhecido, tornado evidente, exibido, mostrado) em carne.
    Deus é Espírito sem carne e sangue e invisível ao homem. Para se tornar visível ao homem e para derramar sangue inocente pelos nossos pecados, Ele tinha que se torn carne.
   Jesus não é um outro Deus ou uma parte de Deus, mas Ele é o Deus do Velho Testamento encarnado. Ele é o Pai; Ele é Jeová que veio em carne para servir de ponte no abismo existente entre o homem e Deus e criado pelo pecado do homem. Ele vestiu carne como um homem veste um manto.
   Muitos versos da Bíblia declaram que Jesus Cristo é o Deus do Velho Testamento revestido de carne com a finalidade de auto-revelação e reconciliação.
    "A saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo” (II Corintios 5:19).
    "Ninguém jamais viu a Deus; o Filho unigênito que está no seio do Pai é quem o tem revelado [falado, revelou]” (João 1:18).
    "Deus que há vários tempos falou muitas vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos falou pelo Filho. O brilho de sua glória, e uma imagem expressa de sua pessoa". Hebreus 1:1-3.
    Jesus é “a imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15; II Corintios 4:4.
    Ele é Deus ocultou em carne (Hebreus 10:20). Como profetizou Abraão, provavelmente sem entender o significado completo de suas próprias palavras, “Deus proverá um cordeiro pra Si meu filho" (Gênesis 22:8). Deus realmente providenciou um corpo para Si mesmo “: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo tu me" preparou (Hebreus 10:5).
 Jesus foi o construtor da casa (Deus o Pai e Criador) e também um filho com maior honra que a própria casa que estabeleceu Hebreus 3:3-6.
  Ele veio para sua própria criação e para seu próprio povo escolhido, mas eles não O reconheceram nem O receberam João 1:10-11.
O Verbo
   João capítulo 1 ensina de modo maravilhoso o conceito de Deus manifesto em carne. No princípio era o Verbo (em grego, Logos). O Verbo não era uma pessoa separada ou um deus à parte, assim como a palavra de um homem não é uma pessoa separada dele. O Verbo era antes, o pensamento ou um plano, na mente de Deus. A Palavra estava no princípio de fato com Deus era o próprio Deus (João 1:1). A Encarnação existiu na mente de Deus antes do mundo existir. Na verdade, na mente de Deus o Cordeiro foi morto antes da fundação do mundo (I Pedro 1:19-20; Apocalipse 13:8).
   No grego, logos pode significar a expressão ou o plano (Proposito) tal   como existe na mente do proclamador  - como uma peça na cabeça de um autor  - ou pode significar o pensamento como proferido ou caso contrário fisicamente expresso  - como uma peça encenada em um palco. João 1 diz que o Verbo existia na mente de Deus desde o começo dos tempos. Quando chegou a hora, Deus pôs Seu plano em ação. Ele pôs carne naquele plano na forma do homem Jesus Cristo. O Logos é Deus expresso. Como diz John Miller, o Logos é “Deus anunciando a Si mesmo".  De fato, a versão TAB traduz  a última frase de João 1:1 como: "O Verbo era o próprio Deus." Flandres e Cresson afirmam," O Verbo era a intenção de Deus de Se auto-revelar".  Esse pensamento é destacado posteriormente pelo versículo 14, que diz que o Verbo encarnado tinha a glória como do unigênito do Pai, e pelo versículo 18, que afirma que o Filho revelou o Pai.
   Na filosofia grega, o Logos passou a significar razão ou sabedoria como o princípio controlador do universo. Nos dias de João, alguns filósofos gregos e teólogos judeus influenciados pelos pensamentos grego (especialmente o pensador judeu, Philo de Alexandria) considerou no Logos como uma divindade inferior ou secundária, ou o aceitavam como uma emanação de Deus no tempo.  Algumas heresias cristãs, inclusive uma forma emergente de Gnosticismo, já estavam incorporando essas teorias em suas doutrinas, e portanto relegando Jesus então a um papel inferior. João usou deliberadamente a terminologia própria desses pensadores para refutar estas doutrinas e declarar a verdade. O Verbo não era inferior a Deus; Ele era Deus (João 1:1). O Verbo não emanou durante um certo tempo de Deus; estava no princípio com Deus (João 1:1-2). Jesus Cristo, o Filho de Deus, não era outro senão o Verbo, ou Deus, revelado na carne. Também note que a palavra grego pros, traduzida como " com" no verso 1, é a mesma palavra traduzida como " pertencendo a" em Hebreus 2:17 e 5:1. João 1:1 poderia incluir em seus significados, então, o seguinte": O Verbo se referia a Deus e a Palavra era Deus," ou," O Verbo pertencia a Deus e era Deus."
   Jesus Era o próprio Deus Desde O Princípio De Sua Vida Humana
Deus foi manifestado na carne através de Jesus Cristo, mas a que ponto de sua vida Deus realmente habitou o Filho? A Bíblia declara inequivocamente que a plenitude de Deus estava em Jesus desde o momento que sua vida humana começou.
   Mateus 1:23 diz, “Veja, uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome dele Emanuel que quer dizer, Deus conosco". Ele era “Deus conosco" desde o Seu nascimento.
  Os anjos O adoraram em seu nascimento (Hebreus 1:6), Simeão reconheceu a criança como sendo o Cristo (Lucas 2:26), Ana viu o bebê como sendo o redentor de Israel (Lucas 2:38), e os magos adoraram a criança (Mateus 2:11).
   Miquéias 5:2 atribuía divindade ao Messias em seu nascimento em Belém, não depois de sua vida em Nazaré ou Seu batismo no Jordão.
  Lucas 1:35 explica porque Jesus era Deus desde o princípio de sua vida humana. O anjo disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamada Filho de Deus”. Jesus nasceu de uma virgem, sua concepção sendo efetuado pelo Espírito Santo. Por causa disto (“então"), Ele era o Filho de Deus. Em outras palavras,    Jesus é o Filho de Deus porque Deus, e não um homem, foi responsável por sua concepção. Deus era literalmente seu Pai. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito". (João 3:16). Gerar significa procriar, ser o genitor, ou produzir. Jesus foi gerado por Deus no útero da virgem, a Maria.
   Isaias 7:14 também liga a concepção da virgem com o reconhecimento que o Filho assim nascido seria Deus. Em outras palavras, no momento da concepção, Deus colocou sua natureza divina na semente da mulher. A criança que nasceria recebeu de Deus naquele momento sua vida e o lado paterno de sua natureza. Do lado da mãe recebeu a natureza humana de Maria; do lado do pai (Deus, não José) recebeu a natureza de Deus. Jesus obteve a natureza divina pelo processo de concepção; Ele não se tornou divino por algum ato posterior de Deus. Seu nascimento de uma virgem, Jesus estabelece sua divindade.
   Alguns acreditam que Jesus recebeu a plenitude de Deus em algum momento posterior na vida dele, como, por exemplo, pela ocasião do seu batismo. Porém, levando em conta o nascimento de uma virgem e Lucas 1:35 isso não pode ser assim. Jesus recebeu Sua natureza de divindade como também a natureza de humanidade no momento de Sua concepção. A descida do Espírito Santo como uma pomba no batismo de Jesus não era um batismo do Espírito Santo; Jesus já trazia dentro de Si toda plenitude de Deus (Colossenses 2:9). Antes, Seu batismo, entre outras coisas, aconteceu como uma unção simbólica para o início de seu ministério terrestre e como uma confirmação para João Batista de Sua divindade (João 1:32-34).
O Mistério da Piedade
O fato de Deus ter se tornado carne que é uma das coisas mais maravilhosas considerado a profundeza de Deus e incompreensíveis sobre Deus. "E sem controvérsia grande é o mistério de piedade: Deus foi manifestado na carne…” (II Timóteo 3:16). 
   Jesus é diferente de qualquer outro homem que já existiu, ou que jamais existirá. Ele tem duas naturezas; Ele é completamente Deus e completamente homem.  A maior parte dos problemas na mente das pessoas relativos à Divindade, vem deste grande mistério. Eles não conseguem entender a dualidade da natureza de Cristo e não podem separar corretamente esses dois papéis.  Eles não podem compreender como Deus poderia assumir a forma de um bebê e habitar entre os homens. 
   É verdade que nós não podemos compreender completamente o milagre da concepção - a união de Deus e o homem - no útero de Maria, mas podemos aceitá-lo pela fé. Na realidade, se nós não acreditamos que Jesus veio em carne, temos um espírito de anticristo (II João 7), mas se  aceitamos realmente essa doutrina de Cristo,  teremos o Pai e o Filho (II João 9). Ambos, o Pai e Filho são revelados em Cristo (João 10:30; 14:6-11). 
   O mistério de Deus em carne foi uma grande pedra de tropeçando para os judeus. Eles nunca poderiam entender como Jesus, sendo um homem, poderia também ser Deus (João 10:33). Porque Ele afirmava ser Deus, eles O rejeitaram e buscaram matá-lo (João 5:18; 10:33).
   Jamais houve um mistério quanto às "pessoas" na Divindade. A Bíblia claramente afirma que há apenas um Deus, e isso pode ser facilmente entendido por todos. O único mistério a respeito da Divindade é como Deus pôde vir em carne, como Jesus pôde nascer tanto Deus quanto homem. Mas a verdade deste mistério tem sido revelada àqueles que crerem. O mistério de Jesus Cristo foi mantido em segredo desde que o mundo foi fundado, mas foi revelado na era do Novo Testamento (Romanos 16:25-26; Colossenses 1:25-27).
   UM mistério no Testamento Novo é simplesmente um plano de Deus que não foi compreendido no Velho Testamento  mas que foi feito conhecido a nós. "Nós podemos entender… o mistério de Cristo que em outras gerações não foi feito conhecido aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas pelo Espírito" (Efésios 3:4-5). 
   Podemos conhecer o mistério de Deus e do Pai que é Cristo (Colossenses 2:2; também veja as versões NIV e TAB). Na realidade, Paulo explicou este mistério dizendo que em Jesus Cristo estão todos os tesouros da sabedoria, conhecimento, e plenitude de Deus (Colossenses 2:3, 9).
   O mistério de Deus foi revelado a nós pelo Espírito de Deus (I Corintios 2:7-10). Esta revelação vem a nós pela Palavra de Deus que é iluminada pelo Espírito Santo (I Corintios 2:7-10).
   A luz de Cristo que é a imagem de Deus brilhou em nossos corações (II Corintios 4:3-4). Não há, portanto nenhum mistério bíblico sobre a Divindade e certamente nenhum mistério sobre o número de pessoas na Divindade. O único mistério é Cristo, e Ele nos foi revelado! O mistério de Deus e o mistério de Cristo convergem na Encarnação. É que simplesmente o único Deus de Israel veio a terra em carne. Este mistério foi revelado e a Palavra de Deus declara que ele se tornou conhecido a nós hoje.Glória a Deus.
Jesus é o Pai
   Se há somente um Deus sendo Deus o Pai (Malaquias 2:10), e se Jesus é Deus, então logicamente segue-se o fato de que Jesus é o Pai. Para esses que de alguma maneira pensam que Jesus pode ser Deus e ainda não pode ser o Pai, nós ofereceremos provas bíblicas adicional que o Jesus é o Pai. Elas servirão também como maior evidência que Jesus é Deus. Na verdade dois versículos da Bíblia são suficientes para provar este ponto de vista.
   Isaias 9:6 chama o Filho de Pai da eternidade. Jesus é o Filho profetizado e há somente um Pai (Malaquias 2:10;
“Um só Deus e Pai de todos, O QUAL É SOBRE TODOS(Pai), e POR TODOS(Filho) e EM TODOS(Espírito Santo) vós.”Efésios 4:6, assim Jesus é Deus o Pai.
  Colossenses 2:9 proclama que toda a plenitude da Divindade habita em Jesus. A Divindade inclui o papel do Pai, assim o Pai deve habitar em Jesus.
  Além destes dois versículos, o próprio Jesus ensinou que Ele era o Pai. Uma vez, quando Jesus estava falando sobre o Pai, os Fariseus perguntaram: “Onde está teu Pai? Jesus respondeu, não me conheceis a mim, nem a meu Pai: se tivessem me conhecido, também" deveriam ter conhecido meu Pai (João 8:19). Jesus continuou dizendo: “porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados" (João 8:24).
   Em algumas versões aparece “ele” em itálico após eu “sou”, fato que indica que “ele” foi acrescentado pelos tradutores, não existindo no original grego. Jesus estava na verdade se identificando como o “Eu SOU" de Êxodo 3:14. Os judeus que não entenderam o Ele queria dizer perguntaram: “Quem és tu?" Jesus respondeu, “Que é que desde o princípio vos tenho dito?” (João 8:25). Porém, “eles não entenderam que ele lhes falava do Pai" (João 8:27). Em outras palavras, Jesus tentava dizer-lhes que Ele era o Pai e o Eu SOU, e que se eles não O aceitassem como Deus morreriam em seus próprios pecados.
   Em outro lugar Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um" (João 10:30). Alguns tentam dizer que Ele era um com o Pai assim como um marido e a esposa são um ou como dois homens podem ser um quando concordam. Esta interpretação tenta debilitar a afirmativa de Jesus. Porém, outros versos sustentam de nodo completo que Jesus não era somente o Filho em Sua humanidade, mas também o Pai em sua divindade.
   Por exemplo, Jesus declarou em João 12:45, “E quem me vê a mim vê aquele que me enviou". Em outras palavras, se uma pessoa ver Jesus no que diz respeito a sua divindade, vê o Pai.
   Em João 14:7 Jesus disse a seus discípulos: “Se vós me tivessem conhecido, conheceríeis também a meu Pai. E desde agora o conheceis e o tendes visto”. Ao ouvir esta declaração, Filipe replicou: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta" (João 14:8). Em outras palavras, ele pediu que Jesus lhes mostrasse o Pai e então eles ficariam satisfeitos. A resposta de Jesus foi: “Há tanto tempo estou convosco e não me tendes conhecido Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai; e como dizes tu então, mostra-nos o Pai? Tu não crês que eu estou no Pai, e o Pai em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, é quem faz as obras. Crede-me que eu estou no Pai e o Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras” (João 14:9-11). Esta declaração vai além de um simples relacionamento harmonioso; ela pode ser visto como nada menos que a afirmação de Cristo de ser o Pai manifestado em carne. Como muitas pessoas hoje, Filipe não tinha compreendido que o Pai é um Espírito invisível e que o único modo de alguém jamais O ver, seria através da pessoa de Jesus Cristo.
   Jesus disse: “O Pai está em mim, e eu nele" (João 10:38).
   Jesus prometeu ser o Pai de todos os vencedores
“Quem vencer, herdará todas as coisas; e EU SEREI SEU DEUS, e ele SERÁ MEU FILHO.”Apocalipse 21:6-7.
     Em João 14:18 Jesus disse: “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós outros”. A palavra grega traduzida para órfãos é orphanosque a Concordância Exaustiva de Strong, define como “despojado (' órfãos), i.e. sem pais”. Jesus estava dizendo: “eu não os deixarei como órfãos" (NIV e TAB), ou “eu não o deixarei órfão: Voltarei para vós”.Jesus, falando como o Pai, prometeu que Ele não deixaria seus discípulos órfãos.
Abaixo se seguem algumas comparações que oferece prova adicional de que Jesus é o Pai.
   Jesus profetizou que Ele haveria de ressuscitar Seu próprio corpo da morte, em três dias (João 2:19-21), todavia Pedro pregou que Deus ressuscitou Jesus de entre os mortos (Atos 2:24).
  Jesus disse que nos mandaria o Consolador (João 16:7), mas disse, também, que o Pai enviaria o Consolador (João 14:26).
   O Pai, sozinho, pôde trazer os homens a Deus (João 6:44), ainda assim, Jesus disse que Ele atrairia todos os homens (João 12:32).
   No último dia, Jesus ressuscitará a todos os que crerem (João 6:40), embora Deus o Pai vivifique (dê vida) aos morto e nos levantará (Romanos 4:17; I Corintios 6:14).
   Jesus prometeu responder às orações daqueles que crêem (João 14:14), mas também disse que o Pai responderia as orações (João 16:23).
   Cristo é nosso purificador (Efésios 5:26), mas o Pai também nos santifica (Judas 1).
    I João 3:1, 5 afirma que o Pai nos amou e se manifestou para retirar os nossos pecados, contudo nós sabemos que era Cristo que foi manifestado no mundo para tirar o pecado (João 1:29-31).
   Podemos compreender facilmente tudo isso se atentarmos para o fato de que Jesus tem uma dupla natureza. Ele é tanto Espírito como carne, Deus e homem, Pai e Filho. No lado humano Ele é o Filho do homem; em seu lado divino Ele é o Filho de Deus e é o Pai habitando em carne.
Jesus é Jeová
   As passagens das Escrituras demonstrando que Jesus é o Pai não enfraquecem nossa prova de que o Jesus é o único Deus. Abaixo seguem doze versículos das Escrituras provando especificamente que Jesus é Jeová  - o único Deus do Velho Testamento.
    Isaias 40:3 profetizou que uma voz clamaria no deserto: “Preparai o caminho do SENHOR" (Jeová); Mateus 3:3 diz que o João Batista é o cumprimento desta profecia. Sabemos que João preparou o caminho do Senhor Jesus Cristo. Uma vez que o nome Jeová era o nome sagrado para o único Deus, a Bíblia não aplicaria a nenhum outro que não o Santo de Israel; aqui ele se refere a Jesus.
    Malaquias 3:1 afirma, “De repente virá ao seu templo o SENHOR, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança". Isto foi cumprido por Jesus, seja significando o Templo, literalmente, ou seja, significando o templo do corpo de Jesus (João 2:21).
   Jeremias 23:5-6 fala de um Renovo justo de Davi  - uma clara referência ao Messias  - e o chama de “SENHOR JUSTIÇA NOSSA." (Também veja JeremiaS 33:15-16.) Em outras palavras, Jesus é "Jeová Justiça Nossa."
   Falando de Jeová Isaías diz: "Pelo que o seu próprio braço lhe trouxe salvação" (Isaías 59:16), “e o seu braço dominará" (Isaías 40:10). Isaías 53:1-2 descreve o Messias como a revelação do braço do SENHOR. Então, Jesus o Salvador não é outro Deus, mas uma extensão de Jeová em carne humana, para trazer salvação ao mundo.
   Isaías profetizou que a glória do SENHOR seria revelada a toda a carne (Isaías 40:5). Tendo Jeová dito que não daria a sua glória a nenhum outro (Isaías 42:8; 48:11), sabemos que Ele poderia cumprir essa profecia apenas através da revelação de Si mesmo. De fato, no Novo Testamento encontramos que Jesus tinha a glória do Pai (João 1:14; 17:5).
   Ele é o Senhor da glória (I Corintios 2:8). Quando Jesus vier novamente, Ele virá na glória do Pai (Mateus 16:27; Marcos 8:38). Se Jesus tem a glória de Jeová, Ele tem que ser Jeová.
   Jeová disse: “Por isso o meu povo saberá o meu nome: portanto naquele dia saberá que eu sou quem fala: Eis-me aqui" (Isaías 52:6). Ainda assim sabemos que Jesus é o único que revelou o Pai, manifestou o nome do Pai, e tornou conhecido o nome do Pai (João 1:18; 17:6; 17:26). Jesus declarou o nome do Senhor (Salmos 22:22; Hebreus 2:12). Portanto, Ele tem que ser Jeová.
   O SENHOR disse, “Diante de mim se dobrará todo joelho, toda língua jurará" (Isaías 45:23). Paulo citou este versículo das Escrituras para provar que todos permanecerão diante do trono de julgamento de Cristo (Romanos 14:10-11). Paulo escreveu, também: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho” (Filipenses 2:10).
   Zacarias oferece prova convincente que Jesus é Jeová. Na passagem começando com Zacarias 11:4, “Assim diz o SENHOR meu Deus": “Pesaram, pois por meu preço trinta moedas de prata”.Em Zacarias 12:10 Jeová afirmou: “olharão para mim a quem transpassaram”.Claro que, foi Jesus que foi vendido por trinta moedas de prata e quem foi perfurado (Mateus 26:14-16; João 19:34). Zacarias 12:8 diz com referência ao Messias, “a casa de Davi será como Deus”.Zacarias escreveu, também “Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos com ele" e O descreve lutando contra muitas nações e diz que naquele dia seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras (Zacarias 14:3-5). Sabemos que Jesus é aquele que virá de volta ao Monte das Oliveiras como Rei dos reis e Senhor dos senhores para guerra contra as nações (Atos 1:9-12; I Timóteo 6:14-16; Apocalipse 19:11-16).
   Quando Paulo, judeu instruído, fariseu dos Fariseus, perseguidor fanático do Cristianismo, foi ferido na estrada de Damasco por uma luz ofuscante de Deus, ele perguntou, “Quem és tu, Senhor?" Como um judeu, ele sabia que havia só um Deus e Senhor, e ele estava perguntando: “Quem és tu, Jeová?" O Senhor respondeu, “eu sou Jesus" (Atos 9:5).
   Embora Moises tratasse com Jeová Deus, Hebreus 11:26 diz que o Moises considerou o opróbrio de Cristo como maiores riquezas que os tesouros do Egito. Assim o Deus de Moises era o Senhor Jesus Cristo.
    O Salmo 68:18 descreve uma cena na qual Jeová ascende ao alto e conduz cativo o cativeiro, contudo nós sabemos que Jesus ascendeu às alturas e levou cativo o cativeiro. Na realidade, Efésios 4:7-10 aplica essa profecia a Jesus.
   Apocalipse 22:6 diz: “o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas enviou seu anjo" a João, mas verso 16 diz, “eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas”.
   Ainda há muito mais passagens da Bíblia que identifica Jesus com o único Jeová Deus.
Os judeus Entenderam Que Jesus Afirmava Ser Deus
   Os judeus não compreenderam como Deus poderia vir em carne. Eles não entenderam Jesus quando em uma ocasião Ele lhes falou que Ele era o Pai (João 8:19-27). Porém, em muitas outras ocasiões eles realmente compreenderam sua afirmativa de que era Deus. Uma vez quando Jesus curou um homem no Sábado sagrado e creditou a obra a seu Pai, os judeus buscaram matá-lo  - não apenas porque Ele tinha violado o Sábado sagrado, mas porque Ele disse que Deus era Seu Pai, fazendo-se a Si mesmo igual a Deus (João 5:17-18). Uma outra vez, Jesus disse que Abraão alegrou ao ver o seu dia.
   Quando os judeus lhe perguntaram como poderia ser isso, Jesus respondeu: “Antes que Abraão existisse, eu sou”.Os judeus imediatamente reconheceram que Ele afirmava ser o EU SOU  - o nome pelo qual Jeová tinha se identificado em Êxodo 3:14  - então procuraram apedrejá-lo e matá-lo por causa da blasfêmia (João 8:56-59).
   Quando Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um”, os judeus pegaram pedras para lhe atirar por causa da blasfêmia, porque sendo homem se fazia Deus o Pai (João 10:30-33). Eles tentaram matá-lo quando Ele disse que o Pai estava nele, novamente porque Ele estava afirmando ser o Pai (João 10:38-39).
    Quando o Jesus perdoou um homem paralítico de seus pecados, os judeus pensaram que Ele tinha blasfemado porque sabiam que só Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25). Jesus, sabendo seus pensamentos, curou o homem; mostrando desse modo Seu o poder divino e provando Sua divindade (Lucas 5:20-26).
   Os judeus tinham razão ao acreditar na existência de um só Deus, ao acreditar que apenas Deus perdoa os pecados, e ao compreender que Jesus estava afirmando ser o único Deus (o Pai e Jeová). Eles só estavam errados porque eles recusaram a crer naquilo que Jesus afirmava.
  É espantoso como algumas pessoas hoje em dia não só rejeitam a afirmativa do Senhor a respeito da sua verdadeira identidade, como também deixam de compreender o que Ele realmente afirmou. Até mesmo os judeus contrários a Jesus perceberam que Jesus afirmava ser Deus, o Pai, e Jeová, mas alguns hoje não conseguem ver o que as Escrituras declaram tão claramente.
Jesus É O Único No Trono
   Há um só trono nos céus e apenas Um, sentado no trono. João descreve isso em Apocalipse 4:2: “E imediatamente eu me achei em espírito; e eis armado no céu, um trono, e no trono alguém assentado”.Sem dúvida esse alguém é Deus porque os vinte e quatro anciões ao redor do trono se dirigem a Ele dizendo: " Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus o Todo-poderoso aquele que era e é, e que há de vir" (Apocalipse 4:8). Quando nós compararmos essa passagem a Apocalipse 1:5-18, descobrimos uma notável semelhança entre a descrição de Jesus e do Único sentado no trono. "Eu sou Alfa e Omega, o começo e o fim, diz o Senhor que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:8).
   Os versos 5-7 deixam claro que Jesus é aquele de quem se fala no verso 8. Além disso, Jesus é claramente o assunto de Apocalipse 1:11-18. No verso 11, Jesus se identificou como o Alfa e Omega, o primeiro e o último. Nos versos 17-18 Jesus disse: “Eu sou o primeiro e o último; Eu sou aquele que vive, estive morto; mas eis que estou vivo eternamente, Amém; e tenho as chaves da morte e do inferno”. Desde o primeiro capítulo de Apocalipse, portanto, encontramos que Jesus é o Senhor, o Todo-poderoso, e Aquele que é, que era, e que há de vir. Desde que as mesmas condições descritivas e títulos se aplicam a Jesus e ao Único sentando no trono, não é outro senão Jesus Cristo.
   Há ainda maior fundamento para essa conclusão. Apocalipse 4:11 nos diz que o Único no trono é o Criador, e nós sabemos que Jesus é o Criador (João 1:3; Colossenses 1:16). Além disso, o Único no trono é merecedor de receber glória, honra, e poder (Apocalipse 4:11); nós lemos que o Cordeiro que foi sacrificado (Jesus) é merecedor de receber poder, riquezas, sabedoria, força, honra, glória, e louvor (Apocalipse 5:12). Apocalipse 20:11-12 nos diz que o Único no trono é o Juiz, e nós sabemos que o Jesus é o Juiz de todos (João 5:22, 27; Romanos 2:16; 14:10-11). Nós concluímos que Jesus é Aquele que está no trono em Apocalipse 4.
   Apocalipse 22:3-4 fala do trono de Deus e do Cordeiro. Estes versos falam de um trono, uma face, e um nome. Então, Deus e o Cordeiro devem ser o único Ser que tem uma face e um nome e que está sentado no trono. A única pessoa que é tanto Deus e o Cordeiro é Jesus Cristo. (Para estudo sobre o Ancião de Dias, em Daniel
A Revelação de Jesus Cristo
   O Livro do Apocalipse contém muitas outras afirmações valiosas a respeito da divindade de Jesus. O propósito de Deus ao fazer com que João escrevesse o livro, era revelar ou desvelar Jesus Cristo, não somente revelar os acontecimentos futuros. Na realidade, todas as escritas de João enfatizam a unidade de Deus, a deidade de Cristo, e a natureza dual de Cristo. João escreveu o Evangelho de João de forma que crêssemos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (João 20:31). Aceitar Jesus como Filho de Deus significa aceitá-lo como Deus, porque o título “Filho de Deus" significa simplesmente Deus manifestado na carne.
O Livro do Apocalipse não é nenhuma exceção.
Apocalipse 1:1 nos fala que o livro é a revelação de Jesus Cristo. A palavra grega para revelação é apokalupsis do qual nós obtemos a palavra apocalipse. Significa literalmente um desvendar ou um descobrir. Certamente o livro é uma profecia de coisas por vir, mas um das principais razões para esta profecia é revelar Cristo  - mostrar quem Ele realmente é. O estudante zeloso da Bíblia deve buscar entender as predições no livro; mas, mais importante, ele deverá buscar compreender a razão dessas profecias. Ele deve buscar entender a revelação de Jesus Cristo nestes eventos futuros.
    O Livro do Apocalipse apresenta Jesus tanto em sua humanidade quanto em Sua divindade. Ele é o Cordeiro por causa de nossos pecados, mas Ele é também o Deus Todo-poderoso.
O Livro de Apocalipse diz que:
1       Testemunha fiel O profeta e apóstolo  1:5
2       Primogênito dos mortos                1:5
3       Soberano dos reis               1:5
4       Alfa e Omega              1:8, 11; 21:6; 22:13
5       Princípio e Fim            1:8; 21:6;
6       Aquele que é, que era, e que há de vir                   1:8; 4:8
7       O Todo-poderoso                1:8; 4:8
8       Filho do homem O mesmo que Ancião de Dias em Daniel 7:9        1:13
9       Primeiro e último                  1:17; 22:13
10     Aquele que vive, esteve morto, está vivo pelos séculos dos séculos               1:18
11     Possuidor dos sete Espíritos                 3:1; 5:6
12     Único no trono            4:2
13     Deus                   4:8; 21:7
14     Criador                4:11
15     Leão da tribo de Judá         Humanidade      5:5
16     Raiz de Davi      O criador de Davi        5:5; 22:16
17     Cordeiro    Sacrifício pelos pecados     5:6
18     Redentor            5:9
19     Fiel             19:11
20     Verdadeiro                   19:11
21     Verbo de Deus          19:13
22     Rei dos reis                 19:16
23     Senhor dos senhores          19:16
24     Geração de Davi        Humanidade      22:16
25     Brilhante estrela d'alva                 22:16
Cada um destes títulos e papéis é uma revelação maravilhosa de Jesus. Junto, eles representam um retrato daquele que veio em carne, morreu, e ressuscitou, mas, também, o Único que vive pelos séculos dos séculos o Senhor Deus Todo-poderoso.
   O último capítulo do Apocalipse descreve Deus e o Cordeiro no singular (Apocalipse 22:3-4) e identificam o Senhor Deus dos santos profetas como Jesus (Apocalipse 22:6, 16). Essas referências nos dizem que o Senhor Jesus Cristo é o Deus da eternidade e que Ele aparecerá com Seu corpo humano glorificado (o Cordeiro) por toda a eternidade. A glória de Deus será a luz da Nova Jerusalém brilhando através do corpo glorificado de Jesus (Apocalipse 21:23). Estes capítulos finais do Livro de Apocalipse descrevem como Deus revelará (desvendará) a Si mesmo em toda a Sua glória para todos eternamente. Eles nos contam que Jesus é o Deus eterno e que Jesus se revelará como Deus pelos séculos dos séculos. Então, o livro realmente é a revelação de Jesus Cristo.
Jesus Tem Todos os Atributos e Prerrogativas de Deus
   Se mais alguma prova for necessária para demonstrar que Jesus é Deus, podemos comparar os atributos de Jesus com os atributos de Deus. Fazendo assim nós descobriremos que Jesus possui todos os atributos e prerrogativas de Deus, particularmente aqueles que podem pertencer apenas a Deus. Em Sua humanidade, Jesus é visível, limitado a um corpo físico, fraco, imperfeito em poder, e assim por diante. Em Sua natureza divina, porém, Jesus é Espírito; pois Romanos 8:9 fala do Espírito de Cristo. Em Sua divindade, Jesus era e é onipresente. Por exemplo, em João 3:13 Jesus se referiu ao “Filho do homem que está no céu" embora Ele ainda estivesse na terra. Sua onipresença explica porque Ele podia dizer ainda na terra usando o tempo presente do verbo: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20).
   Em outras palavras, enquanto a plenitude do caráter de Deus estava localizado no corpo humano de Jesus, o Espírito onipresente de Jesus não podia estar assim limitado. Enquanto Jesus caminhava pela terra como homem, Seu Espírito estava em todos os lugares ao mesmo tempo.
   Jesus também é onisciente; porque Ele podia ler pensamentos (Marcos 2:6-12). Ele conheceu Natanael antes que ele O conhecesse (João 1:47-50). Ele sabe todas as coisas (João 21:17), e toda a sabedoria e conhecimento estava escondidos n’Ele (Colossenses 2:3).
  Jesus é onipotente; Ele tem todo o poder, é o cabeça de todo o principado e potestade, e é o Todo-poderoso (Mateus 28:18; Colossenses 2:10; Apocalipse 1:8).
   Jesus é imutável (Hebreus 13:8). Ele é eterno e também imortal (Hebreus 1:8-12; Apocalipse 1:8, 18).
   Somente Deus deveria receber adoração (Êxodo 20:1-5; 34:14), contudo Jesus recebeu adoração em muitas ocasiões e será adorado de toda a criação (Lucas 24:52; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6). Somente Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25), contudo Jesus tem poder para perdoar pecados (Marcos 2:5). Deus recebe os espíritos dos homens (Eclesiastes 12:7), contudo Jesus recebeu o espírito de Estevão (Atos 7:59). Deus é o edificador dos céus (Hebreus 11:10), contudo Jesus é o edificador dos céus (João 14:3). Então, nós vemos que Jesus tem todos os atributos e prerrogativas que pertencem apenas a Deus.
   Além disso, Jesus demonstra todas as outras características que Deus possui. Por exemplo, enquanto na terra Jesus demonstrava emoções piedosas como alegria, compaixão, e tristeza (Lucas 10:21; Marcos 6:34; João 11:35). A Bíblia testifica também que Ele tem os atributos morais de Deus. Abaixo encontramos uma lista de alguns atributos morais de Jesus que corresponde a esses de Deus.
Jesus Tem a Natureza Moral de Deus
1       amor Efésios 5:25
2       luz     João 1:3-9
3       Santidade Lucas 1:35
4       Misericórdia       Hebreus 2:17
5       Bondade   II Corintios 10:1
6       Retidão     II Timothy 4:8
7       bondade   Mateus 19:16
8       Perfeição  Efésios 4:13
9       Justiça       Atos 3:14
10     Fidelidade Apocalipse 19:11
11     Verdade    João 14:6
12     Graça        João1: 16-17
Conclusão Final
   O Jesus é tudo que a Bíblia descreve que Deus é. Ele tem todos os atributos, prerrogativas, e características do próprio Deus. Para colocar de modo bem simples, tudo o que Deus é, Jesus é também. Jesus é o único Deus. Não há melhor modo de sintetizar tudo que dizer com o inspirado Apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade. Também nele estais aperfeiçoados" (Colossenses 2:9-10).
Que o Senhor Jesus Cristo nosso único Deus e Pai te abençoe com todas as bênçãos de seu desvelar tanto agora como na eternidade.

TODA HONRA, TODA GLÓRIA SEJA DADA AO ÚNICO DEUS, QUE ERA, QUE É, QUE HÁ DE VIR O DEUS TODO PODEROS, REI DE REIS E SENHOR DE SENHORES BENDITO ETERNAMENTE DESDE HOJE COMO PARA TODO SEMPRE, AMÉM
O Senhor já vos tem abençoado
Abraço fraternal
FRANREZ
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 DOAÇÕES:
BANCO CAIXA ECONOMICA FEDERAL
CONTA: 1417067-5
AGÊNCIA: 0081
Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.”IICo.9:7.
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