LIVRO
OS NOMES
DE
DEUS
FRANREZ
- 2017 -
INTRODUÇÃO
Você
conhece Os nomes do Deus da Bíblia?
“Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em
vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.
Êxodo 20.7
- Introdução: Devido ao
mandamento da lei citado no texto, o povo de Israel tinha uma imensa reverência
com o nome do Senhor. Tomavam todo o cuidado ao pronunciar o nome de Deus
porque Seu nome é santo.
O que é falar o nome de Deus em vão? Talvez seria dizer à toa, irrefletidamente
(como: ai meu Deus!) ou em piadinhas.
Em contrapartida a esse respeito todo com o
nome de Deus, também achavam que um só nome não seria o suficiente para
expressar a “multiforme graça de Deus” (I Pedro 4.10). Então de acordo com a
situação que viviam expressavam um nome de Deus que declarava o poder de Deus
para resolver seus problemas, juntamente com sua fé na capacidade Divina.
Quando Moisés recebeu o chamado de Deus para
liderar o êxodo, ele teve uma preocupação: saber dizer às pessoas
qual o nome do Deus que o havia enviado. Afinal de contas, haviam vários
deuses no Egito e todos eles eram conhecidos por seus nomes e características
específicas.No Oriente, especialmente nos tempos primitivos, o nome de alguém
era dado de acordo com a função que a pessoa desempenharia no mundo ou em
função de algum incidente ou acontecimento marcante na vida dos pais. Um chefe
religioso, um patriarca experiente, em geral, tinha uma espécie de intuição
sobre o que aquela criança representaria ou que papel desempenharia na família
ou na sociedade. Daí, eles criavam um nome, caso já não existisse algum nome
que representasse aquela função ou que pudesse traduzir o sentimento dos pais.
Disse Deus ainda mais a
Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o
Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este
é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração. (Êxodo
3.15)
O nome de Deus é quase
sempre traduzido como SENHOR (todo em maiúsculo) na Bíblia em português. Mas o
hebraico seria pronunciado como “Yahweh”, e é formado com base na palavra para
“Eu Sou”.
Assim, cada vez que ouvimos
a palavra Yahweh, ou toda vez que você vê SENHOR na Bíblia em português, deve
pensar: esse é um nome próprio (como Pedro ou João) formado a partir da palavra
para “Eu Sou” e nos lembra constantemente que Deus absolutamente é.
O que o nome Yahweh, “EU
SOU”, expressa sobre Deus:
Ele nunca teve um começo. Toda criança
pergunta: “Quem criou Deus?”, e todo pai sábio diz: “Ninguém criou Deus. Deus
simplesmente é. E sempre foi. Ele não teve nenhum começo”.
Deus nunca terminará. Se ele não veio a ser,
ele não pode deixar de ser, porque ele é ser.
Deus é a realidade absoluta. Não há
realidade anterior a ele. Não há realidade fora dele, a menos que ele a deseje
e a faça. Ele é tudo o que eternamente foi. Nenhum espaço, nenhum universo,
nenhum vazio. Somente Deus.
Deus é totalmente independente. Ele não
depende de nada para trazê-lo à existência, ajudá-lo, aconselhá-lo ou
transformá-lo no que ele é.
Tudo o que não é Deus depende totalmente de
Deus. O universo inteiro é totalmente secundário. Ele veio a existir por meio
de Deus e permanece a cada momento pela decisão de Deus de mantê-lo existindo.
Todo o universo é como nada em comparação a
Deus. A realidade contingente e dependente está para a realidade absoluta e
independente como uma sombra está para a substância, ou como um eco para um
trovão. Tudo o que nos maravilha no mundo e nas galáxias é nada, quando
comparado a Deus.
Deus é constante. Ele é o mesmo ontem, hoje
e eternamente. Ele não pode ser melhorado. Ele não está se tornando algo. Ele é
quem é.
Deus é o padrão absoluto da verdade, bondade
e beleza. Não há nenhum livro da lei para o qual ele olhe para saber o que é
certo, nem qualquer almanaque para estabelecer os fatos, nem alguma convenção
para determinar o que é excelente ou belo. Ele mesmo é o padrão do que é certo,
verdadeiro e belo.
Deus faz o que lhe agrada e é sempre justo,
belo e coerente com a verdade. Toda a realidade que há fora dele, ele criou,
projetou e governa, como a realidade absoluta que ele é. Portanto, ele é
totalmente livre de quaisquer restrições que não se originam do conselho de sua
própria vontade.
Deus é a realidade e pessoa mais importante
e mais valiosa do universo. Ele é mais digno de interesse, atenção, admiração e
deleite do que todas as outras realidades, incluindo o universo inteiro.
Em diversos momentos da
história de Israel quando Deus os livrava eles associavam a sua necessidade ao
nome Divino (EL ou JEOVÁ, IERROVÁH ou IHAVEH) expressando sua fé no Senhor.
A Palavra de Deus é a sua
vontade e a sua vontade é a sua Palavra e Deus colocou sua Palavra até sobre
seu próprio nome. A palavra Nome no Hebraico significa SER, então no hebraico
SER é existir, no contexto hebraico nome daquilo é aquilo e aquilo é o seu nome
é por isso que na bíblia nome são muito importante. E Deus diz estou colocando
minha palavra por acima do meu nome, Ele fala de fato estou colocando minha
palavra por cima de mim, o que Ele queria dizer que minha Palavra é mais
poderosa do que EU. Vocês se lembram, quando Moisés pergunta pra Deus qual é
seu nome, e Deus diz Eu sou o meu NOME, o que ELE queria dizer,qual é o seu
Nome. Eu Sou o que SOU neste momento, meu nome é aquilo que SOU no momento. O
que significa isso? Significa que meu NOME é o que você precisar que eu me
torne e EU tornarei isso pra você. Moisés sabia isso e ele estava em paz então
neste momento ELE era JEOVÁ, IERROVÁH ou IHAVEH SHALOM.
O que
você precisa? Qual sua necessidade agora, EU SOU O QUE SOU ELE se tornará pra
você.
JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus
que te sara
JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá,
Provedor –
JEOVÁ NISSI: Senhor nossa
bandeira
JEOVÁ SHALOM: O senhor é a
nossa paz
JEOVÁ TSDEKENU: Senhor
Justiça nossa
JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu
pastor
JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está
presente aqui
EL ELYOM: Deus Altíssimo
JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos
Exércitos
JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos
corrige
JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das
recompensas
JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus
EL ELOAH: O Deus pessoal
JEOVÁ ELOENU: Senhor nosso
Deus
Não só fale, mais CREA
quando você fala. Em toda a bíblia o nome Dele muda por que ELE se torna aquilo
que você necessita.
Quando JESUS veio pra terra
quem era ELE? DEUS JEOVÁ ou IHAVEH-YEHOSHUA =JESUS.DEUS na carne. Maria você
dará nome ao corpo dele de JESUS, mais por dentro é CRISTO, REI UNGIDO, DEUS.
Portanto se você esta em
trevas ELE te diz EU sou a LUZ
Esta perdido –EU SOU O
CAMINHO
Esta com fome – EU SOU O PÃO
Estão mentindo pra você -EU
SOU A VERDADE
Esta com Sede – ELE É ÀGUA
QUE SALTA PARA VIDA ETERNA
O que você esta precisando,
ELE se torna aquilo que você necessita, ELE está Trabalhando agora a seu favor
Os nomes de Deus nos mostram os atributos da
personalidade Divina e nos levam a compreender melhor quem é o nosso Deus.
Estudamos muito a palavra de Deus, a história do povo de Deus, Suas promessas e
mandamentos e muitas vezes esquecemos que precisamos conhecer mais do próprio
Deus.E Qual é seu NOME.
“O meu povo esta sendo
destruído por falta de conhecimento”Os.4:6.
“O meu povo será levado
cativo porque lhe falta entendimento”Is.5:13.
“Conhecereis a verdade e a
Verdade vos Libertará”Jo.8:32.
“...não cessamos de orar por
vós e de pedir que transbordeis de PLENO CONHECIMENTO de sua vontade, em toda SABEDORIA
e ENTENDIMENTO ESPÍRITUAL a fim de viverdes de modo digno do SENHOR, para o seu
inteiro agrado,frutificando em toda boa obra e crescendo no PLENO CONHECIMENTO
DE DEUS ”Col.1:9,10.
“ ... AO DEUS DESCONHECIDO. Esse,
pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e
tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos
por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por
mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá
a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
E de um só sangue fez toda a
geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os
tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao
Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de
cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos
movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos
também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de
Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à
prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta
os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar,
que se arrependam;
Porquanto tem determinado um
dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e
disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.” Atos 17:23-31
O
Grande EU SOU
João
8.58
Quem é Jesus? Muitos respondem a esta
pergunta de forma automática ou religiosa: ‘é o Filho de Deus’. Mas Jesus se
revela de uma forma muito mais profunda e infinita. Jesus é muito mais que um
personagem histórico, não é uma utopia ou figura mitológica, mas é real “Ora,
ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e
glória para todo o sempre. Amém.”I Tm.1:17.
Com este estudo desafio você
que já se diz cristão a responder sinceramente: você conhece a Jesus? Quem é
Jesus? Certamente você se lembrará de respostas prontas, mas evite-as. Busque
responder inspirado pelo Espírito Santo (Mateus 16.17).
Você
conhece a Jesus?
Vamos meditar na expressão
de Jesus quando disse que é o EU SOU:
DIVINDADE
“E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.
Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés:
Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor Deus de vossos pais, o Deus de
Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome
eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.”
Êxodo 3:14,15
Quando Jesus disse a
expressão EU SOU, os fariseus e até mesmo seus discípulos se espantaram. Esta
pequena fase EU SOU foi usada por Deus quando se apresentou a Moisés para
explicar quem era Deus. Esta expressão deu origem ao nome de Deus no Antigo
Testamento, formado pelas letras YHWH, palavra impronunciável formada somente
de vogais, mas que de forma mais aproximada em português pode ser Jeová¹.
O povo de Deus sempre teve
muito respeito ao nome de Deus “Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente
o que tomar o seu nome em vão.” Êxodo 20.7, por isso não pronunciavam
esta palavra por medo de pecar. Jesus é a revelação Divina que veio ao mundo, o
Verbo que se fez carne (João 1.14). Quando Jesus disse EU SOU por três vezes
somente no capítulo 8 de João “Por isso vos disse que morrereis em vossos
pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.
” “Disse-lhes, pois, Jesus:
Quando levantardes o Filho do homem, então conhecereis que EU SOU, e que nada
faço por mim mesmo; mas isto falo como meu Pai me ensinou.” “Disse-lhes Jesus:
Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.”João
8.24,28 e 58, de forma proposital, Jesus estava assumindo a sua divindade “Porque
nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; ”Colossenses 2.9.
Jesus
é Deus encarnado!
ETERNIDADE:
“No princípio era o Verbo, e
o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”João 1.1.
Jesus diz para os fariseus
que “antes que Abraão existisse, EU SOU” (João 8.58). Abraão, foi considerado o
maior de todos os patriarcas do povo de Deus, o pai da fé (Tiago 2.21), mas
Abraão morreu como todos os outros homens morrem (João 8.52,53). Para ser maior
que Abraão, somente alguém que não morresse como ele morreu.
Jesus assume sua Eternidade
quando afirma que é o EU SOU. Antes da criação de todas as coisas Jesus já era
o Verbo de Deus, estava presente em cada palavra da formação do universo
(Hebreus 1.2). Em Jesus todas as coisas foram criadas, pois “Tudo foi criado
por meio dele e para ele” (Colossenses 1.16).
Jesus é Eterno porque é
Divino, e venceu a morte (I Coríntios 15.55), porque é “o único que possui a
imortalidade” (I Timóteo 1.16). Por isso também é chamado de “Autor da vida”
(Atos 3.15). Jesus é “o Alfa e o ômega” (Apocalipse 22.13). Seu reino é eterno
(II Pedro 1.11), seu propósito persiste eternamente (Efésios 3.11), porque
Jesus é o “Pai da Eternidade” (Isaías 9.6), afinal, “Jesus Cristo, ontem e
hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13.8).
Jesus
Cristo é eterno!
PODER
“E tudo quanto pedirdes em
meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes
alguma coisa em meu nome, eu o farei.”João 14.13,14.
O povo do Antigo testamento
associava o nome de Deus EU SOU com o seu poder e criavam títulos afirmando o
poder do Senhor. Assim surgiram os nomes de Deus:
- JEOVÁ JIRÉ, o Deus
provedor (Gênesis 22.8 e 14);
- JEOVÁ NISSI, o Senhor
nossa bandeira (Êxodo 17.15);
- JEOVÁ RAFÁ, o Deus que te
sara (Êxodo 15.26);
- JEOVÁ SHALOM, o Senhor é a
nossa paz (Juízes 6.23 e 24);
- JEOVÁ TSDEKENU, o Senhor
justiça nossa (Jeremias 23.5,6);
- JEOVÁ ROHI, o Senhor é o
meu pastor (Salmo 23.1);
- JEOVÁ SHAMMAH, o Senhor
está presente aqui (Isaías 63.9).
Para cada necessidade do
povo de Deus, o Senhor revela em seu nome o seu poder suficiente para tudo o
que precisamos.
Ao dizer EU SOU, Jesus
também está expressando o seu poder infinito. Jesus disse que é “o Todo
Poderoso” (Apocalipse 1.8). Jesus também afirmou seu poder quando disse:
-EU SOU a água da vida (João
4.14);
-EU SOU o Pão da Vida (João
6.35);
-EU SOU a Luz do mundo (João
8.12);
-EU SOU a Porta da Vida
(João 10.9);
-EU SOU o Bom Pastor (João
10.11);
-EU SOU a Ressurreição e a
Vida (João 11.25);
-EU SOU o Caminho, a Verdade
e a Vida (João 14.6);
-EU SOU a Videira Verdadeira
(João 15.5).
Jesus também mostra que Ele
é o EU SOU e pode ser tudo o que precisamos. À frente da expressão EU SOU
podemos pela fé colocar qualquer necessidade que tivermos, que Jesus será
suficiente, porque Jesus “é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo
quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” Efésios 3.20.
Jesus
é tudo!
Jesus
é o Grande EU SOU!
“E em nenhum outro há
salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os
homens, pelo qual devamos ser salvos”Atos 4.12.
O nome que hoje devemos
clamar e reconhecer acima de todo nome é o nome de Jesus, “pelo que também Deus
o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que
ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra e
toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai”
Filipenses 2.9-11.
Precisamos falar mais de
Jesus e conhecer mais a Cristo. A Igreja precisa ser mais cristocêntrica, tendo
Jesus como o centro e principal em tudo.
Ser é mais do que apenas
estar ou existir. Portanto, Jesus vai além da existência humana e supera nosso
estado temporal. Nós apenas estamos, não somos nada. Por isso precisamos de
Jesus em nossas vidas. Jesus é o Grande EU SOU, aquele que é Divino, Eterno e
Poderoso.
Não há limites para o poder
do Senhor Jesus Cristo! Porque
SENHOR
é Pai; JESUS é Filho; Cristo é Espírito Santo
Significa que seu NOME é o
que você precisar ou necessita que ELE se torne e ELE se tornou salvador pra
você. Atos 4.12.
OBSERVAÇÕES:
a) Como a língua hebraica é
muito diferente da portuguesa e de difícil tradução para esta, você poderá
encontrar grafias e pronúncias diferentes das que apresento aqui. Por exemplo o
nome Jeová no original se diz IERROVÁH ou IHAVEH, também de forma simplificada:
Javé ou Jah. Comumente se encontra no lugar de V um W e um H depois da última
vogal. O importante aqui é o significado!
b) Este estudo não apresenta
novidades espirituais ou místicas como por exemplo uma fórmula de orações
utilizando estes nomes. O grande acréscimo deste estudo é o conhecimento de
Deus, como se revelava ao seu povo e como este povo o invocava. Nossa prática
cristã é neo-testementária.
c) Não é necessário chamar a
Deus por estes nomes como ensinam algumas seitas. Estes nomes foram revelados
ao povo judeu portanto estão muitos ligados à cultura judaica.
Você pode dize-lo o que
precisa ou necessita no seu idioma próprio ELE te ouve e te entende. ELE se
torna aquilo que você necessita. Fale com ELE.
ELOIM: Soberano Criador –
Gênesis 1.1;26,27
JEOVÁ / YHAWEH: “EU SOU”
Aquele que se revela – Êxodo 3.14
EL SHADAY: Deus
Todo-Poderoso – Gênesis 17.1
ADONAI: Senhor (dono) –
Provérbios 9.10
JEOVÁ JIRÉ: Deus proverá,
Provedor – Gênesis 22.8 e 14
JEOVÁ M’KADESH: Senhor
Santo, Santificador – Levítico 20.7 e 8
JEOVÁ NISSI: Senhor nossa
bandeira – Êxodo 17.15
JEOVÁ RAFÁ: EU SOU o Deus
que te sara – Êxodo 15.26
JEOVÁ SHALOM: O senhor é a
nossa paz – Juízes 6.23 e 24
JEOVÁ TSDEKENU: Senhor
Justiça nossa – Jeremias 23.5,6
JEOVÁ ROHI: O senhor é o meu
pastor – Salmo 23.1
JEOVÁ SHAMMAH: O Senhor está
presente aqui – Isaías 63.9
EL ELYOM: Deus Altíssimo –
Daniel 4.2 e 5.18
JEOVÁ TSEBAÔ: Senhor dos
Exércitos – Salmos 46.7
JEOVÁ MAKKE: O Senhor nos
corrige – Ezequiel 7.9
JEOVÁ GMOLÁ: Senhor das
recompensas – Rute 2.12
JEOVÁ ELOAI: Senhor meu Deus
– Salmos 16.2
EL ELOAH: O Deus pessoal –
Gênesis 33.20
JEOVÁ ELOENU: Senhor nosso
Deus – Deuteronômio 6.4
EMANUEL: Deus conosco –
Isaías 7.14.
. Na China, por exemplo,
ainda nos dias de hoje, de acordo com o incidente ou com a função que a criança
venha desempenhar, busca-se um ideograma que melhor represente a função. Escolhido
o ideograma, surge então o nome. O nome, então, torna-se uma marca registrada
daquela pessoa e às vezes daquela família, para os judeus dos tempos do Antigo
Testamento o nome fazia parte integral do indivíduo, e exercia influência sobre
o caráter e até sobre o destino. Apegavam-se de tal fato a isto que um rabino
chegou a dizer: "A condenação do céu pode ser modificada por uma mudança
de nome". "O nome próprio é a primeira referência de um indivíduo, o
que indica que ele é uma pessoa, o que o identifica, individualiza e o torna
conhecido como "ser". Quando a pessoa não se identifica com o nome
que seus pais lhe deram, é comum querer mudá-lo, e pode. O nome é um direito
garantido na nossa Constituição, que consagrou o princípio da dignidade da
pessoa humana em seu texto, nenhuma pessoa está obrigada a carregar um nome,
pelo resto de sua vida, se o nome não reflete a identidade daquela pessoa, pois
a pessoa deve ser chamada pelo nome que a identifica, que a individualiza, vale
dizer, pelo nome pelo qual ela é conhecida, seja no meio social, seja no meio
familiar, seja no meio profissional". Quanto aos deuses, a mitologia mostra essa mesma preocupação,
na lenda egípcia de Ísis vemos a deusa milagrosa recusando-se a curar
"Ra" da mordida de uma serpente enquanto não dissesse o seu nome, no
qual residia o segredo do seu poder. Moisés, então, diante da revelação da
"sarça ardente", pergunta ao Senhor o seu nome. Que deus haveria de
constituir alguém para uma nobre missão e lhe negaria revelar o seu nome? O que
Moisés não sabia e nem imaginava é que o nome do Deus diante do qual ele encontrava-se
não era um nome do qual se tinha conhecimento até então. Não era um nome daqueles
que um pai põe em um filho e que lhe confere apenas uma identificação, uma
marca ou um destino. Deus faria, naquele momento, uma revelação surpreendente,
o que mostra o quanto o Senhor estava depositando em Moisés toda
confiança. Ex.3:14. E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais:
Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.Ex.3:15.E Deus disse
mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais,
o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é
meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.
Parecia muito mais uma
impersonalização que uma revelação de um ser pessoal. No entanto, Deus estava
revelando que seu nome não está "preso" a um significado específico.
É um nome livre que pode formar um nome composto, de acordo com algum aspecto
de sua personalidade. Além do que, "EU SOU O QUE SOU"(Ego eimi ho ôn),
como traduzido para o português, em algumas versões hebraicas aparece "EU
SOU O QUE É"(Ehiéh ashér ehiéh). Ou seja, esta expressão indica que Ele
era realmente o Deus que existia, o único que existe, em contraste com todos os
deuses conhecidos pelos egípcios e outros povos que tinham um nome mas não
"eram", não existiam. Como na China, que citamos acima, os judeus
criavam seus tetragramas - palavra, nome ou símbolo formado por quatro
letras(exemplo INRI) para poderem representar algum nome, frase,título, profissão
ou sentimento. De acordo com a tradição judaica EU SOU O QUE SOU seria melhor
representado pelas letras (יהוה,YHMH).Trata-se da terceira pessoa do
imperfeito no singular do verbo ser. Os nomes Javé(YaHVeH) e Jeová(YeHoVaH),
são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas uma vez que
esses idiomas tem como característica principal o uso de vogais.YHWH aparece
mais de 6.800 vezes na Bíblia, sozinho ou em conjunção com outro nome ou
palavra. A riqueza e a singularidade do nome do Deus da Bíblia é exatamente
esta possibilidade de o seu nome ser pronunciado e louvado de acordo com algum
aspecto de sua personalidade, que é inigualável, incomparável. Desta forma o
nome do nosso Deus é mais do que um simples nome e pode ser expresso em
conjunto com títulos honoríficos. Veja alguns dos títulos que o seu nome
permite compor:
Avinu Malkenu - Pai Nosso, Rei
Nosso
Jeová Boreh - O Criador
Elohei Avraham, Elohei
Yitzchak ve Elohei Ya`aqov — "D-us de Abraão, D-us de Isaque e D-us de
Jacó"
El ha-Gibbor — "D-us
Forte".
Jeová Emet — O Deus da
Verdade.
Os Nomes Pelos Quais Deus é
Conhecido
E'in Sof —
"Infinito", nome cabalístico de D-us.
Ro'eh Yisrael — "Pastor
de Israel".
Ha-Kaddosh, Baruch Hu —
"O Santo, Bendito Ele".
Kaddosh Yisrael —
"Santo de Isarel l ".
Melech ha-Melachim — "O
Rei dos Reis".
Magen Avraham — "Escudo
de Abraão".
YHWH-Yireh (Jeová Jireh) — O
Deus da provisão (Gênesis 22:13, 14).
YHWH-Rapha (Jeová Raphá) — O
Senhor que te sara (Êxodo 15:26).
YHWH-Niss"i
(Jeová-Nissi) — "O Senhor é nossa bandeira" (Êxodo 17:8-15).
YHWH-Shalom (Jeová-Shalom) —
O Senhor é a nossa paz" (Juízes 6:24).
YHWH-Tzidkenu (Jeová-Tzdkenu)
— O Senhor é nossa Justiça" (Jeremias 23:6).
YHWH-Shammah (Jeová-Shamah)
— O Senhor está presente" (Ezequiel 48:35).
Tzur Israel — "Rocha de
Israel".
El-Elion - O mais elevado -
o altíssimo
Por tudo o que vimos acima e
por aquilo que não nos foi revelado ainda:
"Seja bendito o nome do
SENHOR, desde agora para sempre" - Salmos 113.2.
CONCLUSÃO: JESUS, o nome dos
nomes Atos 4.12
Em Jesus encontramos tudo o que foi falado e
recebemos todas as bênçãos citadas. O nome de Jesus é o nome supremo sobre
tudo, através dEle a obra é completa em
nossa vida!
A
Revelação Progressiva Do Nome
Ficamos sabendo que, no
Velho Testamento Deus revelou mais sobre Ele mesmo à medida que as necessidades
surgiam na vida do homem, e Ele usou nomes para expressar esta auto-revelação.
Quando Abraão precisou de um cordeiro para o sacrificio, Deus se revelou como
Jeová-jireh, o SENHOR que provê. Quando Israel precisou de libertação, Deus
revelou que o Seu nome Jeová tinha um significado anteriormente desconhecido
com respeito a libertação e salvação.
“E eu apareci a Abraão, a
Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não
lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha
aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas
peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o
gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me
da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de
Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e
vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes
juízos.
E eu vos tomarei por meu
povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos
tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra,
acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a
Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.”Êxodo 6:3-8. Quando Israel
precisou de proteção para as doença,
Deus se revelou como Jeová-rapha, o SENHOR que cura. Quando Israel precisou vencer seus inimigos, Deus se
revelou como Jeová-nissi, o SENHOR nossa bandeira, i.e., vitória. Assim, os
nomes e títulos descritos acima, revelam
todos aspectos importantes sobre a natureza de Deus.
Porém, nenhum deles é uma
revelação completa da natureza de Deus. Muitas pessoas no Velho Testamento
perceberam isto; eles desejaram saber mais a respeito de Deus e expressaram seu
desejo pedindo para conhecer seu nome. Quando Jacó lutou com o homem em Peniel
(uma manifestação de Deus), ele perguntou: “Dize-me, rogo-te”, como te chamas.
Deus não lhe revelou Seu nome, mas o abençoou (Gênese 32:29). Manoá, o pai de
Sansão, perguntou para o anjo do SENHOR qual era seu nome e recebeu a seguinte
resposta": Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é
maravilhoso?" (Juizes 13:18). O profeta Agur perguntou a respeito de Deus," qual é o seu nome, e qual é o
nome de seu filho, se é que o sabes?" (Provérbios 30:4), Ele estava
olhando para o futuro, tentando saber com que nome Deus se revelaria quando Ele
apareceria como o Filho. Zecarias profetizou que a hora virá quando o SENHOR
será o rei sobre toda a terra, e que “aquele dia um será o SENHOR, e um só será
o seu nome” Zecarias 14:9.
O
Nome Jesus
Quando vier a plenitude dos
tempos, Deus satisfará os desejos do seu povo e revelará a Si próprio em todo
Seu poder e gloria pelo nome de Jesus. Jesus é o equivalente grego para o nome
hebraico Jehoshua (Números 13:16), Jeshua (Esdras 2:2), ou Joshua (Êxodo 17:9).
Atos 7:45 e Hebreus 4:8 mostra que Jesus é o mesmo nome que Joshua. (Veja
NIV.).
Jesus quer dizer
Jeová-salvador, Jeová nossa Salvação, ou Jeová é Salvação. Por isso o anjo disse: "Ela dará à luz um filho,
e lhe porás o nome de JESUS: porque ele salvará o seu povo dos pecados
deles" (Mateus 1:21). A
identificação do nome Jesus com salvação fica particularmente evidente porque a
palavra grega para Jeshua é praticamente idêntico à hebraica para salvação,
especialmente porque o hebraico antigo não usava vogais escritas. Na realidade,
a Concordância Exaustiva Forte traduz Jeshua como Yeshuwa e a palavra hebraica
para salvação como Yeshuwah. Embora outros agüentaram nome de Jehoshua, Joshua,
ou Jesus, o Senhor Jesus Cristo é o único que de fato viveu de acordo com esse
nome. Ele é o único que é de fato o que o nome descreve.
Jesus é a culminância de
todos os nomes de Deus no Velho Testamento. Ele é o nome mais alto, o mais
exaltado jamais revelado à humanidade. E para a prova de que Jesus preenche todos os onze nomes compostos
de Jeová antes citados.) O nome de Jesus é o nome de Deus que Ele prometeu
revelar quando Ele disse: "Por isso o meu povo saberá o meu nome"
(Isaias 52:6). é o único nome de Zecarias 14:9 que encerra e inclui todos os
outros nomes de Deus dentro de seu significado. A igreja do Novo Testamento é
identificada pelo nome de Jesus. Na realidade Jesus disse que nós seríamos
odiados entre todos os homens por causa do seu nome (Mateus 10:22). A Igreja
Primitiva foi perseguida por causa do nome de Jesus (Atos 5:28; 9:21; 15:26), e
eles consideraram isto um privilégio a ser contado merecedor para sofrer pelo
seu nome (Atos 5:41). Pedro declarou que o homem manco (coxo) junto à porta do
templo chamada Formosa foi curado “pelo nome de Jesus Cristo de Nazaré"
(Atos 4:10). Ele explicou a supremacia e necessidade deste nome para que
recebamos a salvação ": E não há salvação em nenhum outro; porque debaixo
do céu não existe nenhum outro nome dado entre homens, por meio de quem nós
devemos ser salvados" (Atos 4:12). O Apóstolo Paulo escreveu: “Portanto
Deus o exaltou altamente, e lhe deu um nome que está sobre todo nome: para que
ao nome de Jesus se curve todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da
terra" (Filipenses 2:9-10).
Por causa da posição
exaltada deste nome, nós somos exortados confiar no nome de Jesus em tudo que
fazemos ou dizemos “: E tudo o que fizerdes seja em palavra ou ação, fazei-o no
nome do Senhor Jesus" (Colossenses 3:17). Nós ensinamos e oramos no nome
de Jesus (Atos 4:17-18; 5:28). Nós expulsamos demônios, falamos em línguas,
recebemos proteção e poder sobrenatural, e oramos pelos enfermos - tudo no nome de Jesus (Marcos 16:17-18;
Tiago 5:14). Sinais e maravilhas são operados pelo nome de Jesus (Atos 4:30).
Oramos e fazemos pedidos a Deus no nome de Jesus (João 14:13-14; 16:23). Nós
nos reunimos no nome de Jesus (Mateus 18:20). Nós batizamos no nome de Jesus
(Atos 2:38).
Isto significa que o nome de
Jesus um tipo de fórmula mágica? Não. Para que o nome de Jesus seja eficiente
nós temos que ter fé em Seu nome (Atos 3:16). Precisamos ter fé e conhecer
aquele que é o único representado por esse nome (Atos 19:13-17). O nome de
Jesus é sem igual porque como nenhum outro ele representa a presença de seu
dono. Representa a presença o poder e a obra de Deus. Quando falamos o nome de Jesus
com fé, o próprio Jesus se torna realmente presente e começa a trabalhar. O
poder não vem do modo como o nome soa, mas vem porque a expressão vocal do nome
em fé demonstra obediência à Palavra de Deus e fé na obra de Jesus. Quando
chamamos Seu nome com fé, Jesus manifesta Sua presença, opera Sua obra, e
satisfaz à nossa necessidade.
Pelo nome Jesus, então, Deus
se revela completamente. Vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos
Jesus, na mesma medida em que vemos, conhecemos, honramos, cremos, e recebemos
Deus o Pai (João 5:23; 8:19; 12:44-45; 13:20; 14:7-9). Se nós negarmos Jesus,
nós negamos o Pai (I João 2:23), mas se usamos o nome de Jesus glorificamos o
Pai (Colossenses 3:17).
A Bíblia profetizou que o
Messias declararia o nome do SENHOR (Salmo 22:22; veja Hebreu 2:12). Jesus
afirmou que Ele tinha manifestado e tinha declarado o nome do Pai (João 17:6,
26). Na realidade, Ele herdou o nome do Pai (Hebreus 1:4). Como Jesus
manifestou e declarou o nome do Pai? Ele o fez revelando o significado do nome
pelas obras que Ele fez, as quais eram obras de Jeová (João 14:10-11). Da mesma
maneira que Deus no Velho Testamento revelou mais progressivamente sobre a
natureza dele e o seu nome respondendo às necessidades de seu povo, assim Jesus
no Novo Testamento revelou mais a respeito da natureza e nome de Deus
completamente por milagres, curas, expulsando demônios, e perdoando pecados.
Jesus declarou o nome do Pai através de suas obras; por elas provou que Ele
realmente era o Pai, o Jeová do Velho Testamento. (Veja Isaias 35:4-10 com
Lucas 7: 19-22.) Demonstrando o poder de Deus conforme as profecias, Ele provou
que Jesus era o nome do Pai.
Por que o nome de Jesus é a
revelação completa de Deus? Simplesmente porque Jesus é Jeová e em Jesus habita
corporalmente toda plenitude da Divindade, inclusive o papel do Pai
(Colossenses 2:9).
JESUS
É DEUS
"Porquanto nele habita
corporalmente toda a plenitude da Divindade" (Colossenses 2:9).
O fato que Jesus é Deus está
tão firmemente estabelecido nas Escrituras quanto o fato de que Deus é único. A
Bíblia ensina que Jesus é totalmente Deus e Totalmente Homem.
O
Velho Testamento Testifica Que Jesus É Deus
Isaias 9:6 é um das provas mais poderosas de
que Jesus é Deus": Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o
governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro,
Deus Forte, O Pai da Eternidade O Príncipe da Paz." Os termos menino e
filho se referem à Encarnação ou manifestação do "Deus Todo-poderoso"
e" do Pai eterno."
Isaias
profetizou que o Messias seria chamado Emanuel, isso é, Deus conosco (Isaias
7:14 Mateus 1:22-23).
Isaias
descreveu o Messias como rebento do trono de Jessé (o pai de Davi) e como
renovo das raízes de Jessé (Isaias 11:1, 10; veja também Apocalipse 22:16). De
acordo com a carne Ele era um descendente (rebento do tronco) de Jessé e Davi,
mas de acordo com o Seu Espírito Ele era Seu Criador e fonte de vida (raiz).
Jesus usou este conceito para confundir os Fariseus quando Ele citou Salmo
110:1 e perguntou, em essência, “Se Davi, pois lhe chama Senhor, como é ele seu
filho (o descendente) de Davi?" (Mateus 22:41-46).
Isaias 35:4-10 mostra que Jesus é Deus:
Veja, seu Deus. “Ele virá e vos salvará”. Nessa passagem encontramos que quando
Deus vier, os olhos dos cegos se abrirão, os ouvidos do surdo serão
desimpedidos, os mancos saltarão, e as línguas dos mudos falarão. Jesus aplicou
essa passagem das Escrituras a Si próprio (Lucas 7:22) e, claro que, em Seu
ministério todas essas coisas aconteceram.
Isaias 40:3 declara que alguém clamaria no
deserto: “Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso
Deus." João Batista cumpriu esta profecia quando ele preparou o caminho
para Jesus (Mateus 3:3); Jesus portanto é o SENHOR (Jeová) e nosso Deus.
Miquéias 5:2 prova que o Messias é Deus.
"Mas tu, Belém Efrata... de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e
cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.
Assim o Velho Testamento
afirma claramente que o Messias e Salvador que estava para vir seria o próprio
Deus.
O
Novo Testamento Proclama Que Jesus é Deus
De
acordo com Atos 20:28, a igreja foi comprada com o próprio sangue de Deus, isto
é o sangue de Jesus.
Tomé
confessou que Jesus era Senhor e Deus (João 20:28).
Paulo
descreveu Jesus como" nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo"
(Tito 2:13; a NIV diz:" nosso
grande Deus e Salvador, Jesus Cristo").
Pedro
O descreveu como “nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1:1; as
versões NIV e TAB ambos registram," nosso Deus e Salvador o Jesus
Cristo").
Nossos
corpos são templos de Deus (I Corintios 3:16-17), contudo nós sabemos que
Cristo mora em nossos corações (Efésios 3:17).
A
carta aos Colossenses, enfatiza a divindade de Cristo fortemente.
"Porquanto nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade"
(Colossenses 2:9; veja também 1:19). De acordo com estes versos da Bíblia,
Jesus não é só uma parte de Deus, mas a totalidade de Deus reside nele. Se
houvesse várias pessoas na Divindade, de acordo com Colossenses 2:9 todas eles
habitariam na forma corpórea de Jesus. Nós nos aperfeiçoamos nele (Colossenses
2:10). O que quer que seja que precisamos de Deus podemos achar em Jesus Cristo
sozinho.
Concluímos que o Novo
Testamento testifica a completa Divindade de Jesus Cristo.
Deus
Se Manifestou Na Carne Como Jesus
A afirmação de que Jesus é
Deus implica necessariamente em que Deus assumiu a carne humana. Isso é na
realidade o que a Bíblia diz.
"Aquele que foi manifestado na carne, foi
justificado em Espírito, visto por anjos, pregado entre os gentios, crido no
mundo, recebido em cima na glória" (I Timóteo 3:16; veja o verso 15 para
confirmação adicional de que Deus é o assunto do verso 16). Deus foi
manifestado (feito visível) na carne; Deus foi justificado (manifestado justo)
no Espírito; Deus foi visto por anjos; Deus foi crido no mundo; e Deus foi
recebido em cima na glória. Como e quando tudo isto aconteceu? Em Jesus Cristo.
"No princípio era o Verbo, e o Verbo
estava com Deus, e O Verbo era Deus. E o Verbo foi feito carne”.(João 1:1, 14).
Literalmente, o Verbo (Deus) foi obrigado ou habitou como em tenda na carne.
Quando Deus se abrigou ou se vestiu de carne? Em Jesus Cristo. Ambos os versos
da Bíblia provam que Jesus é Deus - que
Ele é Deus manifestado (revelado, feito conhecido, tornado evidente, exibido,
mostrado) em carne.
Deus é Espírito sem carne e sangue e
invisível ao homem. Para se tornar visível ao homem e para derramar sangue
inocente pelos nossos pecados, Ele tinha que se torn carne.
Jesus
não é um outro Deus ou uma parte de Deus, mas Ele é o Deus do Velho Testamento
encarnado. Ele é o Pai; Ele é Jeová que veio em carne para servir de ponte no
abismo existente entre o homem e Deus e criado pelo pecado do homem. Ele vestiu
carne como um homem veste um manto.
Muitos versos da Bíblia declaram que Jesus
Cristo é o Deus do Velho Testamento revestido de carne com a finalidade de
auto-revelação e reconciliação.
"A saber, que Deus estava em Cristo,
reconciliando consigo o mundo” (II Corintios 5:19).
"Ninguém jamais viu a Deus; o Filho
unigênito que está no seio do Pai é quem o tem revelado [falado, revelou]”
(João 1:18).
"Deus que há vários tempos falou muitas
vezes e de muitas maneiras aos pais pelos profetas, nestes últimos dias nos
falou pelo Filho. O brilho de sua glória, e uma imagem expressa de sua
pessoa". Hebreus 1:1-3.
Jesus
é “a imagem do Deus invisível" (Colossenses 1:15; II Corintios 4:4.
Ele é
Deus ocultou em carne (Hebreus 10:20). Como profetizou Abraão, provavelmente
sem entender o significado completo de suas próprias palavras, “Deus proverá um
cordeiro pra Si meu filho" (Gênesis 22:8). Deus realmente providenciou um
corpo para Si mesmo “: Sacrifício e oferta não quiseste, antes corpo tu
me" preparou (Hebreus 10:5).
Jesus foi o construtor da casa (Deus o Pai e
Criador) e também um filho com maior honra que a própria casa que estabeleceu
Hebreus 3:3-6.
Ele
veio para sua própria criação e para seu próprio povo escolhido, mas eles não O
reconheceram nem O receberam João 1:10-11.
O
Verbo
João capítulo 1 ensina de modo maravilhoso o
conceito de Deus manifesto em carne. No princípio era o Verbo (em grego,
Logos). O Verbo não era uma pessoa separada ou um deus à parte, assim como a
palavra de um homem não é uma pessoa separada dele. O Verbo era antes, o
pensamento ou um plano, na mente de Deus. A Palavra estava no princípio de fato
com Deus era o próprio Deus (João 1:1). A Encarnação existiu na mente de Deus
antes do mundo existir. Na verdade, na mente de Deus o Cordeiro foi morto antes
da fundação do mundo (I Pedro 1:19-20; Apocalipse 13:8).
No grego, logos pode significar a expressão
ou o plano (Proposito) tal como existe
na mente do proclamador - como uma peça
na cabeça de um autor - ou pode significar
o pensamento como proferido ou caso contrário fisicamente expresso - como uma peça encenada em um palco. João 1
diz que o Verbo existia na mente de Deus desde o começo dos tempos. Quando
chegou a hora, Deus pôs Seu plano em ação. Ele pôs carne naquele plano na forma
do homem Jesus Cristo. O Logos é Deus expresso. Como diz John Miller, o Logos é
“Deus anunciando a Si mesmo". De
fato, a versão TAB traduz a última frase
de João 1:1 como: "O Verbo era o próprio Deus." Flandres e Cresson
afirmam," O Verbo era a intenção de Deus de Se auto-revelar". Esse pensamento é destacado posteriormente
pelo versículo 14, que diz que o Verbo encarnado tinha a glória como do
unigênito do Pai, e pelo versículo 18, que afirma que o Filho revelou o Pai.
Na filosofia grega, o Logos passou a
significar razão ou sabedoria como o princípio controlador do universo. Nos
dias de João, alguns filósofos gregos e teólogos judeus influenciados pelos
pensamentos grego (especialmente o pensador judeu, Philo de Alexandria) considerou
no Logos como uma divindade inferior ou secundária, ou o aceitavam como uma
emanação de Deus no tempo. Algumas
heresias cristãs, inclusive uma forma emergente de Gnosticismo, já estavam
incorporando essas teorias em suas doutrinas, e portanto relegando Jesus então
a um papel inferior. João usou deliberadamente a terminologia própria desses
pensadores para refutar estas doutrinas e declarar a verdade. O Verbo não era
inferior a Deus; Ele era Deus (João 1:1). O Verbo não emanou durante um certo
tempo de Deus; estava no princípio com Deus (João 1:1-2). Jesus Cristo, o Filho
de Deus, não era outro senão o Verbo, ou Deus, revelado na carne. Também note
que a palavra grego pros, traduzida como " com" no verso 1, é a mesma
palavra traduzida como " pertencendo a" em Hebreus 2:17 e 5:1. João
1:1 poderia incluir em seus significados, então, o seguinte": O Verbo se
referia a Deus e a Palavra era Deus," ou," O Verbo pertencia a Deus e
era Deus."
Jesus Era o próprio Deus Desde O Princípio
De Sua Vida Humana
Deus foi manifestado na
carne através de Jesus Cristo, mas a que ponto de sua vida Deus realmente
habitou o Filho? A Bíblia declara inequivocamente que a plenitude de Deus
estava em Jesus desde o momento que sua vida humana começou.
Mateus 1:23 diz, “Veja, uma virgem
conceberá, e dará a luz um filho, e ele será chamado pelo nome dele Emanuel que
quer dizer, Deus conosco". Ele era “Deus conosco" desde o Seu
nascimento.
Os
anjos O adoraram em seu nascimento (Hebreus 1:6), Simeão reconheceu a criança
como sendo o Cristo (Lucas 2:26), Ana viu o bebê como sendo o redentor de
Israel (Lucas 2:38), e os magos adoraram a criança (Mateus 2:11).
Miquéias 5:2 atribuía divindade ao Messias em
seu nascimento em Belém, não depois de sua vida em Nazaré ou Seu batismo no Jordão.
Lucas
1:35 explica porque Jesus era Deus desde o princípio de sua vida humana. O anjo
disse a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te
envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será
chamada Filho de Deus”. Jesus nasceu de uma virgem, sua concepção sendo
efetuado pelo Espírito Santo. Por causa disto (“então"), Ele era o Filho
de Deus. Em outras palavras, Jesus é o
Filho de Deus porque Deus, e não um homem, foi responsável por sua concepção.
Deus era literalmente seu Pai. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu seu Filho unigênito". (João 3:16). Gerar significa procriar, ser o
genitor, ou produzir. Jesus foi gerado por Deus no útero da virgem, a Maria.
Isaias 7:14 também liga a concepção da
virgem com o reconhecimento que o Filho assim nascido seria Deus. Em outras
palavras, no momento da concepção, Deus colocou sua natureza divina na semente
da mulher. A criança que nasceria recebeu de Deus naquele momento sua vida e o
lado paterno de sua natureza. Do lado da mãe recebeu a natureza humana de
Maria; do lado do pai (Deus, não José) recebeu a natureza de Deus. Jesus obteve
a natureza divina pelo processo de concepção; Ele não se tornou divino por
algum ato posterior de Deus. Seu nascimento de uma virgem, Jesus estabelece sua
divindade.
Alguns acreditam que Jesus recebeu a
plenitude de Deus em algum momento posterior na vida dele, como, por exemplo,
pela ocasião do seu batismo. Porém, levando em conta o nascimento de uma virgem
e Lucas 1:35 isso não pode ser assim. Jesus recebeu Sua natureza de divindade
como também a natureza de humanidade no momento de Sua concepção. A descida do
Espírito Santo como uma pomba no batismo de Jesus não era um batismo do
Espírito Santo; Jesus já trazia dentro de Si toda plenitude de Deus
(Colossenses 2:9). Antes, Seu batismo, entre outras coisas, aconteceu como uma
unção simbólica para o início de seu ministério terrestre e como uma
confirmação para João Batista de Sua divindade (João 1:32-34).
O
Mistério da Piedade
O fato de Deus ter se
tornado carne que é uma das coisas mais maravilhosas considerado a profundeza
de Deus e incompreensíveis sobre Deus. "E sem controvérsia grande é o
mistério de piedade: Deus foi manifestado na carne…” (II Timóteo 3:16).
Jesus é diferente de qualquer outro homem
que já existiu, ou que jamais existirá. Ele tem duas naturezas; Ele é
completamente Deus e completamente homem. A maior parte dos problemas na mente das
pessoas relativos à Divindade, vem deste grande mistério. Eles não conseguem
entender a dualidade da natureza de Cristo e não podem separar corretamente
esses dois papéis. Eles não podem
compreender como Deus poderia assumir a forma de um bebê e habitar entre os
homens.
É verdade que nós não podemos compreender
completamente o milagre da concepção - a união de Deus e o homem - no útero de
Maria, mas podemos aceitá-lo pela fé. Na realidade, se nós não acreditamos que
Jesus veio em carne, temos um espírito de anticristo (II João 7), mas se aceitamos realmente essa doutrina de
Cristo, teremos o Pai e o Filho (II João
9). Ambos, o Pai e Filho são revelados em Cristo (João 10:30; 14:6-11).
O mistério de Deus em carne foi uma grande
pedra de tropeçando para os judeus. Eles nunca poderiam entender como Jesus,
sendo um homem, poderia também ser Deus (João 10:33). Porque Ele afirmava ser
Deus, eles O rejeitaram e buscaram matá-lo (João 5:18; 10:33).
Jamais houve um mistério quanto às
"pessoas" na Divindade. A Bíblia claramente afirma que há apenas um
Deus, e isso pode ser facilmente entendido por todos. O único mistério a
respeito da Divindade é como Deus pôde vir em carne, como Jesus pôde nascer
tanto Deus quanto homem. Mas a verdade deste mistério tem sido revelada àqueles
que crerem. O mistério de Jesus Cristo foi mantido em segredo desde que o mundo
foi fundado, mas foi revelado na era do Novo Testamento (Romanos 16:25-26;
Colossenses 1:25-27).
UM mistério no Testamento Novo é
simplesmente um plano de Deus que não foi compreendido no Velho Testamento mas que foi feito conhecido a nós. "Nós
podemos entender… o mistério de Cristo que em outras gerações não foi feito
conhecido aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos seus santos
apóstolos e profetas pelo Espírito" (Efésios 3:4-5).
Podemos conhecer o mistério de Deus e do Pai
que é Cristo (Colossenses 2:2; também veja as versões NIV e TAB). Na realidade,
Paulo explicou este mistério dizendo que em Jesus Cristo estão todos os
tesouros da sabedoria, conhecimento, e plenitude de Deus (Colossenses 2:3, 9).
O mistério de Deus foi revelado a nós pelo
Espírito de Deus (I Corintios 2:7-10). Esta revelação vem a nós pela Palavra de
Deus que é iluminada pelo Espírito Santo (I Corintios 2:7-10).
A luz de Cristo que é a imagem de Deus
brilhou em nossos corações (II Corintios 4:3-4). Não há, portanto nenhum
mistério bíblico sobre a Divindade e certamente nenhum mistério sobre o número
de pessoas na Divindade. O único mistério é Cristo, e Ele nos foi revelado! O
mistério de Deus e o mistério de Cristo convergem na Encarnação. É que
simplesmente o único Deus de Israel veio a terra em carne. Este mistério foi
revelado e a Palavra de Deus declara que ele se tornou conhecido a nós hoje.Glória
a Deus.
Jesus
é o Pai
Se há somente um Deus sendo Deus o Pai
(Malaquias 2:10), e se Jesus é Deus, então logicamente segue-se o fato de que
Jesus é o Pai. Para esses que de alguma maneira pensam que Jesus pode ser Deus
e ainda não pode ser o Pai, nós ofereceremos provas bíblicas adicional que o
Jesus é o Pai. Elas servirão também como maior evidência que Jesus é Deus. Na
verdade dois versículos da Bíblia são suficientes para provar este ponto de
vista.
Isaias
9:6 chama o Filho de Pai da eternidade. Jesus é o Filho profetizado e há
somente um Pai (Malaquias 2:10;
“Um só Deus e Pai de todos, O QUAL É SOBRE TODOS(Pai), e POR TODOS(Filho) e EM TODOS(Espírito Santo)
vós.”Efésios 4:6, assim Jesus é Deus o Pai.
Colossenses 2:9 proclama que toda a plenitude
da Divindade habita em Jesus. A Divindade inclui o papel do Pai, assim o Pai
deve habitar em Jesus.
Além
destes dois versículos, o próprio Jesus ensinou que Ele era o Pai. Uma vez,
quando Jesus estava falando sobre o Pai, os Fariseus perguntaram: “Onde está
teu Pai? Jesus respondeu, não me conheceis a mim, nem a meu Pai: se tivessem me
conhecido, também" deveriam ter conhecido meu Pai (João 8:19). Jesus
continuou dizendo: “porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos
pecados" (João 8:24).
Em algumas versões aparece “ele” em itálico
após eu “sou”, fato que indica que “ele” foi acrescentado pelos tradutores, não
existindo no original grego. Jesus estava na verdade se identificando como o
“Eu SOU" de Êxodo 3:14. Os judeus que não entenderam o Ele queria dizer
perguntaram: “Quem és tu?" Jesus respondeu, “Que é que desde o princípio
vos tenho dito?” (João 8:25). Porém, “eles não entenderam que ele lhes falava
do Pai" (João 8:27). Em outras palavras, Jesus tentava dizer-lhes que Ele
era o Pai e o Eu SOU, e que se eles não O aceitassem como Deus morreriam em seus
próprios pecados.
Em
outro lugar Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um" (João 10:30). Alguns
tentam dizer que Ele era um com o Pai assim como um marido e a esposa são um ou
como dois homens podem ser um quando concordam. Esta interpretação tenta debilitar
a afirmativa de Jesus. Porém, outros versos sustentam de nodo completo que
Jesus não era somente o Filho em Sua humanidade, mas também o Pai em sua
divindade.
Por
exemplo, Jesus declarou em João 12:45, “E quem me vê a mim vê aquele que me
enviou". Em outras palavras, se uma pessoa ver Jesus no que diz respeito a
sua divindade, vê o Pai.
Em
João 14:7 Jesus disse a seus discípulos: “Se vós me tivessem conhecido,
conheceríeis também a meu Pai. E desde agora o conheceis e o tendes visto”. Ao
ouvir esta declaração, Filipe replicou: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos
basta" (João 14:8). Em outras palavras, ele pediu que Jesus lhes mostrasse
o Pai e então eles ficariam satisfeitos. A resposta de Jesus foi: “Há tanto
tempo estou convosco e não me tendes conhecido Filipe? Quem me vê a mim, vê o
Pai; e como dizes tu então, mostra-nos o Pai? Tu não crês que eu estou no Pai,
e o Pai em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o
Pai que permanece em mim, é quem faz as obras. Crede-me que eu estou no Pai e o
Pai em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras” (João 14:9-11). Esta
declaração vai além de um simples relacionamento harmonioso; ela pode ser visto
como nada menos que a afirmação de Cristo de ser o Pai manifestado em carne.
Como muitas pessoas hoje, Filipe não tinha compreendido que o Pai é um Espírito
invisível e que o único modo de alguém jamais O ver, seria através da pessoa de
Jesus Cristo.
Jesus disse: “O Pai está em mim, e eu
nele" (João 10:38).
Jesus
prometeu ser o Pai de todos os vencedores
“Quem vencer, herdará todas
as coisas; e EU SEREI SEU DEUS, e
ele SERÁ MEU FILHO.”Apocalipse
21:6-7.
Em João 14:18 Jesus disse: “Não vos deixarei
órfãos; voltarei para vós outros”. A palavra grega traduzida para órfãos é
orphanosque a Concordância Exaustiva de Strong, define como “despojado ('
órfãos), i.e. sem pais”. Jesus estava dizendo: “eu não os deixarei como
órfãos" (NIV e TAB), ou “eu não o deixarei órfão: Voltarei para
vós”.Jesus, falando como o Pai, prometeu que Ele não deixaria seus discípulos
órfãos.
Abaixo se seguem algumas
comparações que oferece prova adicional de que Jesus é o Pai.
Jesus
profetizou que Ele haveria de ressuscitar Seu próprio corpo da morte, em três
dias (João 2:19-21), todavia Pedro pregou que Deus ressuscitou Jesus de entre
os mortos (Atos 2:24).
Jesus
disse que nos mandaria o Consolador (João 16:7), mas disse, também, que o Pai
enviaria o Consolador (João 14:26).
O Pai,
sozinho, pôde trazer os homens a Deus (João 6:44), ainda assim, Jesus disse que
Ele atrairia todos os homens (João 12:32).
No
último dia, Jesus ressuscitará a todos os que crerem (João 6:40), embora Deus o
Pai vivifique (dê vida) aos morto e nos levantará (Romanos 4:17; I Corintios
6:14).
Jesus
prometeu responder às orações daqueles que crêem (João 14:14), mas também disse
que o Pai responderia as orações (João 16:23).
Cristo
é nosso purificador (Efésios 5:26), mas o Pai também nos santifica (Judas 1).
I
João 3:1, 5 afirma que o Pai nos amou e se manifestou para retirar os nossos
pecados, contudo nós sabemos que era Cristo que foi manifestado no mundo para
tirar o pecado (João 1:29-31).
Podemos compreender facilmente tudo isso se
atentarmos para o fato de que Jesus tem uma dupla natureza. Ele é tanto Espírito
como carne, Deus e homem, Pai e Filho. No lado humano Ele é o Filho do homem;
em seu lado divino Ele é o Filho de Deus e é o Pai habitando em carne.
Jesus
é Jeová
As passagens das Escrituras demonstrando que
Jesus é o Pai não enfraquecem nossa prova de que o Jesus é o único Deus. Abaixo
seguem doze versículos das Escrituras provando especificamente que Jesus é
Jeová - o único Deus do Velho
Testamento.
Isaias 40:3 profetizou que uma voz clamaria no
deserto: “Preparai o caminho do SENHOR" (Jeová); Mateus 3:3 diz que o João
Batista é o cumprimento desta profecia. Sabemos que João preparou o caminho do
Senhor Jesus Cristo. Uma vez que o nome Jeová era o nome sagrado para o único
Deus, a Bíblia não aplicaria a nenhum outro que não o Santo de Israel; aqui ele
se refere a Jesus.
Malaquias 3:1 afirma, “De repente virá ao seu
templo o SENHOR, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança". Isto foi cumprido
por Jesus, seja significando o Templo, literalmente, ou seja, significando o
templo do corpo de Jesus (João 2:21).
Jeremias 23:5-6 fala de um Renovo justo de
Davi - uma clara referência ao
Messias - e o chama de “SENHOR JUSTIÇA
NOSSA." (Também veja JeremiaS 33:15-16.) Em outras palavras, Jesus é
"Jeová Justiça Nossa."
Falando de Jeová Isaías diz: "Pelo que o
seu próprio braço lhe trouxe salvação" (Isaías 59:16), “e o seu braço
dominará" (Isaías 40:10). Isaías 53:1-2 descreve o Messias como a
revelação do braço do SENHOR. Então, Jesus o Salvador não é outro Deus, mas uma
extensão de Jeová em carne humana, para trazer salvação ao mundo.
Isaías
profetizou que a glória do SENHOR seria revelada a toda a carne (Isaías 40:5).
Tendo Jeová dito que não daria a sua glória a nenhum outro (Isaías 42:8;
48:11), sabemos que Ele poderia cumprir essa profecia apenas através da
revelação de Si mesmo. De fato, no Novo Testamento encontramos que Jesus tinha
a glória do Pai (João 1:14; 17:5).
Ele é o Senhor da glória (I Corintios 2:8).
Quando Jesus vier novamente, Ele virá na glória do Pai (Mateus 16:27; Marcos 8:38).
Se Jesus tem a glória de Jeová, Ele tem que ser Jeová.
Jeová
disse: “Por isso o meu povo saberá o meu nome: portanto naquele dia saberá que
eu sou quem fala: Eis-me aqui" (Isaías 52:6). Ainda assim sabemos que
Jesus é o único que revelou o Pai, manifestou o nome do Pai, e tornou conhecido
o nome do Pai (João 1:18; 17:6; 17:26). Jesus declarou o nome do Senhor (Salmos
22:22; Hebreus 2:12). Portanto, Ele tem que ser Jeová.
O
SENHOR disse, “Diante de mim se dobrará todo joelho, toda língua jurará" (Isaías
45:23). Paulo citou este versículo das Escrituras para provar que todos
permanecerão diante do trono de julgamento de Cristo (Romanos 14:10-11). Paulo
escreveu, também: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho” (Filipenses
2:10).
Zacarias oferece prova convincente que Jesus é
Jeová. Na passagem começando com Zacarias 11:4, “Assim diz o SENHOR meu
Deus": “Pesaram, pois por meu preço trinta moedas de prata”.Em Zacarias
12:10 Jeová afirmou: “olharão para mim a quem transpassaram”.Claro que, foi
Jesus que foi vendido por trinta moedas de prata e quem foi perfurado (Mateus
26:14-16; João 19:34). Zacarias 12:8 diz com referência ao Messias, “a casa de
Davi será como Deus”.Zacarias escreveu, também “Então virá o SENHOR meu Deus, e
todos os santos com ele" e O descreve lutando contra muitas nações e diz
que naquele dia seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras (Zacarias 14:3-5).
Sabemos que Jesus é aquele que virá de volta ao Monte das Oliveiras como Rei
dos reis e Senhor dos senhores para guerra contra as nações (Atos 1:9-12; I
Timóteo 6:14-16; Apocalipse 19:11-16).
Quando
Paulo, judeu instruído, fariseu dos Fariseus, perseguidor fanático do
Cristianismo, foi ferido na estrada de Damasco por uma luz ofuscante de Deus,
ele perguntou, “Quem és tu, Senhor?" Como um judeu, ele sabia que havia só
um Deus e Senhor, e ele estava perguntando: “Quem és tu, Jeová?" O Senhor
respondeu, “eu sou Jesus" (Atos 9:5).
Embora
Moises tratasse com Jeová Deus, Hebreus 11:26 diz que o Moises considerou o
opróbrio de Cristo como maiores riquezas que os tesouros do Egito. Assim o Deus
de Moises era o Senhor Jesus Cristo.
O Salmo 68:18 descreve uma cena na qual Jeová
ascende ao alto e conduz cativo o cativeiro, contudo nós sabemos que Jesus
ascendeu às alturas e levou cativo o cativeiro. Na realidade, Efésios 4:7-10
aplica essa profecia a Jesus.
Apocalipse 22:6 diz: “o Senhor, o Deus dos
espíritos dos profetas enviou seu anjo" a João, mas verso 16 diz, “eu,
Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas”.
Ainda há muito mais passagens da Bíblia que
identifica Jesus com o único Jeová Deus.
Os
judeus Entenderam Que Jesus Afirmava Ser Deus
Os judeus não compreenderam como Deus
poderia vir em carne. Eles não entenderam Jesus quando em uma ocasião Ele lhes
falou que Ele era o Pai (João 8:19-27). Porém, em muitas outras ocasiões eles
realmente compreenderam sua afirmativa de que era Deus. Uma vez quando Jesus
curou um homem no Sábado sagrado e creditou a obra a seu Pai, os judeus
buscaram matá-lo - não apenas porque Ele
tinha violado o Sábado sagrado, mas porque Ele disse que Deus era Seu Pai,
fazendo-se a Si mesmo igual a Deus (João 5:17-18). Uma outra vez, Jesus disse
que Abraão alegrou ao ver o seu dia.
Quando os judeus lhe perguntaram como poderia
ser isso, Jesus respondeu: “Antes que Abraão existisse, eu sou”.Os judeus
imediatamente reconheceram que Ele afirmava ser o EU SOU - o nome pelo qual Jeová tinha se
identificado em Êxodo 3:14 - então
procuraram apedrejá-lo e matá-lo por causa da blasfêmia (João 8:56-59).
Quando Jesus disse: “Eu e meu Pai somos um”,
os judeus pegaram pedras para lhe atirar por causa da blasfêmia, porque sendo
homem se fazia Deus o Pai (João 10:30-33). Eles tentaram matá-lo quando Ele
disse que o Pai estava nele, novamente porque Ele estava afirmando ser o Pai
(João 10:38-39).
Quando o Jesus perdoou um homem paralítico
de seus pecados, os judeus pensaram que Ele tinha blasfemado porque sabiam que
só Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25). Jesus, sabendo seus pensamentos,
curou o homem; mostrando desse modo Seu o poder divino e provando Sua divindade
(Lucas 5:20-26).
Os judeus tinham razão ao acreditar na
existência de um só Deus, ao acreditar que apenas Deus perdoa os pecados, e ao
compreender que Jesus estava afirmando ser o único Deus (o Pai e Jeová). Eles
só estavam errados porque eles recusaram a crer naquilo que Jesus afirmava.
É espantoso como algumas pessoas hoje em dia
não só rejeitam a afirmativa do Senhor a respeito da sua verdadeira identidade,
como também deixam de compreender o que Ele realmente afirmou. Até mesmo os
judeus contrários a Jesus perceberam que Jesus afirmava ser Deus, o Pai, e
Jeová, mas alguns hoje não conseguem ver o que as Escrituras declaram tão
claramente.
Jesus
É O Único No Trono
Há um só trono nos céus e apenas Um, sentado
no trono. João descreve isso em Apocalipse 4:2: “E imediatamente eu me achei em
espírito; e eis armado no céu, um trono, e no trono alguém assentado”.Sem
dúvida esse alguém é Deus porque os vinte e quatro anciões ao redor do trono se
dirigem a Ele dizendo: " Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus o
Todo-poderoso aquele que era e é, e que há de vir" (Apocalipse 4:8).
Quando nós compararmos essa passagem a Apocalipse 1:5-18, descobrimos uma
notável semelhança entre a descrição de Jesus e do Único sentado no trono.
"Eu sou Alfa e Omega, o começo e o fim, diz o Senhor que é e que era, e
que há de vir, o Todo-poderoso" (Apocalipse 1:8).
Os versos 5-7 deixam claro que Jesus é
aquele de quem se fala no verso 8. Além disso, Jesus é claramente o assunto de
Apocalipse 1:11-18. No verso 11, Jesus se identificou como o Alfa e Omega, o
primeiro e o último. Nos versos 17-18 Jesus disse: “Eu sou o primeiro e o
último; Eu sou aquele que vive, estive morto; mas eis que estou vivo
eternamente, Amém; e tenho as chaves da morte e do inferno”. Desde o primeiro
capítulo de Apocalipse, portanto, encontramos que Jesus é o Senhor, o
Todo-poderoso, e Aquele que é, que era, e que há de vir. Desde que as mesmas
condições descritivas e títulos se aplicam a Jesus e ao Único sentando no
trono, não é outro senão Jesus Cristo.
Há ainda maior fundamento para essa
conclusão. Apocalipse 4:11 nos diz que o Único no trono é o Criador, e nós
sabemos que Jesus é o Criador (João 1:3; Colossenses 1:16). Além disso, o Único
no trono é merecedor de receber glória, honra, e poder (Apocalipse 4:11); nós
lemos que o Cordeiro que foi sacrificado (Jesus) é merecedor de receber poder,
riquezas, sabedoria, força, honra, glória, e louvor (Apocalipse 5:12). Apocalipse
20:11-12 nos diz que o Único no trono é o Juiz, e nós sabemos que o Jesus é o
Juiz de todos (João 5:22, 27; Romanos 2:16; 14:10-11). Nós concluímos que Jesus
é Aquele que está no trono em Apocalipse 4.
Apocalipse 22:3-4 fala do trono de Deus e do
Cordeiro. Estes versos falam de um trono, uma face, e um nome. Então, Deus e o
Cordeiro devem ser o único Ser que tem uma face e um nome e que está sentado no
trono. A única pessoa que é tanto Deus e o Cordeiro é Jesus Cristo. (Para
estudo sobre o Ancião de Dias, em Daniel
A
Revelação de Jesus Cristo
O Livro do Apocalipse contém muitas outras
afirmações valiosas a respeito da divindade de Jesus. O propósito de Deus ao
fazer com que João escrevesse o livro, era revelar ou desvelar Jesus Cristo,
não somente revelar os acontecimentos futuros. Na realidade, todas as escritas
de João enfatizam a unidade de Deus, a deidade de Cristo, e a natureza dual de
Cristo. João escreveu o Evangelho de João de forma que crêssemos que Jesus é o
Cristo, o Filho de Deus (João 20:31). Aceitar Jesus como Filho de Deus
significa aceitá-lo como Deus, porque o título “Filho de Deus" significa
simplesmente Deus manifestado na carne.
O
Livro do Apocalipse não é nenhuma exceção.
Apocalipse 1:1 nos fala que
o livro é a revelação de Jesus Cristo. A palavra grega para revelação é
apokalupsis do qual nós obtemos a palavra apocalipse. Significa literalmente um
desvendar ou um descobrir. Certamente o livro é uma profecia de coisas por vir,
mas um das principais razões para esta profecia é revelar Cristo - mostrar quem Ele realmente é. O estudante
zeloso da Bíblia deve buscar entender as predições no livro; mas, mais
importante, ele deverá buscar compreender a razão dessas profecias. Ele deve
buscar entender a revelação de Jesus Cristo nestes eventos futuros.
O Livro do Apocalipse apresenta Jesus tanto
em sua humanidade quanto em Sua divindade. Ele é o Cordeiro por causa de nossos
pecados, mas Ele é também o Deus Todo-poderoso.
O
Livro de Apocalipse diz que:
1 Testemunha fiel O profeta
e apóstolo 1:5
2 Primogênito dos mortos 1:5
3 Soberano dos reis 1:5
4 Alfa e Omega 1:8,
11; 21:6; 22:13
5 Princípio e Fim 1:8;
21:6;
6 Aquele que é, que era, e que há de vir 1:8; 4:8
7 O Todo-poderoso 1:8;
4:8
8 Filho do homem O mesmo
que Ancião de Dias em Daniel 7:9 1:13
9 Primeiro e último 1:17;
22:13
10 Aquele que vive, esteve morto, está vivo pelos séculos dos
séculos 1:18
11 Possuidor dos sete Espíritos 3:1;
5:6
12 Único no trono 4:2
13 Deus 4:8;
21:7
14 Criador 4:11
15 Leão da tribo de Judá Humanidade 5:5
16 Raiz de Davi O criador
de Davi 5:5; 22:16
17 Cordeiro Sacrifício
pelos pecados 5:6
18 Redentor 5:9
19 Fiel 19:11
20 Verdadeiro 19:11
21 Verbo de Deus 19:13
22 Rei dos reis 19:16
23 Senhor dos senhores 19:16
24 Geração de Davi Humanidade 22:16
25 Brilhante estrela d'alva 22:16
Cada um destes títulos e
papéis é uma revelação maravilhosa de Jesus. Junto, eles representam um retrato
daquele que veio em carne, morreu, e ressuscitou, mas, também, o Único que vive
pelos séculos dos séculos o Senhor Deus Todo-poderoso.
O último capítulo do Apocalipse descreve
Deus e o Cordeiro no singular (Apocalipse 22:3-4) e identificam o Senhor Deus
dos santos profetas como Jesus (Apocalipse 22:6, 16). Essas referências nos
dizem que o Senhor Jesus Cristo é o Deus da eternidade e que Ele aparecerá com
Seu corpo humano glorificado (o Cordeiro) por toda a eternidade. A glória de
Deus será a luz da Nova Jerusalém brilhando através do corpo glorificado de
Jesus (Apocalipse 21:23). Estes capítulos finais do Livro de Apocalipse
descrevem como Deus revelará (desvendará) a Si mesmo em toda a Sua glória para
todos eternamente. Eles nos contam que Jesus é o Deus eterno e que Jesus se
revelará como Deus pelos séculos dos séculos. Então, o livro realmente é a
revelação de Jesus Cristo.
Jesus
Tem Todos os Atributos e Prerrogativas de Deus
Se mais alguma prova for necessária para
demonstrar que Jesus é Deus, podemos comparar os atributos de Jesus com os
atributos de Deus. Fazendo assim nós descobriremos que Jesus possui todos os
atributos e prerrogativas de Deus, particularmente aqueles que podem pertencer
apenas a Deus. Em Sua humanidade, Jesus é visível, limitado a um corpo físico,
fraco, imperfeito em poder, e assim por diante. Em Sua natureza divina, porém,
Jesus é Espírito; pois Romanos 8:9 fala do Espírito de Cristo. Em Sua
divindade, Jesus era e é onipresente. Por exemplo, em João 3:13 Jesus se
referiu ao “Filho do homem que está no céu" embora Ele ainda estivesse na
terra. Sua onipresença explica porque Ele podia dizer ainda na terra usando o
tempo presente do verbo: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu
nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18:20).
Em outras palavras, enquanto a plenitude do
caráter de Deus estava localizado no corpo humano de Jesus, o Espírito
onipresente de Jesus não podia estar assim limitado. Enquanto Jesus caminhava
pela terra como homem, Seu Espírito estava em todos os lugares ao mesmo tempo.
Jesus também é onisciente; porque Ele podia
ler pensamentos (Marcos 2:6-12). Ele conheceu Natanael antes que ele O
conhecesse (João 1:47-50). Ele sabe todas as coisas (João 21:17), e toda a
sabedoria e conhecimento estava escondidos n’Ele (Colossenses 2:3).
Jesus é onipotente; Ele tem todo o poder, é o
cabeça de todo o principado e potestade, e é o Todo-poderoso (Mateus 28:18;
Colossenses 2:10; Apocalipse 1:8).
Jesus é imutável (Hebreus 13:8). Ele é
eterno e também imortal (Hebreus 1:8-12; Apocalipse 1:8, 18).
Somente Deus deveria receber adoração (Êxodo
20:1-5; 34:14), contudo Jesus recebeu adoração em muitas ocasiões e será
adorado de toda a criação (Lucas 24:52; Filipenses 2:10; Hebreus 1:6). Somente
Deus pode perdoar pecado (Isaias 43:25), contudo Jesus tem poder para perdoar
pecados (Marcos 2:5). Deus recebe os espíritos dos homens (Eclesiastes 12:7),
contudo Jesus recebeu o espírito de Estevão (Atos 7:59). Deus é o edificador
dos céus (Hebreus 11:10), contudo Jesus é o edificador dos céus (João 14:3).
Então, nós vemos que Jesus tem todos os atributos e prerrogativas que pertencem
apenas a Deus.
Além disso, Jesus demonstra todas as outras
características que Deus possui. Por exemplo, enquanto na terra Jesus
demonstrava emoções piedosas como alegria, compaixão, e tristeza (Lucas 10:21;
Marcos 6:34; João 11:35). A Bíblia testifica também que Ele tem os atributos
morais de Deus. Abaixo encontramos uma lista de alguns atributos morais de
Jesus que corresponde a esses de Deus.
Jesus
Tem a Natureza Moral de Deus
1 amor Efésios 5:25
2 luz João 1:3-9
3 Santidade Lucas 1:35
4 Misericórdia Hebreus
2:17
5 Bondade II Corintios
10:1
6 Retidão II Timothy
4:8
7 bondade Mateus 19:16
8 Perfeição Efésios 4:13
9 Justiça Atos 3:14
10 Fidelidade Apocalipse 19:11
11 Verdade João 14:6
12 Graça João1: 16-17
Conclusão
Final
O Jesus é tudo que a Bíblia descreve que
Deus é. Ele tem todos os atributos, prerrogativas, e características do próprio
Deus. Para colocar de modo bem simples, tudo o que Deus é, Jesus é também.
Jesus é o único Deus. Não há melhor modo de sintetizar tudo que dizer com o
inspirado Apóstolo Paulo: “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da
Divindade. Também nele estais aperfeiçoados" (Colossenses 2:9-10).
Que o Senhor Jesus Cristo
nosso único Deus e Pai te abençoe com todas as bênçãos de seu desvelar tanto agora
como na eternidade.
TODA
HONRA, TODA GLÓRIA SEJA DADA AO ÚNICO DEUS, QUE ERA, QUE É, QUE HÁ DE VIR O
DEUS TODO PODEROS, REI DE REIS E SENHOR DE SENHORES BENDITO ETERNAMENTE DESDE
HOJE COMO PARA TODO SEMPRE, AMÉM
O
Senhor já vos tem abençoado
Abraço
fraternal
FRANREZ
SE DESEJAR E SENTIR DE
COLABORAR COM ESTE MINISTÉRIO
DOAÇÕES:
BANCO CAIXA ECONOMICA
FEDERAL
CONTA: 1417067-5
AGÊNCIA: 0081
“Cada um contribua segundo propôs no seu
coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com
alegria.”IICo.9:7.
E-mail:testemunhashoje@gmail.com
testemunhashoje-testemunhashoje.blogspot.com/
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