FACULDADE
DE TEOLOGIA
TESTEMUNHAS
HOJE
CURSO LIVRE
APOSTILA TEOLÓGICA ENGLISH
II
ENGLISH II –
01 – ADJETIVO e ADVÉRBIO
Adjetivo
→ não tem gênero: o mesmo
adjetivo é usado para masculino e feminino.
Eg.: a good boy (um bom
menino)
a good girl (uma boa
menina)
→ não varia em número
(singular e plural)
Eg.: one fat man (um homem
gordo) five fat men (cinco homens gordos)
one big car (um carro
grande) ten big cars (dez carros grandes)
O adjetivo sempre precede o
substantivo. Esta regra também é válida quando são apresentados dois ou mais
adjetivos. Como em Português, é usado para qualificar o substantivo.
Eg.: a tall, thin and
beautiful girl (uma garota alta, magra e linda)
a beautiful and colorful
garden, (um jardim lindo e colorido)
a tropical and wonderful
country (um país tropical e maravilhoso)
a charming, elegant and
blond girl (uma garota charmosa, elegante e loura)
SOME ADJECTIVES Personality
and Characteristics Physical Appearance
Thin / Skinny / Slim
(magro)
Polite ≠ Impolite (educado
≠ sem educação/mal edudado)
Fat / Chubby (gordo /
gorducho)
Nervous ≠ Calm (nervoso ≠
calmo)
Handsome (bonito – para
homens)
Dynamic ≠ Lazy (dinâmico ≠
preguiçoso)
Pretty / Beautiful (bonita
– para mulheres)
(Dis)organized ≠ Organized
(disorganizado ≠ organizado)
Ugly (feio – para homens e
mulheres)
Intelligent ≠ Dumb, Idiotic
(inteligente ≠ burro, idiota)
Fancy / Elegant (elegante)
Sweet ≠ Rude (meigo ≠ rude)
Tall (alto)
Anxious (ansioso)
Of medium height (altura
mediana)
Creative (criativo)
Short (baixo)
(Dis)honest ≠ Honest
(desonesto ≠ honesto)
Athletic (atlético)
Hyperactive (hiperativo)
Strong (forte)
Outgoing = Extrovert
(extrovertido)
Weak (fraco)
Shy # Outgoing (tímido ≠
extrovertido)
Conservative (conservador)
Talkative ≠ Silent (falante
≠ silencioso)
Modern # Tacky (moderno ≠
brega)
Advérbio
Enquanto o adjetivo é
relacionado ao substantivo, o advérbio é relacionado ao verbo ou a outro
advérbio.
Eg.: ■ John
is a careful driver. John drives carefully.
(adj) (noun) (verb) (adv)
(João é um motorista
cuidadoso) (João dirige cuidadosamente)
■ He is
a fast worker. He works fastly
(adj) (noun) (verb) (adv)
(Ele é um trabalhador
rápido) (Ele trabalha rapidamente)
Os advérbios podem ser
derivados de adjetivos ou podem ter a mesma forma do adjetivo. Neste último
caso, existe uma situação similar quando nós falamos em Português, por exemplo:
“She is a beautiful girl.”
; “She sings beautiful.”
“Ela é uma menina bonita.”
; “Ela canta bonito.”
(adj) (adv)
OBSERVAÇÕES:
a) Para formar um advérbio,
em muitos casos, só anexamos o sufixo ‘ly’ ao adjetivo.
Eg.: quick – quickly
(rápido – rapidamente); perfect – perfectly (perfeito – perfeitamente) ;
slow – slowly (lento –
lentamente); certain – certainly (certo – certamente)
b) Quando o adjetivo
termina em ‘l’, acrescentamos ‘ly’ e a consoante ‘l’ fica dupla.
Eg.: careful – carefully
(cuidadoso – cuidadosamente); practical – practically (prático – praticamente)
c) Adjetivos terminados em
‘ic’ – adicionamos ‘ally’:
Eg.: tragic – tragically
(trágico – tragicamente); fantastic – fantastically (fantástico –
fantasticamente);
specific – specifically
(específico – especificamente)
d) Adjetivos terminados em
‘y’, precedidos por consoante – eliminamos o ‘y’ e adicionamos ‘ily’:
Eg.: heavy – heavily
(pesado – pesadamente); lazy – lazily (preguiçoso – preguiçosamente); primary
– primarily (primeiro –
primeiramente); happy – happily (feliz – felizmente)
e) Adjetivos terminados em
‘le’ – eliminamos o ‘le’ e adicionamos ‘ly’:
Eg.: horrible – horribly
(horrível – horrívelmente); simple – simply (simples – simplesmente) ; subtle –
subtly (sutil – sutilmente)
Advérbios de Frequência –
Eles são colocados entre o sujeito e o verbo.
Always (sempre), often
(frequentemente), sometimes (algumas vezes), usually (usualmente), rarely
(raramente), never (nunca).
Eg.: I always eat fruits
and vegetables. (Eu sempre como frutas e vegetais)
Peter sometimes arrives
late. (Pedro algumas vezes chega atrasado)
OBS.: ■
Quando usamos o Verbo ‘To Be’ os Advérbios
de Frequência são colocados depois do verbo.
Eg.: He is never late. (Ele
nunca está atrasado.)
■
Quando usamos mais de um adjetivo antes do substantivo é preciso seguir a
seguinte ordem: Opinion (opinião), Size (tamanho), Age (idade), Color (cor), Origin
(origem), Material (material), Purpose (propósito / utilidade) e por último o
substantivo que está sendo qualificado.
Advérbios de Intensidade –
qualifica e reforça adjetivos, verbos e advérbios.
Very, too, much, too much,
very much, enough.
Eg.: John is a very special
boy. (João é um garoto muito especial)
The coffee is too sweet.
(Este café está muito doce)
Jack is much taller than
Peter. (Jack é muito mais alto do que Pedro)
He drank too much and felt
bad. (Ele bebeu demais e se sentiu mal)
I like English very much.
(Eu gosto demais de Inglês)
We have enough gasoline for
the whole trip.
(Nós temos gasolina
suficiente para toda a viagem)
===========================================================================
The New Testament:
Evangels
Mateus, Marcos, Lucas, João
Matthew, Mark, Luke, John
History
Atos dos Apóstolos Acts of
Apostles
EXERCÍCIOS:
1) Complete as frases com
as seguintes palavras:
near (perto) – special
(especial) – curious (curiosa) – fast (rápido) – hard (difícil)
a) The accident happened
because he was driving too ________________.
(O acidente aconteceu
porque ele estava dirigindo muito …)
b) This is a
_____________________ situation. (Esta é uma … situação)
c) Our last exam was very
____________. (Nosso último exame foi muito …)
d) My cousin Rita is a very
___________ girl. She asks about everything.
(Minha prima Rita é uma
garota muito …. Ela pergunta sobre tudo)
e) The new supermarket is
going to be __________ the gas station.
(O novo supermercado será …
do posto de gasolina)
2) Complete as frases com
as seguintes palavras:
clearly (claramente) –
normally (normalmente) – silently (silenciosamente) – possibly (possivelmente)
– hardly (dificilmente)
a) He opened the door so
______________ that nobody noticed it.
(Ele abriu a porta tão …
que ninguém notou.)
b) Mark fell from the
bicycle and ___________ broke his arm.
(Mark caiu da bicicleta e …
quebrou seu braço.)
c) Can you speak more
______________, please? (Você pode falar mais …, por favor?)
d) When the winter starts,
temperatures are _______________ not very cold.
(Quando o inverno chega,
temperaturas são ... não muito frias.)
e) I am so busy today that
I ____________ will have time to eat.
(Eu estou tão ocupado hoje
que eu … terei tempo para comer.)
02 – “QUESTION WORDS”
Who (sobre pessoas) - Who
is your husband? (Quem é o teu marido?)
Why (razão) - Why do you
study English? (Por que você estuda Inglês?)
What (sobre coisas) - What
is your name? (Qual é o teu nome?)
What time (horas) - What
time is it? (Que horas são?)
Where (localização) - Where
is your church? (Onde é a tua igreja?)
Which (opções) - Which kind
of food do you prefer? (Que tipo de comida você prefere?)
When (sobre tempo) - When
is your birthday? (Quando é o teu aniversário?)
Whose (sobre posse) - Whose
is this bag? or Whose bag is this? (De quem é esta bolsa?)
Whom (sobre sujeito) - Whom
did you meet at the beach? (Quem você encontrou na praia?)
How (maneira / modo) - How
is your mother? (Como vai tua mãe?)
How many (sobre quantidade
– contável) - How many pencils do you have?
How much (sobre quantidade
– incontável / preço) - How much is it? (Quanto custa?)
How much (about quantity –
uncountable nouns / price) - What is the price? (Qual é o preço?)
How long (sobre duração de
tempo) - How long have you been here?
(Quanto tempo você tem
estado aqui?)
- How long is the trip?
(Quanto tempo é a viagem?)
How long (sobre
comprimento) - How long is this room?
(Qual é o comprimento dessa
sala?)
How often (sobre
frequência) - How often do you go to the beach?
(Com que frequência você
vai à praia?)
How old (sobre idade) - How
old are you? (Quantos anos você tem?)
How tall (sobre altura) -
How tall are you? (Qual é a tua altura?)
How far (sobre distância) -
How far is it? (Qual é a distância?)
How deep (sobre
profundidade) - How deep is this river?
(Qual é a profundidade
desse rio?)
How heavy (sobre peso) -
How heavy is this athlete?
(Qual é o peso desse
atleta?)
How big (sobre tamanho) -
How big is the school?
(Qual é o tamanho dessa
escola?)
EXERCÍCIOS:
1) Relacione as colunas:
1. Where ( ) is your best
friend? (Quem é teu melhor amigo?)
2. What time ( ) is your
mother’s name? (Qual é o nome da tua mãe?)
3. What ( ) is your English
class? (Quando é a tua aula de Inglês?)
4. When ( ) do you usually
wake up? (Que horas você usualmente acorda?)
5. Who ( ) is your father
right now? (Onde está teu pai exatamente agora?)
2) Crie perguntas com os
‘question words’ abaixo:
a) How many
_____________________________________________________? (Quantos – contável)
b) How often
_____________________________________________________? (Quando – frequência)
c) Why
__________________________________________________________? (Por que)
d) Where
________________________________________________________? (Onde)
e) When
_________________________________________________________? (Quando)
3) Escreva as perguntas de
acordo com as respostas:
a)
___________________________________________________?
I make chocolate cake. (Eu
faço bolo de chocolate.)
b) ___________________________________________________?
John works at the
supermarket. (João trabalha no supermercado.)
c)
___________________________________________________?
I prefer the blue ones on
the table? (Eu prefiro os azuis sobre a mesa.)
d)
___________________________________________________?
Sue visits us. (Sue nos
visita.)
e)
___________________________________________________?
I come from school at ten
pm. (Eu venho da escola às 10 horas da noite.)
f)
___________________________________________________?
I have two Bibles. (Eu
tenho duas Bíblias.)
g)
___________________________________________________?
It costs 78 reais. (Ele
custa R$ 78,00.)
03 – PREPOSIÇÃO
Preposições são palavras
invariáveis que ligam e relacionam dois termos de uma frase.
Preposições de Tempo: AT, ON
e IN
AT – tempo específico;
noite; alguns feriados
Eg.: at eleven o’clock; at
night; at Christmas (às 11 horas; à noite; no Natal)
ON – datas específicas;
dias da semana
Eg.: on April 10th; on
Tuesday (em 10 de Abril; na terça-feira)
IN – era/período, século,
anos, meses do ano, estações do ano e partes do dia.
Eg.: in the middle age; in
the 21st century; in 2010; in March; in spring; in the morning
(na Idade Média; no Século
21; em 2010; em Março; na primavera; de manhã)
Parts of the day: (Partes
do dia) → (IN) + the
Morning, afternoon, evening
(Manhã, tarde, noite)
Days of the week: (Dias da
semana) → (ON)
Sunday, Monday, Tuesday,
Wednesday, Thursday, Friday, Saturday
(Domingo, Segunda-feira,
Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado)
Months of the year: (Meses
do ano) → (IN)
January, February, March,
April, May, June, July, August, September, October, November, December
(Janeiro, Fevereiro, Março,
Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro)
Seasons of the year:
(Estações do ano) → (IN)
Spring, Summer, Autumn or
Fall, Winter (Primavera, Verão, Outono, Inverno)
Prepositions of Place
(Preposições de Lugar): AT, ON, IN AT – specific address, public place
(endereços específicos, lugares públicos): at 209 Engenho Novo Street; at the
club; at the airport; at a party (na Rua Engenho Novo, 209; no clube; no
aeroporto; em uma festa) AT – formando expressões como: at home, at the
airport, at the cinema, at the restaurant, at the library, at the bookstore, at
the mall, at school (em casa, no aeroporto, no cinema, no restaurante, na
biblioteca, na livraria, no shopping, na escola) Eg.: The children are AT
school now. (As crianças estão na escola agora.) ON – street, avenue, square
(rua, avenida, praça) on Dias da Cruz Street; on Rio Branco Avenue; on Saens
Pena Square (na Rua Dias da Cruz; na Avenida Rio Branco; na Praça Saens Pena)
ON – antes de palavras como: farm (fazenda), beach (praia), river (rio), lake
(lago), coast/seashore (costa, margem, litoral) Eg.: The boys are spending
their vacation ON the farm / the beach. (Os meninos estão passando suas férias
na fazenda / na praia.) ON – formando expressões como: on the plane (no avião),
on the ship (no barco), on the radio (no rádio), on the phone (ao telefone), on
TV (na TV), on board (a bordo), on vacation (em férias), on foot (a pé), on
page 26 (na página 26), on the road (na estrada) Eg.: They are once again ON
the road. (Eles estão mais uma vez na estrada) = viajando IN – district /
neighborhood (bairro), city (cidade), country (país), continent (continente),
kinds of residence (tipos de residência) Eg.: in Méier; in Rio de Janeiro; in
Brazil ; in Asia; in a house / in an apartment OBS.: - AT is used in holidays
without the word ‘day’ (AT é usado em feriados sem a palavra ‘dia’) Eg.: Bob
will travel AT Christmas. (Bob viajará no Natal.) OBS : - AT is used before the
expressions: noon, midday, midnight, dawn (AT é usado antes das expressões:
meio-dia, meia-noite, madrugada) Eg.: The lunch will be served AT noon. (O almoço
será servido ao meio-dia) OBS : - AT is used in terms of seats, without
necessarily indicate ‘in’ (AT é usado em termos de lugar, sem necessariamente
indicar ‘dentro’) Eg.: Bob is AT the door. (Bob está à porta) The girl is AT
the bus stop. (A garota está no ponto de ônibus)
Other prepositions: About:
sobre, a respeito de: Tell me about your life. (Conte-me sobre sua vida) Above:
acima de: John’s apartment is above Mara’s. (O apartamento de John é acima do
da Mara) Across: através de: The dog swims across the river. (O cachorro nada
através do rio.) After: depois de: She always arrives after 9 o’clock. (Ela
sempre chega depois das 9 horas.) Against: contra: The motorbike hit against
the wall. (O motociclista bateu contra a parede.) Among: entre (vários): The
pencil is among the books. (O lápis está entre os livros.) Around: em volta de:
They travel around the world. (Eles viajam em volta do mundo.) Before: antes
de: She never arrives before 7 o’clock. (Ela nunca chega antes das 7 horas.)
Behind: atrás de: Tim is behind Peter. (Tim está atrás do Peter.) Below: abaixo
de: The principal item is below the first point. (O item principal está abaixo
do primeiro ponto.) Beside: ao lado de: The earphones are beside the monitor.
(Os fones de ouvido estão ao lado do monitor.) Besides: além de: Besides
English, she can also speak Portuguese. (Além de Inglês, ela também pode falar
Português.) Between: entre (dois): He seats between two old ladies. (Ele senta
entre duas velhas senhoras.) Beyond: além de: The valley is beyond the
mountains. (O vale está além das montanhas.) But: exceto: Everybody goes to the
party, but Philip. (Todo mundo vai para a festa, exceto Philip.) By: por,
junto, ao lado de: This book was written by James Blant. (Esse livro foi
escrito por James Blant.) / They seat side by side.. (Eles sentam lado ao
lado.) Down: abaixo, para baixo. Their house is down of mine. (A casa deles
está abaixo da minha.) Up: acima, para cima: They seat up the hill. (Eles
sentam sobre a montanha.) During: durante: He was in the army during the war.
(Ele estava no exército durante a Guerra.) For: a favor de: Who is not for us
is against us. (Quem não é a favor de nós é contra nós.) For: por, para, há
(tempo): The train for Moscow leaves at noon. (O trem para Moscou sai meio dia.)
/ Fresh air is good for health. (Ar fresco é bom para saúde.) From: de
(origem): Where are you from? (De onde você é?) In front of: na frente de:
Peter is in front of Tim. (Peter está na frente do Tim.)
Inside / Outside: dentro de
/ fora de: Let the dog sleep inside / outside the house. (Deixe o cachorro
dormir dentro / fora de casa.) Instead of : em vez de: You should be studying
instead playing video-games. (Você deveria estar estudando em vez de jogando
video-game.) Into: para dentro, em: The cars disappeared into the river. (Os
carros desapareceram dentro do rio.) Like: como: When I travel is like to
experience a new life. (Quando eu viajo é como experimentar uma nova vida.)
Near: perto de: The post office is near the cathedral. (O correio é perto da
catedral.) Off: para fora (de uma superfície): Mark fell off his bed. (Mark
caiu para fora de sua cama.) Out of: para fora de: Take these books out of the
box. (Tire esses livros para fora da caixa.) Over: acima de, por cima de: There
are over 1.000 people in the concert. (Há acima de mil pessoas no show.) /
Throw the stone over the wall. (Jogue a pedra por cima do muro.) Since: desde:
He is king since last century. (Ele é rei desde o século passado.) Through:
através de: The soldiers walk through the forest. (Os soldados caminham através
da floresta.) Until / till: até (tempo): The book arrives until tomorrow. (O
livro chega até amanhã.) To: para: Teresa will go to France next week. (Teresa
irá para França na próxima semana.) Towards: para, em direção a: The boy threw
the stone towards the window. (O menino jogou a pedra em direção à janela.)
Under: embaixo de: The cat eats under the bed. (O gato come embaixo da cama.)
With / without: com / sem: Go with us! (Vá conosco!) / I don’t go without you.
(Eu não vou sem você.) Within: dentro de: The candies came within the red box.
(Os doces vieram dentro da caixa vermelha.)
===========================================================================
Paulo’s Letters
Romanos, I Coríntios, II
Coríntios, Gálatas, Efésios,
Romans, 1 Corinthians, 2
Corinthians, Galatians, Ephesians,
Filipenses, Colossenses, I
Tessalonicenses, II Tessalonicenses,
Philippians, Colossians, 1
Thessalonians, 2 Thessalonians,
I Timóteo, II Timóteo,
Tito, Filemon
1 Timothy, 2 Timothy, Tito,
Filemon
EXERCÍCIOS:
1) Complete as sentenças
com as preposições do quadro:
for – from – among – to –
against
a) Jane seats
_______________ the students. (Jane senta … os alunos)
b) They run approximately
four ______________ six kilometers every day.
(Eles correm
aproximadamente 4 … 6 quilômetros todo dia)
c) The new experiment is
going to be very important _________ all the students.
(Os novos experimentos
serão muito importantes ... todos os alunos)
d) There is a demonstration
_______________ pollution tonight.
(Existe uma demonstração
... poluição esta noite)
e) The color of electric
light is different ______________ the color of sunlight.
(A cor da luz elétrica é
diferente ... da color da luz do sol)
2) Complete as sentenças
com as preposições do quadro:
under – over – below –
above – about
a) Just look at those stars
______________ us. (Só olhe aquelas estrelas … nós)
b) What is that
____________ the sofa? Your shoes? (O que é aquilo ...do sofá? Teus sapatos?)
c) The picture is
______________ the table. (O quadro está … a mesa)
d) In winter, the
temperature in Moscow is usually _______________ zero.
(No inverno, a temperatura
em Moscou é usualmente .... zero)
e) We need information
_____________ that machine. (Nós precisamos de informação … aquela máquina)
3) Relacione as colunas:
( 1 ) Day of the week
( 2 ) Month
( 3 ) Season
( 4 ) Date
( 5 ) Part of the day
( 6 ) Specific time
( ) January ( ) Tuesday ( )
noon ( ) midnight
( ) May ( ) morning ( )
spring ( ) August 11th
( ) nine thirty ( ) August
( ) July ( ) Sunday
( ) April 10th ( ) fall /
autumn ( ) Saturday ( ) Thursday
( ) afternoon ( ) night ( )
weekend ( ) eleven o’clock
04 – PRONOMES
Subject Pronouns Object
Pronouns
Singular Plural Singular
Plural
I We Me Us
You You You You
He They Him Them
She They Her Them
It They It Them
Possessive Adjectives
Pronouns Possessive Pronouns
Singular Plural Singular
Plural
My Our Mine Ours
Your Your Yours Yours
His Their His Theirs
Her Their Hers Theirs
Its Their Its Theirs
Reflexive Pronouns
Singular Plural
Myself Ourselves
Yourself Yourselves
Himself Themselves
Herself Themselves
Itself Themselves
→ Possessive Adjective
Pronous ocupam a posição na frase antes do substantivo. São chamados de
‘Possessive Adjetive Pronouns’ porque ocupam o lugar do adjetivo na frase.
Eg.: This is a big house.
This is her house.
→ Possessive Pronouns:
nunca são usados antes do substantivo. Eles são usados para substituir a
construção: possessive adjective pronoum + noun (pronome adjetivo possessivo +
substantivo).
Eg.: Is that book still
your book? → Aquele livro ainda é teu livro?
Is that book still yours? →
Aquele livro ainda é teu?
■ Eles
sempre concordam com a pessoa que possui alguma coisa e nunca com o objeto
possuído.
Eg.: I have my money and
you have yours. (Eu tenho o meu dinheiro e você tem o teu)
■ Eles
podem ser usados em construções com ‘of’.
Eg.: Sylvia and Claudia are
good friends of ours. (Sylvia e Cláudia são boas amigas nossas.)
Let me introduce you a
friend of mine. (Deixe-me apresentar um amigo meu.)
I would like to read some
poems of yours. (Eu gostaria de ler alguns poemas teus.)
■ O ‘s’ no final de ‘yours’, ‘its’, ‘ours’ and ‘theirs’ não indica plural.
■ Em
Inglês, os pronomes para a
segunda pessoa do singular e do plural têm a
mesma forma. A exceção é
em relação aos pronomes
reflexivos.
Eg.: You do your homework
yourself. (Você faça teu dever de casa você mesmo.)
You do your homeworks
yourselves. (Vocês façam teus deveres de casa vocês mesmos.)
■ Não use artigos (the, a, an) antes dos pronomes possessivos.
Eg.: Joseph’s and Maria’s
cars are similar, but hers is light blue. (e não ‘the hers’)
(Os carros de Joseph e de
Maria são parecidos, mas o dela é azul claro.)
My poems are good, but not
like his. (e não ‘the his’)
(Meus poemas são bons, mas
não como os dele.)
===========================================================================
Pastoral Letters:
Hebreus, Tiago, I Pedro, II
Pedro, I João, II João, III João, Judas
Hebrews, James , 1 Peter, 2
Peter, 1 John, 2 John, 3 John, Jude
Prophetic Book: Apocalipse
Revelation
EXERCISES:
1) Escolha o pronome
adjetivo possessivo para completar cada sentença:
my / your / his / her / its
/ our / their
a) He can lend _______
money. (Ele pode emprestar … dinheiro.)
b) We can give you _______
presence. (Nós podemos dar a você … presença.)
c) You can give _______
attention. (Você pode dar … atenção.)
d) I can give him _______
e-mail address. (Eu posso dar a ele … endereço de e-mail.)
e) The dog is eating
_______ food. (O cachorro está comendo … comida)
f) Mary can give you
_______ help. (Maria pode te dar … ajuda.)
g) Jan and Rod can give
_______ present for you. (Jan e Rod podem dar … presente para você.)
2) Escolha a opção correta:
a) Is Roger a friend of
(you / yours)? (O Roger é … amigo?)
b) Whose CD is this: It’s
(their / theirs)? (De quem é … CD?)
c) CNN has a weather
section in (his / its) website. (CNN tem uma seção de previsão do tempo no
website deles.)
d) (Him / His) e-mail
address is simple. (O endereço de e-mail ... é simples.)
e) (Your / Yours) computer
has a lot of memory space, but (our / ours) is faster.
(… computador tem muito
espaço de memória, mas o ... é muito rápido.)
3) Complete as sentenças
com o pronome reflexivo correto:
a) Ryan, be careful not to
cut _________________ with that knife.
(Ryan, cuidado para não
cortar … com aquela faca.)
b) People, enjoy
__________________ the camp. (Pessoal, aproveitem …o campo.)
c) Don’t worry about us.
We’ll find something to occupy __________________ with.
(Não se preocupem sobre
nós. Encontraremos alguma coisa para ocupar ...)
d) Jacob and Ashley did
their project _________________. I didn’t give them any help.
(Jacob e Asley fizeram seu
projeto …. Eu não dei a eles alguma ajuda.)
e) Sarah is teaching
____________________ how to use the computer.
(Sara está ensinando … como
usar o computador.)
05 – “TAG QUESTION”
São pequenas perguntas,
afirmativas ou negativas. Nós as colocamos no final de frases afirmativas (Tag
Question: forma negativa) ou frases negativas (Tag Question: forma afirmativa)
e tem a função de confirmação.
“Tag Question” é formado
pelo auxiliar do verbo da sentença principal mais o sujeito da sentença
principal, que, normalmente, é substituído por um pronome pessoal.
OBS.: Quando a frase
principal está usando o verbo TO BE, não precisamos de verbo auxiliar no ‘tag
question’, usamos a forma afirmativa ou negativa do Verbo To Be.
Sentença principal
(afirmativa) – tag question (negativa)
Eg.: Mark likes her family,
doesn’t he? (Mark gosta de sua família, não gosta?)
July is studying in the
room now, isn’t she? (July está estudando na sala agora, não está?)
Sentença principal
(negativa) – tag question (afirmativa)
Eg.: Susy doesn’t arrive
late, does she? (Susy não chega tarde, chega?)
Peter isn’t studying in his
bedroom, is he? (Peter não está estudando em seu quarto, está?)
EXCEPTION: I am a doctor,
aren’t I? (I am not a doctor, am I?)
Eu sou um médico, não sou?
(Eu não sou um médico, sou?)
===========================================================================
Psalm 23
1 – The Lord is my
shepherd, I shall not be in want.
2 – He makes me lie down in
green pastures, he leads me beside quiet waters,
3 – He restores my soul. He
guides me in paths of righteousness for his name’s sake.
4 – Even though I walk
through the valley of the shadow of death, I will fear no evil, for you are
with me; your road and your staff, they comfort me.
5 – You prepare a table
before me in the presence of my enemies. You anoint me head with oil; my cup
overflows.
6 – Surely goodness and
love will follow me all the days of my life, and I will dwell in the house of
the Lord forever.
EXERCISES:
1) Escolha o ‘tag question’
apropriado:
a) The scientist prepares
his materials, (do they / doesn’t he)? (O cientista prepara seu material,…?)
b) We are not going to stay
here all day, (are you / are we)? (Nós não vamos ficar aqui o dia todo,…?)
c) I am not walking to
school with her, (is you / am I)?
(Eu não estou caminhando
para a escola com ela,...?)
d) John says beautiful
poems, (doesn’t he / isn’t he)? (João fala lindos poemas, …?)
e) They don’t work in the
morning, (do they / does they)? (Eles não trabalham de manhã, ...?)
f) Sally lives in London,
(don’t she / doesn’t she)? (Sally vive em Londres, …?)
g) You aren’t tired, (are
you / aren’t you)? (Você não está cansado, …?)
h) Anne lives near you,
(does she / doesn’t she)? (Anne mora perto de você, ...?)
i) I play piano, (play I /
don‘t I)? (Eu toco piano, …?)
j) Tim doesn’t eat meat,
(doesn’t he / does he)? (Tim não come carne, …?)
2) Complete com ‘tag
questions’:
a) Judy isn’t studying now,
___________________? (Judy não está estudando agora, ...?
b) Your friend and you
don’t speak Russian, _____________________?
(Teu amigo e você não falam
Russo, …?)
c) That tree isn’t an apple
tree, _____________________? (Aquela árvore não é uma macieira, ...?)
d) Sandy and I are very
late today, _____________________? (Sandy e eu estamos atrasados hoje, ...?)
e) Bill and Tom didn’t
answer the question, __________________?
(Bill e Tom não responderam
a pergunta, …?)
f) You didn’t talk to her,
_____________________? (Você não falou com ela, ...?)
g) It’s a beautiful day,
__________________? (Está um lindo dia, …?)
h) These flowers are nice,
_________________? (Estas flores são lindas, …?)
i) Judy is at the party,
________________? (Judy está na festa, …?)
j) You speak German,
________________? (Você fala Alemão, …?)
06 – “QUANTIFIERS” –
Expressando Quantidade
Countable (Contável) –
MANY, A FEW (aspecto positivo), FEW (aspecto negativo)
Eg.: I have many / a few
cars. (Eu tenho muitos / muitos carros)
I have few party clothes.
(Eu tenho poucas roupas de festa)
Uncountable (Incontável) –
MUCH, A LITTLE (aspecto positivo), LITTLE (aspecto negativo)
Eg.: He has much / a little
money. (Ele tem muito / um pouco de dinheiro)
He drinks little water.
(Ele bebe pouca água)
Countable and Uncountable
A LOT (OF) / LOTS OF –
Grande quantidade
Eg.: A lot of children are
adopted in my city. (Muitas crianças são adotadas na minha cidade)
I eat lots of fruits every
day. (Eu como muitas frutas todo dia)
SOME (refers to part of a
whole) – Quantidade razoável
Eg.: I need some calories a
day. (Eu preciso de algumas calorias por dia)
ANY – Whole or Absence –
(Total ou Falta)
Eg.: I like any fruit
juice. (Eu gosto de todos os sucos de fruta) – (100%)
I don’t like any fruit
juice. (Eu não gosto de nenhum suco de fruta) – (0%)
NO - Absence (Falta)
Eg.: No people have tattoos
in my classroom.
(Nenhuma pessoa tem
tatuagem na minha sala de aula)
===========================================================================
Acts 2: 38
38 – Peter replied: “Repent
and be baptized, every one of you, in the name of Jesus Christ for the
forgiveness of our sins. And you will receive the gift of the Holy Spirit.
39 – The promise is for you
and your children and for all who are far off – for all whom the Lord our God
will call.
EXERCÍCIOS:
1) Complete os espaços com
‘much’ ou ‘many’:
a) There are ____________
signs to good look. (Existem … sinais de boa sorte.)
b) There is not
_____________ water in the bottle. (Não existe … água na garrafa.)
c) There are _____________
superstitions in Africa. (Existem … superstições na África.)
d) There are ______________
single girls at the club. (Existem … garotas solteiras no clube.)
e) They don’t have
______________ money in the wallet. (Eles não tem … dinheiro na carteira.)
f) She doesn’t spend
__________ money on clothes. (Ela não gasta … dinheiro em roupas.)
i) I drink
__________________ glasses of water. (Eu bebo … copos de água.)
2) Responda as perguntas:
a) How many windows are
there in the classroom? (Quantas janelas existem na sala de aula?)
______________________________________________________________________________
b) How many telephone
numbers do you have? (Quantos números de telefone você tem?)
______________________________________________________________________________
c) How much sugar do you
put in your coffee? (Quanto açúcar você coloca no teu café?)
______________________________________________________________________________
d) How many glasses of
water do you drink a day? (Quantos copos de água você bebe por dia?)
______________________________________________________________________________
e) How many people live on
Earth? (Quantas pessoas vivem na Terra?)
______________________________________________________________________________
f) How many children are
adopted in our city every year?
(Quantas crianças são
adotadas em nossa cidade todo ano?)
______________________________________________________________________________
07 – “IMPERATIVE”
(IMPERATIVO)
Imperativo Afirmativo – é
formado pelo infinitivo do verbo sem o ‘to’.
Eat your sandwich. (Coma
teu sanduíche) (Verbo: To eat)
Read the book. (Leia o
livro) (Verbo: To read)
Bring me a chair. (Traga-me
uma cadeira) (Verbo: To bring)
Imperativo Negativo – é
formado pelo auxiliar do verbo do + not.
Do not (Don’t) read this
book. (Não leia este livro)
OBS.: No caso do Verbo To
BE, temos aqui outra exceção. Podemos usar o verbo auxiliar na negativa.
Se dissermos: “Be on Time.”
(Imperativo Afirmativo)
Podemos dizer: “Don’t be on
time.” (Imperativo Negativo)
Imperativo é usado para
dar: orders, advices, suggestions and instructions. (ordens, conselhos, sugestões
e instruções)
Have a seat. (Sente-se)
Don’t worry. (Não se preocupe)
Take a look. (Olhe) Never
mind. (Don’t give importance)
Have a nice day. (Tenha um
bom dia) Keep in contact. (Mantenha contato)
Pay attention. (Preste
atenção) Turn off the light, please. (Apague a luz, por favor)
Wait a second . (Espere um
segundo) Do your homework. (Faça teu trabalho de casa)
Come in. (Entre) Take care.
(Tenha cuidado)
Close the door (Feche a
porta) - Don’t close the door (Não feche a porta)
Open the book (Abra o livro)
- Don’t open the book (Não abra o livro)
Come in (Entre) - Don’t
come in (Não entre)
Call me (Me chame) - Don’t
call me (Não me chame)
Talk to Mary (Fale com
Maria) - Don’t talk to Mary (Não fale com Mary)
EXERCÍCIOS:
1) Coloque as sentenças na
forma negativa do Imperativo:
a) Bring the new magazine.
_______________________________________________________
(Traga a nova revista.)
b) Write your name on your
book. _________________________________________________
(Escreva teu nome no teu
livro.)
c) Find the correct answer.
_______________________________________________________
(Ache a resposta correta.)
d) Cross the street.
_____________________________________________________________
(Atravesse a rua.)
e) Turn off the radio.
______________________________________________________________
(Desligue o rádio.)
2) Complete as expressões
com o verbo apropriado:
Look (olhar)
Drink (beber)
Pay
Listen (ouvir)
Get
Repeat (repetir)
Open (abrir)
Speak (falar)
Do (fazer)
Take
Clean (limpar)
Come (vir)
__________________
attention! Please, ___________ your homework.
(Preste atenção!) (Por
favor, faça teu dever de casa.)
__________________ a look.
_________________ after me.
(Olhe!) (Repita depois de
mim.)
__________________ at me.
Don’t ____________ Portuguese.
(Olhe para mim.) (Não fale
Português.)
__________________ your
book. _________________ in.
(Abra teu livro.) (Venha)
__________________ to the
CD again. _________________ the milk.
(Ouça o CD de novo.) (Beba
o leite.)
Don’t _____________
nervous. Relax! _________________ your bedroom.
(Não fique nervoso.
Relaxe!) (Limpe teu quarto.)
3) Estes slogans famosos,
no Imperativo, estão fora de ordem. Coloque-os em ordem:
a) do – just – it
___________________________________________ (sneakers)
b) different – think
________________________________________ (computer)
c) the – download – future
__________________________________ (Internet)
d) true – your – colors –
show _______________________________ (photography)
e) the – be – best
________________________________________ (army)
f) it – on – pass
__________________________________________ (organ donation)
08 – QUE HORAS SÂO? (What
time is it?)
am – after meridium / pm –
post meridium
a quarter past seven a half
past one
ten past ten midday /
midnight ten to two
Expressões apropriadas:
a half past – meia hora
passada
a quarter past – um quarto
de hora passado (15 minutos)
a quarter to – um quarto de
hora para ... (15 minutos)
2:30 – a half past two
(duas horas e trinta minutos / meia hora após as duas)
3:15 – a quarter past three
or three fifteen (quinze minutos após as três / três e quinze)
5:45 – a quarter to six
(quinze minutos para as seis)
1:25 – one twenty-five or
twenty-five past one (uma e vinte e cinco / vinte e cinco após uma)
9:33 – nine thirty-three
(nove e trinta e três)
0:00 – midnight or twelve
am (meia-noite)
12:00 – midday or twelve pm
or noon (meio-dia)
11:05 – eleven-oh-five or
five after eleven (onze e cinco / cinco após as onze)
===========================================================================
EXERCÍCIOS:
1) Escreva que horas são:
_______________________________________________________________
_____________________________________________________________
______________________________________________________________
_____________________________________________________________
____________________________________________________________
____________________________________________________________
===========================================================================
II Thessalonians 1: 3
[Thanksgiving and Prayer] (Ação de Graças e Oração)
“We ought always to thank
God for you, brothers, and rightly so, because your faith is growing more and
more, and the love every one of you has for each other is increasing.”
“Nós devemos sempre dar
Graças a Deus por vocês, irmãos; e isso é justo, porque a fé que vocês têm
cresce cada vez mais, e muito aumenta o amor de todos vocês uns pelos outros.”
09 – “SIMPLE PAST “
Regular e Irregular
Alguns verbos não são
regulares na sua forma no passado.
Atenção: No final da
apostila você encontrará uma relação dos verbos irregulares.
Regular Past é formado com
a adição de: –D, –ED ou –IED.
Eg.: Create – created
Work – worked
Study – studied
Entre algumas Formas
Irregulares comuns estão os seguintes verbos:
Take – Took Have – Had Get
– Got Keep – Kept
Put – Put Write – Wrote See
– Saw Go – Went
Eat – Ate Drink – Drank
Tell – Told Meet – Met
Be – Was/Were Say – Said
Read – Read Speak – Spoke
Make – Made Wake – Woke Win
– Won Sleep – Slept
– Verb TO BE
(Para formar o passado do
verbo To BE não é necessário o auxiliar Do ou DOES) Affirmative Negative
Interrogative
I was…
I wasn’t…
Was I…?
You were…
You weren’t…
Were you…?
He was…
He wasn’t…
Was he…?
She was…
She wasn’t…
Was she…?
It was…
It wasn’t…
Was it…?
We were…
We weren’t…
Were we…?
You were…
You weren’t…
Were you…?
They were…
They weren’t…
Were they…?
Outros verbos:
(Você precisa do auxiliar
DO e DOES, nas formas negativa e interrogativa)
Eg.: Verb to Study (Verbo:
Estudar) Affirmative Negative Interrogative
I studied yesterday.
I didn’t study yesterday.
Did I study yesterday?
You studied yesterday.
You didn’t study yesterday.
Did you study yesterday?
He studied yesterday.
He didn’t study yesterday.
Did he study yesterday?
She studied yesterday.
She didn’t study yesterday.
Did she study yesterday?
It cried a lot yesterday.
It didn’t cry a lot
yesterday.
Did it cry a lot yesterday?
We studied yesterday.
We didn’t study yesterday.
Did we study yesterday?
You studied yesterday.
You didn’t study yesterday.
Did you study yesterday?
They studied yesterday.
They didn’t study
yesterday.
Did they study yesterday?
OBS.: Para os verbos
regulares terminados em ‘y’ → eliminamos o ‘y’ e acrescentamos ‘ied’.
===========================================================================
Romans 8: 38 e 39 38 – For I am convinced that neither death nor life, neither
angels nor demons, neither the present nor the future, nor any powers, 38 –
Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem demônios,
nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, 39 – neither height nor
depth, nor anything else in all creation, will be able to separate us from the
love of God that is in Christ Jesus our Lord. 39 – nem altura nem profundidade,
nem qualquer outra coisa na criação, será capaz de nos separar do amor de Deus
que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
EXERCÍCIOS:
1) Complete as frases com o
Verbo ‘To Be’ no passado, na forma afirmativa:
a) Mary Ann ___________ my
first girlfriend. (Mary Ann … minha primeira namorada.)
b) The cat ___________ sick
last week. (O gato … doente semana passada.)
c) We ___________ at John’s
house yesterday. (Nós … na casa do João ontem.)
d) They ___________ on vacation
last July. (Eles … de férias Julho passado.)
e) You __________ not a
good student two years ago. (Você não … um bom aluno há dois anos atrás.)
2) Complete as frases com
“there was” ou “there were”:
a) _______________________
beautiful girls at the club yesterday. ( … garotas lindas no clube ontem.)
b) ________________________
two hats on this table two hours ago.
(… dois chapéus sobre a
mesa há duas horas.)
c) _______________________
an Italian boy in my class last year.
( … um garoto Italiano na
minha classe no ano passado.)
d) _____________________ a
lot of people at the concert last week.
( … muitas pessoas no
concerto semana passada.)
3) Escreva o passado dos
verbos abaixo:
a) try (tentar)
______________________ f) follow (seguir) ____________________
b) destroy (destruir)
_________________ g) dance (dançar) ___________________
c) study (estudar)
___________________ h) need (precisar) ___________________
d) order (ordenar)
___________________ i) stop (parar) ______________________
e) shout (gritar)
_____________________ j) permit (permitir) ___________________
4) Coloque estas sentenças
com os verbos no passado:
a) My sister plays violin.
(Minha irmã toca violino.)
_______________________________________________________________
b) The cats sleep in the
garden. (Os gatos dormem no jardim.)
________________________________________________________________
c) The teacher teaches very
well. (A professor ensina muito bem.)
________________________________________________________________
d) We write letters for our
families. (Nós escrevemos cartas para nossas famílias.)
________________________________________________________________
e) They leave the school at
1 pm. (Eles saem da escola às 13 horas.)
________________________________________________________________
10 – “PRESENT CONTINUOUS”
Present Continuous é usado
para indicar que uma ação ou uma situação está ocorrendo no presente. Pode ser
acompanhada por advérbios de tempo, tais como: now (agora), at this moment
(neste momento), this afternoon (esta tarde), this month (este mês), this year
(este ano), this week (esta semana), etc.
AFFIRMATIVE NEGATIVE
INTERROGATIVE
I am (I’m) watching TV.
I am not watching TV.
Am I watching TV?
You are (You’re) reading a
text.
You are not reading a text.
Are you reading a text?
He is (He’s) dancing.
He is not dancing.
Is he dancing?
She is (He’s) calling her
now.
She is not calling her now.
Is she calling her now?
It is (It’s) raining.
It is not raining.
Is it raining?
We are (We’re) working.
We are not working.
Are we working?
You are (You’re) repeating.
You are not repeating.
Are you repeating?
They are (They’re)
listening the class.
They are not listening the
class.
Are they listening the
class?
Obs.: Não abreviar a forma
negativa torna a frase mais enfática. A forma abreviada é mais neutra.
Structure:
Subject + auxiliary verb to
be in the present + main verb in ‘ing’ form + complement.
(Sujeito + verbo auxiliar
To Be no presente + verbo principal com ‘ing’ + complemento)
Spelling Rules for the
Present Continuous: (Regras Ortográficas para o Present Continuous)
⌂ Para CVC verbos → dupla
consoante (quando a sílaba final é forte)
Eg.: kid – kidding; begin –
beginning; prefer – preferring; admit – admitting
(brincar – brincando);
(começar – começando); (preferir – preferindo); (admitir – admitindo)
⌂ Verbos terminados em
consoante + e → elimine o ‘e’ e adicione ‘ing’.
Eg.: come – coming; give –
giving; make – making
(vir – vindo); (dar –
dando); (fazer – fazendo)
⌂ Verbos terminados em ‘ie’
→ substitua ‘ie’ por ‘y’ e adicione ‘ing’.
Eg.: lie – lying; die –
dying; tie – tying
(mentir – mentindo);
(morrer – morrendo); (atar, amarrar – atando, amarrando)
⌂ Verbos terminados em ‘ee’
→ só adicione ‘ing’.
Eg.: agree – agreeing; see
– seeing
(concordar – concordando);
(ver – vendo)
⌂ Para os outros verbos, só
adicione ‘ing’.
Eg.: listen – listening
look – looking answer – answering
(ouvir – ouvindo) (olhar –
olhando) (responder – respondendo)
go – going study – studying
offer – offering
(ir – indo) (estudar –
estudando) (oferecer – oferecendo)
tell – telling read –
reading visit – visiting
(contar – contando) (ler –
lendo) (visitar – visitando)
===========================================================================
Psalms 1: 1 e 2
1 – Blessed is the man who
does not walk in the counsel of the wicked or stand in the way of sinners.
2 – But his delight is in
the law of the Lord, and on his law he meditates day and night.
2 Timothy 1: 7 For God did
not give us a spirit of timidity, but a spirit of power, of love and of
self-discipline.
EXERCÍCIOS:
1) Olhe as gravuras e
responda as perguntas:
a) What is she doing now?
(O que ela está fazendo agora?)
____________________________________________________
b) What is Frank doing now?
(O quê o Frank está fazendo?)
____________________________________________________
c) What are the boys doing
now? (O quê os meninos estão fazendo agora?)
____________________________________________________
d) What is Agnes doing now?
(O quê Agnes está fazendo?)
____________________________________________________
e) What are Nancy and Joe
doing now? (O quê Nancy e Joe estão fazendo agora?)
____________________________________________________
f) What is Cynthia doing
now? (O quê Cynthia está fazendo?)
____________________________________________________
g) What are they doing now?
(O quê eles estão fazendo agora?)
____________________________________________________
h) What are the people
doing at this moment? (O quê as pessoas estão fazendo neste momento?)
____________________________________________________
i) What is the cat doing?
(O quê o gato está fazendo?)
____________________________________________________
j) What is he doing? (O quê
ele está fazendo?)
____________________________________________________
k) What are you doing now?
(O quê você está fazendo agora?)
____________________________________________________
BIBLIOGRAFIA
- BÍBLIA SAGRADA – New
International Version
- ESSENTIAL GRAMMAR IN USE
– 2nd Edition – Murphy, Raymond – Cambridge
- GLOBETROTTER – Teacher’s
Book – Costa, Marcelo Baccarin – MacMillan
- GRADED ENGLISH – Volume
Único - Martins, Elisabeth Prescher; Pasqualin, Ernesto;
Amos, Eduardo – Editora
Moderna
- GRAMÁTICA PRÁTICA DA
LÍNGUA INGLESA – O Inglês Descomplicado – Torre, Nelson
- INTERCHANGE – 3rd Edition
– Richards, Jack C. – Cambridge
- LONGMAN – Gramática
Escolar da Língua Inglesa – Amorim, José Olavo de
- SIMPLIFIED GRAMMAR BOOK –
Amos, Prescher – Editora Moderna
Nenhum comentário:
Postar um comentário