FACULDADE DE TEOLOGIA
TESTEMUNHAS HOJE
CURSO LIVRE
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
CONCEITO GERAL
Bênção de Deus, responsabilidade nossa.
O objetivo desta disciplina é chamar a atenção para o valor e
importância que devemos dar à escola dominical.
Fundada na Inglaterra pelo jornalista evangélico Robert Raikes, em 1780,
a escola dominical foi uma criação que deu certo. Tão certo que os primeiros
missionários que aqui chegaram procuraram organizá-la imediatamente. O casal
Robert e Sarah P. Kalley fundou a primeira escola dominical no Brasil em 19 de
agosto de 1855. E a escola dominical existe até hoje!
Não é por acaso que a escola dominical existe até hoje. Ela é parte
integrante da Igreja do Senhor Jesus Cristo, de quem temos a promessa de que
"as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18). A
escola dominical é uma bênção de Deus com características próprias, isto é, por
mais que uma pessoa participe dos cultos e das atividades da semana de sua
igreja, tem coisa que só será aprendida na escola dominical.
Infelizmente não são poucas as pessoas que fazem opções em detrimento da
escola dominical. Será que essas pessoas sabem o quanto estão perdendo? Pense
bem: Ausentando-se da escola dominical quem perde as bênçãos de Deus é você.
A
RESPONSABILIDADE DO ALUNO
O segredo de uma escola dominical dinâmica e eficaz depende, e muito, do
aluno. E como deve ser o aluno da escola dominical? Qual o perfil do aluno
ideal? Antes de respondermos essas perguntas, é importante dizer que por aluno
ideal não nos referimos, propriamente, a um ser extraordinário: brilhante,
gênio, super intelectual. Não, o aluno ideal é antes de tudo uma pessoa bem
intencionada. Como assim? Ele é dedicado: Assíduo, pontual, responsável. Vai à
escola dominical com prazer e não para dizer simplesmente "estou
aqui", "cheguei" ou "agora o superintendente não vai pegar
no meu pé". O verdadeiro aluno da escola dominical não pensa assim. Ele
faz a lição de casa. Lê a Bíblia e sua revista; anota suas dúvidas e vem
disposto a colaborar seriamente na sala de aula.
É lamentável quando o aluno vai à escola dominical sem ter estudado
durante a semana; sem sua Bíblia e/ou sem revista. E olha que eu não estou
falando dos pequeninos, e sim, de gente grande mesmo! Pode parecer grosseiro de
minha parte, mas muitas vezes eu me ponho a pensar: "O que alguém que não
leva Bíblia, revista (ou algo semelhante), e que não estuda em casa vai fazer
na escola dominical?". Aprender? Duvido! Não se pode aprender quando o
básico é menosprezado.
De uma coisa precisamos estar cientes: 50% ou mais do bom desempenho do
professor numa sala de aula depende de seus alunos. É o que eu costumo dizer
aos meus alunos, sem querer jogar sobre eles a responsabilidade que cabe a mim.
Quando o aluno não se prepara em casa, conforme já mencionamos acima,
ele perde a oportunidade de contribuir com algo mais. Contribuindo ganha a
classe e o professor também. Muitos dos alunos que ficam calados durante a
exposição do professor cometem o erro (para não dizer "pecado") da negligência
semanal. É preciso que você aluno reverta esse quadro se porventura está
sendo negligente; pois quantas vezes a culpa de uma aula má dada recai sobre o
professor quando na realidade o culpado é outro. É claro que o professor tem
suas responsabilidades, como veremos adiante, mas nenhum professor, a menos que
esteja doido, teria coragem de se colocar diante de uma classe sem que
estivesse adequadamente preparado.
Seja professor, seja aluno, ambos devem fazer tudo para a glória de
Deus.
A
RESPONSABILIDADE DO PROFESSOR
O bom professor é aquele que almeja a excelência do ensino e se empenha
em alcançá-la. Tem que ser como o apóstolo Paulo exortou: "...o que
ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm 12.7). Paulo recomenda àquele que
ensina a dedicação total desse ministério. Dedicação que resultará num
progresso constante do professor, quer seja em relação à habilidade no ensino e
crescimento espiritual de seus alunos; quer seja em relação a sua própria vida
cristã.
O professor da escola dominical deve ser o primeiro a viver o que
ensina. A classe nunca deve ser subestimada (muito menos a dos pequeninos). Ela
saberá se o professor está sendo sincero no que diz. Como também saberá se o
professor se preparou adequadamente para a aula. Fazer pesquisas de última hora
e preparar a aula às pressas nunca dá certo. Quando o professor não se esforça
para fazer o melhor, ele não apenas desrespeita seus alunos como peca contra
Deus.
Além de viver o que ensina, o bom professor conhece seus alunos. Ele
nunca deve acreditar que basta, por exemplo, pegar a revista e ensinar o que
está ali, por melhor que seja o seu trabalho de pesquisa. O professor da escola
dominical deve conhecer a sua classe, cada um de seus alunos. É importante que
o professor conheça seus alunos, até mesmo para uma transmissão mais natural e
eficaz de sua aula.
Quanto ao preparo e a exposição da aula propriamente dito, os editores
dos Estudos Bíblicos Didaquê apresentam sugestões preciosas que
ajudarão em muito os professores da escola dominical. Com ligeiras adaptações
passo a transcrevê-las:
·
Utilizar
sempre a Bíblia como referencial absoluto.
·
Elaborar
pesquisas e anotações, buscando noutras fontes subsídios para a complementação
das lições.
·
Planejar a
ministração das aulas, relacionando-as entre si para que haja coerência e se
evite a antecipação da matéria.
·
Evitar o
distanciamento do assunto proposto na lição.
·
Dinamizar a
aula sem monopolizar a palavra oferecendo respostas prontas.
·
Relacionar
as mensagens ao cotidiano dos alunos, desafiando-os a praticar as verdades aprendidas.
·
No final da
aula, despertar os alunos quanto ao próximo assunto a ser estudado,
mostrando-lhes a possibilidade de aprenderem coisas novas e incentivando-os a
estudar durante a semana.
·
Depender
sempre da iluminação do Espírito Santo, orando, estudando e colocando-se diante
de Deus como instrumento para a instrução de outros.
·
Verificar a
transformação na vida dos alunos, a fim de avaliar o êxito de seu trabalho.
Duas coisas, pelo menos, têm levado muita gente a perder o interesse
pela escola dominical hoje em dia, ou seja, a falta de criatividade do
professor e dinâmica das aulas. Professor: Faça de sua aula algo interessante;
seja criativo, gaste tempo nisso. Criatividade e dinamismo são, em boa parte, o
segredo do sucesso do professor eficaz.
É necessário que o professor da escola dominical veja seu trabalho como
o ministério que Deus lhe deu e que, por isso mesmo, precisa ser realizado da
melhor maneira possível. "... o que ensina, esmere-se no fazê-lo" (Rm
12.7).
A
RESPONSABILIDADE DOS PAIS
A responsabilidade dos pais crentes com a escola dominical é dupla. Em
primeiro lugar, os pais precisam ser assíduos e freqüentes na escola dominical.
Os pais que vão somente ao culto vespertino, achando que faltar na escola
dominical não tem tanto problema, certamente deixarão de progredir como
deveriam na vida cristã. A presença dos pais na escola dominical é
imprescindível, pois, afinal de contas, nós pais somos (bem ou mal) modelos
para os nossos filhos.
Em segundo lugar, os pais precisam levar seus filhos à escola dominical.
Gostaria de dar a esse segundo ponto uma atenção especial, visto que está
diretamente relacionado ao anterior. Portanto, vamos entender a coisa da
seguinte maneira: por que os pais precisam estar na escola dominical? De um lado,
porque todos precisam aprender mais e mais das verdades do Senhor; por outro
lado, por causa dos filhos. Perdoe-me a batida na mesma tecla mas isso é
importante. Os filhos desejam e precisam ver nos pais a seriedade no trato com
a escola dominical. E isso, por si só, deve ser motivo de reflexão para os pais
, pois os pais precisam, pela vida e pela palavra, mostrar aos filhos que a
escola dominical é um importante veículo de crescimento espiritual.
Geralmente as crianças não apreciam levantar cedo para ir à escola
dominical. Boa parte delas já faz isso durante a semana. Porém, os pais devem
passar para os filhos que a escola de domingo também é especial por uma série
de razões. Erra o pai ou a mãe que acha que não deve levar sua criança à escola
dominical, apenas porque ela está cansada por estudar durante a semana, ou
porque brincou demais no sábado ou foi dormir tarde por causa daquela festa na
igreja. Esse é um tipo de compaixão que não procede. É nessa hora que os pais,
amigavelmente, devem mostrar aos filhos que a escola dominical é especial para
toda a família.
Lembro-me de um fato ocorrido em uma igreja da qual fui pastor. Quando
perguntei a uma irmã porque não trouxe o filho, que na época devia ter cinco
anos de idade, ela me respondeu: "Ele não quis vir". Eu não sei como
está ou por onde anda aquele que agora é um rapaz. Receio que ele tenha seguido
o caminho de seus irmãos mais velhos que abandonaram a igreja porque a mãe
comodamente aceitava o fato de que eles não quiseram vir.
Papai e mamãe, levem seus filhos à escola dominical, tenham eles vontade
ou não. Cumpram as suas responsabilidades como um dia prometeram a Deus quando
levaram seus filhos para serem batizados ou apresentados. Pois, como no caso
daquela mãe, amanhã poderá ser tarde de mais para chorar o que podia ser
evitado ontem.
A
RESPONSABILIDADE DO SUPERINTENDENTE
O superintendente da escola bíblica dominical é muito mais que uma
simples pessoa que faz a abertura e encerramento da escola dominical e promove
a comemoração de algumas datas importantes e eventos especiais. O
superintendente ou diretor(a) da EBD é o irmão ou irmã em Cristo designado(a)
pela igreja para administrar a escola dominical com competência e seriedade,
visando a edificação e a maturidade do corpo de Cristo.
Antes de tudo, o superintendente deve ser alguém verdadeiramente
compromissado com Deus e a igreja. Deve ser exemplo dos fiéis, não neófito, mas
pessoa qualificada para comandar o corpo de Cristo. Deve ser assíduo e pontual
no cumprimento de seus deveres, irrepreensível na moral, são na fé, prudente no
agir, discreto no falar e exemplo de santidade de vida. Qualidades que devem
acompanhar, no mínimo, todo crente, e principalmente aquele que recebeu a graça
da liderança; a saber: pastor, presbítero, diácono, professor, etc.
Além disso, o superintendente deve ser uma pessoa preparada academicamente.
Destaco a palavra "academicamente" de propósito. O que isso quer
dizer? Quer dizer que o superintendente não precisa necessariamente ser um expert
em educação cristã, mas precisa ter noção do que ela significa e representa.
Afinal de contas, é com professores que o superintendente está lidando e é a
qualidade do bom ensino que ele estará supervisionando. Pensando nisso, um
experiente diretor de escola dominical escreveu aos superintendentes: "Os
seus professores ensinam com qualidade? Ou estão se repetindo diante da classe?
Preparam devidamente a lição, ou já se acostumaram aos improvisos?". E
continua: "Que os seu professores não se contentem com o preparo já
conseguido. Incentive-os a ler, a estudar, a pesquisar, a descobrir novas
metodologias, a se tornarem especialistas não apenas no currículo e na aula a
ser ministrada, como também na pedagogia e na didática".
Como eu disse, o superintendente não precisa ser um especialista, mas é
necessário que tenha algum conhecimento pedagógico. Se tiver experiência como
professor, melhor ainda.
Some-se a isto a visão do superintendente. Se o superintendente pensar
administrativa e pedagogicamente, o que é ideal, ele não apenas saberá conduzir
a igreja bem, no sentido de unidade de propósitos, mas também zelará pelo
aperfeiçoamento de seus professores. Promoverá encontros, congressos e uma
série de eventos que ajudarão na formação e reciclagem dos professores.
O superintendente é o carro-chefe da escola dominical que, em comum
acordo com o pastor, melhorará toda a escola dominical quando melhorar seus
professores. Quando se investe na liderança da escola dominical todo mundo sai
ganhando.
Finalmente, mas não menos importante, o superintendente precisa ser
dinâmico a fim de dinamizar sua escola dominical. Para isso precisa se
atualizar e se inteirar do trabalho de outros superintendentes. Deve ser uma
pessoa inovadora, com idéias saudáveis que revigoram a escola dominical. Eu
acredito na escola dominical porque, como dissemos no início deste artigo, é
uma bênção de Deus e por isso deu certo. Entretanto, a escola dominical precisa
passar por um processo constante de revitalização. Meu irmão superintendente:
torne a sua escola dominical dinâmica, criativa, bíblica e funcional. Algo que
dá gosto de se vê e participar. Promova, juntamente com seu pastor e
professores, o vigor e a saúde da escola dominical através da motivação de seus
alunos. Evite a rotina, a monotonia e aquela mesmice insuportável. As aulas da
escola dominical devem ser prazerosas. Da criança ao adulto que levantam cedo
para ir à igreja, a escola dominical deve ser algo que valha a pena por causa
do conteúdo e didática do ensino e (por que não?) por causa do agradável local
de estudo. Olhe com carinho para tudo isso e Deus, com certeza, o recompensará.
A RESPONSABILIDADE
DO PASTOR
Como ministro do evangelho, sei que não são poucas e nem pequenas as
responsabilidades do pastor. Comecemos com algumas de suas atribuições. Compete
ao pastor: orar com o rebanho e por este; apascentá-lo na doutrina cristã;
exercer as suas funções com zelo; orientar e superintender as atividades da
igreja, a fim de tornar eficiente a vida espiritual do povo de Deus; prestar
assistência pastoral; instruir os neófitos, dedicar atenção à infância e à
mocidade, bem como aos necessitados, aflitos, enfermos e desviados; governar.
Escrevendo aos efésios, diz o grande pastor e apóstolo Paulo: "E
ele mesmo (Jesus) concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros
para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao
aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação
do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno
conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da
plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um
lado para outro, e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha
dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro" (Ef 4.11-15).
Pelo que podemos perceber das atribuições e vocação do pastor, o ensino
(no mais amplo sentido do termo) é a característica prioritária do ministério
pastoral. O zelo e a responsabilidade doutrinária do pastor o tornam
necessariamente ligado à escola dominical. Ele é o superintendente ex-officio
da escola dominical. Por isso mesmo, ao pastor nunca jamais deve faltar a
informação necessária acerca do que está sendo ensinado na escola dominical.
Para isso, o superintendente deve ser seu maior aliado. Um verdadeiro braço
direito na condução da igreja. O superintendente que não estiver disposto a
andar com o seu pastor não conseguirá promover a paz e a unidade no corpo de
Cristo. Enfim, o pastor precisa saber o que os professores ensinam ao
seu rebanho, quem ensina e como se ensina. Esta informação ele
adquirirá primeiramente com o superintendente e através das constantes reuniões
com o conselho de ensino.
O pastor deve ser um verdadeiro conselheiro no meio de seus
auxiliadores. Diálogo é fundamental. É imprescindível que o pastor e a
liderança da escola dominical falem uma só língua e se ajudem mutuamente,
conforme recomenda Paulo em 1 Coríntios 1.10: "Rogo-vos, irmãos, pelo nome
de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma cousa, e que não haja
entre vós divisões; antes sejais inteiramente unidos, na mesma disposição
mental e no parecer". A escola dominical agradece!
Ademais, pela experiência e formação pastoral que tem, o pastor precisa
estar atento às carências de seus professores e superintendente. Ele deve zelar
pelo aprimoramento de sua escola dominical investindo pesado em sua liderança.
Precisa indicar e sugerir bons livros, mostrando a importância e valor da
leitura. Também, é necessário que o pastor incentive a sua liderança a participar
de e a promover eventos educacionais. Acredite: O pastor é a chave que abre a
porta do sucesso da escola dominical. Se você, pastor, tiver visão pedagógica,
além de administrativa é claro, ninguém segurará sua escola dominical. O
Espírito Santo gosta de pessoas assim e quer usar pessoas assim.
Além disso, é necessário que o pastor tenha propósitos permanentes e bem
definidos para a escola dominical. Quais devem ser os objetivos do pastor para
a escola bíblica dominical?
São basicamente estes:
1) promover a edificação da igreja na Palavra para o serviço,
2) ganhar vidas para Cristo e discipulá-las e
3) formar líderes capacitadores.
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